• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO DIREITO

CONSTITUCIONAL

(2)

2

Nome: __________________________________

Data: ___/___/_____

_________________________________________

Questões Objetivas

1. A Constituição, juridicamente, significa a Lei Suprema e Fundamental do Estado, responsável por estabelecer o conteúdo das normas sobre a estruturação do Estado, a formação dos poderes políticos, a forma de governo e aquisição do poder de governar, a distribuição de competências, os direitos, deveres e garantias dos cidadãos.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

2. Constituição dogmática: são escritas, elaboradas por um órgão constituinte em um dado momento segundo ideias fundamentais da teoria política reinantes nesse momento. São momentâneas e, portanto, mais instáveis.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

3. Constituição __________(costumeira ou consuetudinária): surge da lenta e contínua produção histórica. Resulta do amadurecimento e consolidação de valores da sociedade e, portanto, são mais estáveis.

A. Dogmática.

B. Histórica.

C. Material.

D. Contemporânea.

(3)

3

4. Constituição formal: leva em conta o processo de elaboração da norma, ou seja, são constitucionais todas as normas que estejam na Constituição escrita e que tenham sido elaboradas por um processo legislativo especial, independente do assunto tratado.

A. Material B. Formal C. Informal D. Documental.

5. Constituição-garantia (negativa): é sintética, construtora de liberdade- negativa ou liberdade- impedimento imposta ao Estado. Preocupação com a limitação dos poderes estatais por meio da fixação de garantias individuais perante o Estado.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

6. Constituição dogmática é analítica, regulamenta em seu texto programas, planos e diretrizes para a atuação futura dos órgãos estatais. Sendo assim, o legislador dirige a atuação futura dos órgãos estatais através de normas programáticas.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

7. A Constituição Federal de 1988 é classificada como: escrita, promulgada, dogmática, rígida (ou super rígida), formal, analítica, dirigente e nominativa.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

(4)

4

8. Desde a sua entrada em vigor, a CF produz ou tem possibilidade de produzir todos os seus efeitos essenciais.

A. Normas de eficácia.

B. Normas de eficácia plena.

C. Normas de eficácia contida.

D. Normas.

9. Democracia Direta é caracterizada pelo plebiscito, referendo e iniciativa popular.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

10. A paz é um axioma da democracia participativa, o supremo direito da humanidade. Era considerado de 3ª dimensão, porém, alguns doutrinadores o colocam como 5ª dimensão por ser um objetivo ainda não alcançado, e assim incentivar sua busca.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

11. Controle____________ é o controle feito por órgãos do Poder Judiciário.

A. Jurisdicional.

B. Político.

C. Misto.

D. Social.

(5)

5

12. Sistema ___________ é aquele em que o controle de constitucionalidade não é feito pelo Poder Judiciário.

A. Jurisdicional B. Político C. Misto D. Social.

13. Sistema político tem tanto o controle jurisdicional quanto o controle político;

os dois tipos de controle são conjugados.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

14. O controle concentrado é assim denominado pelo fato de a sua legitimidade se concentrar no STF.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

15. Controle abstrato é aquele que tem por objetivo principal a proteção de direitos subjetivos. A inconstitucionalidade é uma questão discutida apenas de forma incidental. O juiz afasta incidentalmente a lei.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

16. A finalidade principal é a proteção de direitos subjetivos.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

(6)

6

17. Leis fundamentais: são aquelas outras normas consagradas no texto da constituição que não decorrem de uma decisão política fundamental.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

18. Incompatibilidade formal superveniente é o que ocorre no caso de uma lei originariamente feita de acordo com a Constituição da época. Mas, que, com o advento de uma nova Constituição, passa a ser incompatível.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

19. Eficácia_________ consiste na aplicação dos direitos fundamentais às relações entre Estado e particulares. Relação de subordinação que o particular tem com o Estado.

A. Vertical B. Horizontal.

C. Diagonal.

D. Perpendicular.

20. Confisco e desapropriação não são a mesma coisa. A diferença básica é que no confisco NÃO há indenização. Tem que haver o devido processo legal, mas não haverá indenização.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

possibilidades dos significados dados pela cultura, considerando as dimensões e perspectivas da ética e política sobre os quais se compôs a produção filosófica elaborada a

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

 Foram registadas violações aos parâmetros obrigatórios ; Parâmetros cujo valor não pode ser

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Outra desvantagem do projeto multipasse consiste na possibilidade de fluxo parasita entre os divisores do cabeçote e do espelho; há redução da eficiência térmica de uma maneira

Desta forma, a aferição de lesividade ao patrimônio público na presente conjectura pode ser verificada, de plano, de forma convincente, e, ainda, com o quantum a ser ressarcido,