• Nenhum resultado encontrado

Projecto de alimentação escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto de alimentação escolar"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo Edição Trimestral I 2016

Projecto de alimentação escolar

“Comida para o saber’’

A

busca pela melhor qualidade de ensino consti-tui um desafio para os profissionais do sector da educação em Moçambique. São vários os factores que podem interferir no desempenho educa-cional de crianças e adolescentes. Deles, destaca-se a alimentação que pode favorecer o desempenho cogni-tivo de crianças e adolescentes.

A preocupação com a alimentação dos estudantes é fundamental tanto no ambiente familiar, quanto den-tro das escolas. Uma alimentação saudável e equili-brada, nos anos iniciais de escolaridade, constitui um factor decisivo para o bom desenvolvimento motor e da aprendizagem.

Na maior parte das zonas rurais do país, a falta de uma alimentação adequada tem influenciado o desempenho escolar dos alunos, comprometendo, deste modo, os

es-forços do Governo para melhorar a qualidade de ensino. Face a esta situação, a ADPP Moçambique e Planet AID, em colaboração com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), está a im-plementar o Projecto de Alimentação Escolar, finan-ciado pela USDA, o qual tem por objectivo de redu-zir, de forma sustentável, o impacto negativo que os problemas da insegurança alimentar e da desnutrição provocam no Sector da Educação.

O presente Boletim Informativo leva até si as activi-dades e os impactos que este projecto está a ter em quatro distritos da província de Maputo: Manhiça, Matutuíne, Moamba e Magude, abrangendo 79.000 alunos de 265 ecolas primárias.

Boa leitura!

Nota de Abertura

(2)

E

m Moçambique menos de metade da população é capaz de completar a edu-cação primária e a desnutrição cons-titui uma das causas para esta dura realidade que tem impacto negativo no desenvolvimen-to do país.

No entanto, o cenário tem estado a mu-dar em 4 distritos da província de Maputo graças ao Projecto de Alimentação Esco-lar “Comida para o Saber” implementa-do pela ADPP Moçambique e pela Planet AID em colaboração com o Ministério da Educação que até Março de 2016 distri-buiu cerca de 19.6 milhões refeições que consistem numa mistura de milho e soja nutritivos fornecida pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), benefician-do cerca de 79.226 alunos de 265 escolas. O Projecto que está a ser implementado nas escolas primárias dos distritos de Manhiça, Matutuíne, Moamba e Magude, está a ter um impacto imediato e substancial na assi-duidade, saúde e concentração dos alunos. Por sua vez, os pais estão mais motivados a mandar os seus filhos para a escola uma vez que têm conhecimento que lá os seus filhos serão alimentados, reduzindo, des-te modo, os encargos financeiros.

Por outro lado, as crianças melhoraram o seu aproveitamento nos estudos e mantêm--se nas escola, diminuindo as desistências. De acordo com o relatório final de implemen-tação da primeira fase do Projecto, a relação entre os alunos e os professores durante as aulas melhorou bastante, pois, antes, quando não se alimentavam na escola, as crianças ti-nham sérias dificuldades em se concentrar. Hoje, é comum ver as crianças das escolas beneficiadas pelo projecto a fazer o Tra-balho Para Casa (TPC) na escola durante os fins-de-semana com apoio dos Clubes Escolares formados pelo Projecto.

“Orlando, por vezes, não vinha à escola (...) tinhamos de andar à procura dele e quando estava na sala de aula não se inte-ressava e não se envolvia (...) agora, com as refeições, ele tem vontade de vir à escola (...) ainda ajuda as outras crianças na sala de aula”, conta, satisfeita, Ilda Chicuanba

professora de Orlando, um aluno beneficiá-rio do Projecto de Alimentação Escolar. Refira-se que o projecto não só apoiou as crianças nas escolas mas também apoiou indi-rectamente os pais ou encarregados de educa-ção dessas crianças e a comunidade em geral.

Projecto de Alimentação Escolar devolve a

vontade de aprender

... até Março de

2016 distribuiu

cerca de 19.5

milhões de

refeições que

consistem numa

mistura de milho

e soja nutritivos

fornecida pelo

Departamento de

Agricultura dos

EUA (USDA),

beneficiando

cerca de 79.226

alunos de 265

escolas.

2

(3)

O estabelecimento das hortas escolares constitui uma componente importante do Projecto “Comida Pelo Saber”. Até ao final do terceiro ano de imple-mentação do projecto, 18.497 crianças se benefi-ciaram directamente da produção das hortas esco-lares.

As hortas escolares, para além de servirem para melhorar a dieta alimentar dos alunos das escolas onde estão estabelecidas, constituem uma impor-tante ferramenta de aprendizagem sobre a produ-ção agrícola na qual as crianças participam activa-mente.

Os produtos colhidos nas hortas são fornecidos às cozinhas das escolas como parte do projecto de Alimentação Escolar. No entanto, o excedente é vendido e o dinheiro resultante da venda é usado para efectuar melhorias na escola.

O Projecto apoia as escolas com insumos e outros materiais como redes para cercar as hortas e bom-bas de água.

As Hortas Escolares foram estabelecidas em 51 es-colas, sendo 13 no distrito de Magude beneficiando 6,646 crianças, 13 na Manhiça beneficiando 3,876 crianças, 12 em Moamba beneficiando 2,526 crian-ças e 13 em Matutuíne beneficiando 5,449 criancrian-ças.

Hortas escolares beneficiam 18.497 crianças

O

Projecto de Alimentação Escolar está a me-lhorar o bem-estar dos alunos e das comuni-dades onde tem estado a implementar as suas acções, proporcionando-lhes conhecimentos básicos sobre nutrição e hábitos nutricionais saudáveis da componente “Educação Nutricional”.

A componente de Educação Nutricional fornece aos beneficiários, educação básica sobre nutrição aos pro-fessores primários, permitindo-lhes transmitir para os alunos e as comunidades onde trabalham.

Por um lado, nas escolas primárias beneficiárias da Alimentação Escolar, o objectivo é capacitar todos os professores, voluntários e directores, por outro, nas

Escolas de Professores do Futuro (EPF’s) esta inter-venção destina-se a formação dos formadores e dos estudantes em nutrição para que estes possam por sua vez ensinar a mais pessoas.

Em termos de números, foram formados 11.020 pro-fessores e propro-fessores, 354.437 alunos, 53.218 mem-bros da comunidade, 1678 cozinheiras voluntárias e 632 funcionários do sector da educação a nível distri-tal e provincial.

Além das formações, cerca de 420,000 pessoas foram atingidas indirectamente com mensagens de educa-ção nutricional via contacto direito com as pessoas formadas.

Melhorando o bem-estar dos alunos e da Comunidade

(4)

Orlando: uma refeição escolar diária

mudou a vida desta criança

O

rlando é um aluno da 4ª classe, com uma voz suave, que vive no dis-trito de Manhiça, província de Maputo, em Moçambique. Ele gosta da escola e, especialmen-te, adora estudar matemática. Ele espera tornar-se excelente em matemática para que um dia possa vir a ser professor dessa disciplina.

Apesar de Orlando estar a pro-gredir bem escolarmente, ele nem sempre foi o estudante enérgico de agora. “Orlando,

por vezes, não vinha à esco-la”, contou Ilda Ismael

Chicu-anba, professora de Orlando na Escola Primária Pfungurene.

“Tinhamos de andar à procura dele e quando estava na sala de aula não se interessava e não se envolvia”.

A Escola Primária de Pfungu-rene está localizado a 90 km de Maputo. Ali, muitas das mulhe-res cultivam alimentos, enquan-to os homens, na sua grande maioria, emigraram à procura de trabalho.

Quando a Projecto de Alimen-tação Escolar “Comida para o Saber” foi lançado na sua esco-la em 2013, Oresco-lando começou a receber uma refeição diária de papa feita de uma mistura de milho e soja ricos em prote-ínas. “Agora, com as refeições,

ele tem vontade de vir à esco-la”, disse Ilda. “E ainda ajuda as outras crianças na sala de aula.”

O próprio Orlando diz que está

“Os alunos

já não ficam para

trás, não desistem,

vão para a escola

muito regularmente

e têm mais energia”

4

menos cansado na sala de aulas por causa da refeição diária. A comida dá-lhe energia para jogar futebol com os amigos e manter-se atento aos estudos.

A directora da escola de Or-lando, Sónia Carlota Damião, sublinha que o “Comida para o Saber” tem tido um efeito po-sitivo em toda a escola. “Os

alunos já não ficam para trás, não desistem, vão para a escola muito regularmente e têm mais energia”, diz ela. Registou-se um aumento de 30 alunos que se inscreveram na escola desde que o Projecto começou. Au-mentos semelhantes ocorreram em muitas outras escolas onde está a ser implementado o Pro-jecto de Alimentação Escolar.

Embora as refeições escolares diárias tenham tido e continuem a ter um tremendo impacto na vida dos jovens alunos e das suas comunidades, elas não são suficientes para fazer face aos múltiplos desafios enfrentados por crianças em idade escolar em Moçambique.

É por isso que o Projecto

“Comida para o Saber” está a proceder a mais do que o for-necimento de refeições esco-lares.

Este programa holístico respon-de às necessidarespon-des respon-de nutrição e educação através da formação de mais de 7.000 professores, educa as comunidades sobre nutrição adequada, melhora as infra-estruturas escolares através do estabelecimento de hortas escolares e de clubes de alfabetização e do reforço das capacidades das comunidades para que os impactos sejam sus-tentáveis além do período pre-visto para a implementação do Projecto.

Na escola de Orlando, por exemplo, uma nova cozinha e novas latrinas foram constru-ídos pelo Projecto e agora há uma torneira com água limpa disponível para todos. Os pro-fessores também receberam formação em nutrição, higiene, e como organizar clubes e even-tos especiais para promover a alfabetização.

(5)

Projecto de Alimentação Escolar “Comida

para o Saber” extendido por mais 5 anos

A

Planet Aid assinou um novo contrato de ex-tensão da implementação do “Comida para o Saber” para mais 5 anos, até Setembro de 2020, como resultado do sucesso alcançado na im-plementação do Projecto em todas as suas vertentes. Recorde-se que o projecto se iniciou em 2013 nos distritos de Moamba, Manhiça, Magude e Matutuí-ne, na Província de Maputo e consiste num programa transversal de educação e nutrição, financiado pelo Departamento de Agricultura do governo norte- ame-ricano, USDA, no quadro do McGovern-Dole Food Internacional for Education and Child Nutrition Pro-gram.

O “Comida para o Saber” tem agora duas novas com-ponentes de Literacia e de Produção Escolar. A nova componente de Literacia, além dos Clubes escolares já existentes, com foco nas crianças da 1ª à 7ª clas-ses, distribução de material didáctico e prémios para alunos e professores tem agora um foco adiccional nos alunos e professores das 1ª à 3ª classes para que as crianças aprendam a ler, escrever e contar, através

do treinamento dos professores, da produção de li-vros e outros materiais de leitura para actividades de literacia.

Na Produção Escolar, o actual número de hortas es-colares vai ser alargado de 51 para 60 escolas, com a criação das infraestruturas de abastecimento de água necessárias. Na extensão do Projecto está ambém contemplado o desenvolvimento de 8 machambas grandes, com uma área até 2 hectares, que irão ser-vir não só como um lugar de aprendizagem para as alunos mas sobretudo como produtoras de alimentos, um passo mais para a sustentabilidade de alimenta-ção escolar.

O objectivo do Projecto de Alimentação Escolar é o de melhorar o desempenho académico e a retenção dos alunos nas escolas, a nutrição e a saúde em ge-ral de um total de 74.000 crianças em idade escolar, através da distribuição de refeições escolares diárias em 265 escolas primárias seleccionadas, e a qualida-de do ensino através da formação qualida-de professores e qualida-de actividades extra-curriculares.

ADPP Moçambique

Av. Massacre de Wiriamo, 258, Machava, Maputo Província, Moçambique Tel: +258 21 750 106 Fax: +258 21 750 107 Email: info.adpp@adpp-mozambique.org

Website: www.adpp-mozambique.org

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem