• Nenhum resultado encontrado

INFORME NACIONAL RESOLUÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DA FASUBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORME NACIONAL RESOLUÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DA FASUBRA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

Brasília, 17 de agosto de 2015. CNG: Rogério, Mário Júnior, Robertinho, Maria Angela, Edson, Angela Targino, Carlos Roberto, André,

Rafael Pereira, Jorginho, Rolando (DN); Josebias, Manoel e Edilene (SINDTIFES-PA); Ronaldo Pontes e Neusa (SINTESAM); Alberto e Danniel (SINTUFPI); Camila, Antonieta, Artur e Joselito (SINTUFCE); Eliete, Aída e José de Deus (ASSUFBA-SIND.); Sonia, Davi e Fabiano (SINTUFAL); Paulo Lima, José Pessoa (SINTEST-RN); Fernando, José Vieira e Mozart (SINTUFEPE-RURAL); Geralda, José Neto, Vicente e Joaquim (SINTESPB); Deise e Suely (SISTA-MS); Marilda, Regiane e Eduardo e João Batista (SINT-IFESgo); Manoel, Jorge, Antônio Guedes, Maria do Socorro e Moacir Cortes (SINTFUB); Leila, Maria Thereza, Arenilda, Sebastiana e Vera Lopes (SINTUFF); Carlos Pereira, Carlos Alberto, Edson, Marli, Antonio Theodoro, Eliezer e Edmilson (SINTUFRJ); Jorge, Daniel e Rafael (ASUNIRIO); Júlio (ASAV); Lourival e Pedro (SIND.ASSUFOP); Alan, André, Ricardo, Vânia, Lúcia Aparecida, Nazaré (SINDIFES); Alvaléria e Edna (SINTUFES); Oswaldo, Maria José, Carmem Lúcia e Allan Kardec (SINTET-UFU); Marta e Natalicio (SINTUNIFESP); Ricardo, Clezio, Adriane e Moracy (SINTUFSC); João Ribeiro, Marco Alexandre, Paulo Roberto, Arthur Gustavo e José Luis (ASSUFRGS); Zedeni e Maria Bogacki (ASUFPel); Rosieli, Rosimar, Luiz Luziano e Eloiz (ASSUFSM); Luiz Paulo (SINTEST-AC); Rosa Emilia (SINT-MED); Karine (SINTEF-MS); Gilson (SINDUFLA); Celso (APTAFURG); Cicero e Humberto (SINTUFSCAR); Geraldo e João Calixto (SINTUFCE).

ERRATA: A coordenadora de Raça e Etnia da FASUBRA, Angela Targino, está presente no CNG

desde o dia 12/08/2015 e seu nome não foi informado nos IGs anteriores.

INFORME NACIONAL

RESOLUÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DA FASUBRA

Aos 81 dias da greve nacional, o CNG, reunido em Brasília, debateu a avaliação de conjuntura e as tarefas da greve. Diante do cenário de crise, a classe trabalhadora, o patrimônio público e os serviços públicos se tornam objeto de exploração para atender as necessidades de acumulação do capital. Fazem parte desse pacote as demissões em massa de trabalhadores, como na General Motors em São José dos Campos, empresa que se beneficiou com uma série de pacotes de incentivo fiscal, bem como o “Plano de Proteção ao Emprego”, que trará redução salarial aos trabalhadores e trabalhadoras. Ainda, as políticas de privatização, como na saúde e educação, e de concessões, como as rodovias, portos e aeroportos, são parte da entrega do patrimônio. Os trabalhadores públicos vivenciam arrocho salarial, e se intensificam a precarização das relações de trabalho.

E novos ataques se avizinham nos estados e nacionalmente. No Rio Grande do Sul, o governador Sartori propõe o corte de salários e enfrenta uma vigorosa greve do funcionalismo estadual, assim como no Paraná e em São Paulo os trabalhadores e as trabalhadoras se enfrentam com Beto Richa e Alckmin. A proposta AGENDA BRASIL, apresentada por Renan Calheiros e demais setores da base de apoio político do Governo Federal, propõe a cobrança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento, de acordo com a faixa do imposto de renda, e também a proibição dos usuários de recorrer ao poder judiciário em caso de não atendimento médico; prevê um novo pacote da reforma da previdência, com a ampliação da idade mínima para a aposentadoria, criando novos “pedágios de

(2)

2

anos” a serem pagos pelos trabalhadores antes de poderem se aposentar. O pacote propõe ainda, a ampliação da terceirização, coloca em risco as áreas indígenas e amplia o desmatamento.

Essas medidas precisam frear as lutas para se efetivarem, e por isso o instrumento de criminalização dos movimentos sociais continua sendo o instrumento principal. Isso se verifica na proposta aprovada na Câmara, de lei “antiterrorismo”, tipificando uma série de situações que já estavam previstas, mas incluindo como terrorismo ações típicas de movimentos sociais, como fechamento de portos ou aeroportos, ocupação de prédios públicos, vias, etc. Ou seja, busca margem legal para que juízes decretem a prisão de manifestantes. Pelo que propõe esse Projeto de Lei, ações justas como aquela realizada pela FASUBRA durante a Caravana com Acampamento em Brasília, com a intenção de avançar no processo de negociação, serão consideradas como ações “terroristas”.

Nossa greve, vanguarda de uma série de outras ações e greves de outras categorias, teve a coragem e a determinação para se enfrentar com o ajuste fiscal, o arrocho salarial e os cortes orçamentários das instituições. Essa ação significou uma adesão maciça à nossa greve na base da categoria, e um protagonismo de ações intensas, como bloqueio de matrículas, fechamento de reitorias e hospitais universitários, atos de rua, duas caravanas a Brasília, e nos levou ao Agosto Vermelho.

Frente as nossas ações, temos forçado diversas reuniões com MEC, MPOG, Andifes e Parlamentares, para tentar efetivar um canal real de negociação que permita resolutividade à nossa pauta. Diante disso, existe a possibilidade de que o Governo apresente uma nova proposta de negociação geral e específica, diante do fato que os anúncios feitos até agora foram inaceitáveis diante da previsão de vigência e de perdas reais crescentes frente à inflação, e o próprio Governo coloca que o dia 21 de agosto, a partir da não votação da LDO, não significa mais o prazo limite para o fechamento de acordo entre o Governo e os movimentos grevistas. Em reunião com a Fasubra, o Governo (MPOG) informou que trabalha com a possibilidade de encaminhar previsão do orçamento até 31 de agosto, e trabalhar até 15 de setembro para o fechamento dos projetos de lei.

Nossa luta pela defesa dos serviços públicos, da educação e contra o arrocho salarial, é, portanto, uma agenda para um Estado compromissado com os interesses da classe trabalhadora, contrapondo-se com a exploração levada pelo capital via mecanismo da dívida e apoderamento do patrimônio público. Por isso, não enviamos nenhuma orientação para que a nossa categoria participasse dos atos conservadores que ocorreram nesse último Domingo (16/08/2015), que foi permeado pelo discurso de alas conservadoras que pautaram reivindicações conservadoras e antidemocráticas. As proposições políticas apresentadas nesses atos não visaram a efetivação de nossa pauta de reivindicações e de nossa concepção política de sociedade.

Portanto, a nossa orientação, diante do vigor demonstrado pela categoria, é de intensificar as ações do AGOSTO VERMELHO. Precisamos desenvolver ações de visibilidade de nossa greve, coloca-la nas ruas, demonstrando a determinação da categoria e a justiça de nossa pauta. Buscaremos interagir com outros movimentos sociais contra o ajuste fiscal, em ações concretas da luta de classes, levando apoio a iniciativas de ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), unidade em manifestações com o funcionalismo no Rio Grande do Sul, solidariedade aos atos contra as demissões na General Motors, apoio à luta dos trabalhadores da Unicamp, ou ainda unidade em atos com outros servidores públicos federais, como está programado para o próximo dia 18, em todo o país.

Ousar lutar – Ousar Vencer

FASUBRA Unida Jamais Será Vencida!

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA SEMANA

17/08 (Segunda-Feira)

9h: Reunião de recepção do CNG e recomposição das comissões 16 horas – Reunião do FONASEFE às 16h na sede do ANDES-SN

18/08 (Terça-Feira)

8h30min: Participação no Seminário Regional “A Corrupção e o Sistema da Dívida” promovido pela UnbTV, Auditoria Cidadã da Dívida e Núcleo-DF.

14h30min: Reunião do Comando Nacional de GREVE para Avaliação do Ofício 470/2015-CGLNES/GAB/SESu/MEC.

19/08 (Quarta-Feira)

9h: Possibilidade de reunião do Comando Nacional de GREVE (CNG) para avaliação de resposta do Governo, ou atuação no Congresso Nacional junto aos Deputados e Senadores.

(3)

3

14h30min: Reunião do Comando Nacional de GREVE de preparação para a reunião junto ao MEC e MPOG que debaterá a Instituição da Jornada de Trabalho de 30 horas semanais nas Instituições Federais de Ensino Superior para todos e todas.

20/08 (Quinta-Feira)

9h: Atuação no Congresso Nacional Junto aos Deputados e Senadores

10h: Participação na Audiência Pública na Câmara dos Deputados com o tema: “A Dívida Pública Brasileira”

21/08 (Sexta-Feira)

9h: Possibilidade de Reunião com o MEC e MPOG durante o período da manhã, para a realização de Oficina sobre a Instituição da Jornada de Trabalho de 30h semanais para todos e todas

14h – Reunião do CNG para Avaliação.

RELATORIO DA REUNIÃO ENTRE FASUBRA/MEC E MPOG – 30H

Pelo Governo: Dulce Maria Tristão (SESu/MEC), Vladimir Nepomuceno (SRT/MPOG).

Pela Direção Nacional da FASUBRA: Mário Júnior, Cristina Del Papa, Gibran, Fatinha, Rafael, Maria

Ângela.

Pelo CNG/FASUBRA: Celso, Gilson, Luiz Paulo, José Moraes, Ricardo, Fabiano, Mauro. Tema: Turnos Contínuos e flexibilização da jornada de trabalho para todos e todas.

No dia 12 de agosto pela manhã a representação sindical da FASUBRA esteve em reunião com representantes do MEC e MPOG para discutir o tema da jornada de trabalho dos TAE nos marcos das negociações que estão se desenvolvendo em nossa greve em curso.

A representação da FASUBRA iniciou sua explanação demonstrando aos representantes do governo os aspectos legais que envolve o texto da constituição federal, a Lei 8112, a Lei 11091 e os decretos presidenciais 1590/95 e 4836/2003. A representação da bancada sindical trouxe também ao conhecimento do governo a vitória judicial do CEFET/RS (IFSULRIOGRANDENSE) contra o MPF em todas as instâncias da justiça federal, inclusive no STF. Implementando assim a flexibilização da jornada e os turnos contínuos para todos os trabalhadores TAE dessa instituição.

Além de todos os argumentos legais, a bancada sindical demonstrou ao governo as vantagens para a administração pública, não se tratando de ume reivindicação eminentemente corporativa, mas que tem o objetivo de ampliar o atendimento ao interesse público melhorando a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos pelas IFES.

A representação do governo rebateu as argumentações da representação do CNG/FASUBRA, disseram que não tinham conhecimento da situação do CEFET/RS (IFsulriograndense) e que não tinham acordo com a extensão da jornada flexibilizada para todos os trabalhadores. Para os representantes do governo tal jornada só se aplica há setores e unidades específicos de acordo com a atividade que os serviços exigem.

Após o impasse criado na mesa, a FASUBRA encaminhou a proposta de continuarmos o processo de negociação, só que agora a partir das decisões judiciais que deram ganho de causa aos trabalhadores do IFSULRIOGRANDENSE (Antigo CEFET/RS) contra o MPF. O governo concordou em marcar uma próxima reunião para o final da próxima semana por volta do dia 20 ou 21 de agosto. Por isso, mais do que nunca a semana que vem será decisiva para o nosso movimento exigindo mais mobilização e unidade em torno da greve que precisa seguir forte demonstrando para o governo que não vamos recuar sem ganhos.

(4)

4

RECEBIDO NESTE DIA: Ofício nº 470/2015

Documento enviado pela SESu/MEC, com anexo, que trata dos encaminhamentos a partir da reunião do 07/08/2015, para conhecimento.

(5)
(6)
(7)

7

GREVE TAE 2015

81 DIAS EM GREVE

Universidades e Institutos federais com deflagração de greve de

Técnico-administrativos

Número Região Sigla Observação

1. Norte UFAC Iniciada

2. Norte UFAM Iniciada

3. Norte UNIR Iniciada

4. Norte UFT Iniciada

5. Norte UFPA Iniciada

6. Norte UFOPA Iniciada

7. Norte UFRA Iniciada

8. Norte UNIFESSPA Iniciada

9. Norte UNIFAP Iniciada

10. Nordeste UFPI Iniciada 11. Nordeste UFPB Iniciada 12. Nordeste UFCG Iniciada 13. Nordeste UFRN Iniciada 14. Nordeste UFERSA Iniciada 15. Nordeste UNILAB Iniciada 16. Nordeste UFCA Iniciada

17. Nordeste UFC Iniciada

18. Nordeste UFAL Iniciada 19. Nordeste UFRPE Iniciada 20. Nordeste UFPE Iniciada 21. Nordeste UFBA Iniciada 22. Nordeste IFBA Iniciada 23. Nordeste UFRB Iniciada 24. Nordeste UFOB Iniciada 25. Nordeste UFSB Iniciada

26. Nordeste UFS Iniciada

27. Nordeste UFMA Iniciada 28. Centro-Oeste UnB Iniciada 29. Centro-Oeste UFG Iniciada 30. Centro-Oeste IFG Iniciada 31. Centro-Oeste IF Goiano Iniciada 32. Centro-Oeste UFMS Iniciada 33. Centro-Oeste UFMT Iniciada 34. Centro-Oeste UFGD Iniciada

35. Sudeste UFES Iniciada

36. Sudeste UFJF Iniciada

37. Sudeste 2 UFV Iniciada

38. Sudeste UFU Iniciada

39. Sudeste UFTM Iniciada

40. Sudeste UFMG Iniciada

41. Sudeste CEFET-MG Iniciada 42. Sudeste UFVJM Iniciada

43. Sudeste IFMG Iniciada

44. Sudeste UFSJ Iniciada

45. Sudeste UFOP Iniciada

46. Sudeste UFLA Iniciada

47. Sudeste UNIFEI Iniciada

48. Sudeste UFF Iniciada

49. Sudeste UNIRIO Iniciada

50. Sudeste UFRJ Iniciada

(8)

8

52. Sudeste UFABC Iniciada

53. Sudeste UFSCar Iniciada 54. Sudeste Unifesp Iniciada

55. Sul Unila Iniciada

56. Sul UTFPR Iniciada

57. Sul UFPR Iniciada

58. Sul UFSC Iniciada

59. Sul FURG Iniciada

60. Sul UFPel Iniciada

61. Sul UFRGS Iniciada

62. Sul IFRS Iniciada

63. Sul UFCSPA Iniciada

64. Sul UFSM Iniciada

65. Sul UFFS Iniciada

66. Sul IFPR Iniciada

67. Sul UNIPAMPA Iniciada

ORIENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

IMPORTANTE: É fundamental que as bases informem na ata de eleição de delegados de base que

comporão o CNG, o período (entrada e saída) de permanência dos mesmos. Caso haja prorrogação da permanência enviar nova ata com o novo período. O não cumprimento desta orientação

impossibilitará o credenciamento.

INFORME DE BASE

SINTUFEJUF: “de 14/08/2015 - Pauta: greve

O Comando Local de Greve se reuniu na manhã desta sexta-feira, 14, com a administração superior da Universidade Federal de Juiz de Fora. No encontro foi avaliado como está o funcionamento dos setores no campus com a greve dos servidores e com a suspensão do calendário acadêmico.

Para discutir a situação de Governador Valadares, a reunião contou com a presença do pró-reitor de obras Rubens de Oliveira. Na opinião dele, é necessário rever o projeto e mobilizar a comunidade tanto de Juiz de Fora quanto Governador Valadares para cobrar recursos do governo. "Não está previsto orçamento suficiente para terminar a obra na data prevista. É preciso ser lutado e cobrado em Brasília", afirma Rubens. O pró-reitor falou também da necessidade de elaboração de um seminário e construção de uma cartilha para troca de experiências entre profissionais antigos da UFJF e Governador Valadares.

Outros temas abordados na reunião, porém não aprofundados, foram as 30h, o regimento interno de Governador Valadares, Proquali, seminário de vigilância e o fechamento do acesso do Sintufejuf ao MAM”.

SINTESPB: “CLG do SINTESPB decide em assembleia continuar com a greve até a vitória

Os trabalhadores das universidades federais da Paraíba, que já estão com 70 dias de atividades paralisadas, decidiram em assembleia geral, nesta quinta-feira, continuar com a greve até que consigam um acordo favorável junto aos Ministérios do Planejamento e Educação.

Os servidores técnicos administrativos aprovaram ainda aumentar a pressão através de atividades de mobilização durante toda semana em todo o país e no Congresso Nacional com vistas a garantia na pauta geral dos servidores públicos federais da reposição da inflação e a regulamentação da negociação coletiva (data-base).

Em relação à pauta específica, a luta continua sendo pela garantia de alteração no PCCTAE e ganhos para todas as classes do plano, pela implantação de uma política de valorização permanente dos benefícios e pela isonomia com os demais poderes.

Como atividades propostas além da importância de todos se integrarem ao calendário elaborado pelo CLG, participar no próximo dia 20 do grande ato convocado pela CUT, CTB e outros movimentos sindicais sociais contra o Golpe e em defesa de direitos, liberdade e democracia.

A assembleia geral também deliberou pelo envio de quatro delegados representando os coletivos do SINTESPB para o Comando Nacional de Greve a partir de segunda-feira, dia 17.

(9)

9

SINTUF-MT: “Ata de Assembleia Geral realizada em 11 de agosto de 2015.

Aos onze dias do mês de agosto do ano de 2015, às 08h30 na sede do SINTUFMT foi realizada Assembleia Geral de Greve, com a presença de 242 companheiros, que assinaram a Lista de presença, para debater a pauta: 01.Informes Locais; 02.Informes Nacionais; 03.Avaliação. A pauta foi aprovada por unanimidade. Antes de iniciar os trabalhos foi feito um minuto de energização positiva, em nome dos companheiros Vasquinho e Eduardo pela saúde de todos trabalhadores adoecidos.

Informes Locais: Convênios:

A direção do sindicato informou a categoria que nesse mês não foi descontado dos salários dos sindicalizados os valores utilizados dos convênios. O MPOG desde o mês passado não está mais autorizando o desconto de convênios nos contracheques. Está sendo autorizado apenas o desconto das mensalidades. Se o sindicato insistir nesse desconto correrá o risco de perder a rubrica de desconto de mensalidades.

O valor a ser pago para as empresas que o sindicato possui convênio totaliza R$ 54.000 (cinquenta e quatro mil reais), utilizados por apenas, aproximadamente, 400 sindicalizados. Apenas 20 sindicalizados pagaram até a presente data.

O sindicato espera que os sindicalizados que usaram o convênio procurem o sindicato para pagar o débito, pois do contrário será suspenso os convênios.

Foi informado ainda que o sindicato praticamente nada ganha para prestar esse serviço ao sindicalizado e que a posição da diretoria é de não endividar a entidade para pagar convênio utilizado por sindicalizado sem ter pago ao sindicato.

Decisão da Assembleia:

Será aguardado até o final da semana – 6ª feira, que os sindicalizados procurem o sindicato para sanar a dívida. Do contrário a diretoria está autorizada a entregar a Lista dos devedores ao Conselho Fiscal para as providências cabíveis.

Os funcionários do sindicato responsáveis pela área contábil deverão ligar para todos sindicalizados que usaram o convênio para que os mesmos procurem o sindicato para sanar com as dívidas.

Houve ainda proposta de debater a continuidade de convênios no sindicato, ficando para debate futuro.

II -Conselho Fiscal: A Presidente do Conselho Fiscal Eliane apresentou a AG que os trabalhos do CF

estão conclusos até o mês de dezembro e sugeriu a data de sexta feira (14de agosto) para realização de AG na FAEC as 08h30 para Prestação de contas referente a esse período. Na oportunidade será apresentado a Prestação de Contas do Fundo de Greve. Foi reforçado pela mesa coordenadora dos trabalhos a importância da participação nessa AG, devido ao tema a ser debatido.

Decisão da Assembleia: Aprovado por unanimidade.

III -CECUT – Congresso estadual da CUT: Foi repassado os informes da participação dos 07

delegados no CECUT, com avaliação positiva da intervenção política dos delegados, que defenderam a manutenção da posição da CUT, com relação a manutenção da luta contra a EBSERH, e mesmo com posição contrária do SINDSEP, foi aprovado por amplia maioria que a CUT deve continuar na luta controle esse modelo de gestão nos HU´s. Além disso a defesa da unidade da classe trabalhadora, tendo a CUT como vanguarda nessa luta contra o Pacote de Ajuste Fiscal.

Sobre a composição da nova direção da CUT-MT foi informado que o sindicato dessa vez não integrará a direção executiva e nem a regional da CUT, pois a coordenação que poderia contribuir era a da Juventude e como o SINTEP reivindicou através de ação no coletivo de juventude o Sintuf não teve como participar, mas que o compromisso com a CUT continua, ainda mais na militância de base. (Anexo a contribuição ao Plano de Lutas do CECUTMT apresentado pelo SINTUF)

Informes Nacionais:

I - Caravana a Brasília: Foi repassado os informes pelo companheiro Ramirez, acerca da caravana

da FASUBRA na última semana, dando destaque a atuação dos caravaneiros da base do SINTUF, que contribuíram com a manifestação, com combatividade e animação da Banda do SINTUF. Além disso foi elogiado a coordenação da Caravana na pessoa do Manuel, que teve habilidade e serenidade para manter o grupo unido. Foi ainda destacado a atuação da coordenadora geral da FASUBRA Léia na

(10)

10

condução dos trabalhos frente a FASUBRA e no comprometimento com a unidade da direção e de seus trabalhadores.

A avaliação da ação da FASUBRA na frente do MPOG foi considerada importante para os desdobramentos negociais junto ao MPOG e depois em conjunto com o MEC e MPOG.

Diárias dos caravaneiros: Os caravaneiros que receberam diária do Sindicato e não foram a

caravana devem devolver imediatamente ao sindicato os recursos, sem parcelamento. Na próxima reunião do CLG será informado os nomes.

II – Ato no Dia 20 de Agosto: Aprovado a participação do Sindicato no Ato chamado pelas

Centrais Sindicais e pelos movimentos sociais no Dia 20 de agosto, na luta em defesa da Democracia, contra Golpes a Democracia e contra o Pacote de Ajuste Fiscal. Foi ainda ressaltado que nesse Dia é importante que os trabalhadores vão a rua cobrar da Presidenta Dilma que cumpra com o prometido na campanha, rompendo com a agenda conservadora neoliberal contrária ao interesse da classe trabalhadora que lhe deu vitórias nas eleições presidenciais. Os trabalhadores devem manter a luta contra o PL da Terceirização, contra as MPs 664 e 665 e contra os cortes orçamentários nas políticas públicas e em particular nas Universidades.

Decisão da Assembleia: O SINTUF para o Ato deve confeccionar material dando destaque a essa

pauta.

Data para a próxima AG: Será definida na AG de 6ª feira (14 de agosto), a partir da data da

reunião nacional da FASUBRA com o MPOG.

III - Pauta Interna de Greve: O CLG deve encaminhar documento a Reitoria cobrando resposta da

Pauta interna protocolada no início da Greve.

Incluir na cobrança denúncia sobre a manutenção da postura autoritária das empresas terceirizadas na relação com os trabalhadores.

IV - Seminário sobre Previdência e FUNSPREV: Será organizado a título de formação, Seminário

para debater a Previdências: impactos da reforma e o FUSPRESP.

Data: 26 de agosto de 2015 –

Encaminhamentos: Ramirez e Carlos ficaram de sugerir nomes de convidados para proferir palestra

ainda nessa semana.

AVALIAÇÃO DA GREVE

A avaliação aprovada por unanimidade na AG destacou os seguintes elementos:

01.Que a Greve está ainda em ascensão, com mobilização da categoria com ações de massa em nível nacional e local.

02.Que desde o início da Greve as ações desenvolvidas pela FASUBRA e pelo CNG foram corretas impondo várias inflexões no governo a exemplo: da apresentação da proposta (mesmo com índice rebaixado) antes da data do final de julho; o recuo do governo relacionado a posição dita em mesa de que não apresentaria nenhuma proposta a mais, se o movimento não considerasse a proposição de 21,3% em 04 anos; a apresentação da proposta de reajuste de benefícios e de inclusão de cláusula de revisão, e garantia de negociação setorial; a sinalização de redução da aplicação do índice geral de reajuste de 04 para 02 anos (ainda com índice rebaixado).

03.Na mesa setorial a possibilidade de resolução de vários itens da pauta (13 itens) que não possuem impacto financeiro, dentre eles a normatização pelo MEC de Portaria Nacional acerca da Aplicação da Jornada contínua.

04.Que a FASUBRA deve realizar Campanhas esclarecedoras da Jornada contínua de trabalho (30 horas), dando visibilidade a essa pauta – e demonstrando o seu impacto na qualidade do trabalho prestado pela Universidade, a seus usuários e trabalhadores.

05.Que as duas Caravanas organizadas pela FASUBRA foram o diferencial nas ações unificadas dos SPFS, tanto pelo número de participantes, quanto pelas ações desenvolvidas pelos caravaneiros. 06.Que a última caravana, através da ação radicalizada de impedimento de entrada no MPOG proporcionou a realização de reunião com o MPOG, onde foi possibilitado o avanço de debate acerca da evolução do step e da redução da temporalidade de aplicação do reajuste.

07.Que a FASUBRA deve continuar investindo na pressão junto a ANDIFES e Parlamento, buscando parceiros pontuais na luta pela evolução do step, além do reajuste geral.

(11)

11

09.Que é necessário o debate franco com a categoria acerca da conjuntura e do que está em jogo no país, que extrapola a pauta da Greve dos trabalhadores das Universidades.

10.Que a FASUBRA nesse momento conjuntural não deve se omitir, assim deve orientar a participação no Ato chamado pelas Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, no dia 20 de Agosto reforçando a Luta em defesa da democracia e contra o Pacote de Ajuste Fiscal.

11.Que Nesse Ato seja orientado as entidades de base que empunhem faixas com temas que façam a crítica ao governo as ações que contrariam os trabalhadores, como a agenda derrotada nas eleições, mas que também se manifestem contra Golpes a democracia.

DELEGADOS AO CNG: Benedito Carlos Cunha, Valdeci Silva Mendes, Adalmar Rosana de Pinho Furtado e Maria Helena Damião”.

SINTESAM: “Dia 13 pela manhã o CLG permaneceu nas dependências do HUGV, dialogando com os

trabalhadores do RJU, do Hospital, esclarecendo a necessidade de suas participações nas atividades desenvolvidas pelo Comando Local de greve, principalmente a assembleia marcada para o dia 20 de agosto na próxima quinta-feira às 9 horas no Auditório Dr. Zerbini, tendo como pauta Informes, Avaliação de Conjuntura e o debate sobre a relação do ente jurídico entre os trabalhadores do RJU do HUGV e a EBSERH

No dia 14/08/2015 das 6h às 12:30 o Comando Local de Greve realizou um ato de impacto no prédio do Centro de Processamento de Dados da UFAM, conforme orientação e aprovação do CLG. As duas entradas que dão acesso ao 1º andar, onde funciona parte da administração do órgão e salas de estudos, foram fechadas impedindo acesso de pessoas. Teve em sua programação um café da manhã, fala de técnico-administrativos e docentes que avaliaram a realidade das universidades brasileiras, as razões da greve e os impactos realizados pelos cortes no orçamento públicos. Durante o ato alguns servidores participaram do café da manhã e uma pequena minoria de docentes e alunos ficaram exaltados com o fechamento da entrada que dão acesso ao prédio. O ato foi reforçado por professores em greve, que estavam realizando reunião setorial na Faculdade de Educação - FACED, e que se deslocaram até o local do nosso ato, com discursos de esclarecimentos prestaram apoio e solidariedades as nossas ações. As 12:00h foram retiradas as faixas e objetos que impediam o acesso ao prédio, encerrando o nosso ato, sendo avaliado pelos presentes no momento como positivo a ação do CLG”.

