• Nenhum resultado encontrado

GOYAZ. Goiânia terá Refis mais vantajoso da história. Chefe de comércio dos EUA faz apelo a laboratórios por quebra de patente de vacina.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOYAZ. Goiânia terá Refis mais vantajoso da história. Chefe de comércio dos EUA faz apelo a laboratórios por quebra de patente de vacina."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Governador destaca que projeto chega às regiões mais vulneráveis com

objetivo de proporcionar qualificação “para esse mundo informatizado”.

Goiânia terá Refis mais

vantajoso da história

Chefe de comércio dos EUA faz

apelo a laboratórios por quebra

de patente de vacina

Pág.05

Pág.04

Pág.10

A CAPITAL

O MUNDO

Caiado insere Goiás

na era robótica e cita “revolução”

ao inaugurar laboratórios

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.305

(2)

A

RTIGOS

O fato. Na semana passada, quinta-feira (06/05), o time de futebol do Atlé-tico Goianiense, de Goiânia (GO), estava em Assunção, capital do Para-guai, para disputar uma partida con-tra o Libertad, válida pela Copa Sul-Americana. Após a vitória por 2 a 1, todos os 44 integrantes da equipe brasileira receberam as primeiras doses da vacina SinoVac, doadas pela organizadora da competição, a Confe-deração Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, como é conhecida, que tem a sua sede em Luque, uma cidade da região metropolitana de Assunção. A Conmebol recebeu 50 mil doses da vacina que pretende distribuir a times de futebol dos 10 países, incluindo o Brasil, que fazem parte da confedera-ção. Alejandro Dominguez, o presi-dente da Conmebol, disse que essas vacinas são uma contribuição da or-ganização para o bem-estar dos joga-dores, árbitros e demais pessoas envolvidas com as equipes que dispu-tam os torneios da confederação, sendo o principal deles a Copa Liber-tadores da América. O presidente do Atlético, Adson Batista, 50 anos, afir-mou que não é culpa dele se o go-verno do Brasil não está oferecendo as vacinas. Dessa forma, aproveitou a oportunidade e vacinou a equipe. Como dizem os colegas da imprensa esportiva: a bola picou na área e ele chutou e fez o gol. Esse é o resumo da história. Vamos mergulhar nas entra-nhas do fato para mostrar ao nosso leitor os cantos escuros desse episó-dio.

Antes de seguir com a história, quero dar algumas explicações que julgo necessárias, principalmente aos jovens repórteres que estão na corre-ria do dia a dia das redações. Eu tenho 70 anos de idade, 40 e poucos de car-reira como repórter e um currículo bem nutrido — disponível na internet — que me autorizam a ter a honra de conversar com os meus colegas e lei-tores sobre esse episódio. O que vou escrever não é um texto opinativo. Vou desfilar fatos que já publicamos e re-latos de situações que conheço pro-fundamente, como é o caso do Paraguai. O brasileiro não é proibido de fazer o “turismo da vacina” e viajar para outro país, por sua conta e risco, para se vacinar. Mas não é o caso do Atlético Goianiense. O time estava lá representando o Brasil em um torneio de futebol. É como se o clube fosse um pedaço do território brasileiro. Por-tanto, só poderia ter tomado uma va-cina que tivesse sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitá-ria (Anvisa). Mais ainda: a Lei 14.125/2021 determina que qualquer vacina que entre no território nacional tem que ser repassada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, o pre-sidente do Atlético Goianiense pode ter feito um gol contra caso o governo brasileiro resolva passar o que aconte-ceu a limpo. Dificilmente fará isso porque o caso passou batido pela im-prensa brasileira, em especial a espor-tiva.

Mas isso não significa que o

episó-dio tenha passado batido entre os par-tidos de oposição do Paraguai. Por quê? Simples. A oposição paraguaia considera o Brasil um país imperia-lista e responsável por apoiar gover-nos corruptos no seu país — há matéria na internet. Nos últimos anos tem sido comum a queima da ban-deira brasileira nos protestos popula-res. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2008, na cidade de Curupaiti. Eu estive lá fazendo reportagens e por todos os cantos encontrei faixas acu-sando os brasileiros de imperialistas. Outra bandeira foi queimada em 2019 no município de Santa Rosa del Agua-ray. O atual presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, é acusado pela oposição de defender os interesses brasileiros na usina hidrelétrica de Itaipu — que pertence aos dois países. E vem sendo contestado pela popula-ção pela condupopula-ção do combate à pan-demia causada pela Covid-19. Faltam leitos hospitalares, equipamentos nas UTIs, remédios e profissionais da área médica. Até a última sexta-feira (07/05) havia no Paraguai 296 mil pes-soas que testaram positivo para o co-ronavírus, 7 mil mortos e apenas 143 mil doses de vacina aplicadas. Sendo que 12 mil tomaram a segunda dose, representando 0,2% dos 7 milhões de habitantes do país. Em março a popu-lação foi para a rua e pediu o im-peachment do presidente Benitez. Uma das dificuldades do governo do Paraguai é conseguir negociar vacinas com a China porque o país vende pro-dutos eletrônicos e outros fabricados em Taiwan, um pequeno país insular cujo território é reivindicado pelos chineses — há matéria na internet. A Conmebol tem sede na cidade de Luque, mas também é de propriedade de outros nove países sul-americanos. É dentro desse contexto que os pa-raguaios assistiram 44 pessoas do time brasileiro Atlético Goianiense to-marem a primeira dose da vacina no seu país. O ato foi uma provocação ba-rata diante das dificuldades sanitárias que a população local enfrenta. Co-nheço profundamente o Paraguai. Desde 1983 volto lá de dois em dois anos, a última vez foi em 2019. Em março, na ocasião das manifestações contra o presidente devido o alastra-mento da pandemia, fiz o post “Pro-testos no Paraguai: a imprensa esqueceu que lá vivem 1,5 milhão de brasileiros.”

Chamados, a maioria, de brasi-guaios, são agricultores que migraram em busca de terras baratas e transfor-maram o país em um grande produtor de grãos e carnes. Sempre que acon-tece uma disputa política entre o go-verno e a oposição quem paga o pato são os brasileiros que lá vivem, princi-palmente os agricultores. Dominguez, o presidente da Conmebol, precisa ser entrevistado pelos colegas jornalistas. A sua iniciativa de vacinar os jogado-res de futebol é polêmica se levado em conta o atual quadro da pandemia nos países da América do Sul. A imprensa esportiva do Brasil precisa falar sobre isso.

Imprensa esportiva calou-se no caso

da vacinação do Atlético Goianiense

no Paraguai

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

Diretor de Redação / Jornalista Responsável FENAJ:  Nº 1602/GO

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

Departamento Contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

Ilustrador & Chargista

ANTÔNIO COSTA Editoria Brasília - DF ATENDIMENTO AO LEITOR (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

A cirurgiã dentista, especiali-zada em harmonização facial pela NYU (New York University) Dra. Rayane Marques está pre-parado um ‘Botox Day’ especial para suas pacientes. Depois de muitos pedidos, a bela doutora preparou uma tarde inteira vol-tada para aplicação de botox, com condições especiais, mui-tos mimos e surpresas. As vagas são limitadas e os agendamen-tos podem ser realizadas pelo telefone 62 9932-1055.

CONhEÇA A ESPECIALISTA

Dra. Rayane Marques RM CRO-GO 11.679

É cirurgiã-dentista, professora de Harmonização Orofacial com certificação pela NYU (New York University), além de palestrante convidada em even-tos de H.O.F por todo o país. Apaixonada por Escultura La-bial, fundou o método #RMLips.

SERvIÇO: Botox Day Data: 26 de maio Inscrição: 62 9932-1055. @dra.rayane.marques TARG COMUNICAÇÃO INTEGRADA @targcomunicacaointegrada BIANKA MUNIZ (62) 98218 2807 JULIANA TELES (62) 98112 3245

ENvIE SEU ARTIGO

DE OPINIÃO

GOYAZ

EXPEDIENTE Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de BulhõesANO 135 - O CENTENÁRIO DE GOIÁS

GOYAZ.COM.BR As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco

Dia de Beleza

Envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br

TARG COMUNICAÇÃO INTEGRADA

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782 CARLOS WAGNER

E RELEASES

Voz para elas

Na última terça-feira (11/05) a advogada e conselheira da OAB Dra. Márcia Póvoa foi especial-mente convidada para partici-par da Live Mulheres Empoderadas da Lance FM, co-mandada pela apresentadora Roberta Brito. Durante o pro-grama que foi criado para dar voz ao público feminino, elas abordaram tópicos como em-poderamento feminino e tam-bém sobre a atual pré-campanha da OAB, onde apoia a colega Valentina.

CONhEÇA A ADvOGADA

Dra. Márcia Póvoa é uma ad-vogada conceituada, conse-lheira da OAB, procuradora regional de prerrogativas, pri-meira mulher a ocupar a ca-deira de procuradora de prerrogativa da OAB.

Dra. Márcia Póvoa hoje está colhendo os frutos de uma atuação com ética e moral em tudo que faz. Sempre pronta para atender a todos e sempre muito solícita, amiga e que tem uma marca a lealdade. Mulher forte, esbravejou seu ca-minho com muita autoridade e disciplina, curvou caminhos de preconceitos e lutou contra muitos que não acreditava em sua caminhada, e mesmo assim seguiu em frente e hoje uma profissional exemplar e digna de seu nome. Profissional capa-citada, líder nata, leal e mãe. “A mulher advogada sempre es-teve no Sistema OAB, mas não na dimensão de como hoje se encontra e de como poderá estar.” Afirmou a advogada.

TARG COMUNICAÇÃO INTEGRADA @targcomunicacaointegrada BIANKA MUNIZ (62) 98218 2807 JULIANA TELES (62) 98112 3245 TARG COMUNICAÇÃO INTEGRADA

(3)

VAI E VEM

Na Assembleia Legislativa, ontem, projeto que autoriza o governo estadual e alienar 55 imóveis de propriedade do Estado, que estava na bica para ser votado em definitivo, teve a votação adiada para esta quinta-feira, talvez. O projeto tem levantado polê-mica e críticas. O deputado

Karlos Cabral (PDT) chiou.

“Estamos autorizando a venda de mais de 50 áreas públicas, sem saber exata-mente que áreas são, quanto valem e a destinação”, criti-cou.

ARAGUAIA

E na sessão de ontem, vol-tou à baila o assunto do de-creto governamental que suspende a temporada no Rio Araguaia. O líder do governo

defendeu o decreto, ao dizer que o governador está pen-sando em “salvar vidas” evi-tando a aglomeração na beira do rio. Mas pelos menos dois deputados discursaram con-tra. Coronel Adailton (Progres-sistas) disse que o decreto tem de ser revisto, por que preju-dica a atuação dos guias de pesca esportiva com atuação no Rio Araguaia.

“Estamos falando de uma atividade que tem se alavan-cado e trazido turistas nacio-nais e internacionacio-nais para Goiás”, protestou.

RIO NÃO É FOCO

O tucano Helio de Sousa (PSDB) também se manifes-tou contra o novo decreto. “Eu entendo que o governa-dor deve deixar a legislação como estava. O rio Araguaia dificilmente vai ser foco de contágio. Dentro da cidade o risco é muito maior, seja no transporte coletivo ou em lo-cais como os supermercados ou outras situações”, disse o parlamentar.

PRESSÃO FUNCIONA

E ontem à tarde, após en-contro com prefeitos, o go-vernador decidiu liberar pesca esportiva na tempo-rada do Rio Araguaia. Um novo documento será redi-gido e deve ser publicado nos próximos dias com

flexibili-zação do decreto estadual 9.862. Mas continuam proibi-dos acampamentos, festas, caminhadas ecológicas, entre outras atividades que provo-quem aglomeração..

CRESCENDO

O Republicanos de Goiás tem meta de eleger dois putados federais, quatro de-putados estaduais e um senador no ano que vem. O nome da sigla para o Senado é o deputado federal João Campos, que tem efetiva ar-ticulação com o segmento evangélico do qual faz parte, o que pode lhe dar um bom número de votos na partida. Mas a briga não será fácil, visto que só haverá uma vaga disponível. E periga aparecer concorrentes fortes.

SENA

O partido era quase um na-nico, mas ganhou corpo com a assunção de Rogério Cruz à ti-tularidade na Prefeitura de Goiânia. Tem um deputado es-tadual, Jeferson Rodrigues, e três vereadores na capital. Ro-drigues será candidato a depu-tado federal e a legenda acredita que terá potencial como “puxador de voto”. Um dos vereadores, Leandro Sena, ganhou destaque recente-mente ao articular a derru-bada de um “comboio da alegria” na Câmara, com

ante-cipação de eleição da mesa di-retora da Casa.

ESTRANHAMENTO

O presidente do MDB goiano, ex-deputado Daniel Vilela, e o deputado estadual Paulo Cezar Martins, andam se estranhando. Martins tem dito que vai disputar o co-mando da sigla contra o filho de Maguito. A insatisfação do deputado com Daniel foi ex-pressa de forma contundente no episódio do desembarque da cúpula do partido da equipe do prefeito de Goiâ-nia, Rogério Cruz (Republica-nos). E de lá pra cá, volte e meia Martins dá uma “fer-roada” em Daniel. Que tam-bém já respondeu de forma contundente pelo menos duas vezes. A ver que bicho vai dar!

DEU A LOUCA

Vá entender essas pesqui-sas. Há poucos dias, o Insti-tuto Paraná detectou que, apesar da rejeição ao presi-dente Jair Bolsonaro (sem partido) ter crescido, princi-palmente pela condução er-rática no combate à pandemia, ele venceria qual-quer adversário, veja bem, qualquer um, se a eleição fosse hoje. Pelo No levanta-mento, o presidente lidera nas quatro simulações do

primeiro turno, com porcen-tuais que variam de 32,7% a 34,5% das intenções de voto.

LULA GANHA

Aí, nessa quarta-feira (12), Datafolha traz que o petista Lula da Silva, condenado por corrupção e “perdoado” pelo STF, lidera a corrida eleitoral com 41%, 18 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 23%. E no segundo turno, então, é uma lavada.

O ex-presidente teria 55% contra 32% de Bolso-naro. Pra começar a entender essas pesquisas, ou entender o humor do eleitorado brasi-leiro, parece que o jeito é fazer um curso de ciência po-lítica, no mínimo.

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

(4)

Descontos chegam a 99% em multas e juros decorrentes da inadimplência, além de redução de 50% no valor de taxas e de

penalidades por infração à legislação municipal. Negociações, que vão ocorrer entre os meses de junho e julho, fazem parte

das medidas para mitigação dos reflexos socioeconômicos da pandemia do Coronavírus

Goiânia terá Refis mais

vantajoso da história

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

oiânia terá o mais vantajoso Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da história. Como parte do pacote de me-didas para mitigação dos re-flexos socioeconômicos da pandemia do Coronavírus (Covid-19), entre os meses de junho e julho, a prefeitura abrirá rodada de negociação com devedores que incluirá descontos de até 99% em multas e juros decorrentes da inadimplência; redução de 50% no valor de taxas e de pe-nalidades por infração à le-gislação municipal;

possibilidade de parcela-mento em até 60 vezes, entre outros benefícios. O projeto de lei que visa instituir o Refis foi entregue pelo prefeito Ro-gério Cruz à Câmara Munici-pal nesta quarta-feira, dia 12. A expectativa é que a pro-posta seja colocada em pauta nos próximos dias.

O setor econômico é o principal alvo da prefeitura. Tanto, que pela primeira vez o executivo municipal redu-zirá em 50% o valor principal

da Taxa de Licença para Ocu-pação de Áreas em Vias e Lo-gradouros públicos, paga por proprietários de lanchonetes instaladas em calçadas da Ca-pital, pit dogs, mercados mu-nicipais, bancas de revista, feirantes e ambulantes. O mesmo benefício será conce-dido em relação às taxas para Exercício de Comércio Even-tual, também devida por fei-rantes e ambulantes; Anual de Renovação de Permissio-nários, que incide no trans-porte escolar; e a de Funcionamento, cobrada de todo estabelecimento comer-cial, industrial e prestador de serviço. Em relação às duas últimas, o abatimento abrange apenas os anos de 2020 e 2021.

“É certo que, infelizmente, todos os setores econômicos passam por um momento completamente atípico e de-licado. A pandemia do novo Coronavírus impôs ao mundo todo uma nova reali-dade. É preciso unir forças e proporcionar aos cidadãos condições de reverterem esta situação e continuarem adiante”, observa o prefeito Rogério Cruz. O Refis, que

terá duração de 60 dias, vai oportunizar a regularização de débitos relativos aos im-postos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU), Sobre Serviços (ISS) e Sobre Trans-missão de Imóveis (ISTI), além de taxas; contribuições; multas administrativas; por descumprimento de obriga-ções acessórias; provenientes de contratos, de aluguéis, in-denizações, restituições, sen-tenças judiciais transitadas em julgado, entre outros tipos de créditos não tributários. Poderão ser negociadas dívi-das vencidívi-das até este mês de maio, tendo como referência a data da publicação da lei, quando aprovada pela Câ-mara Municipal de Goiânia. Outra novidade no Refis 2021 é o desconto no valor principal de multas adminis-trativa e formal, a exemplo das aplicadas pelo Procon, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Vigilância Sanitária e Secretaria Munici-pal de Planejamento e Habi-tação (Seplanh). A redução é de 50% em relação aos crédi-tos fiscais oriundos de multa formal por infração à legisla-ção tributária ou

descumpri-mento de obrigações acessó-rias. As exceções são as mul-tas aplicadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e as relacionadas às medidas para contenção do avanço do Coronavírus, a exemplo da falta de uso de máscara e da abertura de em-presas em períodos de restri-ção das atividades.

Já os descontos em multas e juros provenientes da ina-dimplência são de 99% para quitação do débito à vista; de 90% para os que optarem por dividir o pagamento em até 20 vezes; de 80% se a negocia-ção for entre 21 e 40 parcelas e de 70% para a regularização entre 41 e 60 parcelas. Se na dívida incidir custas proces-suais e emolumentos cartorá-rios, o pagamento dessas terá que ocorrer à vista ou junto à primeira parcela. Já os hono-rários de sucumbência podem ser parcelados nas mesmas condições que o dé-bito originário com a prefei-tura.

Neste Refis, a Prefeitura de Goiânia também vai facilitar o parcelamento, cujo limite passou de 40 para 60 vezes, desde que o valor mensal não

seja inferior a R$ 100; e o re-parcelamento, que até a data de vencimento de cada par-cela poderá ocorrer sem juros, com incidência apenas de atualização monetária, e sem a exigência de 10% do valor como entrada. No en-tanto, em todos os casos, se ocorrer atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ou se houver uma parcela vencida por mais de 90 dias, o contribuinte perderá o bene-fício proporcionado pelo Refis e a dívida retornará aos valores originais.

DÍVIDA ATIVA

Ao todo, a carteira da Dí-vida Ativa da prefeitura tem 423.827 títulos, entre impos-tos, taxas, multas, entre ou-tros créditos que, juntos, somam R$ 8,3 bilhões. Os grandes débitos, quando su-periores a R$ 100 mil, repre-sentam cerca de 85% desse total. Atualmente, a taxa de inadimplência tributária de Goiânia é de, em média, 30%. (Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças)

(5)

05

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Caiado cita “revolução”

ao inaugurar laboratórios

de robótica inédito em Goiás

Caiado cita “revolução na educação” ao inaugurar dois laboratórios de robótica Include, parceria do Governo de Goiás

com Instituto Campus Party

EX-COLUNISTA DOGOYAZ

niciativa capacita jovens e crianças por meio do en-sino da robótica, programação, ele-trônica, sensores e mecânica. São disponibili-zados computadores, im-pressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones. Duas sedes são entregues em Goiânia, no Jardim Novo Mundo e no Setor Santos Du-mont. Governador destaca que projeto chega às regiões mais vulneráveis com obje-tivo de proporcionar qualifi-cação “para esse mundo informatizado”. Goiás será o Estado com maior número de estruturas no país, informa presidente do Instituto Cam-pus Party, Francesco Farrugia O governador Ronaldo Caiado inaugurou ontem, quarta-feira (12/05), em Goiânia, as duas primeiras unidades no Estado do pro-jeto Include, parceria do Go-verno de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party. O primeiro la-boratório está instalado no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo, no Jardim Novo Mundo, região Leste. Na sequência, o governador entregou, no Centro de Edu-cação Comunitária de Meni-nos e Meninas (Cecom), no Setor Santos Dumont, região Centro-Oeste, o segundo es-paço de tecnologia na capital. “Os professores e profes-soras chegam em mim e falam que nunca viram nada assim em 20, 30 anos. Nunca viram tanto dinheiro chegar, tantas condições para apare-lhar as escolas do Estado de Goiás” pontuou o governa-dor. “Quando você faz uma mudança de conceito e segue corretamente a aplicação do dinheiro, acontece uma revo-lução em uma área que é fun-damental: a educação. Eu sou apaixonado por essa turma toda. Dá gosto ver”, celebrou. Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens e crian-ças com idade entre 12 e 20 anos por meio do ensino da robótica, programação, ele-trônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de em-preendedorismo e IOT (Inter-net das Coisas). A expectativa é atender, aproximadamente, dois mil estudantes de comu-nidades locais em situação de vulnerabilidade social até 2023.

Instalados em escolas e cen-tros educacionais, os labora-tórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robó-tica, computadores, impres-soras 3D, óculos de realidade virtual e drones.

Além das unidades na ca-pital, Goiás conta com outras quatro, em Luziânia e Valpa-raíso de Goiás - que serão inaugurados, nesta quinta-feira (13/05) - e Alto Paraíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comuni-dade quilombola Kalunga. “Estamos fazendo com que

isso chegue às regiões mais carentes. Temos que fazer com que a evasão escolar seja menor, e ter uma boa quali-dade de educação. Dar a essas crianças a expectativa de que vão se qualificar para esse mundo informatizado que nós temos”, avaliou Caiado.

MAIS LABORATÓRIOS

De acordo com o presi-dente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, Goiás vai se tornar o estado com o maior número de es-truturas, entre 25 e 30. “Hoje, nós temos laboratórios na Amazônia, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pa-raná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Mas a maior quantidade, ao final deste ano, vai estar aqui no Estado”, garantiu.

O objetivo do projeto é di-fundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, com a oferta de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam ha-bilidades dentro de um ecos-sistema inovador.

O governador reforçou o objetivo de levar o projeto para as regiões mais carentes do Estado. “Vamos levar a qualidade e oportunidade para todas as crianças, inde-pendentemente da sua con-dição financeira, dar

igualdade de tratamento em todas as regiões de Goiás, principalmente nos bairros mais humildes”, definiu. Para o vice-governador Lincoln Tejota, a atual gestão foca em políticas de Estado “que ultrapassam mandatos”. “Nós estamos deixando para esses alunos aqui o legado que eles não teriam acesso. Não teriam acesso ao conhe-cimento como nós estamos vendo agora, a saber como trabalha a robótica”, comen-tou.

