• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

O p re se n te n ú m ero é o rg an izad o de m o d o a atender, tan to q u an to po ssív el às so licitaçõ es que o p e n sam en to ju ríd ic o atual v em im p o n d o esp ecialm en te às F acu ld ad e s de D ireito , en q u an to c e n -tro s de estu d o s e de m ed itação a resp eito , se ja d a re v isita aos tem as trad icio n ais, j á a b so rv id o s nos cu rrícu lo s e nos p ro g ram as, se ja d a q u e -les qu e se adiantam a este estág io , ro m p em com o c o n serv ad o rism o e se im p õ em ao estu d io so co m o im p erativ o de a tu alização cultural.

B uscando aten d e r ao o b jetiv o assim tratad o , são o fe recidos estu d o s que m arcam este tip o de trab alh o , tan to dos c o m p o n e n -tes do corpo de p ro fesso res e p ó s-g rad u an d o s d a p ró p ria F acu ld ad e , co m o d e o u tro s centros de estu d o que, im b u íd o s do m esm o esp írito , ap licam -se à p erm an en te in d ag aç ão cien tífica do D ireito.

P erceb e-se claram en te tal o rien tação , in ician d o -se p or te m a de m aio r ab ran g ên cia, tal seja o re la cio n am en to en tre a L ib er-dade e a S olidarieer-dade. A m b o s são tratad o s à lu z dos filó so fo s an tig o s e m odernos, p en sad o res p o lítico s de diferen tes m atizes e épocas, te ó lo -gos e lid eres de d iv ersificad as relig iõ es e co r ren tes de p en sam en to . C ertam en te d este rico m aterial p o sto sob reflex ão , re su lta rá p ara as c o g itaçõ es ju ríd ic a s a an álise de d uas po stu ras que atu alm en te se a n te -põem : de um lado a q u ela que se alim en to u d a co m c o n cep ção do D ire i-to co m o in stru m en i-to de so lu ção d e co n flii-to s d eco rren tes do pró p rio uso d a lib erd ad e n a co n v iv ê n c ia social ; de ou tro , a so lid aried ad e co m o a v erd ad eira b ase e razão de ser d essa c o n v iv ên c ia, cu m p rin d o ao direito efetivala. D aí d eco rrem to d as as atu ais teses de qu e se o cu p am os c ie n -tistas do d ireito e m p e n h a d o s em a ate n d e r às m u taçõ es tan to tem áticas com o p ro ced im en tais req u erid as p o r esta n o v a tendência.

N a área filo só fica, é ap resen tad o artig o sobre o F édon, sem d ú v id a u m dos m ais d estacad o s d iálo g o s d a o b ra p latônica. C u id a d a

(2)

estrutura do diálogo, das teorias da boa morte, dos contrários, das rem i-niscências e idéias, da reencam ação, da eternidade da alma, da Ética e da Filosofia. O título do artigo é justificado por versar sobre diálogo realizado já no fim da vida de Sócrates.

A aplicação do direito nos tribunais, por seu turno, e a sua interpretação, revelaín-se como assunto cuja im portância crescente de-safia os especialistas e assume n o presente numero da Revista, densida-de imposta pela variedadensida-de densida-de prismas em que é tratado. . Abordando-o pela vertente da Jurisdição e da Competência, aprofunda-se em seu estudo, analisando a distinção entre Jurisdição e Administração, analisa a “terceiridade” e a imparcialidade do juiz. Retoma a sempre presente discussão entre Chiovenda e Carnelutti a propósito do objeto da jurisdi-ção para despontar no tem a inicialmente proposto. A pós considerar Competência Internacional e Competência Interna , termina pelo trata-mento da Competência da Justiça em sede constitucional.

Cada vez vem preocupando mais os cultores do Direito Pro-cessual em sua verten te co n stitu cio n al. T om ados o processo e a herm enêutica constitucional no Estado de Direito Democrático, são examinados o devido processo constitucional, o autor considera o ana-cronismo da hermenêutica pelajurisdição do decidido, e o problema do direito em face do conceito de parte nas Democracias Plenárias.

Na mesma linha, são apresentados três ensaios sobre a tute-la jurisdicional no Estado Democrático de Direito.

