• Nenhum resultado encontrado

Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

LEI Nº 681 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2021.

“Dispõe sobre a criação e os critérios do Programa “Meu Pedaço de Chão”, no Município de Bom Jesus da Lapa- BA, e dá outras providências. ””

O PREFEITO MUNICIPAL DE BOM JESUS DA LAPA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais com fulcros no Art. 9º e demais dispositivos da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído, no Município de Bom Jesus da Lapa, o Programa

“Meu Pedaço de Chão”, que tem como objetivo a doação ou a concessão de direito real de uso de lotes, para construção de moradias, às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, atendidos os critérios estabelecidos na presente lei.

§ 1º Para o fim a que se destina a presente lei, poderão ser doados lotes pertencentes ao Município de Bom Jesus da Lapa na data da publicação da presente lei ou que vierem posteriormente a integrar o patrimônio público municipal, seja a que título for, inclusive os adquiridos mediante dação em pagamento nos termos da Lei Municipal nº 670, de 16/07/2021.

§ 2º Fica o chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a, mediante decreto, relacionar os lotes de terra que serão objeto de doação ou de concessão de direito real de uso, para construção de moradias, os quais não poderão ser superiores a 250 m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados).

Art. 2º - Para se beneficiar da doação ou da concessão de direito real de uso de lotes, para construção de moradias, autorizada nesta lei, os interessados deverão preencher os seguintes requisitos:

I – estar devidamente inscrito na Secretaria Municipal de Assistência Social como candidato ao Programa “Meu Pedação de Chão”;

II – perceber renda familiar per capta inferior a 1/2 (meio) salário mínimo ou R$

500,00 (quinhentos reais) per capita, comprovada mediante apresentação de comprovantes de pagamento, declaração de renda e/ou outro documento hábil;

III – resida no Município de Bom Jesus da Lapa há pelo menos 12 (doze) meses;

IV – não ser possuidor ou proprietário de outro imóvel no Município de Bom Jesus da Lapa, seja urbano ou rural, matriculado ou não no Cartório de Registro de Imóveis de Bom Jesus da Lapa/BA.

(2)

2

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

§ 1º A renda mensal prevista no inciso II deverá ser comprovada documentalmente ou mediante declaração sob as penas da lei.

§ 2º Somente para os efeitos desta lei, considera-se família os seguintes grupos de pessoas:

a) casal, sob regime de casamento, com filhos biológicos e/ou filhos adotivos;

b) união estável, com filhos biológicos e/ou filhos adotivos;

c) pai ou mãe e filhos biológicos e/ou filhos adotivos (família monoparental);

d) união de parentes e pessoas que convivam em interdependência afetiva, sem pai ou mãe que a chefie, como no caso de grupo de irmãos, após falecimento ou abandono dos pais.

§ 3º A doação ou a concessão de direito real de uso, preferencialmente, deverá ser feita em favor de todas as pessoas responsáveis pelo núcleo familiar.

Art. 3º - Na seleção dos interessados, serão observados os seguintes critérios, na ordem de preferência:

I – beneficiário com menor renda familiar per capita;

II – beneficiário com necessidades especiais;

III – beneficiário idoso;

IV – beneficiário integrante de grupo familiar com pessoa com necessidades especiais;

V – beneficiário integrante de grupo familiar com crianças;

VI – beneficiário integrante de grupo familiar com idosos.

Art. 4º - O procedimento para distribuição dos lotes dar-se-á de acordo com a quantidade de lotes disponíveis em condições adequadas, em local previamente informado às famílias cadastradas.

Art. 5º - Caso o imóvel esteja afetado, deve ser adotado o prévio procedimento específico de desafetação, mediante lei específica, a fim de que seja alterada a destinação do bem para uso especial social.

Art. 6º - As construções nos lotes de terra a que se refere a presente lei deverão obedecer ao projeto de construção a ser elaborado pelo Poder Executivo Municipal e previamente divulgado, sob pena de embargo da obra e reversão do imóvel ao patrimônio público municipal sem direito à retenção e/ou indenização por benfeitorias.

(3)

3

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

Parágrafo único. Os beneficiários também terão o dever de manutenção do projeto original da construção aprovado, bem assim somente poderão alterar o projeto mediante a autorização competente, sob pena de aplicação do disposto no caput deste artigo.

Art. 7º - Os beneficiários deverão iniciar a construção de suas casas, no prazo de 2 (dois) anos e concluir no prazo máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir da data da escritura pública de doação ou do termo de concessão de direito real de uso.

§ 1º Caso não sejam observados e cumpridos os prazos supra referidos, será revertido, automaticamente, ao patrimônio do Município, o imóvel, arcando o beneficiário com todas as custas e demais despesas.

§ 2º A reversão da doação ou o cancelamento da concessão de direito real de uso deverão ser precedidos de Decreto Municipal explicitando as razões.

§ 3º Para todos os efeitos será considerado o valor venal do imóvel, considerado este o valor real e atualizado de mercado do imóvel.

§ 4º A comprovação do disposto neste artigo observará o seguinte:

I - o início das obras de construção (termo inicial de 2 anos) será comprovado mediante a apresentação da licença para construir; e

II - a finalização das obras de construção e sua regularidade (termo final de 5 anos) será comprovada mediante a apresentação da certidão de inteiro teor da matrícula, com a respectiva averbação da benfeitoria, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis.

§ 5º O Cartório de Registro de Imóveis exigirá a apresentação da carta habite- se para realizar a averbação da benfeitoria.

Art. 8° - Os imóveis a que se refere a presente Lei não poderão ser alienados pelos beneficiários, sob qualquer forma, no prazo de 5 (cinco) anos da data da escritura pública de doação ou do termo de concessão de direito real de uso, sob pena de reversão do imóvel ao patrimônio público municipal, salvo expressa autorização do Poder Executivo Municipal.

§ 1º As restrições estabelecidas no caput deste artigo não se aplicam aos casos de sucessão causa mortis.

(4)

4

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

§ 2º A reversão da doação ou o cancelamento da concessão de direito real de uso deverão ser precedidos de Decreto Municipal explicitando as razões.

Art. 9º - Fica criada a Comissão de Análise e Julgamento, composta por 5 (cinco) membros, que auxiliará a Secretaria Municipal de Assistência Social na condução do processo de análise e julgamento dos requerimentos de registro em Lista de Beneficiários.

§ 1º Os membros da comissão de que trata o caput deste artigo serão nomeados pelo Prefeito Municipal.

§ 2º A referida Comissão será presidida pelo Coordenador da Comissão de Regularização Fundiária de Bom Jesus da Lapa.

Art. 10º - A doação ou a concessão de direito real de uso, realizada nos termos desta Lei, deverá ser precedida de registro do nome do donatário ou do concessionário em Lista de Beneficiários junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, devendo esta ser submetida à Comissão de Análise e Julgamento.

Parágrafo único. O beneficiário nos termos desta Lei ficará impedido de receber qualquer outra doação ou concessão de direito real de imóvel por parte do Município de Bom Jesus da Lapa.

Art. 11º - O procedimento de doação ou de concessão de direito real de uso autorizada nesta Lei será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com auxílio da Comissão de Análise e Julgamento, que promoverá o cadastramento, análise, seleção e julgamento dos requerimentos dos interessados.

§ 1º O cadastramento dos interessados será realizado mediante edital público de seleção, com ampla divulgação e publicidade.

§ 2º No edital de seleção a que se refere o § 1º deste artigo constarão os requisitos, o período, local e os requisitos necessários ao cadastramento, bem como os critérios para análise e seleção dos interessados.

§ 3º O julgamento e classificação dos interessados ocorrerá em assembleia com a participação dos membros da Comissão de Análise e Julgamento, com ampla divulgação e publicidade.

(5)

5

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

Art. 12º - Ocorrido o julgamento dos requerimentos dos interessados, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o auxílio da Comissão de Análise e Julgamento, promoverá em audiência pública o sorteio dos lotes aos interessados selecionados.

Art. 13º - Fica isento do pagamento de taxa para expedição de alvará para construção nos lotes de terra objeto da presente Lei.

Art. 14º - Fica reconhecido o interesse público na doação e na concessão de direito real de uso, autorizadas por meio da presente Lei, em razão do atendimento gratuito a demanda de carência de moradia pela população, ficando dispensada a licitação por se tratar de interesse público devidamente justificado.

Art. 15º - A conferência de direitos reais sobre os imóveis objeto de doação ou concessão de direito real de uso em aplicação desta Lei, assim declarados em ato do Poder Executivo municipal, compreenderão a modalidade de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S) de que trata a Lei Federal nº 13.465, de 11 de julho de 2017.

Parágrafo único. As construções realizadas pelos beneficiários nos imóveis doados ou concedidos e as alienações posteriores não são de responsabilidade do poder público municipal e não estarão enquadradas na Reurb-S.

Art. 16º - A realização de parcelamento do solo na modalidade loteamento ou desmembramento observará o disposto na Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, bem como as diretrizes e parâmetros para implantação de loteamentos estabelecida no Anexo IV da Lei Complementar Municipal nº 1, de 02 de fevereiro de 2010 (Plano Diretor Urbano de Bom Jesus da Lapa – PDU) e demais normas em vigor, inclusive em relação às áreas destinadas ao sistema de circulação, a equipamentos urbanos e comunitários e as áreas verdes e de lazer.

Art. 17º - O procedimento, a lista de documentos, as demais exigências e os casos omissos relativos ao Programa “Meu Pedaço de Chão” serão resolvidos e regulamentados pelo Poder Executivo municipal.

Art. 18º - As despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta de dotações do orçamento em vigor, ficando autorizadas a suplementação orçamentária e/ou a abertura de crédito especial.

(6)

6

Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

Art. 19º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia, em 13 de dezembro de 2021.

__________________________________

Fabio Nunes Dias Prefeito Municipal

________________________________

Victor Hugo Souza Batista

Secretário Municipal de Administração, Governo e Planejamento

Referências

Documentos relacionados

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

a) O DR interessado deverá, após a homologação deste processo licitatório e assinatura da Ata, informar ao SESI e/ou SENAI de São Paulo o seu interesse em aderir ao Registro

Então quando eu quero “shape” uma estratégia de uma empresa terceirizada para ter um interesse meu implementado, eu geralmente levo um mês mais ou menos e eu começo por

• Um computador que hoje custa menos de R$1.000,00 tem mais desempenho, mais memória e muito mais disco que um computador que em 1985 custava R$2.000.000,00... Progresso

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões