• Nenhum resultado encontrado

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)
(2)

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

(3)

Formação do instituto - Brasil

Rubens Requião 1969 – Universidade do Paraná Código de Proteção e Defesa do Consumidor – 1990 Legislação específica – década de 90

Código Civil Brasileiro – 2002/2003 Código de Processo Civil - 2015

(4)

Conceito

Autonomia patrimonial

Limitação da responsabilidade

Responsabilidade subsidiária do Prof. Alexandre Assumpção – UERJ X K. Comparado Decisão sempre fundamentada

(5)

Enunciado 281 CJF – Jornada de Direito Civil

A aplicação da teoria da desconsideração, descrita no art. 50 do Código Civil, prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

(6)

Teorias – Teoria Maior

Rolf Serick (ALE)

“Maior cautela”

“prova inequívoca de abuso ou fraude”

Pressuposto: a manipulação fraudulenta e abusiva

(7)

Teorias – Teoria Maior

Teoria Maior subjetiva

análise casuística / intenção de fraudar / intenção do ilícito

Teoria Maior objetiva

prova inequívoca pelo demandante de abuso / fraude Confusão patrimonial desconsidera ? Resp. 970.635 SP Insolvência desconsidera ? Resp. 1.141.447 SP

(8)

Teorias – Teoria Menor

“Menor cautela”

Shopping Osasco – MP/SP ACP Caso Panasonic

(9)

Teorias – Teoria Menor Artigo 28 §5 CDC

Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.

Crítica com base na Civil Law

Prof. Alexandre Assumpção – UERJ – Temas de Direito Civil-Empresarial –Ed. Renovar

(10)

Teoria – Teoria Invertida / ao inverso Aplicação

Artigo 133 §2 Código de Processo Civil

Aplica-se o disposto neste Capítulo à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica.

(11)

Teoria – Teoria Invertida / ao inverso

Enunciado nº 283 do CJF – Jornada de Direito Civil

É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiro.

(12)

INF 606

REsp 1.522.142-PR, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, por unanimidade, julgado em 13/6/2017, DJe 22/6/2017.

Desconsideração inversa da personalidade jurídica. Ação de divórcio. Evidências da intenção de um dos cônjuges de subtrair do outro, direitos oriundos da sociedade afetiva. Aplicação da teoria da asserção. Sócia beneficiada por suposta transferência fraudulenta de cotas sociais por um dos cônjuges. Legitimidade passiva daquela sócia para a ação de divórcio. Existência de pertinência subjetiva.

A sócia da empresa, cuja personalidade jurídica se pretende desconsiderar, que teria sido beneficiada por suposta transferência fraudulenta de cotas sociais por um dos cônjuges, tem legitimidade passiva para integrar a ação de divórcio cumulada com partilha de bens, no bojo da qual se requereu a declaração de ineficácia do negócio jurídico que teve por propósito transferir a participação do sócio/ex-marido à sócia remanescente.

(13)

... Na origem, trata-se de ação de divórcio em que a cônjuge foi instada a emendar a inicial, com a finalidade de incluir sua irmã no polo passivo da demanda, em razão desta ter recebido, por parte de seu cunhado (marido da autora), a totalidade de cotas empresariais que seriam objeto da partilha de bens. Nesse contexto, a controvérsia central se limita a aferir a legitimidade passiva da sócia remanescente da empresa, cuja personalidade jurídica pode vir a ser desconsiderada, caso comprovada a ocorrência de fraude praticada entre esta e o ex-consorte da autora, com a intenção de esvaziar o patrimônio a ser partilhado entre o casal. Inicialmente, cabe lembrar que, na ação de divórcio, a pertinência subjetiva recai tão somente sobre os cônjuges varão e virago, possuindo notório caráter personalíssimo, segundo exegese do art.

1.582 do CC/02. Também não se desconhece a possibilidade de cumulação de pedidos em demandas desta natureza, conforme o disposto no art. 1.581 do CC/02 – o que efetivamente ocorrera na hipótese, na medida em que a autora, além da súplica de partilha de bens, requereu a declaração de ineficácia da alteração contratual que resultou na cessão de todas as cotas sociais do ex-cônjuge para a sócia remanescente...

(14)

... Saliente-se que, embora esse requerimento não tenha sido deduzido expressamente na peça inicial, decorre da interpretação lógico-sistemática da causa de pedir – procedimento amplamente amparado pela jurisprudência desta Corte Superior (REsp 1.654.980-MG, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 12/5/2017). No tocante ao cabimento da desconsideração da pessoa jurídica em ação de divórcio, a Terceira Turma do STJ, no julgamento do REsp 1.236.916-RS, de relatoria da Min. Nancy Andrighi, examinou situação análoga, ratificando ser "possível a desconsideração inversa da personalidade jurídica sempre que o cônjuge ou companheiro empresário valer-se de pessoa jurídica por ele controlada, ou de interposta pessoa física, a fim de subtrair do outro cônjuge ou companheiro direitos oriundos da sociedade afetiva". Na hipótese em análise, a pertinência subjetiva da sócia remanescente e, por conseguinte, a sua legitimidade para figurar no polo passivo da ação de divórcio é proveniente da relação jurídica de direito material existente entre ela e os ex- consortes, consubstanciada por eventual conluio no intuito de malograr a partilha de bens. Diante de tais premissas, firma-se o entendimento pela possibilidade de aplicação da medida, no caso concreto, desde que comprovados os requisitos legais previstos no art. 50 do CC, circunstâncias a serem analisadas pelo Magistrado de primeiro grau.

(15)

Teorias – Teoria Indireta Grupo econômico

Separação apenas de índole formal Irradiação dos efeitos

(16)

Teorias – Teoria Expansiva

Busca ao patrimônio do sócio oculto

Presença de verdadeiros “testas de ferro”

Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Dissolução irregular – Enunciado 282 CJF – Jornada de Direito Civil

(17)

Enunciado 282 CJF – Jornada de Direito Civil

O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica, por si só, não basta para caracterizar abuso de personalidade jurídica.

(18)

Pressupostos Civil Law

Artigo 133 §1 do Código de Processo Civil

O pedido de desconsideração da personalidade jurídica observará os pressupostos previstos em lei.

(19)

Pressupostos – Constituição regular da Pessoa Jurídica

Sociedade irregular/em comum Sociedade em conta de participação Empresário Individual

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

(20)

Enunciado 470 CJF – Jornada de Direito Civil

O patrimônio da empresa individual de responsabilidade limitada responderá pelas dívidas da pessoa jurídica, não se confundindo com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, sem prejuízo da aplicação do instituto da desconsideração da personalidade jurídica

(21)

Pressupostos – Abuso ou fraude Teoria Menor ?

(22)

Pressupostos – Prejuízo a terceiro Regra da Separação patrimonial

(23)

Pressupostos – Impossibilidade de sanção diversa

Excepcional

Segurança Jurídica e econômica

(24)

Abordagens diferenciadas Despersonificação

Teoria dos Atos Ultra Vires

Redirecionamento da execução Ampliação do polo passivo

(25)

Tema multidisciplinar – Lei 8.078/1990

Código de Proteção e Defesa do Consumidor Primeiro texto legal no Brasil

Artigo 28 § 5 do CDC - Teoria Menor

(26)

Tema multidisciplinar – Lei 8.078/1990 Conflitando com “caso Salomon”

Visão do Direito Empresarial x Direito Consumerista Prof. Alexandre Assumpção

(27)

Tema multidisciplinar - 10.406/2002 Código Civil Brasileiro

Artigo 50 – Teoria Maior

Harmonia com a doutrina e jurisprudência internacional Indícios e presunções de atos fraudulentos são insuficientes Conflito com C.D.C.

(28)

Enunciado nº 51 do CJF – Jornada de Direito Civil

A teoria da desconsideração da personalidade jurídica – disregard doctrine – fica positivada no Código Civil, mantidos os parâmetros existentes nos microssistemas legais e na construção jurídica sobre o tema.

Enunciado nº 146 do CJF – Jornada de Direito Civil

Nas relações civis, interpretam-se restritivamente os parâmetros de desconsideração da personalidade jurídica previstos no art. 50 (desvio de finalidade social ou confusão patrimonial).

(29)

Enunciado nº 9 do CJF - I Jornada de Direito Comercial

Quando aplicado às relações jurídicas empresariais, o art. 50 do Código Civil não pode ser interpretado analogamente ao art. 28, § 5º, do CDC ou ao art. 2º, § 2º, da CLT.

(30)

Tema multidisciplinar – CDC X CCB X CPC

O Juiz pode de ofício desconsiderar a Personalidade Jurídica ou dependeria da iniciativa das partes ?

Lei 13.105/2015 – Novo CPC

Art. 133. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.

Artigo 50 CCB

(31)

Tema multidisciplinar – CDC X CCB X CPC Artigo 50 do Código Civil

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

(32)

Tema multidisciplinar – NCPC

Art. 133. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.

§ 1o O pedido de desconsideração da personalidade jurídica observará os pressupostos previstos em lei.

§ 2o Aplica-se o disposto neste Capítulo à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica.

Art. 134. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

(33)

§ 1o A instauração do incidente será imediatamente comunicada ao distribuidor para as anotações devidas.

§ 2o Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

§ 3o A instauração do incidente suspenderá o processo, salvo na hipótese do § 2o.

§ 4o O requerimento deve demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica.

(34)

Art. 135. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias.

Art. 136. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

Parágrafo único. Se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Art. 137. Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.

(35)

INF 594

REsp 1.391.830-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, por unanimidade, julgado em 22/11/2016, DJe 1/12/2016.

Alienação de imóvel por sócio da pessoa jurídica após a citação desta e antes do redirecionamento da execução. Desconsideração da personalidade jurídica. Fraude à execução não configurada.

A fraude à execução só poderá ser reconhecida se o ato de disposição do bem for posterior à citação válida do sócio devedor, quando redirecionada a execução que fora originariamente proposta em face da pessoa jurídica. A questão consistiu em determinar se a venda de imóvel realizada por sócio de pessoa jurídica executada, após a citação desta, mas antes da desconsideração da personalidade jurídica da mesma sociedade, configura fraude à execução. De acordo com o art. 593, II, do CPC/1973, depreende-se que, para a configuração de fraude à execução, deve correr contra o próprio devedor demanda capaz de reduzi-lo à insolvência. No mais, urge destacar que é indispensável a citação válida para configuração de fraude à execução (REsp 956.943-PR, Corte Especial, DJe 1/12/2014)...

(36)

... Dessa feita, tem-se que a fraude à execução só poderá ser reconhecida se o ato de disposição do bem for posterior à citação válida do sócio devedor, quando redirecionada a execução que fora originariamente proposta em face da pessoa jurídica... ... Somente com a superveniência da desconstituição da personalidade da pessoa jurídica é que o sócio da pessoa jurídica foi erigido à condição de responsável pelo débito originário desta. Inclusive, este é o entendimento adotado por esta Corte nas hipóteses de execução fiscal, que pode ser utilizado, por analogia, na espécie (AgRg no REsp 1.186.376-SC, Segunda Turma, DJe 20/9/2010). No mesmo sentido, tem- se: EREsp 110.365/SP, Primeira Seção, DJ 14/3/2005; e REsp 833.306-RS, Primeira Turma, DJ 30/6/2006.

(37)

Tema multidisciplinar – Direito Tributário STJ – CTN pioneiro

Luciano Amaro

Ricardo Mariz Oliveira – STJ

(38)

Tema multidisciplinar – Direito Ambiental Artigo 4 da Lei 9.605/1998

Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.

Teoria Menor

Influência do CDC

(39)

Tema multidisciplinar – Abastecimento de Combustível Artigo 18§3 da Lei 9.847/1999

Poderá ser desconsiderada a personalidade jurídica da sociedade sempre que esta constituir obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao abastecimento nacional de combustíveis ou ao Sistema Nacional de Estoques de Combustíveis.

Teoria Menor

Influência do CDC

(40)

Tema multidisciplinar – Infração a ordem econômica – CADE Lei 8.884/1994 artigo 18 revogado pela Lei 12.529/2011

Artigo 34 - A personalidade jurídica do responsável por infração da ordem econômica poderá ser desconsiderada quando houver da parte deste abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Teoria Menor Influência do CDC

(41)

Tema multidisciplinar – Efetivação pela Administração Pública Case - RMS 15.166 BA

Moralidade

Efetividade da atuação administrativa

Autoexecutoriedade dos atos administrativos Indisponibilidade de bens e interesses públicos

(42)

Tema multidisciplinar – Efetivação pela Administração Pública

Márcio Tadeu Guimarães – artigo 2 XII da Lei 9.784/1999 (Processo administrativo Federal)

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

(43)

RMS 15.166/BA

(...) - A constituição de nova sociedade, com o mesmo objeto social, com os mesmos sócios e com o mesmo endereço, em substituição a outra declarada inidônea para licitar com a Administração Pública Estadual, com o objetivo de burlar à aplicação da sanção administrativa, constitui abuso de forma e fraude à Lei de Licitações Lei n.º 8.666/93, de modo a possibilitar a aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica para estenderem-se os efeitos da sanção administrativa à nova sociedade constituída...

...A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PODE, EM OBSERVÂNCIA AO PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E DA INDISPONIBILIDADE DOS INTERESSES PÚBLICOS TUTELADOS, DESCONSIDERAR A PERSONALIDADE JURÍDICA DE SOCIEDADE CONSTITUÍDA COM ABUSO DE FORMA E FRAUDE À LEI, DESDE QUE FACULTADO AO ADMINISTRADO O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA EM PROCESSO ADMINISTRATIVO REGULAR. Rel.

Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/08/2003, DJ 08/09/2003 p.

262)‏

(44)

Tema multidisciplinar - Prática de atos contra administração Pública Lei 12.846/2013

Artigo 14

A personalidade jurídica poderá ser desconsiderada sempre que utilizada com abuso do direito para facilitar, encobrir ou dissimular a prática dos atos ilícitos previstos nesta Lei ou para provocar confusão patrimonial, sendo estendidos todos os efeitos das sanções aplicadas à pessoa jurídica aos seus administradores e sócios com poderes de administração, observados o contraditório e a ampla defesa.

(45)

Tema multidisciplinar – Lei 8.009 / 1990

Alegação de bem de família – Proteção da Pessoa Jurídica STJ - Resp. 35.281 / MG

Pressupostos: conceito de entidade familiar - LAR Enunciado 285 CJF

(46)

Enunciado 285 do CJF – Jornada de Direito Civil

A teoria da desconsideração, prevista no art. 50 do Código Civil, pode ser invocada pela pessoa jurídica em seu favor.

(47)

Tema multidisciplinar – Lei 8.009 / 1990 STJ - Resp. 1.024.394 / RS

Princípio da intangibilidade/indisponibilidade do Capital Social Pessoa Jurídica tem família ?

(48)

INF 579 STJ

DIREITO CIVIL. IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA.

A impenhorabilidade do bem de família no qual reside o sócio devedor não é afastada pelo fato de o imóvel pertencer à sociedade empresária. A jurisprudência do STJ tem, de forma reiterada e inequívoca, pontuado que a impenhorabilidade do bem de família estabelecida pela Lei n. 8.009/1990 está prevista em norma cogente, que contém princípio de ordem pública, e a incidência do referido diploma somente é afastada se caracterizada alguma hipótese descrita em seu art. 3º (EREsp 182.223-SP, Corte Especial, DJ 7/4/2003). Nesse passo, a proteção conferida ao instituto de bem de família é princípio concernente às questões de ordem pública, não se admitindo sequer a renúncia por seu titular do benefício conferido pela lei, sendo possível, inclusive, a desconstituição de penhora anteriormente feita (AgRg no AREsp 537.034-MS, Quarta Turma, DJe 1º/10/2014; e REsp 1.126.173-MG, Terceira Turma, DJe 12/4/2013).

Precedentes citados: REsp 949.499-RS, Segunda Turma, DJe 22/8/2008; e REsp 356.077- MG, Terceira Turma, DJ 14/10/2002. EDcl no AREsp 511.486-SC, Rel. Min. Raul Araújo, julgado em 3/3/2016, DJe 10/3/2016.

(49)

INF 585 STJ

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. PENHORABILIDADE DE BEM DE FAMÍLIA IMÓVEL DADO EM HIPOTECA NÃO REGISTRADA.

A ausência de registro da hipoteca em cartório de registro de imóveis não afasta a exceção à regra de impenhorabilidade prevista no art. 3º, V, da Lei n. 8.009/1990, a qual autoriza a penhora de bem de família dado em garantia hipotecária na hipótese de dívida constituída em favor de entidade familiar. A hipoteca é um direito real de ga- rantia (art. 1.225, IX, do CC) incidente, em regra, sobre bens imóveis e que dá ao credor o poder de excutir o bem, alienando-o judicialmente e dando-lhe primazia sobre o produto da arrematação para satisfazer sua dívida. Por um lado, a constituição da hipoteca pode dar-se por meio de contrato (convencional), pela lei (legal) ou por sentença (judicial) e, desde então, já tem validade inter partes como um direito pessoal. Por outro lado, nos termos do art. 1.227 do CC, só se dá a constituição de um direito real após a sua inscrição no cartório de registro de imóveis da circunscrição imobiliária competente. Assim é que essa inscrição confere à hipoteca a eficácia de direito real oponível erga omnes. Nesse sentido, há entendimento doutrinário de acordo com o qual ...

(50)

... "Somente com o registro da hipoteca nasce o direito real. Antes dessa pro-vidência o aludido gravame não passará de um crédito pessoal, por subsistente apenas inter partes; depois do registro, vale erga omnes". Se a ausência de registro da hipoteca não a tor-na inexistente, mas apenas válida inter partes como crédito pessoal, a ausência de registro da hipoteca não afasta a exceção à regra de impenhorabilidade prevista no art. 3º, V, da Lei n. 8.009/1990. REsp 1.455.554-RN, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 14/6/2016, DJe 16/6/2016.

(51)

INF 591 STJ

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. HIPÓTESE DE IMPENHORABILIDADE DE IMÓVEL COMERCIAL.

É impenhorável o único imóvel comercial do devedor quando o aluguel daquele está destinado unicamente ao pagamento de locação residencial por sua entidade familiar.

Inicialmente, registre-se que o STJ pacificou a orientação de que não descaracteriza automaticamente o instituto do bem de família, previsto na Lei n. 8.009/1990, a constatação de que o grupo familiar não reside no único imóvel de sua propriedade (AgRg no REsp 404.742-RS, Segunda Turma, DJe 19/12/2008; e AgRg no REsp 1.018.814- SP, Segunda Turma, DJe 28/11/2008). A Segunda Turma também possui entendimento de que o aluguel do único imóvel do casal não o desconfigura como bem de família (REsp 855.543-DF, Segunda Turma, DJ 3/10/2006). Ainda sobre o tema, há entendimento acerca da impossibilidade de penhora de dinheiro aplicado em poupança, por se verificar sua vinculação ao financiamento para aquisição de imóvel residencial (REsp 707.623-RS, Segunda Turma, DJe 24/9/2009). REsp 1.616.475-PE, Rel.

Min. Herman Benjamin, julgado em 15/9/2016, DJe 11/10/2016.

(52)

Tema multidisciplinar – Código de Processo Civil - Lei 13.105 / 2015

“O incidente de desconsideração” - Prática ! Artigo 134

O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

Qual momento processual ? Qual instrumento ? Falência ?

(53)

§ 1o A instauração do incidente será imediatamente comunicada ao distribuidor para as anotações devidas.

§ 2o Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

(54)

§ 3o A instauração do incidente suspenderá o processo, salvo na hipótese do § 2o.

Contraditório / ampla defesa / cautela / segurança jurídica

§ 4o O requerimento deve demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica.

Civil Law

(55)

Artigo 135

Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias.

Contraditório / ampla defesa

Citação desde do início ? Informativo 501 do STJ

(56)

Art. 136. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

Parágrafo único. Se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Paisagem recursal !

(57)

Art. 137. Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.

Efetividade !

(58)

Observações finais

Legitimidade para recorrer da decisão ? Inf. 422 X 1.347.627 SP Morte do sócio como fundamento ?

Desconsideração e o limite das quotas ? Informativo 463 STJ Decadência / Prescrição ?

(59)

Observações finais

Encerramento irregular

Enunciado 282 CJF – Jornada de Direito Civil

O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica, por si só, não basta para caracterizar abuso de personalidade jurídica.

(60)

Observações finais

Desconsideração de outras Pessoas Jurídicas Enunciado 284 do CJF – Jornada de Direito Civil

As pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos ou de fins não-econômicos estão abrangidas no conceito de abuso da personalidade jurídica.

(61)

TÍTULOS DE CRÉDITO

(62)

• Análise teórica:

Princípios

Características

Declarações cambiais

(63)

Aval

Aval parcial

Aval de cônjuge – artigo 1.647 CC Autonomia do Aval

(64)

Aval Aval PJ

Aval com poderes especiais Aval superior

Aval condicionado

(65)

Endosso

Próprio / impróprio Condicionado

Parcial

(66)

Endosso

Sem garantia

Proibitivo de novo endosso Cláusula sem protesto

(67)

CONTRATOS

(68)

• Legislação

• Código Civil – artigos 1.361 ao 1.368

• Lei 9.514/97

• Decreto 911/69

(69)

• Requisito específico

•“Para o leigo, é mais fácil, intuitivo e célere verificar a existência de gravame no próprio certificado do veículo em vez de peregrinar por diferentes cartórios de títulos e documentos ou ir ao cartório de distribuição nos estados que contam com serviço integrado em busca de informações."

(70)

• Mora do devedor

• Instrumento processual

• Busca e Apreensão – prova da mora

(71)

• Mora do devedor

• Instrumento processual

• Busca e Apreensão – prova da mora

(72)

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

• Alteração pela 13.043 / 14

Art. 103. A Lei no 9.514, de 20 de novembro de 1997, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 26

§4o Quando o fiduciante, ou seu cessionário, ou seu representante legal ou procurador encontrar-se em local ignorado, incerto ou inacessível, o fato será certificado pelo serventuário encarregado da

diligência e informado ao oficial de Registro de Imóveis, que, à vista da certidão, promoverá a intimação por edital publicado durante 3 (três) dias, pelo menos, em um dos jornais de maior circulação local ou noutro de comarca de fácil acesso, se no local não houver imprensa diária, contado o prazo para

purgação da mora da data da última publicação do edital.

(73)

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Inf. 467 STJ

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. BUSCA. APREENSÃO. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL.

A Turma, ao prosseguir o julgamento, entendeu ser válida a notificação extrajudicial efetivada por via postal no endereço do devedor por cartório de títulos e documentos de comarca diversa daquela em que ele é domiciliado. In casu, trata-se da notificação necessária à comprovação da mora do recorrido para que o banco recorrente proponha a ação de busca e apreensão pelo inadimplemento do contrato de financiamento de automóvel garantido por alienação fiduciária. Inicialmente, ressaltou o Min. Relator ser inaplicável ao caso dos autos o precedente da Terceira Turma deste Superior Tribunal que consignou não ser válido o ato do tabelião praticado fora do município para o qual recebeu delegação, conforme estabelecido pelos arts. 8º, 9º e 12 da Lei n. 8.935/1994, por entender que esses dispositivos referem-se apenas aos tabelionatos de notas e aos registros de imóveis e civis das pessoas naturais... Precedentes citados: AgRg no REsp 1.041.543-RS, DJe 28/5/2008;

REsp 692.237-MG, DJ 11/4/2005, e REsp 810.717-RS, DJ 4/9/2006. REsp 1.237.699-SC, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 22/3/2011.

(74)

• Alteração pela 13.043 / 14 Art. 2 do Decreto

§ 2o A mora decorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento e poderá ser

comprovada por carta registrada com aviso de recebimento, não se exigindo que a assinatura constante do referido aviso seja a do próprio destinatário.

§ 4o Os procedimentos previstos no caput e no seu § 2o aplicam-se às operações de arrendamento mercantil previstas‏na‏forma‏da‏Lei‏no‏6.099,‏de‏12‏de‏setembro‏de‏1974.”‏

(NR)

“Art.‏3o‏O‏proprietário‏fiduciário‏ou‏credor‏poderá,‏desde‏que‏comprovada‏a‏mora,‏na‏forma‏

estabelecida pelo § 2o do art. 2o, ou o inadimplemento, requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente, a qual será concedida liminarmente,

podendo ser apreciada em plantão judiciário.

(75)

• Alteração pela 13.043 / 14

Art. 103. A Lei no 9.514, de 20 de novembro de 1997, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art.‏26

§ 4o Quando o fiduciante, ou seu cessionário, ou seu representante legal ou procurador encontrar-se em local ignorado, incerto ou inacessível, o fato será certificado pelo

serventuário encarregado da diligência e informado ao oficial de Registro de Imóveis, que, à vista da certidão, promoverá a intimação por edital publicado durante 3 (três) dias, pelo menos, em um dos jornais de maior circulação local ou noutro de comarca de fácil acesso, se no local não houver imprensa diária, contado o prazo para purgação da mora da data da última

publicação do edital.

(76)

• Prazo ?

• Purga da mora ?

(77)

• Alteração pela 13.043 / 14

Art. 101. O Decreto-Lei no 911, de 1o de outubro de 1969, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 2o No caso de inadimplemento ou mora nas obrigações contratuais garantidas mediante alienação fiduciária, o proprietário fiduciário ou credor poderá vender a coisa a terceiros, independentemente de leilão, hasta pública, avaliação prévia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, salvo disposição expressa em contrário prevista no contrato, devendo aplicar o preço da venda no pagamento de seu crédito e das despesas decorrentes e entregar ao devedor o saldo apurado, se houver, com a devida prestação de contas.

(78)

• Alteração pela 13.043 / 14

“Art.‏1.368-B. A alienação fiduciária em garantia de bem móvel ou imóvel confere direito real de aquisição ao fiduciante, seu cessionário ou sucessor.

Parágrafo único. O credor fiduciário que se tornar proprietário pleno do bem, por efeito de realização da garantia, mediante consolidação da propriedade, adjudicação, dação ou outra forma pela qual lhe tenha sido transmitida a propriedade plena, passa a responder pelo

pagamento dos tributos sobre a propriedade e a posse, taxas, despesas condominiais e quaisquer outros encargos, tributários ou não, incidentes sobre o bem objeto da

garantia, a partir da data em que vier a ser imitido na posse direta do bem.”

(79)

• Alteração pela 13.043 / 14

“Art.‏4o‏Se‏o‏bem alienado fiduciariamente não for encontrado ou não se achar na posse do devedor, fica facultado ao credor requerer, nos mesmos autos, a

conversão do pedido de busca e apreensão em ação executiva, na forma prevista no Capítulo II do Livro II da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo‏Civil.”‏(NR)

“Art.‏5o‏Se‏o‏credor‏preferir‏recorrer‏à‏ação‏executiva,‏direta‏ou‏a‏convertida‏na‏

forma do art. 4o, ou, se for o caso ao executivo fiscal, serão penhorados, a critério

do autor da ação, bens do devedor quantos bastem para assegurar a execução.

(80)

• Teoria do Inadimplemento Mínimo / Adimplemento Substancial

REsp 1.622.555

“teoria do adimplemento substancial não é prevista expressamente em lei e decorre de interpretação extensiva de dispositivos do Código Civil. Por isso, a tese não pode se sobrepor à lei especial que rege a alienação fiduciária, por violação à regra de que lei especial prevalece sobre lei geral.”

““A aplicação dessa tese com intuito de impedir o exercício do direito de se ingressar com a ação de busca e apreensão terá como efeito imediato o surgimento de um risco até então inexistente: a perda da eficácia conferida ao instrumento da alienação fiduciária.”

(81)

Alienação Fiduciária de Bens Imóveis

Legislação

Conceito

Registro

Mora

Ação Judicial

Sub rogação

(82)

• Jurisprudência

(83)

• Leasing

Conceito Espécies Mora

Reintegração de posse Purga da mora

Teoria do inadimplemento mínimo

Referências

Documentos relacionados

O artigo 50 do Código Civil já foi transcrito anteriormente, e conforme se percebe por meio da leitura do referido dispositivo legal, apesar deste não se

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público

Pois bem. Apesar de algumas críticas, reconhecemos que o novo Código de Processo Civil trouxe um grande avanço ao ordenamento jurídico pátrio ao dispor sobre a disciplina para

O ilustre jurista, na palestra intitulada “Abuso de direito e fraude atra- vés da personalidade jurídica”, esclareceu que, ao iniciar o estudo sistemático do Direito

3 Desconsideração clássica e desconsideração inversa da personalidade jurídica Enquanto a clássica desconsideração da personalidade jurídica opera como técnica para inibir

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo... Tema multidisciplinar

- A constituição de nova sociedade, com o mesmo objeto social, com os mesmos sócios e com o mesmo endereço, em substituição a outra declarada inidônea para licitar com

GESTÃO FRAUDULENTA. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA PESSOA JURÍDICA DEVEDORA. EXTENSÃO DOS EFEITOS A SÓCIO MAJORITÁRIO.. EXERCEM SUAS ATIVIDADES