ASSUFRGS: “A base da Assufrgs, incluindo trabalhadores técnico-administrativos em Educação da

UFRGS, UFCSPA e IFRS (Restinga, Canoas e Porto Alegre), reunida em Assembleia de Greve, dia 14, às 14h, aprovou os seguintes encaminhamentos:

1. Por unanimidade, continuação da greve;

2. Encaminhar ao CNG- FASUBRA a solicitação de que o Comando Nacional envie às bases uma avaliação, em relação às reuniões que ocorreram com o governo (dia 07 – FASUBRA, MEC e MPOG; dia 12: sobre as 30h), bem como que haja agilidade no encaminhamento às entidades filiadas à FASUBRA das avaliações futuras do CNG, no que diz respeito às próximas reuniões que possam vir a ocorrer.

3. Posição favorável da base à participação do ato do dia 20 tendo este caráter (Em Defesa da Democracia e Contra o Ajuste Fiscal e a “Agenda Brasil”). Aguardaremos a orientação do CNG- FASUBRA.

4. Calendário da Semana de 17 a 21 de agosto:

a) Segunda-feira: 10h – Mobilização e envelopamento no Campus Saúde/ UFRGS (concentração: em frente à antiga escola técnica); 14h, participação em Aula Pública no Campus Sapucaia; 18h – Atividade sobre a Dívida Pública no IFRS/ Campus Canoas.

b) Terça-feira: Ato dos Federais nos Estados, em conjunto com outras categorias; 14h – Ato dos servidores estaduais e federais contra os cortes de verbas (Largo Glênio Peres);

c) Quarta-feira: 08h – Panfletagem no Campus do Vale, após a panfletagem, reunião do CLG (local a confirmar); 14h – Assembleia de Greve. Pauta: Informes; Avaliação da Greve; Assuntos Gerais (local a confirmar);

d) Quinta-feira: Ato: Em Defesa da Democracia e Contra o Ajuste Fiscal e a “Agenda Brasil” (local e horário a confirmar), a partir de avaliação do CNG sobre compor os atos do dia 20;

e) Sexta-feira: 10h – Reunião do CLG no Barracão; 14h – Poderá ser convocada Assembleia de Greve (com base na conjuntura; Local: barracão) ”.

(12)

12

ASAV: “nº7 de 14 de agosto

Os servidores técnico-administrativos da UFV, reunidos em Assembleia no dia 13 de agosto, aprovaram o seguinte posicionamento em relação ao índice de reajuste proposto por outras categorias:

• Que o CNG mantenha a proposta de 27,3% assim como a pauta inicial de reivindicações;

• Consideramos também que para haver negociação de fato, deve existir pré-disposição de ambas as partes, tanto do Governo, quanto dos trabalhadores;

• Não consideramos prudente a política do “tudo ou nada”;

• Que seja enfatizada as propostas históricas da FASUBRA de piso no valor de 3 salários mínimos e step de 5% no processo de negociação;

• E que as negociações busquem garantir a efetivação das mudanças com a extensão das alterações do anexo III que contemplarão os aposentados no reposicionamento.

Informamos que emitiremos novo posicionamento tão logo o governo apresente nova proposta por escrito à categoria ou aos SPF’s, na expectativa de que as decisões das bases sejam respeitadas”.

ASUFPEL: “Comitiva participa de audiência com o Reitor da UFPel

Com o tema assédio moral e desvio de função, representantes do Comando Local de Greve do ASUFPel entregaram documento ao mandatário da Universidade

Na manhã desta quinta-feira (06) o CLG do ASUFPel participou de encontro com o Reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino. A audiência agendada pela direção do sindicato, teve como pauta alguns questionamentos referentes a assédio moral e desvio de função durante a greve.

Além do Reitor da UFPel e a comissão do Comando Local, a audiência foi acompanhada por representantes da reitoria e integrantes do CLG. Já na abertura da reunião ampliada, quando indagado sobre assédio moral e desvio de função, Mauro disse que reconhece o movimento de greve como legal, e que como acordado com a Comissão de Ética do ASUFPel no início do movimento grevista, as atividades que estão sendo realizadas são as chamadas essenciais, salvo as autorizadas pelo CLG. Del Pino, confirmou que as matriculas estão sendo realizadas pelos coordenadores de cursos e que as aulas começarão no dia 10 de agosto para os alunos do segundo semestre. Quanto as reclamações dos representantes do Comando Local de Greve, ele foi incisivo, dizendo que não tinha informações sobre assédio de servidores docentes a servidores técnicos administrativos.

Informado sobre as denúncias realizadas no sindicato, que alunos e professores estariam realizando o trabalho dos TAE ele respondeu enfático: “Não pode”. O Reitor disse ainda, que o COCEPE foi informado quanto aos problemas que acarretaria caso o calendário acadêmico fosse mantido. Ao final da reunião, o Reitor da Universidade disse que os TAE`s estavam em seu direito, e ressaltou que a volta das atividades acadêmicas em sua totalidade, será conturbada, em virtude da greve dos servidores técnicos.

Reunião do CLG do ASUFPEL-SINDICATO

Com um tema relacionado com a reunião entre FASUBRA com o MEC e o MPOG, realizada no dia 7 de agosto, tem início o encontro diário do CLG do ASUFPEL-SINDICATO. No link, descrito nesta postagem, um resumo da reunião com o governo. O próximo encontro entre governo e federação deverá acontecer entre os dias 17 e 19 de agosto.

http://www.fasubra.org.br/…/797-em-reuniao-conjunta-represe…

---

Assembleia extraordinária de greve

Categoria decide solicitar prorrogação de mandato dos representantes dos TAE`s no CONSUN

Nem a possibilidade de chuva, menos ainda a temperatura por volta dos 17º C, impediu que mais de duas centenas de servidores Técnicos administrativos acompanhasse mais uma assembleia extraordinária de greve. A assembleia desta terça-feira, 11 de agosto, abordou os seguintes temas: informes locais e nacionais; Análise de greve; Prorrogação do mandato dos servidores técnicos administrativos no Conselho Universitário (CONSUN) e outros assuntos.

A assembleia teve início com a abertura para falas sobre os informes locais. Destaque para o convite do Comando Local de Greve (CLG) de Santa Maria-RS, para que a representação do ASUFPel participasse de um ato de greve, este com data definida para a próxima quinta-feira, 13 de agosto. Como aprovado na última reunião de CLG, a mesa responsável pelos trabalhos informou que uma caravana estava sendo montada e que um ônibus ficaria à disposição.

Os informes nacionais foram direcionados aos avanços nas reuniões entre FASUBRA e governo. A análise da greve foi positiva, pois os oradores entenderam que as negociações com o governo estão avançando. Para o Comando Nacional de Greve foi definido que os servidores Técnicos, Sérgio Oliveira e Mauro Calderipe, serão substituídos pelas servidoras técnica-administrativas Zedeni Braun e Maria Bogachi, estas representarão o CLG do ASUFPel em Brasília-DF, de 18 a 28 de agosto. Por fim,

(13)

13

foi aprovado por maioria a solicitação de prorrogação do mandato dos representantes dos TAE`s no CONSUN. Mais informações sobre as negociações entre FASUBRA e governo podem ser adquiridas no site da federação – www.fasubra.org.br

Amarelinhos voltam a estrada

Marcha em defesa do serviço Público: Contra o ajuste fiscal e as privatizações

Com um tema contrário ao ajuste fiscal e as privatizações, os TAE`s da UFPel estarão representados por uma caravana no município de Santa Maria-RS, na próxima quinta-feira, 13 de agosto. O ato faz parte de uma ação de greve e foi chamado pelo Comando Local daquela localidade. Nas próximas linhas desta postagem, o itinerário e o ponto de concentração.

- Data: 13/08, concentração às 13h na Praça dos Bombeiros

- Itinerário: Concentração na Praça dos Bombeiros, passando por: Niederauer, Floriano Peixoto, Astrogildo de Azevedo, Praça Saldanha Marinha e finalizando a marcha na Câmara de Vereadores

ASUFPEL Comunidade

No ar o programa ASUFPEL Comunidade. O informativo é transmtido pelas ondas livres da RádioCom - 104.5 e www.radiocom.org.br . Destaque para o avanço na proposta do governo, tanto com a negociação conjunta com os SPFS, quanto na mesa setorial. Nossa convidada é a Coordenadora do ASUFPEl-SINDICATO, Suzi Urbana.

---

Amarelinhos em Santa Maria

Grevistas de vários cantos do Rio Grande do Sul participaram de marcha em favor da educação pública e contra a terceirização

Centenas de trabalhadores técnicos administrativos de várias instituições federais estiveram nas ruas de Santa Maria nesta última quinta-feira (13), os motivos são de extrema relevância, pois o país passa por cortes significativos em todos os setores. No que se refere a educação pública, mais de 9 bilhões de reais em investimentos já foram retirados, isso apenas em 2015. Outra preocupação dos servidores federais é a terceirização do trabalho, este em pleno desenrolar no Senado, já que, fora aprovado pela Câmara Federal.

Os servidores Técnicos administrativos em educação de Pelotas e Capão do Leão estiveram participando de evento na cidade de Santa Maria. Por volta das 5h da madrugada deste último 13 de agosto, uma caravana partiu de Pelotas rumo a Santa Maria – RS, uma viagem tranquila que durou cerca de 5 horas. Os caravaneiros foram recepcionados de forma acolhedora por representantes do Comando Local de Greve de SM. Depois de boas risadas e uma análise do atual momento de greve foi oferecido um suculento almoço.

Já no período da tarde, com o tema: “Marcha em defesa do serviço público”, mais de mil pessoas protestaram pelas principais avenidas de Santa Maria, contra o corte no orçamento público, pela valorização do trabalho e contra as leis que oficializam a terceirização no Brasil. Além dos sindicatos das Universidades Federais de Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Porto Alegre e do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS); também estiveram reivindicando seus direitos os representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil, ambas de Santa Maria”.

SINTUFEJUF: “de 14/08/2015 - Pauta: greve

O Comando Local de Greve se reuniu na manhã desta sexta-feira, 14, com a administração superior da Universidade Federal de Juiz de Fora. No encontro foi avaliado como está o funcionamento dos setores no campus com a greve dos servidores e com a suspensão do calendário acadêmico.

Para discutir a situação de Governador Valadares, a reunião contou com a presença do pró-reitor de obras Rubens de Oliveira. Na opinião dele, é necessário rever o projeto e mobilizar a comunidade tanto de Juiz de Fora quanto Governador Valadares para cobrar recursos do governo. "Não está previsto orçamento suficiente para terminar a obra na data prevista. É preciso ser lutado e cobrado em Brasília", afirma Rubens. O pró-reitor falou também da necessidade de elaboração de um seminário e construção de uma cartilha para troca de experiências entre profissionais antigos da UFJF e Governador Valadares.

Outros temas abordados na reunião, porém não aprofundados, foram as 30h, o regimento interno de Governador Valadares, Proquali, seminário de vigilância e o fechamento do acesso do Sintufejuf ao MAM”.

SINTUFEPE-UFRPE: “1.O CLG/UFRPE não aceitará qualquer proposta rebaixada do governo, só

acatando a proposta apresentada pela FASUBRA;

2.O CLG/UFRPE resolveu não aceitar a posição da ANDIFES;

3.A frente única de luta da UFRPE, Vamos à Luta, Coletivo Base e Independentes deve se reunir para resolver os problemas advindos das práticas antissindicais;

(14)

14

4.O CLG/UFRPE aprovou por unanimidade que nas caravanas todos os delegados da UFRPE se alojarão no mesmo local dos caravaneiros de outras delegações;

5.O CLG/UFRPE se reunirá na segunda-feira, dia 17/08/2015, a partir das 09h00min no DEINFO; 6.Ficou decidido que o CLG/UFRPE participe de todos os eventos do Fórum Estadual da Educação no período da greve;

7.O CLG/UFRPE irá fazer um mural na Praça Professor Francisco Magalhães sobre a precarização dos prédios da universidade;

8.O CLG/UFRPE aprovou ajuda política e financeira aos Movimentos dos Transportes Alternativos que foram criminalizados em 2003 pelos governos do PT e PMDB e pelos empresários dos transportes; 9.Assembleia Geral para o dia 19/08/2015, às 09h00min, na Pró-reitoria de Atividades de Extensão com a seguinte pauta: 1.Informes; 2. Avaliação de conjuntura; 3. Encaminhamentos;

10.Proposta do CLG/UFRPE: criar um fundo voluntário para financiar e ajudar os militantes criminalizados dos Movimentos Sociais”.

NOTICIAS

Semana pode ser decisiva para o funcionalismo público

Com mais de 90 dias de discussão, as negociações entre governo federal e o conjunto do funcionalismo público ainda não avançaram. A expectativa é de que seja dada uma resposta à pauta de reivindicação dos servidores na semana que vai de 17 a 21 de agosto.

“Esperamos que o governo nos chame para uma reunião nessa semana, onde poderá ser apresentada uma resposta à nossa proposta de 19,07% a mais nos salários, índice que recompõe o poder de compra perdido nos últimos seis anos”, afirma o coordenador da Condsef (que representa a maior parte dos servidores do Executivo federal), Sérgio Ronaldo.

Os servidores federais do Executivo no DF realizarão assembleia dia 19, às 12h30. A pauta do encontro é variável. “Se o governo chamar o conjunto dos servidores para negociar antes do dia 19, a avaliação desse encontro será nossa pauta. Agora, caso não haja reunião com o governo até dia 19, discutiremos nossas próximas estratégias de luta”, explica a assessoria do Sindsep-DF.

Já na educação pública superior, continua a greve deflagrada no dia 28 de maio. De acordo com a Fasubra, federação que representa os técnico-administrativos das universidades federais, o movimento paredista continua forte em todo o país. A categoria vem trabalhando a pauta específica junto ao Ministério da Educação em reuniões que abordam questões como, por exemplo, o turno contínuo de trabalho (30 horas). Segundo a federação, os avanços quanto à pauta específica em pontos que não interferem no orçamento ainda são tímidos.

Os servidores da carreira da seguridade social continuam em greve no Distrito Federal, iniciada no dia 13 de julho. Das 19 agências da Previdência na capital e no entorno, 2 estão totalmente paralisadas e 6 realizam atendimento parcial.

No Judiciário, o movimento paredista iniciado em junho também indica continuidade. No dia 18, os servidores deste Poder, em todo o Brasil, realizarão paralisação 24 horas. No mesmo dia, na Praça dos Três Poderes, haverá ato e vigília pela aprovação do PLC 28, que concede o reajuste salarial à categoria. O projeto foi vetado pela presidente Dilma Rousseff e está novamente no Senado para votação em sessão conjunta.

Fonte: CUT Brasília

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

AGOSTO

24 e 25

Reunião da representação da CNSC

26

Reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira CNSC no MEC

SETEMBRO

01 e 02

70ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS

08

Reunião Ordinária do FENTAS

(15)

15

09 e 10

Reunião Ordinária do CNS

14 a 19

XXIV Seminário Nacional dos Vigilantes – UFMG – Belo Horizonte, MG

15

Reunião Ordinária CONAES

OUTUBRO

06

Reunião Ordinária do FENTAS

07 e 08

Reunião Ordinária do CNS

20

Reunião Ordinária CONAES

NOVEMBRO

10

Reunião Ordinária do FENTAS

11 e 12

Reunião Ordinária do CNS

17

Reunião Ordinária CONAES

DEZEMBRO

01

Reunião Ordinária CONAES

08

Reunião Ordinária do FENTAS

09 e 10

Reunião Ordinária do CNS

19

Aniversário de fundação da FASUBRA

UnB – Pavilhão Múltiplo Uso 1 – Bloco C – Sala C.1-56/2 – CEP 70.904-970 – Cx. Postal 04539 – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte - Brasília – DF Fones: +55 (61) 3349-9151 – FAX: +55 (61) 3349-1571

Referências

Documentos relacionados

A dinâmica territorial do povoado em tela foi analisada por meio da: (i) identificação dos eventos históricos que deram origem a formação territorial do

As peças e acessórios Opel estão disponíveis na Loja Opel do seu Distribuidor Autorizado, onde encontrará tudo para tornar o seu veículo mais confortável ou para satisfazer as

O SEAT Ibiza inclui o equipamento certo para lhe proporcionar a resposta mais adequada,.. EqUIPADO PARA qUE SINTA CADA PULSAçãO

5.º O regime jurídico de que trata esta Lei tem como fundamentos a gestão pública democrática, a participação social, o fortalecimento da sociedade civil, a

Será constituído por quatro provas de carácter competitivo: “Grande Trail do Zêzere – K50 – CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL ULTRA”, “Grande Trail do Zêzere –

Este trabalho mostrou que o futuro profissional de Secretariado Executivo está atento a importância da leitura e de ferramentas para sua profissão. Ainda, os sujeitos da

Pretende mostrar a importância de um estado democrático e laico, dando a liberdade de livre escolha religiosa tanto para os fieis, quanto para os incrédulos,

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e