• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

AVALIAÇÃO DISCURSIVA

DE HISTÓRIA

Primeira Avaliação – 1ª Série – EM

Segundo Período - 2017

Assinale com um X se estiver fazendo Progressão Parcial: __ __

Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____ Professor(a): Data: / /2017

OBSERVAÇÕES

[01] - É terminantemente proibido portar celular na sala no período de provas.

Cons-tatado que o aluno está portando celular, as provas do dia serão anuladas e

não terá direito à outra oportunidade.

[02] - Assine, também, com nome completo (legível), no canto superior à direita,

to-das as folhas de questões.

[03] - Verifique se a prova está completa. Ela contém 08 questões discursivas. Se

al-guma parte não tiver sido impressa, solicite ao fiscal a troca.

[04] - Verifique se completou corretamente todos os dados do cabeçalho.

[05] - Leia as questões atentamente antes de respondê-las.

[06] - Controle seu tempo adequadamente, respondendo primeiro às questões que

você considerar mais fáceis.

[07] - É proibido o uso de corretivo, de calculadora e de dicionário.

[08] - As respostas das questões devem ser feitas à caneta.

[09] - Respostas a lápis e/ou folhas não assinadas não serão revisadas.

[10] - Todas as provas corrigidas serão pontuadas de 0 a 10.

- O mínimo para aprovação é 60%.

[11] - O prazo para pedido de revisão de prova é de até 30 dias após a sua aplicação.

“A prova deve servir como instrumento de aprendizagem.”

Valor alcançado nesta prova na proporção de 0,0 a 10,0 ...

(2)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

1. (UNICAMP - Adaptada) Os princípios do cristianismo chocaram-se com os valores romanos, em es-pecial a partir do momento em que os imperadores passaram a ser vistos como divindades. Entre os séculos I e III, as perseguições aos cristãos foram constantes.

Explique por que os princípios cristãos eram uma ameaça ao poder político dos imperadores roma-nos. (1,0 ponto)

Os cristãos são monoteístas e assim não reconheciam os deuses pagãos de Roma e também se recu-savam a adorar o imperador como divindade. Acreditavam na vinda de um salvador; faziam oposi-ção a escravidão, base da economia do Império; condenavam a estrutura militar romana e prega-vam o amor fraternal entre os homens.

2. Observe o mapa.

a) Identifique qual é o processo representado no mapa. (0,2 ponto)

O mapa representa as invasões bárbaras germânicas aos domínios do Império Romano.

b) Apresente dois fatores que permitam compreender esse processo. (0,8 ponto)

O Império Romano estava enfraquecido devido à crise que enfrentava e os germânicos foram atraídos pelo desejo de saquear as riquezas das cidades romanas.

(3)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

3. Leia atentamente o texto abaixo, o qual se refere a eventos ocorridos na França no período medie-val:

“Bernier acaba de ser gravemente ofendido por Raul de Cambrai, seu suserano. “Deixa o teu senhor”, diz-lhe sua mãe – Não posso, responde Bernier. “Minha mãe, o meu senhor é mais traidor do que Judas; mas ele é meu senhor; deu-me terra, cavalos, panos e jae-zes; não lhe abandonarei nem por todo o ouro do Egito”. “Filho”, responde-lhe a mãe, “falas sensatamente. Sim, serve ao teu senhor, ganharás o céu.” Entretanto Raul, que é um furioso, incendeia um convento de mulheres onde se encontra a mãe de Bernier. Ela é queimada viva. Nem mesmo nessa ocasião Bernier abandona o seu suserano.

Segundo P.Tuffrau, Raul de Cambrai, L’Artisan Du Livre

A partir da leitura do texto acima e considerando os aspectos sociais e políticos do sistema feudal, jus-tifique o comportamento de Bernier em relação ao seu senhor. (2,0 pontos)

As relações de suserania e vassalagem eram extremamente importantes na Europa Feudal e tinham como base um juramento solene de fidelidade mútua entre o suserano e o vassalo. Ao receber o be-nefício de seu suserano, o vassalo passava a dever obediência e fidelidade e quebrar o juramento vassálico era considerado um ato de extrema desonra.

4. (DARWIN - 2017) Considere o texto e a imagem seguinte.

“Na sociedade alguns rezam, outros guerreiam e outros trabalham, onde todos formam um conjunto inseparável e o trabalho de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta seu apoio aos outros."

(Bispo Adalberon de Lion)

Sobre a chamada sociedade das três ordens, que caracterizou o período medieval, identifique as refe-ridas ordens e explique como a Igreja se posicionava diante de tal divisão social. (1,0 ponto)

O aluno deverá identificar o clero, a nobreza e os camponeses. Destacar que a Igreja apresentava es-sa divisão social como sendo da vontade de Deus e assim sendo não caberia qualquer questiona-mento ou contestação a tal divisão.

(4)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

5. (FUVEST 2016 - Adaptada) No século XII, padres e guerreiros esperavam da dama que, depois de ter sido filha dócil, esposa clemente, mãe fecunda, ela fornecesse em sua velhice, pelo fervor de sua piedade e pelo rigor de suas renúncias, algum bafio de santidade à casa que a acolhera. Ela, por cer-to, era dominada. Entretancer-to, era dotada de um singular poder por esses homens que a temiam, que se tranquilizavam clamando bem alto sua superioridade nativa, que a julgavam contudo capaz de cu-rar os corpos, de salvar as almas, e que se entregavam nas mãos das mulheres para que seus despo-jos carnais depois de seu último suspiro fossem convenientemente preparados e sua memória fiel-mente conservada pelos séculos dos séculos.

Georges Duby, Damas do século XII. Adaptado.

A partir do texto, caracterize a condição feminina na Europa Feudal e identifique dois papéis sociais exercidos pelas mulheres na Idade Média. (1,0 ponto)

A sociedade medieval era essencialmente patriarcal. Logo, a mulher estava submetida à autoridade masculina (pai, marido, etc.). Entre os papeis sociais exercidos pela mulher na Europa Medieval esta-vam a continuidade das linhagens através da procriação e o zelo pela religião.

6. (DARWIN - 2017)

a) A ilustração acima apresenta os servos prestando serviços sob a fiscalização de um agente do se-nhor. Como era denominado esse tipo de obrigação, que era cumprida por meio de trabalho gra-tuito alguns dias da semana nas terras senhoriais? (0,3 ponto)

O aluno deverá responder se tratar da corveia.

b) Explique o que diferenciava servidão de vassalagem. (0,7 ponto)

A servidão era uma relação estabelecida entre o camponês e o senhor feudal, o dono da terra. Os servos da gleba trabalhavam a terra e tinham obrigações de caráter econômico pagando retri-buições como corveia, talha e banalidades em retribuição pelo uso da terra. A vassalagem era uma relação estabelecida entre nobres (relação horizontal) e as partes tinham obrigações de

(5)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

7. (DARWIN - 2017) Leia abaixo um trecho do discurso do papa Urbano II, realizado no Concílio de Clermont, em 1905:

“Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis [...] Deixai os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus ir-mãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna.”

“Uma vez que a terra que vos habitais, fechadas de todos os lados pelo mar e circunda-da por picos de montanhas, é demasiacircunda-damente pequena à vossa grande população: sua riqueza não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores [...] tomais o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submete-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura, ‘jorra leite e mel’ foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo; a terra é mais que todas frutífera, como um novo paraíso de deleites.”

No discurso do papa, é possível perceber uma série de argumentos usados por ele para que as Cru-zadas ocorressem. Considerando as informações contidas no texto, identifique e explique

uma motivação religiosa e uma motivação socioeconômica para a realização das Cruza-das. (2,0 pontos)

O aluno deverá destacar que as Cruzadas que o motivo religioso para impulsionar as Cruzadas foi a necessidade de libertar Jerusalém, a Terra Santa do domínio dos muçulmanos (vistos pelos cristãos como infiéis) uma vez que os seguidores do islã estavam dificultando a peregrinação cristão ao Santo Sepulcro. O aspecto socioeconômico identificado no texto foi a necessidade de conquistar terras no Oriente, uma vez que havia na Europa Ocidental um número significativo de cavaleiros sem terra, consequência do princípio da primogenitura então vigente. O papa destaca que “a terra era demasi-adamente pequena à vossa grande população”.

8. (UNESP - Adaptada) Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não ti-nham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.

(Georges Duby. Ano 1000, ano 2000. Na pista de nossos medos, 1998.)

O texto refere-se à peste que atingiu a Europa no século XIV. Cite dois fatores que ajudaram na pro-pagação da doença e explique a associação feita pelo texto da peste com o progresso. (1,0 ponto)

Um conjunto de fatores pode ser considerado para a contribuição da propagação, como a precarie-dade das condições de higiene nas ciprecarie-dades, a precarieprecarie-dade de hábitos de higiene pessoal ou o des-conhecimento das causas da doença. O comércio europeu atravessava um momento de grande de-senvolvimento, conduzido principalmente por mercadores italianos que passaram a dominar as rotas e portos do Mar mediterrâneo. Na Europa havia grande efervescência do comércio e da vida urbana.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Além disso, trouxemos discussões sobre como esses espaços educativos contribuem para a conservação da biodiversidade, uma vez que esses espaços são envolvidos em algumas tensões

8 A Ford, a OAK, a Open Society, entre outras, são fundações que financiam, de modo institucional, o jornalismo independente. O dinheiro repassado pode ser usado para pagamento