• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: FISCAL DE TRIBUTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: FISCAL DE TRIBUTOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE PERNAMBUCO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra:

- 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala.

* Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas.

* Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma.

* Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato.

* Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas.

* O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado.

* A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória.

* O Gabarito desta prova estará disponível no dia 06/07/2015, no site www.conpass.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Concurso Público nº 001/2015 da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO, de 13/04/2015.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 05 DE JULHO DE 2015

CONCURSO PÚBLICO

PROVA PARA CARGO DE:

(2)

PARTE I – FISCAL DE TRIBUTOS

01 - Tributo é definido de acordo com o Art 3º do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/66) como:

A) Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que se constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

B) Toda prestação pecuniária não compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que se constitua sanção por ato lícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

C) Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

D) Toda prestação pecuniária não compulsória, em moeda, que se constitua sanção por ato lícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

E) Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que se constitua sanção por ato lícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

02 - O Brasil possui em sua estrutura normativa espécies tributárias distintas, são elas:

A) Impostos; Taxas e Contribuições de Melhoria. B) Impostos; Taxas; Contribuições de Melhoria e

Empréstimos Compulsórios.

C) Impostos; Contribuições de Melhoria e Empréstimos Compulsórios.

D) Impostos; Taxas; Contribuições de Melhoria; Empréstimos Compulsórios e Contribuição Especiais. E) Impostos; Taxas; Contribuições de Melhoria;

Empréstimos Compulsórios e Contribuição Vinculadas.

03 - Os tributos podem ser divididos em duas espécies: A) Vinculados e vinculados compulsórios B) Não-vinculados e Vinculados compulsórios C) Vinculados e contribuições especiais D) Não-vinculados e contribuições de melhoria E) Vinculados e não-vinculados

04 - Contribuição de Melhoria pode ser definida como: A) Uma contribuição cobrada pela União, pelos Estados,

pelo Distrito Federal e pelos Municípios, pode ser instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária para o contribuinte.

B) Uma contribuição destinada especificamente para atender à seguridade social, instituída na Constituição Federal, em seu artigo 195 e modificada na Emenda Constitucional nº 20/98.

C) São contribuições cuja relação custo/benefício para o contribuinte ora seu impacto é de imposto, ora é de taxa, ou seja, é um tributo misto de imposto e taxa que representam uma quarta espécie de tributo.

D) São contribuições consideradas para-fiscais, pois os recursos são administrados por entes definidos pelo Estado em benefício da categoria profissional. E) São contribuições cobradas pelo Poder Público que

não compõem a carga tributária nacional, é facultativo e o pagamento é voluntário.

05 - Analise as afirmativas a seguir:

I – A taxa tem como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte, ou posto à sua disposição.

II – O ISS (Imposto sobre Serviços) deverá ter suas alíquotas máxima e mínima determinadas através da Lei Ordinária Federal.

III – As contribuições para os Conselhos Profissionais são consideradas como tributo.

Podemos afirmar que está(ão) correta(s) a(s) opção(ões): A) II

B) III C) I e III D) I e II E) II e III

06 - Representa um tributo NÃO vinculado: A) COFINS

B) PIS C) IPVA D) CIDE

E) Contribuição de melhoria 07 - A taxa tem como característica:

A) O fato gerador deve ter utilização efetiva ou potencial de serviço público a generalização e indivisibilidade. B) Ter como fato gerador a utilização efetiva ou potencial

de serviço público específico e divisível.

C) Ser um tributo sem nenhuma vinculação entre a arrecadação e o seu destino.

D) Ser cobrada apenas por estados e municípios. E) O produto da sua arrecadação deve ser distribuída

com os demais entes federativos. 08 - A base de cálculo de um imposto representa:

A) O percentual determinado em Lei Ordinária

B) O valor e percentual determinado pela Constituição Federal

C) Uma obrigação acessória D) Uma obrigação principal

E) O valor sobre o qual é aplicada a alíquota para apurar o tributo a pagar.

09 - Analisando as semelhanças e diferenças entre taxa e pedágio, podemos afirmar que:

A) A taxa representa um tributo que o contribuinte somente paga se utilizar o serviço público específico, enquanto o pedágio será devido apenas no caso de utilização de via pública.

