• Nenhum resultado encontrado

A Ludicidade e o desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem. Ana Lúcia Oliveira da Cruz e Cláudia do Nascimento Melo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Ludicidade e o desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem. Ana Lúcia Oliveira da Cruz e Cláudia do Nascimento Melo"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

A Ludicidade e o desenvolvimento das Prontidões

para a Aprendizagem

Ana Lúcia Oliveira da Cruz e Cláudia do Nascimento Melo

(2)

Apresentação

Cláudia do Nascimento Melo é Educadora, Graduada em Normal Superior, Docente do Ensino Fundamental, Coordenadora do Centro Lúdico e do Núcleo de Ludologia da Ananda - Escola e Centro de Estudos.

Ana Lúcia Oliveira da Cruz é Pedagoga, Neuroeducadora, Consultora Pedagógica, Parecerista Técnica no ramo editorial, Docente da Educação Básica e do Ensino Superior, Coordenadora do Centro de Investigações e Estudos Neofilosóficos de Ciências Avançadas - Projeto C.I.E.N.CI.A. e do Núcleo de Geniologia da Ananda - Escola e Centro de Estudos.

(3)

Introdução

Os Núcleos de Geniologia e de Ludologia da Ananda - Escola e Centro de Estudos, em parceria, desenvolvem pesquisas e estudos avançados acerca da ludicidade e o desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem durante o ano letivo de 2014.

Este e-book traz o resultado do trabalho inicial, desenvolvido pelas Coordenadoras destes núcleos, no período de 20 de Janeiro a 26 de fevereiro de 2014, bem como das atividades realizadas no período de 05 a 26 de fevereiro de 2014 com a comunidade escolar.

(4)

O Núcleo de Geniologia tem como objeto de

estudo a Genialidade do Gênero Humano e a Neuroeducação como neurotecnologia que possibilita ao Ser Humano desenvolver as suas potencialidades ao ponto máximo. 4

(5)

O Centro de Neuroeducação é um Centro de Estudos Avançados acerca das dificuldades de aprendizagem, voltado à prática clínica, vinculado ao Núcleo de Geniologia, que tem como objetivo identificar os limitadores matriciais da inteligência, criar/ remodelar as matrizes lógicas do sistema mental e possibilitar a expressão do potencial inteligente do indivíduo, transformando talentos em capacidades, bem como, ensinar aos professores, pais e gestores educacionais o que a teoria científica defende sobre o funcionamento do cérebro e da mente na aprendizagem, ajudando-os a encontrar a melhor prática dentro e fora da sala de

(6)

O Núcleo de Ludologia tem como objeto de estudo a

ludicidade, o lúdico e tudo que está a ele afeito,

desenvolvendo, ao longo de todo o ano letivo, atividades

voltadas ao uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na escola e

fora da mesma.

(7)

O Centro Lúdico é um

espaço destinado aos

educadores e educandos

da Ananda - Escola e

C e n t r o d e E s t u d o s ,

vinculado ao Núcleo de

Ludologia, que através da

realização de atividades

lúdicas espontâneas e

direcionadas, prima pelo

desenvolvimento das

P r o n t i d õ e s p a r a a

Aprendizagem.

(8)

A Neurociência aponta a necessidade do professor

compreender a estrutura e o funcionamento do cérebro

e os mecanismos da aprendizagem, bem como, os

limitadores da inteligência que geram dificuldades

de aprendizagem.

(9)

A Neuroeducação sugere que, para haver uma

aprendizagem efetiva e significativa, é

necessário que o indivíduo esteja pronto para

aprender, e esta Prontidão para a Aprendizagem,

pode, e deve acontecer, na escola e fora dela.

(10)

As Prontidões para a Aprendizagem são seis:

Prontidão Neural, Prontidão Motora, Prontidão

Sensorial, Prontidão Emocional, Prontidão

Cognitiva e Prontidão Moral.

(11)

O Núcleo de Ludologia aponta os jogos, brinquedos e

brincadeiras como recursos essenciais para o

desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem por

possibilitarem aprender brincando e se desenvolver de

forma prazerosa.

(12)

Estudos sobre o cérebro humano

e a ludicidade recebem nossa

atenção especial.

(13)

Ser lúdico significa dar uma nova dimensão a

existência humana, valorizando a criatividade, a

sensibilidade, a afetividade, a cooperação, a imaginação

e acima de tudo o AUTOCONHECIMENTO, a nutrição

da alma.

(14)

Mas qual a relação do uso do lúdico e as descobertas

da dinâmica cerebral?

No estudo do mapeamento

cerebral foi determinado

que o brincar aciona o

quadrante superior do

hemisfério direito do

c é r e b r o c o m m a i s

intensidade.

(15)

A ludicidade é, também, uma estratégia de desenvolvimento humano. Embora saibamos que não exista dominância de um hemisfério do cérebro sobre o outro, as pesquisas indicam uma maior atividade no hemisfério direito durante a realização de atividades lúdicas.

(16)
(17)

Prontidão Neural

Acontece pela expansão de redes sinápticas cada

vez mais fortalecidas (a mielinização).

(18)

Desde muito pequeno aprendemos a jogar, o jogo é inerente ao Ser Humano.

Costuma-se dizer que o jogo inicia na sedução do homem e da mulher e q u e a f e c u n d a ç ã o humana, também é um jogo, no qual um único e s p e r m a t o z ó i d e s a i vencedor.

(19)

O uso de regras limita o jogo, cria dificuldades e coloca o cérebro para funcionar (TEIXEIRA, 2012).

O brincar é prazeroso e ao mesmo tempo desenvolve o r a c i o c í n i o e o u t r a s capacidades, pois, desafia o cérebro.

(20)

Prontidão Sensorial

O indivíduo se conecta com o mundo e se integra

com o ambiente, percebendo o que está ao seu redor

por meio dos sentidos.

(21)

É no desenvolvimento da estrutura funcional da

percepção dos sentidos que se alcança a Prontidão

Sensorial. Por isso, os primeiros anos de vida de

uma pessoa necessitam de experiências perceptivas,

ricas, para que ela construa um banco de dados de

percepções sensoriais significativo em sua memória.

(22)

Quanto mais submodalidades o sistema mental tiver

cadastrado em seus decodificadores, mais abrangente

será a percepção da realidade.

(23)

O Lúdico na Prontidão Sensorial

Temos um papel importante no contato da criança com

o mundo que a cerca, no reconhecimento e na exploração

do ambiente, oportunizando a ela experiências lúdicas

que fortaleçam e potencializem sua consciência

sensorial.

(24)

Além das atividades com objetos concretos, o educador deve desenvolver também, o exercício da imaginação, por meio de jogos simbólicos, de contar histórias, de brincadeiras, entre outros.

(25)

O processo de construir um cérebro superior começa no útero. Um útero parece um mundo aquoso com pouca luz, mas um feto pode se contorcer o bastante para começar a educar os seus circuitos motores. Também tem a chance de tocar, sentir gosto e ouvir. Portanto, um certo aprendizado é possível n o s m e s e s a n t e s d o nascimento.

John McCrone

(26)

Prontidão Motora

Depende do desenvolvimento psicomotor, um processo contínuo que inicia desde a formação do sistema nervoso do feto até a idade adulta.

(27)

O Lúdico na Prontidão Motora

A q u a l i d a d e d o comportamento motor da criança vai depender de todo o seu processo de desenvolvimento. Assim, a t é o s 5 a n o s , o s brinquedos assumem g r a n d e i m p o r t â n c i a , sendo ao mesmo tempo, i n s t r u m e n t o s d e brincadeiras e meios de desenvolvimento.

(28)

Por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras as crianças exercitam o seu corpo como um todo, estabelecem seus limites, coordenam seus movimentos e exploram a realidade.

(29)

Prontidão Emocional

A Prontidão Emocional precisa ser desenvolvida a partir da construção da Inteligência Ética e Moral.

A construção das matrizes desta Inteligência requer dedicação contínua e o acompanhamento tutelado dos pais, professores e responsáveis pela criança e adolescente.

(30)

O Lúdico na Prontidão Emocional

Ao brincar a criança extravasa suas emoções, reproduz situações, expressa desejos e angústias, assume diversos papeis, revive, refaz e reorganiza situações indesejadas.

Segundo Machado (1997), os jogos infantis cumprem, pelo menos, duas funções: possibilitar o diagnóstico de um conflito que a criança esteja vivenciando e levar a diminuição da ansiedade, funcionando como uma terapia, válvula de escape.

(31)

Prontidão Cognitiva

Depende das prontidões anteriores, considera o padrão de maturação neurológica, a eficácia das ações motoras e das experiências sensoriais registradas nos codificadores do sistema mental e a capacidade de autogerenciamento sobre os processos emocionais.

(32)

A partir da Prontidão Sensóriomotora, o indivíduo já terá em seus registros neurais as bases para o desenvolvimento cognitivo. Assim, as ações cognitivas tornam-se mais sofisticadas na medida em que há o encadeamento de novas solicitações intelectuais.

(33)

A escola é um laboratório onde a criança poderá solidificar as configurações do seu aparato mental, apropriando-se da capacidade de pensar, raciocinar, abstrair, criar, intuir e aprender.

(34)

O Lúdico na Prontidão Cognitiva

Existe uma relação intrínseca entre jogo lúdico e o ensino de conteúdos c o n c e i t u a i s , a t i t u d i n a i s e procedimentais. Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações problemas, permitindo o contato com a lógica e o raciocínio, atividades físicas e m e n t a i s q u e f a v o r e c e m a sociabilidade e estimulam as reações cognitivas.

(35)

Prontidão Moral

A Prontidão Moral é desenvolvida, também, a partir da organização das estruturas mentais que formam a Inteligência Ética e Moral, que começam a se estabelecer desde cedo.

(36)

Tais estruturas mentais se organizam em um sistema de regras e através dos exemplos familiares, bem como de uma educação pautada em valores morais, éticos e estéticos elevados.

Piaget defende a importância da constituição das regras para o desenvolvimento moral na criança, afirmando que a moral se organiza em um sistema de regras.

(37)

O processo educacional, primeiramente na família e com a parceria da escola, deve guiar a criança para sair da anomia, passar gradativamente pela heteronomia e chegar à autonomia moral.

(38)

O Lúdico na Prontidão Moral

Na Idade Média, o jogo servia para divulgar princípios de moral, ética e conteúdos de disciplinas escolares [...] (TEIXEIRA, 2012).

Ainda segundo Teixeira, a atividade lúdica dirigida ocupa um lugar proeminente no desenvolvimento e na construção de regras e valores do educando.

(39)

Considerações Finais

A atividade lúdica pode ser utilizada de duas maneiras: o brincar espontâneo e o brincar dirigido. A atividade lúdica dirigida é uma grande aliada no desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem.

(40)

O Educador Lúdico é o que realiza a ação lúdica. A ludicidade está na postura do educador e não nos recursos que utiliza. A literatura especializada tem mostrado que é possível ensinar sem entediar e que o jogo contribui para a construção do conhecimento, idependente da idade cronológica do educando. Assim, o desenvolvimento das Prontidões para a Aprendizagem acontece, efetivamente, quando a ludicidade faz parte do processo.

(41)

REFERÊNCIAS

(42)

CONTATOS

contato@anandaescola.com.br ana.cruz@anandaescola.com.br claudia.melo@anandaescola.com.br

Referências

Documentos relacionados

Para os tratamentos térmicos, foi preparada uma amostra do fio supercondutor com dimensões 150 mm de comprimento e 3,00 mm de diâmetro para cada perfil de

Desse modo, a narrativa ―fortaleceu extraordinariamente o sentimento de que existe uma história, de que essa história é um processo ininterrupto de mudanças e, por fim,

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo