• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1ª PS de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 1

Aluno(a): Nº

Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota:

Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Textos, interpretação e Redação

- Livro: Quem conta um conto e outros contos

- Ordem direta e Ordem inversa dos termos da oração

- Se – índice de indeterminação do sujeito / partícula apassivadora - Comparação/Metáfora/ Onomatopeia/ Hipérbole/ Eufemismo - Denotação e Conotação

Você defende sua opinião quando não concorda com a opinião de um colega? Você acha que é fácil convencer o outro sobre o seu ponto de vista? Costuma estruturar bons

argumentos ou perde a paciência e desiste de convencer o outro?

Se o assunto fosse a adolescência, qual seria o seu ponto de vista? É uma fase da vida marcada pela segurança ou pela insegurança? Por quê?

Confira se o seu modo de ver está de acordo com a opinião do psicanalista Contardo Calligaris.

Texto para as questões 1 a 4 Insegurança

Contardo Calligaris O adolescente se olha no espelho e se acha diferente. Constata facilmente que perdeu aquela graça infantil quem, em nossa cultura, parece garantir o amor incondicional dos adultos, sua proteção e solicitude imediatas. Essa segurança perdida deveria ser compensada por um novo olhar dos mesmos adultos, que reconhecesse a imagem púbere como sendo a figura de outro adullto, seu par iminente. Ora, esse olhar falha: o adolescente perde (ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe pareceria, nessa altura, devido.

Ao contrário, a maturação, que, para ele, é evidente, invasiva e destrutiva do que fazia sua graça de criança, é recusada, suspensa, negada. Talvez haja maturação, lhe dizem, mas ainda não é maturidade. Por conseqüência, ele não é mais nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido.

O que vemos no espelho não é bem nossa imagem. É uma imagem que sempre deve muito ao olhar dos outros. Ou seja, me vejo bonito ou desejável se tenho razões de acreditar que os outros

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

(2)

1ª PS de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 2 gostam de mim ou me desejam. Vejo, em suma, o que imagino que os outros vejam. Por isso o espelho é ao mesmo tempo tão tentador e tão perigoso para o adolescente: criança que se foi e o adulto que ainda não chega, o espelho do adolescente é frequentemente vazio. Podemos entender então como essa época da vida pode ser campeã em fragilidade de autoestima [...].

Parado na frente do espelho, caçando as espinhas, medindo as novas formas de seu corpo, desejando e ojerizando seus novos pelos ou seios, o adolescente vive a falta do olhar apaixonado que ele merecia quando criança e a falta de palavras que o admitam como par na sociedade dos adultos. A insegurança se torna assim o traço próprio da adolescência.

Grande parte das dificuldades relacionais dos adolescentes, tanto com os adultos quanto com seus coetâneos, deriva dessa insegurança. Tanto uma timidez apagada quanto o estardalhaço maníaco manifestam as mesmas questões, constantemente à flor da pele, de quem se sente não mais adorado e ainda não reconhecido: será que sou amável, desejável, bonito, agradável, visível, invisível, oportuno, inadequado?

(CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. P.24-5. (Coleção Folha Explica). Texto adaptado para fins didáticos.) Solicitude: boa vontade, interesse, atenção.

Púbere: que está na puberdade, isto é, adolescente, em fase de mudança. Iminente: que está a ponto de acontecer, que está próximo.

Ojerizar: antipatizar, detestar. Coetâneo: da mesma idade.

Estardalhaço: exibicionismo ruidoso.

1ª Questão: No primeiro parágrafo, o autor diz que o adolescente “se acha diferente”. Para justificar essa afirmação, diz que o adolescente perde algo sem ganhar nada em troca que compense essa perda. Responda de acordo com o texto:

a) O que o adolescente verifica que perdeu ao se olhar no espelho? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Essa perda, em nossa cultura, acarreta outras perdas. Quais são elas? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Talvez não houvesse tantos conflitos se essas perdas resultassem em algum ganho. Qual é o ganho que não acontece e que seria importante para o adolescente, segundo o autor? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Na frase: “Ora, esse olhar falha”, ao olhar de quem o autor está se referindo? Transcreva a frase do texto que esclarece a quem pertence esse olhar. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

1ª PS de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 3 2ª Questão: Releia:

“O que vemos no espelho não é bem nossa imagem. É uma imagem que sempre deve muito ao olhar dos outros.”

A alternativa que melhor explica o sentido desse trecho é:

a) Só enxergamos nossa imagem se houver alguém olhando para o espelho junto conosco.

b) O que os outros veem em nós costuma ser importante na avaliação que fazemos de nossa imagem. c) Com a ajuda do olhar de outros, conseguimos ver melhor o que somos.

d) Para conhecer o que somos, não basta conhecer o olhar dos outros. e) Nenhuma das alternativas anteriores.

3ª Questão: Observando as escolhas de linguagem nesse texto de opinião, a alternativa que define o destinatário do texto, isto é, o provável leitor de Contardo é:

a) Especialistas em psicologia e psicanálise da adolescência. b) Público adulto interessado em conhecer o perfil do adolescente. c) Público adolescente interessado em conhecer o perfil do adolescente. d) Crianças com idade próxima da adolescência.

e) Público da terceira idade recordando sua adolescência.

4ª Questão: A- Nas orações abaixo, identifique os termos abaixo indicados colocando-os entre parênteses e numerando:

1- SUJEITO 2- VERBO 3- COMPLEMENTOS VERBAIS 4- ADJUNTO ADVERBIAL a) “Parado na frente do espelho, o adolescente vive a falta do olhar apaixonado...”

b) “Grande parte das dificuldades relacionais dos adolescentes, muitas vezes, deriva dessa insegurança. “

B- Agora, reescreva as orações usando a Ordem direta (1, 2, 3, 4) dos termos.

a) ______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) ______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ C- Muitas vezes, colocar as orações que compõem um poema em ordem direta, ou transformá-las numa estrutura a que estamos mais habituados pode ajudar a compreender o texto poético.

Como poderiam ser reescritos os versos destacados no poema abaixo? O homem e os quatro elementos

(RoseanaMurray) A terra é o chão

onde se planta a semente e se cravam os pés

feito bandeira. No fogo tudo começa

e termina: transmutação. Os pensamentos são o ar

que nada aprisiona,

nenhuma barreira. Sentimentos são água,

oceano de emoções fazendo e refazendo o mundo.

Equilibrar dentro do corpo e da alma

os quatro elementos, essa tarefa do dia a dia,

exercício de magia.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

1ª PS de Português / 8º ano/ Profª Paula /Pág. 4 5ª Questão: O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em

a) “(....)

É de laço e de nó De gibeira o jiló

Dessa vida, cumprida a sol (....)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.) b) “Protegendo os inocentes

é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais.”

( Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.) d)

(O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002) e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”

(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.) 6ª Questão:

O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas

(5)

1ª PS de Português / 8º ano/ Profª Paula /Pág. 5 O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.

c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”. d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança. e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões. 7ª Questão:

As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para

a) condenar a prática de exercícios físicos. b) valorizar aspectos da vida moderna. c) desestimular o uso das bicicletas. d) caracterizar o diálogo entre gerações. e) criticar a falta de perspectiva do pai. 8ª Questão:

“Eu compreendo que um homem goste de ver brigar galos ou de tomar rapé. O rapé (...) alivia o cérebro. A briga de galos, é o Jockey Club dos pobres. O que eu não compreendo é

o gosto de dar notícias.”

Assim se inicia “Quem conta um conto...”, história de Machado de Assis que gira em torno de um “novidadeiro”, tipo comum na sociedade brasileira do século XIX.

Os contos que você leu, escritos por quatro mestres da Literatura Brasileira, representam com muito humor situações e personagens de uma época perdida no passado. Sobre o conto “Polítipo”, responda:

a) Quem é o protagonista do conto? (1,0)

________________________________________________________________________________ b) Como o autor faz a descrição dele? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Explique a frase: “ O livro era excelente, mas a encadernação detestável”. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(6)

1ª PS de Português / 8º ano/ Profª Paula /Pág. 6 d) Qual a relação do título com a história retratada? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 9ª Questão: Machado de Assis é escritor conhecido por sua ironia, na maior parte das vezes, não tão fácil de perceber, e algumas vezes evidente, declarada, como nesse conto. Em qual das afirmações ele usa a ironia de maneira escancarada?

a) “- Quem mandam nesta sua casa? Perguntou o capitão Soares.”

b) “... disse o capitão com uma cara tão alegre como a de um homem a quem estivessem torcendo o pé.”

c) “- Acho impossível que ele dissesse isso, disse o major, levantando-se.”

d) “- É verdade, concordou o major. – O desembargador não era capaz de injuriar-me; naturalmente, ouviu isso a alguém”

e) N. D. A.

10ª Questão: Segundo o conto O Macaco Azul, podemos afirmar que: I- Em conversa com o amigo, o narrador afirmou possuir o segredo da poesia.

II- O grande desejo do homem de fraque cor de café com leite era possuir o segredo da poesia. III- O narrador consentiu em contar o segredo da poesia ao homem que o perseguia.

IV- Ele disse ao home que o segredo era pensar no macaco azul.

V- No fim da história, o homem continuou incapaz de escrever versos e passou a esforçar-se para não pensar no macaco azul.

A única alternativa cuja informação não está de acordo com o conto é: a) a I.

b) a II. c) a III. d) a IV. e) a V.

11ª Questão: Sobre o conto “Brincar com fogo” responda:

a) Machado de Assis é irônico ao descrever o pai de Mariquinhas como um velho médico em todos

os sentidos. Quais são esses sentidos? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) O título do texto corresponde à história de que forma? Justifique. (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ c) O que o autor quer dizer com “é que as duas amigas, estando a brincar com fogo, vieram a queimar-se”? Escreva o nome das duas amigas. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(7)

1ª PP. Português / 8º ano/ Profª Paula /Pág. 7 12ª Questão: No texto:

"Batem leve, levemente, Como quem chama por mim...

Será chuva? Será gente? Gente não é certamente E a chuva não bate assim."

(Augusto Gil) Qual é o sujeito de "Batem leve, levemente"?

a) sem sujeito b) sujeito indeterminado c) sujeito oculto d) sujeito composto

e) sujeito simples

13ª Questão: Leia a tirinha.

(10 anos de Mafalda) O humor da tirinha decorre

a) do conteúdo educativo do programa a que Mafalda assiste na televisão. b) de seu entendimento equivocado a respeito da mensagem da televisão. c) dos conselhos indesejáveis ditos pela apresentadora do programa da TV. d) da tristeza de Mafalda por ter se esquecido de que era dia dos pais. e) da compreensão exata que Mafalda teve da mensagem do programa. 14ª Questão:

Por que a coruja grita à noite?

Seu grito agudo não tem outro intuito, a não ser assustar ratos e outros roedores dos quais se alimenta. Imagine se um rato não correr para se esconder nos matos, ficar quietinho, a coruja não o verá. Então ela solta um grito e a presa apavorada, corre em busca de proteção.

Do alto de uma árvore a coruja vê qualquer coisa se mexer. Ela tem o tempo exato de cair em cima de sua presa.

O pronome “o”, empregado na segunda linha do texto, agindo como um complemento verbal, refere-se: a) à coruja b) aos roedores c) à árvore d) ao rato e) ao mato

(8)

1ª PP. Português / 8º ano/ Profª Paula /Pág. 8 15ª Questão: Você irá criar uma história na qual o personagem irá vivenciar uma situação de mudanças na sua vida. Que mudanças foram essas? Quais as consequências? O que foi positivo ou negativo? Seja criativo(a) em seu texto. Não se esqueça do título.

Observações:

 Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;  Deve ter uma estrutura NARRATIVA;

 Não deve estar redigido em forma de poema (versos);

 A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;  Não deixe de dar um título a sua redação

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias &gt; Processo de Inscrição &gt; “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

facilitam a gestão do recurso público e Organizações Públicas (autarquias, fundações, outras) não???.. Sustentabilidade

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões