• Nenhum resultado encontrado

MENSAGEM DO GOVERNADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MENSAGEM DO GOVERNADOR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ROTARY INTERNATIONAL Presidente de RI

John Germ

Diretor

José Ubiracy Silva

Secretário Geral

John Hewko

Presidente Indicado 2017/2018

Ian H.S. Riseley

Rotary International Brazil Office Gerente: Celso Fontanelli E-mail: celso.fontanelli@rotary.org Endereço: Rua Tagipurú, 209

Bairro Funda - Cep. 01.156-000 São Paulo - SP

Fone: 55 11 3826.2966 Fax: 55 11 3667.6575

www.rotary.org.br

Supervisora, Suporte a Clubes e Distritos

Débora de Oliveira Watanabe E-mail: debora.watanabe@rotary.org

EQUIPE DISTRITAL ROTARY 4700 Governador GIOVANI SPAGNOL RC Ibiraiaras Fone Celular: (54) 99999-1377 Fone Comercial: (54) 3355-1832 E-mail: giovanidt180@hotmail.com Secretária Geral

Tânia Borges Visentin

E-mail: secretariatania4700@gmail.com Mirele Capelari

E-mail: mirelecapelari@hotmail.com

Tesouraria

Ildomar Antônio Sauer E-mail: ildomar@brturbo.com.br Raul Magrin Leonardelli E-mail: raul@thalles com.br

Governadores Assistentes

Antônio Juares F de Matos – Coordenador André Gustavo Alves dos Santos – Área 1 Nelço Angelo Tesser – Área 2

Luiz Masiero – Área 3 Roni Roberto Grechi – Área 4

Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina – Área 5 Edson Gomes Benedet – Área 6

Marcelo Roberto Zeni – Área 7 Volnei Foschiera – Área 8 Cleomar Dal Piva – Área 9 Marino Antônio Bordin – Área 10 Gilmar Antônio Barro – Área 11 José Elias Massabki – Área 12

Governador Eleito 2017/18

Luiz Acorsi RC Erechim – Boa Vista

PROJETO GRÁFICO

Arte & Fato Comunicação

Endereço: Rua Ver. Antonio Reali, 555 Jardim dos Pampas - Vacaria - RS Fone (54) 3232-4499

Site: www.arteefatocomunica.com.br E-mail: contato@arteefatocomunica.com.br Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016 - Informativo Mensal do Distrito 4700 de Rotary International

MENSAGEM DO

GOVERNADOR

Caros companheiros!

Dezembro é o mês da prevenção e tratamento de doenças, existem várias, mas escolhi o coração que é onde fica guardado todo amor que cultivamos durante toda nossa vida. O tratamento na maioria das vezes se não está em estágio avançado é bem simples.

O recomendado são exercícios que movimentem grandes grupos musculares, como caminhada ou corrida, ciclismo, natação. Mas deve-se ter em mente que a intensidade do exercício deve ser moderada, ou seja, confortável.

Uma maneira simples de saber se você está se exercitando confortavelmente é observar sua respiração. Não se pode esquecer que o fortalecimento muscular é importante e deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Ao final da sessão de exercícios, deve se realizar exercícios de alongamento, que contribuirão para a recu-peração da musculatura e para aumentar a flexibilidade articular.

É sempre bom lembrar que a consulta cardiológica é impor-tante para todo indivíduo que possui fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol elevado), ou que deseje fazer exercícios mais in-tensos, como jogar futebol, basquete ou corrida competitiva.

Escolhi esse tema por que há um tempo senti a necessidade de fazer algo por mim, eu estava com pressão alta, complicações com exames. Tudo se resolveu com exercícios físicos. Fica a dica.

Também quero aproveitar para desejar a todos um ótimo 2017 que venha cheio de realizações. Tenho certeza que será um ano das oportunidades, mas não esqueçam que estamos sempre a serviço da humanidade.

Grande abraço a toda família Rotária! Giovani Spagnol

Governador Rotary 4700

(2)

02

MENSAGEM DO

PRESIDENTE

Eu entrei no Rotary como engenhei-ro mecânico. A engenharia tem muitas clas-sificações diferentes, assim como o Rotary. No meu ramo da engenharia, calculamos a quantidade de material e sua temperatura para uso na construção civil e vistoriamos as partes elétrica e hidráulica.

Engenheiros mecânicos não se sobres-saem no meio da multidão e nem gostam de chamar atenção. Posso jurar que você nunca quis saber sobre os engenheiros que plane-jaram o prédio onde você mora, o carro que você dirige ou a malha rodoviária na qual você trafega. Mas toda vez que você entra no ele-vador, coloca a chave na ignição ou atravessa uma rua quando a luz de pedestre se acende, você está depositando sua vida e segurança nas mãos de um engenheiro. Você espera que o elevador abrirá as portas no andar escolhi-do, que o carro dará partida e irá frear como se deve, que uma luz do farol vai ficar vermelha antes da verde aparecer. Todo dia, você coloca a sua vida nas mãos de pessoas cujos nomes você jamais ouviu e as quais jamais conhecerá. Você nem pensa nelas, mas mesmo assim os atos destas pessoas impactam a sua vida, dia-riamente.

Eu poderia traçar o mesmo paralelo utilizando outras profissões – ocupações até comuns mas que causam o mesmo impacto transformador. De várias maneiras – algu-mas visíveis e tangíveis e outras não – nossas profissões nos permitem ajudar as pessoas a viverem melhor, com mais saúde e segurança. Assim é o trabalho que fazemos no Rotary.

Por meio das nossas profissões, em nossos clubes e comunidades, mudamos para melhor a vida de pessoas que jamais con-heceremos. No mundo inteiro, mesmo que não saibam, há pessoas vivendo melhor, com

mais saúde e segurança, graças ao trabalho do Rotary.

Muitos dos que ajudamos nunca vi-ram um rotariano. Talvez nem saibam que o Rotary existe. Mas eles passaram a consumir água potável por causa do poço que abrimos ou aprenderam a ler com os livros que demos. Eles estão vivendo melhor, com mais saúde e segurança – porque temos um Rotary a Serviço da Humanidade.

John Germ

Presidente de RI 2016-17

(3)

03

MENSAGEM DO DIRETOR

José Ubiracy Silva

Diretor de Rotary International 2015-2017

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

O Rotary é formado por voluntários que se dedicam a tratar de grandes necessi-dades humanitárias, usando seu tempo, ener-gia e entusiasmo para melhorar as condições de vida local e internacionalmente. Seja aju-dando famílias carentes em suas próprias co-munidades ou combatendo a paralisia infantil (pólio) no mundo, nossa organização trabalha para melhorar a qualidade de vida nessas co-munidades.

Por meio da nossa Fundação Rotária, desenvolvemos projetos sustentáveis e de lon-go prazo, concentrados em questões impor-tantes, como paz e prevenção/resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde mater-no-infantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário. Todavia, a nossa maior prioridade tem sido a erradicação mundial da Pólio.

Como o enfoque deste mês é a Preven-ção e Tratamento de Doenças, vale lembrar as assombrosas estatísticas mundiais relativa-mente ao número de pessoas que sofrem de doenças tropicais que não são tratadas, como dengue, zika, chicungunya e lepra, para citar apenas essas quatro. Por ano, este número se eleva a mais de um bilhão de pessoas.

Claro que nesses números se incluem populações brasileiras. Cabe aos rotarianos ajudar a imunizar pessoas contra doenças, sobretudo as contagiosas. Recomenda-se dar apoio aos programas de saúde, desenvolvidos principalmente em comunidades carentes, ex-plicando como as doenças são transmitidas e divulgando formas de reduzir o risco de con-tágio.

DEZEMBRO: MÊS DA PREVENÇÃO E

TRATAMENTO DE DOENÇAS

Recomendo que se envolvam com profissionais que tenham experiência em me-dicina ou saúde pública. Comuniquem-se com hospitais, clínicas, universidades e secretarias de saúde da região para evitar duplicação de esforços, a fim de aproveitar ao máximo os recursos locais. Recrutem membros da co-munidade e voluntários da área da saúde para ministrar vacinas. Formem parceria com or-ganizações comunitárias da área da saúde para fortalecer e expandir os serviços existentes.

Espera-se que rotarianos forneçam apoio de longo prazo para postos de saúde. Formem parcerias com sistemas globais de saúde para ampliar o acesso a equipamentos, instalações e programas de saúde. Melhorem e ampliem o acesso a atendimento médico gra-tuito ou de baixo custo em regiões carentes. Deem apoio a programas de saúde que ex-pliquem como as doenças são transmitidas e divulguem formas de reduzir o risco de contá-gio. Assim, estaremos oferecendo grande con-tribuição à Prevenção e Tratamento de Doen-ças.

(4)

04

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

MENSAGEM DO

GOVERNADOR ASSISTENTE - Área 6

Edson Gomes Benedet

Governador Assistente Rotary 4700 | 2016-17

Prezados companheiros (as)!

O mês de Dezembro é muito especial para nós rotarianos ( as), pois nele comemo-ra-se o mês da família rotaria, que é um dos pilares do Rotary.

A família é o primeiro grupo a que pertencemos. É nela que aprendemos a de-senvolver nossos primeiros valores, como respeito, consideração com os mais velhos, responsabilidade e amor ao próximo. É através das relações familiares que iniciamos nosso processo de socialização, que vamos expandir para os outros grupos sociais a que vamos pertencer durante a nossa existência, levando os valores e referências conquista-dos no ambiente familiar.

Vamos aproveitar este momento para fortalecer e inserir cada vez mais os fa-miliares em nossos clubes seja nas reuniões ordinárias, na execução de projetos ou nos encontros festivos, pois o importante é val-orizarmos a família e abrir espaço para ela dentro de nossas atividades rotárias. Com isso teremos clubes mais unidos e motivados na tarefa de servir.

Aproveito para desejar a todos um feliz e abençoado Natal. Que 2017 seja um ano repleto de realizações junto de nossas famílias e que nossos clubes continuem cada vez mais empenhados em desenvolver ações a Serviço da Humanidade.

(5)

05

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

GESTÃO 2016/2017

RC Bom Jesus

Ações desenvolvidas pelo Rotary Club de Bom Jesus e Casa da Amizade, a partir da posse de Antônio Carlos Kramer de Almei-da e de sua esposa Carla, ocorriAlmei-da no dia 21 de julho. Nesse mesmo dia houve a admissão da nova as-sociada, Maria de Fátima Salvador Borges.

Em 13 de agosto, ocorreu a realização do IV FEST SOPA, tradicional evento que o clube realiza para angariar fundos in-vestidos nas atividades sociais be-neficentes que o clube desenvolve, principalmente na gestão da APAE local, o que vem acontecendo des-de o ano 2.000.

Em 15 de setembro, o clube recebeu o Governador Giovani Spanholli, sua esposa e a Presidente das Casas da Amizade do Distrito. Recepção ocorrida junto ao Marco Rotário. Após o almoço, aconteceu sua participação à Emissora de Rá-dio Nordeste FM, onde o governa-dor falou à comunidade bom-jesu-ense. Ainda à tarde, foi recebido pela Primeira Dama do município, e pelo Secretário de Gabinete do Prefeito. Sempre acompanhado do Presidente e de companheiros do clube. Ao meio da tarde o Gov-ernador Giovani e suas acompan-hantes, foram recepcionados pela rotariana, Keuli Varela Vieira, atu-al Presidente da APAE. À noite, no local de reuniões do Rotary Club, na Cafeteria Sabor & Prosa, com a presença de rotarianos, visitantes e do seu Governador Assistente, foi servido o jantar de caráter festivo,.

alusivo à importante visita do Gov-ernador de Distrito.

Em dezembro, dois im-portantes eventos na comunidade com a participação do Clube. No dia 07, parceria na festividade de Natal, VII SHOW CULTURAL da APAE, entidade administrada pelo Rotary Club de Bom Jesus. Evento realizado no CTG Presilha do Rio Grande, pelos 50 anos da APAE.

O segundo evento rotário no mês de dezembro foi o jantar realizado na fazenda pertencente ao companheiro Luiz Morais Var-ela Júnior. Jantar de integração do clube com os professores e fun-cionários especializados da APAE.

(6)

06

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

RC Bom Jesus

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

Esta reunião marcou tam-bém a despedida do companheiro Flodoaldo Silveira de Almeida e sua esposa, por mudança de domi-cilio.

O mês de dezembro mar-cou ainda o convite feito pela Doutora Uda Roberta Doeder-lein Schwartz, Juiza da Comarca ao Rotary para participar de uma ação que culminaria com o Apa-drinhamento Afetivo de Menores em Vulnerabilidade Social. O Ro-tary de Bom Jesus aceitou o con-vite e, em 09 de mês de janeiro, em conjunto com os três Prefeitos da região, o Rotary representado por seu Presidente, mais a Juiza da Co-marca local, participaram da assi-natura do convênio.

(7)

07

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

RC Vacaria

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

PROJETO DE BEM COM A VIDA

O Rotary Club de Vacaria tem buscado at-ender as necessidades da comunidade vacariense , através do desenvolvimen-to de diversos projedesenvolvimen-tos hu-manitários e culturais. O Projeto “De Bem Com a Vida” desde 2013 vem bus-cando oferecer aos idosos asilados, momentos de confraternização e serviços especializados para mel-horar a qualidade de vida daqueles que, por diversos motivos, não moram com suas famílias.

Para atender as necessidades relacionadas as capacidades físicas e emocionais, os idosos con-tam com o atendimento de Terapeuta Funcional e Psicóloga. Estes serviços são oferecidos pelo Rotary Club de Vacaria , uma vez por semana , intercalada-mente, na própria casa asi-lar.

Durante o ano, os companheiros do Rotary Club organizam confrater-nizações e atividades lúdi-cas com os idosos, opor-tunizando momentos com música, dança, merenda nutritiva especial e, muita alegria e diversão.. Destaca-se , em especial, a atividade: “O Dia da Beleza”, onde re-ceberam cuidados estéticos diferenciados, melhorando

sua autoestima e forta-lecendo os laços afetivos entre rotarianos e asilados. Estes momentos são pre-ciosos para os idosos, mas muito mais significativo aos rotarianos que sabem a importância de se doar ao outro: “Mais se beneficia quem melhor serve.”

Este projeto merece atenção especial nas ações desenvolvidas pelo Rotary Club de Vacaria pois tem mostrado resultados muito positivos, com idosos fi-sicamente mais fortaleci-dos, independentes e mais comunicativos. São ações como estas que podemos atender os objetivos do Ro-tary de “Servir a Humani-dade”.

(8)

08

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

RC Vacaria

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

RC VACARIA ATUANTE NO DESENVOLVIMENTO DA

CULTURA DE VACARIA

O desenvolvimento da cultura no município de Vacaria tem merecido especial atenção do Rotary Club de Vacaria. Os pro-jetos desenvolvidos pelo clube buscam estimular e incentivar a formação de leitores e, fomentar o acesso desses ao universo literário. Diversos projetos são organizados com estes objetivos, entre eles a participação efetiva na Feira do Livro de Vacaria. O Rotary Club de Vacaria foi um dos idealiza-dores desta Feira, e atualmente é o responsável pela indicação do pa-trono e escritores homenageados. Podemos citar também:

Projeto “Leia Mais”

Este projeto atualmente, acontece na Biblioteca Pública do município e tem por objetivo oferecer à comunidade vacariense acesso gratuito a obras literárias, através do sistema de troca. O in-teressado leva um livro já lido e troca por outro de seu interesse.