Voltados de modo mais objetivo para o Processo Civil, apre-senta-se trabalho sobre Recursos. O tema é abordado na comparação entre o disposto nos Códigos de Processo Civil de 1939 e 1973, desta-cando as diversas m odalidades de recursos, chegando a conclusão críti-ca pela ausência de reformas efetivadoras de direito, pois levando à pro-telação e dos resultados finais, quando não a facilitar obstruções no sentido de evitar o corrigir soluções monocráticas. Termina afirmando

(3)

que o ponto de partida para o aperfeiçoamento deve ser o reconheci-mento das deficiências do sistem a atual.

Completando este grupo de artigos sobre Direito Processu-al, insere-se artigo-conferência sobre Lopes da Costa e o Processo Civil Brasileiro, com o qual, mais do que se homenageia, do que se resgata esta figura im par da processualística nacional cuja mem ória continua a exigir mais reverência, como jurista, e mais estudos, como autentico cientista do Direito Processual em nosso pais.

O Direito Tributário recebe na presente edição cuidadoso em profundado tratamento a partir de um dos seus mais difíceis ângu-los, que é a sua Teoria Geral. Penetrando-lhe os conceitos básicos, são destacados o tratamento do seu Objeto e ele próprio como objeto do Direito, quando e destacam questões de sua autonomia, da relação fis- co-contribuinte„ a relação tributária, a questão da interpretação, e as-sim por diante.

Os tem as do Direito Trabalhista estão abordados por ângulos diferentes e igualmente importantes. A caracterização da suces-são trabalhista, suces-são tomados os artigos 10 e 448 da Consolidação e sub-metidos a interpretação, inclusive quanto ao rigor técnico da expressão legal.. É realçada “despersonalização do empregador e vinculação do obreiro pelo laços empregatícios ao empreendim ento empresaria], in-dependentemente do seu titular” . São analisadas M edias Provisórias relativas ao Sistem a Financeiro com reflexo no tem a estudado, especi-almente no tocante às intervenções do Banco Central com a “liquida-ção” e a “administração especial tem porária” tratadas em diversos diplomas legais, inclusive ante os efeitos do Proer , Conclui por afirmar que foram construídos exemplos na doutrina e na jurisprudência traba-lhistas que sugerem interpretações novas, que são outros tantos desafios quanto ao tem a sucessório.

(4)

funcionamento da própria Justiça, o presente numero da Revista trata da eleição de órgãos diretivos dos Tribunais por todo os Juizes, e debate a questão dos juizes presidentes de Vara e a nomeação do diretor de Secretaria. As considerações versam sobre a legislação posterior, os car-gos de confiança e as funções gratificadas, os carcar-gos em comissão, con-ceito desta, funções de confiança As conclusões são alicerçadas na afir-m ativa de que a redação da CLT perafir-m aneceu “íntegra e iafir-modificada quanto à competência do Juiz Presidente da Vara indicar se diretor de secretaria”, não avendo interpretação diversa, pois nem mesmo a legis-lação complementar a teria modificado. Exam ina vários outros aspec-tos do problem a, inclusive o da “confiança” e o da “alternância da titularidade das funções comissionadas, hoje restritas a um grupo de servidores que nelas permanecem por tempo indefinido até a aposenta-doria, contrariando a própria natureza desta função” .

A crescenta este tem a o da eleição dos cargos de direção por todos os juizes como contribuição “democratização dos TRTs.

Na área do Direito Civil, são postos em destaque ele-m entos das obrigações de dar, fazer e não fazer, beele-m coele-mo as forele-mas de sua execução. São abordadas a polêm ica da execução direta da obriga-ção de dar, a teoria dos riscos, as obrigações e fazer e de não fazer ,o regime de multas ou penas pecuniárias, a execução nos Juizados Espe-ciais. Conclui pela afirmativa de que a “execução das obrigações de dar, fazer e não fazer, em nosso pis, situa-se entre as mais avançadas técni-cas de tutela específica admitidas no direito contem porâneo”. E adian-te que “ não bastam o aperfeiçoamento do direito e do aparelho judiciá-rio através das técnicas de coação contra o inadimplemento , pois é necessário que se abram as venidas do progresso econômico, da educa-ção e da moralizaeduca-ção dos costumes , para que se implantem a coopera-ção e a solidariedade entre os cidadãos”.

