• Nenhum resultado encontrado

G abarito A. das utoatividades COMÉRCIO EXTERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G abarito A. das utoatividades COMÉRCIO EXTERIOR"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

das

A

G

utoatividades

(2)

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

Prof. José Alfredo Pareja Gomes de La Torre Prof. Anderson da Silva

(3)

C O M É R C I O E X T E R I O UNIDADE 1 TÓPICO 1

1 Explique desde quando há dados da existência de rotas de comércio entre as civilizações antigas, e qual a civilização que ajudou no desenvolvimento comercial e econômico das grandes civilizações antigas do mundo do Mediterrâneo.

R.: Há relatos históricos da necessidade de troca comercial entre civilizações

antigas há mais de 7.000 anos antes de Cristo (a.C.). Um dos eixos comerciais do mundo antigo era a Rota da Seda, que ligava comercialmente as grandes civilizações de Extremo Oriente com as grandes civilizações próximas ao Mar Mediterrâneo.

Neste mundo antigo, os fenícios foram peça-chave para o desenvolvimento comercial e econômico entre as grandes civilizações do Mediterrâneo, aportando à dinâmica comercial tanto dos gregos como do Império Romano.

2 Nos momentos prévios à Grande Depressão de 1929 o mundo estava em um processo de globalização de décadas de crescimento econômico e comercial global, o mundo capitalista estava no ápice de seu próprio sucesso. A seguir, analise as sentenças e determine qual é correta sobre a Grande Depressão de 1929.

a) ( ) Previamente à Grande Depressão os países vinham praticando anos de políticas protecionistas, isto sob a liderança de países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética. Esta condição, mais o fato do aquecimento econômico dos países, induz ao desenvolvimento de uma grande bolha nas grandes bolsas de valores, estourando assim a Grande Depressão.

b) (x) Antes da Grande Depressão os países vinham experimentando uma fartura econômica sem precedentes, porém, as economias dos países desenvolvidos estavam aquecidas além de suas capacidades, principalmente os Estados Unidos. Nessa situação, tanto o setor financeiro como as bolsas de valores estavam à beira de um colapso, estourando a bolha em 1929 e começando a Grande Depressão.

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE COMÉRCIO EXTERIOR

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RodoviaBR 470 Km 71,, nº .1 040 Bairro Benedito - CEP 89130-000 I daialn - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

(4)

C O M É R C I O E X T E R I O R

3 Com as grandes experiências negativas, tanto da Grande Depressão como da Segunda Guerra Mundial, explique qual era o ambiente após a Segunda Guerra Mundial, e quais órgãos internacionais com repercussão no comércio internacional nasceram nessa época.

R.: Após a Segunda Guerra Mundial, existia a necessidade de reconstruir as relações internacionais e os países precisavam reorganizar e reestruturar o comércio internacional. Nesse ambiente de cooperação iniciaram as negociações para a criação de órgãos internacionais de controle e ajuda ao comércio internacional.

Nessa época, em Bretton Woods, nasceram três grandes organismos internacionais com grande expressão no comércio internacional:

• O Fundo Monetário Internacional (FMI). • O Banco Mundial.

• O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que a partir de 1993 teve suas funções e acordos comerciais transferidos para o comando da Organização Mundial do Comércio (OMC).

4 Até finais do século passado, os mercados mundiais estavam concentrados majoritariamente entre os países desenvolvidos, liderados pelos EUA, a Europa e o Japão, já os países com menor grau de desenvolvimento tinham pouca liderança no comércio internacional. Na virada do século essa situação estava prestes a mudar. A partir do século XXI o comércio mundial não só seria liderado pelos países mais desenvolvidos, mas também pelas novas grandes economias, como a China. A seguir, determine a sentença correta. a) (x) Esse novo cenário do comércio mundial possui dois grandes

momentos referenciais: o crescimento acelerado das economias em desenvolvimento e a grande crise internacional do ano 2008.

b) ( ) Esse novo cenário veio a se materializar graças ao sucesso de anos de políticas protecionistas dos países menos desenvolvidos. Finalmente, o resultado dessas políticas foi um drástico crescimento das economias da China, da Rússia, do Brasil, do México, entre outras.

5 Muitas vezes falamos sobre comércio internacional e comércio exterior, mas qual a diferença entre esses termos? Escolha as sentenças corretas.

I- O comércio internacional aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.

II- O comércio internacional aborda todas as operações comerciais executadas no mundo entre os diversos países que atuam no comércio mundial. III- O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas

(5)

C O M É R C I O E X T E R I O IV- O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas

no mundo entre os diversos países que atuam no comércio mundial. Agora, determine as sentenças corretas:

a) (x) As sentenças II e III estão corretas.

b) ( ) As sentenças I e IV estão corretas.

6 Determine o porquê da necessidade de exportar para a economia de um país e quem é o responsável por fazer acontecer a exportação.

R.: Através da execução das exportações é que a economia nacional consegue acumular divisas (moeda estrangeira) necessárias para poder bancar a compra de insumos, bens de capital (equipamentos, máquinas etc.), serviços e bens de consumo, os quais não são produzidos no país.

Quem faz acontecer as exportações são as empresas exportadoras.

7 Determine o porquê da necessidade de importar para a economia de um país e quem é o responsável por fazer acontecer a importação.

R.: Não há país que seja 100% autossuficiente, os países possuem diversas variáveis geográficas, solos, recursos naturais disponíveis, climas secos e/ ou úmidos, climas mais frios, outros mais quentes etc. Essas variáveis fazem com que os países não consigam, de seu próprio território, todos os recursos para suas economias. Assim, a importação é fundamental para complementar os recursos e bens de consumo que uma sociedade possa precisar.

TÓPICO 2

1 No mundo atual, os países tendem a desenvolver parcerias e blocos econômicos, visando melhorar as condições de vida de suas populações. Explique, conceitualmente, como é estruturado um bloco econômico.

R.: Um bloco econômico é estruturado por meio da “junção” de países que compartilham interesses semelhantes, geralmente seus membros são países de uma mesma região.

2 Determine quais as etapas evolutivas de um bloco econômico, será que todo bloco econômico possui a meta de atingir a integração total de seus países-membros? Explique o porquê de sua resposta.

R.: • A primeira etapa é a formação de uma Zona de Livre-comércio.

(6)

C O M É R C I O E X T E R I O

• A terceira etapa é o Mercado Comum.

• A quarta etapa é a União Econômica.

• A quinta etapa é a União de Integração Total.

Nem todos os acordos possuem como finalidade atingir as últimas etapas, de União Econômica ou Integração Total. Isto acontece porque muitos acordos ficam nas primeiras etapas, pois essa seria sua finalidade de existência como bloco.

3 Das diferentes etapas de um bloco econômico, em que etapa é que se encontra o Mercosul? Determine quais os membros do Mercosul e como é estabelecida a tarifa dos países-membros.

R.: Hoje, o Mercosul é considerado uma União Aduaneira desejando virar, no futuro, um Mercado Comum. Os países-membros são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A tarifa determinada pelos países do Mercosul é a comum para todos os países e é conhecida como Tarifa Externa Comum (TEC).

4 Após a integração comercial das duas primeiras etapas, Zona de Livre-comércio e União Aduaneira, os países-membros estão preparados para alinhar suas economias para um Mercado Comum. Isto quer dizer que:

Conforme o exposto, determine qual a sentença correta.

I - Além de gerar um mercado comum dinâmico, os países-membros permitem o livre fluxo, tanto de pessoas como de investimentos, entre suas fronteiras.

II - Os países-membros terão um mercado comum para todos os bens e serviços, livre de fronteiras e controles de alfândega, mas haverá ainda controle ao fluxo livre de pessoas e capitais.

5 Em uma UNIÃO ECONÔMICA E POLÍTICA os países unificam suas legislações e suas políticas econômicas e monetárias, isto quer dizer que:

(x) As grandes execuções de gestão política são feitas em comum, tais como: legislações trabalhistas, defesa do consumidor, execução da política monetária, e, inclusive, a emissão de uma única moeda. Isto acontece sem que haja a necessidade de ter um capital para tratar questões legislativas e executivas do bloco.

( ) As grandes execuções de gestão política são feitas em comum, tais como: legislações trabalhistas, defesa do consumidor, execução da política monetária, e, inclusive, a emissão de uma única moeda. Devendo

(7)

C O M É R C I O E X T E R I O estabelecer uma capital, na qual pode haver poder de decisão sobre questões legislativas e executivas de interesses socioeconômicos do bloco.

6 Dos países da União Europeia (UE), será que todos adotaram o euro como moeda única ou há países da UE que não fazem parte da zona do euro? Se há países que não fazem parte, ou que ainda não fazem parte, da zona do euro, determine quais são.

R.: Nem todos os países adotaram o euro como moeda única, a UE divide-se em três grandes sub-blocos:

Países da zona do euro. Dezenove países que utilizam o euro como

moeda comum, sendo estes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituana, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Portugal. • Países que ainda estão por definir entrada na zona do euro. Sete países

que não têm adotado o euro, sendo estes: Croácia, Dinamarca, Estônia, Hungria, Polônia, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia. A maioria destes países está ainda analisando ou alinhando suas economias para poder ser parte da zona do euro.

Países que não adotaram o euro. Dois países não optaram por participar

da zona do euro, sendo estes: a Dinamarca e o Reino Unido.

TÓPICO 3

1 Os países possuem interesses econômicos e sociais que procuram proteger, para isso os organismos internacionais procuram gerar acordos entre os países. Sobre os organismos internacionais, determine quais das seguintes sentenças são verdadeiras e quais são falsas.

( ) Um dos principais objetivos dos organismos internacionais é negociar interesses dos países e procurar gerar um comércio internacional mais justo e um intercâmbio econômico/financeiro que ajude no desenvolvimento dos países.

( ) Um dos principais objetivos dos organismos internacionais é criar grupos de países afins, que possam impor seus interesses no contexto internacional e assim fazer acordos comerciais no contexto internacional.

( ) Os organismos internacionais nascem de acordos entre grupos de países, observando a necessidade de constituir rondas de negociação definidas por estes organismos, negociações que deverão ser respeitadas pelos países negociadores.

