• Nenhum resultado encontrado

ATA NÚMERO 22/XIII/1.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA NÚMERO 22/XIII/1.ª SL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

ATA NÚMERO 22/XIII/1.ª SL

Aos 5 dias do mês de abril de 2016, pelas 16:30 horas, reuniu a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

1. Audiência da Artemrede, para apresentação do trabalho que desenvolve e dos desafios inerentes à realização do 1.º Fórum Político, previsto para o próximo mês de maio (16h30);

2. Informações;

3. Apreciação e votação das atas das reuniões anteriores;

4. Outros assuntos.

________________________________________________________________________

1. Audiência da Artemrede, para apresentação do trabalho que desenvolve e dos desafios inerentes à realização do 1.º Fórum Político, previsto para o próximo mês de maio;

Os representantes da Artemrede agradeceram a concessão da audiência e fizeram uma breve resenha histórica do projeto. A Artemrede foi criada em 2005 como instrumento de apoio aos teatros e cineteatros existentes e inclui, atualmente, 14 câmaras. Do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020, destacam-se as seguintes prioridades estratégicas:

 Inscrever a cultura no centro das políticas governativas;

 Integrar estratégias de desenvolvimento territorial local;

 Qualificar a atividade cultural dos associados da Artemrede;

 Reforçar os laços da cultura e das artes com o território e a população;

 Abrir a Artemrede ao exterior e crescer de forma criteriosa e governável;

 Garantir a Sustentabilidade económica da Artemrede;

 Melhorar a governança e o planeamento estratégico;

 Desenvolver iniciativas de formação especializada e de aprendizagem contínua;

 Desencadear um processo de internacionalização.

A Artemrede elegeu duas áreas prioritárias de intervenção: a programação e a formação, dirigida esta última aos profissionais de cultura dos municípios associados.

Referiram-se à realização da primeira reunião de autarcas, que vai ter lugar em Abrantes, no próximo mês de maio, em que se discutirá a importância da dimensão cultural nas políticas públicas, tendo endereçado um convite aos Deputados para estarem presentes.

Intervieram, de seguida, os Senhores Deputados Helga Correia (PSD), Gabriela Canavilhas (PS), Jorge Campos (BE), Vânia Dias da Silva (CDS-PP) e Diana Ferreira, que

(2)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

2

saudaram os representantes da Artemrede pelo trabalho que desenvolvem e colocaram- lhes algumas questões.

Em resposta, os representantes da Artemrede defenderam a existência, em cada uma das salas de espetáculo, de uma equipa técnica, de um diretor e de financiamento para programação e afirmaram que o serviço educativo e a abertura ao exterior constituem preocupações dos membros que integram o projeto.

Esclareceram ainda que se trata de um projeto agregador de várias valências, que procura colmatar fragilidades identificadas. Procura-se que os projetos semeiem a possibilidade de qualificação das pessoas e ainda a interdisciplinaridade e o envolvimento dos diferentes públicos. Terminaram, afirmando que pretendem um projeto integrador e não mercantilista, numa relação de simbiose entre o poder central e local.

A documentação da audiência, incluindo as gravações áudio e vídeo, encontra-se disponível na página internet da Comissão.

2. Informações;

2.1. A Senhora Presidente transmitiu as seguintes informações resultantes da reunião de Mesa e Coordenadores, realizada imediatamente antes da reunião da Comissão:

 Relativamente à conferência parlamentar sobre Televisão Digital Terrestre (TDT), foi consensualizado o seguinte:

 Data: 24 de maio, à tarde;

 Local: Sala do Senado;

 Oradores: foram apresentadas as seguintes propostas:

Senhor Deputado Jorge Campos: Alberto Arons de Carvalho, Artur Pimenta Alves e Sérgio Denicoli.

Senhora Deputada Gabriela Canavilhas: Ismael Augusto e Pedro Braumann.

 Programa;

Sessão de abertura

Presidente da Assembleia da República

Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Intervenções dos oradores (3 ou 4)

Debate entre os participantes

Pausa

Continuação do debate

Intervenções dos representantes dos Grupos Parlamentares Sessão de encerramento

Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

(3)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

3

 No que concerne à audição pública sobre o setor da Comunicação Social, por requerimento do PCP, foi consensualizado o seguinte:

 Data: 31 de maio, da parte da tarde;

 Local: Sala do Senado;

 Programa:

Sessão de abertura

Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Debate entre os participantes, com intervenções livres

Pausa

Continuação dos trabalhos

Intervenções dos representantes dos Grupos Parlamentares Sessão de encerramento

Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto 2.2. Transmitiu que baixou à Comissão, para discussão e votação na especialidade, o

Projeto de Lei n.º 143/XIII (PS) - Segunda alteração à Lei n.º 28/2000, de 29 de novembro, que define e regula as honras do Panteão Nacional.

Havendo necessidade de fixar os procedimentos a adotar, nomeadamente no que se refere ao eventual pedido de pareceres, e ainda sobre a fixação do calendário para apresentação de propostas pelos Grupos Parlamentares e para a discussão e votação na especialidade, foi deliberado agendar esta questão para a reunião de 13 de abril.

2.3. Informou que a Federação Portuguesa de Golfe dirigiu um pedido de audiência à Comissão, tendo o mesmo sido encaminhado para o Grupo de Trabalho do Desporto, para agendamento.

2.4. Referiu-se ainda à resposta da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social ao pedido de parecer da Comissão sobre o Projeto de Lei n.º 98/XIII (BE) – Alarga a oferta de serviços de programas na TDT, garantindo condições técnicas adequadas e o controlo do preço, já distribuída a todos os Senhores Deputados da Comissão, que refere que “o Conselho Regulador, reunido em 30 de março de 2016, verificou não lograr adotar parecer sobre o Projeto de Lei n.º 98/XIII/1.ª do BE, uma vez que não foi possível reunir os três votos favoráveis estatutariamente necessários para a tomada de deliberações por este órgão”.

Ainda sobre esta questão, fez alusão ao contributo recebido na Comissão, da Prof.

Doutora Raquel Alexandra Castro, Vogal do Conselho Regulador da ERC, que contém as suas reflexões individuais sobre aquela iniciativa legislativa.

O Senhor Deputado Jorge Campos (BE) disse estranhar que a ERC não tenha sido capaz de emitir um parecer e fez referência à complexidade da matéria e aos vários interesses envolvidos. Relativamente ao contributo da Prof. Doutora Raquel Castro,

(4)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

4

considerou-o bem estruturado, embora corresponda a apenas uma visão do que está em causa.

A Senhora Deputada Gabriela Canavilhas (PS) considerou inaceitável que a ERC não tenha emitido parecer sobre uma matéria tão importante como esta e defendeu que a Comissão deveria emitir uma opinião sobre esta questão. Acrescentou ainda que esta é uma opinião individual, que não vincula o seu Grupo Parlamentar.

2.5. A Senhora Presidente informou ainda que foi recebido, na Comissão, o Relatório de Atividades do Provedor do Telespetador, relativo ao ano de 2015. Nesta sequência, a Comissão deliberou realizar audições com os Provedores do Telespetador e do Ouvinte, em data a acordar.

3. Apreciação e votação das atas das reuniões anteriores;

As atas das reuniões da Comissão de 29 e 30 de março de 2016 foram aprovadas por unanimidade.

4. Outros assuntos.

A Senhora Presidente referiu-se à necessidade de a Comissão consensualizar uma grelha de tempos para a audição do Senhor Ministro da Cultura, no dia 19 de abril, dado que a mesma deverá integrar rondas específicas para os requerimentos aprovados, do PSD e do PCP.

O Senhor Deputado Pedro Pimpão (PSD) afirmou que não tinha sido discutida nem decidida a possibilidade de a audição do Senhor Ministro da Cultura, por requerimento do PSD, ocorrer no mesmo dia da audição regular, tendo-se previsto, aliás, que a mesma ocorresse imediatamente a seguir à audição do Senhor Eng.º António Lamas.

A Senhora Presidente disse ter percebido que existia esse entendimento, daí ter colocado a questão das grelhas para discussão.

O Senhor Deputado Pedro Pimpão (PSD) afirmou que, qualquer a solução que vier a ser encontrada relativamente às grelhas de tempos diminuirá sempre a participação dos Deputados, ao que a Senhora Presidente respondeu que haverá flexibilidade e tolerância na gestão dos tempos.

Nesta sequência, foi consensualizada a grelha de tempos para a audição do dia 19, que se anexa à presente ata.

A reunião foi encerrada às 18:00 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 5 de abril 2016

A PRESIDENTE (EDITE ESTRELA)

(5)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

5

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Andreia Neto António Cardoso Carla Sousa

Cristóvão Simão Ribeiro Diana Ferreira

Diogo Leão Edite Estrela Firmino Pereira Gabriela Canavilhas Helga Correia João Torres Jorge Campos Luís Monteiro Norberto Patinho Pedro Pimpão

Sara Madruga da Costa Susana Lamas

Teresa Caeiro

Luís Marques Guedes Maria Augusta Santos Vânia Dias da Silva

Estiveram ausentes em Trabalho Parlamentar os seguintes Senhores Deputados:

Joana Barata Lopes João Azevedo Castro João Pinho de Almeida Pedro do Ó Ramos

(6)

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

6 Grelha de tempos para a audição do Ministro da Cultura

19-04-2016 | 15h00

Oradores Minutos

Governo – intervenção inicial 10 m 1.ª Ronda

PSD 5 m

Governo 5 m

PS 5 m

Governo 5 m

BE 5 m

Governo 5 m

CDS-PP 5 m

Governo 5 m

PCP 5 m

Governo 5 m

2.ª Ronda – Requerimento PSD - Processo de exoneração do Eng.º António Lamas

PSD 5 m

Governo 5 m

PS 5 m

Governo 5 m

BE 5 m

Governo 5 m

CDS-PP 5 m

Governo 5 m

PCP 5 m

Governo 5 m

3.ª Ronda – Requerimento PCP - Situação da Fundação Côa Parque

PCP 5 m

Governo 5 m

PSD 5 m

Governo 5 m

PS 5 m

Governo 5 m

BE 5 m

Governo 5 m

CDS-PP 5 m

Governo 5 m

4.ª Ronda

Grupos Parlamentares 15 m

Governo 15 m

Grupos Parlamentares 15 m

Governo 15 m

Total 220 minutos

Referências

Documentos relacionados

b) se o arrendatário iniciar, nos 12 meses seguintes à extinção do contrato, uma diferente atividade industrial, comercial ou de prestação de outros serviços, ou se não

A Presidente da Associação deu os esclarecimentos solicitados, dizendo que os doentes têm tido acesso ao medicamento inovador, embora este não esteja ainda

O Deputado Moisés Ferreira apresentou o Projeto de Resolução n.º 190/XIII/1.ª, que recomenda ao Governo que «assuma a gestão pública da unidade de cuidados continuados

Discussão do Projeto de Resolução n.º 138/XIII 1ª, do PCP, «Pela melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo» e do Projeto de Resolução n.º

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

Discussão do Projeto de Resolução n.º 65/XIII/1ª, do BE, que «Recomenda ao Governo a imediata extinção do Centro Hospitalar do Algarve e a valorização do Hospital

Em 2017, o Despacho conjunto 1249/2017 do Ministério da Saúde e Ministério da Defesa Nacional, de 23 de janeiro, instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial para a

Entende a ANMP que estes encargos só deverão ser suportados pelas entidades empregadoras públicas se e enquanto os trabalhadores em funções públicas exerçam as