• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO PARA O MERCADO INTRADIÁRIO NO MIBEL

Introdução

Desde 2007, que se encontra em funcionamento no MIBEL um mercado intradiário baseado em seis sessões de leilões que utiliza o mecanismo de acoplamento de mercados entre as zonas de preço de Espanha e Portugal. O mercado intradiário do MIBEL, desde o início do seu funcionamento, teve um comportamento muito favorável, tendo sido realizadas mais de 40.500 sessões de contratação, que permitiram que ambos os países tenham um preço idêntico em 92% das horas. O volume de energia contratado no mercado intradiário, nestes anos, foi de 32 TWh, sendo o mercado intradiário mais líquido da Europa.

No dia 14 de agosto de 2015 entrou em vigor o Regulamento (EU) 2015/1222, de 24 de julho de 2015, que estabelece a orientações sobre a Atribuição de Capacidade e a Gestão dos Congestionamentos (CACM), definindo, entre outros pontos relevantes, o modelo de funcionamento para o mercado intradiário europeu, baseado em dois pontos principais:

1. Um mercado contínuo intradiário que permite a negociação de energia entre os agentes localizados nos vários países/zonas de preço com atribuição implícita da capacidade.

2. O desenvolvimento de uma metodologia para determinar o preço da capacidade que reflita a existência de congestionamentos na interligação e esteja baseada nos preços das ofertas.

Como consequência do primeiro ponto, vários operadores de mercado e operadores de sistema europeus estão a levar a cabo o projeto XBID, que proporciona a infraestrutura básica contratual, de sistemas e procedimentos sobre a qual será implementada o referido mercado intradiário contínuo europeu. Para além do desenvolvimento do projeto XBID, as diversas regiões que desejam aderir ao mercado intradiário contínuo europeu, devem promover projetos regionais de implementação local (Local Implementation Projects -LIPs) para desenvolver e testar os processos necessários para se integrarem no mecanismo de mercado promovido pelo XBID.

Fruto do segundo ponto, a associação de operadores de sistema europeus (ENTSO-E) está a trabalhar numa proposta de mecanismo de negociação intradiária que permita fixar o preço da capacidade de interligação, tendo realizado uma conferência (ref. Stakeholder Workshop - ENTSOE) na qual apresentaram as várias alternativas identificadas baseadas num mecanismo híbrido de contratação, que consiste na realização de leilões implícitos de forma coordenada e complementar com o mercado intradiário contínuo XBID, e que considera ser o mecanismo mais conveniente para cumprir os diferentes requisitos do CACM. As alternativas analisadas variam na forma de coordenação entre os leilões implícitos e o mercado contínuo, principalmente no que se refere à sobreposição que possa ocorrer entre ambos os tipos de contratações e os horizontes de negociação (períodos horários) negociados.

(2)

2

Por outro lado, no Artigo 63.º do CACM é estabelecido a possibilidade das regiões que assim o considerem conveniente, poderem complementar o funcionamento do mercado intradiário contínuo com a realização de sessões de leilões regionais.

Tendo em conta estes fatores e aplicando o disposto no Artigo 63.º do CACM, o operador do mercado (OMIE) e os operadores do sistema ibéricos, REE e REN, propõem um modelo de funcionamento híbrido para o mercado intradiário do MIBEL baseado na manutenção das sessões de leilões de caráter ibérico atualmente existentes, incorporando a interligação Espanha-Portugal (ES-PT), de forma complementar e coordenada com o mercado intradiário contínuo .

Muito embora o modelo nasça numa primeira fase como projeto ibérico, tem a intenção de integrar as futuras sessões de leilões europeus de fixação do preço da capacidade de interligação.

Este documento apresenta o modelo de mercado intradiário proposto para o MIBEL (mercado intradiário contínuo XBID complementado com sessões regionais), a opção inicialmente escolhida pelos operadores e uma pergunta relativamente ao modelo de funcionamento sobre a qual se solicita a opinião das entidades interessadas.

Descrição do modelo do mercado intradiário híbrido proposto

O modelo de funcionamento híbrido proposto baseia-se na integração do mercado intradiário europeu XBID complementado com a execução de sessões de leilão ibéricas. O funcionamento proposto será o seguinte:

1. O mercado intradiário contínuo permitirá aos agentes do MIBEL a contratação de energia com contrapartes locais ou externas em função das capacidades de interligação disponíveis, tal como é preconizado no projecto XBID. Nesse mercado, os agentes oferecerão através de carteiras de negociação.

Sempre que se permita a contratação dentro das zonas de preço do MIBEL (Espanha e Portugal), os agentes poderão realizar as suas operações, tanto dentro do MIBEL como com ofertas ao outro lado da fronteira francesa, através das funcionalidades proporcionadas pelo XBID.

Consideram-se dois modelos alternativos no que se refere aos períodos abertos de negociação no mercado intradiário contínuo:

a) Modelo A: Abrem-se à negociação no mercado contínuo todos os períodos de negociação anteriores ao próximo leilão implícito a ser executado, isto é, aqueles períodos que já não serão negociados em mais nenhum leilão. Este modelo é coincidente com o modelo híbrido 2 do conjunto de modelos discutidos na conferência da ENTSO-E. Este modelo é aquele em que se baseia o mercado intradiário das interligações da Itália.

b) Modelo B: Abrem-se à negociação todos os períodos de negociação do dia em curso (com a exceção do próximo) e, a partir do momento em que se abra a sua

(3)

3

negociação na tarde anterior, também os períodos de negociação do dia seguinte. Este modelo é coincidente com o modelo híbrido 3 discutido na conferencia da ENTSO-E.

O Modelo A é o mais simples de aplicar e o que exige menos mudanças relativamente ao modelo atual do MIBEL, para além de ser a opção mais próxima da proposta que preconiza para as fronteiras italianas é uma das opções identificadas como preferidas durante a conferência da ENTSO-E que se realizou em fevereiro de 2016. O Modelo B permite dispor, em cada instante, de mais períodos de negociação no mercado intradiário contínuo. No entanto, para além de ser uma opção mais complexa de implementar, corre-se o risco de a mesma não ser compatível com o modelo final europeu.

2. Em certos períodos do dia (em princípio 6, muito embora no futuro possam variar), complementando o mercado intradiário continuo, realizar-se-ão sessões de leilões para a contratação ibérica. Os leilões utilizarão a capacidade de interligação ES-PT que esteja livre e aplicarão o mecanismo de acoplamento de mercados entre ambas as zonas de preço, assegurando a obtenção do mesmo preço em ambas as zonas no caso de existir capacidade de interligação livre (preço da capacidade nulo), ou a obtenção de dois preços distintos em caso de congestionamento (preço da capacidade igual à diferença de preços entre ambas as zonas). Em cada sessão serão negociados todos os períodos restantes do dia (com a exceção do primeiro) e, a partir do momento em que se abra a sua negociação na tarde anterior, também os períodos de negociação do dia seguinte (modelo híbrido 2 ou 3 dos propostos pela ENTSO-E).

No Modelo A, a fim de minimizar as mudanças nos sistemas e procedimentos, e simplificar a implementação do modelo de mercado intradiário contínuo, os leilões terão, pelo menos na fase inicial, um funcionamento praticamente igual ao dos leilões atualmente existentes no MIBEL.

No Modelo B, aplicando o Artigo 63.º do CACM, e a fim de permitir a negociação através da capacidade de interligação de ES-PT nas sessões de contratação em leilões, enquanto dura o processo de encontro do leilão, impedir-se-á a atribuição da referida capacidade no mercado intradiário contínuo, assim como a contratação de ofertas ibéricas na plataforma XBID. Este período será no máximo de 10 minutos, antes do final da hora (entre as hh:50 e as hh+1:00). Este processo interrompe a contratação no mercado contínuo das zonas de preço de Espanha e Portugal durante esses 10 minutos, retomando-se a contratação depois de o processo de encontro do leilão ter finalizado.

Nos leilões negociar-se-á mediante unidades de oferta do mercado ibérico, podendo os agentes oferecer no Modelo B com as unidades associadas às suas carteiras de negociação do mercado contínuo no caso de quererem desfazer as suas posições.

Alternativamente, no caso do Modelo A, dado que os períodos de negociação em cada sessão de contratação não estão abertos para negociação no mercado intradiário contínuo XBID, não é necessário interromper a sua contratação. Bastaria iniciá-la quando o processo de realização dos leilões finalize.

(4)

4

3. Em paralelo a estes processos, em todas as horas, os agentes poderão enviar ao OMIE, de forma voluntária, as desagregações/transferências das posições assumidas das carteiras de negociação em unidades de oferta. Cada hora, o mais rapidamente possível, o OMIE enviará o resultado do mercado intradiário e as desagregações em Unidades de Oferta que tenham ocorrido a ambos os operadores do sistema. Para aqueles agentes em que, por razões da adequada atribuição dos impostos, o OMIE necessite de dispor da desagregação das operações realizadas no mercado contínuo, esta desagregação por unidade de oferta será obrigatória (por exemplo, consumidores diretos com direito a redução no imposto de eletricidade).

A fim de minimizar as mudanças nos sistemas e procedimentos, e simplificar a implantação do modelo de mercado intradiário contínuo, pelo menos numa primeira fase, as desagregações/transferências em unidades de oferta só poderão realizar-se até ao horizonte de programação da seguinte sessão do mercado intradiário.

4. Quando ambos os operadores do sistema tiverem recebido os resultados dos leilões e das desagregações/transferências para unidade de oferta das posições das carteiras de negociação do operador do mercado, os agentes poderão realizar as nomeações das energias associadas às unidades de oferta. No caso das unidades associadas às carteiras de negociação que não tenham sido nem renegociadas nos leilões nem desagregadas, os agentes nomearão os programas de energia na última hora antes do fornecimento, quando os períodos associados às referidas posições já não podem ser negociados nos mercados.

(5)

5

Funcionamento do Mercado intradiário híbrido: Modelo A.

O mercado intradiário contínuo apenas se negoceiam os períodos prévios ao horizonte de negociação do próximo leilão do mercado, abrindo à negociação os seguintes períodos depois de ter finalizado o processo de encontro de cada leilão. O funcionamento do mercado contínuo seria o seguinte:

1. Em qualquer momento do dia, os agentes podem participar no mercado contínuo XBID.

Os agentes podem enviar ofertas em carteira de negociação para os períodos de negociação prévios ao horizonte de negociação do próximo leilão. No final de cada hora (h) ocorre o fecho da possibilidade de contratação da primeira hora que estava a ser negociada no XBID (do período de negociação h+2). Através do sistema de negociação, os agentes dispõem de informação atualizada das posições das suas carteiras de negociação para os restantes períodos (contratos) em negociação.

2. Paralelamente, nos seis momentos do dia que venham a ser estabelecidos, abre-se uma sessão de contratação de leilão intradiária ibérica. Os agentes podem enviar as suas ofertas por unidades de oferta para a referida sessão , de forma semelhante ao funcionamento atual do mercado intradiário ibérico.

3. Às horas estabelecidas nas quais se executa o leilão, por exemplo, no minuto 45 da hora, encerra-se o período de receção de ofertas.

4. A seguir, realiza-se o processo de encontro da sessão de contratação em leilão utilizando a capacidade de interligação disponível para os períodos do horizonte negociado. Após a obtenção dos resultados, por exemplo, 5 minutos antes do início da hora seguinte, estes são proporcionados aos operadores do sistema ibéricos (REE e REN). Envia-se igualmente a ambos os operadores a capacidade de interligação utilizada na interligação ES-PT depois de efetuado o leilão.

5. No início da hora seguinte, proporciona-se a capacidade de interligação disponível entre ES-PT ao sistema XBID, e abre-se a negociação no intradiário contínuo para os agentes de mercado de ambas as zonas de oferta para os períodos de negociação existentes até ao início do horizonte do próximo leilão.

6. Este comportamento repete-se ao longo das várias horas, podendo os agentes negociar em ambos os mercados (contínuo e sessões) na maneira que considerem mais conveniente.

(6)

6

A seguinte figura (1) mostra a potencial distribuição das sessões de contratação no caso de haver 6 sessões de leilão.

Fig 1. Exemplo de sessões de contratação em leilão (6) no Modelo A

A figura (2) mostra o detalhe de funcionamento das sessões de leilão em paralelo com o mercado contínuo.

Fig 2. Detalhe de negociação horária no Modelo A

(7)

7

Funcionamento do Mercado intradiário híbrido: Modelo B.

No mercado intradiário contínuo negoceiam-se todos os períodos do dia em curso e, depois de se abrir a sua negociação, os do dia seguinte. O funcionamento do mercado contínuo seria o seguinte:

1. Em qualquer momento do dia, os agentes podem participar no mercado contínuo XBID.

Os agentes podem enviar ofertas em carteira de negociação para os restantes períodos em negociação do dia em curso (com a exceção do próximo) e para os períodos de negociação do dia seguinte (depois de se abrir a sua negociação). No final de cada hora (h) ocorre o fecho da possibilidade de contratação da primeira hora que estava a ser negociada no XBID (do período de negociação h+2). Através do sistema de negociação, os agentes dispõem em cada momento da informação correspondente às posições das suas carteiras de negociação para os restantes períodos (contratos) em negociação.

2. Paralelamente, nos seis momentos do dia que venham a ser estabelecidos, abre-se uma sessão de contratação de leilão intradiária ibérica. Os agentes poderão enviar as suas ofertas por unidades de oferta para serem comtempladas na sessão de contratação , de forma semelhante ao funcionamento atual do mercado intradiário ibérico. Os agentes também podem, se quiserem, enviar ofertas para desfazer as suas posições nas unidades de oferta associadas às carteiras de negociação do mercado contínuo.

3. Às horas estabelecidas nas quais se executa o leilão, no minuto 50 da hora, encerra-se o período de receção de ofertas para o leilão. A partir desse momento acede-se à capacidade de interligação livre existente no sistema XBID para a interligação Espanha- Portugal nos restantes períodos em negociação e interrompe-se a contratação das zonas de preço Espanha e Portugal no sistema XBID.

4. Entre o minuto 50 e o 55 realiza-se o processo de encontro da sessão de contratação em leilão utilizando a capacidade de interligação entre PT-ES que esteja livre. Obtidos os resultados, estes são proporcionados aos operadores do sistema ibéricos (REE e REN).

Envia-se igualmente a ambos os operadores a capacidade de interligação utilizada na interligação ES-PT depois de efetuado o leilão.

5. No início da hora seguinte, disponibilizar-se-a a nova capacidade livre da interligação ES- PT ao sistema XBID e retoma-se a contratação das zonas de preço Espanha e Portugal no sistema XBID.

6. Este comportamento repete-se ao longo das diferentes horas, podendo os agentes negociar em ambos os mercados (contínuo e sessões) da maneira que considerem mais conveniente.

(8)

8

A seguinte figura (3) mostra a potencial distribuição das sessões de contratação no caso de haver 6 sessões de leilão.

Fig 3. Exemplo de sessões de contratação em leilão (6) no Modelo B

A figura (4) mostra o detalhe de funcionamento das sessões de leilão em paralelo com o mercado contínuo.

Fig 4. Detalhe de negociação horária no Modelo B

(9)

9

Desenvolvimento futuro

Está previsto que o mercado intradiário europeu contínuo inicie o seu funcionamento no terceiro trimestre de 2017. O projeto regional que engloba o MIBEL manifestou a sua intenção de aderir ao projeto na primeira fase de incorporação das diversas regiões.

Tendo em conta este objetivo, é necessário que o modelo de funcionamento proposto para o mercado intradiário esteja definido nessa data e com a suficiente antecedência para permitir a participação do MIBEL (operadores e agentes do mercado) nos diversos testes de integração do projeto.

Por outro lado, os agentes já conhecem e dispõem de várias aplicações automáticas que permitem a interação com as sessões de contratação do mercado intradiário ibérico. A fim de minimizar as mudanças face à introdução do mercado intradiário contínuo e facilitar a participação gradual dos agentes do mercado no mesmo, é conveniente manter o funcionamento das atuais sessões de contratação em leilão.

Contudo, ao mesmo tempo, é objetivo dos operadores que estes leilões possam evoluir para que, no futuro, se integrem com o mercado intradiário europeu de fixação dos preços da capacidade das interligações, quando este finalmente se desenvolva. Por isso, desde o início do funcionamento do mercado intradiário híbrido proposto, vão manter-se contactos com os restantes operadores de mercado e de sistemas europeus de forma que as sessões possam ir sendo adaptadas às condicionantes das sessões de contratação europeias futuras, para que, no futuro, se integrem com elas de uma forma simples.

Como primeiro passo nesta direção, vão ser mantidas conversações com os operadores envolvidos no projeto de mercado intradiário para as fronteiras da Itália, com o objetivo de, na medida do possível, poder integrar no futuro ambos os tipos de leilões num modelo comum.

Vantagens da proposta do modelo de mercado intradiário híbrido

Esta proposta de funcionamento do mercado intradiário contínuo XBID complementado com sessões, apresenta para o MIBEL várias vantagens significativas, entre as quais se destacam as seguintes:

• Permite definir o número de leilões MIBEL que se pretenda, munidos de maior liquidez, permitindo que os agentes de mercado ibéricos possam continuar a beneficiar do mecanismo atual de contratação complementado com o novo mercado contínuo XBID.

• Facilita a participação gradual dos agentes de mercado ibéricos no mercado contínuo XBID, beneficiando da experiência, procedimentos e aplicações de que atualmente dispõem para a sua participação nos leilões implícitos do MIBEL.

• Proporciona um melhor processo de formação de preço, porque, havendo capacidade de interligação livre na interligação ES-PT, como costuma suceder, se obtém um preço ibérico comum.

(10)

10

• Permite cumprir com os requisitos do CACM de atribuir um preço à capacidade em caso de congestionamento da interligação.

• Como o processo de encontro dos leilões se inicia 10 minutos antes do final da hora, facilita-se o envio dos resultados aos operadores do sistema antes do início da hora relativa ao primeiro período negociado, dispondo ambos os operadores do tempo necessário para os seus processos.

• Permite a integração com os leilões intradiários que terão lugar na Europa, avançando na prossecução deste objetivo.

Proposta apresentada pelos três operadores para a implementação do modelo de mercado intradiário híbrido

Tendo em conta os prazos de implementação e colocação em funcionamento do modelo a implantar no MIBEL e o objetivo do MIBEL de participar no mercado intradiário europeu desde o seu início, os três operadores consideram que a única alternativa viável numa primeira fase é iniciar o funcionamento seguindo o Modelo A acima descrito.

A fim de minimizar as mudanças de implementação do Modelo A e permitir que todos os períodos se negoceiem pelo menos uma vez no mercado contínuo, considera-se mais conveniente manter praticamente os horários das sessões atuais do MIBEL, deixando duas horas entre o processo de encontro do leilão e o primeiro período de negociação do horizonte.

Contudo, consideramos muito relevante conhecer a preferência dos agentes relativamente aos modelos apresentados. No caso de o Modelo B ser o preferido pela maioria dos agentes, realizar-se-ão os desenhos dos processos e sistemas, para que, depois da fase inicial de funcionamento com o Modelo A, se possa passar o mais rapidamente possível ao Modelo B.

Pergunta objeto da consulta

Coloca-se a seguinte pergunta às entidades interessadas. Pede-se o favor de responderem antes de 13 de março de 2017:

1. Modelo de funcionamento preferido:

Tal como se indicou, devido às restrições de prazos (devido ao compromisso do MIBEL se integrar na primeira fase de funcionamento do XBID prevista para setembro de 2017) e à sua maior simplicidade, considera-se imprescindível começar o funcionamento do mercado seguindo o Modelo A. Tendo em conta este aspeto, deseja-se conhecer a preferência dos agentes relativamente a ambos os modelos.

A médio prazo, qual é a sua preferência de modelo para o mercado intradiário híbrido?

(11)

11

Continuação com o Modelo A. Abrem-se à negociação no mercado contínuo os períodos de negociação anteriores ao próximo leilão implícito a ser executado, isto é, aqueles períodos que já não serão negociados em mais nenhum leilão (modelo híbrido 2 dos propostos pela ENTSO-E e proposta escolhida para o mercado intradiário italiano).

Mudança para o Modelo B. Negociação em mercado contínuo de todos os períodos do dia em curso (com a exceção do próximo) e, a partir do momento em que se abra a sua negociação na tarde anterior, também os períodos de negociação do dia seguinte (modelo híbrido 3 dos propostos pela ENTSO-E).

Referências

Documentos relacionados

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Observa-se que as ações para possibilitar o acesso das mulheres à APS, à realização do exame citopatológico e a promoção da saúde se dá por meio de campanhas do outubro rosa,

O artigo apresenta reflexão sobre dados do processo de ocupação no vetor leste de expansão metropoli- tana, focalizando especialmente os municípios de Pinhais, São José dos Pinhais

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

A escrituração do livro Caixa, conforme já comentamos, é obrigatória para as pessoas jurídicas optantes pelo regime de tributação do lucro presumido ou enquadradas