(8)

C O M É R C I O E X T E R I O

( ) Os organismos internacionais nascem de acordos multilaterais, observando que eles são órgãos permanentes com constituição jurídica própria. Isto faz suas decisões serem respeitadas pelos países-membros desses organismos.

Agora, escolha a alternativa correta:

a) (x) V – F – F – V

b) ( ) F – V – V – F c) ( ) V – F – V - F d) ( ) F – V – F - V

2 Após a Segunda Guerra Mundial houve algumas mudanças fundamentais no desenvolvimento das organizações internacionais, no que tange ao comércio internacional, foram criados três organismos importantes. Descreva quais são estes organismos e qual a finalidade deles.

R.: • Foram criados os seguintes organismos internacionais: o Fundo Monetário Internacional; o Banco Mundial; e o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).

O Fundo Monetário Internacional (FMI). Este órgão internacional visa

manter a estabilidade das posições cambiais das moedas dos países e de assistir os países com crises de liquidez externa.

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/ Banco Mundial. Hoje, o Banco Mundial tem como objetivo ajudar no

desenvolvimento socioeconômico por meio de projetos específicos.

Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). O GATT é uma série de

acordos comerciais internacionais que duraram por várias décadas. No último acordo do GATT, ano 1993, foi estabelecido o marco jurídico da Organização Mundial do Comércio (OMC).

3 No que tange às responsabilidades ao longo da cadeia logística, a Câmara de Comércio Internacional (CCI) é responsável pela normatização dos Incoterms. A seguir, determine qual a sentença correta.

(x) Os Incoterms, no comércio internacional, definem e estabelecem tanto os direitos como as responsabilidades entre o exportador e importador ao longo da cadeia logística.

( ) Os Incoterms, no comércio internacional, estabelecem finalidades operativas e logísticas tanto para o exportador como para o importador, cabe às partes definir as responsabilidades e assim desenvolver o Incoterm ideal à operação internacional.

(9)

C O M É R C I O E X T E R I O

4 Para defender seus interesses comerciais, os países ficam tentados em utilizar as barreiras comerciais. Explique quais são essas barreiras e qual a finalidade de utilizá-las.

R.: Existem dois grandes grupos de barreiras:

As barreiras tarifárias, estas mexem diretamente com a alíquota de

importação imposta às diferentes mercadorias a serem importadas por um país. Para se proteger, os países têm a ferramenta de poder aumentar a taxa da alíquota de importação.

As barreiras não tarifárias, as quais são impostas por meio de condicionais

de certificações de quotas, de qualidade, de segurança ambiental, de segurança alimentar, de segurança à saúde, entre outras.

5 Dentro das práticas desleais ao comércio internacional existe o

dumping. Esta prática possui como objetivo ganhar espaço nos

mercados internacionais. A seguir, determine a sentença correta. (x) Para ganhar participação no mercado internacional, as empresas

ficam tentadas a exportar seus produtos a um preço menor do que elas vendem no mercado nacional, essa prática é conhecida como

dumping.

( ) Para ganhar participação no mercado internacional, as empresas ficam tentadas a exportar além de suas capacidades comerciais, assim, procuram baixar custos de produção, visando ganhar espaço nos mercados internacionais.

6 O subsídio é considerado uma prática desleal ao comércio internacional, por meio dele o governo de um país oferece benefícios econômicos diretos, sem exigir retorno dos processos produtivos da agricultura, da agroindústria ou da indústria. Exponha exemplos de subsídios além dos indicados neste tópico.

R.: O aluno poderá expor exemplos que se encaixem com as situações

expostas a seguir:

• Quando o exportador receber algum tipo de renda direta do governo para continuar produzindo.

• Quando o exportador puder comprar insumos-chave com preços baixos. • Quando o exportador conseguir receber empréstimos das entidades financeiras governamentais com juros baixos, ou inclusive sem juros.

(10)

C O M É R C I O E X T E R I O UNIDADE 2 TÓPICO 1

1 O Brasil possui o real como moeda oficial do país, ela é utilizada para pagamento de produtos e serviços comercializados internamente. Quando uma empresa compra um produto de outro país, ela necessita trocar a moeda nacional, pois o real não é aceito no mercado externo como moeda de pagamento. Muitas empresas, quando atuam com importação, procuram garantir taxas de câmbio mais baixas, em alguns casos elas negociam as taxas antecipadamente com os bancos para que no momento de adquirir a moeda estrangeira elas não tenham seu custo elevado pela oscilação da moeda. Nesta visão, qual o tipo de câmbio que proporciona estabilidade no futuro para as empresas? Justifique sua resposta.

R.: Câmbio futuro: neste modelo, a operação fechada no dia determina a taxa cambial que será paga pelo comprador e vendedor a longo prazo, sem que tenha impactos com a oscilação que a moeda nacional possa ter no futuro.

2 O Brasil possui um mercado de câmbio controlado, pois todos os montantes financeiros provindos do exterior precisam ser convertidos para a moeda nacional. Diante desse cenário, explique a diferença entre Mercado de Câmbio Controlado e Mercado de Câmbio Livre.

