• Nenhum resultado encontrado

São Gabriel: inscrições para alistamento militar obrigatório continuam abertas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Gabriel: inscrições para alistamento militar obrigatório continuam abertas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel: inscrições para alistamento

militar obrigatório continuam abertas

Pela vida: investimentos

do Governo e medidas

contra COVID-19 buscam

por dias melhores no ES

CDL de Vila Valério se reúne com

empresários para debate sobre a COVID-19

Retroescavadeira vai fortalecer frota

agrícola de São Gabriel da Palha

Pág. 02

Pág. 06

Vai um abacate aí? Conheça seus benefícios

e confira receitas fáceis de preparar

Pág. 03

Pág. 03

Pág. 04

Foto: divulgação

(2)

Reflexao

~

"Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."

Refletindo: O verdadeiro descanso vem por

conhecer a Deus. O Rei Davi nos lembra disso no Salmo 23. Jesus deixa isso claro novamente. Somente Jesus pode revelar Deus completa-mente a nós. Socompleta-mente Jesus pode tirar o fardo de tentar agradar a Deus sem um entendimen-to de graça. Somente Ele pode remover o peso dos nossos pecados e nos capacitar para sermos santos, imaculados e livres de acusação perante Deus Todo Poderoso.

Oração: Pai querido, obrigado por enviar Jesus

para cumprir a Lei e me abençoar com a Sua graça. Que eu nunca abuse dessa graça. Querido Pai, capacite-me para servi-lo com alegria e felicidade que tenho por causa da sua graça. Em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Mateus 11:27-28

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

UMA CAMPANHA: CORONAVÍRUS C O V I D - 1 9

MANTENHA

O DISTANCIAMENTOSOCIAL! Cuide de você

e dos outros.

USE MÁSCARA!

#FiqueEmCasa Se puder!

COVID-19: mais de 700 doses

de vacina já foram aplicadas

na população de Vila Valério

O Município de Vi-la Valério continua fir-me nos trabalhos de imunização contra o n o vo c o r o n av í r u s (COVID-19). Confor-me dados informados pela Prefeitura Muni-cipal e Secretaria de Saúde, até o dia 17 de março, 735 doses já haviam sido distribuí-das no município.

De acordo com a Secretaria, as vacinas estão sendo aplicadas segundo o cronograma

estabelecido pelo Esta-do, que nesse momen-to prevê a vacinação de idosos e profissionais da saúde.

O vacinômetro do município mostra que 304 idosos já foram vacinados com a 1ª do-se do imunizante. E 34 idosos já receberam a 2ª dose da vacina.

Na área da saúde, 244 profissionais rece-beram a 1ª dose da vaci-na. Desse total, 153 pessoas já receberam a 2ª dose.

“Temos que

conti-nuar nos cuidando até chegar a nossa vez de receber a vacina. Mi-nha mãe que é idosa já

foi imunizada e tenho fé em Deus que tudo vai dar certo”, disse a munícipe Sirlene.

Foto: divulgação

Editora Hoje

As vacinas estão sendo aplicadas segundo o cronograma estabelecido pelo Estado.

Retroescavadeira vai fortalecer frota

agrícola de São Gabriel da Palha

Aconteceu na tarde de quarta-feira (17), em frente à prefeitura municipal de São Ga-briel da Palha, a sole-nidade de entrega de uma máquina retroes-cavadeira 0 km ao mu-nicípio. O equipamen-to está avaliado em cerca de R$ 320 mil e é advinda de recursos enviados através do Deputado Estadual Renzo Vasconcelos, atendendo ao pedido de vereadores. De acordo com o vice-prefeito Renato Colombi, o qual tam-bém representa a pasta de agricultura de São Gabriel, o maquinário veio em boa hora e vai fortalecer e dar agili-dade aos trabalhos prestados pela Secre-taria a população.

“A doação desta máquina é de suma importância para nós, pois assim poderemos atender melhor nossos produtores”, afirmou

Renato.

Para o produtor rural José de Souza, a chegada do equipa-mento é algo de muita valia e que trará bene-fícios para o homem do campo.

“Acredito que a máquina vai ajudar muito nos serviços que a prefeitura tem feito na zona rural, nossas comunidades agradecem”, disse Jo-sé.

Recentemente o setor de agricultura do

município também foi contemplado com três tratores agrícolas, que passaram a integrar a frota municipal. Se-gundo informações, os tratores foram ad-quiridos através de emendas parlamenta-res dos ex-deputados federais Marcos Vi-cente, Carlos Manato e Jorge Silva no ano de 2018, licitado e adqui-rido pela gestão passa-da com entrega técni-ca realizada pela atual gestão.

(3)

CDL de Vila Valério se reúne com

empresários para debate sobre a COVID-19

A CDL de Vila Valé-rio realizou na quarta-feira (17), uma reunião com representantes do comércio da cidade. Na pauta estava a situ-ação do comércio para os próximos dias, devi-do à pandemia da COVID-19.

