• Nenhum resultado encontrado

FOCO Formação Continuada para Docentes Coord. Profa. Ms. Márcia Lima Bortoletto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOCO Formação Continuada para Docentes Coord. Profa. Ms. Márcia Lima Bortoletto"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FOCO – Formação Continuada para Docentes

Coord. Profa. Ms. Márcia Lima Bortoletto

LOCAL DOS ENCONTROS Jaguariúna: Campus II

Rod. Adhemar de Barros, Km 127 – Jaguariúna – SP - Pista Sul (19) 3837.85.00 Campinas: POLICAMP

Rua Luiz Otávio, 1281 – Parque Santa Cândida – Campinas - SP (19) 3867.14.15 Indaiatuba: MAX PLANCK II

Av. 9 de Dezembro, 460 – Jardim Leonor – Indaiatuba – SP (19) 3875.82.34 PROGRAMAÇÃO FOCO 1º SEMESTRE 2009

PÚBLICO-ALVO: COORDENADORES

TEMA: O Caso da Escola Karol do Chile – A Escola Karol, situada em de Santiago do Chile, vem se destacando por um revolucionário modelo de gestão educacional, centrado na participação do aluno e da comunidade. A prática de um governo escolar como um processo de vida institucional tem permitido saborear o êxito de ver as estudantes agirem com autonomia, conscientes de que a instituição é deles, de seus pais e dos professores.

PALESTRANTE: Prof. Juan Carlos Jordan no Brasil - Professor e mestre em Gestão Educacional, pertence ao quadro diretivo e realiza um trabalho pioneiro na Escola Karol Cardenal de Cracóvia em Santiago do Chile.

Campinas:

Dia: 02/04/2009 das 16h às 18h (quinta-feira)

PÚBLICO-ALVO: COORDENADORES E PROFESSORES

TEMA: Orientação de Trabalho de Curso: Todos os docentes poderão ser orientadores do Trabalho de Conclusão de Curso que agora possui o formato "Artigo Científico". Os trabalhos selecionados serão publicados na revista Intelectus. Neste encontro você saberá:

• Como se inscrever para ser um orientador em potencial;

• Política de remuneração;

• Regras para a construção de um artigo científico;

• Orientações sobre as normas da ABNT;

Profa. MS. Paula Saretta - possui graduação em licenciatura e bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), mestre em Psicologia Escolar pela mesma universidade e doutoranda e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Grupo de estudos e pesquisa sobre Educação Continuada (GEPEC). Docente e participante do curso em Orientação à queixa escolar na Universidade de São Paulo (USP) e docente e supervisora do curso de Psicologia da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

Indaiatuba:

Dia: 04/04/2009 das 9h às 12h (sábado) Jaguariúna

Dia: 09/04/2009 das 15h às 18h (quinta-feira) Campinas:

(2)

TEMA: Atividades Complementares e Interdisciplinares: As atividades complementares estão presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Grupo Polis Educacional. Essas atividades podem e devem ser interdisciplinares, assim sua pratica deve partir da sala de aula, orientadas pelo professor do curso. Nesse encontro você saberá:

• Conceito de atividades complementares;

• Como elaborar uma atividade complementar;

• Conhecer os programas institucionais que possibilitam ao aluno realizar atividades que

complementam sua formação;

• Interdisciplinaridades: Estudo de Caso de Sucesso;

Profa. Dra. Vanessa Cabrelon Jusevicius - possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela mesma universidade (1994) e especialização em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (1997). Concluiu o curso de mestrado em Psicologia Escolar (2002) e doutorado em Psicologia (2006) pela PUC-Campinas. Atualmente atua como coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Jaguariúna e como docente na mesma IES. Possui experiência na área, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, relação professor-aluno, subjetividade, pensamento de professores, inclusão escolar, alunos com necessidades educacionais especiais, psicologia brasileira. Indaiatuba:

Dia: 24/04/2009 das 15h às 18h (sexta-feira) Campinas:

Dia: 25/04/2009 das 9h às 12h (sábado) Jaguariúna:

Dia: 28/05/2009 das 15h às 18h (quinta-feira)

TEMA: Avaliação da Aprendizagem: Existem varias formas de avaliar o aluno, avaliações obrigatórias, informais e testes de verificações; As avaliações estão presentes no cotidiano do aluno e também do professor, assim é importante adequar os instrumentos de avaliação a formação do aluno. Nesse encontro você saberá:

• Conceitos de avaliação;

• Avaliação progressiva;

• Conheça e construa diferentes instrumentos de avaliação;

• Avaliação Interdisciplinar/Integrativa – dúvidas e construção;

Prof. Dr. Geraldo Francisco Filho - possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980), especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade São Judas Tadeu (1983), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Administração Geral pela Florida Christian University (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.

Campinas:

(3)

TEMA: ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado pela participação no Exame constará no histórico escolar do estudante. Nesse encontro você saberá:

• Como é realizada a atribuição de conceitos a partir do relatório preenchido pelo aluno;

• Como é elaborada a prova;

• Como é feito o cálculo e atribuída a nota a IES;

Prof. MS. Miro Plácido dos Santos - Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor - Colegio Integral de Itu, professor - Colégio Progresso Campineiro e professor adjunto da Faculdade de Jaguariúna. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de opinião, matemática básica, matemática

financeira, interdisciplinaridade e educação. Campinas:

Dia: 20/06/2009 das 9h às 12h (sábado)

TEMA: Motivação: A motivação é intrínseca ao ser humano. A partir desse conceito como o professor pode atuar como agente motivador em sala de aula? Quando se fala em motivos, muitas vezes não se leva em consideração o inexplicável mundo interior do sujeito, e que é ali que diversas forças de diferentes origens se coadunam e se debatem, para tomarem uma direção que impulsionará o sujeito para este ou aquele caminho, garantindo-lhe o interesse e a interpretação de seus próprios desejos

inconscientes. Nesse encontro você saberá:

• Que atitudes o professor pode adotar para ser um agente motivador em sala de aula;

• Como perceber as diferentes inteligências nos alunos e aproveitá-las como estratégias de ensino;

Prof. MS. José Jorge Tannus Junior possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Foi professor das disciplinas de ética e legislação publicitária, mídia, administração em publicidade e teorias gerais da administração do curso de Publicidade e Propaganda do UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É Radialista e tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, ensino, educação, política e educação e cultura. Atuou como Pró-Reitor Acadêmico do UNAR - Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson". Atualmente, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor - OABSP 3a. Subsecção Campinas/SP e Diretor de Comunicação Institucional do Grupo Unidas pela Educação.

Campinas:

Dia: 30/05/2009 das 9h às 12h (sábado)

TEMA: Estratégias de Ensino: Muitas vezes professores se encontram em dúvida sobre métodos de ensino aprendizagem adequados aos conteúdos propostos. Estratégias de ensino podem fazer a grande diferença no aprendizado de determinado conteúdo. A proposta desse encontro é formar um grupo de pesquisa, reunindo docentes dispostos a discutir o tema em questão. Proposta:

• Leitura e reflexão sobre metodologias de ensino aprendizagem;

• Conhecimento de diferentes técnicas e estratégias de ensino;

• Artigo para revista ou congresso científico;

(4)

Profa. Ms. Márcia Lima Bortoletto - Mestranda em Educação - PUCAMP (2008). Mestre em Turismo Ambiental e Cultural: Planejamento e Gestão - UNIBERO (2003). Especialista em Gestão Pública Estratégica - UNICAMP (2007) e Especialista em Administração de Empresas com Enfase em R H - USF (1998). Bacharel em Turismo - PUCCAMP (1989). Integrante da Diretoria Executiva do Campinas e região Convention & Visitors Bureau 2009-20011. Tem 11 anos de experiência docente nos Cursos de Turismo e Gestão de Empresas. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Presidente Institucional da Comissão Própria de Avaliação e Coordenadora do Programa de Formação Continuada para Docentes do Grupo POLIS Educacional.

Jaguariúna:

Dia: 08/04/2009 das 16h às 18h (sexta-feira) – encontros quinzenais

TEMA: Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa: O conteúdo a ser trabalhado nos dois encontros versa sobre a estatística e sua aplicação em pesquisas científicas no meio acadêmico. Objetivando fornecer bases teóricas que possam ser facilmente aplicadas a casos práticos particulares, serão abordadas as várias etapas de uma pesquisa estatística, desde a seleção da amostra até a conclusão final do estudo. Nesse encontro você saberá:

• Visão geral de pesquisa estatística, com especial atenção aos métodos qualitativos;

• Compreensão de métodos de amostragem e cálculo do tamanho da amostra;

• Compreensão da aplicação prática das medidas estatísticas nos diversos casos;

• Utilização do Microsoft Excel para confeccionar tabelas e gerar gráficos, calcular medidas e aplicar

testes de hipóteses.

Profa. Ms. Christiane Novo Barbato - possui mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é Professora da Faculdade de Jaguariúna, Professora da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista e Coordenadora do Curso de Matemática do Centro Universitário Amparense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, Álgebra e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática discreta, estatística e ensino da matemática.

Jaguariúna:

Dia: 16/05/2009 e Dia: 23/05/2009 das 9h às 12h (sábado) Serão necessários 2 encontros para tratar o conteúdo proposto.

TEMA: Bioestatística:

Profa. MS. Juliana Nery Souza Talarico - Possui graduação em Bacharel em Enfermagem (2003) e mestrado em Enfermagem (2005) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto pela EEUSP e bolsista FAPESP, tendo desenvolvido doutorado sanduíche no "Center of Studies on Human Stress" do Douglas Hospital, McGill University, sob supervisão da Profa. Dra Sonia J. Lupien. Participa do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, com ênfase em neurociência cognitiva e do comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, estresse, cortisol, idosos, demências.

Jaguariúna:

(5)

CURSO ESPECÍFICO PARA PROFESSORES DE ENGENHARIAS

O curso está orientado, principalmente, aos professores de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial, contudo, professores de outros cursos também poderão participar. Temos 10 CLPs que poderão ser utilizados por até 30 professores.

TEMA: Projeto Temático - Desenvolvendo Aulas Utilizando CLPs: Conceitos de CLP. Linguagem LADDER. IHM – Interface Homem Máquina. Projeto Temático – Estrutura. Etapas de um projeto. Desenvolvimento de Projetos. Nesse encontro você saberá:

• Visão geral de pesquisa estatística, com especial atenção aos métodos qualitativos;

• Compreensão de métodos de amostragem e cálculo do tamanho da amostra;

• Compreensão da aplicação prática das medidas estatísticas nos diversos casos;

• Utilização do Microsoft Excel para confeccionar tabelas e gerar gráficos, calcular medidas e aplicar

testes de hipóteses.

Profa. Ms. André Strieder - Possui Mestrado em Engenharia Mecânica na área de Instrumentação e Controle pela UNICAMP(2004) e graduação em Tecnologia em Instrumentação e Controle pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2000). Atualmente é professor da Faculdade Policamp, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens de programação e circuitos lógicos. Atua também na empresa Proxsys no desenvolvimento de um controlador programável, seu ambiente de programação e aplicações

Jaguariúna:

Referências

Documentos relacionados

Um Tico-Tico Em B7 Um Tico-Tico só, um Tico-Tico lá Em Está comendo todo, todo o meu fubá Am Em Olha seu Nicolau que o fubá se vai F#7 B7 Pego no meu Pica Pau e um tiro sai Em B7

Este estudo teve como objetivos determinar as relações entre aspectos do desenvolvimento testicular, concentrações de testosterona, produção espermática e a expressão de

Os principais resultados deste estudo foram legi‑ timar por um lado a existência de alterações nas habilidades de processamento emocional, traduzi‑ das pelo

nomeadamente em questão os objectivos da formação em cada um dos níveis de ensino, tendo como pano de fundo a preocupação de preparar os cidadãos (potencialmente

Em regiões com poucas estruturas deformacionais, onde os refletores sísmicos são paralelos ao fundo submarino, fica bastante difícil a identificação dos BSR´s e por outro

A relação com os movimentos sociais camponeses demonstra, entre outros aspectos, as seguintes características do Curso: a relação direta estabelecida com a

A Rede de Teatros ou Cineteatros Portugueses permite ainda que o financiamento público central aos equipamentos culturais possa obedecer a uma estratégia concertada a

A partir de um computador situado na mesma sub- rede que o PX de Acesso ao Rack, você poderá utilizar o comando ARP e Ping para atribuir um endereço IP a um PX de Acesso ao Rack e,