• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa

6º Ano | 2017/2018

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

Cátia Sofia Mendes Coelho

2011549

Estágio Profissionalizante

Orientador: Professor Doutor Albino Maia

Regente: Professor Doutor Rui Maio

(2)

Índice

1. Introdução ... 1

2. Objetivos ... 1

3. Atividades Desenvolvidas ... 2

3.1. Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 2

3.2. Estágio Parcelar de Cirurgia ... 2

3.3. Estágio Parcelar de Pediatria ... 3

3.4. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 4

3.5. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 4

3.6. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 5

3.7. Estágio Clínico Opcional – Medicina Geral e Familiar ... 6

3.8. Atividades Extracurriculares ... 6

4. Reflexão Crítica ... 7

(3)

1. Introdução

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) inclui a Unidade Curricular Estágio Profissionalizante, que integra na sua constituição os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. Esta formação pré-graduada pretende capacitar o estudante de Medicina para o futuro ingresso na prática médica, em que o ensino tutelado nos estágios permite a aquisição das competências clínicas essenciais para a autonomia profissional.

O presente relatório visa abordar sucintamente os objetivos deste ano curricular; as atividades desenvolvidas nos vários estágios; elementos valorativos extracurriculares que se integram no meu percurso do MIM, particularmente no presente ano letivo; e uma reflexão crítica final do trabalho realizado.

2. Objetivos

Este último ano curricular do MIM marca o culminar de uma aprendizagem ininterrupta, em que os meus objetivos, para além dos específicos de cada estágio parcelar, incluíram consolidar conhecimentos adquiridos; melhorar aptidões clínicas, nomeadamente a nível da colheita de história clínica e realização de exame objetivo; aprimorar o meu raciocínio médico; integrar-me na dinâmica de trabalho das várias equipas proativamente; aperfeiçoar as minhas capacidades de comunicação com os meus pares; abordar sempre o doente com base no modelo biopsicossocial, atendendo a todos os princípios éticos e legais; propiciar uma boa relação com doentes e familiares. Para além da disponibilidade dos tutores e da recetividade de todos os serviços nos estágios, foi essencial manter-me sempre empenhada e dedicada em cada atividade desenvolvida, de modo a evoluir profissional e pessoalmente, com a obtenção de autonomia progressiva que me permitisse almejar o início breve na prática clínica.

(4)

3. Atividades Desenvolvidas

Os estágios parcelares que constituem o Estágio Profissionalizante decorreram entre os dias 11 de Setembro de 2017 e 18 de Maio de 2018, num total de trinta e duas semanas. Em seguida abordo, de forma cronológica, as atividades realizadas nos vários estágios, fazendo também referência à Unidade Curricular Opcional e Atividades Extracurriculares.

3.1. Estágio Parcelar de Medicina Interna (11 de Setembro a 3 de Novembro de 2017)

O estágio parcelar de Medicina Interna, que tem como regente o Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina II do Hospital de Egas Moniz, o qual tem como diretor o Dr. Alberto Mello e Silva, sob orientação da Dra. Raquel Domingos. Estabeleci como objetivos principais a participação ativa nas tarefas da equipa médica, com aquisição de autonomia e responsabilidade, devidamente tuteladas e graduais; desenvolvimento da acuidade diagnóstica e abordagem terapêutica de doentes; capacitação comunicativa com doentes, familiares e profissionais de saúde. Este estágio teve como principal vertente a dinâmica de trabalho na enfermaria, onde fui responsável pela observação diária de dois ou três doentes, e posterior registo no diário clínico, elaboração de notas de entrada, alta e transferência, interpretação e registo de exames complementares de diagnóstico, e discussão de hipóteses de diagnóstico e plano terapêutico. Destaco também a participação ativa na apresentação de doentes na Visita Médica semanal. Tive também a possibilidade de participar na atividade do Serviço de Urgência do Hospital de São Francisco Xavier, com passagem pelo Balcão de Medicina e pela Sala de Reanimação, vivência muito enriquecedora pela necessidade de instituir prioridades na abordagem do doente, sendo muito importante a resolução rápida de um problema agudo e a definição das medidas a tomar. Da componente teórica, assisti a Seminários na NMS|FCM, Reuniões de Serviço, Sessões Clínicas, Journal Club, e apresentei, em grupo, uma revisão teórica sobre a “Abordagem do doente com icterícia”.