De acordo com Dio-ne Daré, presidente da CDL de Vila Valério, o comércio estará

com-prometido com todas as medidas cabíveis de segurança em seus esta-belecimentos para evi-tar a propagação do vírus.

“A CDL e a Prefei-tura Municipal, traba-lham em conjunto, tra-çando estratégias de conscientização e pre-venção mais eficazes, que possam minimizar a disseminação do co-ronavírus. Toda a popu-lação está orientada a

se portarem de másca-ras com uso obrigató-rio, como também os estabelecimentos co-merciais, terem álcool gel e medidor de tem-peratura para assim evitar maiores impac-tos de contaminação”, falou Dione.

Na oportunidade, os empresários tam-bém puderam apresen-tar propostas, traçando estratégias de consci-entização e prevenção.

Vai um abacate aí? Conheça seus benefícios

e confira receitas fáceis de preparar

As frutas são indis-pensáveis em qualquer época do ano. Seguir uma rotina alimentar com os frutos da esta-ção é de extrema im-portância para o funci-onamento do organis-mo e durante o mês de março, uma das mais poderosas opções em nutrientes vive sua me-lhor fase de colheita e consumo, dentre elas está o abacate.

O abacate é uma fruta rica em gorduras e em vitaminas. Ajuda a prevenir doenças co-mo câncer, por conter antioxidantes que são substâncias essenciais para proteger as

célu-las do corpo, fortifi-cando o organismo. Além disso, o abacate faz bem para a pele, já que a fruta contém nu-trientes que colabo-ram na metabolização do colágeno.

De acordo com es-tudos, as variedades de abacates mais plan-tadas no mundo são híbridas, ou seja, re-sultantes do cruza-mento entre as princi-pais raças: a mexica-na, a guatemalense e a antilhana. Elas se dife-renciam basicamente, por 3 características: tamanho, teor de gor-dura e coloração da fruta, quando madu-ra. No Brasil as quali-dades mais

encontra-das no mercado são: avocado hass, breda, fortuna, geada, mar-garida, ouro verde e quinta.

Mão na massa

Além de apetitoso, o abacate possui uma versatilidade ampla para compor receitas, tanto em versões sal-gadas, quanto doces.

Confira alguma das opções doces que separamos para você:

Smoothie de abacate

Ingredientes:

Polpa de 1 abacate ma-duro

1 pote de iogurte

natu-ral desnatado (200g) 1 e 1/2 xícara (chá) de água de coco gelada 1/2 pera sem casca e semente picada 1/2 xícara (chá) de hortelã picada

1 colher (sopa) de ave-ia

Mel a gosto

Hortelã para decorar

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o abacate, o iogurte, a água de coco, a pera, a hortelã, a aveia e mel. Desligue assim que o smoothie ficar com a consistência cremosa e homogênea. Transfi-ra o smoothie de aba-cate para copos e deco-re com folhas de

horte-lã. Sirva em seguida, com canudinhos.

Creme de abacate com granola e mel

Ingredientes:

Polpa de 1 abacate ma-duro 500ml de leite desnata-do Suco de 1 limão 1/2 xícara (chá) de fru-tose

Granola a gosto para

polvilhar

Mel a gosto para regar

Modo de preparo:

No liquidificador, bata a polpa do abaca-te, o leiabaca-te, o suco de limão e a frutose até ficar homogêneo e li-so. Transfira para ta-ças individuais, polvi-lhe com granola, regue com mel e sirva em seguida.

Editora Hoje

Foto: divulgação

Foto: divulgação

(4)

Deputado propõe isenção de ICMS e

suspensão do IPVA na quarentena

As medidas do go-vernador Renato Casa-grande (PSB) para redu-zir o número de mortes e o colapso nos hospita-is por conta da Covid-19 começaram a valer ontem (18), mas minu-tos depois dele anunci-ar as ações, na última terça-feira (16), o depu-tado estadual Bruno Lamas (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar uma atenção especial do governo para os co-merciantes, empresári-os, empreendedores e autônomos.

Para isso, o parla-mentar, que é líder da bancada do PSB na Assembleia, propôs um pacote de medidas, como a isenção do Imposto sobre Circula-ção de Mercadorias e Serviços (ICMS) no período da quarentena; a suspensão da cobran-ça do Imposto sobre a

Propriedade de Veícu-l o s A u t o m o t o r e s (IPVA); e a proibição do corte de água e ener-gia dos comerciantes nos próximos 60 dias.

“Por acreditar neste governo, queremos pe-dir ao Estado que tome algumas providências neste momento difícil em que passa a socieda-de capixaba. Estamos chegando ao número de 3 mil mortes diárias no País. A mesma mão que precisa neste mo-mento decretar a qua-renta, para evitar o co-lapso e garantir que vi-das sejam salvas, tam-bém tem de ajudar os mais necessitados, além dos comerciantes e empresários”, decla-rou Bruno.

De acordo com o parlamentar, “agora é hora de usar os recur-sos do Banco do Esta-do Esta-do Espírito Santo (Banestes), dos fundos – entre eles o Soberano –, os recursos do

gover-no federal, dentre ou-tros, para ajudar co-merciantes, pequenos, médios e grandes em-presários, além dos au-tônomos.

No pacote também constam a ampliação do número de benefici-ados e do valor do Bol-sa Capixaba, além da criação de um auxílio emergencial estadual e de uma linha de finan-ciamento, com a libera-ção de R$ 500 milhões, a juros zero, por meio do Banestes.

Para a Educação, o deputado propõe a vol-ta do fornecimento das cestas básicas para famí-lias dos alunos e a doa-ção de computadores para auxiliar no apren-dizado. Bruno voltou a explicar as medidas durante a sessão de quarta-feira (17) da Assembleia Legislati-va. O governador Rena-to Casagrande, por sua vez, informou que um

pacote de medidas eco-nômicas será divulgado nos próximos dias.

Algumas sugestões do deputado para so-correr comerciantes, empresários e a popula-ção carente na quaren-tena:

Empréstimo – Ofer-ta de linha de crédito, com a liberação de R$ 500 milhões para finan-ciamento a juros zero;

Água e energia –

Proibição de corte de água e energia dos co-merciantes nos próxi-mos 60 dias; ICMS – Isenção do ICMS; IPVA – Suspensão da cobrança de IPVA; Alvarás – Prorroga-ção da validade dos alvarás;

Cestas básicas – Entrega de cesta básica para os alunos;

Aulas on-line –

Doa-ção de computadores a alunos;

Auxílio emergenci-al estaduemergenci-al – Amplia-ção do número de bene-ficiados e do valor do Bolsa Capixaba;

Auxílio emergenci-al federemergenci-al – Manuten-ção do Bolsa Família federal;

Obras públicas – Aceleração de projetos e licitações para iniciar obras.

Assessoria

São Gabriel: inscrições para alistamento

militar obrigatório continuam abertas

As inscrições para o alistamento militar obrigatório continuam abertas. Os jovens bra-sileiros do sexo mascu-lino que completam 18 anos em 2021 devem se inscrever por meio do site de alistamento mili-tar, ou indo à Junta de Serviço Militar locali-zada em São Gabriel da Palha. Para mais informações, os conta-tos (27) 99817-4211 e (27) 3727-1811 estão a disposição da popula-ção. A data final para inscrição é 30 de ju-nho. Confira a lista de documentos necessários: - Certidão de Pessoa Física (CPF); - Carteira de identida-de; - Comprovante de ende-reço com CEP;

- Endereço de e-mail; - Telefone.

Impedimentos

Caso o candidato perca o período de alis-tamento ou não cum-pra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o ser-viço militar para jovens do sexo masculino co-mo obrigatório, está

sujeito a multa e fica em débito com o Servi-ço Militar.

Isso gera

impedi-mentos como não po-der tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter

ou renovar passapor-tes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para

concur-so público, assinar con-tratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Editora Hoje/Governo Federal

Foto: divulgação Foto: divulgação

(5)

"Precisamos muito fortalecer a nossa

economia, mas acima de tudo, preservar

a nossa vida", afirma prefeito André

Fagundes de Nova Venécia

Após uma reunião realizada na tarde de quarta-ferira (17), com o Comitê de Gestão de Crises, o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes decidiu ade-rir ao decreto estadual feito pelo Governo do Estado, que estabelece uma quarentena de 14 dias que começou a valer a partir de ontem (18).

"Literalmente é o

pior momento vivido por nós. Mediante a esses e outros fatos, precisamos muito for-talecer a nossa econo-mia, mas acima de tu-do, preservar a nossa vida. Portanto, faço a adesão ao decreto esta-dual de 14 dias de qua-rentena. Entendo que vamos passar muitas dificuldades, mas só com a força de todos, conseguiremos superar esse momento enluta-do", disse André

Fa-gundes.

MPES alerta aos

prefeitos para o

cumprimento

das medidas de

quarentena contra

a Covid-19

Em reunião com o governador Renato Casagrande, secretári-os de Estado e prefei-tos do Estado, na quar-ta-feira (17), a procura-dora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Lucia-na Andrade, alertou os gestores municipais para que cumpram as determinações estadu-ais e as medidas mestadu-ais restritivas durante a quarentena de 14 dias.

Luciana Andrade chamou atenção para a gravidade de propa-gação da doença no Estado, defendeu a união em torno das ações propostas pelo governo, pediu que os municípios não publi-quem regras divergen-tes das normativas esta-duais e informou que o MPES expedirá notifi-cações às prefeituras com orientações para as gestões, incluindo restrição para o acesso às praias nesse perío-do, entre outras diretri-zes.

“O Ministério Pú-blico está expedindo aos prefeitos notifica-ções recomendatórias com orientações aos municípios, em rela-ção a diversos itens, como trabalho remoto dos servidores munici-pais, dentro do que for possível, feiras livres, com os cuidados sani-tários, venda de ali-mentação, e restrição de acesso às praias, por-que o comércio vai fe-char e então não adian-ta todo mundo ir à pra-ia para se contaminar

lá”, afirmou.

A p r o c u r a d o r a -geral de Justiça infor-m o u a i n d a q u e o MPES está atento para que as normativas mu-nicipais não contrari-em as diretrizes esta-duais. “Clamo aos se-nhores que não estabe-leçam normativas di-vergentes desta do Esta-do. O Ministério Públi-co vai adotar medidas em relação a isso, mas precisamos realmente de uma coerência tam-bém jurídica, para que a população não fique perdida”, assinalou Luciana Andrade.

Ao citar a situação de lotação das UTIs com o aumento dos casos da Covid-19, Lu-ciana Andrade ressal-tou ser necessária a união em torno das medidas contra a pan-demia. “Precisamos caminhar no mesmo sentido, numa mesma corrente. Se cada um for para um lado, real-mente a situação vai ficar muito, muito deli-cada. É muito difícil um prefeito do seu ter-ritório adotar as medi-das do Estado por sua coerência, por ser cien-tificamente mais ade-quado, e o colega do município do lado fa-zer o que achar mais conveniente”, alertou.

Ao final, a procura-dora-geral de Justiça explicou que o MPES trabalha incessante-mente desde o início da pandemia, há um ano, de forma remota. Assim, colocou o gabi-nete e as Promotorias de Justiça nos municí-pios à disposição dos gestores municipais.

MPES Editora Hoje

Foto: divulgação

Prefeito de Nova Venécia André Fagundes

Nova espécie de samambaia

é descoberta no Brasil

Encontrada em ca-sas, apartamentos e escritórios de todas as regiões do Brasil, a sa-mambaia é uma das plantas mais populares do país. E para quem gosta dessas versáteis e belas representantes da flora, uma boa notícia: um pesquisador brasi-leiro e outro americano acabaram de descobrir seis novas espécies de samambaia, sendo que uma delas ocorre na porção brasileira da floresta amazônica. As descobertas foram pu-blicadas em dois arti-gos na revista científica Brittonia, editada pelo Jardim Botânica de Nova York, nos Esta-dos UniEsta-dos.

“As samambaias têm uma fase no ciclo de vida em que são mui-to sensíveis e qualquer alteração ambiental, como poluição ou des-matamento, que po-dem ser bastante preju-diciais. Logo, a ocor-rência dessas espécies acaba servindo como bioindicador da

quali-dade dos ecossistemas. Se entendermos como elas evoluíram, como elas se diversificaram e as influências das mu-danças climáticas na sobrevivência dessas plantas, teremos dados importantes para ações mais efetivas de con-servação da biodiversi-dade”, explica o mem-bro da Rede de Especi-alistas em Conserva-ç ã o d a N a t u r e z a (RECN) e professor do Departamento de Botâ-nica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Henri-que Labiak Evangelis-ta.

A descoberta da

espécie amazônica, batizada com o nome científico de Campylo-neurum atrosquama-tum, foi publicada na edição de setembro da Brittonia, enquanto as outras cinco espécies, registradas na Colôm-bia (C. castaneum, C. filiforme e C. pichin-chae), Jamaica (C. ja-maicense) e Equador (C. parvisquama), fo-ram apresentadas ao mundo na edição de dezembro. Em geral, na botâ-nica, as espécies são descobertas por meio do trabalho de campo, em que os pesquisado-res vão a um

determi-nado local e coletam as plantas ainda frescas; ou por meio das cole-ções já presentes em herbários, que são gran-des bibliotecas da bio-diversidade.

“Existem muitas plantas em herbários que nunca foram estu-dadas e, portanto, é como se elas ainda fos-sem invisíveis. Tecni-camente elas foram descobertas, mas não estudadas ou descritas. Sem a descrição, a ciên-cia não tem como con-firmar de que se trata realmente de novas espécies. Por isso a im-portância desses estu-dos”, aponta Labiak.

Foto: divulgação

(6)

Pela vida: investimentos do Governo

e medidas contra COVID-19 buscam

por dias melhores no ES

O s n ú m e r o s d a COVID-19 no Brasil têm exigido dos gesto-res, medidas mais restri-tivas para frear o avanço da doença. A cada dia, um novo recorde de mor-tos é registrado, situa-ção que tem preocupa-do governapreocupa-dores, como é o caso de Renato Casa-grande, Governador do Espírito Santo, que anunciou quarentena de 14 dias em todo o terri-tório capixaba.

A medida que prevê a restrição no funciona-mento de alguns setores é um das últimas alter-nativas para que o núme-ro de internações e in-fectados diminua, desa-fogando UTIs e

enfer-marias.

Os próximos dias serão decisivos para to-do o Espírito Santo e para que isso aconteça da melhor forma possí-vel, é necessário a cola-boração em massa da população capixaba.

Durante coletiva de imprensa, Casagrande afirmou também que em breve irá anunciar medidas de compensa-ção aos setores que aca-bam sendo penalizados pelas medidas de restri-ções. Tais como suges-tões feitas pelo presi-dente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), como a criação de linhas de cré-ditos e suspensão de taxas, entre outros.

Abertura de novos lei-tos de UTI

Só nesta semana o Governo do ES abriu 55 novos leitos de UTI, para o atendimento ex-clusivo para pacientes com casos do novo Co-ronavírus (Covid-19).

Do total, 15 leitos foram abertos no Hospi-tal Estadual Dr. Jayme Santos Neves, que é uma das unidades de referência para atendi-mento a pacientes com o novo Coronavírus no Espírito Santo. Outros 22 leitos no Hospital Estadual São José do Calçado (HSJC) e mais 18 leitos no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. A expectativa é que até o final do mês

de abril a rede esteja ofer-tando 900 leitos de UTI Covid.

P r e s i d e n t e d a Assembleia Legislativa do ES, Erick Musso de-monstra preocupação

Erick Musso, presi-dente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), demos-trou sua preocupação com a situação do Esta-do durante coletiva de imprensa, na última terça-feira (16).

“Quero dizer que na Assembleia Legislativa, decretamos total auto-nomia ao governador para que ele pudesse tomar as decisões, deci-sões duras, difíceis, mas pensado no coletivo do ES. Vamos entrar a par-tir desta quinta-feira

(18), no serviço remoto, mas vamos continuar vigilantes, atentos, vo-tando as matérias im-portantes para o ES e clamando a todas as autoridades, não so-mente capixabas como brasileiras pela vacina. Enquanto nós não

tiver-mos uma vacinação em massa, nós vamos ficar 'enxugando gelo’, infe-lizmente. A medida, é uma medida amarga, mas é necessária para o atual momento para que nós não colapsemos o sistema”, falou Erick Musso.

Festa da Penha 2021 será

exclusivamente virtual

A 451ª Festa de Nossa Senhora da Pe-nha, padroeira do Espí-rito Santo, será total-mente virtual, assim como aconteceu no ano passado. A deci-são foi divulgada na terça-feira (16), pela Comissão Organiza-dora do evento aten-dendo às orientações das autoridades de saú-de saú-devido à pansaú-demia do novo Coronavírus (Covid-19). Toda a pro-gramação poderá ser acompanhada por meio das plata-formas virtua-is do Conven-to da Penha. A festa ocor-re entocor-re os dias 04 e 12 de abril. O Frei Pau-lo Roberto Oli-veira, Guardião do Convento, reforça a necessidade de as pes-soas permanecerem em suas casas. “Quere-mos reforçar a mensa-gem para que as pesso-as, na medida do possí-vel, e de acordo com as orientações a partir do mapa de risco, se res-guardem em seus la-res, protegendo a si mesmas, suas famílias, amigos e mesmo àque-les que elas sequer co-nhecem, mas que são seus irmãos em Cristo. Não é admissível

fe-char os olhos para a dor do outro, a fé Cris-tã nos chama a fazer a nossa parte. É triste que, em mais um ano, não vamos poder estar pessoalmente com o público, no entanto, mais devastador ainda é o número diário de vítimas que estamos testemunhando”, afir-mou.

Em 2020, na prime-ira edição virtual, as redes sociais do Con-vento da Penha chega-ram a 1,3 milhão de interações. Setur Editora Hoje Foto: divulgação

Secretaria da Educação

disponibiliza mais uma

plataforma de videoaulas

A Secretaria da Edu-cação (Sedu), por meio da Assessoria de Apo-io Curricular e Educa-ção Ambiental, em par-ceria com a Fundação Lemann e a equipe do P r o g r a m a Va m o s Aprender, disponibili-zou uma plataforma que contém videoaulas sobre os Componentes Curriculares e os

Te-mas Integradores, com acesso livre para toda a comunidade escolar capixaba.

O site foi desenvol-vido para atender às dificuldades geradas pela pandemia do no-vo Coronavírus (Co-vid-19) e são mais uma possibilidade de aten-der os estudantes com material de qualidade. Na plataforma, podem ser encontrados 300

conteúdos educacio-nais para os estudantes de toda Educação Bási-ca – EduBási-cação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), e Ensino Médio.

Os conteúdos fo-ram classificados por etapa, área de conheci-mento e Componente Curricular, tornando o acesso prático e sim-ples para todos os inte-ressados em utilizá-lo.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

(7)

Esportes

Jacqueline Moraes

participa do Fórum Nacional

de Vice-Governadores

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou, na quinta-feira (18), do pri-meiro encontro virtual do Fórum Nacional de Vice-Governadores do Brasil, organizado pela Rede Nacional de Con-sórcios Públicos. Em pauta, a PEC do Auxí-lio Emergencial do Pac-to Federativo e o Com-bate à Pandemia da Co-vid-19.

O objetivo da criação do Fórum foi justificado pela necessidade de re-forçar a parceria, entre estados e união, em prol de pautas estratégicas e troca de experiências no combate à pandemia.

No encontro, Jac-queline Moraes pediu mais para transparência para a negociação, com-pra e entrega de vacinas contra a covid-19, além de apontar a inexistên-cia de uma coordenação nacional que atue para referendar as medidas preventivas aplicadas pelos governos

estadua-is.

P a r a a v i c e -governadora do Espírito Santo a próxima reu-nião do Fórum precisa contar com a participa-ção do Ministério da Saúde para que os vice-governadores possam atuar de forma colabo-rativa na formação de uma união nacional no combate à propagação do vírus.

“Penso ser necessá-rio uma coordenação efetiva por parte do Go-verno Federal para que os estados e municípios possam seguir um rumo mais eficaz contra a epi-demia que assusta a to-dos. Entendo que isso só é possível através do diá-logo. Eu reafirmo a dis-posição do Espírito San-to de apostar na mudan-ça e em uma condução colaborativa que irá re-sultar no combate efeti-vo dessa pandemia”, disse.

Participaram do en-contro on-line, os vice-governadores Daniela Cristina Reinehr, Santa Catarina; Luciana

San-tos, Pernambuco; Darci Piana, Paraná; Ranolfo Vieira Júnior, Rio Gran-de do Sul; Zé Jodan, Rondônia; Paulo Brant, Minas Gerais; Jaime Nunes, Amapá; Paco Britto, Distrito Federal; Wanderley Barbosa, Tocantins; Carlos Bran-dão, Maranhão; Ante-nor Roberto de Medei-ros, do Rio Grande do Norte; João Leão, Ba-hia; e o representante do vice do Pará, Lúcio Va-le.

O evento foi inter-mediado pelo presiden-te Executivo da Rede Nacional de Consórcios Públicos e organizador executivo do Fórum, Victor Borges. Os vice-governadores assistiram a uma palestra que abor-dou o ritmo das aprova-ções das vacinas, as pos-sibilidades de aquisições e imunização da popu-lação. Uma equipe do Ministério da Econo-mia apresentou os da-dos sobre a PEC do Au-xílio Emergencial e a PEC do Pacto Federati-vo.

Aulas presenciais do Qualificar

ES são suspensas em todo o Estado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desen-volvimento Econômi-co (Sectides) suspen-deu as aulas presencia-is do Programa Quali-ficar ES, inclusive as da modalidade semi-presencial, até o dia 31 de março. A decisão tem como base o De-creto Nº 4838-R, publi-cado na quarta-feira (17), pelo Governo do Estado, e que determi-na medidas de restri-ção em todos os muni-cípios do Espírito

San-to para o enfrentamen-to da Covid-19. O de-creto entrou em vigor, ontem (18), e terá dura-ção até o próximo dia 31.

A subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Maria Batista de Sou-za, explicou o porquê da medida: “nesta quinta-feira passam a valer as novas medidas de restrição, em todos os municípios do Esta-do, que passaram a ser enquadrados no risco extremo para a Covid-19. Portanto, surgiu a necessidade da suspen-são das aulas dos

cur-sos 100% presenciais, além dos encontros presenciais previstos para a modalidade de cursos semipresenciais do Qualificar ES”, pon-tuou.

Ela continuou: “pre-zamos, em primeiro lugar, pelo bem-estar e saúde dos nossos pro-fessores, alunos e par-ceiros, e entendemos que esse decreto é apli-cado como um pacto de toda a população capixaba para evitar a contaminação e propa-gação da Covid-19 e salvar vidas.” Cursos teóricos e práticos continuam sendo realizados Os cursos teóricos e práticos continuarão de forma remota. Os professores desses cur-sos permanecerão em contato virtual com os alunos, como por gru-pos de mensagens ins-tantânea. No caso das aulas práticas, os alu-nos receberão ativida-des a serem executadas em casa para retorno on-line junto aos pro-fessores.

Supercopa do Brasil: CBF encaminha duelo entre

Flamengo e Palmeiras para o Mané Garrincha

Campeões do Cam-peonato Brasileiro e da Copa do Brasil da tem-porada passada, res-pectivamente, Fla-mengo e Palmeiras duelarão pela Super-copa do Brasil no dia 11 de abril, agora com local encaminhado pela CBF, após reu-nião nesta quinta-feira. O palco do jogo será o Estádio Mané Garrincha, em

Brasí-lia.

O estádio será o mesmo da edição de 2020, quando o Fla-mengo der rotou o Athletico-PR. Anteri-ormente, outros locais eram possibilidades para o duelo deste ano, como o Estádio Rei Pelé, Arena das Dunas e Arena Pantanal, con-forme informou o site “Coluna do Fla”.

O horário do jogo entre Flamengo e Pal-meiras, bem como o

local, será oficializado pela CBF nos próxi-mos dias. O acerto pa-ra a partida ir a Bpa-rasília se deu após Rogério Caboclo, presidente da entidade, se reunir com representantes do consórcio que admi-nistram o Mané Gar-rincha.

Cabe destacar que a “Rede Globo” trans-mitirá o jogo (único) que valerá taça e estu-da a volta de Galvão Bueno na narração. Lance Foto: divulgação Foto: divulgação Vice-Governadoria Sectides

(8)

Governo inaugura primeira Usina para

Pesquisa de Energia Fotovoltaica do Estado

O Governo do Estado inaugurou, na quarta-feira (17), a primeira Usina para Pesquisa de Energia Foto-voltaica do Espírito Santo. A usina é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tec-nologia, Inovação, Educa-ção Profissional e Desen-volvimento Econômico (Sectides), por meio da Fun-dação de Amparo à Pesqui-sa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A solenida-de virtual contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagran-de. Também foi assinado o Termo de Cooperação Téc-nico Financeiro para im-plantação do Instituto de Inteligência Computacio-nal Aplicada, o I²CA.

A Usina, localizada no Centro de Pesquisa, Inova-ção e Desenvolvimento (Cpid), em Cariacica, será um grande laboratório de energia solar, pois a tecno-logia instalada permite mo-nitorar os módulos fotovol-taicos individualmente.

“Nosso objetivo é apro-ximar as novas tecnologias e a inovação dos serviços públicos. Sabemos da im-portância de investimento em inovação. E agora mais do que nunca vemos a im-portância da ciência. É

fun-damental que o Estado seja competitivo e inovador para que a gente tenha sus-tentabilidade. Fazer nossa mobilização, nosso MCI [Movimento Capixaba pela Inovação] funcionar, inte-grando a todos nós de for-ma objetiva. É importante que as empresas que têm atuação mundial possam alocar investimentos em inovação no Espírito Santo. O nosso Estado não pode ficar esperando que outros sejam protagonistas. Preci-samos criar tecnologias e produzir tecnologias para todo o mundo. Não pode-mos ficar apenas consu-mindo”, disse o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profis-sional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoff-mann, falou sobre a im-plantação da Usina: “Essa é a primeira usina do Esta-do que servirá como base de pesquisa sobre energia fotovoltaica. Um grande avanço e uma importante entrega do Governo para a área de Pesquisa e Desen-volvimento do Espírito Santo. A usina foi projetada e instalada para tornar o prédio do Cpid, que tem uma área construída de 3.664 metros quadrados,

em um terreno de 16.442 metros quadrados, autossu-ficiente no consumo de energia elétrica”, pontuou.

O valor investido na Usina para Pesquisa de Energia Fotovoltaica foi de R$ 1.547.700,00 e o projeto consiste em dois conjuntos de módulos fotovoltaicos, sendo um instalado em toda a superfície da cober-tura do Cpid e o outro no estacionamento do empre-endimento, totalizando uma potência instalada de 279,18 kWp e gerando, em média, 35,5 MWh/mês. Para fins de comparação essa quantidade de energia elétrica é suficiente para abastecer cerca de 250 resi-dências.

O Cpid é uma entrega do Governo do Estado para as comunidades científica e empresarial capixabas, e atua como um espaço de apoio à pesquisa e inova-ção, além de firmar parceri-as estratégicparceri-as nestparceri-as áreparceri-as, com um investimento de mais de R$ 27 milhões. A estrutura do empreendi-mento conta com uma área administrativa e com uma área técnica, onde foram implantados sete laborató-rios para a realização de pesquisas científicas e pro-jetos de desenvolvimento tecnológico.

São eles: CIDIG, para a Implantação do Núcleo de Planejamento e Análise do Desempenho para Redes Multimídia: aplicação no contexto de Cidades Digi-tais; ELEM, para Desen-volvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na área de tec-nologia de equipamentos; N D C O N T RO L , p a r a Implantação de Pesquisa e Implementação de Técni-cas Avançadas de Diagnós-tico e Controle Aplicados a Processos Industriais do E s p í r i t o S a n t o ; LABENDEN, Laboratório d e E n s a i o s N ã o -Destrutivos; LACAR, La-boratório de Caracteriza-ção Física, Química e Mi-crobiológica; NAA, Núcleo de Análise Ambiental; NIADES, Núcleo de Infor-mações sobre Água e De-senvolvimento Regional.

Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I²CA)

Uma novidade para a área científica capixaba é a implantação do Instituto de Inteligência Computacio-nal Aplicada, o I²CA. Uma parceria Fapes com a Uni-versidade Federal do Espí-rito Santo (Ufes). O I²CA tem o objetivo de

desenvol-ver pesquisas para benefício da indústria nas áreas de:

Cognição Visual Artifi-cial, em que são investiga-dos mecanismos de hard-ware e softhard-ware para a emu-lação de aspectos relevantes da cognição visual huma-na;

Mobilidade Autôno-ma, em que são investiga-dos mecanismos de hard-ware e softhard-ware para a emu-lação da autonomia de mo-vimento humano;

Interação Autônoma Inteligente, em que são investigados mecanismos de hardware e software para a emulação de intera-ções que humanos são capa-zes de realizar uns com os outros ou com objetos e máquinas do mundo físico ou virtual;

Outros segmentos que correspondem e pertencem à grande área de Inteligên-cia Computacional.

O Termo de Coopera-ção Técnico Financeiro, assinado na tarde desta quarta-feira (17), tem um investimento de R$ 5 mi-lhões. Uma parceria entre a Fapes e a empresa Arcelor-Mittal em que cada parte oferece R$ 2,5 milhões.

A diretora-presidente da Fundação, Cristina Engel, comentou sobre o primeiro passo para a

im-plantação do Instituto: “A assinatura deste Termo de Cooperação é um passo importante para a realiza-ção do I²CA. A partir deste documento a Fapes e a Ufes poderão seguir rumo à implantação do Instituto, que é um projeto de longo prazo e que fará a diferença no desenvolvimento do Estado”.

“A inteligência artificial está entrando na vida pes-soal e profissional de todos nós. Está na Indústria, no comércio, em todas as áre-as. É fundamental que o Espírito Santo se posicione neste cenário. Tenho certe-za que o I²CA será um gran-de orgulho para o nosso Estado, pois representa sua entrada neste cenário como protagonista, como produ-tor de tecnologia, de forma perene”, ressaltou o subse-cretário de Estado de Ciên-cia, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes.

Participaram do evento o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimen-to, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto; o coordena-dor da Usina Fotovoltaica do Cpid, Marcelo Segatto; o professor da Ufes envolvi-do no I²CA, Alberto de Souza; o reitor da Ufes, Paulo Vargas; e o heitor do Ifes, Jardir Pella.

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

EDITAL DE PROCLAMAS Nº

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 051 0004148 53 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[ANTONIO MARCOS RIBEIRO e GESSICA GONCALVES LEÃO]

Ele, natural de Malacacheta-MG, nascido em 09 de novembro de 1979, estado civil solteiro, profissão autonomo, residente no Córrego 21 de Agosto, Zona Rural em Vila Valério-ES, filho de OTAVIANO PEREIRA NETO e MARIA ORCINIO RIBEIRO.

Nome a adotar após o casamento: ANTONIO MARCOS RIBEIRO LEÃO. Ela, natural de Itabirito-MG, nascida em 19 de novembro de 1991, estado civil divorciada, profissão do lar, residente no Córrego 21 de Agosto, Zona Rural em Vila Valério-ES, filha de JOSE LEÃO DA SILVA e MARIA VALDORINHA GONÇALVES DOS SANTOS.

Nome a adotar após o casamento: GESSICA GONCALVES LEÃO RIBEIRO. E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens. E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 18/03/2021 MONIQUE SPERANDIO DA SILVA

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA– ES

Faço saber que pretendem casar-se:

1.OSEIAS FIGUEIREDO DE SOUSA e GENAINAALVES DA CUNHA

OSEIAS FIGUEIREDO DE SOUSA, nacionalidade brasileira, profissão Repositor de mercadorias, com vinte e quatro (24) anos de idade, estado civil solteiro, natural de Felisburgo-MG, residente na Rua João Epifani da Penha, 67, Vila Valério em São Gabriel da Palha-ES e GENAINA ALVES DA CUNHA, nacionalidade brasileira, profissão Sem profissão remunerada, com dezesseis (16) anos de idade, estado civil solteira, natural de Belo Horizonte-MG, residente na Rua Projetada, S/n, Gustavo Booni em São Gabriel da Palha-ES.

18 de março de 2021. ELOIR CARLOS AHNERT

Oficial do Registro Civil

Referências

Documentos relacionados

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Dentre eles, segundo a equipe do NUCAP, destaca-se, em consonância com alguns pressupostos apontados na PNDP e reforçados por Camões (2013), a melhoria na comunicação

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

c) O Cer ficado de proficiência em língua estrangeira de acordo com as exigências da CAPES (Anexo III) deverá ser enviado até a data limite do período de inscrição, para

A despeito de completar 12 anos de criação, e ser a maior iniciativa de educação continuada para profissionais de segurança pública em curso no país, pouco se

BARES / RESTAURANTES / PADARIAS RESIDENCIAL DESENVOLVIMENTO 24 holding histórico shopping centers hotelaria empreendimentos projetos especiais serviços ranking Planta de situação LGR

(trecho do texto coletivo, turma A).. Episódio 8: Estar coordenador, saberes necessários e o mito do ‘perfil ideal’ no grupo O papel de coordenador esteve em destaque nas

22 – A equipe que não comparecer ao local de jogo será perdedor por WO, não sendo eliminada automaticamente; caso aja o 2° WO a mesma será eliminada da