• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COLEGIADO DO CURSO DE GEOLOGIA PLANO DE DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: MÉTODOS DE PESQUISA EM GEOLOGIA UNIDADE OFERTANTE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA

CÓDIGO: IGUFU32409 PERÍODO: 4º Período TURMA(S):

CARGA HORÁRIA: 30 NATUREZA:

TEÓRICA: 30 PRÁTICA: 0 TOTAL: 30 OBRIGATÓRIA: ( X ) OPTATIVA: ( ) PROFESSOR: EMERSON RODRIGO ALMEIDA ANO/SEMESTRE: AARE

2020/ETAPA I OBSERVAÇÕES:

2. EMENTA

Abordagem científica relacionada à pesquisa em Geologia. Teorias e hipóteses. Levantamentos de dados. Aplicação de técnicas de pesquisa. Análise de resultados. Elaboração de projetos, relatórios de pesquisa, artigos e outras formas de divulgação.

3. JUSTIFICATIVA

A correta abordagem da metodologia científica é uma prática importante na execução de atividades desempenhadas por profissionais da área de Geologia e áreas correlatas, tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho. A utilização apropriada de tais metodologias permite ao profissional fazer uma avaliação crítica dos resultados do seu trabalho de forma lógica e racional, avaliando da mesma maneira os trabalhos que venha a utilizar como base, proporcionando análises e discussões claras o objetivas. A preparação para a correta condução das atividades científicas é uma parte fundamental na formação do Bacharel em Geologia sendo, portanto, cumprida por meio desta disciplina.

4. OBJETIVOS

Esta disciplina visa apresentar ao aluno os conceitos necessários à correta abordagem científica para a condução de pesquisas no campo da Geologia. Seu objetivo é discutir os métodos e técnicas de pesquisa em geral e como utilizá-los para conduzir trabalhos e pesquisas em Geologia e áreas afins, permitindo a inserção dos alunos nas questões referentes ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Além disso, o conteúdo do curso visa ampliar a capacidade do aluno de interpretar ideias centrais de um texto, de forma que consiga extrair as informações fundamentais e necessárias à condução de sua própria pesquisa. Os alunos aprenderão ainda como realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando as ferramentas de busca apropriadas e como desenvolver textos para elaboração de projetos de pesquisa, relatórios técnico-científicos, artigos científicos e seminários como forma de comunicação e de divulgação dos produtos de uma pesquisa.

(2)

5. PROGRAMA

5.1. Modulo 1

i) Histórico do pensamento científico. Ciência e a produção do conhecimento. Ciência Pura e

Ciência Aplicada. Método Científico e Senso Comum.

ii) Lei, teoria, hipótese e objetivo. Papel da teoria na sistematização conceitual.

iii) Etapas da pesquisa. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Pesquisa Descritiva e Pesquisa Experimental. Estratégias de Pesquisa. Divulgação dos resultados da pesquisa.

5.2. Modulo 2

i) Levantamento bibliográfico. Avaliação e confiabilidade de fontes bibliográficas.

ii) O processo de revisão por pares e sua importância.

iii) Ferramentas para pesquisa bibliográfica

iv) Normas ABNT para citação e referência de fontes bibliográficas.

5.3. Modulo 3

i) Métodos diretos e indiretos de investigação geológica.

ii) Amostragem. Coleta de dados.

iii) Análise quantitativa e qualitativa.

5.4. Modulo 4

i) Elaboração de um projeto de pesquisa. Componentes do projeto.

ii) Importância da Metodologia proposta

iii) Estimativa de cronograma e estimativa de custos.

5.5. Modulo 5

i) Estruturação do relatório científico. Linguagem técnica.

ii) Importância da fundamentação teórica.

iii) Relatório com descrição experimental. Apresentação e discussão de resultados. iv) Relatórios parciais e finais de uma pesquisa.

5.6. Modulo 6

i) Elaboração de um artigo científico. Apresentação e discussão os resultados de uma pesquisa.

Elaboração de tabelas, gráficos e mapas.

ii) Elaboração de seminário. Objetividade da apresentação. Práticas para apresentação e

discussão de resultados em apresentação oral.