B) A taxa e o pedágio tem o mesmo sentido, ambos representam contraprestação a um serviço prestado ao município.

(3)

C) A taxa representa um tributo de relação contraprestacional, sendo que o contribuinte pode jamais precisar da utilização do serviço público referente à taxa por ele paga, enquanto o pedágio somente será pago em caso de utilização de via pública.

D) A taxa e o pedágio tem o mesmo sentido, com uma diferença apenas pelo fato da taxa ser cobrada pelos estados e municípios e o pedágio pela união.

E) A taxa se diferencia do pedágio somente em função da cobrança da mesma ser feita por todas as esferas: federal, estadual e municipal e o pedágio em vias federais somente pela união e/ou por empresas privadas e estatais.

10 - A decadência, prevista no artigo 173 do CTN, representa: A) A perda do direito da Fazenda Pública Federal,

Estadual ou Municipal, constituir, através do lançamento, o crédito tributário, em razão do decurso do prazo de 10 anos.

B) A perda do direito da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, constituir, através do lançamento, o crédito tributário, em razão do decurso do prazo de 30 anos.

C) A perda do direito da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, constituir da contagem do prazo decadencial que pode ser interrompido e suspenso.

D) A perda do direito da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, constituir, através do lançamento, o crédito tributário, em razão do decurso do prazo de 5 anos.

E) O direito da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, constituir, através do lançamento, o crédito tributário, em função da exigibilidade do crédito tributário

11 - O significado de responsabilidade tributária em sentido amplo de acordo com o CTN, é:

A) Submissão, em virtude de disposição legal expressa, de determinada pessoa que não é contribuinte, mas está vinculada ao fato gerador da obrigação tributária, ao direito do fisco de exigir a prestação respectiva. B) Submissão, em virtude de disposição ordinária

expressa, de determinada pessoa que é contribuinte, mas está vinculada ao fato gerador da obrigação tributária, ao direito do fisco de exigir a prestação respectiva.

C) Submissão de determinada pessoa, contribuinte, ao direito do fisco de exigir a prestação da obrigação tributária. Esta responsabilidade não vincula qualquer dos sujeitos passivos da relação obrigacional tributária.

D) Submissão, em virtude de disposição legal expressa, de determinada pessoa que é contribuinte legal, não estando vinculada ao fato gerador da obrigação tributária, ao direito do fisco de exigir a prestação respectiva.

E) Submissão de determinada pessoa, contribuinte ou não, ao direito do fisco de exigir a prestação da obrigação tributária. Esta responsabilidade vincula qualquer dos sujeitos passivos da relação obrigacional tributária.

12 - A suspensão da exigibilidade do crédito tributário de acordo com o CTN ,consiste:

A) Na continuação do curso do processo enquanto persistir a causa da suspensão. O prazo já percorrido permanece computado e após a solução da causa suspensiva continua do ponto onde parou.

B) Na continuação do curso do processo enquanto persistir a causa da suspensão. O prazo já percorrido permanece computado e após a solução da causa inicia o processo novamente.

C) Na paralisação do curso do processo enquanto persistir a causa da suspensão. O prazo já percorrido não permanece computado e após a solução da causa suspensiva inicia o processo novamente.

D) Na paralisação do curso do processo enquanto persistir a causa da suspensão. O prazo já percorrido permanece computado e após a solução da causa suspensiva continua do ponto onde parou.

E) No desaparecimento da exigibilidade do crédito tributário motivado por qualquer ato jurídico ou fato jurídico que faça desaparecer a obrigação respectiva.

13 - Sobre as garantias e privilégios dos créditos tributários é INCORRETO afirmar:

A) As garantias enumeradas pelo CTN excluem outras que sejam expressamente previstas em lei, em função da natureza ou das características do tributo a que se refiram.

B) São utilizados de forma semelhante, serve para designar quaisquer ordens de preferências, conferidas ao sujeito ativo da obrigação tributária, contra o inadimplemento da obrigação, por parte do sujeito passivo.

C) Visa assegurar comodidade ou regularidade ao pagamento do tributo.