3.2. Estágio Parcelar de Cirurgia (6 de Novembro de 2017 a 12 de Janeiro de 2018)

O estágio de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Hospital da Luz, tendo como orientador o Dr. Paulo Roquete. A rotação incluiu uma semana de componente

(5)

teórico-prática lecionada no Hospital Beatriz Ângelo, cinco semanas de ensino prático de Cirurgia Geral tutelado e duas semanas de especialidade opcional. Os meus objetivos visaram a cimentação de conhecimentos sobre as principais síndromes cirúrgicas; maior familiarização com as condições de assepsia; participação em atos cirúrgicos, com treino de técnicas de pequena cirurgia. Durante este período tive a oportunidade de estar presente em 59 cirurgias, tendo participado em 16 como 1ª ou 2ª Ajudante, o que me possibilitou um contacto mais próximo com várias técnicas, instrumentos, campos operatórios, manuseamento de afastadores e de instrumentos de laparoscopia, e técnicas de sutura; acompanhei também o meu tutor nas Consultas Externas, seguimento de doentes na Enfermaria e na Pequena Cirurgia. Frequentei o estágio opcional de Anestesiologia, escolha que fiz por se tratar de uma especialidade em que considerei ser importante ter um contacto mais próximo, com diversas técnicas e áreas de intervenção, nas quais participei ativamente. De destacar a presença em atividades teóricas no Hospital da Luz, nomeadamente Sessões de Formação, Sessões Clínicas e Reuniões Multidisciplinares. Por fim, apresentei no Mini Congresso de Cirurgia Geral, juntamente com colegas, um caso clínico intitulado “Ciatalgia (in)conveniente”, que posteriormente foi também exposto, em Reunião do Serviço de Ortopedia do Hospital da Luz, a 22 de Março de 2018, a convite do Dr. Luís Correia.

3.3. Estágio Parcelar de Pediatria (22 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2018)

O estágio de Pediatria, que tem como regente o Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu no Serviço de Pediatria Médica 5.2, Unidade de Hematologia, no Hospital Dona Estefânia (HDE), durante um período de quatro semanas, sob orientação da Dra. Paula Kjöllerström. Neste estágio estabeleci como objetivos o aperfeiçoamento das técnicas de comunicação com a criança e cuidadores; treino da colheita de anamnese e exame físico; adquirir a capacidade de reconhecer e identificar as principais doenças pediátricas, assim como as indicações terapêuticas face a cada situação. Durante o estágio acompanhei a minha tutora na sua atividade clínica, nomeadamente na Enfermaria do Serviço de Pediatria Médica 5.2, Consultas Internas a doentes internados noutras Enfermarias do HDE, Consultas Externas de Hematologia Pediátrica e de

(6)

Coagulação, e Serviço de Urgência, o que me permitiu relacionar com diversas patologias da idade pediátrica, e melhorar técnicas de colheita de história clínica e realização de exame objetivo. Contactei ainda com a área da Imunoalergologia através da presença na Consulta Externa e de uma sessão teórico-prática. A nível formativo, assisti a Reuniões Multidisciplinares e Sessões Clínicas, realizei uma História Clínica e apresentei, com o meu grupo, o tema “Síndrome de DiGeorge: a propósito de um caso clínico”.

3.4. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (19 de Fevereiro a 16 de Março de 2018)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura, decorreu durante quatro semanas no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier, sob orientação da Dra. Alexia Toller. Os meus objetivos abrangeram o reconhecimento das principais patologias ginecológicas e obstétricas, e treino da realização do exame ginecológico. Durante o estágio, duas semanas foram dedicadas à Ginecologia, assistindo a Consultas Externas de Ginecologia e de Patologia do Colo, onde me foi permitida a prática do exame ginecológico; tive a possibilidade de frequentar a Enfermaria de Ginecologia, com observação de pós-operatórios, onde intervim na execução do exame objetivo e na realização de pensos; observei a efetuação de histeroscopias, e cirurgias no Bloco Operatório. Nas duas semanas de contacto com a Obstetrícia, presenciei Consultas de Obstetrícia com acompanhamento de gestantes dos vários trimestres; Consultas de Diagnóstico Pré-Natal para realização de rastreios; Consultas de Patologia Fetal; Consultas de Puerpério; Ecografias Obstétricas; frequência do Puerpério, com realização de exame objetivo sumário e pensos. Estive presente hebdomadariamente no Serviço de Urgência, com passagem pelo Balcão Médico e Bloco de Partos, com observação de oito partos, quatro eutócicos e quatro distócicos. Quanto à componente teórica, assisti às Reuniões de Serviço, e apresentei, em grupo, um Journal Club sobre o “Papel da Aspirina na Prevenção da Pré-Eclâmpsia”.

3.5. Estágio Parcelar de Saúde Mental (19 de Março a 20 de Abril de 2018)

O estágio parcelar de Saúde Mental, o qual tem como regente o Prof. Doutor Miguel Talina, decorreu na Clínica Psiquiátrica 1, Serviço de Estabilização e Triagem de Agudos e Núcleo de

(7)

Primeiro Surto Psicótico, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), durante quatro semanas, sob orientação da Dra. Maria João Avelino. Face ao escasso contacto com a Psiquiatria em anos anteriores, priorizei como objetivos a solidificação de conceitos e conhecimentos relativos à patologia psiquiátrica; aperfeiçoamento das minhas capacidades na relação médico-doente, através do contacto e observação do doente psiquiátrico; desenvolvimento de técnicas de entrevista clínica e exame do estado mental. Durante o estágio acompanhei a minha tutora na sua atividade clínica, nomeadamente na avaliação diária de doentes na Clínica Psiquiátrica 1, onde tive oportunidade de realizar individualmente entrevistas clínicas a dois doentes, com elaboração de Resumo Clínico e História Clínica; frequência do Serviço de Urgência do Hospital de São José, onde constatei a abordagem psiquiátrica em contexto urgente; participei no projeto-piloto de intervenção na Escola Secundária Pedro Nunes, por parte do CHPL, com apresentação dos temas “O que é a psicose?” e “Cannabis e sua relação com a psicose”. No âmbito teórico, assisti às aulas teórico-práticas lecionadas na NMS|FCM, Sessões Clínicas, Reuniões de Serviço e Journal Club. De referir que durante o estágio compus um texto de opinião sobre o “Estigma na Doença Mental”.

3.6. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (23 de Abril a 18 de Maio de 2018)

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos, foi realizado na USF Fonte Luminosa durante quatro semanas, com orientação do Dr. Mauro Silva. Ao longo do estágio fiz intenção que os meus objetivos visassem a abordagem holística do doente, atentando ao seu contexto familiar e social; otimização das minhas capacidades na orientação da entrevista clínica; fortalecimento de proficiências para a boa relação médico-doente; reconhecimento e gestão dos principais problemas de saúde nos Cuidados de Saúde Primários; identificação de fatores de risco, promovendo medidas de promoção e prevenção de saúde. Foi-me possibilitado o acompanhamento de doentes nas Consultas de Saúde do Adulto, do Dia/Aberta, Diabetes, Planeamento Familiar, Saúde Materna, e Saúde Infantil e Juvenil; observação de patologia aguda nas Consultas de Reforço; contacto mais próximo da comunidade na Consulta Domiciliária. De forma progressiva e convenientemente tutelada, tive oportunidade

(8)

de concretizar consultas autonomamente, realizei exame objetivo, auxiliei na colocação de implantes hormonais e efetuei colpocitologias de modo independente. Por fim, fiz uma apresentação com o tema “Checklist da consulta de MGF”, focada nos aspetos essenciais de registo na consulta de Saúde do Adulto, dirigida a médicos e enfermeiros.

