• Nenhum resultado encontrado

Câmara Municipal de Aveiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara Municipal de Aveiro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Câmara Municipal de Aveiro

A importância da Universidade na Política das Cidades Abertura do Ano Letivo da UA 2015/2016

Exmos(as) Senhores(as)

Nesta sessão solene de Abertura do Ano Letivo da Nossa Universidade de Aveiro, respeitante a 2015/2016, quero saudar e agradecer ao Magnífico Reitor Prof. Manuel Assunção, o convite que me dirigiu e que prontamente aceitei, para fazer e viver este momento, partilhando perspetivas, apostas e compromissos sobre a importância da Universidade na Política de Cidades. E se o tema é importante e pertinente, o momento é particularmente propício, pelas múltiplas frentes novas em que estamos a trabalhar empenhadamente, somando mais Cidade à Universidade e mais Universidade à Cidade.

É para mim uma enorme honra e para a Câmara Municipal de Aveiro e o Município de Aveiro, uma oportunidade de fortalecermos o compromisso de crescermos juntos, fazendo mais e melhor pela Nossa Universidade, pela Cidade e pelo Município de Aveiro.

A uma Cidade e a um Município de provecta idade como é Aveiro, veio juntar-se uma jovem Universidade, num contributo relevante para o seu rejuvenescimento, a sua afirmação em novos universos e a sua capacitação a vários níveis, para estar com um lugar relevante no Mundo competitivo deste século vinte e um em que vivemos.

(2)

E aqui está um primeiro papel relevante da Universidade na Cidade: ser elemento de rejuvenescimento, ser instrumento de ligação a novos universos, ser motor de capacitação.

De facto, a Universidade possibilita a chegada de nova gente, a criação de conhecimento que é consequência da investigação e da inovação, que nos torna mais capazes de crescer, de gerar oportunidades, riqueza e emprego, de ter notoriedade com pressupostos de seriedade e competência, de construir a cada dia um património de bom histórico de múltiplas condições.

Rejuvenescer, é uma atitude que devemos cuidar a todo o tempo, dando espaço a quem chega de novo e traz novas energias e perspetivas, de quem nos propicia abertura dos espíritos para a mudança que sempre temos de estar a concretizar para responder às fortes dinâmicas do mundo em que vivemos, de quem dá um valor diferente ao nosso património e ao que fazemos de bom e nos ajuda a corrigir os erros sistemáticos em que caímos por determinação da condição humana.

Aceder a novos universos, é fundamental para quem quer ser universal, para quem quer ser verdadeiramente universidade, para quem quer viver a vida em plenitude procurando oportunidades em cada um dos cantos do mundo, estendendo e fortalecendo as redes de cooperação que nos tornam maiores e mais fortes, honrando também a boa tradição portuguesa de, sendo tão pequenos na dimensão territorial e populacional, sempre conseguirmos, no passado como no presente e assim será seguramente no futuro, estar por todo o mundo a fazer pontes que nos permitem passar para outras margens do progresso e do futuro, transformar a nossa pequena dimensão física e populacional numa presença forte e global usando o grande engenho e a enorme Alma Portuguesa.

Capacitar, é seguramente uma das pedras de toque do contributo da universidade para a cidade, da formação dos mais novos aos mais velhos, da investigação mais pura e difícil de percecionar, à que melhor se aplica à inovação e ao desenvolvimento industrial que pela inovação assegura o seu

(3)

crescimento e a sua presença no tal mundo, pela cultura de lutar para fazer bem e de a cada dia ser mais capaz.

As Cidades que hoje se rejuvenescem, que integram redes que lhes permitem estar um pouco por todo o lado, que mais apostam na sua capacitação e no seu crescimento sustentável e inteligente, são as que sabem ser universitárias.

A nossa Cidade de Aveiro quer ser mais e melhor universitária também porque quer ser mais jovem, mais presente no universo, mais capaz e competente.

Do espaço de oportunidades que a universidade deve gerar na Cidade, está seguramente a qualificação urbana, a constituição de pretexto para cuidar melhor da mobilidade, a garantia de saber promover os valores de cultura e de ambiente que fazem ser cada terra, uma terra diferente porque distinta. E aqui está um segundo papel relevante da Universidade na Cidade.

Na qualificação urbana, os campus universitários são sempre elementos positivos de intervenção, com abordagens mais inovadores ou mais restauradoras de património construído, o campus confere mais qualidade e estrutura algumas das componentes físicas, condiciona de forma positiva a urbanidade na sua plena condição.

Na mobilidade o impacto da comunidade universitária na Cidade assenta no óbvio, dos modos de transportes “clássicos” aos modos suaves, do excesso da utilização dos primeiros à esperança determinada do crescimento na utilização dos segundos, que além do mais propiciam o acesso mais fácil a uma vida saudável e a uma comunidade que se conhece melhor.

Na promoção dos valores de cultura e de ambiente, a importância da universidade na política da cidade pode ser de capital importância, não tanto pela sua capacidade de formar e realizar, que quando existe é um contributo muito importante, mas em especial por ser instrumento para conhecer melhor, utilizar de forma diferente, qualificar e promover, e levar por outras redes esses valores que sempre são identitários, para os quatro cantos do Mundo.

(4)

A nossa Cidade de Aveiro quer ser mais e melhor universitária também porque quer investir na sua qualificação urbana, reformar e qualificar os mecanismos da sua mobilidade, cuidar, rentabilizar e promover os seus valores de cultura e de ambiente.

Mas de que tudo isto serviria se as Pessoas não fossem o mais importante da Universidade e da Cidade? O centro das operações e os operadores? A origem e a razão de ser Universidade e Cidade. É o Homem que tem o lugar central. E na Universidade, os Funcionários de todas as condições, os Investigadores, os Professores e os Estudantes, são o centro das operações, acumulando o exercício de Cidadãos da Cidade, do Município e da Região que os acolhe e de que são parte muito importante.

E aqui está um terceiro papel da universidade na política de cidades: ser parte da vida, na dupla condição de viver o campus e viver todos os campos da Cidade, assumindo-a como sua, numa relação integral que dá um relevante contributo para fazer a diferença na notoriedade, na vitalidade, na alegria de ser comunidade de gente que quer crescer para ser maior e melhor, e mais feliz. A comemoração do Feriado Municipal de 2014, o primeiro vivido na gestão do atual mandato autárquico 2013/2017, quisemos que fosse envolvida na ambiência das comemorações dos 40 anos da Universidade de Aveiro, marcado em data próxima da posse do seu renovado Reitor Prof. Manuel Assunção e dos festejos académicos do “Enterro do Ano” organizados pela sua Associação Académica.

E foi nesse quadro de acontecimentos relevantes da vida da Nossa Academia Aveirense e como ato político simbólico e relevante, que integrámos no conjunto das intervenções da sessão solene do Feriado Municipal de 2014, a intervenção “Universidade e Aveiro”, alusiva a esta relação que queremos muito mais forte e intensa entre a Universidade e o Município de Aveiro, pelo para sempre Reitor Prof. Renato Araújo, que utilizando o seu percurso de vida e a sua forma única, nos deu uma notável aula, partilhando notas da vida da nossa

(5)

Universidade de Aveiro, dando testemunho da importância de continuarmos a crescer juntos.

A aposta de hoje, a aposta que assumimos há dois anos, é que agora queremos muito mais estar e crescer juntos. Queremos tirar mais proveito da cooperação institucional de uma Universidade que tem Cidade e de uma Cidade que tem Universidade e que na ação articulada e na soma das capacidades vai conseguir fazer mais e melhor a cada dia.

E seguimos apostados em valorizar as nossas diferenças das outras boas Cidades Universitárias.

Aveiro é a Cidade dos canais, dos que são da água salgada da Ria de Aveiro e dos novos canais da boa governação municipal lutando por aceder rapidamente a patamares de excelência.

Aveiro, é a Cidade dos canais que anuncia a Ria de Aveiro na sua grandeza e no seu esplendor total, ao abrir das suas eclusas, ao dinamismo das suas marés, às novidades da sua fauna e flora, à imensa vida das suas atividades e Gentes.

Aveiro, é a Cidade e o Município de outros importantes canais, dos que dão acesso ao conhecimento e à inovação, à investigação e ao desenvolvimento, obra da competência da Universidade de Aveiro e das Empresas Privadas que são o motor principal da criação de riqueza e de emprego.

Aveiro é a Cidade dos canais que partilham uma cultura rica e diversa, dos canais que nos permitem aceder ao Divino, pela mão de Santa Joana nas histórias contadas no Museu de Aveiro, pelo caminho de São Gonçalinho comemorado a 10 de janeiro de cada ano, pela sua festa com o original lançar das cavacas do alto da sua Capela.

Aveiro é a Universidade, competente e pujante, jovem e universal, com múltiplas áreas técnicas de excelência e de referência, com notoriedade reconhecida em vários ranking internacionais, com um campus único e o único

(6)

em Portugal que ficará contíguo a um parque de ciência e tecnologia, de que é entidade líder.

Aveiro, Cidade e Universidade, seguirão juntos no canal do sucesso e da promoção da realização dos seus profissionais e das suas gentes, sempre em busca de mais felicidade para Todos.

O País pode seguir pela esquerda ou pela direita, nós em Aveiro seguiremos em frente, a nosso bem a bem da Nação e sempre pelas boas causas, determinados e rumo ao futuro que seguramente vamos ser mais capazes de condicionar para o melhor dos sentidos, gerindo os recursos que sabemos serem escassos e limitados, e utilizando as muitas capacidades que temos e que otimizamos quando as conseguimos somar bem. Esta é a conta que queremos fazer, somar, dando exemplo a um País que continua a ter a mania das contas de dividir.

Da construção da renovada Rua do Crasto que já fizemos, à reforma viária que propicie a devida inserção do campus na Cidade e à resolução do velho passivo ambiental da zona do Crasto com a demolição da velha ETAR de Santiago, que vamos fazer…

Da chegada das carreiras de transportes públicos de passageiros ao campus da UA que já concretizámos, à introdução e expansão do uso da bicicleta na Cidade, em especial entre os principais polos produtores de tráfego como são o campus da UA e a Estação dos Comboios, que estamos a projetar e vamos fazer...

Do Parque da Ciência e Inovação que estamos a concretizar no quadro da Região de Aveiro, às intervenções do PEDUCA / Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro que vamos realizar conquistando apoios dos Fundos Comunitários do Portugal 2020…

Da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro à Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, do Ecomare à Comunidade Portuária de Aveiro e à Associação Fórum Oceano, entre outras plataformas de cooperação e de realização...

(7)

Do EUnivercities que já executámos no quadro europeu de projetos de cooperação internacional, a muitos outros que estamos empenhados em conquistar e vamos seguramente executar...

Da consolidação da presença das festas académicas na Cidade, partilhadas e vividas por todos, ao bom acolhimento dos Caloiros e dos Estudantes de Erasmus ou de outros programas que nos permitem ter entre nós gente de outros Povos bons, que connosco fazem o Mundo que queremos melhor...

De algo que já fizemos, ao tanto que queremos fazer e ao muito que vamos seguramente concretizar, continuaremos a dar em Aveiro, Cidade, Município e Região, o exemplo ao País de uma relação positiva e geradora entre uma Universidade e uma Cidade, um Município, uma Região.

A Câmara Municipal de Aveiro passou a existir definitivamente na vida da Universidade de Aveiro, no seu espaço de interação, de cooperação de parceira, com a contrapartida de que já estamos a usufruir de termos mais Universidade na vida de todos os Aveirenses, na vida da Cidade e do Município.

Nós que gostamos muito da Nossa Academia e temos honra na nossa Universidade de Aveiro, nós que colocámos o campus da UA como área do novo centro histórico da Cidade de Aveiro no nosso PEDUCA e na Área de Reabilitação Urbana de Aveiro que estamos a formalizar, queremos muito mais dela: que seja mais arrojada, mais parceira para o desenvolvimento, universal e ancorada na sua Cidade, no seu Município e na sua Região de Aveiro, onde a queremos continuar a ter como o décimo segundo Município, que volte a ter o Curso de Medicina, que seja bom motor da vida do Parque de Ciência e Inovação, que esteja bem e forte no futuro que vamos dar aos Nossos Filhos. Permitam-me uma palavra especial ao Reitor Prof. Manuel Assunção, pela sua aposta incondicional nesta cooperação, que finalmente se coloca num ritmo normal, intenso e de múltiplas aplicações, entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro, sabendo que já devia ter sido assim há muito

(8)

tempo, mas que agora é mesmo assim e assim será. Muito obrigado Magnífico Reitor pela aposta, que hoje tem este ato simbólico e expressivo de ter esta temática como nota de referência na abertura oficial do ano letivo 2015/2016 e como mote para o ano letivo em curso.

Permitam-me também uma palavra muito especial para com o Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, André Reis, pela sua aposta em ter os seus e nossos Estudantes cada vez mais como Cidadãos da Cidade de Aveiro, Aveirenses que vivem esta sua outra terra com intensidade, partilhando hoje e aqui a alegria que tenho de termos apostado e termos ganho essa aposta, de correr o risco de trazer os Estudantes a viver mais a Cidade de Aveiro e fazer festa junto de todos nós, de receber os nossos Queridos Caloiros com honras de gente muito importante, apenas porque o são mesmo. Eu, eterno Estudante de tantas matérias, que sempre acho que os Estudantes são a razão principal, a alegria mais intensa e a certeza de futuro de uma Universidade.

Navegamos todos num barco de Aveiro, apostados em fazer mais conquistas em todos os mares disponíveis, cuidando de dar a vida o doce sabor do sucesso que sempre tem de sair do suor salgado do trabalho, com a certeza de que Aveiro É Nosso.

Querendo que Portugal siga o bom caminho da consolidação e do crescimento que tem vindo a realizar nos últimos anos e que não se volte a despistar, arrisco partilhar a vontade determinada de que Unidos Venceremos. Bem Hajam e Bom Ano para Todos.

Viva a Nossa Terra e a Nossa Universidade.

José Ribau Esteves Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Referências

Documentos relacionados

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e

No Relatório de Actividades é possível, ainda, constatar que um conjunto significativo de investimentos foram efectuados: da expansão da rede de saneamento ao investimento na

Vale a pena destacar três linhas de força: em primeiro lugar, a conclusão da rede de saneamento em todo o Município, facto assinalável quando comparado com outros concelhos; em

garante que este produto está livre de defeitos de material e mão de obra por um período de 3 (três) anos para peças e mão de obra e 1 (um) ano para CRT ou LCD após a data original

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

No dia 10/11/2015 os finalistas deverão fazer uma apresentação no evento Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-SP com objetivo de conquistar votos da plateia que

Atendendo as exigências, a aprovação será imediata e terá que apresentar no ato da matrícula, junto com demais documentos o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio

Assim como pudemos perceber através da análise do Programa Gerenciador de Educação on-line Blackboard, há ainda pouco espaço para a interação entre aluno - aluno, entre professor