• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PLANO ODONTOABET ESPECIAL. Nº Registro: /09-5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PLANO ODONTOABET ESPECIAL. Nº Registro: /09-5"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

PLANO ODONTOABET ESPECIAL

Nº Registro: 460.195/09-5

(2)

1/17 Edição 19/11/2014 REGULAMENTO

PLANO ODONTOABET ESPECIAL Nº Registro: 460.195/09-5

Coletivo por Adesão Vínculo: Associativo Segmentação: Odontológico

Sem Acomodação

Abrangência: Grupo de Estados

Atuação: Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal.

Pré Pagamento Sem Livre Escolha

Com Carências Sem Franquia Sem Coparticipação Sem Serviços Adicionais

(3)

2/17 Edição 19/11/2014 REGULAMENTO

PLANO ODONTOABET ESPECIAL

REGISTRO ANS: 460.195/09-5 - CÓDIGO ABET 4304 EDIÇÃO -19/11/2014

I. Atributos do Contrato II. Condições de Admissão

III. Coberturas e Procedimentos Garantidos IV. Exclusões de Coberturas

V. Duração do Contrato VI. Períodos de Carência

VII. Doenças e Lesões Pré Existentes

VIII. Atendimento de Urgência e Emergência IX. Acesso a Livre Escolha de Prestadores X. Mecanismos de Regulação

XI. Formação do Preço e Mensalidade XII. Reajuste

XIII. Faixas Etárias XIV. Bônus/Descontos

XV. Regras para Instrumentos Jurídicos de Planos Coletivos XVI. Condições da Perda da Qualidade de Beneficiário XVII. Rescisão - Suspensão

XVIII. Disposições Gerais XIX. Eleição do Foro

(4)

3/17 Edição 19/11/2014 I – ATRIBUTOS DO CONTRATO

1.1 O presente regulamento tem por finalidade a Prestação de Serviços continuada de Assistência a Saúde, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência médico-hospitalar visando à prevenção da doença, a recuperação e a manutenção da saúde, abrangendo a cobertura descrita no Rol de Procedimentos Médicos editados pela ANS, vigente à época do evento, com cobertura para todas as doenças do CID-10, em consonância com o inciso I, do art. 1º, da Lei no 9.656.

1.2 Por admitir e determinar direitos e obrigações individuais para ambas as partes, nos temos dos artigos 458 a 461, do Novo Código Civil, a natureza deste regulamento é bilateral e de adesão. Tem como características a onerosidade e a aleatoriedade, estando também sujeito às disposições do Código de Defesa do Consumidor.

II - CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

2.1 Para cada adesão deve haver um Associado Titular ou um Associado Honorário ou um Associado Pensionista ou Associado Referencial, da ABET, que responderá perante a Associação pelas obrigações decorrentes de sua admissão no plano, e/ou de familiares por ele inscritos, conforme prevê o Estatuto da ABET.

2.2 É facultado ao Associado Titular, ao Associado Pensionista ao Associado Honorário e Associado Referencial, designar um ou mais familiares seus, até o 4° grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade, como Beneficiários Titulares, para responder perante a ABET pelas obrigações decorrentes da inscrição no plano, de grupos respectivos de familiares, sem prejuízo de suas próprias responsabilidades na condição de Associado Titular ou Associado Honorário ou Associado Pensionista ou Associado Referencial

2.3 Entende-se por beneficiários as pessoas que se enquadram em uma das seguintes categorias:

a. Beneficiário Titular - podem ser Beneficiários Titulares:

a.1 - o próprio Associado Titular ou Associado Honorário ou Associado Pensionista ou Associado Referencial, quando optante;

a.2 - familiares do Associado Titular ou Associado Honorário ou Associado Pensionista ou Associado Referencial, até o 4° grau de parentesco, consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade

(5)

4/17 Edição 19/11/2014

b. Beneficiário Dependente – é o familiar até o 4° grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade, criança ou adolescente sob guarda ou tutela, curatelado, cônjuge ou companheiro do Associado Titular, do Associado Honorário, do Associado Referencial ou do Associado Pensionista, inscrito no plano sob a responsabilidade do Beneficiário Titular.

b.1 Entende-se por companheiro de beneficiário titular de plano privado de assistência à saúde pessoa do sexo oposto ou do mesmo sexo, que comprove a convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

2.4 A inscrição pode ser feita em qualquer dia útil do mês.

2.5 No caso de inscrição de contratante, menor de 18 anos de idade, na categoria beneficiário Titular, a formalização da inscrição deverá ser efetuada pelo Responsável Legal pelo menor.

2.6 Para a inscrição são necessários:

a- Uma Proposta de Adesão, por Beneficiário Titular ou grupo familiar, sem rasuras, assinada pelo Associado Titular ou Associado Honorário ou Associado Pensionista ou Associado Referencial,, pelos contratantes, nas categorias de Beneficiário Titular e Beneficiário Dependente, ou em caso de menor de 18 anos pelo Responsável Legal. A Proposta de Adesão qualifica o Beneficiário Titular, o Beneficiário Dependente, bem como o Representante Legal, devendo ser preenchido e assinado com o nome do beneficiário, filiação, data de nascimento, inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, Cédula de Identidade e Órgão Expedidor, e endereço completo.

b- Cópia do RG de cada contratante, e no caso de ser menor de 18 anos cópia do RG ou certidão de nascimento e cópia do RG do Responsável Legal. Na falta do RG apresentar documento oficial de identificação.

c- Cópia de documentos que comprovem o vínculo de parentesco, consanguíneo ou por afinidade, do contratante com o Associado Titular, Associado Honorário, Associado Pensionista ou Associado Referencial.

2.7 Para se inscrever no Plano, o Associado Titular, Associado Honorário, Associado Referencial, Associado Pensionista e o Contratante do plano, deverão estar em dia com suas obrigações financeiras junto à ABET com relação a mensalidades e/ou despesas. 2.8 Confirmadas as condições de admissibilidade da Proposta de Adesão, a ABET encaminhará, em no máximo 30 dias, cópia da Proposta de Adesão e o documento de cobrança bancária com a taxa de adesão e a 1ª mensalidade.

2.9 A ABET fornecerá a cada beneficiário inscrito no presente Regulamento, carteira de identificação do plano, cuja exibição será obrigatória sempre que os serviços ora contratados forem necessários, juntamente com documento de identificação do beneficiário.

(6)

5/17 Edição 19/11/2014

2.10 O filho adotivo, menor de 12 anos, que se inscrever no Plano, aproveitará os períodos de carência já cumpridos pelo beneficiário adotante.

2.11 Às crianças nascidas na vigência deste Regulamento, não caberá qualquer alegação de doença ou lesão preexistente, sendo-lhes garantida a assistência durante os 30 (trinta) primeiros dias de vida dentro da cobertura do plano, assim como, estará garantida a sua inscrição na operadora sem a necessidade de cumprimento de qualquer período de carência ou de cobertura parcial temporária ou agravo. Para a adesão efetivada a partir do 31º dia da data de nascimento ou da data da adoção, as carências deverão ser cumpridas integralmente.

2.12 O beneficiário se obriga, em caso de cancelamento do plano, a devolver a carteira de identificação do plano à ABET.

III – COBERTURAS E PROCEDIMENTOS GARANTIDOS

3.1 As coberturas e procedimentos garantidos por este plano de saúde seguem as diretrizes de utilização definidas pela ANS, em Rol próprio, o qual limita a cobertura assistencial, visando à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do plano.

3.2 O Plano garante todas as coberturas e procedimentos previstos no artigo 12, inciso IV, da Lei n.º 9656/98, incluindo a cobertura do exame clínico, de procedimentos diagnósticos, atendimentos de urgência e emergência odontológicos, exames auxiliares ou complementares, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais solicitados pelo cirurgião-dentista com a finalidade de complementar o diagnóstico do paciente, tais como, procedimentos de prevenção, dentística, endodontia, periodontia, prótese, cirurgia, e demais procedimentos previstos no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente à época do evento.

Procedimento Avaliação Clínica - Consulta - Diagnóstico Consulta odontológica de Urgência 24 hs

Diagnóstico anatomopatológico em material de biópsia na região buco-maxilo-facial Consulta odontológica inicial

Consulta odontológica de Urgência Prevenção em Saúde Bucal

Atividade educativa em saúde bucal Controle de biofilme (placa bacteriana) Profilaxia: polimento coronário

Aplicação tópica de flúor

Aplicação de selante de fóssulas e fissuras Cirurgia

Alveoloplastia

Apicetomia unirradiculares sem obturação retrógrada Apicectomia unirradiculares com obturação retrógrada Apicetomia birradiculares sem obturação retrógrada Apicectomia birradiculares com obturação retrógrada

(7)

6/17 Edição 19/11/2014 Apicetomia multirradiculares sem obturação retrógrada Apicetomia multirradiculares com obturação retrógrada Biópsia de boca

Biópsia de lábio Biópsia de língua

Cirurgia para torus mandibular – unilateral Cirurgia para torus mandibular – bilateral Cirurgia para torus palatino

Bridectomia

Exérese ou excisão de mucocele Exérese ou excisão de rânula Exodontia a retalho

Exodontia de raiz residual

Exodontia simples de permanente

Exodontia de permanente por indicação ortodôntica / protética Exodontia simples de decíduo

Redução cruenta de fratura alvéolo dentária Redução incruenta de fratura alvéolo dentária Frenulectomia labial

Frenulectomia lingual

Remoção de dentes inclusos / impactados Remoção de dentes semi-inclusos / impactados Aprofundamento/aumento de vestíbulo

Ulectomia Ulotomia Odonto-secção

Tratamento cirúrgico de hiperplasias de tecidos ósseos / cartilaginosos na região buco-maxilo-facial

Tratamento cirúrgico de tumores benignos de tecidos ósseos / cartilaginosos na região buco-maxilo-facial

Tratamento cirúrgico das fístulas buco sinusal Tratamento cirúrgico das fístulas buco nasal

Exérese ou excisão de cistos odontológicos / Pequenos Cistos de Mandubula / Maxila Punção aspirativa na região buco-maxilo-facial /Punção aspirativa com agulha fina / Coleta de raspado em lesões ou sítios específicos da região buco- maxilo- facial Redução simples de luxação de Articulação Têmporo-mandibular (ATM)

Tratamento cirúrgico de hiperplasias de tecidos moles na região buco-maxilo-facial Tratamento cirúrgico dos tumores benignos de tecidos moles na região buco-maxilo-facial

Tratamento Cirúrgico para tumores odontogênicos benignos – sem reconstrução Dentística Restauradora

Aplicação de cariostático Controle de cárie incipiente Núcleo de preenchimento

(8)

7/17 Edição 19/11/2014 Remineralização

Restauração de amálgama - 1 face Restauração de amálgama - 2 faces Restauração de amálgama - 3 faces Restauração de amálgama - 4 faces

Restauração em resina fotopolimerizável - 1 face Restauração em resina fotopolimerizável - 2 faces Restauração em resina fotopolimerizável - 3 faces Restauração em resina fotopolimerizável - 4 faces Faceta direta em resina fotopolimerizável

Endodontia

Capeamento pulpar direto Pulpotomia

Remoção de corpo estranho intracanal Tratamento endodôntico unirradicular Tratamento endodôntico birradicular Tratamento endodôntico multirradicular Retratamento endodôntico unirradicular Retratamento endodôntico birradicular Retratamento endodôntico multirradicular Tratamento endodôntico em dente decíduo

Tratamento endodôndico de dente com rizogênese incompleta Tratamento de perfuração endodôntica

Odontopediatria

Condicionamento em Odontologia Coroa de aço em dente decíduo

Coroa de policarbonato em dente decíduo Pulpotomia em dente decíduo

Restauração em ionômero de vidro - 1 face Restauração em ionômero de vidro - 2 faces Restauração em ionômero de vidro - 3 faces Restauração em ionômero de vidro - 4 faces Coroa de acetato em dente decíduo

Periodontia

Raspagem supra-gengival

Raspagem sub-gengival/alisamento radicular Imobilização dentária em dentes permanentes Gengivectomia

Gengivoplastia

Aumento de coroa clínica Cunha proximal

Cirurgia periodontal a retalho Cirurgia odontológica a retalho

Incisão e Drenagem extra-oral de abscesso, hematoma e/ou flegmão da região buco-maxilo-facial

(9)

buco-8/17 Edição 19/11/2014 maxilo-facial

Teste de fluxo salivar Enxerto Gengival Livre Enxerto Pediculado Tunelização

Teste PH da Saliva Prótese

Coroa provisória sem pino / Coroa Unitária Provisória com ou sem pino / Provisório para preparo de RMF (Restauração Metálica Fundida)

Coroa total metálica

Núcleo metálico fundido/ Reabilitação com Núcleo Metálico Fundido / Inclui peça protética

Recimentação de trabalhos protéticos Remoção de núcleo intrarradicular Remoção de trabalho protético

Restauração metálica fundida / / Reabilitação com Restauração Metalica Fundida (RMF) – Inclui peça protética - Unitária

Coroa total em cerômero/ Reabilitação com coroa total de ceromero – Inclui peça protética

Pino pré-fabricado / Núcleo pré-fabricado – Inclui peça protética Reabilitação com coroa de acetato

Reabilitação com coroa de aço

Reabilitação com coroa de policarbonato Radiologia

Radiografia interproximal - bite-wing

Levantamento Radiográfico (Exame Radiodôntico) Radiografia oclusal

Radiografia panorâmica de mandíbula/maxila (ortopantomografia) Radiografia periapical

IV– EXCLUSÕES DE COBERTURAS 4.1 Estão excluídos:

a)Troca de restaurações somente por motivo estético;

b) Implantes e os exames/procedimentos a eles vinculados, exceto aqueles previstos no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente à época do evento;

c) Próteses, exceto aquelas previstas no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente à época do evento e todos os exames necessários para a sua realização;

d) Tratamentos articulares cirúrgicos e não cirúrgicos, exceto aqueles previstos no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente à época do evento;

e) Cirurgias periodontais, exceto aquelas previstas no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente à época do evento;

(10)

9/17 Edição 19/11/2014

f) Enxertos gengivais ou ósseos, exceto os previstos no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS vigente a época do evento;

g) Clareamento estético;

h) Documentação ortodôntica ou ortopédica; i) Manutenção mensal de aparelhos;

j) Substituição de brackets e aparelhos por perda;

k) Radiografias extra-bucais como cefalometrias, telerradiografias, planigrafias etc.(exceto radiografia panorâmica);

l) Documentação periodontal;

m) Procedimentos realizados em período de carência e além dos limites estabelecidos pelo Plano;

n) Ortodontia preventiva ou corretiva.

o)os procedimentos buco-maxilo-faciais, que necessitem de internação hospitalar, que não fazem parte do Rol de Procedimentos Odontológicos vigente.

p) os procedimentos não constantes do Rol de Procedimentos vigente à época do evento;

V – DURAÇÃO DO CONTRATO

5.1 O presente Regulamento terá vigência mínima de 12 meses. O beneficiário terá direito ao atendimento a partir da data de assinatura de sua proposta de adesão entregue na ABET, ou ao efetuar o pagamento da 1ª mensalidade, acrescida do valor da taxa de adesão, o que ocorrer primeiro.

5.2 Para fins de contagem das carências ter-se-á a data de assinatura da proposta de adesão ao plano, ou a data do primeiro pagamento, o que ocorrer primeiro, de modo a não se prolongar os períodos de carências.

VI - PERÍODOS DE CARÊNCIA

6.1 24 horas para procedimentos de urgência e emergência; 6.2 90 dias para procedimentos programados.

6.3 As carências serão contadas em dias corridos, a partir da data de assinatura da Proposta de Adesão ao plano pelo Beneficiário Titular, ou do primeiro pagamento, o que ocorrer primeiro.

(11)

10/17 Edição 19/11/2014

6.4 O pagamento antecipado das mensalidades não elimina nem reduz os prazos de carência deste Regulamento.

VII – DOENÇAS E LESOES PRE EXISTENTES 7.1 Não se aplica

VIII – ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

8.1 O Plano assegura cobertura aos procedimentos abaixo relacionados, quando realizados em decorrência de atendimentos de urgência e emergência.

a.Curativo e/ou sutura em caso de hemorragia bucal/labial: Consiste na aplicação de hemostático e/ou sutura na cavidade bucal.

b.Curativo em caso de odontalgia aguda /pulpectomia/necrose: Consiste na abertura de câmara pulpar e remoção da polpa, obturação endodôntica ou núcleo existente.

c.Imobilização dentária temporária: Procedimento que visa a imobilização de elementos dentais que apresentam alto grau de mobilidade, provocado por trauma.

d.Recimentação de trabalho protético : Consiste na recolocação de trabalho protético. e.Tratamento de alveolite: Consiste na limpeza do alvéolo dentário.

f.Colagem de fragmentos: Consiste na recolocação de partes de dente que sofreu fratura, através da utilização de material dentário adesivo.

g.Incisão e drenagem de abscesso extra oral: Consiste em incisão na face e posterior drenagem do abscesso.

h.Incisão e drenagem de abscesso intraoral: Consiste em incisão dentro da cavidade oral e posterior drenagem do abscesso.

i.Reimplante de dente avulsionado: Consiste na recolocação do dente no alvéolo dentário e conseqüente imobilização.

8.2 Os atendimentos de urgência e emergência podem ser realizados sem autorização prévia da ABET, bastando a apresentação da carteira de identificação do plano e do documento de identidade do beneficiário.

8.3 Caso o beneficiário não tenha recebido ou não esteja portando a carteira de identificação do plano deverá contatar a Central de Atendimento da ABET 24 h – 0800-111777, para orientações e liberação de atendimento.

8.4 Em todos os casos caracterizados como urgência e emergência, quando não for possível a utilização da rede contratada de prestadores de serviços da ABET, dentro da área de abrangência geográfica, é assegurado que o valor a ser reembolsado pelas despesas cobertas pelo seu plano será aquele constante da tabela de reembolso,

(12)

11/17 Edição 19/11/2014

observando-se que o valor não será inferior ao praticado com a rede credenciada ou contratada.

8.5 Para obtenção do reembolso, o beneficiário terá o prazo de 12 meses contados a partir da data de emissão do recibo ou nota fiscal para o envio dos documentos originais abaixo:

8.5.1 Relatório do cirurgião-dentista contendo diagnóstico, tratamento efetuado, data do atendimento e as condições que caracterizaram a urgência / emergência;

 Uma via do formulário de Solicitação de Reembolso, devidamente preenchido, disponível na home page da ABET, www.abet.com.br.

 Recibos individuais quitados dos honorários odontológicos. Quando se tratar de pessoa jurídica, nota fiscal quitada. Em ambos os casos deverão ser discriminados os seguintes dados:

 Nome completo do paciente;

 Procedimento e data de sua realização;

 Valor dos honorários;

 Nome, número do Conselho Regional de Odontologia e CPF do cirurgião-dentista;

8.6 Para reembolso de exodontia (cirurgia) realizada em atendimento de urgência/emergência, é necessária a apresentação de radiografia periapical pré e pós-operatória

8.7 O reembolso será realizado ao beneficiário, em até 30 dias da data da solicitação de reembolso.

8.8 O reembolso não será concedido, nas seguintes situações:

a) Utilizações havidas junto à rede de prestadores de serviços contratada da ABET ou antes da data de início da vigência do Plano, em período de carência, ou fora da área de abrangência geográfica.

b) Quando os documentos estiverem fora das especificações. c) Se os procedimentos/serviços não forem cobertos pelo Plano. IX -ACESSO A LIVRE ESCOLHA DE PRESTADORES 9.1 Não se aplica

X – MECANISMOS DE REGULAÇÃO

(13)

12/17 Edição 19/11/2014

10.2 A carteira do Plano Odontológico ABET é pessoal, intransferível e nela constam discriminados: nome/código do beneficiário, tipo de plano, data de validade da carteira e datas de liberação das carências, mensagem de apresentação ou de dispensa de comprovante de pagamento quitado para o mês de atendimento.

10.3 Para todos os procedimentos de extrações dentárias (cirurgias), tratamentos de canal (endodontias) e próteses há necessidade de controle radiográfico pré e pós-operatório, através de radiografias periapicais tiradas no próprio consultório do dentista que irá realizar o tratamento, o qual anexará as radiografias à guia de cobrança.

10.4 A divulgação da rede contratada de prestadores de serviços odontológicos é feita por meio eletrônico, através do portal da ABET www.abet.com.br, ou telefônico, através de Central de Atendimento ABET 24 horas – 0800-111777.

10.5 Para atendimento programado junto à rede contratada pela ABET serão necessários: a carteira de identificação do plano odontológico e documento de identidade.

10.6 Em caso de o beneficiário não ter recebido ainda a carteira do plano deverá informar ao profissional credenciado, o qual poderá entrar em contato com a Central de Atendimento ABET 24 horas - 0800-111777, para liberação do atendimento.

10.7 Após exame clínico o prestador contratado solicitará autorização prévia diretamente à ABET.

10.8 Será garantido ao beneficiário o atendimento pelo profissional avaliador no prazo máximo de 1 dia útil a contar da solicitação, ou menor prazo em casos de urgência, para a definição dos casos dependentes de autorização prévia, conforme as regras de regulação a serem aplicadas.

10.9 As autorizações emitidas pela ABET têm de validade 90 dias para início de tratamento.

10.10 Ao beneficiário é garantido que, no caso de divergências técnicas sobre os atendimentos previstos neste Regulamento, que a definição do impasse será feita através de junta, constituída pelo profissional solicitante ou nomeado pelo beneficiário, por dentista da operadora e por um terceiro, escolhido de comum acordo pelos dois profissionais acima nomeados, cuja remuneração ficará a cargo da operadora.

10.11 Não haverá coparticipação do Beneficiário quando da utilização das coberturas previstas neste Regulamento.

10.12 Em se tratando de atendimento odontológico, o cirurgião dentista assistente e/ou o médico assistente irá avaliar e justificar a necessidade do suporte hospitalar para a realização do procedimento odontológico, com o objetivo de garantir maior segurança ao paciente, assegurando as condições adequadas para a execução dos procedimentos, assumindo as responsabilidades técnicas e legais pelos atos praticados.

10.13 Os honorários do cirurgião dentista e os materiais odontológicos utilizados na execução dos procedimentos odontológicos ambulatoriais que, nas situações de imperativo clinico,

(14)

13/17 Edição 19/11/2014

necessitem ser realizados em ambiente hospitalar, não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e plano referencia;

10.14 – Nas situações em que, por imperativo clinico, o atendimento odontológico necessite de suporte hospitalar para a sua realização, apenas os materiais odontológicos e honorários referentes aos procedimentos listados no ROL odontológico da ANS deverão ser cobertos pelos planos odontológicos.

10.14.1 – Nas condições do item 10.14, só terão cobertura para o suporte hospitalar os beneficiários que possuírem plano de saúde com cobertura hospitalar.

XI- FORMAÇÃO DE PREÇO E MENSALIDADE

11.1 O valor a ser pago pela cobertura assistencial contratada é pré-estabelecido.

11.2 A ABET garante a cobertura dos serviços assistenciais mediante o pagamento da mensalidade pelo beneficiário, estabelecida por meio de cálculo atuarial, uma vez que este plano não possui patrocinador.

11.3 As mensalidades do Plano serão cobradas através de documento de cobrança bancária com vencimento previsto para o dia 30 de cada mês.

11.4 Por ter valor de mensalidade pré-estabelecido quando a opção pela vigência do Plano for o próprio mês da inscrição, deverão ser pagos no mesmo mês: a primeira mensalidade integral, a taxa de adesão e também a segunda mensalidade, referente ao atendimento do mês seguinte.

11.5 Em razão deste ser um plano coletivo por adesão sem patrocinador, o respectivo custeio é de total responsabilidade do beneficiário titular, através do pagamento das mensalidades.

11.6 Os Beneficiários Titulares obrigam-se a pagar à ABET as mensalidades na data de seus vencimentos, reconhecendo-os como dívida líquida e certa a partir do ato da adesão.

11.7 Ainda que eventualmente não receba o documento de cobrança bancária, o beneficiário não estará isento da obrigação do pagamento da mensalidade, no seu vencimento.

11.8 Nenhum pagamento poderá ser parcelado e nem fracionado, em qualquer hipótese, em proporção aos dias de utilização.

11.9 Mensalidades pagas não serão devolvidas, exceto nos casos em que tenha havido falecimento de beneficiário, após ter efetuado o pagamento da mensalidade referente ao mês de atendimento subseqüente ao do falecimento.

(15)

14/17 Edição 19/11/2014

11.10 Os pagamentos efetuados através de cheque somente serão considerados quitados após as respectivas compensações bancárias. Se não ocorrer a compensação do cheque o pagamento será considerado invalidado.

11.11 O atraso no pagamento das mensalidades implicará em multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês.

11.12 O banco não está autorizado a receber o pagamento, após o período destinado para a quitação do documento de cobrança na rede bancária, devendo o beneficiário efetuar o pagamento após solicitar diretamente à ABET a emissão de um novo documento de cobrança bancária contendo os acréscimos previstos.

11.13 Em não sendo confirmada a quitação do documento de cobrança, será suspensa a emissão do documento do mês subseqüente, sendo restabelecido o envio dos mesmos a partir do momento da regularização do pagamento.

11.14 Ainda que eventualmente não receba o documento de cobrança, o beneficiário não estará isento da obrigação do pagamento da mensalidade no seu vencimento, devendo contatar a ABET tempestivamente.

XII – REAJUSTE

12.1 O reajuste anual das mensalidades considerará a evolução dos índices econométricos relativos à saúde, tendo como data base o mês de outubro de cada ano. 12.2 Independentemente do reajuste citado acima, adequações de valores de mensalidades, para corrigir eventuais desequilíbrios econômicos entre as receitas das mensalidades e despesas, poderão ser adotadas, em conformidade com a legislação pertinente em qualquer época, as quais serão previamente informadas aos beneficiários do plano.

12.3 As comunicações de reajuste serão feitas para a ANS via RPC, em até 30 dias da data da aplicação do mesmo

XIII – FAIXAS ETARIAS 13.1 Não se aplica

XIV – BONUS / DESCONTOS

14.1 Não está previsto neste Regulamento.

XV- REGRAS PARA INSTRUMENTO JURIDICO DE PLANO COLETIVO 15.1 Não se aplica.

(16)

15/17 Edição 19/11/2014

16.1 Considerando que o Plano é destinado exclusivamente aos associados da Abet, a perda da qualidade de Associado acarretará na perda ao direito à manutenção do plano de assistência à saúde.

16.2 Assim, em caso de o Associado Titular ou Associado Honorário ou Associado Pensionista ou Associado Referencial ser excluído do quadro associativo da ABET, exceto por falecimento, o beneficiário titular a ele vinculado perderá a qualidade de beneficiário, assim como, os respectivos familiares inscritos no Plano.

16.3 O beneficiário será excluído do Plano, após ter efetivada a sua adesão e quando: a - Atrasar o pagamento das mensalidades e despesas do Plano, por mais de 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigência da adesão.

a.1 Nestes casos de cancelamento por inadimplência o beneficiário será notificado da exclusão do Plano até o quinquagésimo dia de inadimplência.

b - Omitir ou prestar informações incorretas ou tentar, de forma fraudulenta, obter vantagens do Plano em benefício próprio ou de outrem.

c - Solicitação formal do beneficiário para a sua exclusão do plano. 16.4 A exclusão será efetivada no último dia do mês pago.

16.5 Em caso de solicitação de cancelamento do Plano de Beneficiário Titular os Beneficiários Dependentes a ele vinculados também serão, automaticamente, excluídos. Em todos os casos de exclusão o Beneficiário se obriga a devolver as respectivas carteiras de identificação do Plano.

16.6 A exclusão do Plano não quita débitos existentes, que serão cobrados oportunamente.

XVII - RESCISÃO/SUSPENSÃO

17.1 Está condicionada ao encerramento das atividades da Autogestão, o qual não encontra nenhuma previsão específica no Estatuto Social da Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações - ABET.

XVIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1 O Beneficiário Titular ou Responsável Legal obriga-se a fornecer documentos para fins de comprovação das condições cadastrais.

18.2 Cabe ao Beneficiário Titular/Responsável Legal informar à ABET toda e qualquer mudança cadastral dos beneficiários sob sua responsabilidade.

(17)

16/17 Edição 19/11/2014

18.3 O Beneficiário Titular, de 18 anos ou mais, assume a responsabilidade financeira sobre si e sobre os seus Beneficiários Dependentes, e formas de utilização do Plano, bem como o Responsável Legal, pelo beneficiário menor de 18 anos de idade.

18.4 A exclusão do Plano não quita débitos existentes, que serão cobrados oportunamente através dos meios cabíveis.

18.5 Em todos os casos de exclusão, o Beneficiário se obriga a devolver as respectivas carteiras do Plano.

18.6 O documento de atendimento autoriza a ABET a efetuar as cobranças referentes às despesas de utilização, conforme serviços nele discriminados, de acordo com a tabela adotada pela ABET.

18.7 O Beneficiário Titular ou o Beneficiário Dependente ou o Responsável Legal pelo menor de 18 anos de idade deve reconhecer todo serviço prestado pelo contratado, apondo sua assinatura no documento de atendimento correspondente, ato este que lhe confere a responsabilidade pelas despesas apresentadas para cobrança.

18.8 O beneficiário excluído do Plano, por qualquer motivo, poderá nele reingressar 1 (UMA) vez, desde que preencha as condições de admissão, mediante o pagamento de uma nova taxa de adesão e o cumprimento de 100% de carências.

18.9 A ABET se exime de responsabilidades na ocorrência de eventos de força maior tais como suspensões deliberadas de atendimentos, greves e/ou manifestações de classes, que prestadores de serviços, direta ou indiretamente, contratados possam vir a adotar invocando suas próprias razões.

18.10 O falecimento de beneficiário do Plano deverá ser formalmente comunicado à ABET, mediante a apresentação do atestado de óbito, no prazo de até 30 dias do falecimento.

18.11 Na ocorrência de falecimento do Beneficiário Titular, os Beneficiários Dependentes poderão permanecer no Plano. Se o falecimento ocorrer durante o período de gravidez da esposa/companheira, inscrita no Plano, será permitida a inclusão deste filho no Plano, desde que a inscrição seja formalizada em até 30 dias da data de nascimento.

18.12 Para manutenção dos Beneficiários Dependentes, os familiares indicarão por escrito, no prazo de até 30 dias do falecimento, quem passará a ser o responsável pelo pagamento das mensalidades e despesas, o qual deverá assinar nova Proposta de Adesão, sem, contudo assumir necessariamente, a condição de Beneficiário Titular. 18.13 A assinatura da nova Proposta de Adesão por parte do beneficiário indicado como responsável, implica na sua sub-rogação em todas as obrigações do falecido, relativas ao plano.

18.14 Ao assinar nova Proposta de Adesão, os dependentes do Beneficiário Titular falecido serão mantidos com a mesma vigência e carências e estarão isentos do pagamento de nova taxa de adesão.

(18)

17/17 Edição 19/11/2014

18.15 Todos os casos omissos serão analisados e regulamentados pela ABET. Para solicitações de autorizações ou orientações adicionais a ABET dispõe de Central de Atendimento - 24 horas - 0800-111-777 e endereço eletrônico abet@abet.com.br.

XIX - ELEIÇÃO DE FORO

19.1 As partes elegem o Foro da Comarca do CONTRATANTE para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes do presente Plano, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Referências

Documentos relacionados

Caixa Especial tamanho 34x31x11cm em Color Plus Preto e Fita de Cetim Dourada com seleção especial de produtos:.

LEVE O INDIOZINHO ATÉ SUA CASA MOLHANDO O DEDINHO NO GUACHE, DEPOIS PINTE TODO O DESENHO... COLE MILHO OU O QUE TIVEREM EM CASA, COMO BARBANTE, PALITO, LÃ, DENTRO DA VOGAL I

Efeito da espessura da polpa, tamanho e peso de frutos de taperebá (Spondias mombin L.) sobre o parasitismo natural (Hymenoptera: Braconidae) em moscas-das-frutas

A técnica de ressecção guiada por radioisótopo é uma técnica segura, pode ser realizada em qualquer localidade que disponha de um centro de medicina nuclear, diminui o número

Como os botões utilizados têm duplo contato, um deles transfere a informação de acionamento para registro no Módulo Guarita (via flat-cable) e o outro contato do mesmo botão pode

O número de lactações (ou número de partos anteriores) de cada vaca não parece influenciar a média de administrações de PGF2α necessárias para o tratamento

Os candidatos à reinstalação devem ser informados dos seus direitos e deveres, previstos não só no regime de reinstalação mas também na legislação europeia

Os presentes autos referem-se à apreciação para fins de legalidade e registro do ato de Aposentadoria por Invalidez Permanente em favor da ex-servidora Rouhieh Nourani Maniei,