3.7. Estágio Clínico Opcional – Medicina Geral e Familiar (21 de Maio a 1 de Junho de 2018)

O meu estágio clínico opcional foi realizado na USF Novos Rumos (Vizela, Braga), durante duas semanas, sob orientação do Dr. Fernando Carvalho. Esta escolha incidiu no facto da Medicina Geral e Familiar ser uma área pela qual tenho grande interesse, e por ter feito o estágio parcelar numa área urbana, pretendendo adquirir uma vivência mais completa da especialidade numa zona rural, e também ter a possibilidade de aplicar conhecimentos obtidos no estágio anterior. Foi-me possibilitado assistir e ter papel ativo nas Consultas de Saúde do Adulto, Hipertensão Arterial, Diabetes, Planeamento Familiar, Rastreio de Cancro do Colo do Útero, Saúde Materna, Saúde Infantil, Consulta Aberta e Cuidados de Enfermagem, nomeadamente na observação e gestão de feridos.

3.8. Atividades Extracurriculares

Durante o ano letivo participei em cursos, conferências e palestras, atividades que adicionaram relevantes conhecimentos à instrução médica apreendida na faculdade. Concorri ainda no Angelini University Award! 2017/2018, um concurso organizado para jovens a frequentar o ensino superior, com o objetivo de ser arquitetado um projeto de cariz empresarial e social, sob o tema “Viver com Doença Mental Grave”, o qual aguarda avaliação.

De Abril a Novembro de 2016 colaborei com o Departamento de Saúde Pública da Equipa de Responsabilidade Social da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas, participando ativamente na organização de atividades, como o “Rastreio à Periferia na Sertã” e o “Curso de Cuidados Paliativos Básicos”. A nível clínico, realizei em anos transatos, estágios com duração de duas semanas em Medicina Interna, Imunoalergologia e Medicina Geral e Familiar.

(9)

4. Reflexão Crítica

O atual plano de estudos da NMS|FCM propicia um contacto antecipado com a prática clínica, em que a instrução teórica é complementada pela vivência hospitalar, e se vão adquirindo competências a nível clínico, comunicacional e comportamental. Assim, o Estágio Profissionalizante (EP) finaliza a formação pré-graduada, concedendo ao aluno a vivência diária dos vários estágios, com possibilidade de aplicação dos conhecimentos apreendidos e a consecução de autonomia, o que assinala a transição para a póstera admissão na atividade profissional. Saliento que a organização do EP foi essencial para o meu crescimento profissional durante este ano, e assegurou a minha progressiva independência nos procedimentos executados e aperfeiçoamento de capacidades científicas, em virtude de ter sido integrada em equipas dotadas de disponibilidade para assegurar uma excecional qualidade de ensino, e com rácio tutor-aluno de 1:1, na maioria dos estágios. Contudo, sublinho que notei dificuldades da minha parte na conciliação do estudo para a Prova Nacional de Seriação, e a preparação requerida para cada estágio, sendo esse também um grande desafio de esforço e perseverança.

Cada estágio parcelar revelou-se extremamente profícuo no desenvolvimento profissional e pessoal que alcancei este ano. Medicina Interna foi estimulante pelo facto de ser o primeiro estágio, e por requerer elevada responsabilidade na abordagem holística do doente, denotando que me conferiu maior autonomia, proatividade, capacidade para trabalhar em equipa e assimilação de conhecimentos que me permitiram melhorar o meu raciocínio clínico, tornando-se numa proficiente base para o início do EP. O estágio de Cirurgia foi uma agradável surpresa por me ter sido permitida uma participação bastante ativa em atos cirúrgicos, oportunidade facultada por ser um hospital com grande capacidade de resposta à formação de alunos; também constato que por se tratar de um hospital privado, usufruí de uma realidade díspar à encontrada até então nas instituições públicas. Destaco que careci do contacto com a Urgência de Cirurgia, que gostaria de ter explorado. Em Pediatria, ter feito o estágio na Unidade de Hematologia revelou-se uma experiência instigante e enriquecedora, pois permitiu o contacto com patologias muito pouco frequentes, inerentes às características da própria especialidade; ressalto que por haver

(10)

um grande número de elementos em formação pós-graduada, fez com que a componente observacional tenha tido mais relevância que a componente prática. Em Ginecologia e

Obstetrícia, por me ter relacionado com as copiosas vertentes das duas áreas, concluo que

adquiri uma conspeção bastante próxima e integral da especialidade, percecionando a complexidade da abordagem ginecológica e obstétrica, e estendendo os meus conhecimentos teóricos e práticos nesta área. O estágio de Saúde Mental proporcionou-me uma perspetiva deveras abrangente de uma unidade de internamento psiquiátrica, o que favoreceu a minoração do estigma associado à doença mental. Também me coadjuvou na abordagem e gestão das várias síndromes psiquiátricas, o que independentemente da minha especialidade, será sempre essencial na prática clínica. A especialidade de Medicina Geral e Familiar, que é aquela pela qual tenho maior interesse pessoal, revelou-se o auge do EP, em que continuamente deduzi que o acompanhamento por parte do Médico de Família é longitudinal e alberga também o contexto familiar, social, económico e cultural do doente, e em que se lida com a pessoa nas suas várias fases de vida e se encontra os mais variados problemas e inquietações, sendo primordial o estabelecimento de uma relação médico-doente eficaz e perdurável.

Em retrospeção, considero que, em termos gerais, atingi os objetivos com os quais me comprometi, fazendo uma auto-avaliação positiva deste ano, em que integrei os meus conhecimentos teóricos de forma a ampliar competências clínicas, e fomentei a minha formação técnico-científica, nomeadamente a nível extracurricular.

Findo este ciclo com a convicção de que ainda irei enfrentar infindáveis obstáculos e que encontrarei uma exigente profissão, onde tenciono que a minha dedicação e vocação sejam também perpétuas, e a frase “Medicine is only for those who cannot imagine doing anything else” (Dr. Luanda Grazette) terá sempre relevância, tal como aos 17 anos, quando fiz esta escolha.

Por fim, concedo um grande agradecimento a todos os Professores e Tutores que participaram na minha formação durante o MIM, com a sua dedicação pelo ensino, e à minha família e amigos, pelo incessante apoio durante estes anos na minha jornada em tornar-me Mestre em Medicina.

(11)

5. Anexos

I. Cronograma do ano letivo 2017/2018;

II. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante; III. Cursos, conferências e palestras frequentados durante o 6º ano:

A. Certificado de participação nas I Jornadas de Medicina Geral e Familiar, Academia CUF,

13 de Outubro de 2017;

B. Certificado de participação no Curso “Trauma Evaluation and Management”, 9 e 10 de

Novembro de 2016;

C. Certificado de participação na Conferência CUF “International Meeting on Cancer

Innovation”, 11 de Novembro de 2017;

D. Certificado de participação na palestra “Anticoagulação Oral: da teoria à prática clínica“,

Hospital da Luz, 16 de Novembro de 2017;

E. Certificado de participação no 9º Curso de Antibioterapia, do Hospital da Luz, 27 e 28 de

Novembro de 2017;

F. Certificado de participação no XIV Bariatric Endoscopy Surgery Trends, Academia CUF, 4

e 5 de Dezembro de 2017;

G. Certificado de participação na palestra “Alergia Alimentar“, Hospital da Luz, 25 de Janeiro

de 2018;

H. Certificado de participação na palestra “Cefaleias“, Hospital da Luz, 22 de Março de

2018.

IV. Certificado de colaboração com o Departamento de Saúde Pública da Equipa de

Responsabilidade Social da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas, Abril a Novembro de 2016;

V. Curtos Estágios Médicos em Férias (CEMEF):

A. Certificado de participação Medicina Interna, 27 de Julho a 7 de Agosto de 2015; B. Certificado de participação Imunoalergologia, 25 de Julho a 5 de Agosto de 2016; C. Certificado de participação Medicina Geral e Familiar, 8 a 19 de Agosto de 2016.

(12)

I. Cronograma do ano letivo 2017/2018

Estágio Regente Tutor Local Período

Medicina Interna Prof. Doutor Fernando Nolasco Dra. Raquel Domingos Hospital de Egas Moniz 11/09/2017 – 03/11/2017

Cirurgia Prof. Doutor Rui

Maio Dr. Paulo Roquete Hospital da Luz Lisboa 06/11/2017 – 12/01/2018

Pediatria Prof. Doutor Luís

Varandas Dra. Paula Kjöllerström Hospital Dona Estefânia 22/01/2018 – 16/02/2018 Ginecologia e Obstetrícia Prof.ª Doutora Teresa Ventura Dra. Alexia Toller Hospital de São Francisco Xavier 19/02/2018 – 16/03/2018

Saúde Mental Prof. Doutor

Miguel Talina

Dra. Maria João Avelino Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa 19/03/2018 – 20/04/2018 Medicina Geral e Familiar Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos

Dr. Mauro Silva USF Fonte Luminosa

23/04/2018 – 18/05/2018

Opcional (MGF)

Prof. Doutor José António Alves

Dr. Fernando

Carvalho USF Novos Rumos

21/05/2018 – 01/06/2018

II. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Tema e autores

Medicina Interna

“Abordagem do doente com icterícia”

Caso clínico e revisão teórica Cátia Coelho, Francisca Guimarães

Cirurgia

“Ciatalgia (in)conveniente”

Caso clínico e revisão teórica

Beatriz Câmara, Cátia Coelho, Cláudia Rocha, Sara Silva

Pediatria

“Síndrome de DiGeorge: a propósito de um caso clínico”

Caso clínico e revisão teórica

Cátia Coelho, Jéssica Abreu, José Duro e Rita Gomes

Ginecologia e Obstetrícia

“Papel da Aspirina na Prevenção da Pré-Eclâmpsia”

Journal Club

Beatriz Câmara, Cátia Coelho

Saúde Mental

“Estigma na Doença Mental”

Texto de opinião Cátia Coelho Medicina Geral e Familiar “Checklist da consulta de MGF” Journal Club Cátia Coelho

(13)

III.A. I Jornadas de Medicina Geral e Familiar

(14)

III.C. Conferência CUF “International Meeting on Cancer Innovation”

(15)

III.E. 9º Curso de Antibioterapia

(16)

III.G. Palestra “Alergia Alimentar“

(17)

IV. Colaboração com o Departamento de Saúde Pública da AEFCM

(18)

V.B. CEMEF de Imunoalergologia

Referências

Documentos relacionados

Dentre as inovações introduzidas pelo Decreto, podemos destacar a possibilidade para que uma mantenedora credencie inicialmente e exclusivamente uma Instituição de Ensino Superior

Nesta comunicação analisamos as perspetivas de um grupo de professoras do 2.º ciclo que participam num estudo de aula, sobre as tarefas a propor e o trabalho a realizar na sala

Nessa nova configuração de educação integral, as escolas passam a articular novas demandas educativas para darem conta dos aspectos da formação integral do aluno, o que

“O envelhecimento não é um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejável que constitua uma oportunidade para viver de forma saudável

• Identificar o risco de doença devido a genes partilhados na família; • Compreender melhor quais os fatores ambientais e estilos de vida que partilha com a sua família;

previamente escolhido pela comunidade escolar e sistematizado pelo (a) monitor (a) na sessão escolar para ser posto em prática na sessão familiar com o apoio do pai, mãe, irmãos

Uma das principais conclusões retiradas da revisão da literatura efectuada, foi a escassez de estudos nacionais sobre a sintomatologia depressiva em crianças utentes de unidades

Tais conversas resultariam no Tratado assinado em 1938, em um processo onde competiam Brasil e Argentina por influência estratégica e politica na América do Sul,