Para dar destaque ao pro-jeto, durante a Feira do Livro do município acontece o “Café com Livros”, onde a comunidade é convidada a participar , trocando sua obra já lida e saboreando um gostoso café. Neste evento, são convidados escritores para auto-grafarem suas obras e interagirem com os leitores presentes, em um momento de muita descon-tração e troca de informação. Na feira que passou, esteve presente

o escritor José Athanázio Borges Pinto, autografando sua obra “Di-cionário Poético Gaúcho.”

Projeto

“Fique Ligado”

O projeto tem por obje-tivo estimular o desenvolvimento da leitura nas crianças e adoles-centes através da disposição de periódicos nos revisteiros ofereci-dos pelo clube em escolas munici-pais e estaduais. O Rotary Club de Vacaria está mensalmente atualizando estes exemplares pro-curando sempre atender aos in-teresses dos leitores. Sempre que possível, a equipe pedagógica da

escola envia ao clube um relatório sobre as atividades desenvolvidas com este material e como está o andamento do projeto.

O clube está sempre bus-cando parcerias para desenvolver atividades culturais. No ano que passou, na Câmara de Vereadores de Vacaria, através de uma parce-ria com a Livraparce-ria Point Gospel, trouxe o renomado médico, es-critor e rotariano Dr. José Cama-rgo para uma palestra e sessão de autógrafos . Foi um momento muito significativo para a comu-nidade vacariense , em virtude da importância deste conterrâneo na área médica e literária na América Latina. PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A VIDA” em parceria com o Associação de Meninos e Meninas Assistidos-AMMA

(9)

09

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

RC Vacaria

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

Projeto “Educação para

a Vida”

Em parceria com o Associação de Meninos e Meni-nas Assistidos-AMMA o clube oportuniza palestras e oficinas com diferentes profissionais de diversas áreas de atuação aos meninos e meninas dessa instituição, com o objetivo de informar e capacitar para as futuras escolhas profissionais, bem como o desenvolvimento de valores éti-cos e morais.

Oficina de Aproveitamento de Carne

Ovina

O clube realiza oficinas de aproveitamento da carne de ovinos , atendendo a demanda de interessados neste tipo de culinária. Os recursos são todos destinados a fo-mentação dos projetos humanitários desenvolvidos pelo clube. Em virtude do sucesso, esta oficina se encontra na segunda edição.

Por meio de ações como essas, o clube vem propor-cionando a toda a comunidade o acesso a cultura, tão im-portante para o desenvolvimento econômico e social do município.

35ª FEIRA DO LIVRO DE VACARIA. Patrono da edição 2016: Celso Cisto

PROJETO LEIA MAIS

EVENTO CAFÉ COM LIVROS”- FEIRA DO LIVRO DE VACARIA

OFICINA DE APROVEITAMENTO DE CARNE DE OVINOS

PROJETO: ENCONTRO DE

ATUALIZAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS

(10)

10

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

ROTARY COMUNITÁRIO: Escola Municipal

Cecy Sá Brito | 2016

RC Vacaria

Rotary Comunitário

em ação

Anualmente, o Rotary Club de Va-caria desenvolve duas edições do Projeto “Rotary Comunitário”. Este projeto tem como objetivo fundamental atender as necessidades de comunidades carentes do município de Vacaria e região, realizando suas atividades nas escolas municipais e estaduais dos bairros. Os companheiros do clube colocam suas habilidades à dis-posição daquela comunidade, bem como são convidados diversos profissionais para que ofereçam seus serviços na área da saúde, jurídica(previdenciária, crimi-nal e civil) e na área da estética. São de-senvolvidas oficinas de gastronomia, de artesanato e de maquiagem. Além disso, oferece-se também atividades como: oficinas de dança, de pintura, de arte e de contação de histórias para crianças; serviços de Cartório de Registro Civil, recreação infantil, brechó e palestra sobre a prevenção ao uso de drogas.

(11)

11

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

PROJETOS QUE BENEFICIAM E FAZEM COM QUE

A COMUNIDADE CRESÇA

RC Vacaria dos Pinhais

O Rotary Club de Vacaria dos Pinhais desenvolve atualmente quatro projetos:

Projeto Banco

Ortopédico

“Este Projeto faz andar quem não pode caminhar”.

Criado em ,com o objetivo proporcio-nar às pessoas carentes e fisicamente debilitadas o empréstimo de equipa-mentos ortopédicos, adquiridos pelo clube ou recebidos de doações, pelo tempo que isso for necessário para o restabelecimento, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.

Projeto BR 285-Rodovia

Limpa e Florida

Este projeto é realizado em conjunto com outras entidades e visa embelezar e manter a limpeza às mar-gens da Rodovia BR 285, trecho entre Vacaria e Monte Alegre dos Campos, com plantio de hortênsias e coleta de lixo.

Projeto Artesanato

O Projeto Artesanato foi cria-do em 2003, é desenvolvicria-do mensal-mente (um domingo a cada mês, pela manhã), com o objetivo de ensinar diferentes técnicas de artesanato a sen-horas da nossa comunidade.

BANCO ORTOPÉDICO JOGO DA VELHA OFICINA DE COSTURA OFICINA DE PONTO CRUZ OFICINA DE FUXICO OFICINA DE TRICÔ E CROCHÊ

(12)

12

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 06

RC Vacaria dos

Pinhais

A proposta do Rotary Club de Vacaria dos Pinhais com o Projeto é possibilitar às participantes o desenvolvimen-to de um trabalho autônomo como fonte de renda alternativa através do aprendizado de di-versas técnicas de artesanato: Tricô, crochê, costura, ponto cruz, fuxico e papel machê. As oficinas visam desenvolver nas alunas habilidades básicas para o artesanato. Ensinando diversas técnicas é uma forma de suscitar nas participantes a criatividade, proporcionando uma melhora

na concentração, comunicação e autoestima. Nele também são oferecidos lanhes com a parceria do Supermercado Imec e o trans-porte com parceria da Serra Sol Turismo.

Como forma de promov-er a participação, criamos moeda própria que é distribuída pela presença e pela produção, que posteriormente é trocada por alimentos que são adquiridos ou recebidos em doações, ou ainda, por intermédio de outras Ações do clube com o objetivo de ar-recadar alimentos.

e tem beneficiado a cada mês, no mínimo 10 mamães internadas na maternidade pelo Sis-tema SUS no Hospital Nossa Senhora da Olivei-ra, consistindo na entrega mensal de Kits contendo enxoval básico para os primeiros meses de vida do bebê.

Projeto Cegonha

Projeto Prótese

Mamária Externa

Iniciamos este projeto que visa confeccionar e dis-tribuir de forma gratuita, sob li-cença da AFROSP – Associação Feminina do Rotary Club de São Paulo, próteses mamárias exter-nas.

As próteses são con-feccionadas pelos rotarianos, pelas alunas e voluntárias a Oficina de Costura, em material extremamente confortável, são preenchidas com pigmentos de polipropileno. Com o objetivo de minimizar a perda, acredita-mos estar proporcionando mel-hores condições sob os aspectos físicos e psicológicos as mul-heres acometidas pelo câncer de mama, que passaram pelo pro-cesso cirúrgico de mastectomia.

Uma prótese mamária externa é uma mama artificial que se encaixa num sutiã a fim de substituir todo ou em parte a mama que foi retirada.