“Aqui há um programa pensado, que não começa e termina nessa parte do In-clude. Entra na educação fundamental, despertando esse mundo até a carreira de Tecnologia da Informação e consegue despertar a criativi-dade, a resolução de proble-mas”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvi-mento e Inovação, Márcio Cesar Pereira.

O Governo de Goiás ainda promove a sustentabilidade na utilização nos equipamen-tos do programa. É o caso dos filamentos para as impresso-ras 3D, que são feitos de plás-tico reciclado, por meio do projeto Sukatech, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

“Hoje nosso mundo está cada vez mais digitalizado e a

tecnologia tem que ter esse papel de ajudar a sociedade e o cidadão. Vocês vão ter opor-tunidade que muitos jovens do Brasil inteiro não têm”, afirmou, aos estudantes, Adriano da Rocha Lima, se-cretário-chefe da Governado-ria, sobre o potencial de empreendedorismo do pro-grama.

Representando a secretá-ria de Educação, Fátima Ga-violi, o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, coronel Mauro Vilela, ressaltou que é a educação que forma as bases das famí-lias. “Todas as pastas do Es-tado estão unidas, em harmonia. Por isso as coisas têm dado certo”, disse.

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, expressou sua esperança com a parceria entre o Centro de Educação Comunitária Meninos e Me-ninas (Cecom) e o governo estadual. “Essas crianças têm aqui uma semente impor-tante sendo plantada, ama-nhã, essa inclusão vai levar a usufruir do acesso ao ensino superior, pelas cinco mil bol-sas que a Organização das Vo-luntárias de Goiás (OVG), por meio do Programa Universi-tário do Bem (ProBem)”, apontou Olga.

Principais receptores do Include, os estudantes estão animados com o projeto. “Eu nunca tive visto nenhum

mi-croscópio pessoalmente. Estou lisonjeada e deslum-brada com a tamanha gran-diosidade do nosso laboratório”, disse Isabelle Rodrigues Giachini, de 13 anos, do 8º ano.

“A escola está bem melhor, parecendo escola particular, eu amei. Vai ser muito bom também para as futuras gera-ções que vão estudar aqui”, argumentou Emilly Thayanne Andrade Félix, de 12 anos, aluna do 7º ano.

VISITA

Outro colégio estadual da capital, o Robinho Martins de Azevedo, no Jardim Nova Es-perança, também foi visto-riado pelo governador Ronaldo Caiado, a pedido da diretora da instituição, Suelma Cândido. “As refor-mas estão acontecendo, esta-mos entregando para as crianças os kits alimentação, uniformes, tênis. O que se-nhor está fazendo, governa-dor, é de verdade”, relatou ela. A unidade de ensino, com 16 salas, 39 turmas, em três turnos, e 1.410 alunos, nos ensinos fundamental e médio, recebeu verbas dos programas Reformar e Equi-par Equi-para obras em suas de-pendências.

I

Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, vice-governador Lincoln Tejota e secretários Márcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação) e Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governa-doria), ao dar início à série de inaugurações dos laboratórios Include: investimento em tecnologia, mudança de conceito e apli-cação correta dos recursos públicos

(6)

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Educação de

Anápolis seleciona

estudantes para

concurso nacional

de desenhos

Obra vencedora será a identidade visual da 18ª Se-mana Nacional de Ciência e Tecnologia; estudante da Es-cola Municipal Clóvis Guerra venceu edição de 2019. Com o tema “Transversali-dade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, o Ministério da Ciência, Tecno-logia e Inovação promove o V Concurso de Desenhos. A obra escolhida vai compor a identidade visual da 18ª Se-mana Nacional de Ciência e Tecnologia. A ação, que pre-tende estimular a criatividade e difundir a ciência entre os estudantes do Brasil, conta com a participação de estu-dantes do 6º ao 9º ano das redes pública e particular de ensino. O vencedor também conhecerá o ministro e astro-nauta brasileiro Marcos Pon-tes.

Em 2019, o desenho esco-lhido foi de um estudante da Escola Municipal Clóvis Guerra, de Anápolis. “Este ano, os desenhos estão ainda mais surpreendentes. O co-nhecimento através da com-petição que aborda temas atuais é a demonstração de que educação aliada à inova-ção garante um futuro me-lhor para todos”, afirma o prefeito Roberto Naves. “Ser finalista no concurso me trouxe boas experiências e

pude conhecer muitas pessoas que me apoiaram como estu-dante e como desenhista profis-sional”, afirma o estudante anapolino Victor Felipe Sousa, vencedor do concurso de 2019 que teve destaque em território nacional com o tema Bioecono-mia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento e Sustenta-bilidade. Hoje com 14 anos, ele busca seguir carreira com o de-senho.

“Este é mais um projeto que visa estimular as compe-tências dos estudantes da rede de ensino público, in-centivando-os ao desenvolvi-mento das suas habilidades artísticas”, explica a secretária municipal de Educação, Eeri-zania de Freitas.

Para Glauco Meireles, pla-netarista da rede, o tema é muito pertinente ao cenário atual de pandemia. “Para fa-cilitar o entendimento do aluno, citamos como exem-plo a pandemia da Covid-19, em que ciência e tecnologia se uniram para dar uma res-posta rápida à sociedade, com a produção de vacinas”, aponta o profissional, que acredita que a transversali-dade faz o diálogo constante com a ciência, a tecnologia e a inovação.

Luan Junio Souza Gomes é estudante do 6º ano da Escola Municipal João Luiz de Oli-veira. O desenho do estu-dante foi dos três selecionados pela comissão da Secretaria Municipal de Educação para competir na-cionalmente. “Eu gosto muito de desenhar! É uma honra participar de um concurso e estou muito feliz em saber que outras pessoas poderão

ver o meu desenho”, conta o estudante de 11 anos sobre seu sentimento em relação ao concurso.

A rede municipal possui 25 escolas que oferecem a se-gunda fase do ensino funda-mental, das quais 12 participaram do concurso. A Secretaria Municipal de Edu-cação selecionou os três me-lhores desenhos, considerando quesitos como criatividade e adequação te-mática, e os mesmos serão enviados para a comissão or-ganizadora do evento. O re-sultado será divulgado no dia 30 de junho.

Prefeitura de Anápolis

mira em inovação e vai

abrigar startups no Ceitec

Uma ideia inovadora na cabeça e pouco dinheiro para estruturá-la? Você é daqueles que tem uma solução alter-nativa para um problema real? A Prefeitura de Anápolis está lançando uma oportuni-dade para ajudar a começar o seu negócio – seja produtos ou serviços – ao disponibili-zar um espaço com instala-ções eficientes e confortáveis, mobiliário, acesso à internet de alta velocidade, ar condi-cionado, entre outros itens. Tudo isso de forma gratuita. Para encaminhar suas propostas, fique atento aos critérios que estão publica-dos na página 6 (seis) do Diá-rio Oficial de Anápolis do dia 7 de maio de 2021 (link ao final da matéria) e encami-nhe sua proposta para cei-tec@anapolis.go.gov.br. O

prazo é de 60 dias.

A ideia é interagir no mesmo local diversos talen-tos que visam desenvolver projetos tangíveis com al-cance de solucionar, sobre-tudo, problemas de interesse público – nas áreas de mobi-lidade urbana, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educa-ção, saúde, segurança pú-blica, cultura, esportes, empreendedorismo, gover-nança, e questões relativas à produção ou economia de energia.

"Nós plantamos essa se-mente e sabemos que vai gerar frutos que vão nos colo-car no cenário nacional. Temos pessoas técnicas e ca-pacitadas em Anápolis que precisam somente de um es-tímulo do poder público", afirma o prefeito Roberto Naves.

Na prática, o Centro de Empreendedorismo, Inova-ção e Tecnologia (Ceitec), an-tigo Clube Ipiranga, no Bairro Jundiaí – será transformado numa espécie de “tempes-tade perfeita” invertida para o mundo dos negócios. É um terreno fértil para a inovação com mais de 460 mil metros quadrados. “Você que tem um projeto e que está execu-tando na sua casa, que faz parte de alguma comunidade de desenvolvimento de proje-tos e inovações, a Prefeitura de Anápolis tem um espaço para você. Acesse nosso site, coloque sua proposta e faça a defesa do projeto”, diz o se-cretário de indústria, comér-cio, trabalho, emprego e renda, Marcos Abrão. As Startups devem

apre-sentar proposta, assinada di-gitalmente pelo represen-tante legal da empresa interessada (pessoa jurídica), em arquivo identificado: STARTUP - PROPOSTA PARA INGRESSO NO CEITEC, e en-caminhar para o e-mail: cei-tec@anapolis.go.gov.br. O processo seletivo será ini-ciado em 60 (sessenta) dias, a contar a partir do dia 7 de maio, e a avaliação da pro-posta será realizada por uma Comissão Permanente de Se-leção e Avaliação - composta por 3 (três) membros indica-dos pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Tra-balho, Emprego e Renda. O resultado da avaliação se dará por publicação no Diário Ofi-cial do Município de Anápolis e no site da Prefeitura Muni-cipal de Anápolis. O permis-sionário interessado em utilizar um espaço pré-deter-minado no Ceitec deve se ater exclusivamente ao desenvol-vimento de ações com vistas ao empreendimento tecnoló-gico, no formato de Startups, com objetivo principal de promover a inovação nas áreas de maior interesse pú-blico municipal: mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inova-ção, economia, educainova-ção, saúde, segurança pública, cultura, esportes, empreen-dedorismo, governança, e questões relativas à produção ou economia de energia. Os projetos encaminhados por universidades se formaliza-rão entre a entidade e a Pre-feitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda.

@thalesbaguiar

(7)
(8)

A possível parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada avalia construir um Centro de Referência Comunitário

da CUFA em Aparecida

Parceria entre Prefeitura e CUFA

deve promover integração

e ascensão social nas

comunidades aparecidenses

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

O prefeito de Apa-recida de Goiânia, Gustavo Menda-nha, se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira, 12, no gabinete da Ci-dade Administrativa Maguito Vilela, com a equipe respon-sável pela Central Única das Favelas do Estado de Goiás (CUFA-GO). O objetivo da reunião foi para estabelecer uma possível parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada para cons-truir um Centro de Referência Comunitário da CUFA no município que disponibili-zará as oficinas e atendimen-tos da instituição. Além disso, a parceria deve desenvolver ações que promovam inte-gração e ascensão social das comunidades por meio do es-porte, educação, cultura, ci-dadania, empreendedorismo, lazer e solidariedade.

O presidente da

CUFA-GO, Breno Cardoso, destacou o trabalho que a instituição irá desenvolver com a criação do Centro de Referência. “A CUFA tem o objetivo de cons-truir um Centro de Referência Comunitário para atender mais e melhor a população e periferias de Aparecida, um espaço com capacidade para atender mais de 500 pessoas de diversas faixas etárias pro-movendo um grande impacto social na cidade, oferecendo iniciação e formação espor-tiva, reforço escolar, aulas de cunho culturais, cursos de ca-pacitação e empreendedo-rismo”, explicou o presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso. O prefeito Gustavo de-monstrou interesse na parce-ria e sinalizou que vai buscar viabilizar a concessão de uma área para a construção do es-paço.

“Vamos marcar outra reu-nião em breve juntamente

com alguns secretários, para alinhar as ideias que benefi-ciem a população de Apare-cida. Em relação a viabilização de área para a Central Única das Favelas de-senvolver seus trabalhos, isso com certeza será possível, vamos providenciar”, desta-cou o prefeito.

Presente na reunião, a pri-meira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, elogiou o traba-lho desenvolvido pela CUFA e salientou a importância das ações voltadas à população carente. “Admiro muito o tra-balho que a CUFA realiza nas comunidades, estamos aber-tos a parceria e queremos sim desenvolver ações em con-junto. Todos projetos sociais que envolvem a saúde, edu-cação, o esporte, lazer, cul-tura, são fundamentais para uma transformação completa na vida das pessoas. A

Assis-tência Social possui cadastro da população que vive em si-tuação de vulnerabilidade so-cial em Aparecida e que, além de receber suprimentos ali-mentícios, recebe acompa-nhamento até que a realidade mude. O nosso único objetivo é garantir a mudança da si-tuação social que a pessoa se encontra e que tenham de fato uma qualidade de vida melhor”, salientou Mayara. A CUFA, que atua direta-mente nas favelas e periferias, está presente em 17 países, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em 32 ci-dades no Estado de Goiás. Em Aparecida são 47 CUFAS im-plantadas com base nas lide-ranças comunitárias locais que juntos das suas equipes desenvolvem os programas e projetos da instituição na ponta.

Entre os programas de-senvolvidos pela instituição estão: a Taça Todo Dia voltado

para iniciação e formação es-portiva em diversas modali-dades; CUFA empreenda que oferece cursos de empreen-dedorismo para centenas de pessoas das periferias do Es-tado; CUFA Educa que pro-move reforço escolar no contraturno da escola e aten-dimento psicológico às crian-ças e jovens das periferias; Aperte o Esc com aulas remo-tas e a evasão escolar; CUFA Cult visa a formação cultural do indivíduo através da mú-sica, dança, teatro e violão; e Mães da Favela, um pro-grama emergencial da CUFA que durante a pandemia tema atuado com ênfase em ações de enfrentamento a fome, com doações de ali-mentos, itens de higiene e ou-tros donativos. Além disso, é desenvolvido nas comunida-des uma série de projetos como o Taça nas Favelas, Top CUFA e Libras.

O

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

(9)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

09

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

o dia em que seu ex-secretário de Co m u n i c a ç ã o Fabio Wajngarten foi ameaçado de prisão por sena-dores da CPI da Covid, o presi-dente Jair Bolsonaro afirmou não temer "absolutamente nada" e disse que o governo "fez o que pôde" na crise sani-tária.

"Essa pandemia realmente foi um castigo para o mundo todo, o governo fez o que pôde. Os que não fizeram nada agora querem atrapalhar o go-verno. Acredito nas institui-ções, não temo absolutamente nada, e deixo bem claro: só Deus me tira daqui", declarou Bolsonaro, em cerimônia de lançamento de ações ambien-tais no Palácio do Planalto.

"Não queremos desafiar ninguém, respeito os demais, mas vão nos respeitar. Nunca tiveram, da minha parte, uma só sugestão, proposta, palavra ou ato para censurar quem quer que seja. Somos um país livre, direitos fundamentais são para serem respeitados", acrescentou.

A declaração de Bolsonaro ocorreu no dia em que a CPI toma o depoimento de Wajn-garten. A oitiva do ex-secretá-rio foi tensa, com bate-boca e acusações de que a testemu-nha mentiu. Alguns senadores, entre eles o relator Renan Ca-lheiros (MDB-AL), chegaram a pedir a prisão de Wajngarten.

Durante a CPI, o relator perguntou a Wajngarten qual teria sido o impacto das decla-rações negacionistas de

Bolso-naro na população.

O depoente respondeu: "Pergunte a ele". Senadores protestaram e chamaram de desrespeitosa a fala.

Em outra ocasião, mais tensa, Renan perguntou se o secretário considerava o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello incompetente. Ele tergiversou, e então Renan disse que ele havia feito a afir-mação à revista Veja. "Não chamei. A revista não diz isso e eu não chamei. Basta levar a revista", respondeu Wajngar-ten.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), irritado com a postura do ex-secretário, reba-teu. "Vossa excelência está confiando em quê, meu amigo? A gente se sente prote-gido quando tem um poder por trás da gente, depois a gente fica abandonado. Estou dando um conselho. Seja obje-tivo", afirmou Aziz.

Reservadamente, aliados de Bolsonaro avaliaram o de-poimento de Wajngarten como negativo para o Planalto, devido às contradições e às di-ficuldades do ex-auxiliar em responder aos parlamentares. O ponto que mais desagra-dou aliados de Bolsonaro foi a informação dada por Wajngar-ten de que a carta em que a Pfizer oferecia negociar doses de vacina ao Brasil ficou pa-rada por ao menos dois meses no governo federal.

De acordo com interlocu-tores, essa informação tende a reforçar a imagem de que o governo Bolsonaro cometeu falhas nas negociações por imunizantes.

N

Por Fernando Krebs

DEFINIDA COMISSÃO EXAMINADORA DO CON-CURSO DE JUIZ DE DIREITO

Definida a composição da Comissão Examinadora para o 57º Concurso para juiz substi-tuto do Estado de Goiás. Sob presidência do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o grupo se dividiu em três blocos, cada um com conteúdo progra-mático distinto.

O concurso ainda não teve o cronograma divulgado mas, a exemplo do anterior, é desen-volvido em cinco etapas: prova objetiva; duas provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e

exame psicotécnico; prova oral e, por fim, avaliação de títulos. O presidente da Comissão Exa-minadora, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, será o res-ponsável pelo Bloco 2, junto com a juíza Geovana Mendes Baía Moisés, com os seguintes substitutos: o juiz substituto em segundo grau Jeronymo Pedro Villas Boas e o juiz André Reis Lacerda. Já o Bloco 1 está sob responsabilidade da desembar-gadora Elizabeth Maria da Silva, e das juízas Nunziata Stefania Valenza Paiva e Aline Vieira Tomás, com as juízas Vivian Martins Melo Dutra, Maria Cris-tina Costa Morgado, e o juiz Eduardo Perez Oliveira como substitutos. Por fim, o Bloco 3

tem como responsáveis a juíza Marianna de Queiroz Gomes e o representante da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Marcos César Gonçalves de Oliveira. Como suplentes, fi-nalizam o terceiro bloco o juiz Hamilton Gomes Carneiro e o advogado Roberto Serra da Silva Maia.

CRÍTICAS AO PROJETO DO NOVO CPP

Invasão da autonomia do Mi-nistério Público no tocante à apresentação de ANPP – Acordo de Não Persecução Penal, quando lhe retira a possibilidade de indicar o local da prestação

dos serviços e o destinatário das prestações pecuniárias (art.39, § 4º, incisos I e II)

Enquanto titular da ação penal, se atendidos requisitos objetivos e subjetivos pelo acu-sado ou investigado, o Ministé-rio Público poderá deixar de promover a acusação. Acaso in-tegralmente cumpridas as con-dições ofertadas e aceitas pelo proposto, será declarada a ex-tinção da punibilidade.

Portanto, o ANPP constitui mais um instrumento de solu-ção consensual para casos que se enquadrem como infrações

de médio potencial ofensivo no mesmo compasso daquilo já tratado na Lei dos Juizados Es-peciais Cíveis e Criminais – transação penal e suspensão condicional do processo.

Retirar do Ministério Pú-blico a autonomia na formula-ção da proposta constitui indevida ingerência sobre a ins-tituição e malfere o princípio acusatório, modificando sobre-maneira o formato constante da gênese de aplicação do insti-tuto, inicialmente previsto em Resolução do CNMP – nº 181/2017.

¨Regra jurídica sem coação é uma

contradição em si, um fogo que não

queima, uma luz que não ilumina¨

Rudolf Von Ihering

@promotorkrebs

Direito e Avesso

Não quero desafiar ninguém,

mas vão nos respeitar, diz

Bolsonaro em dia de bate-boca

e ameaças na CPI

Luiz Cláudio Veiga Braga é o

presidente da comissão do novo concurso da magistratura. For-mado em Direito pela Faculdade Anhanguera, ingressou no MP em 1983. Chegou como promo-tor de justiça na capital em 1988. Em 1991 participou da primeira diretoria da Escola Superior do Ministério Público - ESMP e no ano seguinte exerceu o cargo de promotor-corregedor. Foi pro-movido à procurador de Justiça em 1994. Como procurador de justiça representou o MP nas câ-maras cíveis e criminais do TJ e na Corte Especial. Atualmente é desembargador, egresso do quinto constitucional do MP. Culto, muito preparado e muito educado tem se destacado no TJ/GO, assim como se destacara no MP.

Nicomedes Borges é

desem-bargador e o atual Corregedor-Geral do TJ/GO, tendo assumido a nova função este ano. Natural de Itumbiara tem 15 anos dedicados à advocacia no sul do Estado. Com quase três décadas de atuação na carreira jurídica, tendo sido juiz classista patronal na Vara do Trabalho de Itumbiara, pre-sidente da Subseção da OAB por duas vezes, advogado mi-litante e desembargador pelo quinto constitucional na vaga reservada à advocacia, atua na Seção Criminal do TJGO e é membro da Corte Especial. Muito cordato e atencioso, tem se destacado no Tribunal de Justiça, já tendo exercido a vice-presidência do Tribunal.

(10)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021 NOVA YORK - EUA

MUNDO

principal representante c o m e r c i a l norte-ameri-cana, Katherine Tai, disse nesta quarta-feira que está pres-sionando por uma quebra de patente de vacinas contra Covid-19 porque os Estados Unidos e os fabricantes de medicamentos têm "a obri-gação de ajudar a salvar o mundo agora".

Em uma audiência no Comitê de Finanças do Se-nado dos EUA, Tai afirmou que considera as negocia-ções na Organização Mun-dial do Comércio para retirar o assunto da propriedade in-telectual como um obstáculo à produção de vacinas. Ela manifestou apoio à quebra de patente na semana pas-sada.

Tai elogiou o trabalho dos laboratórios dos Estados

Unidos no desenvolvimento e produção rápida de vacinas seguras e eficazes, acrescen-tando sobre propriedade in-telectual: "A mensagem que quero dar a eles é: 'Vocês podem ser heróis aqui'".

Vários senadores republi-canos criticaram Tai por "abrir mão" das inovações dos EUA a concorrentes es-trangeiros ao apoiar as nego-ciações da OMC.

Tai disse que vê as nego-ciações mais como forma de causar um impacto positivo na vida das pessoas, aca-bando com a pandemia do coronavírus, e não para evi-tar que outros países "rou-bem" tecnologia dos Estados Unidos.

“O que estamos tentando realizar é salvar vidas”, decla-rou ela, acrescentando que acabar com a pandemia é um primeiro passo

necessá-rio para o andamento de qualquer política comercial. "A menos que possamos colocar o resto das econo-mias do mundo novamente no caminho, não haverá muitas vantagens para nós no que faremos" sobre co-mércio, disse.

As conversas na OMC vão levar tempo, com um pro-cesso de negociações que co-meça agora, acrescentou Tai.

A

Chefe de comércio dos EUA faz

apelo a laboratórios por quebra

de patente de vacina

Em uma audiência no Comitê de Finanças do Senado dos EUA, Tai afirmou que considera as negociações na Organização

Mundial do Comércio para retirar o assunto da propriedade intelectual como um obstáculo à produção de vacinas. Ela

ma-nifestou apoio à quebra de patente na semana passada.

CoronaVac protegeu 96% dos profissionais de saúde

da hospitalização na Indonésia

No Brasil, os estudos clí-nicos de Fase 3 da vacina Co-ronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Bu-tantan, apontaram para uma taxa de eficácia de 50,38% contra a COVID-19, inde-pendentemente da gravi-dade. No entanto, o imunizante contra o corona-vírus SARS-CoV-2 pode ser mais eficiente no mundo real, segundo apontam dados coletados de profissio-nais da saúde imunizados na Indonésia.As autoridades públicas da Indonésia acom-panharam 128.290 profissio-nais de saúde na capital do país, Jacarta, entre os meses de janeiro e março. Neste

le-vantamento, foram conside-rados tanto aqueles que se imunizaram com a vacina CoronaVac quanto aqueles que não receberam um imu-nizante. A idade média dos participantes foi de 31 anos. O estudo ainda não publi-cado observou que o imuni-zante protegeu 98% deles do óbito em decorrência da COVID-19, segundo Pandji Dhewantara, um funcionário do Ministério da Saúde local e que supervisionou a pes-quisa. Além disso, a vacina protegeu 96% dos imuniza-dos da hospitalização (casos graves da doença), contando sete dias após a segunda dose.

Dhewantara também

destacou que a eficácia da CoronaVac para casos sinto-máticos da infecção chegou a 94%. Até agora, nenhuma pesquisa chegou a estes re-sultados com o imunizante contra a COVID-19. “Vemos uma queda muito, muito drástica” nas hospitalizações e mortes entre os profissio-nais da saúde, disse o minis-tro da Saúde, Budi Gunadi Sadikin, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (12).

CoronaVac pode ser mais efi-caz no mundo real, como na Indonésia?

Na terça-feira (11), o CEO da Sinovac, Yin Weidong,

co-mentou sobre as diferentes taxas de eficácia apresenta-das por estudos da Corona-Vac em entrevista para a Bloomberg. Na ocasião, Wei-dong comentou que há evi-dências crescentes de que a vacina contra a COVID-19 tenha desempenho melhor quando aplicado no mundo real.

Por mais contraintuitivo que isso pareça ser, a vacina CoronaVac pode mesmo ser mais promissora na prática do que nos estudos clínicos de Fase 3. Isso porque a efi-cácia não é o único parâme-tro que interessa para um imunizante contra o corona-vírus. É preciso pensar na efetividade e na eficiência

das vacinas, sendo que essas duas medidas só podem ser avaliadas quando o imuni-zante é testado em ambien-tes não controlados e com múltiplas variáveis.

A efetividade é a capaci-dade de uma vacina contro-lar uma doença na vida real e esse processo depende, prin-cipalmente, do número de pessoas que tiveram acesso ao imunizante, lembrando que uma vacinação bem-su-cedida não representa um processo individual, mas co-letivo. Dessa forma, imuni-zantes que são fáceis de serem produzidos, transpor-tados e aplicados ganham vantagens.

(11)

E

GOYAZ

11 P LÉ á pelo menos três semanas a CBF atra-vessa uma grave crise. Isso começou quando uma funcionária da entidade se licenciou por mo-tivos de saúde. No entanto, pessoas com conhecimento da situação em questão de-clararam que ela tem provas de desvios de comporta-mento do presidente Rogério Caboclo, que corre o risco de ter o mandato interrompido. A informação da ameaça ao mandato de Caboclo foi pu-blicidade inicialmente pela ESPN.

O ge noticiou na tarde de ontem, quarta-feira, que ouviu críticas à conduta de Rogério Caboclo por parte de presidentes de clubes, presi-dentes de federações esta-duais, de dirigentes da CBF e também de outras pessoas com acesso à cúpula da enti-dade. Segundo o site, a pos-tura do presidente Rogério Caboclo foi descrita como "errática" e "inapropriada para o cargo".

As pessoas ouvidas pelo ge citaram a reunião do dia 10 de março deste ano como

exemplo para ilustrar melhor. Neste encontro, que foi reali-zado de maneira virtual para debater a continuidade ou não dos jogos em meio à pan-demia provocada pelo novo coronavírus, o presidente da CBF se exaltou, usou um pa-lavrão para pressionar os clu-bes e também bateu na mesa. Ainda de acordo com os relatos feitos, uma conduta ainda mais grave, na verdade, teria provocado o pedido de afastamento, há três sema-nas, de uma funcionária que lidava diretamente com Ca-boclo. A licença teria sido so-licitada por problemas de saúde e, desde então, ela está incomunicável. Nesta mesma semana do afastamento da funcionária, inclusive, o pró-prio presidente da CBF se afastou da entidade. Oficial-mente se tratou de uma se-mana de férias que já estava programada. No entanto, as fontes ouvidas na reportagem tanto de dentro, quanto de fora da Confederação, disse-ram que a saída de cena de Caboclo foi abrupta.

No dia 4 de maio, Caboclo voltou a trabalhar presencial-mente no prédio da CBF, que fica localizado na Barra da

Ti-juca. Segundo interlocutores do presidente, este seria um esforço para demonstrar aos funcionários da entidade que a situação estaria sob con-trole.

Na semana passada, a crise na Confederação foi tema de conversas inclusive em círculos que estão distan-tes do futebol. Abaixo, veja estes exemplos:

– É dura a vida do presidente da CBF, Rogério Caboclo. Seu segundo problema é que al-guns clubes grandes estão in-satisfeitos com o modelo de organização de algumas competições - publicou o co-lunista do jornal "O Globo" Ancelmo Gois.

– Para tentar estancar uma crise de muitos megatons que o assola há quase dois meses na CBF, o presidente Rogério Caboclo recorreu na terça-feira passada a Ricardo Tei-xeira, que nem seu aliado é. Bateu no apartamento de Tei-xeira para pedir ajuda - publi-cou o colunista do jornal "O Globo" Lauro Jardim, que também noticiou uma rea-proximação entre Caboclo e Marco Polo Del Nero,

presi-dente da CBF entre 2015 e 2018, quando foi banido pela FIFA de todas as atividades relacionadas ao futebol. A reportagem segue e re-vela que nas últimas sema-nas, tanto Ricardo Teixeira, quanto Marco Polo Del Nero começaram a discutir a su-cessão de Rogério Caboclo. Assim, o nome que aparece mais forte aqui é o de Castel-lar Modesto Guimarães Neto. Ele é um dos oito vice-presi-dentes da CBF e ex-presi-dente da Federação Mineira de Futebol.

SOBRE TEIXEIRA E DEL NERO

Ma rco Polo Del Nero foi indiciado pela Justiça dos EUA por cometer crimes de corrupção relacionadas ao futebol, mas ele nega as acu-sações. Tais supostos crimes são os meses pelos quais José Maria Marin, presidente da CBF entre 2012 e 2015, foi condenado pelo Tribunal Fe-deral do Brooklyn.

Por sua vez, Ricardo Tei-xeira renunciou a todos os cargos que ocupava no fute-bol em março de 2021, quando já era investigado

não só dentro, como também fora do Brasil. Como Del Nero, ele nega todas as acusa-ções. Embora estejam for-malmente afastados do futebol, Teixeira e Del Nero ainda exercem grande in-fluência sobre o futebol na-cional.

Segundo o estatuto da CBF, em caso de vacância do cargo de presidente, o vice mais velho deve assumir e convocar uma nova eleição dentro do prazo de 30 dias. Dessa eleição, contudo, ape-nas vice-presidentes podem participar. Assim, o eleito co-mandaria a entidade até o fim do mandato atual, que se encerra em abril de 2023. Dessa maneira, caso Rogé-rio Caboclo deixe o cargo de presidente da CBF, Antonio Carlos Nunes teria que con-vocar uma eleição entre os seguintes nomes: Antônio Aquino (Acre), Ednaldo Ro-drigues (Bahia), Castellar Guimarães (Minas Gerais), Fernando Sarney (Mara-nhão), Francisco Noveletto (Rio Grande do Sul), Marcus Vicente (Espírito Santo) e Gustavo Feijó (Alagoas), além, claro, do próprio Nunes.

H

A conflituosa história entre Neto e Denílson, ambos comunicadores da Band, ganhou mais um capí-tulo nesta terça-feira. A emis-sora chegou a fazer uma reunião no início do ano com os ex-jogadores para selar a paz entre os dois. Entretanto, no canal do Alê Oliveira no Youtube, Denílson comentou sobre a relação apática com o apresentador e afirmou que "não é segredo" o clima pouco amistoso entre os

dois.

- Eu não dei 'letrinha' para o Neto. Ele deu [para mim]. Isso tem que pergun-tar para ele. (...) [Se ele me chamar para sair em Campi-nas], não vou. Não é do meu convívio, não quero que seja. E vice-versa. Mas isso não é um problema. Não é segredo - iniciou.- A gente não bri-gou, mas cada um tem um comportamento, uma opi-nião. Eu respeito a opinião

dele. Da minha parte não tem problema, mas não tenho motivo para sair com ele. Ele fala o que ele quer, eu respeito e acabou - comple-tou Denílson.

Contudo, apesar do mal-estar com o ídolo do Corint-hians, o ex-jogador revelado pelo São Paulo elogiou o co-lega de emissora. Denílson disse que prefere se apegar as virtudes de Neto do que re-lembrar os desafetos entre os dois.

SPORTES

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO 2021

Companheiros de Band,

Denílson comenta

mal-estar com Neto: 'Não é

do meu convívio, não

quero que seja'

Por crise interna, Rogério Caboclo

pode ser derrubado da

(12)

High-Tech

Por Raph Rangel

contato@ralphrangel.com.br

O Dia Da inFâMia

15 de maio de 2021 é a data escolhida para a estreia das condições de privacidade do WhatsApp, uma iniciativa que colocou o serviço de mensagens instantâneas do Facebook no olho do furacão e, que acabará com a privaci-dade dos usuários.

O WhatsApp dedicou todo o primeiro semestre de 2021 a explicar o alcance das mu-danças, que vêm sendo ques-tionadas tanto pela forma como foram anunciadas em janeiro de 2021, como tam-bém pelos compromissos que implicam com a privaci-dade de seus usuários. “Depois de dar a todos mais tempo para revisar essas in-formações, continuamos lembrando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de revisá-las e aceitar as mu-danças”, disse a empresa. Segundo o WhatsApp, a partir

da entrada em vigor da nova política de privacidade, os

usuários que não a aceitarem perderão o acesso às seguin-tes funções:

1) Lista de bate-papo: Não será possível acessar a lista de bate-papo, embora os usuá-rios possam atender chama-das e vídeo chamachama-das. Para isso, será necessário ativar as notificações, que podem ser tocadas para ler ou responder mensagens, além de retornar chamadas perdidas ou video-chamadas;

2) Chamadas e mensagens: após “algumas semanas” da funcionalidade limitada, os usuários não receberão mais chamadas ou notificações. Além disso, o aplicativo não permitirá que você envie mensagens e chamadas. O WhatsApp garante que não excluirá nenhuma conta, porém, avisa que a política

relativa aos usuários inativos será aplicada de forma “inde-pendente”, o que exclui usuá-rios após 120 dias sem conexão. Traduzindo: o Face-book mente como sempre mentiu.

uMa ESPERança

Há uma luz no fim do túnel, pelo menos na Alema-nha, onde a autoridade de proteção de dados proibiu o Facebook de processar infor-mações pessoais dos usuários do WhatsApp após do dia da infâmia, 15 de maio de 2021.

Maga: MakE aMERica gREat again

Alguns dos maiores com-pradores de chips do mundo, incluindo Apple Inc, Micro-soft Corp e Alphabet Inc (Google), estão se juntando aos principais fabricantes de chips, como Intel Corp para criar um novo grupo de lobby para pressionar por subsídios do governo à fabricação de chips.

A recém-formada

Semi-conductors in America Coali-tion, que também inclui os Amazon Web Services da Amazon.com, disse na terça-feira que pediu aos EUA legis-ladores para fornecer financiamento para a Lei CHIPS for America, para a qual o presidente Joe Biden pediu ao Congresso que for-necesse USD $ 50 bilhões. "O financiamento robusto da Lei CHIPS ajudaria os Estados Uni-dos a construir a capacidade adi-cional necessária para ter cadeias de abastecimento mais resilien-tes para garantir que tecnologias críticas estarão disponíveis quando precisarmos delas", disse o grupo em uma carta aos líderes democratas e republica-nos.

A escassez global de chips atingiu duramente também as montadoras, com a Ford Motor dizendo que poderá reduzir pela metade a produ-ção no segundo trimestre. Observe, o problema não se resume às empresas de tec-nologia, impacta o mundo empresarial. É, ele estava certo, o “MAGA” é preciso.

cRiPtOMOEDa EthER

A criptomoeda Ether atin-giu um recorde nesta quarta-feira, levando os ganhos este ano a quase 500% devido ao crescente interesse em apli-cações financeiras descentra-lizadas e ao aumento do interesse institucional em criptomoedas.

A Ether, a segunda maior criptomoeda em capitaliza-ção de mercado, depois do Bitcoin, subiu para USD $ 4.372,35, superando seu re-corde anterior na segunda-feira, e o último aumento foi de 2%. O Bitcoin caiu um pouco em USD $ 56.240. Com relação ao dolar, a Ether deu um salto de quase 500% este ano, à medida que o Blockchain Ethereum se tor-nou mais amplamente usado por plataformas de cripto-moeda ponto a ponto - ou descentralizadas que permi-tem empréstimos denomina-dos em criptografia fora das instituições bancárias tradi-cionais.

A Ether - que no mundo da criptografia também é am-plamente conhecida como Ethereum – trabalha para su-perar o Bitcoin, que quase dobrou de preço este ano, à medida que grandes investi-dores se interessam pela tec-nologia emergente.

Agenda

Por alessandra câmara

alessandra@palavracom.comPalavra Comunicação @palavracomunicacao

laboratoriais e de imagem, com preços justos e atendimento de excelência. O em-presário revelou que a expectativa é que a segunda unidade da Sua Consulta seja aberta em 18 meses e a terceira em 30 meses. São mais de 20 especialidades ofereci-das pela clínica. A primeira unidade está localizada no Setor Bueno e conta com seis consultórios climatizados, posto de coleta de exames, software de gestão de consul-tas e apoio aos médicos e estacionamento amplo. As consulconsul-tas podem ser agendadas por meio do website, telefone e WhatsApp.

FabiO azEvEDO QuEiROz E PatRícia Ávila inauguRaM clínica DE

EStética avançaDa EM gOiânia

Os empresários Fabio azevedo Queiroz e

Patrícia Ávila inauguraram na última

terça-feira (11/5) uma unidade da Botula-ser, clínica de estética avançada, em Goiâ-nia. A unidade, que foi inaugurada na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Ma-rista, é a primeira das cinco unidades pre-vistas para abertura em Goiás. A segunda unidade está prevista para ser aberta ainda neste ano. As outras três unidades serão abertas até o final de 2022. Seguindo todas as medidas de prevenção para evitar a dis-seminação da Covid-19, os empresários re-ceberam convidados no empreendimento.

SEM DOR

Goiânia ganhou ontem, terça-feira (11/5), uma unidade da Botulaser, clí-nica de estética avançada, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. A Botulaser já está presente em 4 regiões brasileiras, Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste, mostrando a força da esté-tica avançada. São tratamentos com-pletos oferecidos em um só lugar. Com tecnologia e experiência nos tra-tamentos faciais contra rugas e mar-cas de expressão, depilação a laser sem dor e com eficiência nos resulta-dos, tratamentos corporais com escul-tura corporal e o rejuvenescimento íntimo.

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá