• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

DANIELA GUERREIRO CARNEIRO

2014/2015

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA – 6ºAno

(2)

1

Índice

INTRODUÇÃO 2

ESTÁGIOS PARCELARES 2

Estágio de Medicina Interna 2

Estágio de Cirurgia Geral 3

Estágio de Medicina Geral e Familiar 3

Estágio de Pediatria 4

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia 4

Estágio de Saúde Mental 5

Estágio Opcional: Anestesiologia 5

ELEMENTOS VALORATIVOS 5

(3)

2 INTRODUÇÃO

O relatório que apresento relata sumaria e cronologicamente as atividades por mim realizadas nos estágios parcelares que constituem o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) na FCM-UNL. Os objetivos comuns a todos os estágios são a profissionalização do aluno, aproveitando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso e expondo-o à realidade do mundo do trabalho na medicina portuguesa. Por outro lado, proporcionam a oportunidade de dar a conhecer ao aluno vertentes distintas de especialidades consideradas pilares na formação do médico e podem ajudar a elucidar o mesmo sobre o seu caminho futuro.

O meu objetivo pessoal relativo ao 6º ano foi essencialmente tornar-me o mais funcional possível, absorvendo de cada especialidade os traços gerais que me permitem encarar o doente como a personagem central e única da abordagem médica.

ESTÁGIOS PARCELARES

Estágio de Medicina Interna - 15 de Setembro a 7 de Novembro

Iniciei o 6º ano com o estágio de Medicina Interna no Serviço IV do Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), liderado pelo Dr Luís Campos e tornei-me parte integrante da tira da Drª Alice Sousa. Realizei, maioritariamente, atividades na enfermaria, tendo a meu cuidado diversos doentes. Com a minha tutora e internos discuti diagnósticos, pedidos de métodos complementares de diagnóstico e terapêuticas, aprendi a redigir notas de alta e aperfeiçoei as técnicas de realização de gasimetria arterial e ECG. Atendi à visita clinica, que reunia todo o Serviço uma vez por semana para apresentação e discussão de casos mais problemáticos ou menos comuns.

Uma vez por semana integrei o Serviço de Urgência acompanhando internos e especialistas na abordagem da patologia aguda e, pela primeira vez, foram-me atribuídos doentes no SU, sempre com a supervisão do chefe de equipa.

(4)

3

Estágio de Cirurgia Geral - 17 de Novembro a 16 de Janeiro

Sob a regência do Prof. Dr. Rui Maio, realizei o estágio de Cirurgia Geral no Hospital da Luz, tutelada pelo Dr. José António Pereira. No bloco operatório, acompanhei o meu tutor e outros cirurgiões na realização de diversos procedimentos, tendo tido a oportunidade de me desinfetar e participar em várias cirurgias tanto em cirurgia de ambulatório como eletiva. Assisti à consulta de Cirurgia Geral e ao acompanhamento do doente no pós-operatório.

Uma vez por semana, foram realizadas uma reunião multidisciplinar, em conjunto com imagiologistas, oncologistas, internistas e gastroenterologistas, uma reunião da equipa de Cirurgia Geral e uma sessão clinica sobre os mais variados temas com vista a incluir toda a equipa médica do hospital.

Durante duas semanas realizei o estágio opcional de Anestesiologia com a Drª Cristina Pestana em que aprendi e pratiquei inúmeras técnicas anestésicas, sendo extraordinariamente bem recebida, integrada e tutelada por todos os anestesistas e enfermeiros. Também efetuei uma proposta anestésica posteriormente avaliada pela tutora. Sob orientação da Drª Cláudia Febra realizei atividades no SU durante uma semana, com avaliação final dos conteúdos aprendidos, pela mesma.

O estágio foi, também, composto por uma semana de aulas teóricas lecionadas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) pela equipa de médicos, enfermeiros e psicólogos do mesmo hospital. Finalmente, preparei juntamente com as minhas colegas Luísa Matos, Catarina Valente e Inês Ferreira, um caso clínico para exposição no minicongresso de Cirurgia no HBA, Caso Clínico – Diverticulite de Meckel.

Estágio de Medicina Geral e Familiar - 26 de Janeiro a 20 de Fevereiro

(5)

4

acompanhamento da grávida, consultas de saúde infantil, de Diabetes e Hipertensão. Também fui tutelada pela equipa de enfermagem na sala de tratamentos, consulta de planeamento familiar e aconselhamento para a Diabetes. Realizei um Diário de Exercício Orientado, sujeito a posterior avaliação pela Drª Teresa Libório e pelo Dr Daniel Pinto.

Estágio de Pediatria - 23 de Fevereiro a 20 de Março

Orientada pela Drª Ana Casimiro, estagiei no Serviço de Pneumologia do Hospital Dona Estefânia. Assisti ao seguimento de doentes maioritariamente crónicos na consulta, à sua relação e do seu entorno familiar com a patologia e adaptação ao tratamento. Tive também a oportunidade de melhorar as técnicas de auscultação pulmonar na enfermaria.

No SU aprendi sobre a abordagem das diferentes patologias pediátricas agudas. Assisti a consultas de outras especialidades, sendo elas Gastroenterologia, Reumatologia e consulta do Adolescente. Realizei uma História Clinica, orientada e avaliada pela minha tutora. Diariamente realizaram-se reuniões clinicas para discutir os entrados com os restantes pediatras e uma vez por semana eram apresentadas sessões clinicas por internos e especialistas. No último dia de estágio, apresentei um seminário sobre Cetoacidose na Urgência em conjunto com as minhas colegas Luísa Matos e Teresa Mendes.

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia - 23 de Março a 24 de Abril

Realizei o estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a tutela da Drª Alexandra Cordeiro, no Hospital dos Lusíadas. Junto à minha tutora, assisti à consulta de Ginecologia e Obstetrícia e à consulta de Patologia do Colo e, uma vez por semana, frequentei o Bloco Operatório/Serviço de Urgência onde observei vários partos por via vaginal e cesarianas, assim como a abordagem da condição aguda. Também me foi proporcionada a oportunidade de acompanhar outros profissionais na realização de Ecografia Obstétrica, Histeroscopia e Consulta de Procriação Medicamente Assistida. Realizei e expus ao Serviço, na reunião clinica semanal, uma apresentação intitulada

(6)

5

Estágio de Saúde Mental - 27 de Abril de 2015 a 22 de Maio

O estágio de Saúde Mental foi realizado no HSFX-Cascais e foi dividido em duas semanas de Pedopsiquiatria orientadas pela Drª Graciete Carvalho e duas semanas de Psiquiatria do Adulto orientadas pela Drª Dóris Reis, com seminários lecionados pelo Prof. Dr Miguel Xavier, regente da UC, na FCM.

O estágio de Pedopsiquiatria foi composto pela observação da consulta comunitária e discussão dos casos com a tutora, e pelas sessões de serviço realizadas uma vez por semana no HSFX. Realizei uma História Clinica com observação psiquiátrica de um doente, um trabalho de revisão e uma apresentação sobre Anorexia e Depressão em conjunto com os meus colegas André Garrido e Inês Barros.

Durante o estágio de Psiquiatria assisti à consulta comunitária e à consulta no Hospital Egas Moniz, frequentei o SU e estive presente numa reunião de serviço que visava articular a passagem dos doentes psiquiátricos que atingiam a maioridade, para a Psiquiatria do Adulto.

Estágio Opcional: Anestesiologia - 25 de Maio a 5 de Junho

Frequentei o estágio opcional de Anestesiologia no Hospital da Luz, sob a tutela da Drª Cristina Pestana. O objetivo por mim definido e largamente atingido foi o de realizar diversas técnicas. Foram elas a prática da ventilação manual, entubação orotraqueal, algaliação, colocação de cateteres venosos centrais (CVC), linhas arteriais, acessos venosos, sondas nasogástricas, máscaras laríngeas, termómetros esofágicos e realização de raquianestesias.

ELEMENTOS VALORATIVOS

(7)

6

27ª Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz: organizado pelo Serviço de Cardiologia do CHLO, a 17 e 18 de Outubro de 2014. (Anexo 1)

1ª Jornadas do Internato Médico: organizado pelo CHLN no Edifício Egas Moniz da FML, de 14 a 16 de Novembro de 2014. (Anexo 2)

Curso Básico e Avançado de Eletrocardiografia: coordenado pelo Dr. Nuno Cortez-Dias, Hospital de Santa Maria, a 16 de Novembro de 2014. (Anexo 3)

Curso Europeu de Primeiros Socorros: Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, em 2012, com validade até Agosto de 2015. (Anexo 4 e 5)

Voluntariado Fundación Síndrome de Down de Madrid: realizado durante o programa Erasmus em Madrid, em 2013. (Anexo 6)

REFLEXÃO CRÍTICA

Refletir sobre o 6º ano do MIM no preciso instante em que me encontro, implica olhar não para uma meta final, mas para uma curva cujo ângulo desconheço, porque nunca antes me foi pedido um posicionamento sobre deixar de ser estudante. Considero que um ano profissionalizante deve ser sobretudo um atenuar dessa passagem do aluno a médico e recordo as palavras da Drª Alexandra Cordeiro: “Cada vez mais o interno chega à especialidade mais aluno e menos médico.”

(8)

7

tudo, que se há lugar que exige a toma de decisões e a imposição de respeito, esse lugar é a Medicina Interna.

Mas foi a Anestesia que verdadeiramente me transmitiu calma, poder e confiança por me ensinar que se não nos atiramos à água, não aprendemos nunca a nadar. Se tivesse que escolher um momento no 6º ano, seria a primeira vez que coloquei um CVC sozinha. Hoje, não consigo imaginar acabar o curso sem ter sido educada pela Drª Cristina Pestana, que se tornou a minha “Madrinha em Medicina” e para o Internato levo uma lição importante: transmitir aprendizagens ao próximo estudante, porque também é de mim que ele vai aprender. Curiosamente, a minha primeira passagem por um hospital privado revelou-se totalmente contrária à minha perspetiva inicial. O estágio de Cirurgia Geral superou largamente as minhas expectativas pela forma como a inclusão do aluno foi feita e estou muito grata por ter estagiado ao lado de tal equipa.

A minha passagem por Medicina Geral e Familiar foi gratificante pelo pouco contacto que tinha tido com a especialidade até então. Ao realizar o estágio na USF da minha área de residência alarguei o meu conhecimento sobre a população que me rodeia e surpreendeu-me saber que no Concelho de Cascais existem 30.000 pessoas sem médico de família, das quais quase metade pertencem à freguesia da Parede.

O estágio que mais me surpreendeu foi Pediatria, uma vez que foi a minha terceira passagem pela especialidade e sem dúvida a mais proveitosa, em parte por ser acompanhada pela Drª Ana Casimiro a quem estimo e admiro pela enorme capacidade de resiliência. Não esperava defrontar-me com a realidade de que a grande maioria dos doentes da Pneumologia Pediátrica são crónicos e acabaram por falecer precocemente por intercorrências respiratórias, apesar dos esforços incansáveis do médico. Vejo na Drª Ana Casimiro o modelo de chefe de equipa que eu escolheria para me liderar.

(9)

8

outro lado e ironicamente, tive a oportunidade de participar numa cesariana ao lado do Dr. Pina Pereira. Desta vez, ao contactar novamente com uma instituição privada, pude aperceber-me de algumas diferenças monumentais para as instituições públicas e eliminar outros estigmas que acreditava existirem.

A Pedopsiquiatria não era, de longe, uma área pela qual nutria particular interesse, mas ao conhecer a especialidade foi-me muito fácil entende-la pelo meu background familiar estar extensamente ligado à educação, inclusive de alguns desses doentes. Na Psiquiatria do Adulto foi-me muito útil a abordagem do doente no SU, questão esta que há uns foi-meses foi-me “aterrorizava” por me ter sentido insegura em vários momentos na Medicina Interna. Ao expressar o meu desapontamento por não ter passado todo o tempo que achava necessário no SU de Psiquiatria, a minha tutora imediatamente se disponibilizou para me receber novamente sempre que eu achar conveniente; como tal considero que os meus objetivos relativos a este estágio se cumprirão pouco a pouco. Apreciei bastante os seminários do Prof. Dr. Miguel Xavier, pelo seu carácter prático de abordagem do doente na urgência e admiro a importância que deu ao saber o que fazer e o que não fazer aquando da entrada no Ano Comum.

Refletir sobre o 6º ano é também refletir sobre a Prova Nacional de Seriação (PNS) porque a preparação ocupa grande parte do tempo do estudante e priva-o da total dedicação aos estágios. Isto é um facto e a esmagadora maioria dos meus colegas partilha desta visão. A PNS é de extrema importância para o aluno e apesar de considerar que a maior parte dos meus tutores se mostrou bastante flexível, penso que todos aqueles que recebem alunos devem estar atualizados quanto ao atual percurso académico para entenderem o porquê da sua tolerância e prestação de formação serem essenciais. Com a eliminação do Ano Comum, calculo que esta necessidade se mostrará cada vez mais gritante.

(10)

9

que pude observar. Também considero muito positivas as exposições orais que o aluno realiza desde o primeiro ano. No entanto, raramente é incentivado a dedicar-se à investigação, ponto este que me parece crucial na formação de qualquer profissional das ciências. Por outro lado, considero lamentável o tempo que se dedica a estágioscompostos unicamente por aulas teóricas com a duração de semanas em detrimento de estágio de tempo reduzido (1 semana) como Gastroenterologia ou Pneumologia, nos anos clínicos. Também acho incompreensível que durante 6 anos de curso, o aluno não tenha uma UC dedicada ao ensino de primeiros socorros com suporte básico de vida (SBV) e que se veja obrigado a procurar essa aptidão fora de uma faculdade de medicina se a desejar adquirir, quando o SBV deveria ser fornecido a toda a instituição pública, como dever cívico. Sinto que é necessário educar o aluno não apenas para a ciência e para o humanismo, mas também para a organização e funcionamento das instituições, gestão de recursos e entendimento sobre como as decisões politicas e económicas afetam o sistema em que se encontra; a faculdade pode ter um papel muito relevante nesta área que vi infra valorizada.

Refletir sobre o 6º ano na FCM é, finalmente, reconhecer as equipas que integrei e o trabalho conjunto com os colegas de curso. Inúmeras vezes vi o companheirismo da FCM ser elogiado por profissionais da saúde e essa foi uma das principais razões que me fez colocar esta faculdade em primeira opção. O caminho na medicina deve ser percorrido em sincronia com os outros elementos da equipa, seja durante a aprendizagem, na preparação de exposições orais, discussão diagnóstica, terapêutica ou outros tipos de atuação relativos ao doente ou à instituição. Observei equipas com ótima complementaridade no trabalho e equipas com péssima coordenação e organização, acabando por verificar a importância de aprender a trabalhar em equipa na nossa área.

Não posso deixar de agradecer aos meus colegas por nunca terem deixado de caminhar comigo. E aos meus professores, a melhor forma que encontrei de retribuir a minha formação é ensinando o próximo.

(11)

10

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três