• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO. Aluno (a): 2ª série: Professor (a): Rosenéli Data: / / 2021 Valor: 100 Obteve:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO. Aluno (a): 2ª série: Professor (a): Rosenéli Data: / / 2021 Valor: 100 Obteve:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1) Texto para a próxima questão:

Ao caracterizar a personagem Ana, a expressão “piedade de leão” reúne valores opostos, remetendo simultaneamente à compaixão e à ferocidade. É correto afirmar que, no conto “Amor”, essa formulação (7 pontos)

a) revela um embate de natureza social, já que a pobreza do cego causa náuseas na personagem. b) expressa o dilema cristão da alma pecadora diante de sua incapacidade de fazer o bem.

c) indica um conflito psicológico, uma vez que a personagem não se sente capaz de amar.

d) alude a um contraste moral e existencial que provoca na personagem um sentimento de angústia.

2) Texto para a próxima questão:

Esse trecho do poema de abertura de A teus pés, de Ana Cristina Cesar, (7 pontos)

a) expressa nostalgia do passado, visto que mobiliza referências à cultura pop dos anos 1970. b) requisita a participação do leitor, já que as referências biográficas são fragmentárias. c) exclui a dimensão biográfica, pois se refere a personagens imaginários e de ficção. d) tematiza a descrença na poesia, uma vez que a poeta se contradiz continuamente.

“Um cego me levou ao pior de mim mesma, pensou espantada. Sentia-se banida porque nenhum pobre beberia água nas suas mãos ardentes. Ah! era mais fácil ser um santo que uma pessoa! Por Deus, pois não fora verdadeira a piedade que sondara no seu coração as águas mais profundas? Mas era uma piedade de leão.”

(Clarice Lispector, “Amor”, em Laços de família. 20ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, p. 39.)

(...)

Eu tenho uma ideia.

Eu não tenho a menor ideia.

Uma frase em cada linha. Um golpe de exercício.

Memórias de Copacabana. Santa Clara às três da tarde. Autobiografia. Não, biografia.

Mulher.

Papai Noel e os marcianos. Billy the Kid versus Drácula. Drácula versus Billy the Kid. Muito sentimental.

Agora pouco sentimental.

Pensa no seu amor de hoje que sempre dura menos que o seu amor de ontem. Gertrude: estas são ideias bem comuns.

Apresenta a jazz-band. Não, toca blues com ela. Esta é a minha vida. Atravessa a ponte. (...)

(Ana Cristina Cesar, A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 9.) 4

Aluno (a): _______________________________________________________ 2ª série: ______

Professor (a): Rosenéli Data: ____/____/ 2021 Valor: 100 Obteve: ________

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE – PROVA B

COLÉGIO MONJOLO

(2)

3) Texto para a próxima questão:

Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que (7 pontos)

a) garantem sua pronúncia graças à exigência de uma sílaba tônica.

b) conferem nobreza ao léxico da língua graças à facilidade de sua pronúncia. c) revelam mais prestígio em função de seu pouco uso e de sua dupla acentuação. d) exibem sempre sua prepotência, além de imporem a obrigatoriedade da acentuação. 4) Uma página do Facebook faz humor com montagens que combinam

capas de livros já publicados e memes que circulam nas redes sociais. Uma dessas postagens envolve a obra de Henry Thoreau, para quem a desobediência civil é uma forma de protesto legítima contra leis ou atos governamentais considerados injustos pelo cidadão e que ponham em risco a democracia.

O efeito de humor aqui se deve ao fato de que a montagem (6 pontos) a) refuta as razões para a desobediência civil com base na desculpa

apresentada pela criança.

b) antecipa uma possível avaliação negativa da desobediência sustentada pelo livro.

c) equipara as razões da desobediência civil à justificativa apresentada pela criança.

d) contesta a legitimidade da desobediência civil defendida por Thoreau.

5) Leia, a seguir, um excerto de “Terrorismo Literário”, um manifesto do escritor Ferréz.

Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.

(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”. Disponível em www.facebook.com/eduardo22affonso/.)

A capoeira não vem mais, agora reagimos com a palavra, porque pouca coisa mudou, principalmente para nós. A literatura marginal se faz presente para representar a cultura de um povo composto de minorias, mas em seu todo uma maioria.

A Literatura Marginal, sempre é bom frisar, é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas. Literatura feita à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional, isto é, de grande poder aquisitivo. Mas alguns dizem que sua principal característica é a linguagem, é o jeito que falamos, que contamos a história, bom, isso fica para os estudiosos.

Cansei de ouvir: – “Mas o que cês tão fazendo é separar a literatura, a do gueto e a do centro”. E nunca cansarei de responder: – “O barato já tá separado há muito tempo, foi feito todo um mundo de teses e de estudos do lado de lá, e do de cá mal terminamos o ensino dito básico.”

(Adaptado de Ferréz, “Terrorismo literário”, em Ferréz (Org.), Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005, p. 9,12,13.)

(3)

Ferréz defende sua proposta literária como uma (7 pontos)

a) descoberta de que é preciso reagir com a palavra para que não haja separação entre a grande cultura nacional e a literatura feita por minorias.

b) comprovação de que, sendo as minorias de fato uma maioria, não faz sentido distinguir duas literaturas, uma do centro e outra da periferia.

c) manifestação de que a literatura marginal tem seu modo próprio de falar e de contar histórias, já reconhecido pelos estudiosos.

d) constatação de que é preciso reagir com a palavra e mostrar-se nesse lugar marginal como literatura feita por minorias que juntas formam uma maioria.

6) Quanto ao tipo de predicado, coloque (1) para verbal, (2) para nominal, (3) para verbo-nominal e, em seguida, assinale a sequência correta. (6 pontos)

( ) Os pássaros entoavam canções aos demais animais. ( ) Em casa, a mulher ficava quieta.

( ) Eu acho Português fácil. ( ) Ficamos abatidos. a) 2 – 1 – 3 – 1 b) 1 – 3 – 2 – 2 c) 1 – 2 – 3 – 2 d) 1 – 2 – 3 – 3 e) 3 – 1 – 1 – 2

7) Leia atentamente a tira abaixo. No terceiro quadrinho, em “ele morreu aquecido e seguro”, as palavras “aquecido” e “seguro”, juntamente com a forma verbal “morreu”, (7 pontos)

a) causam ambiguidade. b) geram obscuridade.

c) constituem um predicado verbal. d) constituem um predicado nominal. e) constituem um predicado verbo-nominal. 8) Leia:

O texto acima é composto de três frases, cujos predicados classificam -se, respectivamente, como (7 pontos) a) nominal, verbal e verbo-nominal.

b) verbal, verbo-nominal e nominal. c) nominal, verbo-nominal e verbal. d) verbo-nominal, nominal e verbal. e) verbal, nominal e verbo-nominal.

A gratidão e a generosidade são duas qualidades muito nobres. Um homem de bem aplica essas virtudes em sua vida. Assim, ele deixa as pessoas felizes com suas atitudes.

(4)

9) Leia: (6 pontos)

I- O atleta ficou emocionado com o carinho dos torcedores.

II- Houve uma pequena queda no desemprego no primeiro semestre. III- Os turistas consideraram as paisagens da África lindas.

Os predicados das orações classificam-se, respectivamente, como a) nominal, verbo-nominal e verbal.

b) verbo-nominal, verbal e nominal. c) verbal, verbo-nominal e nominal. d) nominal, verbal e verbo-nominal. e) verbo-nominal, nominal e verbal.

10) Assinale a alternativa que classifica corretamente a sequência de predicados das orações abaixo. (6 pontos) I. Soa um toque áspero de trompa.

II. Os estudantes saem das aulas cansados. III. Toda aquela dedicação deixava-o insensível. IV. Em Iporanga existem belíssimas grutas.

V. Devido às chuvas, os rios estavam cheios. VI. Eram sólidos e bons os móveis.

a) verbal; verbo-nominal; verbo-nominal; verbal; nominal; nominal b) verbal; verbal; verbo-nominal; nominal; verbo-nominal; nominal c) nominal; verbal; verbo-nominal; verbal; nominal; verbo-nominal d) verbo-nominal; verbal; nominal; verbal; verbo-nominal; nominal e) nominal; verbal; verbal; nominal; nominal; verbo-nominal 11) Leia o excerto:

Marque a opção em que o comentário sobre a transitividade do verbo destacado está correto. (7 pontos) a) Com esse significado, o verbo é transitivo direto e impessoal.

b) Na acepção empregada na frase, o verbo é transitivo indireto. c) O significado empregado caracteriza o verbo como intransitivo. d) O verbo traz complemento direto preposicionado, nessa acepção. e) O verbo é transitivo direto e indireto, tendo em vista a significação. 12) Leia:

No último quadrinho, a forma verbal “falei” é considerada, quanto à transitividade: (7 pontos)

a) Intransitiva b) Bitransitiva c) Transitiva direta d) Transitiva indireta e) De ligação. Do Diário do Imperador

Acabo de ler o Diário do Imperador D. Pedro II, escrito exatamente há um século. Por essas pequenas anotações, pode-se acompanhar um ano da sua vida, amostra suficiente das dificuldades com que o Brasil tem lutado sempre para entrar no bom caminho, para melancolia e desânimo de seus mais devotados servidores. [...]

(5)

13) Texto para a próxima questão:

Observe os verbos destacados no texto e preencha corretamente as lacunas.

Considerando a formação do predicado nominal e do verbal, pode-se concluir que “tornaram” é um verbo ____________, enquanto “surgiu” é um verbo ____________ e, por último, “vivemos” é um verbo ____________.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é (7 pontos) a) de ligação / intransitivo / intransitivo.

b) transitivo direto / transitivo direto / intransitivo.

c) transitivo direto / transitivo direto e indireto / de ligação. d) transitivo direto e indireto / de ligação / transitivo indireto. e) de ligação / transitivo indireto / transitivo direto e indireto.

14) Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. (7 pontos)

No primeiro quadrinho, o verbo "atender" foi empregado como transitivo direto; portanto "a" é um __________. Se, porém, ele tivesse sido empregado como transitivo indireto, o mais correto seria escrever ______. a) pronome - à. b) artigo - da. c) pronome - na. d) pronome - da. e) artigo - à.

15) Assinale a alternativa em que a predicação verbal está corretamente identificada entre parênteses. (6 pontos)

a) No hospital, todos gostavam dele. (intransitivo)

b) As frutas despencaram das árvores. (transitivo direto e indireto) c) Os professores estavam na sala de aula. (de ligação)

d) O povo não confiava mais em seu governo, naquele país distante. (transitivo indireto)

e) O jornal da cidade de Fraiburgo dedicou uma página inteira ao episódio com os grevistas. (transitivo direto)

Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários

Temos vivido, nos últimos tempos, uma nova forma de comunicação em função do ciberespaço. Os computadores se tornaram mecanismos importantes para tal advento e através dele um ciberespaço tem sido construído pelas pessoas. A partir destas mudanças, surgiu o fenômeno das redes sociais virtuais. O fenômeno tem sido estudado por uma série de teóricos, entretanto o c onceito de redes é pesquisado há muito mais tempo do que possa parecer. Além do âmbito virtual, todos nós vivemos em redes ou comunidades, como nosso vínculo familiar, trabalho, escola, igreja e qualquer outro grupo que nos relacionemos. Pelas redes virtuais, nos deparamos com uma nova realidade de manifestação de opinião e rapidez na divulgação das informações.

(Disponível em: < https://revistacontemporaneidadeeducacaoete cnologia02. files.wordpress.com/2012/04/pucsp_2012.pdf > . Acesso em: 16 jan. 2019. Adaptado.)

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O levantamento desses dados é realizado por meio dos relatórios retirados diariamente do Sistema Integrado de Gerenciamento do Atendimento (eletrônico) ou pela tabulação

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

O gerenciamento de risco de liquidez objetiva monitorar diariamente o nível de solvência do FUNDO, verificando o total de ativos financeiros integrantes de sua carteira que