• Nenhum resultado encontrado

SAÚDE A importância de cuidar da saúde durante a pandemia. Leia nesta edição as principais notícias da semana das cidades: Edição Semanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAÚDE A importância de cuidar da saúde durante a pandemia. Leia nesta edição as principais notícias da semana das cidades: Edição Semanal"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CIRCULAÇÃO: Carapicuiba, Barueri, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Cotia

ANO 12 | EDIÇÃO SEMANAL Nº 131 | SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2021

Acesse: www.jacidade.com.br / Facebook: jornalacidadeoficial

Leia nesta edição

as principais notícias

da semana das cidades:

A importância de cuidar da

saúde durante a pandemia

SAÚDE

(2)

Diretora Executiva e Financeira: Andrea Silva Mendonça Diretor, Editor e Jornalista responsável:

Fábio Mendonça Silveira - MTB 54.249/SP / e-mail: fabioacidade@hotmail.com

Secretária Administrativa: Letícia de Jesus Silveira

Depto. Comercial: Luiz de Moura (Paraibinha) - Carapicuíba - 97523-1207

José Moreau (Jandira Itapevi e região) 94038-6967

O JORNAL A CIDADE é uma publicação do GRUPO IDEAL PROPAGANDA EIRELI - ME - CNPJ 07.819.400/0001-72

ANUNCIE! - Tels.: 4167-2758 / 9 9800-2000

E X P E D I E N T E

e-mail: acidade@ig.com.br

O Jornal A Cidade não se responsabiliza por idéais, opiniões e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção deste jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaços e clareza, a resumir cartas, artigos, releases e ensaios.

Os representantes comerciais e colunistas, não têm vínculo empregatício com a Ideal Propaganda EIRELI - ME

Periodicidade: QUINZENAL 10 mil exemplares

Distribuição Gratuita

CIRCULAÇÃO: Carapicuiba, Barueri, Osasco, Santana de

Parnaíba, Cajamar, Jandira, Itapevi, Cotia e Ibiúna

ANO 11

Acesse o Portal: www.jacidade.com.br jornalacidadeoficial

Administração, Redação, Publicidade e Diagramação: SEDE PRÓPRIA

Estr. Egilio Vitorello, 68 - CEP 06365-210 - Jd. Maria Beatriz - Carapicuiba - SP

A prefeitura de Taguaí, onde Carniato era prefeito, decretou luto oficial; ele estava internado na UTI desde 1º de abril

Jair Carniato é o 9ª prefeito a morrer

vítima da Covid-19 no estado de SP

O prefeito de Taguaí, no interior de São Paulo, morreu vítima da Covid-19; ele estava internado em esta-do grave desde 1º de abril

Foto: Reprodução/Prefeitura de Taguaí

A Covid-19 causou a morte de mais um prefeito no exercí-cio do mandato, no interior de São Paulo. O prefeito de Ta-guaí, Jair Cariovaldo Carniato (PTB), de 62 anos, morreu nes-ta sexnes-ta-feira (16) após 18 dias internado com sintomas graves da doença.

Ele é o 9º prefeito paulista vitimado pelo coronavírus des-de o início da pandes-demia, em março de 2020. Carniato já ha-via sido vereador por dois man-datos e estava à frente da pre-feitura da cidade pela quarta vez. O vice-prefeito Eder Car-los Fogaça (Republicanos) as-sume a prefeitura.

Carniato foi diagnosticado com a doença no dia 29 de mar-ço, mas continuou trabalhando remotamente.

Dez dias depois, foi interna-do e no dia 1º de abril, já em estado grave, foi transferido para a UTI de um hospital par-ticular de Londrina, no norte do Paraná.

Ele chegou a ser intubado devido às complicações da do-ença, mas não resistiu. Seu se-pultamento aconteceu nesta sex-ta, no Cemitério Municipal de Taguaí.

A prefeitura divulgou nota lamentando a morte. "Hoje o povo de Taguaí está triste e cho-ra a perda de um taguaiense que dedicou sua vida ao município", diz a publicação. Foi decretado luto oficial.

Outros prefeitos vitimados pelo coronavírus

No dia 7, morreu João Car-los Rainho (PSDB), prefeito de Dirce Reis, também vítima da Covid-19. No dia 1º deste mês, a doença matou o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PSD) e, em 29 de março, o prefeito Tarek Dargham (PTB), de Guararapes.

No ano passado, haviam morrido após contrair a Covid-19 Antonio Shigueyuki Aiacida

Lula celebra decisão do STF e já planeja viagens pelo Brasil de olho em 2022

(PSD), prefeito de Mairiporã; Benedito da Rocha Camargo Junior (PSD), de Pardinho;

Wair Jacinto Zapelão (PSDB), de Santa Clara d'Oeste; Rodri-go Santana Rodrigues (DEM),

de Santo Antônio de Aracanguá, e Antônio Carlos Vaca (PSDB), de Borebi, a primeira vítima.

POLÍTICA

Lula disse para aliados

que planeja viajar pelo

Brasil para conversar

pessoalmente com nomes

que serão importantes na

disputa presidencial

em 2022

Após a decisão do STF (Su-premo Tribunal Federal) que anulou as condenações contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente já planeja seus próximos passos políticos visando às eleições de 2022. As informações são da âncora e analista da CNN Daniela Lima.

Lula disse para aliados que planeja viajar pelo Brasil para conversar pessoalmente com nomes que serão importantes no cenário eleitoral do próximo ano. O petista disse ainda que se sente seguro em realizar es-sas viagens, pois já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O ex-presidente quer estabe-lecer diálogo com governadores de estado e partidos aliados e governadores de partidos de centro para iniciar a costura para as próximas eleições e evitar que embates locais afetem as alian-ças nacionais.

Uma das situações que Lula

busca intervir é em Pernambu-co, onde o PT planeja disputar o governo, mas provavelmente terá de enfrentar a tentativa de reeleição de Paulo Câmara (PSB). Lula tentará conversar com o governador para buscar não rachar a esquerda no esta-do.

Ex-presidente já se vacinou contra a Covid-19 e, por isso, se sente mais seguro para as viagens

Foto: Ex-presidente Lula foi vacinado em posto drive thru na cidade de São Bernardo do Campo

VENDO ELEVADOR

SEMI-NOVO

ANO 2015/MOD.

2016

(ÚNICO DONO)

220 VOLTS

4 TONELADAS

TRATAR COM JOÃO:

94149-7440

VENDO ESTE ELEV

ADOR!

VENDO ESTE ELEV

(3)

A técnica de enfermagem Luciana Santos conta que a ale-gria das pessoas que chegam para tomar a vacina contra a Covid-19 é contagiante. “É ní-tida a alegria, a empolgação, a ansiedade, a esperança de que dias melhores virão por parte das pessoas que estão sendo vacinadas. Todas as pessoas que passam por esse momento têm a mesma alegria”, descreve.

Não é à toa que a Campa-nha Vacina Solidária vem rever-tendo em uma bonita onda de amor em forma de doações a quem mais precisa. Essa ener-gia boa está impregnada em cada item trazido, voluntaria-mente, por quem está indo re-ceber sua dose.

É justamente essa onda de esperança trazida pela vacina que o secretário de Comunica-ção, Thazio Gomiero, quis in-corporar ao ato solidário quan-do idealizou a campanha. “A chegada da vacina contra a Co-vid trouxe muita esperança e compaixão para uma população que estava desanimada e com medo. Ao mesmo tempo, a pan-demia deixou muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Então, com o apoio do Fundo Social e da Secretaria de Saú-de, nós da Comunicação deci-dimos ligar essas duas pontas: quem quer ajudar e quem está precisando. A adesão tem sido muito grande e agradecemos a população de Barueri, que

sem-Campanha Vacina Solidária gera

primeira remessa ao Fundo Social

pre se engaja muito nas campa-nhas sociais”, declara Thazio.

Em curso desde o início de abril, a Campanha Vacina Soli-dária, empreendida pela Secre-taria de Comunicação (Secom) com o apoio da Secretaria de Saúde de Barueri, recebe doa-ções de itens de higiene e ali-mentos não perecíveis nos seis polos de vacinação e também no CAP (Centro de Aperfeiço-amento de Professores).

Ninguém é obrigado a doar. A ideia é que aqueles que este-jam indo tomar a vacina, caso desejem, contribuam. Toda a arrecadação está sendo levada ao Fundo Social de Solidarie-dade Estrela Guia, que pronta-mente distribui entre as famíli-as em situação de vulnerabili-dade social.

A primeira entrega ocorreu nesta quarta-feira (dia 14), contendo mais de meia tonela-da de alimentos, além dos itens de limpeza e higiene.

A Secom, na pessoa do se-cretário Thazio, e a Secretaria de Saúde, representada pelo se-cretário Dionisio Alvarez Ma-teos Filho, parceiras nessa em-preitada, foram muito bem re-cebidos pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sônia Furlan, e pela secretária de Assistência e Desenvolvi-mento Social (Sads), Adriana Bueno Molina, quando foram levar o que foi arrecadado nes-ses primeiros dias de campa-nha.

Meia tonelada de amor ao próximo

“Eu tenho tanto orgulho da nossa cidade! Porque ela é tão solidária em todos os momen-tos, e poder aliar a ação da vacinação com a ajuda para as pessoas que estão passando por um momento de muita dificul-dade é de uma ajuda valorosa. Nós agradecemos a todos vo-cês que têm nos ajudado para que a gente possa levar tran-quilidade a essas famílias nes-se momento que está nes-sendo tão difícil. E que nós possamos sempre ser a cidade que nós somos: uma cidade solidária, preocupada com o próximo, e que sempre vai socorrer aque-le que estiver precisando”,

dis-se Sônia Furlan no momento da entrega dessa primeira re-messa.

Ajude

Toda ajuda é bem-vinda. As doações estão sendo recebidas nos sete polos de vacinação espalhados pela cidade, contando com o CAP, que está destinado à imunização de professores. Os polos abrem das 7h30 às 18 todos os dias, até mesmo aos finais de semana e feriados.

Postos de vacinação de Barueri recebem doação de alimentos e produtos de higiene

“A adesão tem sido

muito grande e

agradecemos a

popula-ção de Barueri, que

sempre se engaja muito

nas campanhas

soci-ais”, declara Thazio.

(4)

ANIMAIS SILVESTRES DE BARUERI

Em reunião ordinária das conselheiras do Fundo Social de Solidariedade de Barueri na úl-tima quinta-feira (dia 15) foi apresentada a nova integrante: Damaris Borges Piteri.

A presidente do Fundo So-cial de Solidariedade, Sônia Fur-lan, a apresentou dizendo que nos últimos tempos o Fundo Social tem acumulado uma so-brecarga de trabalho no auxílio aos mais vulneráveis e que pre-cisava de toda ajuda necessária para ampliá-lo ainda mais.

Ao apresentar Damaris como nova conselheira, Sônia Furlan contou que elas foram presidentes do Fundo Social quando eram muito jovens, em 1982: “ela exerceu o cargo duas vezes em Jandira e desenvolveu um belo trabalho. Desde então, nunca parou com o trabalho de ajuda aos mais vulneráveis”. Damaris agradeceu dizendo acreditar que para o trabalho ser bom é preciso “amor, miseri-córdia e caridade”.

Fundo Social de Barueri

apresenta nova conselheira

Novos projetos

Sônia Furlan apresentou no-vos projetos envolvendo pesso-as em situação de rua.

Um deles envolve a 4ª tur-ma do ReNascer. Utur-ma parceria firmada com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Am-biente (Sema) permitirá uma horta verde orgânica no Parque Ecológico de Barueri. Os horti-frútis produzidos pelos integran-tes do ReNascer seriam desti-nados para famílias vulneráveis e as que recebem aluguel soci-al. Haveria também uma con-trapartida dos beneficiados, que doariam material reciclável. Além de promover uma educa-ção ambiental, essa ideia ajuda-ria a Cooperyara (cooperativa de coleta seletiva).

Prestação de contas

A presidente do Fundo So-cial prestou contas em relação as doações recebidas e como foi feita a distribuição. Relatou que em 2020 foram recebidas 149 toneladas de alimentos e só nos dois primeiros meses de 2021 chegaram ao Fundo Social 148 toneladas. O montante permi-tiu o atendimento de 3.718 fa-mílias e repasses a 16 Organi-zações da Sociedade Civil (OSC´s).

Em março deste ano foram recebidas 500 cestas básicas, 500 kits higiene e material de limpeza (1.354 litros, 100 espon-jas e 200 pedras de sabão).

Sônia Furlan contou ainda que somente em um final de semana, a Campanha Vacina Solidária, criada pela Secretaria de Comunicação com o apoio da Secretaria de Saúde, somou meia tonelada de alimentos e

produtos de higiene.

Mais novidades

Ainda em abril, a intenção é dar início à Campanha do Aga-salho e entregar para Organiza-ções da Sociedade Civil e garis, cobertores e agasalhos produ-zidos pelo Núcleo de Moda. Na fase inicial também serão aten-didas a Casa da Criança, A Co-operyara e o Asilo municipal.

Fundo social

Criado pela Lei 613 de 1987, o Fundo Social de Solidarieda-de tem por finalidaSolidarieda-de a mobili-zação e organimobili-zação da comu-nidade para atender as necessi-dades e problemas sociais lo-cais. Com a nova integrante, o órgão passa a ter 11 conselhei-ras com mandato de dois anos. A função é voluntária e não tem remuneração.

Com a nova integrante,

o órgão passa a ter

11 conselheiras com

mandato de dois anos.

A função é voluntária e

não tem remuneração.

Na tarde de terça-feira (dia 13), o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) realizou a soltura de 13 aves (1 gavião, 1 Carijó, 2 bem-te-vis, 5 tico-ticos e 4 sabiás la-ranjeira) no Parque Ecológico de Barueri.

Essa medida visa a devolu-ção de aves nativas ao seu ha-bitat natural após o processo de recuperação da saúde física dos bichos e sua readaptação para voltar a conviver na natureza. A maioria dos animais recupe-rados pela Polícia Ambiental ou pela Guarda Ambiental são apreendidos, mas também po-dem ser resgatados ou de en-trega voluntária.

“Esses animais que a gente soltou hoje vieram basicamen-te de tráfico, são animais apre-endidos e alguns deles eram fi-lhotes resgatados pela popula-ção”, esclarece a bióloga e ges-tora do Cetas, Erika Sayuri Kaihara.

Erika explica que todos os animais passam por uma série

de avaliações e tratamentos até a reinserção na natureza, mas que os filhotes chegam muito novos e exigem ainda mais aten-ção. “Eles são tratados um a um, pesados diariamente, monitora-dos diariamente, até eles con-seguirem se alimentar sozinhos e começar o processo de reabi-litação pra dar início à soltura, que é treinamento de vôo, for-rageamento etc. Esse processo leva, em média, seis meses e depois eles já estão aptos para a soltura – isso no caso dos pas-seriformes, que são os animais que a gente soltou hoje”, diz.

Cetas

O Centro atua em defesa dos animais silvestres, traba-lhando para que retornem ao seu ambiente nativo após serem ví-timas de tráfico e de acidentes em meio urbano. Atualmente, o Cetas de Barueri abriga 426 ani-mais aguardando destinação. Neste ano de 2021, 56 já fo-ram devolvidos à natureza. Al-guns deles, como não são nati-vos de São Paulo, precisam ser encaminhados aos seus Estados de origem e, em conjunto com

Cetas realiza mais uma soltura de aves,

desta vez no Parque Ecológico

outros Centros, é necessária uma logística específica para essa repatriação.

Processo de reabilitação

Quando os animais che-gam ao Cetas, passam pelo período de quarentena, quan-do são feitos exames. Ao não apresentarem problemas de saúde, são encaminhados para a fase de reabilitação. Quando é identificado algum problema de saúde nessa fase inicial, é realizado um trabalho de recomposição de seu estado físico. O tempo médio costuma variar para cada animal, mas a estimativa é de três a 12 meses desde sua chegada até estar apto à soltura.

Contato

Em caso de dúvidas, os mu-nícipes podem entrar em con-tato com o Cetas Barueri no te-lefone (11) 4689-0314. Já em caso de resgate, o contato deve ser com a Guarda Municipal Ambiental no número (11) 4199-1400.

(5)

EDUCAÇÃO

Após uma reunião realiza-da na manhã de terça-feira, dia 13, o prefeito Rubens Furlan reavaliou a possibilidade do re-torno das aulas presenciais que estava previsto para o dia 19 de abril.

Segundo o prefeito, a inicia-tiva aconteceu após análise da opinião pública manifestada nas redes sociais.

“Se a população não dese-ja que as aulas retornem agora, não tem problema, nós vamos marcar uma outra data. Talvez 3 de maio, pra gente analisar. Nós estamos aqui pra fazer o que é certo. Reuni os profissio-nais da educação e eles me dis-seram que de fato não é o mo-mento ideal pra ter o retorno das aulas, então cancelamos, não volta mais no dia 19, va-mos botar mais 15 dias pra fren-te, dia 3 de maio, aí nós faze-mos uma outra análise, antes mesmo de tomar a decisão. Se a situação for mais favorável do que essa, nós voltamos as au-las, se não for, nós esperamos um pouco mais”, declarou o prefeito em vídeo divulgado em suas redes sociais.

Após reavaliação, Barueri deve retornar

aulas presenciais a partir de maio

de 47 anos de idade começa-ram a ser vacinados (Saiba mais AQUI). Nos três dias de imunização, cerca de 1000 profissionais já haviam toma-do a vacina contra a Covid 19. A partir das próximas semanas, novos grupos de profissionais também receberão a primeira dose.

Fotos: Suseli Honório / Secom

Em maio será reavaliada a possibilidade de retorno das aulas presenciais É importante salientar que

quando as aulas presenciais re-tornarem, os pais que não se sentirem à vontade para enviar os filhos às escolas poderão contar com as aulas remotas, bem como todas as atividades garantidas, até o final da pan-demia.

Furlan reforçou que nenhu-ma decisão tem sido tonenhu-mada de forma irresponsável, uma vez que a segurança da população está sempre em primeiro lugar. “A minha preocupação sempre foi com o bem-estar social do nosso povo. As escolas estão equipadas pra receber com se-gurança as crianças, não tem ne-nhum tipo de irresponsabilida-de numa irresponsabilida-decisão irresponsabilida-dessa”.

O secretário de Educação, Celso Furlan, garante que todas as providências estão sendo to-madas para um retorno tranqui-lo e seguro. “Estamos trabalhan-do para garantir que totrabalhan-dos os professores e a equipe de pro-fissionais das escolas, bem como as crianças e adolescentes, te-nham segurança e a garantia do cumprimento dos protocolos sa-nitários”, disse o secretário.

Vacinação

Desde o sábado, dia 10 de abril, os professores com mais

Kit da Merenda

Independentemente do re-torno às aulas presenciais, to-dos os estudantes da rede terão direito de receber o kit com os itens da merenda referente ao mês de abril. A entrega deve acontecer ainda nesta semana.

Transporte Escolar

De acordo com a Secretaria de Educação de Barueri, o De-partamento de Transporte Es-colar já está organizando tudo para atender aos estudantes que têm direito ao serviço assim que as aulas forem retomadas.

O Senai “José Ephim Mind-lin”, de Barueri, volta a abrir novas inscrições para o curso de Técnico em Processos Grá-ficos, previsto para início no 2º semestre deste ano. As inscri-ções podem ser feitas de 12 a 26 de abril.

Os aprovados serão divulga-dos no dia 8 de junho a partir das 14h no site ou diretamente na escola.

Para participar, o interessa-do deverá acessar a página AQUI para se inscrever e obter Informações sobre o processo seletivo dos candidatos, perío-do de divulgação perío-dos resultaperío-dos, matrícula e convocação dos aprovados. Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 53,00.

O curso será ministrado nos períodos da manhã, tarde e noi-te, terá carga de 1.200 horas, duração de três semestres e en-trega de diploma reconhecido pelo MEC, que é pré-requisito para muitas empresas da área.

CURSO TÉCNICO

Senai Barueri abre inscrições para

Técnico em Processos Gráficos

Pré-requisitos

Para o período diurno é ne-cessário que o candidato tenha concluído, no mínimo, a 1ª sé-rie do Ensino Médio e que es-teja matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Já para o horário noturno, o interessado precisa ter finaliza-do o Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Serviço

O Senai de Barueri foi construído e entregue pela Prefei-tura e fica na alameda Wagih Sales Nemer, 124 (ao lado da Câmara Municipal), no Centro. O telefone para contato é o 4199-1930.

O curso

Técnico de Processos Gráficos é um curso que tem por objetivo habilitar profissionais em controle dos processos de produção gráfica, desenvolvimento e confecção de produtos grá-ficos, seguindo normas téc-nicas, de qualidade, meio ambiente, saúde e seguran-ça no trabalho.

(6)

DOAÇÃO

Para auxiliar as famílias que neste momento de pandemia es-tão necessitando de uma aten-ção especial, a prefeitura, por meio do Fundo Social de Soli-dariedade de Santana de Par-naíba, está solicitando às pes-soa que forem se vacinar con-tra a covid-19 na Arena de Eventos e que tenham condi-ções, a doação de um quilo de alimento não perecível.

A distribuição de tudo o que for recebido será feita por meio de ações sociais que serão rea-lizadas no município, pois além da pandemia de coronavírus a fome vem sendo uma das prin-cipais preocupações no Brasil, segundo dados do Inquérito Nacional Sobre Insegurança Ali-mentar da Rede Brasil de Pes-quisa em Soberania e Seguran-ça Alimentar e Nutricional.

Vale ressaltar que a doação não é obrigatória para receber a vacina, e que elas também po-dem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Pedro Procópio, 213 -Centro.

Fundo Social de Santana de Parnaíba

arrecada alimentos no posto drive-thru

de vacinação contra o coronavírus

Foto: Dario Souza

(7)

SEGURANÇA

A prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secreta-ria Municipal de Emprego e Desenvolvimento, Ciência, Tec-nologia e Inovação - SEMEDES em parceria com o SEBRAE, atendendo as necessidades dos comerciantes da cidade, está com as inscrições abertas para cursos com as seguintes moda-lidades: como criar sua conta no WhatsApp Business, como anunciar no Google Ads, como criar uma conta empresarial no Instagram, como anunciar no Facebook e no Instagram, live descomplique fluxo de caixa e vendas e seminário de créditos.

Prefeitura de Santana de Parnaíba abre inscrições para

cursos de capacitação profissional para comerciantes

Os cursos acontecerão de forma online nos dias 14, 15, 16, 19, 20, 22 e 23 de abril, das 19h às 21h, as inscrições vão até quarta-feira (14). Para se inscrever, o candidato pode en-trar em contato pelo telefone: 4622-8250 ou pelo link https:// forms.gle/xthGu6fiovuJSEa57. Apesar de serem voltados aos comerciantes da cidade para que possam se capacitar, qual-quer munícipe poderá reali-zar os cursos e ao final das aulas será emitido um certi-ficado SEBRAE para todos aqueles que concluírem todas as modalidades.

Foto: Divulgação

Os cursos acontecerão de forma online

Apesar de voltados aos

comerciantes, os cursos poderão

ser realizados por munícipes

De acordo com a Infosiga do Governo do Estado de São Pau-lo, o uso do celular ao volante é o maior causador de acidentes de trânsito na cidade. Com os dados obtidos pelo sistema IN-FOCRIM é possível identificar que no primeiro trimestre de 2019, 2020 e 2021 houveram 579 ocorrências de trânsito. Conforme a Administração Na-cional de Segurança Viária dos Estados Unidos, o uso do apa-relho aumenta em 400% os ris-cos de acidente e de acordo com a Associação Brasileira de Me-dicina de Tráfego, o uso de ce-lular ao volante é a terceira mai-or causa de fatalidades no trân-sito no Brasil.

Com base nos dados apre-sentados, a colisão é a maior na-tureza das ocorrências de trân-sito em Santana de Parnaíba, com 349 registros, seguido por lesão corporal culposa com 103 e embriaguez com 31.

As ocorrências nos 3 primei-ros meses dos últimos 3 anos sofreram redução no município, em 2019 foram registradas 148 ocorrências, em 2020 foram 108 e em 2021 apenas 93. O uso de celular ao volante é considera-do infração gravíssima, senconsidera-do passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na car-teira de habilitação.

Cidade nos últimos 3 anos reduziu o número de ocorrência pelo uso de celular ao volante

Com base nos dados

apresentados, a

colisão é a maior

natureza das

ocorrên-cias de trânsito

Celular ao volante é a maior causa de

(8)

Para imunizar os grupos pri-oritários o mais breve possível contra a Influenza, a Prefei-tura de Santana de Parnaíba se antecipou com relação ao calendário nacional (que pre-vê o início das aplicações na segunda, 12) e iniciou neste sábado (10) a campanha de vacinação contra a doença nas unidades de saúde do município, das 08h às 17h, c o m e x c e ç ã o d a s U B S s Chácara das Garças, Refú-gio dos Bandeirantes, Sítio do Morro e Ingaí, que funcionarão até às 16h.

Crianças de seis meses de vida a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, po-vos indígenas e trabalhadores da saúde fazem parte do

pri-Prefeitura de Santana de Parnaíba

antecipou e iniciou

meiro grupo prioritário a re-ceber o imunizante e devem ser vacinados até o dia 10/05. (Confira na tabela acima o cro-nograma nacional para os de-mais grupos prioritários).

I m p o r t a n t e d e s t a c a r que, a princípio, as vaci-nações se darão apenas aos sábados, pois apesar de o município dispor de toda estrutura necessária para as aplicações, dependerá do recebimento das doses enviadas pelo Estado para o andamento da campanha e que a imunização contra a Influenza se faz importante também no combate ao co-ronavírus, já que eliminará sin-tomas similares aos causados pela Covid-19.

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

Vale também ressaltar que não é recomendado a vacina-ção simultânea contra a

influ-enza e o coronavírus, devendo o paciente optar, preferencial-mente, pela imunização contra

a Covid-19, e respeitar um in-tervalo mínimo de 14 dias en-tre as vacinas.

(9)

A reestruturação no sistema de atenção básica trouxe uma redução de 80% na ocupação dos leitos com respiradores e mais de 70% nos leitos de en-fermaria.

A alteração no sistema de atendimento para casos suspei-tos de coronavírus, foi justifi-cada pelo volume médio de atendimentos no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), que estava entre 150 e 200 atendimentos diários, oca-sionando momentos de aglome-rações.

Para solucionar a problemá-tica levantada, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde, informou que a partir daquela data o muníci-pe deveria: (Veja na arte ao lado).

Além dos sintomas descri-tos, pacientes que possuem os fatores de risco como: Doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica, também devem procurar o CCC

Após reestruturação no atendimento aos munícipes para casos suspeitos de covid-19.

para atendimento, mesmo apre-sentando os sintomas conside-rados leves.

Com a reestruturação foi re-servado um local, em cada UBS, para o atendimento de casos de COVID-19, evitando desta maneira o contato de pa-cientes que não apresentam sin-tomas de coronavírus com

ou-tros pacientes.

Mesmo diante de uma notí-cia positiva é necessário des-tacar que estamos vivendo um momento crítico da pan-demia instalada e, por isso, é necessário que todos con-tribuam, evitando qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara e

higieniza-Jandira apresenta redução

no número de internações

ção das mãos.

Por fim, a Secretaria Muni-cipal de Saúde orienta que o mu-nícipe que precisar ir, com

acompanhante, até as UBSs ou ao CCC, que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.

Na última segunda-feira, dia 12, a Prefeitura de Jandira pu-blicou o decreto nº 4375 que estende medida de quarentena no âmbito do município até o próximo Domingo, dia 18.

O decreto destaca que, tal decisão considerou o aumento das internações motivadas pela COVID-19 que tem sido diari-amente noticiadas nas últimas semanas pela grande mídia e im-prensa e também tem o intuito de acompanhar o decreto do Governo do Estado de São Pau-lo nº 65.613, de 09 de abril de 2021, que decretou a mesma ex-tensão, seguindo as recomenda-ções do Centro de Contingên-cia do Coronavírus do Estado de São Paulo, instituído pela Re-solução no 27, de 13 de março de 2020, da Secretaria da Saú-de.

O atual decreto, manteve em vigor todas as medidas instituí-das no decreto municipal n° 4.362/2.021 e decreto 4.370/

Jandira estende a quarentena no município

até o próximo Domingo, dia 18

O decreto destaca que, tal decisão

considerou o aumento das internações

motivadas pela COVID-19

2021.

O decreto n° nº4362/2021 vedou:

- O atendimento presenci-al ao público, inclusive median-te retirada ou “pegue e leve”, em bares, restaurantes, “shop-ping centers”, galerias e estabe-lecimentos congêneres e comér-cio varejista de materiais de construção, permitidos tão so-mente os serviços de entrega (“delivery”) e “drive-thru”;

- A realização de cultos, missas e demais atividades reli-giosas de caráter coletivo; b) eventos esportivos de qualquer espécie;

- A reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, como portal ecológico, praça de eventos e área de lazer municipal, obser-vado o disposto no § 1o do arti-go 8o-A do Decreto no 64.994, de 28 de maio de 2020, acres-centado pelo Decreto n° 65.540, de 25 de fevereiro de 2021;

SAÚDE

COMBATE À COVID

- O desempenho de ativi-dades administrativas internas de modo presencial em estabe-lecimentos comerciais e presta-dores de serviços não essenci-ais. O mesmo decreto suspen-deu o atendimento ao público em geral nas repartições públi-cas por tempo indeterminado, sendo que a suspensão não se aplica aos serviços essenciais da Prefeitura Municipal.

O decreto nº 4.370/2021 trata do expediente nas repartições pú-blicas, mesmo com o atendi-mento ao público suspenso, de-finindo que ele continuará sen-do das 10:00 às 16:00 horas, fi-cando a critério das Secretarias a possibilidade de adoção de ho-rários alternativos para atender a demanda interna.

Acesse nossas mídias digitais:

Site:

www.jacidade.com.br

jornalacidadeoficial

(10)

SEGURANÇA

Na última segunda-feira, dia 12, a equipe da Ronda Ostensi-va com Motocicletas (ROM) es-tava em patrulhamento pela rua São Caetano do Sul, Par-que Santa Tereza, e visuali-zou um homem que ao per-ceber a presença da equipe, jogou uma sacola próximo a um veículo e, tentou se es-conder em um estabeleci-mento comercial. Após rea-lizar a abordagem do suspei-to, localizou-se na sacola 244 porções de entorpecentes. Por fim o suspeito foi encaminha-do para a Delegacia de Polícia, ficando a disposição da justiça.

A segunda ocorrência, em destaque, ocorreu na tarde de ontem, dia 14. Nela a Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu uma denúncia, que relata ter visto três suspeitos que, aparen-temente, forçavam uma pessoa a sacar dinheiro no Assaí ataca-dista, de Jandira. Após a con-sulta do emplacamento do veí-culo dos suspeitos, as equipes da ROM e ROMU deslocaram até a residência registrada no do-cumento do carro, onde foi lo-calizado um cidadão assustado,

GCM de Jandira realiza apreensão de drogas

e resgata vítima de sequestro relâmpago

que informou que trabalhava como motorista de aplicativo e, estava sendo mantido em cár-cere por três indivíduos. Após a liberação da vítima, as equi-pes de ronda localizaram, a partir de ferramentas de ras-treamento, o veículo dos

sus-peitos, que estava na via de acesso João de Góes, Jardim Alvorada. Após diligências pelo jardim Ouro Verde fo-ram localizados dois dos sus-peitos, que foram reconhecidos pela vítima e conduzidos à Delegacia de Polícia de Jandira,

onde ficaram à disposição da justiça.

Por fim, destaca-se que tan-to a Ronda Ostensiva Munici-pal (ROMU) quanto a Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM), tiveram, neste ano, sua atuação ampliada e passaram

por um processo de reestrutu-ração com a finalidade de me-lhor atender aos munícipes.

O contato para encaminha-mento de denúncia à GCM é: 47728299. Ressaltamos que to-das as denúncias são totalmen-te sigilosas.

Secretaria de Desenvolvimento

Social de Jandira e parceiros,

entregam mais de 600 marmitex

SEGURANÇA

A Secretaria de Desenvolvi-mento Social de Jandira, em parceria com: Grupo nossa ban-da solidária; Empresa Real Food Brasil e Empresa Carnes Del Sul. Entregaram mais de 630 marmitex nos bairros: Jardim Nossa Senhora de Fátima e Ouro Verde.

As entregas iniciaram a par-tir das 10 horas da manhã e tra-tou-se de uma ação solidária com a finalidade de mitigar os impactos que a atual pandemia têm trazido principalmente às famílias mais carentes de nossa cidade.

(11)

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Carapicuíba antecipou para quinta-feira (15) a vacinação contra a covid-19 dos idosos com 66 anos ou mais. O município já aplicou mais de 45 mil doses.

A campanha de imunização está sendo realizada em dois polos. No Ginásio Ayrton Sen-na são vaciSen-nados os idosos que chegarem a pé. Já no Estádio do Niterói, a vacinação será no sistema drive-thru (dentro do carro). Os locais realizam a va-cinação da 1ª e 2ª dose. A vaci-nação nesta semana acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e, no sábado, das 8 às 13 horas.

Os documentos necessários para os idosos são: RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em nome do idoso. Caso não tenha o comprovante de residência, o idoso deve pro-curar a Unidade Básica de Saú-de mais próxima Saú-de sua casa para cadastro no programa Es-tratégia Saúde da Família. Também será aceito compro-vante de residência no nome de familiar, desde que com-prove parentesco de primeiro grau com o idoso.

Carapicuíba antecipa vacinação contra

a covid-19 dos idosos com 66 anos

Imunização inicia na quinta-feira (15) no Estádio do Niterói e Ginásio Ayrton Senna

Já os profissionais da edu-cação com 47 anos ou mais de-vem apresentar o comprovante de cadastro no site Vacina Já Educação, que será enviado para o e-mail da pessoa, RG, CPF, holerite ou carteira de tra-balho. Vale ressaltar que cada profissional deve ser vacinado no município em que atua pro-fissionalmente.

Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, apresen-tando dificuldades ao locomo-ver-se, serão vacinados em casa. Para esse serviço, caso o idoso não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefei-tura, o familiar deve realizar cadastro na UBS mais próxima de sua residência.

Fique atento

Idosos com 66 anos ou mais e que sejam pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula ós-sea), imunossuprimidos, do-enças reumáticas e pacientes com HIV apresentem uma prescrição médica autorizan-do receberem a vacina. É importante conversar com o médico antes de comparecer no local de vacinação.

Vacina já

O Governo do Estado lan-çou o site “Vacina Já” www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a vacinação contra a covid-19. Nele, as pessoas po-dem fazer um pré-cadastro, mas vale a pena ressaltar que não é um agendamento. O preenchi-mento não é obrigatório, porém facilita o atendimento na hora da vacinação para evitar aglo-merações.

Serviço

Vacinação contra covid-19

Idosos a partir de 66 anos

Local: Ginásio Ayrton Senna (vacinação de idosos a pé) Endereço: Av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V

Local: Estádio do Niterói (vacinação no sistema drive-thru – dentro do carro)

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II

ALIMENTAÇÃO

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar neste pe-ríodo de pandemia de Covid-19, os 59 restaurantes Bom Pra-to estão funcionando normal-mente. De janeiro a março de 2021, o local já serviu 18 mil cafés da manhãs, 108 mil almo-ços e 27 mil jantares, totalizan-do 153 mil refeições. A partir das 7h o café da manhã come-ça a ser oferecido, encerrando os serviços com o jantar, que é disponibilizado até às 19h.

Em junho de 2020, a Secre-taria de Desenvolvimento Soci-al do Estado de São Paulo esta-beleceu a gratuidade das refei-ções oferecidas em todas as unidades do restaurante à po-pulação em situação de rua, mediante a apresentação de um cartão com QR Code. A Prefei-tura de Carapicuíba foi um dos municípios que aderiu à inicia-tiva. A Secretaria de Assistên-cia SoAssistên-cial de Carapicuíba dis-tribuiu os cartões com a

tecno-Bom Prato Carapicuíba já serviu mais de 150 mil

refeições no primeiro trimestre de 2021

Mediante cadastramento, pessoas em situação de rua têm gratuidade nas refeições

logia QR Code, disponibilizados pelo Estado.

No município, as pessoas em situação de rua também po-dem contar com os serviços de assistência do Centro de Refe-rência Especializado para Popu-lação em Situação de Rua (Cen-tro POP). O equipamento pú-blico oferece local para banho e itens de higiene pessoal, doa-ção de roupas e calçados, en-caminhamentos médicos, docu-mentos, e ainda conta com equipe capacitada, com psicó-logos e assistentes sociais, além de orientações sobre medidas de prevenção contra a Covid-19. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Bom Prato Carapicuíba

Quando: Todos os dias, das 7h às 19h

Café da manhã: 7h às 9h / Almoço: 10h30 às 14h / Jantar: 17h às 19h

Local: Av. Miriam, 385 -Centro

(12)

Texto institui o dia 18 de fe-vereiro como data em memória aos falecidos pela pandemia

A Câmara Municipal de Carapicuíba, aprovou, em se-gunda discussão, nea terça-fei-ra (13), o Projeto de Lei n° 2.729/2021. A propositura, de autoria do vereador Eduardo Zezinho (Considerado), do MDB, institui o dia 18 de feve-reiro como data em memória aos falecidos em decorrência da COVID-19.

Considerado também assi-na outros documentos apresen-tados essa semana na Câmara. Destaque para a indicação n° 622/2021, que solicita a inclu-são dos alunos das Redes Mu-nicipal e Estadual de Ensino no plano de vacinação contra o Coronavírus.

ATUAÇÃO DO VEREADOR ZEZINHO (CONSIDERADO)

Câmara de Carapicuíba aprova P.L. que

homenageia as vítimas da COVID-19

Foto: Divulgação / CMC Eduardo Zezinho (Considerado) é autor do Projeto de Lei n 2.729/ 2021, aprovado na Câmara

de trabalhadores de transporte coletivo

Consórcio de Prefeitos da Região Oeste e para o Governador

do Estado de São Paulo receberão o documento

Por Enéas Santos Assessoria de Imprensa

Vereador Prof. Naldo

Nesta segunda feira (12/04/ 2021) a convite do Vereador Prof. Naldo de Carapicuíba e d e L u i z C a n d i d o Va l e n t i m , Presidente do Sindicato dos Condutores de Osasco e Região, juntamente com 16 vereadores da Região Oeste Paulistana e mais sindicalistas ligados ao transpor-te coletivo, realizou-se uma reu-nião em Carapicuíba para discutir as consequências da pandemia de covid-19 nos trabalhadores de transporte coletivo. O deputado federal Alencar Braga (PT) parti-cipou, enviando um vídeo com a

Vereador Prof. Naldo, e todos que assinaram o documento

mensagem “mediante a atraso e escassez da vacinação, que não garante vacinação a todos, temos que exigir que categorias que não podem parar, tenham direito à va-cina”. Também esteve presente a reunião Raimundo Custódio da Costa representando a empresa Del Rey Transportes.

O Ve r e a d o r P r o f . N a l d o (PT) defendeu que “estes pro-fissionais estão extremamen-te vulneráveis, trabalham a uma distância de menos de 1 metro dos passageiros que entram nos veículos ou passam pela catraca do cobrador, e com o agra-vante da lotação dos coletivos, evitar a transmissão é praticamen-te impossível”. Foi um ato

supra-Autoridades participantes do ato suprapartidário:

Prof. Naldo (Vereador de Carapicuíba) Renato Caroba (Ass. Dep. Alencar Braga)

Ederson dos Santos Alves (Vereador de Vargem Grande Paulista) Gerson Olisario (Vereador de Embu das Artes)

Luciano Viana (Ver. de Pirapora do Bom Jesus) Cícero Aparecido (Vereador de Itapevi) Elsa Oliveira (Vereadora de Osasco) Bruno Marino (Vereador de Carapicuíba) Abdan Henrique (Vereador de Embu das Artes)

Raimundo Custódio da Costa (empresa de transporte Del Rey Transportes) Márcio de Souza Ramos (JTP)

Fábio Betera (Vereador de Jandira) Ronaldo Costa Matos (JTP)

Luiz Candido Valentim (Pres. do Sincovero) Maurício Alonso Murakami (Ver. de Itapevi) Felipe Augusto Araújo (Vereador de Cotia) Lucimar Marques Moreira (Ver. de Vargem Grande) Carmonio Bastos (Vereador de Osasco) José Vieira (Vereador de Santana de Parnaíba) Emerson Marcio Vitalino (Vereador de Osasco)

Eduardo Zezinho Considerado (Vereador de Carapicuíba)

partidário que reuniu parlamenta-res de vários partidos com um só objetivo: colocar os trabalhado-res do transporte coletivo no

Pla-no Estadual de Vacinação. Na reu-nião ficou decidido que cada ve-reador irá entregar a pauta tratada aos prefeitos de suas cidades para

encaminhamento ao Consórcio de Prefeitos da Região Oeste e para o Governador do Estado de São Paulo.

(13)
(14)

O Prefeito de Osasco, Ro-gério Lins (PODE), anunciou em suas redes sociais a NOVA MATERNIDADE AMADOR AGUIAR. Na noite da última terça-feira (13/04) foi iniciada a reforma e modernização de toda a Maternidade. Uma obra que acontecerá por etapas, em 8 meses, ala por ala. São mais de 10 milhões em investimen-tos, novos quarinvestimen-tos, novos ba-nheiros, novas alas com ar con-dicionado, novo telhado, novas estruturas nos centros cirúrgicos, nova estrutura na UTI Neona-tal e novos equipamentos, tudo para atendermos com muito ca-rinho e mais qualidade as Fa-mílias Osasquenses.

