• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.30 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Psiquiatr. vol.30 número1"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(1):91-2

Ao fecharmos este livro tão bem concebido, o sentimento sobre ele é de admiração pela coerência e qualidade com as quais os autores realizaram sua obra. Com certeza não deverá faltar na biblioteca de quem maneja situações de emergência.

Celeste Corral Tacaci Neves Baptista Preceptoria da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, Presidente Prudente (SP), Brasil Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (UNOESTE),

Presidente Prudente (SP), Brasil Hospital Psiquiátrico Adolpho Bezerra de Menezes,

Presidente Prudente (SP), Brasil

Emergências Psiquiátricas

Quevedo J, Schmitt R, Kapczinski F, organizadores. Emergências Psiquiátricas. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2008. 440 p.

O livro Emergências Psiquiátricas, lançado pelo Prof. Dr. João Quevedo, já se encontra em sua segunda edição. O autor, que é professor titular de Psiquiatria e coordenador do Programa de Pós-Graduação em ciências da saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense, apresenta em co-autoria com os Professores Ricardo Schmitt e Flávio Kapczinski esta importante publicação para a área médica, destinada principalmente aos profissionais que atuam em emergência.

Emergências Psiquiátricas é uma obra publicada pela editora Artmed. Após seis anos e muitas solicitações, os autores, com muita seriedade e propriedade, nos brindam com esta obra atualizada e de fácil manejo.

Contando com 45 colaboradores de vários Centros de Pesquisa no país, foram elaborados 20 capítulos. Ordenados de forma coe-rente, iniciam-se pela avaliação dos pacientes, trazendo conceitos, sugestões e precauções, instrumentalizando não apenas os médicos, mas todos os profissionais que trabalham nas equipes de atendi-mento de emergência.

Além de trazer muitas atualizações conceituais, o formato do texto ressalta importantes tópicos que conseguem visualmente se destacar.

O capítulo que trata da identificação e tratamento das emergências associadas ao álcool e drogas de abuso, escrito pelos colaboradores Raquel De Boni, Patrícia Saibro e Flávio Pechansky, todos médicos psiquiatras e pesquisadores da área, está especialmente interes-sante. Além de atualizado, traz vários quadros, tabelas e gráficos destacando informações preciosas de forma objetiva e de rápida identificação.

O algoritmo de decisão para internação psiquiátrica, contido no capítulo três, que aborda os aspectos ético-legais, é um instrumento claro e que dá segurança ao médico internante, principalmente ao médico não psiquiatra.

No momento atual, o manejo dos psicofármacos exige grandes conhecimentos referentes à farmacocinética, farmacodinâmica e às interações (leiam-se enzimas do citocromo P450). O capítulo que aborda a intoxicação e efeitos adversos graves dos psicofármacos traz na medida exata as informações essenciais para este tipo de atendimento.

O livro contempla ainda várias síndromes psiquiátricas e alguns transtornos específicos de grande interesse nesse tipo de atendi-mento, como o transtorno de pânico. Também orienta o atendimento em populações específicas, como crianças e adolescentes, idosos e gestantes.

Como capítulo final, os autores nos brindam com informações úteis na emergência psiquiátrica. Esquematizado na forma de gráficos, tabelas, endereços de referência, classificação diag-nóstica segundo a CID-10 e descrição de psicofármacos, o texto encerra de forma objetiva este livro. Embora lembre muito um manual pelo formato e objetividade, aborda de forma mais ampla vários assuntos, dando segurança aos profissionais que venham a ele recorrer.

Vale comentar que uma obra de tal magnitude poderia conter partes de seu conteúdo em um CD, para que pudesse ser instalado em equipamentos de fácil acesso (palms, laptops e outros).

Livros

Referências

Documentos relacionados

Andrónico e Júnia são importantes porque eles dão o exemplo de um homem e uma mulher que trabalharam juntos no seu ministério afim de espalhar a Boa Nova de Jesus Cristo, não

 Ao  final  do  curso  o  aluno  deverá  ser  capaz  de  modelar  e   descrever  fenômenos  aleatórios,  usando  técnicas  probabilísticas  e  descritivas;;

Realizar experimentos em lisímetros de laboratório (cubas de vidro e colunas) e em lisímetros de campo que contenham rejeito de carvão mineral, cobertos

Observou-se que a enzima succinato desidrogenase não apresentou diferença de atividade quando comparado ao grupo controle (figura 6), enquanto que na malato

Ademais, em relação aos grupos que praticaram EFV, pode-se observar que não houve alteração no peso desses animais em comparação aos grupos sedentários,

Em ambos os casos, o Comitê de Exame de Substâncias Químicas examinará o conteúdo das notificações (para as substâncias químicas proibidas ou estritamente regulamentadas)

• Identificar os parâmetros biomecânicos de DPP de crianças pré-escolares através das variáveis: área de contato, tempo de contato, força máxima, pico de pressão plantar

Oral Self-administration of cocaine by male and female rats with Attention Deficit Hyperactivity Disorder induced by 6-hydroxydopamine.. Kelly Martins Bisognin 1,3 ,Laísa de