• Nenhum resultado encontrado

CFP: Global Art Monograph Series; Art in a global perspective, CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CFP: Global Art Monograph Series; Art in a global perspective, CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CFP: Global Art Monograph Series; Art in a global perspective, CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Discussion published by Cristina Cruzeiro on Saturday, May 7, 2016 For English, please see below

Chamada para artigos

Processos migratórios e práticas artísticas em tempo de guerra: do século XX à actualidade Publicação Monográfica (Global Art Monograph Series)

Data para envio: 31 de Julho 2016 Organização e Produção:

Programa Arte numa perspectiva global

http://artglobalperspective.fba.ul.pt/pt/en_home/en_home.html

CIEBA – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa http://www.belasartes.ulisboa.pt/

Coordenação Editorial:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA, FBAUL) Comissão Executiva:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA – FBAUL) Fernando Rosa Dias (CIEBA – FBAUL)

Fernando António Baptista Pereira (CIEBA – FBAUL) Comissão Científica:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA/FBAUL) Fernando Rosa Dias (CIEBA/FBAUL)

Rui Oliveira Lopes (Faculty of Arts and Social Sciences, Universiti Brunei Darussalam, CIEBA/

FBAUL)

Margarida Brito Alves (IHA/FCSH/NOVA)

(2)

Giulia Lamoni (IHA/FCSH/NOVA)

Isabel Araújo Branco (CHAM/FCSH/NOVA) Inês Espírito Santo (CIES/IUL)

Fernando José Pereira (i2ADS/FBAUP) Justificação

No sentido de manter a regularidade do projecto anual do Programa 'Arte numa Perspectiva Global', propõe-se a realização de um volume monográfico sobre as dinâmicas artísticas em contexto de guerra. Tendo em conta os objectivos da linha de investigação, pretende-se que o tema seja tratado transversalmente e que inclua um panorama o mais alargado geograficamente, sendo desejável a inclusão de ensaios que versem sobre diferentes perspectivas históricas e geográficas. Pretende-se ainda que o volume, centrando-se nas artes, traduza uma reflexão sobre a questão não apenas estética e artística como também política e sociológica, razão pela qual da comissão científica deverão fazer parte especialistas e investigadores em arte, sociologia, antropologia, filosofia e política.

Descrição:

O período que decorreu desde o início do século XX até à actualidade foi marcado por inúmeros e diferentes processos migratórios. Embora os conflitos bélicos que aconteceram durante este período não sejam a única causa de migração, têm sido os que de forma mais marcante têm motivado extensos e complexos processos migratórios. Se historicamente as I e II Guerras Mundiais são aquelas que maior destaque têm tido, antes, durante e após o término das mesmas outros conflitos bélicos marcaram e continuam a marcar diferentes povos por todo o mundo. Actualmente, em praticamente todo o território mundial, da Ásia, à Europa, a África e América decorrem guerras e conflitos que estão na origem de extensas movimentações migratórias.

Partindo desta realidade, propõe-se reflectir a questão a partir das artes. Entre aqueles que migram, estão artistas de diferentes áreas, desde as visuais, às literárias, performativas ou musicais. Artistas que contam as suas experiências e as comunicam através da arte. Entre aqueles que recebem os que fogem da guerra, estão também artistas. Artistas que recebem essas experiências e as simbolizam.

Nestes processos migratórios, evidencia-se com frequência a condição neoliberalista que domina o mundo, políticas migratórias injustas ou xenófobas ou relações de força desequilibradas. Mas deles resultam também, ao nível da cultura e da arte, novas dinâmicas, partilhas que não se reduzem à relação entre dois espaços e que podem desencadear propostas e práticas artísticas novas, que articulam o local e o global, que mesclam traços populares e culturais distintos e os transformam em novas poéticas artísticas.

Pretende-se que os textos incidam sobre esta problemática a partir destas idiossincrasias, incentivando-se a participação de investigadores de diferentes áreas e de textos sobre diferentes meios artísticos. Sugerem-se os seguintes tópicos, ainda que a selecção de textos não estejam limitados por eles:

(3)

A experiência directa de guerra tratada pelos artistas no seu trabalho Práticas artísticas activistas em torno dos processos migratórios

Influências culturais e estéticas produzidas pelo fluxo migratório durante períodos intensos de guerra

Manifestações estéticas acerca de contextos e temáticas de guerra Migrações e Arte: Estudos de caso

Política Editorial

O volume monográfico, da responsabilidade e iniciativa do CIEBA, será publicado em versão impressa até Dezembro de 2016. Tratando-se de uma publicação académica, todos os textos serão submetidos a arbitragem científica, segundo o processo de revisão anónima por dois pares, feita pela Comissão Científica, que decidirá sobre a aceitação ou rejeição do texto, assim como sobre eventuais propostas de alteração do mesmo.

Os textos submetidos devem obedecer às regras de uma publicação científica e serem originais, ou seja, não poderão ter sido publicados em outras revistas ou websites.

Os textos serão avaliados tendo em conta a sua teorização, reflexão crítica, inovação e originalidade.

Atendendo às várias componentes da estrutura de um artigo académico, a avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios: resumo (clareza, objectividade e adequação); introdução (definição dos objectivos e do objecto de estudo); enquadramento teórico (estrutura, coerência, qualidade e rigor); metodologias (clareza e adequação); conclusões (coerência dos resultados em função dos objectivos, adequação das recomendações); bibliografia (actualização e estado da arte do tema);

escrita (clareza e qualidade); material complementar: imagens/ilustrações/tabelas/quadros (qualidade, rigor e adequação); dimensão do artigo (adequação); relevância, originalidade e criatividade.

Chamada para participação:

Tendo em conta os objectivos internacionais da publicação, convidamos a comunidade científica nacional e estrangeira a contribuir com um texto que se insira no tema proposto e respeite a Política Editorial.

O s t e x t o s d e v e m s e r e n v i a d o s a t é 3 1 d e J u l h o d e 2 0 1 6 p a r a o e m a i l : artglobalperspective@belasartes.ulisboa.pt

O autor deve referir o nome pelo qual deseja ser citado, contacto telefónico, e-mail publicável e afiliação institucional. A identificação do autor, entre outras informações que possibilitem a sua identificação, devem ser ocultadas do texto, uma vez que os artigos são submetidos a um processo de arbitragem científica sob anonimato. As notas biográficas devem, por sua vez, ser enviadas em documento separado.

(4)

Após a revisão, os autores serão notificados do parecer dos árbitros e ser-lhes-ão enviadas as “Fichas de Avaliação” respeitantes ao seu trabalho. Se o parecer for positivo à publicação, os autores serão convidados pela Comissão Científica a considerar as sugestões dos árbitros.

Normas de Redacção

Formatação: Microsoft Office Word

Tipo de letra: Times New Roman; tamanho 12 pt.

Numeração das páginas: Sequencial Notas de rodapé: Numeração automática

Parágrafos: Alinhamento à esquerda com duplo espaçamento, não indentados.

Tamanho: Entre 20 000 e 40 000 caracteres (sem espaços).

Língua: Português e Inglês.

Título: Claro e sintético em maiúsculas.

Subtítulo: Opcional.

Resumo: Os resumos dos textos não devem exceder 1 000 caracteres (com espaços).

Palavras chave: Para cada texto deverão ser indicadas até 5 palavras chave.

Nota biográfica sobre o autor: Nome completo; Afiliação Institucional; Contacto de email

Citações: Devem ser acompanhadas pela referência à obra citada segundo o sistema Harvard (apelido do autor, data, página).

Bibliografia: A bibliografia deve ser nomeada de 'Referências', apresentando as fontes citadas sequencialmente e não as subdividindo, respeitando contudo as diferentes formulações tipológicas referentes à natureza das fontes, como se apresenta a título exemplificativo:

Monografia - |Apelido|, |Inicial do nome|. (|ano|) |Título completo da monografia. |Local|: | Editora |. ISBN | código |.

Periódico - |Apelido|, |inicial|. |inicial|. (|ano|), ‘| Título completo do artigo citado |’ | Nome completo do periódico |. ISSN: |código|. Vol. |volume|, Nº |número|, p. |intervalo págs|.

Para esclarecer os casos não considerados nestes exemplos, os autores deverão consultar as normas de publicação referentes ao sistema Harvard.

Ilustrações: Fotografias, desenhos, quadros, gráficos, mapas, devem ser digitalizadas a 300 dpi’s (mínimo), em formato jpg ou tif; Cada imagem digital deverá ser gravada num ficheiro; No texto

(5)

deverá ser mencionado o local exacto onde cada ilustração deve entrar, do seguinte modo: fig.1;

fig.2; etc.;Deverá ser entregue um ficheiro independente com a relação de todas as imagens, legendas, e respectivos ficheiros que contêm essas mesmas imagens; No caso de os autores incluírem qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade destes obter a autorização escrita e assumir os seus eventuais encargos. Os créditos devem ser fornecidos para cada uma das ilustrações do seguinte modo: autor, data, copyright.

***********

Call for Papers

Migration Processes and artistic practices in wartime: From the twentieth century to the present

Monograph Publication (Global Art Monograph Series) Deadline: 31st of July

Organization and Production:

Program Art in a Global Perspective

http://artglobalperspective.fba.ul.pt/pt/en_home/en_home.html

CIEBA - Artistic Studies Research Centre, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

http://www.belasartes.ulisboa.pt/

Editorial Coordination:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA – FBAUL) Executive Board:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA – FBAUL) Fernando Rosa Dias (CIEBA – FBAUL)

Fernando António Baptista Pereira (CIEBA – FBAUL) Scientific Board:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA/FBAUL) Fernando Rosa Dias (CIEBA/FBAUL)

Rui Oliveira Lopes (Faculty of Arts and Social Sciences, Universiti Brunei Darussalam, CIEBA/

(6)

FBAUL)

Margarida Brito Alves (IHA/FCSH/NOVA) Giulia Lamoni (IHA/FCSH/NOVA)

Isabel Araújo Branco (CHAM/FCSH/NOVA) Inês Espírito Santo (CIES/IUL)

Fernando José Pereira (i2ADS/FBAUP) About the Project:

In order to maintain the regularity of the annual project program 'Art in a Global Perspective', from CIEBA - Artistic Studies Research Centre, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, it is proposed to publish a monographic volume about the artistic dynamics in the context of war. Taking into account the goals of the program, the theme is intended to be treated with different historical and geographical perspectives around the globe. It is also intended that the monographic volume, focusing on arts, translates a reflection on the question not only in the context of the aesthetics but also in the context of the politics and sociology. It is encouraged the participation of researchers from different areas and texts on different artistic media.

Migration Processes and artistic practices in wartime: From the twentieth century to the present

Since the beginning of the twentieth century until the present the world was marked by numerous and different migration processes. Although the armed conflicts and wars that took place during this period are not the only cause of migration, it is a fact that those events have motivated large and complex migration processes. The World Wars I and II are historically the most prominent wars but before, during and after those conflicts different people around the world have been exposed to war.

Nowadays, there are wars taking place practically all over the world that are the source of large migratory movements.

It is proposed to consider this issue in the context of the arts. Among those who migrate are artists from different areas, as the visual, the literary, performing or musical. Artists who have their experiences and communicate them through art. Among the countries that receive those migrants, are also artists. Artists who receive those experiences and symbolize them.

In these migration processes, the neoliberal condition that dominates the world it is highlighted, such as the unfair or xenophobic immigration policies. But from those migration processes result also new dynamics and sharings that, at the level of culture and art, are not reduced to the relationship between two spaces and that can trigger proposals and new artistic practices that articulate the local and the global, that mix popular and cultural distinct traces and transform them into new artistic poetics.

The proposed topics for interdisciplinary discussions are:

(7)

- The direct experience of war depicted by the artists in their work - Activists artistic practices around the migration processes - Migration and Cultural Transfer

- Aesthetic manifestations about contexts and themes of war - Migration and Art: Case Studies

The Program 'Art in a Global Perspective' invites proposals from scholars, curators, researchers, and graduate students working in the field of modern and contemporary art that respects the Proposal Theme and Editorial Policies.

T h e t e x t s s h o u l d b e s u b m i t t e d u n t i l 3 1 s t o f J u l y t o t h e e m a i l : artglobalperspective@belasartes.ulisboa.pt

Authors should indicate the name by which want to be quoted, telephone number, email and affiliation. The identification of the author, among other information allowing the identification must be hidden in the text, since the texts are submitted to a peer review process under anonymity.

Biographical notes are, in turn, be sent in a separate document.

After the review, the authors will be notified of the opinion of the arbitrators and be sent to them the

"Evaluation Sheets" relating to their work. If the opinion is positive to the publication, authors will be invited by the Scientific Board to consider the suggestions of the referees.

Editorial Policies

The monographic volume will be published until December 2016. All submitted articles will undergo a double-blind peer-review process by two referees chosen by the Editorial Coordinator from the Scientific Board.

All submitted articles should be original texts and not submitted for the consideration of other other publications.

That will be accept articles that demonstrate a good theoretical frame, a critical and reflexive point of view, innovation and originality. Taking in consideration an article’s structure, the following criteria will be also considered: abstract (clarity, objectivity, adequacy); introduction (definition and clarity of objectives); theoretical framework (structure, coherency, quality and scientific accuracy);

methodologies (clarity and adequacy); conclusions (consistency of findings regarding the objectives set, apropriate recommendations); bibliography (references update, and state of the art of the theme); writing (clarity and quality); complementary material: images/illustrations/tabels/shemes (quality, accuracy and adequacy); article dimension (adequacy); relevance, originality and criativity.

Editorial Guidelines

Application:Microsoft Office Word Font:Times New Roman; font size 12 pt.

Page numbering:Sequential

(8)

Footnotes:Automatic numbering

Paragraph: Left side alignment with double spacing, no indentation Size: Between 20 000 and 40 000 characters (without spaces).

Language: Portuguese and English Title: Clear and concise in capital letters.

Subtitle: Optional.

Abstract: Abstracts to the articles should not exceed 1 000 characters (including spaces).

Keywords: A maximum of 5 keywords should be included with the article.

Short biography of the author(s): Full name, Institutional affiliation, Email.

Quotes: Must be made by an abbreviated author-date reference (Harvard System)

Bibliography: All bibliography should be nominated by 'References' and be presented in a sequencial way. Please consult the Harvard bibliographic style.

Images: Photos, drawings, tables, graphs and maps should be supplied either as a hard copy or scanned at 300 dpi’s (minimum), in jpg or tif format. Each digital image should be saved in a different file. The text should refer to the exact location where the image is to be inserted in the following manner: fig. 1; fig. 2; etc.; A separate file should be supplied with a list of all the images, their respective captions and files containing the images. Authors whose submitted work includes any material requiring third party authorization, will be responsible for obtaining a written authorization for publication and for any costs that might arise from such an authorization. Credits should be given for each image as follows: author, date, copyright.

Contact Info:

Editorial Coordination:

Cristina Pratas Cruzeiro (CIEBA – FBAUL) Contact: Cristina Pratas Cruzeiro

artglobalperspective@belasartes.ulisboa.pt

Organization and Production:

Program Art in a Global Perspective

CIEBA - Artistic Studies Research Centre, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

(9)

http://www.belasartes.ulisboa.pt/

Contact Email:

artglobalperspective@belasartes.ulisboa.pt URL:

http://artglobalperspective.fba.ul.pt/pt/en_home/en_home.html

Referências

Documentos relacionados

As suas ideias sobre o espaço, o corpo, a anonímia, o papel do artista e o uso da fotografia como forma de reduzir distâncias em comparação com as técnicas de expressão

(1) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (FBAUL), Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) – Secção de Escultura, Largo da Academia

The following pages contain paintings by Leipzig artist Arno Rink and Neo Rauch, both works are outstanding and important for the individual process and

Esses dados sobre nossos padrões de atividade na cidade - geralmente chamados de dados  'locais' ou 'geoespaciais' - são uma mina de ouro para os proprietários de aplicativos. Ele

João - Although your work has many elements of hard-science-fiction, a characteristic that could bring out the most tangible change to our world, it doesn't lack any fantastical

2012 – Membro do júri das provas de mestrado em Arte Multimédia / Especialização em Audiovisuais (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) de Rita

A percepção do todo que, segundo Deleuze, não resulta da soma das partes que compõem a unidade da imagem, mas aponta para o resultado de um novo «produto», uma unidade, parece

* Doutor em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor da Faculdade de Belas-Artes da mesma instituição.. Ir-se-á, primeiro, fazer um enquadramento da