"Transformamos a estrutu-ra do Hospital Antônio Giglio e do Pronto Socorro Santo An-tônio, agora chegou a vez da nossa Maternidade! Deus abençoe nossa Cidade”,

Con-cluiu Lins!

Osasco inicia reforma

de nova maternidade!

SAÚDE

Na última quinta-feira (15/ 04) o Prefeito do Município de Osasco, Rogério Lins, publicou em suas redes sociais que foi eleito Vice-Presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), vale lembrar que o Rogério não é o primeiro prefeito da região a ocupar esse cargo, ele já foi ocupado pelo petista, Sérgio Ri-beiro (PT), que foi ex-prefeito de Carapicuíba por dois (2) man-datos.

"Acabo de ser eleito vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos. Estaremos à fren-te da área de Empreendedoris-mo, onde poderemos colocar em prática a expertise com a

Prefeito de Osasco Rogério Lins (PODE) é eleito

Vice-Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos!

atração de novas empresas, já que Osasco se tornou uma das melhores cidades do Brasil para se investir, de acordo com o estudo da Urban Systems. Re-centemente, Osasco recebeu grandes empresas, como iFood, Mercado Livre, Rappi, Camil, Ambev, entre outras, ge-rando milhares de empregos e renda à cidade.

Outro fator importante é que nossa diretoria executiva da FNP estará encarregada pe-las negociações que levarão à compra de vacina contra a co-vid-19 para as cidades inte-grantes. Deus abençoe nossa jornada". Concluiu Lins!

A melhor divulgação para

o seu produto ou serviço.

www.jacidade.com.br

(15)

LEGISLATIVO

OSASQUENSE

A Câmara Municipal de Osasco iniciou uma campanha interna de arrecadação de ali-mentos que serão doados às fa-mílias osasquenses em situação de vulnerabilidade social, inclu-indo as que entraram nesse ce-nário por causa da pandemia causada pelo coronovírus.

Em todo o Brasil, milhares de famílias foram afetadas pelo drama do desemprego em função da pandemia. E em Osasco, a situação não é di-ferente – o que tem chama-do a atenção de muitas pes-soas dispostas a ajudar, já que a cidade tem a fama de contar com uma população ex-tremamente solidária.

Engajada nessa corrente do bem, a Câmara promoverá uma ação, no período de 15 a 22 de abril, para arrecadar alimentos não perecíveis entre os verea-dores e serviverea-dores. Todos os mantimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, que mantém um cadastro per-manente das famílias que en-frentam risco social, e ao

Ban-Câmara se mobiliza para arrecadar

alimentos e ajudar famílias em

situação de vulnerabilidade social

Objetivo é arrecadar 5 toneladas e amenizar a fome provocada pela pandemia

co de Alimentos de Osasco, que também faz o repasse só para cadastrados, mas nesse caso, via entidades assistenciais do mu-nicípio.

A decisão foi tomada em reunião com os 21 vereadores que compõem a atual Legisla-tura, de forma remota, respei-tando o momento de distancia-mento social que a pandemia impõe. A pauta era exatamente discutir uma estratégia para aju-dar essas famílias, além de de-bater os próximos passos que a Casa de Leis adotará, respeitan-do o Plano São Paulo de en-frentamento à Covid-19.

A ideia é que cada parlamen-tar movimente seu gabinete de forma a atingir a meta de arre-cadação. Para isso, servidores também foram convidados a in-tegrar a campanha.

A iniciativa é um ato coleti-vo de solidariedade de todo o Poder Legislativo osasquense, independentemente das ações individuais de cada um. O mo-mento é crítico, e requer medi-das urgentes.

Câmara de Osasco

contra a fome

Começou nesta quinta-feira (15) a ação para a arrecadação de alimentos não perecíveis movida pela Câmara Municipal. Neste primeiro dia dezenas de servidores se mobilizaram e entregaram suas doações.

Os alimentos arrecadados serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade e ao Banco de Alimentos de Osasco. As entre-gas estão sendo realizadas pelo sistema Drive- Thru, na entrada da Avenida dos Autonomistas, até o dia 22/04, das 10h30 às 16h.

O objetivo da ação é arrecadar 5 (cinco) toneladas de ali-mentos.

As obras do novo Fórum de Osasco estão em sua fase final - a entrega do novo prédio do órgão judiciário está prevista para o final do mês de setem-bro de 2021. Na manhã de ter-ça-feira (13) aconteceu uma vi-sita técnica no local das obras.

Estiveram presentes o pre-feito Rogério Lins (Podemos), o secretário de Obras Waldyr Ribeiro Filho e o secretário de Comunicação Thiago Santos re-presentando o Poder Executi-vo..

O presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), represen-tou o Poder Legislativo. O pro-motor Marco Antônio de Sou-za representou o Poder Judici-ário e o advogado Alexandre Volpiani representou a OAB.

Retomadas em janeiro de 2020, as obras do novo Fórum de Osasco estavam paralisadas

Legislativo participa de visita técnica às obras do novo Fórum de Osasco

Ribamar Silva, presidente da Câmara, representou os vereadores

desde 2015 por conta da falta de recursos.

Para finalizar a construção do Fórum de Osasco, a Prefei-tura concordou em ceder o ter-reno para a obra e se tornou parceiro majoritário na constru-ção.

De acordo com o projeto, o novo Fórum terá 13 andares e está localizado ao lado do fó-rum, atual, no Jardim das Flo-res.

Em 2019, a Câmara de Osasco pediu ao Prefeito que destine parte do valor devolvi-do à Prefeitura para as obras devolvi-do novo Fórum.

"A nova sede será um marco para a Poder Judiciá-rio de Osasco e o Legislativo tem grande honra em fazer parte desta história", afirmou o presidente da Câmara, Ri-bamar Silva.

(16)

Embora a pandemia seja atu-almente o assunto mais comen-tado – e com razão – outras doenças não podem ser esque-cidas. O câncer, a diabete, o in-farto, o AVC e outros proble-mas de saúde continuam neces-sitando de tratamento e cuida-do principalmente em pessoas com casos crônicos, dessa for-ma, o zelo com a saúde de ma-neira geral não pode ser indife-rente.

Segundo o Ministério da Saúde, para o câncer por exem-plo, detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa identificar a doença em estágios iniciais. Existem duas estratégias de detecção preco-ce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. É responsabilida-de dos gestores e dos profissio-nais de saúde aliar as ações de detecção precoce com a garan-tia de acesso a procedimentos diagnósticos e terapêuticos em tempo oportuno e com qualidade. Os exames de rotina são fun-damentais para a prevenção da saúde e devido tratamento de variadas doenças, sendo possí-vel monitorar e proteger o or-ganismo de uma série de condi-ções. Vale ressaltar que muitas vezes o indivíduo não apresen-ta nenhum sintoma, sendo de-tectado apenas após um diag-nóstico, por isso a importância da realização periódica do che-ck-up.

Calendário Nacional de Vacinação

Além dos exames de rotina, o calendário vacinal é indispen-sável ao ser humano. De acor-do com o Ministério da Saúde, o Calendário Nacional de Vaci-nação contempla não só as cri-anças, mas também adolescen-tes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja pro-teção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Além dos exames de rotina, as vacinas são instrumentos de proteção tanto individual

quan-A importância de cuidar da

saúde durante a pandemia

to coletiva, dessa forma, a atu-alização do cartão vacinal é uma das estratégias mais efetivas para a prevenção de doenças infectocontagiosas. O Centro de Controle e Prevenção de Do-enças Infecciosas (CDC) defen-de a importância defen-de um plane-jamento relacionado à vacina-ção da família.

Cuidados com a saúde mental

De acordo com a Organiza-ção Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional para as Américas da OMS, uma epide-mia de grande magnitude impli-ca em uma perturbação psicos-social que pode ultrapassar a capacidade de enfrentamento da população afetada. Pode-se considerar, inclusive, que toda a população sofre tensões e an-gústias em maior ou menor grau. Confira a seguir algumas dicas da OMS encontrada no site da ONU News, para enfren-tar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus: Reduza a leitura ou o conta-to com notícias que podem cau-sar ansiedade ou estresse. Bus-que informação apenas de fon-tes fidedignas e dê passos práti-cos para preparar seus planos, proteger-se e a sua família. Pro-cure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evi-tando o “bombardeio desneces-sário” de informações. A enxur-rada de notícias sobre um surto

pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas. E busque essas notícias em intervalos re-gulares do website da Organi-zação Mundial da Saúde, das autoridades locais para que pos-sa fazer a diferença entre boato e fato. Os fatos ajudam a mini-mizar o medo.

Não se refira às pessoas com a doença como “casos de co-vid-19” ou “vítimas”, “famílias de covid-19”, “adoentados” etc. Eles são “pessoas com covid-19 ou que estão em tratamen-to, ou se recuperando” e depois de recuperados continuarão sua vida normal em família, no tra-balho e com seus entes queri-dos. É importante separar a pes-soa e a sua identidade do vírus

em si para reduzir o estigma. Homenageie e aprecie o tra-balho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoi-ando os afetados pelo novo co-ronavírus em sua região. Reco-nheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.

Automedicação

Segundo a ANVISA – Agên-cia Nacional de VigilânAgên-cia Sa-nitária, a automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por in-dicação de pessoas não ha-bilitadas, sem a avaliação de um profissional de saúde. O uso incorreto pode acarretar o agravamento de doenças, into-xicação, resistência de medica-mentos e o aparecimento de re-ações adversas graves.

“É difícil conscientizar uma população que já pos-sui o costume de automedi-car-se, fora do país é neces-sário passar por um profis-sional de saúde para obter uma medicação, e deveria s e r d a m e s m a f o r m a n o Brasil. Por causa da pan-demia de COVID-19, até o uso de medicações com uso controlado utilizadas em do-enças de potencial grave es-tão sendo mencionadas. As intoxicações e reações adver-sas estão na bula, o paciente deve ser orientado pelo mé-dico para que nenhum da-queles sintomas apareça du-rante o tratamento”, informa Dr. Eduardo Fahel (CRE-MEB 7857), Médico e Asses-sor Científico do Labchecap.

www.jacidade.com.br

ANUNCIE AQUI OU NO PORTAL...

A melhor divulgação para

o seu produto ou serviço.

(17)

GOVERNO DO ESTADO / PARCERIA:

Marco Vinholi anuncia que a Secretaria de

Desenvolvimento Regional já tem parceria com mais

de 600 cidades nos programas de capacitação!

Já são 600 as cidades que estão participando do programa “Parcerias Municipais”, da Se-cretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Esta-do de São Paulo. O objetivo da iniciativa é oferecer às Prefei-turas ferramentas, ações e ca-pacitações que possibilitem o desenvolvimento e aumente a competitividade sadia das cidades paulistas, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em áreas prioritárias, como Saúde, Educação, Segurança Pú-blica e Desenvolvimento So-cioeconômico, e, consequen-temente, reduzir as desigual-dades regionais. Para conhe-cer mais o programa, acesse: www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

"Das 645 cidades do Esta-do, 600 já participam do pro-grama da Secretaria de Desen-volvimento Regional do Gover-no de São Paulo. A iniciativa oferece de graça ferramentas,

capacitações e ações que fazem com que os municípios melho-rem seus índices em áreas como Saúde, Educação, Segurança

Pública, e Desenvolvimento So-cioeconômico. Chegaremos as 645 em breve! Vamos juntos".

Concluiu Vinholi!

ANIVERSARIANTE DO MÊS

Parabéns ao nosso amigo Furlan

Filho! Comemorou mais um Ano de

Vida dia 04/04. Que Deus abençoe

sua Vida, ilumine seus caminhos e

Cris e Cláudio Soldé (Jornal Tribuna Regional)

Parabenizam Furlan Filho

VISITA ILUSTRE

Acompanhado de seu filho, Elvis,

o Deputado Estadual, Cezar (PSDB), visitou o

apresentador de televisão, Ratinho, do SBT!

Em suas redes sociais o Deputado Estadual por Santana de Parnaíba, Ce-zar (PSDB), anunciou que esteve pre-sente com o apresentador, Ratinho. Ce-zar que estava acompanhando de seu fi-lho que também é apresentador em um programa aos domingos na Rede TV e

Ex-Prefeito de Santana de Parnaíba.

"Foi um grande encontro com o nos-so grande amigo, o apresentador Rati-nho, eu estava acompanhado do meu filho, Elvis, e visitamos um dos maio-res comunicadomaio-res do Brasil".

Con-cluiu o deputado!

“PARÇAS” NA PANDEMIA

Neymar paga R$ 600

mil por mês para manter 142 empregos em seu instituto na Praia Gran-de, fechado há um ano!

Os 142 funcionários e colaboradores, porém, se-guem recebendo seus sa-lários integrais e com acesso a plano de saúde a folha é de mais de R$ 600 mil re-ais mensre-ais.

realize os desejos do seu coração!

Com carinho seus Pais Rubens

Fur-lan, Sônia FurFur-lan, seus amigos Cris

e Cláudio Soldé.

Zeca Pagodinho

se vacinou cantando

a melodia "Vai vacinar,

vai vacinar...!

Na última sexta-feira (16), o cantor Zeca Pagodinho tomou a 1ª dose da vacina contra o Coronavírus. Usando uma máscara da Por-tela, o sambista fez um apelo para que todos sejam vacinados e tomem a 1ª e a 2ª dose. "Viva o Sus! Viva a ciência! Saúde para to-dos! Muito obrigado a todos os profissio-nais de saúde". Concluiu Zeca!

(18)

ATENÇÃO!

SUA COLABORAÇÃO

EM IMPORTANTE!

WWW.JACIDADE.COM.BR

- Somos Digital - Somos Impresso - Somos Portais - Somos Redes Sociais

Referências

Documentos relacionados

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em