R.: O mercado livre é caracterizado por praticamente não existir o controle por parte do governo local, por meio do banco central, desta forma possibilitando o livre-comércio de compra e venda de moedas estrangeiras. Neste modelo as taxas de câmbio são fixadas livremente pelo mercado, além disto é possível manter moedas estrangeiras depositadas no próprio país, assim como possuir contas em outros países, e o turista pode pagar suas compras dentro do país que visita sem precisar trocar sua moeda nacional.

No mercado controlado a situação é inversa, existe uma grande presença do governo no mercado de câmbio, regulando, por meio do banco central, a compra e venda das moedas estrangeiras no país, as taxas de câmbio neste modelo são reguladas pelo governo, não é permitida a existência de contas em moedas estrangeiras, assim como possuir contas no exterior sem a autorização do governo, e o turista que viaja para o exterior pode levar apenas um limite estipulado de moeda estrangeira.

(11)

C O M É R C I O E X T E R I O TÓPICO 2

1 Uma organização brasileira acaba de fechar um contrato de venda de 50 mil camisas para serem exportadas para a Inglaterra. Para confecção destas camisas ela precisa de um adiantamento financeiro para aquisição de matéria-prima. Entre as modalidades de financiamentos apresentadas, qual modelo disponibiliza até 360 dias para pagamento, e qual sua característica?

R.: ACC – Adiantamento de contrato de câmbio, ele constitui a antecipação parcial ou total por conta do preço em moeda nacional da moeda estrangeira. O prazo máximo do adiantamento varia de banco para banco, sendo o prazo máximo 360 dias.

2 Associe as modalidades de financiamento às suas devidas definições:

I - Export Note

II - Commercial Papers III - Supplier’s Credit IV - Buyers Credit

( ) Trata-se da venda pelos exportadores dos direitos sobre a moeda estrangeira decorrente de exportação futura de produtos e serviços. ( ) São operações de curto prazo, cuja finalidade é a obtenção de recursos

para resolver os problemas de caixa da empresa.

( ) Nesta modalidade, o financiamento é concedido por um banco ao exportador, mediante desconto das cambiais representativas de vendas a prazo.

( ) Este financiamento é concedido diretamente para o importador estrangeiro. Há um banco no exterior financiando a operação ao importador.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) (x) I – II – III – IV.

b) ( ) IV – III – I – II. c) ( ) III – I – IV – I. d) ( ) II – IV – II – III.

3 Sobre o cenário econômico vivenciado atualmente, e com base nos estudos realizados neste tópico sobre as relações comerciais brasileiras e as políticas de comércio exterior do país, explique como a área de comércio exterior do Brasil está contribuindo para o cenário econômico.

(12)

C O M É R C I O E X T E R I O

R.: Caro tutor, esta questão busca analisar a compreensão do acadêmico quanto às medidas políticas e comerciais aplicadas pelo governo para impulsionar a área de comércio exterior, e como elas estão contribuindo para o fortalecimento da economia.

TÓPICO 3

1 A CAMEX é um órgão integrante do conselho de governo da Presidência da República, sob sua responsabilidade está a gestão das atividades relacionadas ao comércio exterior. Conforme o conteúdo apresentado referente à responsabilidade da CAMEX, classifique em V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.

( ) Definir diretrizes e procedimentos relativos à implementação de políticas relacionadas à área de comércio exterior.

( ) Gerenciar as atividades internas relacionadas à comercialização de mercadorias nacionais e sua produção.

( ) Coordenar e orientar as ações dos órgãos que possuem competências na área de comércio exterior.

( ) Fixar diretrizes para a política de financiamento das exportações de bens e de serviços, bem como para a cobertura dos riscos de operações a prazo, inclusive as relativas ao seguro de crédito às exportações.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) (x) V – F – V – V

b) ( ) F – V – F – V c) ( ) V – F – V – F d) ( ) F – V – F – F

2 Sobre a função dos principais órgãos atuantes no comércio exterior, classifique as sentenças em V para verdadeiras e F para as falsas.

( ) O MDIC é o ministério responsável pela execução das diretrizes políticas de comércio, exercendo suas atividades através da Secretaria de Comércio Exterior “SECEX”.

( ) O Itamaraty é um órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais brasileiras nos acordos e planos bilateral, multilateral e regional.

( ) A SRF é um órgão específico, distinto, subordinado ao Ministério da Fazenda, desenvolve funções necessárias para que o Estado possa cumprir com seus objetivos.

(13)

C O M É R C I O E X T E R I O A seguir, assinale a alternativa correta:

a) (x) V – V – V – V

b) ( ) F – V – F – V c) ( ) V – F – V – F d) ( ) F – F – F – F

3 O Regime Aduaneiro é o tratamento tributário e administrativo aplicado a mercadorias submetidas ao controle aduaneiro, considerando as leis e regulamentos estipulados pelos órgãos competentes conforme a natureza e objetivo de cada operação. Existem dois tipos de regimes: geral ou comum e especiais, explique qual a diferença entre os dois modelos.

R.:• Regime Aduaneiro Geral ou Comum: refere-se à importação de bens a título definitivo, com o desembaraço das mercadorias, uma vez pagos os devidos impostos elas ficam liberadas para consumo no país, após sua nacionalização. Na exportação ele é caracterizado pela desnacionalização da mercadoria após o desembaraço aduaneiro.

• Regimes Aduaneiros Especiais: são operações de importação ou exportação com benefícios fiscais como isenção de impostos, suspensão parcial ou integral dos tributos incidentes. Estes tipos de regimes normalmente são concedidos para atender a determinadas finalidades ou setores.

TÓPICO 4

1 O comércio exterior é uma área que proporciona grandes oportunidades de negócios para as organizações que se dispõem a atuar na área. O sucesso das negociações está ligado diretamente ao quanto as organizações estão preparadas para atuar no mercado externo, pois atuar na área exige das organizações conhecimento sobre o mercado-alvo. Atualmente, como as organizações podem obter informações sobre os mercados?

R.: As organizações podem contar com órgãos governamentais e empresas privadas especializadas em gerar informações que permitam analisar e conhecer as peculiaridades que o mercado externo possui.

2 O comércio exterior apresenta particularidades complexas que afetam diretamente as negociações. Existe uma grande diferença na forma de comercialização do mercado interno para o externo, porém esta atividade passou a ser indispensável para muitas empresas, chegando a ser considerado um fator de sobrevivência.

(14)

C O M É R C I O E X T E R I O

Dos fatores a seguir, quais podem gerar impactos no processo de comercialização internacional?

I - Distância geográfica. II - Crenças e costumes. III - Idioma.

IV - Demanda do mercado interno. Assinale a alternativa correta.

a) (x) Apenas os fatores I, II e III estão corretos.

b) ( ) Apenas os fatores II e IV estão corretos. c) ( ) Apenas os fatores I e III estão corretos. d) ( ) Todos os fatores estão corretos.

3 Em uma análise sobre as empresas que atuam na comercialização de produtos é possível identificar os perfis das empresas. Esta análise se baseia na disposição das organizações em adequar seus produtos para atender as necessidades dos diversos mercados em que ela atua. Com base nos estudos apresentados neste tópico, cite os três modelos:

R.: • As que adaptam os produtos às necessidades do mercado.

• As que oferecem apenas um produto padronizado, forçando o mercado a se adaptar ao seu produto.

• E as que fazem o meio-termo entre adaptar o produto e produzir e ofertar um produto padronizado.

4 O mercado global é classificado em cinco modelos, segundo Costa e Santos (2011). Associe as sentenças, classificando suas definições conforme o mercado.

I - Mercados Primitivos.

II - Mercados Subdesenvolvidos. III - Mercados Semi-industrializados. IV - Mercados Industrializados. V - Mercados em Desenvolvimento.

( ) Neste modelo existe uma evolução econômica que permite uma diversificação de ramos de atuação e, por consequência, produtos e serviços, gerando renda e lucros mais elevados.

( ) Estes mercados possuem uma economia do ponto de vista industrial mais avançada que o modelo anterior. Nesta classificação, podemos identificar as primeiras indústrias direcionadas a suprir as necessidades

(15)

C O M É R C I O E X T E R I O de componentes e insumos e beneficiamento de matéria-prima.

( ) Este mercado possui grandes riquezas naturais e exporta partes desses recursos em volumes consideráveis, como in natura ou commodities. ( ) Nesta classificação os países possuem uma economia pouco avançada,

pois possuem indústria de beneficiamento de matérias-primas destinadas à exportação.

( ) São mercados onde a economia é movida basicamente pela produção agrícola, com níveis básicos de industrialização.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) (x) V – IV – II – III – I. b) ( ) I – II – III – IV – V. c) ( ) II – I – IV – V – III. d) ( ) IV – III – I – II – V. UNIDADE 3 TÓPICO 1

1 Sabemos que no comércio internacional comercializa-se diversas mercadorias desde as mais simples até as mais complexas. Para evitar confusões entre os países as mercadorias possuem códigos padronizados. Defina para que serve cada etapa:

a) Por que existe a padronização?

b) Qual o sistema de codificação internacional?

c) Qual sistema define a padronização das mercadorias?

R.: a) Ao existir muitos nomes e códigos diferentes para o mesmo produto nos diferentes países, os produtos devem ser classificados de uma forma bem objetiva, facilitando assim a organização e classificação das operações de comércio internacional.

b) Essa padronização é realizada pelo Sistema Padronizado (SH). c) Os códigos SH são definidos pela ciência da Merceologia.

2 Cada ano o mundo moderno inventa novos produtos, faz mercadorias com insumos diferentes, entre outras inovações, isto é, constantemente estamos refazendo as mercadorias necessárias

(16)

C O M É R C I O E X T E R I O

para a sociedade moderna, estas mercadorias são comercializadas no mundo todo. Para a padronização de seus códigos existe a SH e o sistema da Merceologia. Defina qual o objetivo da Merceologia.

R.: A Merceologia analisa os diversos produtos que vem se comercializando, gerando uma lista padronizada segundo convenções internacionais entre os países. Essa lista padronizada leva em consideração a matéria constitutiva, a aplicabilidade da mercadoria, mais outros aspectos. Seu objetivo é evitar confusão comercial e técnica entre os países que comercializam as mercadorias.

3 A análise da Merceologia, feita em todos os países, converge com os padrões das convenções internacionais por meio da classificação do Sistema Harmonizado (SH). Diante do exposto, determine quais os elementos mais relevantes do SH.

R.: • Estrutura a normatização, padronização e organização das nomenclaturas. • Define os termos, as descrições e os códigos dos produtos comercializados no mundo inteiro.

• Permite que as práticas realizadas entre os vários acordos aduaneiros vigentes entre os países possam ser aplicadas com o auxílio das nomenclaturas.

4 A codificação internacional das mercadorias SH considera seis dígitos para a identificação respectiva das mercadorias, sendo: “0000.00”. Assim, cada mercadoria terá seu código específico, exemplo: o código SH 19.0531 representa um grupo de mercadorias sobre o capítulo “19”. E se acrescentar neste código mais dois dígitos teremos o código NCM 19.053100. Faça uma pesquisa no site: <http:// www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp?codigo= 19053&codigoCapitulo=19&codigoPosicao=1905&codigoSubPosic ao1=19053> e classifique esse código NCM, especificando o Capítulo, a Posição, e a Subposição, ou seja, especifique o tipo de mercadoria que estamos tratando.

R.: O Capítulo, os dois primeiros números -19- representa o grupo de mercadorias que possuem preparações a base de cerais, farinhas, féculas ou leite.

A Posição, o capítulo mais dois -1905-. Nesta parte são classificadas as mercadorias que fazem parte do grande grupo do capítulo 19, determinando um maior detalhe, neste caso, produtos de padaria, pastelaria ou de indústria de bolachas e biscoitos.

(17)

C O M É R C I O E X T E R I O R A Subposição, o terceiro grupo mais o 00 da NCM -19053100-. É um derivado da posição, representando uma mercadoria específica desse grupo, neste caso: bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante.

5 Seguindo a sequência da questão anterior, classifique o código NCM 19.021100, especificando o Capítulo, a Posição, e a Subposição, ou seja, especifique que tipo de mercadoria é. A mercadoria desse código é diferente? Por quê?

R.: O Capítulo, os dois primeiros números -19-, representam o grupo de mercadorias que possuem preparações a base de cerais, farinhas, féculas ou leite.

A Posição, o capítulo mais dois -1902-. Nesta parte são classificadas as mercadorias que fazem parte do grande grupo do capítulo 19, mas determinando um maior detalhe, neste caso, produtos: “massas alimentícias, mesmo cozidas ou recheadas...”

A Subposição, o terceiro grupo mais o 00 da NCM -19021100-. É um derivado da posição, representando uma mercadoria específica desse grupo, neste caso: “massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas...” Faz diferença sim, pois o código NCM 19.053100 classifica todo tipo de bolachas para consumo humano. E embora o código NCM 19.021100 identifica produtos do mesmo capítulo - feitos de farinha, féculas etc.- determina mercadoria com outros fins culinários, neste caso, massas que podem ser do tipo macarrão, lasanhas etc.

6 Uma vez identificado o código NCM de qualquer produto, podemos definir qual será a tarifa de imposto a ser paga quando há a necessidade de importar determinado produto. Como podemos identificar a tarifa de importação?

R.: Para NCM existe um vínculo com uma tarifa referencial de taxa de importação, essa tarifa no Brasil e para os demais países do Mercosul é conhecida como Tarifa Externa Comum (TEC). Deste modo, os códigos das NCMs constituem a base da Tarifa Externa Comum (TEC).

TÓPICO 2

1 Feito um acordo comercial entre um exportador e importador haverá todo um procedimento formal de obrigações das partes. Segundo a Parte III da convenção de Viena, quais as obrigações que possuem o vendedor e o comprador?

(18)

C O M É R C I O E X T E R I O

R.: O vendedor obriga-se, nas condições previstas no contrato e na

Convenção de Viena, a entregar as mercadorias, a transferir a propriedade sobre elas e, se for o caso, a remeter os documentos que se lhes referem. A convenção dispõe, por exemplo, onde deve ocorrer a entrega da mercadoria, caso o local não tenha sido definido no contrato. Caso não tendo sido indicado no contrato o prazo para a entrega do bem, este deve ocorrer em período razoável após a conclusão do contrato

O comprador obriga-se a pagar o preço e aceitar a entrega das mercadorias

conforme as condições previstas no contrato. No entanto, se o momento ou o local de entrega não estiverem definidos, a Convenção supre as lacunas, apontando momentos e locais para o cumprimento das obrigações. O vendedor pode conceder ao comprador prazo complementar ao previsto originalmente no contrato (LUZ, 2012).

2 No momento de iniciar uma comercialização internacional, existem responsabilidades bem definidas tanto para exportador como para o importador, essas reponsabilidades são negociadas entre as partes e ficam bem estabelecidas por meio do Incoterm escolhido. A seguir, determine as responsabilidades tanto do exportador como do importador, levando em consideração os seguintes Incoterms: Incoterm FAS; Incoterm FOB; Incoterm CFR; Incoterm CIF; Incoterm CPT.

R.:

INCOTERM FAS – Free Along Ship (Livre ao longo do navio) Exportador • Frete até o local acordado no país de origem.

• Desembaraço e gastos para exportação. • Gastos de logística até o cais.

Importador • Gastos de logística de embarque do cais ao navio. • Frete e Seguro Internacional.

• Desembaraço, gastos e impostos na nacionalização. • Frete nacional no país de importador.

INCOTERM FOB – Free on Board (livre no navio)

Exportador • Frete até o local acordado no país de origem. • Desembaraço e gastos para exportação. • Gastos de embarque no país de origem.

Importador • Frete e Seguro Internacional por conta e risco do importador. • Desembaraço, gastos e impostos na nacionalização. • Frete nacional no país de importador.

INCOTERM CFR – Cost and Freight (Custo e Frete)

Exportador • Frete até o local acordado no país de origem. • Desembaraço e gastos para exportação. • Gastos de embarque no país de origem. • Frete Internacional.

(19)

C O M É R C I O E X T E R I O

Importador • Seguro Internacional.

• Desembaraço, gastos e impostos na nacionalização. • Frete nacional no país de importador.

INCOTERM CIF - Cost, Insurance and Freight

Exportador • Frete até o local acordado no país de origem. • Desembaraço e gastos para exportação. • Gastos de embarque no país de origem.

• Frete Internacional e Seguro Internacional, por conta e risco do exportador.

Importador • Desembaraço, gastos e impostos na nacionalização. • Frete nacional no país de importador.

INCOTERM CPT – Carriage Paid to (Transporte pago para…) Exportador • Frete até o local acordado no país de origem.

• Desembaraço e gastos para exportação. • Gastos de embarque no país de origem. • Frete Internacional.

ImportadorSeguro Internacional

• Desembaraço, gastos e impostos na nacionalização. • Frete nacional no país de importador.

3 Quando as mercadorias são comercializadas internacionalmente, elas passam por um processo de identificação e de existência “formal” tanto no país de origem (exportador) como no país de destino (importador). Defina como podemos identificar o processo formal de saída de uma mercadoria no país de origem.

R.: O processo formal de saída de uma mercadoria é a internacionalização, no momento que o exportador manda para fora do país as mercadorias, elas devem passar por um processo de “internacionalização”. Isto é, a mercadoria a ser exportada deverá ser desembaraçada para a saída do país, ou seja, essa mercadoria fica oficialmente em uma localização, ou espaço internacional, tais como: portos e/ou aeroportos internacionais no território nacional.

4 Quando as mercadorias são comercializadas internacionalmente elas passam por um processo de identificação e de existência “formal”. No caso de importação, defina como podemos identificar o processo formal de entrada de uma mercadoria no país de destino.

R.: A nacionalização é o processo de chegada da mercadoria ao país de

destino. Neste caso, essa mercadoria deverá passar por um processo de desembaraço aduaneiro de importação. Isto é, a mercadoria deverá ser desembaraçada para que possa transitar e se comercializar livremente no território nacional.

(20)

C O M É R C I O E X T E R I O

5 No momento do processo de exportação ou importação existe a necessidade de formalizar a comercialização internacional, ou seja, existe toda uma gestão perante os órgãos governamentais responsáveis do comércio exterior. Defina qual o termo para esse processo formal.

R.: Esse processo é conhecido como Despacho Aduaneiro, que tem como

objetivo analisar e verificar a exatidão da documentação declarada no processo da exportação ou de importação. Isto será feito conforme as particularidades do processo de comercialização internacional.

6 No caso da exportação, qual o termo da formalização do processo administrativo de internacionalização da mercadoria perante os órgãos governamentais responsáveis do comércio exterior?

R.: Deve ser feito o despacho aduaneiro de exportação, por meio deste a

mercadoria deverá passar por um processo de desembaraço aduaneiro de exportação e conferência da exatidão da documentação, começando pela Declaração de Exportação (DE) cadastrada no SISCOMEX.

7 No caso da importação, qual o termo da formalização do processo administrativo de nacionalização da mercadoria perante os órgãos governamentais responsáveis do comércio exterior?

R.: Deve ser feito o despacho aduaneiro de importação, a importação deve

passar por um processo de desembaraço aduaneiro e conferência/cobrança de valores, documentação e impostos por parte da Receita Federal.

TÓPICO 3

1 No momento da comercialização internacional deve estar claramente definida a modalidade de pagamento para fins de gestão da documentação. Exponha quais os três grandes grupos de modalidades de pagamento e como é feita a entrega da documentação para o importador nestas modalidades de pagamento.

R.: • Tipos de modalidades de pagamento antecipado - nesta situação, como a venda já foi cobrada, o exportador enviará diretamente ao importador a documentação e assim ele poderá liberar da alfândega a mercadoria respectiva.

• Tipos de modalidades de pagamento à vista - quando o pagamento estiver condicionado à chegada da mercadoria ao país de destino, o importador

(21)

C O M É R C I O E X T E R I O deverá realizar o pagamento ao exportador uma vez confirmada essa chegada. Logo, uma vez confirmado o pagamento respectivo, o banco comercial responsável pela cobrança poderá entregar a documentação ao importador e assim pode nacionalizar a mercadoria.

• Tipos de modalidades de pagamento a prazo - nesta situação haverá uma série de possibilidades. Resumindo, o banco responsável pela entrega da documentação só poderá entregá-la ao importador uma vez feita a análise das garantias de cobrança e assim realizar a entrega da documentação ao importador.

2 Entre as diferentes modalidades de pagamentos temos as remessas sem e com saque. Defina tanto a remessa sem saque como a com saque e estabeleça a diferença entre elas.

R.: Na Remessa sem saque o exportador envia a documentação diretamente ao importador, sem a intermediação de um banco para o envio. Logo, o pagamento será feito após o embarque da mercadoria.

A cobrança com saque existe por meio de uma letra de câmbio que o Collecting

Bank disponibiliza a documentação para o desembaraço ao importador.

Mas, para que o banco faça a entrega da documentação, é necessário que o importador apresente o pagamento total da mercadoria, ou apresente compromisso de pagamento futuro formalizado em documento bancário, conforme a negociação entre o exportador e importador.

A principal diferença é que na remessa sem saque o importador possui em mãos a documentação necessária para a nacionalização da mercadoria sem necessariamente ter pago. E na remessa com saque o importador tem que negociar com o Collecting Bank para a entrega da documentação.

3 A L/C fornece uma série de garantias tanto de execução operativa/ logística como financeira. Desse modo, a segurança da L/C é estabelecida nos seus termos de negociação definidos pelas partes envolvidas. Esses termos são expostos por meio das cláusulas de L/C. Exponha e explique os elementos essenciais que devem conter essas cláusulas.

R.: • Data de embarque, o exportador deverá cumprir com essa data, caso

contrário não poderá efetivar a L/C. E se não conseguir efetivá-lo será impossível realizar a cobrança dentro dos prazos estabelecidos na L/C. • Quantidades, qualidade e detalhes da mercadoria. Se houver

discrepâncias o exportador não poderá efetivar a L/C, logo, não poderá cobrá-la.

Prazos de pagamento, o importador deverá cumprir com os prazos de

pagamentos negociados. Caso contrário, no momento de efetivar a L/C e executar os prazos de cobrança, o Banco do Importador será obrigado a fazer o pagamento.

(22)

C O M É R C I O E X T E R I O

4 No comércio internacional existe a comercialização direta e indireta. Diferencie esses dois tipos de comercialização.

R.: Comercialização direta, como o próprio nome diz, a própria empresa executa a exportação ou importação. Enquanto na comercialização indireta, apresenta-se um intermediário, é conhecido como empresa interveniente, que muitas das vezes será uma trading company, e essa empresa executa a formalização da exportação ou importação.

5 Para uma correta precificação é importante definir o custo unitário da mercadoria, para assim podermos definir o preço ideal. Em termos da análise de custos da importação, deve-se considerar a apuração dos custos e despesas da estrutura dos processos da importação. Exponha quais as partes da importação que fazem parte desta estrutura de custos e saída de caixa da empresa.

R.: Preço da mercadoria no país de origem. Incoterm. Transporte. 1. Valor aduaneiro e taxas a serem pagas na alfândega.

a) Declaração de Importação (DI).

b) Valor do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

c) Valor do Adicional de Tarifas Aeroportuárias (ATA). d) Taxa de Capatazia.

e) Taxa de Armazenagem. f) Despesas bancárias.

2. Honorário Despachante Aduaneiro. 3. ICMS.

Referências

Documentos relacionados

O Código de ética profissional, aprovado pela Resolução COFECI, tem por objetivo fixar a forma pela qual deve se conduzir o corretor de imóveis no exercício de sua profissão,

Esta pessoa precisa pesar 65,5 quilos para ser considerada de IMC Normal – observe que não é muito.. Pra ser saudável ninguém precisa ser magro como a

O figurino e modelo de organização da IGAI desde a sua criação sempre foi res- peitado, quer em termos dos seus destinatários — que vêem na IGAI uma instituição que

Depois de colar todas as partes de forma bem inventiva, é possível passar cola branca, por duas vezes e deixar secar muito bem para ter uma superfície que poderá receber ou não

Questão única: Alta frequência são correntes alternadas superiores a 100 kHz, para sua aplicação são utilizados eletrodos de vidro, pelos quais a transmissão de

R.: Porque no sistema de projeção cilíndrica é mantida o real tamanho do objeto, ao contrário do sistema de projeção cônica. 3 Quais problemas podem ocorrer ao estudarmos

R.: A resposta é de caráter subjetivo, entretanto, o(a) acadêmico(a) deve pesquisar e escrever quais as habilidades que são essenciais para exercer suas atividades profissionais

a) ( ) Não é obrigatório prestar socorro às vítimas quando não formos os culpados pelo acidente.. c) ( ) Somente devemos socorrer as vítimas se tivermos noções de primeiros