• Nenhum resultado encontrado

GT 3 - Análise de Políticas Públicas. Transferências constitucionais e qualidade educacional municipal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GT 3 - Análise de Políticas Públicas. Transferências constitucionais e qualidade educacional municipal"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

GT 3 - Análise de Políticas Públicas

Transferências constitucionais e qualidade educacional municipal

Joyce Santana Bernardo 1

Luiz Antônio Abrantes 2 Fernanda Maria de Almeida 3

Cristiana Rodrigues Tristão 4

Resumo: Este estudo busca verificar se a complementação financeira da União ao FUNDEB, enquanto sinalizador da situação arrecadatória do município e outras características influenciam no nível de qualidade educacional dos municípios brasileiros, especialmente os do Norte e Nordeste. Para tanto, utilizou-se do modelo de regressão com dados em painel, cujos resultados indicam que a maioria das transferências intergovernamentais recebidas pelos municípios impactam positivamente no desenvolvimento da educação, e são importantes os recursos do FUNDEB, ainda que com magnitude baixa. Entretanto, o ponto mais importante refere-se à contribuição expressiva do fato do município receber a complementação financeira da União no Fundo, indicando que a premissa de minimizar as diversidades regionais através deste recurso seja efetiva.

Palavras-chave: Educação. FUNDEB. Transferências intergovernamentais.

Introdução

A educação brasileira é um direito social conforme o artigo 6º da Constituição Federal de 1988 (CF/88) e reforçada pelo artigo 205º como direito de todos e dever do Estado e da família. Além disso, preza pelo padrão mínimo de qualidade do ensino público, cujo conceito ainda não está definido de forma clara na literatura (CURY; FERREIRA, 2009; CHERUBINI, 2012; ARAÚJO, 2012), mas podendo ser associado a notas obtidas em provas de desempenho.

Contudo, como a Constituinte não determina diretrizes mais específicas voltadas para o campo educacional, foi instituída a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei nº 9.394/96. Quanto ao acesso ao ensino básico, a LDB afirma que “é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o

1 Mestranda em Administração na Universidade Federal de Viçosa. E-mail: joyce.bernardo@ufv.br 2 Doutor em Administração e professor na Universidade Federal de Viçosa. E-mail: abrantes@ufv.br

(2)

Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo” (BRASIL, 1996, art. 5º). Ademais, aborda os princípios que devem ser observados para ministrar o ensino, a organização da educação nacional com as competências de cada Ente federado, e os níveis de ensino.

No tocante ao financiamento das atividades educacionais, o artigo 68 da LDB descreve a composição dos recursos destinados ao ensino, tais como a receita própria de impostos, as transferências constitucionais, a receita do salário-educação e de outras contribuições sociais, a receita de incentivos fiscais, dentre outros (BRASIL, 1996). Além disso, reforça as obrigações previstas pelo artigo 212 da CF/88, que versa que a “União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino” (BRASIL, 1988, art. 212).

Assim, com o intuito de garantir que os recursos sejam efetivamente aplicados na educação, surgem fundos de natureza contábil para promover a manutenção e desenvolvimento do ensino, tais como Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A principal vertente deste está na premissa de redução das desigualdades regionais, pois por meio da complementação financeira realizada pela União garante que todos terão acesso ao valor mínimo anual estipulado por aluno por segmento de ensino (PINTO, 2014).

Tais fundos podem ser compreendidos como políticas públicas, pois visam garantir o acesso igualitário ao ensino de forma eficiente quanto à aplicação de recursos, além de minimizar as disparidades regionais (PINTO, 2014). Especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, os municípios são altamente municipalizados, arcando com uma responsabilidade maior quanto à educação que os demais entes federados (ARAÚJO, 2012; PINTO, 2014). Aliado à baixa capacidade de arrecadação de receitas próprias e a dependência no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) (PINTO, 2007), enfrentam dificuldades para assegurar condições mínimas para os habitantes, recorrendo a complementações financeiras.

(3)

indicam que o Fundo não é capaz de assegurar aos municípios com baixo desempenho o montante de recursos necessários para o desenvolvimento da educação. Ademais, apontam que as melhores condições de infraestrutura para atividades educacionais não estão associadas apenas aos municípios cujo aporte de recursos é maior, reforçando a necessidade de uma boa gestão.

Já Silveira et al (2017) avaliaram o efeito do FUNDEB sobre o desempenho escolar sob três óticas: valorização da remuneração dos professores; profissionais melhor qualificados; e investimentos em infraestrutura para propiciar melhores condições de oferta do ensino. Os achados indicam que a implementação do Fundo foi efetiva para melhorar o desempenho escolar e a valorização salarial dos professores, que buscam ser cada vez mais qualificados. Além disso, a proposta de redução das desigualdades inter-regionais não foi alcançada pelo Fundo.

Na perspectiva voltada a região Norte, Leite et al (2017) avaliaram o impacto do Fundo sobre o desempenho dos alunos da rede pública do Amazonas na disciplina de matemática. Os resultados apontam que o FUNDEB não possui efeito sobre a proficiência em matemática, sugerindo que o montante de recursos não é determinante da qualidade educacional. Por outro lado, aspectos como características dos alunos, dos professores e das escolas são importantes para o desempenho dos mesmos.

Desta forma, percebe-se que os estudos analisados levam em consideração apenas os recursos financeiros destinados à educação por meio do FUNDEB, desconsiderando a estrutura financeira dos municípios. Assim, o objetivo geral deste estudo consiste em verificar se a complementação financeira da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, enquanto sinalizador da situação arrecadatória do município, e outras características influenciam o nível de qualidade educacional dos municípios brasileiros, especialmente os do Norte e Nordeste.

(4)

sobre ações a serem desenvolvidas após o término do Fundo ou, até mesmo, sobre a ampliação do período de vigência deste.

Educação pública e financiamento educacional

O ensino básico público de qualidade é um direito garantido a todos os brasileiros conforme o inciso VII do artigo 206 da CF/88. Para assegurar a sua ocorrência, o artigo 211 da CF/88 dispõe sobre a organização em regime de colaboração ao ensino por parte da União, dos Estados e dos Municípios. Assim, compete aos Estados e o Distrito Federal o atendimento ao ensino fundamental (de 1ª a 8ª séries) e o ensino médio (de 1º a 3º ano). Os Municípios atuam com a maior atenção no ensino infantil (creche e pré-escola), mas também se responsabilizam pelo ensino fundamental. Já o Governo Federal responde pela organização do sistema federal de ensino, com “função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino” (BRASIL, 1988, art. 211º, § 1º).

Além das determinações na Carta Magna, a LDB também reforça que o ensino deve atender a “padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem” (BRASIL, 1996, art. 4º). Entretanto, ainda que expresso nos dispositivos legais vigentes, o conceito de qualidade educacional é polissêmico na literatura, dadas as diferentes perspectivas dos indivíduos (JOHANNESSEN, 2006).

Para avaliar as políticas implementadas e o desempenho dos alunos no Brasil, utiliza-se um conjunto de provas padronizadas aplicadas em escala nacional para mensurar a qualidade do ensino. Dentre os testes está a Prova Brasil, que abrange questões de português e matemática e questionário socioeconômico para compreender o contexto dos estudantes. Concomitantemente, são analisados aspectos demográficos e profissionais dos professores e diretores das escolas. Todas estas informações são necessárias para subsidiar as decisões quanto às ações a serem desenvolvidas visando minimizar as distorções e fragilidades do sistema educacional (MEC, 2017).

Transferências constitucionais e Fundos de manutenção do ensino

(5)

constitucionais. Quanto aos municípios, a receita própria compreende: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles relativos (ITBI), além de taxas de limpeza e iluminação pública e contribuições de melhoria. Destes, vinte e cinco por cento são destinados à educação.

Dessa forma, com o intuito de promover educação igualitária através da distribuição de recursos, entra em vigor em 1998 o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), que permaneceu até 2006, e era “constituído por 15% (60% de 25%) da receita proveniente do (...) ICMS, IPI/Exportação, FPE, FPM e compensação financeira da LC nº 87/96” (CALLEGARI, 2010, p. 39). A principal crítica com relação ao FUNDEF foi de ter contribuído apenas para o avanço do ensino fundamental, não considerando as demais modalidades. Em contrapartida, os benefícios proporcionados remetem ao avanço quantitativo no atendimento ao ensino fundamental (CAMPOS; CRUZ, 2009) e à valorização do magistério (BANDEIRA, 2013).

Dadas as limitações do FUNDEF, criou-se o FUNDEB. Instituído em 2007, pela Lei nº 11.494, busca garantir que existam recursos suficientes para os alunos do nível básico. Assim, os níveis de ensino contemplados pelo FUNDEB são a educação infantil, o ensino fundamental e médio, a educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino profissional integrado. Além disso, são consideradas as escolas inseridas na zona rural e urbana, em nível parcial ou integral (FNDE, 2017).

Entretanto, ainda que seja uma política de redistribuição de recursos para a educação, visando garantir a equalização do sistema educacional, Davies (2006, p. 754) aponta alguns obstáculos que dificultam a ocorrência de financiamento eficaz para a educação, pois considera que possui

[...] problemas como as perdas provocadas pela inflação, a renúncia fiscal, a sonegação fiscal, a política fiscal/econômica, a não-aplicação da verba legalmente vinculada pelas diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal) e sua impunidade (...) a extrema desigualdade de recursos disponíveis nas três esferas de governo e mesmo entre prefeituras de um mesmo estado.

Distribuição de recursos do FUNDEB e complementação financeira

(6)

que “representa o mínimo per capita a ser assegurado no ano, de forma que os recursos da complementação da União sejam repassados aos entes governamentais localizados no estado cujo valor por aluno/ano seja inferior a esse mínimo” (BRASIL, 2008, p. 15).

Os coeficientes para distribuição dos recursos são definidos conforme a modalidade de ensino, localidade de atuação, regularidade do ensino, entre outros fatores. Os recursos recebidos devem ser empregados exclusivamente em ações de manutenção e de desenvolvimento da educação básica pública, particularmente na valorização do magistério. Caso um município não atenda aos limites impostos pela legislação podem ocorrer punições no momento das prestações de contas junto ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, cuja “atuação deve ser pautada no interesse público, buscando o aprimoramento da relação formal e contínua com a administração pública local, responsável pela gestão e aplicação dos recursos do Fundo, para que o acompanhamento seja efetivo” (BRASIL, 2008, p. 30).

Ainda que relativamente pequeno, um dos avanços do FUNDEB em relação do FUNDEF refere-se ao aumento do percentual de 15% para 20%, calculado sobre as seguintes fontes de impostos e de transferências constitucionais: Fundo de Participação dos Estados (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre prestação de Serviços (ICMS); Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (cota-parte dos municípios) (ITRm); Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e doações de quaisquer bens ou direitos (ITCMD); recursos relativos à desoneração de exportações de que trata a LC nº 87/96 (Lei Kandir); cotas-partes, receita da dívida ativa tributária, além dos juros e multas referentes aos itens supracitados (BRASIL, 2008; CAMPOS; CRUZ, 2009).

(7)

Por sua vez, Pinto (2014) ressalta que esta política de fundos prejudica os municípios de pequeno porte e com baixa capacidade de arrecadação própria, pois os valores repassados são proporcionais ao número de alunos matriculados. Dessa forma, para atender às diversas legislações acerca de infraestrutura e de pessoal nas escolas, os municípios provavelmente terão dificuldades quanto à execução das normas. Assim, seria interessante que a base para distribuição dos recursos do FUNDEB levasse em consideração essas externalidades.

Nos casos em que os municípios não alcançam o valor mínimo por aluno cabe à União realizar a complementação financeira, a fim de reduzir as desigualdades decorrentes, principalmente, de fatores regionais e institucionais. Assim, conforme Davies (2006, p. 770) este é um dos casos em que o município se beneficia dos recursos advindos do FUNDEB, pois só se torna benéfico receber os recursos deste programa em duas situações: “(1) para os governos que contribuam para os fundos proporcionalmente menos do que os outros e cujas matrículas sejam proporcionalmente maiores do que as dos demais governos no âmbito estadual e/ou (2) para os governos que recebem a complementação”.

Silveira et al (2017) argumentam que esta complementação é importante na tentativa de minimizar as desigualdades regionais, pois apenas aqueles municípios com dificuldade de arrecadação terão esta contribuição, não os distanciando dos demais municípios, pois o valor mínimo anual por aluno proposto, ao menos, será atendido.

Procedimentos Metodológicos

Constituem-se como objeto de análise os municípios brasileiros (5.570), tendo como ênfase os municípios das regiões Norte (450) e Nordeste (1.794) do país. Estas regiões representavam 5,33% e 13,93% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2014, respectivamente, indicando o baixo potencial produtivo se comparado à região Sudeste (54,94%) e Sul (16,41%) (IBGE, 2017). Quanto ao desenvolvimento, observa-se um nível médio do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm) em 2010, de 0,674 pontos para estas regiões e 0,705 para o país (PNUD, 2017).

Variáveis e operacionalização da pesquisa

(8)

indicadores: o número de matrículas na educação infantil, abandono no ensino fundamental, distorção idade-série no ensino fundamental, docentes com ensino superior no ensino fundamental, média de horas aula diárias no ensino fundamental e o resultado do IDEB no ensino fundamental. Os valores do índice variam de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, melhor é o nível de educação do município.

Partindo da premissa que municípios com maior capacidade arrecadatória terão bom desempenho quanto ao desenvolvimento, utilizou-se o PIB para indicar o crescimento econômico. Por outro lado, aqueles que não possuem boa estrutura financeira, são mais dependentes das transferências intergovernamentais: FPM, ITR, Lei Kandir, ICMS, IPVA, IPI-Exportação, da Cota Petróleo, além da CIDE. Especificamente no campo educacional, a taxa de distorção idade-série e os níveis de aprovação nos ensinos fundamental e médio são variáveis importantes para explicar os fatores que influenciam o nível de qualidade da educação, pois podem afetar o modo como as políticas educacionais serão executadas.

Tabela 1 - Variáveis da pesquisa

Dimensão Variável Significado Expectativa

IFDM-Educação

Composto por seis indicadores, foi criado para demonstrar a qualidade da educação,

do ensino infantil e fundamental

- PIB PIB per capita PIB gerado em cada ano pelo município

dividido pela população total Positiva FUNDEB FUNDEB per capita Valor total de transferências do FUNDEB

dividido pelo número de matrículas Positiva Complementação

Complementação financeira da União

ao FUNDEB

Dummy que indica se o município recebeu a

complementação financeira (1) ou não (0) Positiva

Transferências

Cota FPM per capita Valor de FPM recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Cota ITR per capita Valor de ITR recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Cota Lei Kandir per

capita

Valor da Lei Kandir recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Cota Petróleo per

capita

Valor da Cota Petróleo recebido pelo

município dividido pela população total Negativa Cota ICMS per capita Valor de ICMS recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Cota IPVA per capita Valor de IPVA recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Cota IPI-Exportação

per capita

Valor de IPI-Exportação recebido pelo

município dividido pela população total Negativa Cota CIDE per capita Valor de CIDE recebido pelo município

dividido pela população total Negativa Educacional Abandono no ensino

fundamental

Taxa de alunos que abandonaram o ensino

(9)

Abandono no ensino médio

Taxa de alunos que abandonaram o ensino

médio Negativa

Taxa Distorção Idade-Série (TDI)

Proporção de alunos com mais de 2 anos de

atraso escolar, variando de 0 a 1 Negativa Fonte: elaboração própria.

Como existem informações de 2007 a 2013 de cada município brasileiro atrelado ao objetivo de buscar verificar o efeito de um conjunto de variáveis no IFDM-Educação, optou-se pelo Método de Regressão de Dados em Painel, dada a maior precisão na estimativa (CAMERON; TRIVEDI, 2005; FÁVERO, 2014) fornecida por este.

Há também a possibilidade de estimação mais consistente pelo modelo de efeitos fixos, o qual permite identificar a heterogeneidade individual não observada, e a sua correlação com as demais variáveis (CAMERON; TRIVEDI, 2005). Dessa forma, torna-se possível verificar “os efeitos gerados por conta de diferenças existentes entre cada observação” (FÁVERO, 2014, p. 223). Há também a possibilidade de realizar a estimação por meio dos efeitos aleatórios, que indicam que a heterogeneidade não observada é distribuída independentemente dos regressores do modelo, sendo aditivos e invariantes no tempo (CAMERON; TRIVEDI, 2005).

Para verificar qual modelo é mais apropriado (efeitos fixos ou aleatórios), utilizam-se testes estatísticos. Deste modo, para determinar se será mais adequado o modelo de efeitos aleatórios, o teste de Hausman é realizado sob a hipótese nula de que “os efeitos individuais são aleatórios”, indicando se “os estimadores são similares (efeitos aleatórios) ou divergem entre si (efeitos fixos) para cada indivíduo” (FÁVERO, 2014, p. 235). Isto posto, a equação de regressão geral do modelo resume-se na função 1.

𝐼𝐹𝐷𝑀 − 𝐸𝑑𝑢𝑐̂ 𝑖𝑡= 𝛼𝑖+ 𝛽𝑖∑ 𝐿𝑁𝑇𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑒𝑟ê𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠18 𝑖𝑡+ 𝛽9𝐿𝑁𝑃𝐼𝐵𝑖𝑡+ 𝛽10𝐿𝑁𝐹𝑈𝑁𝐷𝐸𝐵𝑖𝑡+

𝛽11𝐶𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎çã𝑜𝑖𝑡+ 𝛽𝑖∑ 𝐸𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙31 𝑖𝑡 (1)

Análise e discussão dos resultados Estatísticas descritivas

Por meio da Tabela 2 é possível realizar comparação descritiva dos dados para todos os municípios das regiões analisadas e, especificamente daqueles que recebem a complementação financeira da União (indicando a baixa capacidade arrecadatória) e aqueles que não recebem.

(10)

de distorção idade-série e taxa de abandono no ensino fundamental), sendo indicativo que possuem estrutura mais adequada que possibilita a eficiência do processo de ensino. Apenas em relação ao percentual de abandono no ensino médio que os municípios que recebem a complementação não ficaram inferiores à média geral. Tal fato pode estar associado às escolhas dos indivíduos, naquele momento, por recursos financeiros, sem levar em consideração à valorização que obteriam caso estudassem por mais tempo, conforme discorre a Teoria do Capital Humano (OLIVEIRA, 2015).

Do total de municípios nortistas e nordestinos, 82,34% recebem a complementação financeira da União no FUNDEB, os quais possuem capacidade produtiva e arrecadatória inferior aos demais. De modo geral, estes municípios possuem PIB per capita de R$ 2.877,41 (33,66% inferior daqueles que não recebem a complementação), e recebem cerca de R$ 468,60 por habitante em transferências intergovernamentais.

Tabela 2 - Estatística descritiva para os municípios, de forma geral, com e sem complementação Variáveis Geral Com complementação Sem complementação

IFDM-Educação 0,5678 0,5594 0,6070

TDI 0,4144 0,4215 0,3809

Complementação 0,8234 - -

PIB per capita 3135,27 2877,41 4337,42

FUNDEB per capita 442,03 434,61 476,21

Cota FPM per capita 356,39 341,09 425,66

Cota ITR per capita 1,23 1,05 2,06

Lei Kandir per capita 6,28 5,86 8,29

Cota Petróleo per capita 24,27 25,10 20,41

Cota ICMS per capita 100,27 87,21 159,34

Cota IPVA per capita 5,62 4,94 8,69

Cota IPI-Exportação per capita 1,45 1,43 1,62

Cota CIDE per capita 2,29 1,92 4,01

Abandono Fundamental 0,0585 0,0609 0,0470

Abandono Médio 0,1429 0,1429 0,1430

Fonte: Dados da pesquisa.

Nota: valores monetários deflacionados com o período de referência igual a dezembro de 2007.

Efeitos sobre o desenvolvimento educacional

Após a estimação dos modelos, realizou-se o teste de Chow e de Hausman, indicando que os modelos mais adequados seriam o de efeitos fixos. Sendo assim, a tabela 3 apresenta as variáveis explicativas e os seus respectivos coeficientes, erro padrão e significância estatística para os modelos 1 (geral), 2 (apenas municípios que receberam a complementação) e 3 (apenas municípios que não receberam a complementação).

Tabela 3 - Resultado da estimação dos modelos

(11)

TDI -0,0297 (0,0059)*** -0,0303 (0,0064)*** -0,0328 (0,0155)** Complementação 0,0067 (0,0023)*** - -

LN PIB per capita 0,0008 (0,0004)**

0,0007 (0,0005)

0,0019 (0,0007)** LN FUNDEB per capita 0,0340

(0,0012)***

0,0410 (0,0013)***

0,0313 (0,0034)*** LN Cota FPM per capita 0,0141

(0,0015)***

0,0173 (0,0016)***

-0,0018 (0,0032) LN Cota ITR per capita 0,0028

(0,0006)***

0,0030 (0,0006)***

0,0043 (0,0020)** LN Lei Kandir per capita -0,0002

(0,0007)

-0,0009 (0,0008)

0,0030 (0,0017)* LN Cota Petróleo per capita 0,0027

(0,0005)***

0,0025 (0,0005)***

0,0037 (0,0014)*** LN Cota ICMS per capita 0,0008

(0,0004)**

0,0007 (0,0004)

0,0012 (0,0011) LN Cota IPVA per capita 0,0050

(0,0006)***

0,0052 (0,0006)***

0,0044 (0,0017)*** LN Cota IPI-Exportação per capita -0,0029

(0,0007)***

-0,0038 (0,0008)***

-0,0014 (0,0013) LN Cota CIDE per capita -0,0103

(0,0005)*** -0,0105 (0,0005)*** -0,0083 (0,0011)*** Abandono Fundamental -1,2054 (0,0174)*** -1,1756 (0,0184)*** -1,3682 (0,0611)*** Abandono Médio -0,0391 (0,0069)*** -0,0395 (0,0073)*** -0,0644 (0,0218)*** Constante 0,2725 (0,0119)*** 0,2496 (0,0131)*** 0,4614 (0,0319)*** R² between 54,81% 57,70% 57,62% P-valor 0,0000 0,0000 0,0000

Fonte: Dados da pesquisa.

Notas: Os valores entre parênteses indicam o erro padrão robusto, e *, ** e *** referem-se à significância estatística do coeficiente, sendo 90%, 95% e 99% de confiança, respectivamente.

(12)

Por outro lado, quanto mais recursos pelas demais transferências constitucionais chegam aos municípios, tende a aumentar entre 0,000008 (ICMS) a 0,000141 (FPM) pontos no IFDM-Educação, respectivamente. Sob a ótica do consumo, tem-se que quanto maior a cota de recursos advindos do tributo IPVA, maiores serão os níveis educacionais dos municípios em cerca de 0,000050 pontos, ou seja, nos municípios cuja capacidade de compra seja maior, provavelmente terão arrecadação de impostos por propriedade maior.

Quanto aos recursos da Cota Parte do FPM, há o aumento de 0,000173 pontos no IFDM-Educação para cada 1% de recursos recebidos. Tais achados reforçam a dependência dos municípios pelas transferências intergovernamentais. Sob a ótica da redução das desigualdades existentes entre os municípios, percebe-se que o FPM mostra-se relevante, pois possui significância expressiva para aqueles municípios com baixa capacidade arrecadatória.

No aspecto educacional, tem-se que o aumento na TDI afeta entre 0,000297 e 0,000328 pontos no índice, sendo superior para os municípios que não recebem a complementação financeira da União ao FUNDEB. Tal fato indica que aqueles municípios cujos alunos encontram-se matriculados em séries/anos que já deveriam ter sido cursados não contribui para o desenvolvimento da qualidade educacional. De forma análoga, o abandono durante o processo de aprendizagem também incorre em redução na qualidade educacional, sendo mais expressivo para o ensino fundamental, variando de 1,1756 a 1,3682 pontos no IFDM-Educação.

Por sua vez, a taxa de abandono no ensino médio impacta em magnitude menor, sendo entre 0,0391 e 0,0644 pontos. Acredita-se que, neste caso, há interferência expressiva do Programa Bolsa Família (PBF), uma política de redistribuição de rendas, que possui alto percentual de beneficiários nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. Dentre as condicionalidades para receber os benefícios do PBF, as crianças devem ter frequência escolar mínima de 85%, o que contribui para a garantia de acesso ao ensino.

(13)

há o incentivo para a criação e desenvolvimento do capital humano, especialmente quanto ao avanço da escolaridade, pois aqueles que possuem maiores níveis educacionais possuem probabilidade maior de incorporarem o mercado de trabalho (OLIVEIRA, 2015).

No tocante ao financiamento pelo FUNDEB, quanto maior a sua aplicação, o IFDM-Educação tende a aumentar de 0,000313 a 0,00041 pontos, reforçando a necessidade que os municípios tem destes para a garantia de educação com qualidade. Aqueles que recebem a complementação financeira sofrem impacto maior ao receber este recurso (SILVEIRA et al, 2017). Ademais, como ressaltado por diversos autores (CARVALHO, 2012; BANDEIRA, 2013) o professor exerce influência sobre o processo de aprendizagem do aluno e, como 60% dos recursos do FUNDEB devem ser destinados à remuneração e valorização do magistério, acredita-se no efeito positivo deste recurso no índice por meio da melhoria das condições de trabalho dos professores.

Os municípios que recebem a complementação financeira da União ao FUNDEB são alguns das regiões Norte e Nordeste do Brasil, os quais compõem este estudo. Logo, o fato do município receber este recurso adicional indica que há aumento de 0,000067 pontos no nível de qualidade educacional, reforçando a importância deste quanto a minimização das desigualdades regionais existentes no país (OLIVEIRA, 2015; SILVEIRA et al, 2017), visto que a garantia do acesso à educação não se restringirá apenas à capacidade arrecadatória dos entes municipais.

Conclusões

Através da utilização da metodologia do modelo de regressão com dados em painel com efeitos fixos percebeu-se que a maioria das transferências intergovernamentais recebidas pelos municípios impactam positivamente no desenvolvimento da educação, reforçando o papel principal dos recursos que buscam minimizar as desigualdades regionais existentes, especialmente nos municípios menos desenvolvidos.

(14)

FUNDEB geram efeito indireto nos indicadores educacionais, pois estes recursos possuem como foco a remuneração e valorização dos professores que, uma vez motivados, podem contribuir para que os alunos absorvam melhor os conteúdos lecionados.

Aos interessados pela temática, sugere-se que sejam analisados os possíveis efeitos dos recursos advindos do FUNDEB e da complementação feita pela União em outras dimensões, tais como a geração de emprego, pois conforme a Teoria do Capital Humano, aqueles que possuem nível de escolaridade maior terão retornos financeiros maiores. Ademais, aqueles que trabalham nas escolas recebem o recurso do FUNDEB, que retorna ao mercado dos municípios e estados, contribuindo para o aumento da comercialização, prestação de serviços, dentre outros.

Referências

ARAÚJO, R. L. S. Desvendando o Perfil dos Gastos Educacionais dos Municípios Brasileiros. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1215-1233, out.-dez. 2012.

BANDEIRA, D. C. da C. Os Impactos do FUNDEB na Valorização do Magistério no

Município de Magalhães Barata – PA. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação),

Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 01 de set. 2017.

________. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases

da educação nacional. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 01 de set. 2017.

CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics: Methods and Applications. Cambridge University Press (CUP), 2005.

________. Lei nº 11.494, de 20 de julho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção

e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm>. Acesso em 01 de set. 2017.

________. FUNDEB: Manual de Orientação. Elaborado por: Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição do Salário-Educação. 2008.

CAMPOS, B. C.; CRUZ, B. P. A. Impactos do FUNDEB sobre a qualidade do ensino básico público: uma análise para os municípios do estado do Rio de Janeiro. Revista de

Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 43, vol. 2, 2009.

CARVALHO, F. A. F. Financiamento da Educação: do FUNDEF ao FUNDEB

repercussões da política de Fundos na Valorização Docente da Rede Estadual de Ensino do Pará – 1996 a 2009. 267f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de

Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

(15)

CURY, C. R. J; FERREIRA, L. A. A judicialização da educação no Brasil. Ampid –

Associação Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, 2009.

DAVIES, N. FUNDEB: A Redenção da Educação Básica? Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 753-774, 2006.

FÁVERO, L. P. et al. Métodos Quantitativos com Stata: procedimentos, rotinas e análise de resultados. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

FNDE. FNDE repassa R$ 888 milhões da complementação da União ao Fundeb. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-

imprensa/noticias/item/10767-fnde-repassa-r$-888-milh%C3%B5es-da-complementa%C3%A7%C3%A3o-da-uni%C3%A3o-ao-fundeb>. Acesso em 01 de set.

2017.

______. Sobre o FUNDEB. Disponível em:

<

http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-fundeb>. Acesso em 01 de set. 2017.

INEP. SAEB. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>. Acesso em 15 de set. 2017.

JOHANNESSEN, E. M. Basic Education - also a question of quality. Save the Children Norway’s Research Fund. Educare, 2006.

LEITE, F. D.; SILVA, R. G. da; SILVEIRA, I. M. da; LIMA, R. B. de L. Avaliação do Efeito do FUNDEB sobre a Proficiência em Matemática dos Alunos do Ensino Médio no Estado do Amazonas. Revista de Estudos Sociais, 2017.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Prova Brasil – Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/prova-brasil>. Acesso em 15 de set. 2017.

OLIVEIRA, C. T. Financiamento Público da Educação Básica no Brasil – Uma Análise

do FUNDEB. Monografia (bacharel em Economia), Departamento de Economia,

Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

PINTO, J. M. de R. A Política Recente de Fundos para o Financiamento da Educação e seus Efeitos no Pacto Federativo. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 877-897, 2007.

_________. Federalismo, Descentralização e Planejamento da Educação: Desafios aos Municípios. CADERNOS DE PESQUISA, v.44, n.153, p.624-644, 2014.

STN – SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. O que você Precisa Saber Sobre

Transferências Constitucionais e Legais: CIDE-Combustíveis. 2014. Disponível

em:<

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/329483/pge_cartilha_cide-combustiveis.pdf>. Acesso em 02 dez 2017.

SILVEIRA, I. M. da; LIMA, J. E. de; TEIXEIRA, E. C.; SILVA, R. G. da. Avaliação do Efeito do FUNDEB Sobre o Desempenho dos Alunos do Ensino Médio no Brasil. Pesquisa e

Referências

Documentos relacionados

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

APÊNDICE C Análise estatística do número de mudas, diâmetro de colo, altura, fitomassa fresca da parte aérea, fitomassa fresca da raiz, fitomassa fresca total,

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&amp;M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&amp;M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

A análise dos dados nos permitiu concluir que houve uma perda de seguimento progressiva dos pacientes nas consultas médico-cirúrgicas a partir do segundo ano pós-operatório; Entre