• Nenhum resultado encontrado

Confie no Senhor Salmo 37:05. Introdução :

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Confie no Senhor Salmo 37:05. Introdução :"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Confie no Senhor 05-08-2020 Salmo 37:05

Introdução :

Deus em sua infinita sabedoria fez o homem dotado de sentimentos, esses sentimentos norteiam a maneira de viver, e sentir as pessoas e ambientes. A medida que crescemos e amadurecemos somos treinados pelo Espírito Santo através das situações por Ele geradas, ou por nós mesmos, ao lidar com esses sentimentos, uns mais, outros menos, uns antes outros depois, mas enfim todos somos submetidos a experiências que nos fazem crescer.

Entre estes muitos sentimentos existe a Confiança, ela é o que podemos chamar de

sentimento de base sobre o qual todos os outros sentimentos vão ser pautados, a confiança funciona tanto no individual como no coletivo, podemos confiar em nós mesmos, e podemos confiar em outras pessoas. A confiança rege relacionamentos e faz com que eles se

aprofundem uma vez que ela se estabelece, pois um de seus frutos é a segurança, e uma pessoa ou um grupo seguro realiza proezas. Podemos ver isso no caso da Torre de Babel.

Nós Cristãos somos orientados pela Palavra de Deus a depositarmos nossa confiança em

Deus, e a partir daí desenvolver nossos relacionamentos, quando confiamos em Deus usamos

suas regras de conduta moral, ética, e espiritual, isso nos conduz a caminhos seguros tanto

quando se trata de confiar em nós mesmos, quanto quando se trata de confiar em outras

(2)

Não é errado confiar em alguém ou si mesmo, pelo contrário, isso é necessário para que possamos realizar nossas tarefas mesmo as mais básicas, errado é confiarmos só em nós mesmos, ou só em outros como nós, ou ainda colocar nossa confiança nas coisas, ou em pessoas acima da confiança em Deus, isso tira Deus do patamar mais alto de nossas vidas e inverte a escala de prioridades, e isso compromete nossa capacidade de julgamento quando nossos princípios forem testados. Todas as nossas decisões erradas foram tomadas no momento em que Deus não estava no lugar mais alto de nossas vidas, e quem O tirou de lá fomos nós! De alguma forma o removemos porque decidimos confiar mais em outra pessoa, em nós mesmos, ou em alguma coisa, mais do que confiar em Deus.

Não é fácil confiar em alguém que você não vê, mas foi para gerar um povo que não se move por vista, que Jesus morreu portanto CONFIE NO SENHOR !

1- Uma análise sobre a confiança

a) Deus nos deu esse sentimento, e através dele podemos controlar o medo, e atingir a segurança em Deus.

b) Tudo gira em torno do CONTROLE, o que você faz com o controle de sua vida, você o assume, dá a outra pessoa, ou entrega a Deus? Pense nisso : E se Deus criou a confiança, para que você ao confiar Nele, entregue a Ele o controle ! “Entrega o teu caminho”

Isso explica muito na vida Cristã, o valor está em devolver a Deus aquilo que recebemos Dele

e tem valor inestimável, a nossa vida. Entregar o nosso caminho ao Senhor não se resume em

ficarmos sem nenhum caminho, na verdade há uma troca envolvida nessa entrega, uma troca

onde somos por demais beneficiados, aqueles que aprenderam a entregar o seu caminho ao

(3)

Senhor recebem em contra partida O Caminho do Senhor, veja João 14:06.

c) Não confiar é paralisante, e solitário, nenhum homem consegue construir grandes coisas sozinho, ( não e bom que o homem esteja só ), o desconfiado vive seus relacionamentos em medo e confusão. Sabemos que não devemos confiar em qualquer um, e que devemos

selecionar o local de deposito de nossa preciosa confiança, mas ficar sem confiar está fora de questão, pois o homem nasceu para confiar e sem isso não se sentirá completo e em Paz no seu propósito.

Quem não confia, não entrega, sem entrega não se recebe, sem receber a morte vence.

2- A confiança é a chave para o controle.

a) Controlar a sua vida é possível para você? A medida que envelhecemos esta resposta faz cada vez mais sentido. Uma pessoa equilibrada emocionalmente sabe discernir os benefícios de abrir mão de sua vontade que lhe dá uma sensação de controle para entregar tudo nas mãos do Senhor. Pense : Todos os milagres que aconteceram em sua vida, ocorreram quando você já não tinha mais o controle e consciente ou obrigado pela situação decidiu entregar o controle ao Senhor, e aí o Milagre aconteceu.

Deus não realiza milagres quando nós estamos no controle, para que a Glória não seja reivindicada por nós, e Ele não tenha que dividi-la conosco.

Quem é equilibrado a ponto de Confiar em Deus e entregar o controle a Ele, experimentará o

Sobrenatural Caminho do Senhor, que opera por milagres na Terra.

(4)

b) Quando temos o controle, perdemos o controle ! Isso faz sentido para você?

Para responder a isso basta pensar: Quantas vezes você já entrou em confusão? E o medo lhe paralisou? Esse é apenas um exemplo de momentos onde se evidenciou a incapacidade

humana de gerenciar a si mesmo, e a necessidade de entrega ao criador. Existem coisas em nosso passado que definitivamente gostaríamos de apagar, fizemos e nem sempre

conseguimos explicar o porque fizemos, isso demostra que de forma silenciosa e imperceptível perdemos o controle sem perceber e o que provocou em nós a falta de sensibilidade para perceber que perdemos o controle? A confiança ! A confiança pode agir como um inibidor dando a nós a falsa segurança de que está tudo bem e sobre controle quando na verdade não está, e aí o mal vem.

Um escalador confia cegamente em sua corda, até que um dia ela o traí e ele morre, quando depositamos nossa confiança, em nós mesmos, em alguma coisa, ou em alguém diferente de Deus, isso fatalmente acontecerá.

c) A pergunta a ser respondida aqui é, quem está no controle de sua vida? Esta resposta revelará onde está depositada a sua confiança.

3- Confiança se constrói, conquista, é um fruto, um resultado de uma caminhada.

a) Não entregamos nossa confiança a qualquer um, a intimidade nos leva a abrir a guarda, e a

entrega. Observe que o povo no deserto não segue a Deus ou a Moisés, sem que antes eles

houvessem passados juntos por 10 pragas que produziram experiências milagrosas juntos,

Deus não quer que você entregue o teu caminho de forma emocional, acidental ou forçada,

Deus quer que você entregue o seu caminho porque descobriu que Ele é o Melhor Caminho.

(5)

b) Quando somos íntimos de alguém, passamos a confiar coisas a este alguém que não confiamos a outro, é um nível totalmente diferente e profundo, e isso nos deixa seguros, ninguém caminha bem na insegurança.

c) Tão importante quando confiar, é confiar de forma inteligente e não emocionalmente

desiquilibrada, devemos lembrar que ao depositar nossa confiança no luar certo podemos ser abençoados, crescer, e ganhar tempo, podemos também ser atingidos por mingua, perca de tempo e maldição se não soubermos onde e em quem depositar nossa tão preciosa confiança.

Imagine investir anos de sua vida na construção de um prédio, que depois de construído foi condenado a demolição, esse é o sentimento daqueles que confiaram cegamente fora de Deus.

4- Três lugares onde as pessoas depositam sua confiança, Sl 20:07

4.1 ) Os que confiam em Carros.

(6)

- Confiar em Carros fala de confiar naquilo que o homem faz, fez, ou pode fazer, exemplos : Coisas feitas pelas mão humanas tais como estruturas, sistemas , estratégias, construções, riquezas.

A confiança nessas coisas é o caminho da idolatria velada, aquela que é sutil na qual

substituímos Deus sem perceber por alguma coisa que nos dá uma sensação de segurança temporária, pois tudo que é do homem é temporário.

O principio a ser percebido e entendido aqui é :

Nunca se esqueça que confiança gera dependência.

Sempre há um nível de dependência quando confiamos, é por isso que as pessoas se frustram, quando confiam em algo feito pelo homem pois não é duradouro é perecível é suscetível a corrosão da traça ( Lc 12:33), e quando isso acontece nos sentimos traídos.

Imagine um homem que confiava tanto em seu navio que resolveu viajar nele em um cruzeiro, e durante a viajem ele declarou durante um jantar que ele havia projetado aquele navio, e que aquele navio era tão seguro que nem Deus podia afundá-lo, tente imaginar agora a frustração dele quando recebeu a informação do comandante do navio de que um iceberg havia rasgado o casco do navio e ele estava condenado a afundar. Pois bem é assim que nos sentimos quando confiamos no que o homem pode fazer, fez, ou fará.

- Mt 19:21 O Menino rico que confia no dinheiro.

(7)

a) Sua confiança estava na riqueza, deste mundo. Há muitas pessoas que ainda não

experimentaram o verdadeiro suprimento de Deus, quando você confia no Senhor Ele se torna seu Pastor e passa a prover todas as coisas em sua vida, viver na dependência de Deus desde as pequenas coisas é algo pedagógico para que possamos superar bem no momento das grandes dependências.

“E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”

Ninguém entra no céu sendo dono, nós entramos no céu sendo Filhos que servem. Esta condição nos torna aptos a receber o que precisamos Dele.

b) Quando confiamos nas coisas que temos ou fazemos, vivemos em confusão e dúvida, veja que o menino rico faz uma pergunta a Jesus, ele tinha dúvidas, mesmo fazendo tudo que podia, mesmo tendo tudo que tinha. A dúvida é um sintoma de alguém que depositou sua fé

“Nos Carros”, ou seja em coisas, os sistemas humanos, as coisas que o homem faz, não podem responder a todas as perguntas da alma humana porém responde algumas e é por responder a algumas que muitas pessoas acreditam que com o tempo todas as respostas viram, mas não é assim, coisas materiais não podem responder anseios espirituais. No fim o homem se sente confuso e incompleto e apesar de rico no mundo ele era pobre demais para o Céu preparado por Cristo.

c) A confiança naquilo que o homem faz, é recompensada com INSEGURANÇA. A bíblia diz que quem confia no Senhor possui uma característica Básica: Segurança! Lembre-se que os que confiam no Senhor não se abalam, assim como são os montes de Sião. Aqui o Salmista es tá falando de segurança !

(8)

Veja que o menino rico era inseguro, a insegurança impede você de deixar o que precisa deixar, a insegurança retém a oferta a entrega, e quando estamos inseguros geralmente erramos por ficar paralisados pelo medo, sim, medo de perder as coisas deste mundo. O menino tinha medo de perder a herança que tinha ganhado, e esse medo trouxe a insegurança a insegurança e o medo paralisaram suas mãos e ele não ofertou aos pobres como Jesus recomendou, e por fim veio a troca, sim , ele trocou Jesus pela herança.

d) A confiança naquilo que o homem faz, leva as pessoas a viverem de sistemas, é o chamado

“Religiosismo”, que é a confiança em uma repetição sem sentido para si mesmo, ou seja as pessoas praticam coisas que não sabem seu significado, nem seu propósito. Não andam, são empurradas, não pescam, recebem o peixe na mão, não respeitam a Deus tratam Ele como um sistema bancário ou como um remédio hospitalar. Isso se reflete em vida cristã aparente mas por dentro o tumulo está caiado, não querem relacionamento e intimidade, querem apenas coisas.

O menino vivia um sistema assim “Tudo isso eu já faço desde criança”, o fazer é do homem, mas o VIVER é de Deus. Viva o evangelho, não faça o evangelho.

O menino tinha um pé atrás, não confiava, quem não confia não pode entrar no sobrenatural, ou você mergulha de cabeça no Reino e vive o milagre ou vai gastar a herança terrena até que um criador de porcos te contrate. (Lc 15:15)

- Gn 11:01-09 O Povo que confiava na Torre que estavam construindo

(9)

a) O povo estava construindo uma torre na terra para se livrar de um juízo do céu. A torre estava na Terra mas a chuva do diluvio veio do Céu, e isso os deixou inseguros, pois sabiam que podia acontecer denovo, mas em vez de confiar em Deus e mudar de vida eles resolveram confiar na torre e continuar vivendo como estavam. É incrível o que o homem é capaz de fazer para não mudar seu comportamento, ele constrói torre para impedir o afogamento no dilúvio, poe remendo velho em vestido novo (Mt 09:16), tudo para não se render ao fato de que precisa apenas confiar em Deus para mudar de vida. Isso é confiar em CARROS, confiar que aquilo que eu faço pode me livrar de Deus ou do Diabo, mas o fim disso é a confusão.

Perceba que eles podiam ter tentado se entender, afinal mais tarde todos se entenderam e começaram até a fazer comércio entre si, então porque não retomaram a construção? Porque quando a Biblia diz que Deus confundiu a língua deles não está apenas dizendo que os

idiomas mudaram mas também está dizendo que o projeto já não era mais confiável, o prédio já não era mais a resposta para o problema. Quando confiamos nas coisas feitas pelas mãos humanas estamos fadados a ter obras inacabadas em nossas vidas, verdadeiros monumentos de tempos em que confiávamos nas coisas, nos carros, e não em Deus.

b) A confiança é base para o relacionamento, quando confio em coisas o relacionamento com o outro fica prejudicado. Ninguém gosta de um relacionamento pautado em coisas, afinal não há confiança, observe as histórias do chamado: Golpe do Baú. Era um casamento onde um dos cônjuges estava casando não porque queria um relacionamento sério e duradouro mas sim porque estava interessado no que o outro tinha. Você casaria com uma pessoa assim?

Construiria uma torre com ela? Quando a confiança vai embora, os projetos ficam pela metade.

Eles não retomaram o projeto porque um não confiavam mais no que o outro podia construir.

4.2) Os que confiam em Cavalos

(10)

Quando um homem confia apenas em si mesmo, torna-se ladrão da glória de Deus.

Enquanto os que confiam em carros, confiam naquilo que o homem pode fazer e seus sistemas inanimados, os que confiam em Cavalos são aqueles que confiam no que o homem é ou

representa. Carros fala dos ídolos feitos pela mão humana, enquanto cavalos são os ídolos vivos, os homens em si, cavalos falam de força, a força do braço humano.

Pessoas que depositam sua confiança ou em si mesmo ou em outra pessoa, e não em Deus acabam se frustrando. Pessoas frustram pessoas !

Quem nunca se decepcionou com alguém? Porque isso ocorreu? Porque ele errou? Não ! vocês dois erraram, um em pecar e o outro em depositar toda a sua confiança na força humana, isso é confiar em Cavalos.

Quando confiamos no homem corremos o risco de idolatrá-lo sem perceber, precisamos lembrar que o homem é pó, e ao pó retornará, o pó está corrompido e é pecador capaz de errar, por isso confiar no homem só é possível se o homem estiver em Deus, ou seja confiar no Deus do homem. Nunca seremos completo confiando em nós ou em outro homem, isso é vão.

Pv 03:5 Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

a) Jeremias 17:05 Quando colocamos nossa confiança no que o homem é e não em quem ele representa somos amaldiçoados.

(11)

Quando minha confiança está apenas em mim mesmo ou apenas em outro homem, a prioridade passa ser o homem. Um sintoma disso é que Deus não é mais consultado, e

passamos a agir tomando o lugar de Deus em nossas vidas, a autoconfiança nos serve e deve haver, mas ela pode se tornar perigosa quando passamos a crer apenas em nós. Lc 10:27/ Mt 04:07

b) Você depende de quem você adora !

Esta verdade nos ajuda a saber se estamos na rota certa ou se estamos adorando a nós mesmos ou a outro homem. De quem você tem dependido? Essa resposta esclarecerá onde sua confiança tem sido depositada e denunciará que é seu Deus !

4.3) Os que confiam no Senhor e na força do Seu Nome !

Confiar em Deus é uma questão de sobrevivência, pois sem Ele as trevas nos esmagariam, a diferença de poder entre a humanidade e as trevas é brutal.

Jesus nos deu seu Nome, e Nele podemos confiar ( Mc 16:17)

(12)

Confiar no Senhor é o que nos mantém como os Montes, sem sair do Lugar mesmo que venham os terremos. Sl 125

a) Os montes de Sião cercam a cidade de Jerusalém trazendo a ela segurança geográfica, quando confiamos no Senhor somos como os montes : Estamos sempre no mesmo lugar aconteça o que aconteça, ou seja somos referência, faróis !

b) Os montes de Sião são confiáveis, ou seja quem confia no Senhor é confiável ! Fala de caráter de Cristo, fala de alguém ensina o que vive.

c) Quem é monte de Sião vive a Eternidade na Terra ! “ Permanecem para sempre”

Se há alguém que aprendeu a confiar no Senhor é o irmão montanha, com ele não tem tempo ruim, ele vive seguro em Deus e passa segurança a todos a sua volta. Nunca está sob o muro, não tem duas palavras, com ele é sim, sim ou não não. Ele está firmado em Deus e vem o vento e correm os rios mas sua casa está sobre a Rocha.

Esse tipo de pessoa morreu para o mundo e vive para Deus, pois sua confiança está no Senhor !

Ap. Emerson Casburgo.

(13)

Referências

Documentos relacionados

“A Igreja sempre venerou as Escrituras divinas, como venerou ao próprio corpo do Senhor, porque, de fato, principalmente na sagrada liturgia, não cessa de tomar

Pode ser definida através de XSL (Extensible Stylesheet Language) ou CSS (Cascading Style Sheets) que são padrões utilizados para definir como os dados

O GMAT Medicamentos está sendo implantado no HPS e nos Prontos Atendimentos a implantação está prevista para 2018.. GERCON - módulo APAC/EXAMES e o módulo consultas

É lógico que pelo mesmo mecanismo que passa a lavagem de dinheiro com fins de defesa do patrimônio, passa o dinheiro oriundo de outros crimes que não são os fiscais.. O resultado

O uso contínuo de cocaína pode levar o cocainômano (viciado em cocaína) a ter efeitos físicos crônicos (distúrbios cardíacos, respiratórios/nasais e gastrointestinais) e psíquicos

Arrival Establishment and Expansion Impact (human perception) 1976 1951 ±4 1933 ± 3 1898 N S Galician Rias Baixas Douro Lis Tagus Mira 1889 ±10 a b. Figure 8 - A reconstruction of

A maioria dos proprietários florestais não se mostra muitas vezes recetiva ao investimento em medidas de proteção do solo após incêndios, devido ao baixo rendimento e ao alto risco

Com isso, podemos nos deparar com Oríkì não somente para os nossos Òrì sà, mas também para pessoas que foram sà, mas também para pessoas que foram grandes lideres,