D) São os meios, modos, maneiras ou formas de assegurar a plena satisfação do crédito fiscal. E) Garantias são meios jurídicos que garantem ao

sujeito ativo o direito de receber o Crédito Tributário do sujeito passivo. Já Privilégios consistem na postura de superioridade que somente a união tem competência para legislar a respeito, mas Estados e Municípios podem legislar de forma supletiva.

14 - Analise as afirmativas a seguir:

I - O CTN, ao tratar da disciplina dos “poderes da fiscalização tributária” refere-se à legislação tributária. Isso não significa que todo e qualquer assunto relativo a “poderes da fiscalização tributária” possam ser regulados por atos infralegais.

II - Compete à autoridade fazendária a fiscalização a respeito do fiel cumprimento deles.

III - Art. 196 - CTN. A autoridade administrativa que proceder ou presidir a quaisquer diligências de fiscalização lavrará os termos necessários para que se documente o início do procedimento, na forma da legislação aplicável, que fixará prazo máximo para a conclusão daquelas.

(4)

Podemos afirmar que está(ão) correta(s) a(s) opção(ões): A) I e II B) I, II e III C) II e III D) I E) I e III

15 - A obrigação tributária principal, é:

A) Quando, por força de lei, a prestação a ser cumprida é a de fazer ou não fazer alguma coisa, ou permitir que ela seja feita pelo Fisco, tudo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.

B) Quando, independentemente de ser exigido ou não o cumprimento, o contribuinte é sempre obrigado a cumprir a obrigação acessória.

C) Quando não se extingue com o pagamento (recolhimento) do valor integral devido. Se for recolhido parcialmente, considera-se extinto. D) Quando o contribuinte escritura as operações de

circulação de mercadoria (notas fiscais), sujeitas ao ICMS, e apura o respectivo saldo devedor (ou credor) nos livros fiscais.

E) Quando o contribuinte tem por prestação (por dever) o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária (multa em dinheiro).

16 - O sujeito passivo da obrigação tributária é: A) O Estado

B) O Município C) A União D) O Contribuinte E) O Distrito Federal

17 - São considerados os tributos sobre o patrimônio: A) IPTU, IPVA, IOF e ITBI

B) IPTU, ITBI, IPVA e ITR C) IPTU, ITBI, IOF e ITCDM D) IPTU, ISS, IPVA e IOF E) ITCDM, ITR, PIS e IOF

18 - Sobre a divisão da arrecadação, é correto afirmar que: A) A União recebe recursos dos Estados e

Municípios.

B) Não há distribuição de recursos entre os Entes Federativos.

C) A União repassa recursos aos Estados e Municípios, enquanto os Estados repassam recursos aos Municípios.

D) A União repassa recursos apenas aos Estados. E) Apenas a União repassa recursos para os

Municípios.

19 - O IPI, ISS, IPVA e ITBI são respectivamente, impostos de competência:

A) Federal, Municipal, Estadual e Municipal B) Municipal, Estadual, Federal e Municipal C) Federal, Estadual, Municipal e Estadual D) Municipal, Municipal, Federal e Estadual E) Estadual, Municipal, Estadual e Federal

20 - Analise os seguintes tributos: i. COFINS ii. PIS iii. ITBI iv. IRPJ v. ICMS

Na lista de tributos acima, tem-se: A) Três tributos municipais B) Três tributos estaduais C) Quatro tributos D) Três tributos federais E) Dois tributos estaduais

21 - A base de cálculo do ISS numa prestação de serviço puro, é:

A) O preço do serviço.

B) O preço do serviço, diminuído dos custos indiretos.

C) O preço do serviço, diminuído dos custos diretos. D) O lucro contábil auferido.

E) O lucro tributário auferido.

22 - O ISS deverá ter suas alíquotas definidas através de: A) Lei Ordinária Federal

B) Lei Municipal C) Decreto Municipal D) Decreto Presidencial E) Lei Complementar Federal

23 - Constitui fato gerador do ISS, quando da:

A) Locação de imóveis realizado por empresas imobiliárias

B) Venda de mercadoria para uso próprio C) Venda de combustíveis

D) Exibição de filmes pelos cinemas localizados no município

E) Revenda de mercadorias e serviços prestados sob relação de emprego

24 - O órgão responsável pela definição das alíquotas cobradas nas operações de mercadorias interestaduais, é:

A) CONFAZ B) Senado Federal C) Câmara dos Vereadores D) Congresso Nacional E) Receita Federal do Brasil

25 - O Imposto de renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador:

A) Lucro provenientes de rendas ou proventos de qualquer natureza, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; B) Lucro contábil

C) Renda ou proventos de qualquer natureza, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;

D) Lucro fiscal E) Lucro Societário

(5)

26 - O imposto de competência federal, autorizado pela Constituição de 1988, porém ainda não instituído por Lei é:

A) Imposto Territorial Rural B) Imposto sobre Importação C) Imposto sobre Exportação D) Imposto sobre grandes fortunas

E) Imposto sobre Circulação de Mercadoria 27 - Contribuições parafiscais, são:

A) Tributos instituídos para promover o financiamento de atividades públicas, ou seja, a sua essência pode ser encontrada no destino dado, pela lei, ao que foi arrecadado.

B) Receitas para o Estado a fim de promover o financiamento de despesas extraordinárias ou urgentes, quando o interesse nacional esteja presente.

C) Originadas da realização de obra pública que implique valorização de imóvel do contribuinte. Por exemplo: benfeitorias no entorno do imóvel residencial.

D) Decorrentes de atividades estatais, tais como os serviços públicos ou do exercício do poder de polícia.

E) Obrigações de pagar, criada por lei, facultando aos indivíduos o dever de entregar parte de suas rendas e patrimônio para a manutenção e desenvolvimento do Estado.

28 - As taxas se distingue dos impostos, em:

A) Ambos são impostos, sendo o imposto com ligação direta com o contribuinte.

B) A taxa é um tributo que pode ser calculado de acordo com determinação em Lei.

C) A taxa é um tributo vinculado ao município D) A taxa é um tributo vinculado ao estado. E) De modo geral as taxas não são impostos

PARTE II - PORTUGUÊS

As questões 29 e 30 referem-se ao texto seguinte:

Diálogo de todo dia

- Alô, quem fala?

- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.

- Mas eu preciso saber com quem estou falando. - E eu preciso saber antes a quem estou respondendo. - Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala? - Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.

- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.

- Ah, sim. No aparelho não está ninguém. - Como não está, se você está me respondendo? - Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.

- Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho? - Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo.

- Não parece. Se fosse para me servir já teria dito quem está falando.

- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.

- Se eu conhecesse não estava perguntando.

- Você é muito perguntador. Note que não lhe perguntei nada.

- Nem tinha que perguntar. Pois se fui eu que telefonei. - Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.

- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.

- Estou respondendo.

- Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?

- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?

- Bolas!

- Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar?

Silêncio.

- Vamos, diga: com quem deseja falar?

- Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.

Contos plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro:

Record, 2006. p. 75-76. Carlos Drummond de Andrade © Graña Drummond –

www.carlosdrummond.com.br 29 - Das afirmações seguintes:

I. É possível afirmar que essa conversa entre as personagens beira o absurdo, pois o diálogo existente ultrapassa os limites do bom-senso.

II. O exagero na dificuldade de comunicação entre as duas personagens torna o texto menos divertido.

III. A ironia é um recurso utilizado em algumas frases do texto para construir o humor.

(6)

A) Estão corretos apenas os itens I e II. B) Estão corretos apenas os itens I e III. C) Estão corretos apenas os itens II e III. D) Todos estão corretos.

E) Apenas o item I está correto.

30 - É possível afirmar que a principal intenção do autor ao elaborar essa crônica é:

A) produzir crítica B) produzir emoção

C) despertar interesse pela leitura de diálogos. D) produzir humor

E) Nenhuma das respostas anteriores. As questões 31 e 32 referem-se a tira abaixo:

31 - Na fala de Hagar, mulher é sujeito (“uma mulher chamada Moderação”). Nesse contexto, qual é a função sintática de “Moderação”? A) complemento nominal B) aposto C) predicativo D) adjunto adnominal E) vocativo

32 - Das afirmações seguintes:

I. O humor da tira é construído com base na confusão de Hagar.

II. A expressão “com moderação” exerce na frase a função de adjunto adverbial.

III. Hagar entende a expressão “com moderação” como circunstância de modo.

A) Estão corretos apenas os itens I e III. B) Estão corretos apenas os itens II e III. C) Todos estão corretos.

D) Estão corretos apenas os itens I e II. E) Apenas o item II está correto.

33 - Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, de forma correta as lacunas do seguinte texto:

“Só 122 livros. Era o que ___ Universidade de Cambridge tinha em 1427. Eram manuscritos lindos, que valiam cada um o preço de uma casa. Isso foi 3 décadas antes de ___ Bíblia de Gutemberg chegar ___ ruas. Depois dela, os livros deixaram de ser obras artesanais exclusivas de milionários e viraram o que viraram. ”

A) a – à – às B) à – à – às C) a – a – às D) a – a – as E) à – a – às

34 - A regência nominal está correta em todas as alternativas, exceto em:

A) Existia um clima de tensão com os dois irmãos. B) Era admirável sua capacidade para resolver

problemas.

C) Sou favorável a que ele seja colocado próximo aos amigos.

D) Estava sempre atento às menores oportunidades de sucesso.

E) A rua em que eu moro não é asfaltada. A questão 35 refere-se a tira seguinte:

35 - As orações destacadas na tira classificam-se, respectivamente, como:

A) subordinada substantiva subjetiva e subordinada adverbial temporal.

B) subordinada adverbial comparativa e subordinada adverbial temporal.

C) subordinada adverbial comparativa e subordinada substantiva predicativa.

D) subordinada adverbial consecutiva e subordinada adverbial causal.

E) subordinada substantiva subjetiva e subordinada substantiva objetiva direta.

36 - Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, de forma correta o texto seguinte:

Os colegas não sabiam explicar o ______ da ausência das irmãs. Pedro se manifestou, demonstrando preocupação:

– E nós vamos ficar parados, sem saber de nada, ______?

– Mas a mãe nos havia dito que talvez não viessem ______ teriam provas na semana. – retrucou Mariana.

Enfim, a festa começou sem as meninas tão animadas...

A) porquê / por que / porque B) por que / por quê / porque C) porquê / por quê / por que D) porquê / por quê / porque E) porque / por que / porquê A questão 37 refere-se ao trecho seguinte:

“Não falava uma palavra de inglês. No entanto, nos entendemos perfeitamente. [...] Só não nos entendemos na hora de pagar. [...] Não habitando em nossos corações, o dinheiro não conseguia se transformar em expressões do olhar em sorrisos, em linguagem do corpo.”

(7)

37 - Assinale a alternativa que propõe a melhor interpretação para esse trecho.

A) As questões de dinheiro não podem ser tratadas apenas com a linguagem do corpo, porque são práticas e utilitárias demais.

B) Apesar de não falarem a mesma língua, a autora entendeu-se perfeitamente com a vendedora indiana, porque tratavam de coisas femininas. C) Pessoas de culturas diferentes podem se entender

perfeitamente, se não tiverem preconceitos. D) Em todas as circunstâncias, o fundamental é ter

bom gosto.

E) Nenhuma das respostas anteriores.

38 - Identifique a frase cujo o verbo se encontra na voz passiva analítica:

A) Resultados melhores são esperados nas provas semestrais.

B) Assim criou-se a lenda.

C) Na olimpíada, utilizaram-se novidades tecnológicas próximas da perfeição.

D) O marinheiro cortou-se quando puxava a âncora. E) Camila sentou-se e não quis mais dançar.

39 - Assinale a alternativa que apresenta um vocábulo escrito de forma incorreta.

A) dentuço – exceção – coice B) açaí – isenção – pressão

C) admissão – expansão – cabeçalho D) arremesso – converção – traição E) apreensão – recesso – tocantinense 40 - Observe o período:

“O atrito das correntes de ar com a superfície do mar faz com que os ventos e as nuvens girem de oeste para leste, no sentido de rotação da Terra”.

Que função sintática a oração subordinada destacada exerce em relação à forma verbal FAZ, da oração principal? A) objeto indireto B) aposto C) objeto direto D) vocativo E) complemento nominal

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying