• Nenhum resultado encontrado

MINI-CURSO SUPERANDO A CONFUSÃO PERÍMETRO-ÁREA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MINI-CURSO SUPERANDO A CONFUSÃO PERÍMETRO-ÁREA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edinéia Brito Maia Bispo (UESB)1 Leandro da Luz Araújo (UESB)2 Luciana Correia de Amorim (UESB)3 Ludimila Silva Carvalho (UESB)4 Tânia Cristina R. S. Gusmão (UESB)5

RESUMO: Pretendemos com este mini-curso apresentar algumas estratégias para ajudar a docentes e futuros docentes da Educação Básica no tratamento do conteúdo Área e Perímetro, especificamente para evitar a confusão perímetro-área.

Nesse sentido, pretendemos aplicar um conjunto de atividades didáticas desenvolvidas e testadas por pesquisadores visando uma melhor compreensão e aprendizagem desses conteúdos.

PALAVRAS-CHAVE: confusão perímetro-área; cognição e metacognição; ensino de Matemática.

INTRODUÇÃO:

Estudos sobre resolução de problemas mostram as deficiências, erros e dificuldades de estudantes ao lidar com os conceitos de perímetro e área (GUSMÃO, CAJARAVILLE, LABRAÑA, 2004; LENARES e GUSMÃO, 2009, entre outros).

1 Bolsista UESB do Projeto Sequências Didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática - UESB. Email: maianeia@hotmail.com

2 Bolsista CNPq do Projeto Sequências Didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática - UESB. Email: araujo12_leandro@hotmail.com

3 Bolsista FAPESB do Projeto Formação de Professores para uma Matemática Emocional. Colaboradora do Projeto de Sequências. Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática - UESB.

Email: lucianamorim_rc@hotmail.com

4 Bolsista FAPESB do Projeto Processos Metacognitivos para o Ensino da Matemática e sub-projeto Formação de Professores para o desenvolvimento da metacognição em sala de aula. Colaboradora do Projeto Sequências.

Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática - UESB.

Email: carvalho.ludi@gmail.com

5 Coordenadora do GDICEM e dos Projetos Sequências Didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores para uma Matemática Emocional e Processos Metacognitivos para o Ensino da Matemática. Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB. Dra. em Didática da Matemática.

Email: santiania@bol.com.br

(2)

Nossa experiência observando algumas dificuldades de professores da Educação Básica e futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em lidar com essas noções, faz-nos propor por meio deste mini-curso, uma forma de tratar didaticamente o conteúdo Área e Perímetro experimentando um conjunto de atividades organizadas por Gusmão (2009-11) e validadas por meio do Projeto de Pesquisa Sequências Didáticas para o Aumento da Cognição e Metacognição Matemática de Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental6. As atividades visam uma melhor compreensão dessas noções por parte dos cursistas (docentes e futuros docentes).

JUSTIFICATIVA:

Este mini-curso cumpre com uma das ações do projeto de pesquisa Sequências Didáticas para o aumento da cognição e metacognição Matemática de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do projeto Formação de Professores para o desenvolvimento da metacognição em sala de aula. Ambos projetos estão vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática – GDICEM, vinculado ao Museu Pedagógico Padre Palmeira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que entre outras coisas aborda a problemática da compreensão dos objetos matemáticos por parte de estudantes e professores da Educação Básica e que passa por uma discussão e consideração dos aspectos cognitivos e metacognitivos desenvolvidos em sala de aula. Nesse sentido, esta proposta se justifica uma vez que pretende dar a sua parcela de contribuição na melhoria da formação matemática de professores e futuros professores de nossa região.

METODOLOGIA:

Para trabalhar a confusão perímetro-área, aplicaremos uma seqüência de atividades didáticas, fazendo uso, dentre outros recursos, de poliminós, palitos, cordão, tangram e geoplano.

(3)

Uma das noções chave a ser trabalhada é a de percepção, pois uma das tarefas do professor é ajudar o aluno(a) a perceber atributos mensuráveis. Por meio da discussão de idéias e de levantamento de hipóteses pretende-se explorar parte dos blocos de conteúdos Medidas e Grandezas e de Geometria para que os cursistas/participantes sintam a necessidade de buscar novas maneiras de abordar esse conteúdo.

São exemplos de atividades a serem propostas:

1. O Tangram é um quebra cabeça de sete peças de figuras geométricas que formam inicialmente um quadrado. Com a justaposição dessas peças é possível formar inúmeras figuras. Qual seria a área de cada peça do Tangram se toma como unidade de medida o quadrado menor?

2. Como encontrar a área dessas figuras? Qual delas tem área menor?

3. Com base na figura abaixo, construa duas figuras: uma de mesma área e perímetro diferente e outra com área diferente e mesmo perímetro.

(4)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Público alvo: Professores, estudantes e interessados no Ensino da Matemática.

Vagas: 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHAMORRO, C. & BELMONTE J. El problema de la medida: didáctica de las magnitudes lineales. Madrid: Sintesis, 2000.

FACCO, S.R. Conceito de área uma proposta de ensino-aprendizagem. Dissertação do Mestrado em Educação Matemática da PUC/ SP sob orientação do Professor Dr Saddo Ag Amoulound. São Paulo: 2003.

GUSMÃO, T. C. R. S; Cajaraville, J. A.; Labraña, P. A. (2004b). Dificuldades

estratégicas de alunos e professores em formação quando enfrentam problemas de medida de grandezas. Veritati, Salvador/Bahia/Brasil, v. 1, n. 4, p. 109-119.

GUSMÃO, T. C. R. S. Projeto de Pesquisa Sequências Didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ano 2009-2011).

(5)

Museu Pedagógico/UESB "As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa:

Perspectivas Multidisciplinares" (de 09 a 11 de Setembro de 2009).

ROCHA, C. A. et. al. Uma discussão sobre o ensino de área e perímetro no ensino fundamental. ENEM, 2007.

SEGOVIA, Izidoro. RICO, Luis. La estimación en medida. UNO – Revista de Didáctica de las Matemáticas. (p. 29-42) V. 10: Medida, octubre 1996.

Sites:

http:// www.calculando.com.br

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/gq/gq0.html http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/index.html

Referências

Documentos relacionados

Copyright © 2009, DHOLLANDIA NV: This publication, or parts thereof, may not be reproduced or transmitted in any form or by any means, electronically or physically, for any

Facebook e Google Tools: Integrado com Facebook Ads, Google Analytics e AdWords Com o maior e mais diferenciador número de funcionalidades do mercado: Criação de campanhas

Para este trabalho, com o objetivo de se avaliar simultaneamente a influência da deformação plástica, da temperatura e do tempo de tratamento térmico no resultado de

A hora limite para envio da inscrição será 23h59 minutos (Hora de Brasília) do último dia de inscrição definido no cronograma do processo seletivo. Documentos enviados

SÓCIOS ADMINISTRADORES: PETERSON MARTINSKI, PRISCILA MARTINSKI E PERCI MARTINSKI CNPJ 82.238.718/0001-856. SEDE:

E ainda, os autores nos contam que “Campos & Irmão desejavam comprar, em 6 de setembro de 1867, um escravo que entenda alguma cousa de padaria” (BEZERRA NETO & MACÊDO, 2020,

Recorda-se que o dimensionamento das verbas para despesas de capital (Bloco H), nomeadamente, para o apetrechamento de refeitórios e bufetes escolares, bem como para aquisição

Epidemiological and health aspects of sheep husbandry were assessed on 213 she- ep flocks in 142 municipalities from the state of Minas Gerais, southeastern Brazil.. An