6. ATIVIDADES E RECURSOS

A disciplina será ministrada utilizando a plataforma Moodle, já utilizada pela comunidade da UFU. As atividades serão divididas da seguinte maneira:

6.1. Atividades síncronas

Aulas ao vivo utilizando a plataforma Jitsi disponível no Moodle, o serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ou a plataforma Microsoft Teams, nesta ordem de preferência. A alternância entre plataformas pode ocorrer eventualmente em virtude da disponibilidade de servidores em cada uma e da estabilidade de conexão. Estas atividades irão ocorrer às segundas-feiras, das 8:00 às 8:50

(3)

esclarecer suas dúvidas acerca do material disponibilizado.

6.2. Atividades assíncronas

As atividades assíncronas serão desenvolvidas em seis módulos ao longo dos quais será apresentado o material referente ao programa descrito. Este material incluirá textos apresentando os conceitos abordados, vídeos ou outros recursos audiovisuais para apresentação de conceitos que necessitem de uma explicação mais elaborada e será acompanhado por questionários que deverão ser entregues pelo aluno dentro de um prazo pré-determinado. As atividades serão elaboradas de forma que o aluno deverá ser capaz de identificar aspectos fundamentais para que possa atingir os objetivos da disciplina. Os questionários poderão eventualmente incluir exercícios para que o aluno seja incentivado a buscar material bibliográfico por conta própria utilizando as ferramentas de busca apropriadas, previamente abordadas pelo docente nos respectivos Módulos do curso. Neste caso serão utilizados materiais de acesso livre ou acessíveis através do Portal de Periódicos da Campes para que o aluno não seja prejudicado por restrições de acesso. Por fim, será disponibilizado um Fórum de Dúvidas para discussão do tema em cada módulo do curso, onde os alunos receberão uma pontuação na nota final e uma carga horária atribuída como forma de incentivo para participar de discussões pertinentes.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma objetiva a partir de dois trabalhos escritos juntamente com o preenchimento dos questionários apresentados. Todas as atividades avaliativas serão assíncronas. Os trabalhos avaliativos deverão ser submetidos utilizando a respectiva ferramenta que será disponibilizada no Moodle para tal ação.

7.1. Trabalhos escritos

O aluno deverá ser capaz de elaborar uma proposta de pesquisa com base no seu conhecimento e na sua área de interesse. O primeiro trabalho escrito (T1) consistirá na apresentação de um pré-projeto de pesquisa que deverá ser entregue ao final do Módulo 3 e onde deverão constar as ideias centrais a serem desenvolvidas, bem como um breve resumo das referências bibliográficas utilizadas para seu embasamento. O segundo trabalho escrito (T2) consistirá em um texto contendo os tópicos necessários para apresentação de um projeto de pesquisa completo que deverá ser entregue ao final do Módulo 6, elaborado a partir do trabalho escrito T1. Os textos serão avaliados segundo o modo como o aluno aborda trabalhos de outros autores na revisão bibliográfica em função da sua relevância para o tema proposto, como expõe suas justificativas para tal, quais objetivos espera atingir e como propõe executá-lo dentro de um cronograma. A adequação à norma culta da língua portuguesa, a adequação às normas ABNT e a clareza na abordagem científica do problema apresentado também serão considerados critérios de avaliação, e a detecção de plágio acarretará na anulação da nota do respectivo Trabalho Escrito.

(4)

7.2. Questionários

Os questionários avaliativos serão apresentados ao final dos Módulos 2 e 5. As questões poderão ser de caráter objetivo ou dissertativo.

7.3. Fórum de dúvidas

Cada interação relevante no Fórum de Dúvidas para os assuntos tratados na disciplina irá contar como nota de participação para o aluno. Será atribuído 1 ponto a para cada interação pertinente ao conteúdo abordado, até um máximo de 5 pontos.

7.4. Controle de frequência e composição da nota final

O controle de frequência será feito com base na realização das atividades avaliativas, de forma que o aluno deverá dedicar um determinado número de horas para o estudo e execução das mesmas. A frequência será computada apenas para as atividades que forem concluídas. Adicionalmente, a frequência também será controlada através da participação do aluno nas atividades síncronas.

A nota final (NF) será composta por uma pontuação máxima de 75 pontos distribuídos entre as notas dos trabalhos escritos, por uma pontuação máxima de 20 pontos distribuídos entre as notas dos questionários e por uma pontuação máxima de 5 pontos referente à participação do aluno no Fórum de Dúvidas, totalizando assim um valor máximo de 100 pontos. Portanto:

Tipo de Tarefa Valor Carga horária atribuída

T1 – Pré-projeto de Pesquisa 30 4

T2 – Projeto de Pesquisa 45 10

Questionário do Módulo 2 10 3

Questionário do Módulo 5 10 3

Participação em Fórum de dúvidas 5 1

Atividades síncronas - 9

Total 100 30

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CATTON, P., MACDONALD, G. Karl Popper: Critical Appraisals. London: Routledge, 2004. Disponível através do Serviço de Descoberta – EDS do sistema de Bibliotecas da UFU em

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=116082&lang=pt-br&site=eds-live&ebv=EB&ppid=pp_C (acesso em 23/07/2020)

APPOLINARIO, F. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. São Paulo: Cengage

Learning Edições Ltda., 2006. Disponível através do Portal Periódicos CAPES em

https://go-gale.ez34.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?p=GVRL&id=GALE%7C9788522104307&v=2.1&it=etoc&sw=w&

(5)

iniciação científica. São Paulo: EDUC, 2019. Disponível gratuitamente para acesso livre em

https://bit.ly/graduacao_pesquisa (acesso em 23/07/2020).

9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALLEY, M. The Craft of Scientific Writing. New York: Springer, 1996. Disponível através do Portal

Periódicos CAPES em

https://link-springer-com.ez34.periodicos.capes.gov.br/book/10.1007%2F978-1-4757-2482-0 (acesso em 23/07/2020).

COSTA, M.; SALES, L.; SHINTAKU, M. Tópicos sobre dados abertos para editores científicos. São

Paulo: ABEC, 2020. Disponível gratuitamente para acesso livre em

https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Topicos_dados_abertos_editores_cientificos.pdf (acesso em

23/07/2020).

MACEDO, M. F. G.; BARBOSA, A. L. F. Patentes, Pesquisa & Desenvolvimento: um manual de propriedade intelectual. Editora FIOCRUZ, 2000. Disponível gratuitamente para acesso livre em

http://books.scielo.org/id/6tmww (acesso em 23/07/2020).

REY, F. L. G.; SILVA, M. A. F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade. São Paulo: Cengage Learning

Edições Ltda., 2005. Disponível através do Portal Periódicos CAPES em

https://go-gale.ez34.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?v=2.1&id=GALE%7C9788522104352&p=GVRL&it=etoc&sw=w&

Referências

Documentos relacionados

O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com até 5 (cinco)dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito

Com este compromisso, nasce o novo edifício Soul - um edifício para viver, amar e entregar-se de Corpo e Alma.. We all live, love and put our time

Se você já leu livros de auto-ajuda que prometem que você pode melhorar sua vida se apenas pensar positivamente e achou isso tudo muito idiota, esse livro é para você.. Algumas vezes

O objetivo deste estudo foi realizar a equivalência transcultural de escalas empregadas para a avaliação do nível de atividade física e que são utilizadas como estimativas

[...] nosso casamento pode não vingar se [...] reagirmos um ao outro como se fôssemos crianças ameaçadas e desprotegidas e eles, os pais temidos e com tantos defeitos de nossa

Escoteiros de Portugal - Programa para Jovens. Símbolos e Animais

Obs.: Expectativa da taxa real de juros em 12 meses calculada como a diferença entre a taxa swap pré-DI 360 e a mediana das expectativas para o IPCA para os próx..

GUIART, Jean - Clefs pour l?Anthropologie. Brasileira, Rio de Janeiro, Zahar editores, 1973).. JAULIN, Robert - La