As próteses são doadas para Liga Feminina de combate ao Câncer, já fizemos doações a Liga de Vacaria, Lajeado e outras cidades.

Desde o início, em 20017, o jeto Cegonha envolve as alunas do Pro-jeto Artesanato, que doam seu aprendi-zado e seu tempo na confecção de itens que compõem a parte artesanal do Kit, e

(13)

13

Ano 01 - N° 06 - Dezembro 2016

Clube jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

RC de Antônio Prado 76,00 % 62,00 % 60,70 % 54,00 % 61,50 % 67,00 %

RC de Arroio do Meio 70,00 % 66,00 % 68,00 % 55,00 % 65,00 % 60,00 %

RC de Bento Gonçalves 65,00 % 70,00 % 81,00 % 79,00 % 85,00 % 0,00 %

RC de Bento Gonçalves Mulheres da Serra 83,00 % 83,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Bento Gonçalves Planalto 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Bento Gonçalves São Francisco 78,60 % 76,20 % 66,00 % 77,50 % 75,00 % 70,00 %

RC de Bom Jesus 60,00 % 63,00 % 70,00 % 80,00 % 65,00 % 70,00 %

RC de Caxias do Sul 76,00 % 75,00 % 68,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Caxias do Sul Ana Rech 70,00 % 75,00 % 72,00 % 75,00 % 75,00 % 79,00 %

RC de Caxias do Sul Anita Garibaldi 75,00 % 75,00 % 78,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Caxias do Sul Cinquentenário 81,00 % 81,00 % 81,00 % 7,85 % 82,00 % 79,00 %

RC de Caxias do Sul Imigrante 71,45 % 62,00 % 61,00 % 63,00 % 60,90 % 65,10 %

RC de Caxias do Sul Pérola das Colônias 75,00 % 65,00 % 70,00 % 72,00 % 71,00 % 75,00 %

RC de Constantina 56,58 % 72,49 % 45,68 % 61,73 % 65,43 % 62,96 %

RC de Encantado 67,50 % 65,83 % 67,33 % 65,56 % 71,11 % 71,11 %

RC de Erechim 61,60 % 81,25 % 79,17 % 72,25 % 74,50 % 65,00 %

RC de Erechim Boa Vista 66,00 % 74,07 % 68,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Erechim Paiol Grande 85,73 % 0,00 % 80,76 % 80,00 % 80,00 % 80,00 %

RC de Erechim Três Vendas 70,00 % 68,00 % 68,00 % 70,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Estrela 81,25 % 79,29 % 91,67 % 75,00 % 72,94 % 73,68 %

RC de Farroupilha 71,00 % 70,00 % 0,00 % 74,00 % 66,00 % 66,00 %

RC de Farroupilha Nova Vicenza 72,00 % 72,00 % 71,00 % 66,00 % 73,00 % 75,00 %

RC de Flores da Cunha 84,30 % 76,19 % 83,12 % 0,00 % 83,25 % 88,23 % RC de Garibaldi 86,25 % 70,00 % 87,50 % 70,19 % 73,75 % 7,22 % RC de Getúlio Vargas 92,50 % 91,00 % 95,00 % 90,00 % 88,75 % 80,00 % RC de Guaporé 72,00 % 71,00 % 71,00 % 73,00 % 71,00 % 71,00 % RC de Ibiraiaras 69,04 % 73,00 % 70,00 % 58,75 % 71,92 % 64,00 % RC de Lagoa Vermelha 95,00 % 91,00 % 85,00 % 96,00 % 0,00 % 0,00 % RC de Lajeado 70,00 % 74,00 % 65,00 % 80,00 % 82,00 % 73,00 % RC de Lajeado Engenho 94,44 % 75,00 % 72,22 % 82,41 % 80,00 % 80,00 % RC de Lajeado Integração 0,00 % 55,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % RC de Marau 60,00 % 60,00 % 60,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % RC de Marcelino Ramos 98,00 % 92,00 % 80,00 % 78,00 % 82,00 % 88,00 % RC de Nova Bassano 85,00 % 81,00 % 87,00 % 85,00 % 82,00 % 87,00 % RC de Nova Prata 74,20 % 71,67 % 80,00 % 76,50 % 79,59 % 85,00 % RC de Paim Filho 81,28 % 81,20 % 83,60 % 78,56 % 76,25 % 82,25 % RC de Paraí 80,00 % 80,00 % 80,00 % 80,00 % 80,00 % 80,00 % RC de Passo Fundo 82,00 % 93,00 % 89,50 % 79,67 % 92,33 % 95,23 %

RC de Passo Fundo Norte 84,37 % 78,34 % 87,32 % 86,26 % 91,14 % 91,14 %

RC de Passo Fundo Planalto Médio 93,00 % 93,00 % 97,00 % 100,00 % 94,44 % 100,00 %

RC de Ronda Alta 66,67 % 62,50 % 63,30 % 59,38 % 61,20 % 71,40 %

RC de Sananduva 78,75 % 73,75 % 73,14 % 67,58 % 0,00 % 0,00 %

RC de Sananduva Vale do Inhandava 84,82 % 84,92 % 90,18 % 83,04 % 86,61 % 95,24 %

RC de Santa Clara do sul 90,00 % 90,00 % 70,00 % 70,00 % 0,00 % 85,00 %

RC de São José do Ouro 72,82 % 79,34 % 85,85 % 81,68 % 82,59 % 86,95 %

RC de São Marcos 70,00 % 72,00 % 81,00 % 72,00 % 70,00 % 60,00 %

RC de Sarandi 67,42 % 63,05 % 0,00 % 0,00 % 0,00 % 0,00 %

RC de Serafina Corrêa 80,00 % 87,00 % 90,00 % 90,00 % 85,00 % 85,00 %

RC de Soledade 79,17 % 67,08 % 80,44 % 83,78 % 85,14 % 67,57 %

RC de Soledade Novos Tempos 62,00 % 73,00 % 51,00 % 72,00 % 84,00 % 82,00 %

RC de Tapejara 73,00 % 85,00 % 79,00 % 62,00 % 89,00 % 85,00 %

RC de Teutônia 0,00 % 0,00 % 72,00 % 38,00 % 0,00 % 48,00 %

RC de Trindade do Sul 68,25 % 80,00 % 80,00 % 76,25 % 72,00 % 0,00 %

RC de Vacaria 70,87 % 81,00 % 76,00 % 87,00 % 84,00 % 85,00 %

RC de Vacaria Dos Pinhais 83,00 % 79,00 % 79,00 % 84,00 % 86,00 % 84,00 %

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, o objetivo geral é analisar a percepção ambiental dos estudantes (6° ano) sobre o rio Cascatinha na Escola Ângelo Trevisan. Os objetivos específicos

O kit Canine Leptospira foi projetado para determinar em soros de caninos, títulos de anticorpos séricos de diferentes sorovares patogênicos de Leptospira interrogans,

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial Geração de Riqueza Modelo de agrupamento humano Deslocamento para as Cidades;?. Família Nuclear, com os

Aos títulos referentes a ações de formação da EJEF em que houver omissão em relação à carga horária será atribuída pontuação mínima, considerando-se a carga

Em agosto de 2014 Associação Saúde da Família firmou Contrato de Gestão com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo para gerenciar e executar as ações dos

Dessa forma, essas mudanças constantes possibilitam ao jogo o crescimento e a revigoração de tempos em tempos, constituindo, assim, um espaço no qual as subjetividades

O objetivo deste trabalho foi analisar a distribuição do gene que codifica homólogos da enzima CGTase nos táxons procarióticos, assim como avaliar a produção desta enzima