Como irretorquível prova da preocupação das ligações do Direito com os avanços tecnológicos, a presente edição da Revista

(5)

ofe-rece dois trabalhos da maior atualidade. Assim, trata do comércio ele-trônico e da propriedade intelectual, destacando a Internet e o direito do autor sob o prism a do regime legal, o problema da prova no comércio eletrônico, os sistemas de segurança, o documento eletrônico, os car-tões, e outras quescar-tões, enveredando-se pelo Direito Comparado, o tra-tar da assinatura digital na legislação alemã.

A privacidade na Internet constitui outro trabalho na m es-ma área, baseado em perspectiva comparativa que o autor leva a efeito ao elabora-lo especialmente no Direito Norte-americano, em com para-ção com o Direito Europeu. Desdobra-se o trabalho pelo registro do atual estágio da Internet e do comércio eletrônico com a proteção aos dados e á privacidade do usuário, por um lado, e por outro, as múltiplas propostas de proteção à privacidade “on line” na legislação brasileira pertinente. No desenvolvimento do trabalho, aborda a revisão do D irei-to Norte-americano, o modelo europeu e a proposta canadense, passan-do à situação no Brasil, para terminar com a sugestão de um modelo de legislação para o nosso pais.

A questão semântica, que preocupa sobremaneira o Direito no seu trato atual, é tratada em artigo que a situa m face da autonom ia municipal. São apresentados pontos de reflexão sobre a ressemantização do conceito de autonom ia, com considerações sobre o Estado e a globalização em face da com plexidade social e da tram a urbana, pro- pondo-se a releitura dos elem entos da autonom ia municipal.

A presente edição da Revista inaugura um a nova Seção considerada indispensável para a autenticidade de publicação de res-ponsabilidade de uma Faculdade de Direito. Efetivamente muito se di-vulga Direito em órgãos a disso dedicados nas mais diversas m odalida-des. Entretanto, pouco ou quase nada se mostra quanto ao seu ensino mas, apesar de sua importância e de proclamar a sua decadência, ou mesmo a sua inoperância, comprometendo a formação dos profissio-nais por elas formados.

(6)

Inaugura-se a Seção com artigo de autoria da Professora Luiza H elena Moll, que na Faculdade Federal de Direito do Rio

Grande do Sul vem realizando trabalho vitorioso nesse sen-tido e se dignou a oferecer-nos relato da sua experiência.

Daqui por diante, as a Seção que ora se inaugura, terá o seu espaço aberto á colaboração de todos os professores de Direito que levem a efeito realizações semelhantes, para que a troca de informações possa cons- tituir-se em processo de seu aperfeiçoamento. Em surgindo oportunidade, serão relatados trabalhos nesse sentido realizados há vários anos e que proOcuraremos resgatar para o mesmo efeito de informação.

Referências

Documentos relacionados

INDICIOS DE DESENVOLVIMENTO PSIQUICO E INTELECTUAL Os estudantes apresentaram indícios de desenvolvimento e aquisição de conhecimento teórico ao estabelecer conexões com

Após intensas negociações com os 27 países da União Europeia, o Reino Unido conseguiu um acordo para a saída desse bloco econômico, em 16 de outubro de 2019.. Desta vez,

Portanto, Diclospray não deve ser usado durante os primeiros seis meses de gravidez a não ser que claramente necessário, e não deve ser aplicado numa área extensa de pele (i.e.

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

Com o intuito de dinamizar a área dos condicionantes comportamentais do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município do Seixal (PDS), e de delimitar estratégias de intervenção

Para isso, foram realizadas as seguintes atividades com os educandos: interpretação de textos sobre arte, meio ambiente, arte contemporânea, esculturas; aulas orais onde eram

The black pudding prepared with pollen as natural antioxidant had values similar to those observed for the black pudding prepared with the commercial antioxidants, except for the

- chamada ao periférico de saida especifico (resulta da decodificação do código contido na instrução OUT) A decodificação do código de periférico, presente em