• Nenhum resultado encontrado

Apostila Culto Infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Culto Infantil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CULTO INFANTIL -

CULTO INFANTIL - GRANDES ADORADORES

GRANDES ADORADORES

Culto

Culto == Escola Bíblica Dominical? Escola Bíblica Dominical? Não! O culto é diferente d

Não! O culto é diferente da Escola Dominicaa Escola Dominical, l, como o próprio nocomo o próprio nome dizme diz uma escola onde a criança irá estudar sobre Deus e Sua Palavra. No culto uma escola onde a criança irá estudar sobre Deus e Sua Palavra. No culto infantil, ela cultua a Deus, apresentando todo o seu ser em atitude de infantil, ela cultua a Deus, apresentando todo o seu ser em atitude de adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém com ênfase adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém com ênfase no louvor, na oração, na adoração, no testemunho e no ensino. Tudo isso feito no louvor, na oração, na adoração, no testemunho e no ensino. Tudo isso feito numa linguagem que a criança entenda.

numa linguagem que a criança entenda.

QUAL SUA VISÃO DE CULTO INFANTIL? QUAL SUA VISÃO DE CULTO INFANTIL?

1.

1. Uma mera reprodUma mera reprodução mirim do ução mirim do que acontecque acontece no culto e no culto dos adultos.dos adultos. 2.

2. Um lugar onde Um lugar onde as crianças as crianças brincam de cbrincam de cultinho e igrejinha.ultinho e igrejinha. 3.

3. Uma segUma segunda unda Escola Escola Bíblica Bíblica Dominical.Dominical. 4.

4. Um lugar onde criançUm lugar onde crianças se distraem enqas se distraem enquanto os pais cuanto os pais cultuam a Deus.ultuam a Deus. 5. Não precisamos de Culto Infantil, todas as crianças devem ficar no 5. Não precisamos de Culto Infantil, todas as crianças devem ficar no templo ao lado de seus pais em silêncio, esforçando-se para entender o templo ao lado de seus pais em silêncio, esforçando-se para entender o sermão e participar de todas as partes do culto.

sermão e participar de todas as partes do culto.

Não concordamos com o modelo de Culto Infantil implantado na maioria Não concordamos com o modelo de Culto Infantil implantado na maioria das igrejas. Afinal retirar as crianças na hora da pregação e levá-las para das igrejas. Afinal retirar as crianças na hora da pregação e levá-las para passar o tempo nas salinhas, contar uma historinha e entupi-las de brinquedos passar o tempo nas salinhas, contar uma historinha e entupi-las de brinquedos e desenhos

e desenhos para pintar, ispara pintar, isso não so não é culto. é culto. Nesse sistema Nesse sistema as crianças as crianças estãoestão sendo retiradas para não atrapalharem o andamento do culto dos adultos. Para sendo retiradas para não atrapalharem o andamento do culto dos adultos. Para não distraírem seus pais, os

não distraírem seus pais, os demais presentes.demais presentes.

Criança é criança e não podemos exigir que uma criança se comporte Criança é criança e não podemos exigir que uma criança se comporte como um adulto. Ela não vai ficar

como um adulto. Ela não vai ficar sentada, olhando firmemente para o pregadorsentada, olhando firmemente para o pregador a noite toda. Vai querer ir ao banheiro, beber água, sair do banco e conversar a noite toda. Vai querer ir ao banheiro, beber água, sair do banco e conversar um pouco. Mas cabe aos pais assumirem o controle para não quebrar a um pouco. Mas cabe aos pais assumirem o controle para não quebrar a reverência. È melhor ela ficar sentadinha junto com os pais ouvindo a reverência. È melhor ela ficar sentadinha junto com os pais ouvindo a pregação, pois com o tempo a mensagem penetrará em seu coração, e ela pregação, pois com o tempo a mensagem penetrará em seu coração, e ela aprenderá a ter amor e respeito ao Senhor. Se ela for retirada do culto e levada aprenderá a ter amor e respeito ao Senhor. Se ela for retirada do culto e levada para uma sala onde brincará como se estivesse em casa, isso não para uma sala onde brincará como se estivesse em casa, isso não acrescentará nada à sua vida espiritual. Pelo contrário, será formada nas acrescentará nada à sua vida espiritual. Pelo contrário, será formada nas igrejas uma geração que não sabe o verdadeiro sentido de adoração e culto a igrejas uma geração que não sabe o verdadeiro sentido de adoração e culto a Deus. Uma geração que achará muito

Deus. Uma geração que achará muito legallegal estar no templo cantando, batendoestar no templo cantando, batendo

palmas e dançando, porem muito

palmas e dançando, porem muito chatochato ouvir o pregador lendo a Bíblia eouvir o pregador lendo a Bíblia e

trazendo uma mensagem que para eles

trazendo uma mensagem que para eles é enfadonha, que não prestam atençãoé enfadonha, que não prestam atenção e nem têm paciência para ouvir. Infelizmente nossas crianças não têm sido e nem têm paciência para ouvir. Infelizmente nossas crianças não têm sido ensinadas

ensinadas a a participar participar do do louvor, louvor, ter ter quietude, quietude, ficar ficar sentadas sentadas e e ouvir ouvir comcom atenção a palavra de Deus.

atenção a palavra de Deus. O grande temor c

O grande temor com este modelo om este modelo atual de “retirada infantil” atual de “retirada infantil” é é que todaque toda uma geração (crianças, futuros adolescentes e adultos) não compreenda que a uma geração (crianças, futuros adolescentes e adultos) não compreenda que a pregação da Palavra de Deus é um momento muito importante do culto. É pregação da Palavra de Deus é um momento muito importante do culto. É quando o próprio Deus, nosso amado

quando o próprio Deus, nosso amado Pai, fala conosco através da Sua Pai, fala conosco através da Sua PalavraPalavra usando a boca do pregador. Então qual é a solução? Organizar o Culto Infantil. usando a boca do pregador. Então qual é a solução? Organizar o Culto Infantil. Afinal ele existe para ensinar a

(2)

aprende a orar, a cantar, ter comunhão com outras crianças e ouvir a Palavra de Deus, numa linguagem simples, mas que toca suas vidas.

IMPLANTANDO O CULTO INFANTIL

E se minha igreja já possui culto infantil, mas no modelo de “tirem as crianças do templo porque elas estão atrapalhando”?

1. O que fazer para melhorar?

2. Como não cair na armadilha de juntar algumas irmãs e irmãos na hora do culto, recolher as crianças e levá-las para brincar enquanto durar o culto dos adultos?

Primeiramente: ore! Ore muito e depois que você orar muito, ore mais. Peça a Deus sabedoria e que levante pessoas responsáveis e comprometidas. Peça também para que Ele coloque no coração do pastor, da liderança e dos irmãos a mesma visão, de como é importante levar as crianças a oferecerem culto de adoração a Deus. Pontos importantes:

1. Determinar a faixa etária que participará dos cultos:

Ideal: de dois a sete anos. Ao completar oito anos deixa de participar, pois as crianças desta idade já estão alfabetizadas e possuem plenas condições de permanecerem junto com os adultos e cultuarem juntas. 2. Tratar da equipe que trabalhará nos culto infantil;

Monte uma equipe de irmãos comprometidos com Senhor e que desejem abraçar essa causa tão importante. Que tenham disponibilidade para trabalhar com crianças pelo menos durante um semestre. Não é interessante que se mude constantemente, pois assim não formarão vínculo com as crianças e não terão uma visão geral do que está sendo ensinado, nem poderão traçar objetivos de longo prazo. Providencie treinamento e capacitação sempre, pois quem trabalha com crianças deve gostar muito de aprender e se atualizar.

3. Elabore a metodologia a ser utilizada durante as ministrações para as crianças;

Envolva as crianças na participação do culto: Elas estão adorando a Deus e prestando culto a Ele. Deixe que ajudem no louvor, que orem, testemunhem, dê tarefas para casa (como orar por outra criança, ler passagem bíblica, decorar versículos, fazer culto doméstico com a família, etc.). Ensine a mensagem bíblica através de historinhas, gravuras, material para pintar, etc.

Estas diretrizes são um norte para que você possa implantar o culto infantil, ou até mesmo avaliar como está sendo executado. Mas lembre-se, não existe o modelo ideal. O melhor modelo é o que se encaixa na realidade de sua igreja local e aquele que Cristo colocou em seu coração.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec 9.10)

DEFININDO A VISÃO E MISSÃO DO CULTO INFANTIL

Precisamos definir qual a missão e a visão do Culto Infantil, para planejá-lo de maneira criativa e dinâmica.

(3)

1. Missão - Levar as crianças reunidas na presença de Deus a adorá-lo com todo o seu ser. Ensinando-as a ter reverencia durante esse tempo e prepará-las para reunir e cultuar com os adultos.

2. Visão - Se a missão do Culto Infantil é a adoração, então toda a equipe envolvida deve ter a visão de levar a criança a desenvolver comunhão com Deus através da oração, do louvor, do ensino da Palavra, e das atividades complementares.

A IMPORTÂNCIA DO CULTO INFANTIL

Desejo sublinhar a importância do ensino da palavra de Deus para a vida das crianças. É bem verdade que ainda existem famílias que se preocupam com a formação cristã e o ensino biblico dos seus filhos, mas a grande maioria deixa a desejar. Vamos medir quanto tempo as crianças têm contato com o ensino verdadeiramente bíblico.

A semana tem 168 horas, e digamos que elas durmam 8 horas por dia totalizando 56 horas, ainda restam 112 horas semanais. Considerando que elas participem da Escola Dominical, dos Grupos Caseiros e do Culto Infantil, o tempo máximo que terão contato com o ensino bíblico será de 5 horas semanais. Sonhemos que todas as famílias façam devocional com os filhos, ou culto doméstico de mais 1 hora semanal. Qual o resultado? Teremos então 6 ou 7 horas semanais para formação cristã, para ensinar a criança os princípios de Deus. Se essas 7 horas existissem de fato, nos alegraríamos, mas o que realmente acontece é que a grande maioria das crianças não tem nem 3 horas para isso. Seria isto suficiente? Cremos que não, é muito pouco perto das 109 horas que elas tem debaixo de outras influências.

O certo é que as crianças, hoje, recebem mais influências dos programas de televisão, jogos eletrônicos, internet e colegas de escola do que dos pais ou da Igreja. Em geral muitos pais além de permissivos entregam o que é sua responsabilidade, a formação das crianças, a terceiros que muitas vezes não têm temor de Deus. A cultura e a mídia está corrompendo os valores morais e bíblicos e muitos assistem a isto sem reação alguma. Diante de tudo o que o mundo oferece as nossas crianças, é surpreendente que ainda existam irmãos que não se envolvem no Ministério Infantil de nossas igrejas. Uma área tão carente e necessitada de colaboradores.

Considerando a realidade deste mundo , nós “igreja” e “família” precisamos agir com a máxima urgência, investindo mais no processo de crescimento e formação cristã das crianças. Assim como, a Escola Dominical é a maior escola de educação cristã, o Culto Infantil é mais uma porta para o crescimento espiritual das crianças. Devemos preencher todo o espaço possível na vida das crianças, tanto no ambiente familiar como no congregacional, com atividades edificantes, e ganhá-las para Cristo. Antes que o inimigo através do seu mundo mentiroso e atrativo trague-as.

“Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbio 22:6)”

"Cuidado, não desprezem um só destes pequeninos (Mt. 18:10-NVI). O culto Infantil muitas vezes é chamado de cultinho, a expressão surgiu para denotar o trabalho com pequenos. Entretanto, a palavra cultinho também

(4)

forma, entendemos que o termo 'cultinho' é extremamente pejorativo e não tem razão de ser. Erramos ao dizer "cultinho", pois como não existe alminha, ceuzinho, pecadinho, também não existe cultinho. Veja bem: A criança não tem uma alminha, e sim uma alma. Não apresentamos a ela um deusinho, e sim um Deus todo poderoso. Ela não presta um cultinho a Deus, e sim um culto de louvor e gratidão. Um culto onde ela participa ativamente, pois tudo é planejado para sua faixa etária, os cânticos, as orações, os testemunhos, a mensagem bíblica, o ambiente e as atividades.

“Jesus lhe dsse !Ad"#e " Se$h"#% " seu Deus e s& ' ele (#es)e *ul)"+, .M) /012 NVI3

Uma observação importante: as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35; IICr 20:13; Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em Sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15).

SUA FINALIDADE

1- Enquanto os adultos ouvem a pregação, o culto infantil acontece paralelo. As crianças participam ativamente, com louvor, oração, lendo a Bíblia, ouvindo uma mensagem em sua linguagem e fazendo atividades que reforcem o que foi ensinado na mensagem. Tudo feito com reverência, carinho, respeito.

2- Ensina a criança compreender e desfrutar de cada parte da programação do culto. Aprendem a aquietar-se e ouvir, preparando-se para integrar-se, futuramente, ao corpo de adoradores adultos. Permitindo uma integração mais fácil das crianças no culto com adultos;

3- cria uma interação maior entre líderes e crianças e elas aprendem mais ao ouvirem uma menssgem numa linguagem que entendam. Dá a criança senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as no seu colo e disse aos discípulos que não as impedissem de virem a Ele.

4- é mais uma oportunidade de ensinar as crianças princípios importantes, tais como orar, adorar, servir, comunhao, amor, honestidade, confiança entre outras. Devemos também estimular as crianças a convidar outras para o culto.

SUA IMPLANTA4ÃO

Debaixo de muita oração e sempre na dependência do Espírito Santo.

“R"5'% ("s% '" Se$h"# d' se'#' 6ue 7'$de )#'8'lh'd"#es ('#' ' su' se'#'9 .M) :;<3

Forme uma equipe com irmãos comprometidos com o Senhor, que mantenham um bom testemunho dentro e fora de casa. Desenvolvam uma vida de oração, consagração. O preparo começa de dentro para a fora! Irmãos preparem-se não apenas com conhecimento bíblico, mas tenham em primeiro lugar uma vida intima com Deus. A intimidade passa por:

1. Comunhão, Aprendizado e Obediência.

- Ouça: mensagens, estudos bíblicos e treinamentos.

- Leia: a Bíblia siga uma leitura programada por assuntos ou por livros

- Estude: Buscando uma leitura mais aprofundada da Bíblia, conhecimentos em livros e comentários bíblicos.

(5)

- Medite e Pratique: O que a Escritura está dizendo e como isto se aplica a você! (Sl.1:2) – O que pratica será feliz no que realizar.(Thiago. 1. 22-25)

2. Vida de oração.

Nossa oração precisa ter:

- Confissão: Arrependimento e confissão de pecados.(I João 1:9; Sl 51; Mt6:12) - Adoração: Cultuando a Deus pelo que Ele é. (Sl 145; Mt 6:9)

- Louvor: Agradecendo pelo que Ele tem feito. (Sl 107:1-9)

- Intercessão: Pedindo em favor das crianças e familiares. (Ef 1:16 -19; 6:18) - Petição: Expondo a Deus nossas necessidades. (Mt 6:11-13)

A equipe que atuará terá três funções diferentes, cada um com suas tarefas. Terão em comum o encargo de orar sempre pelas crianças, suas famílias e o Ministério Infantil.

COORDENADOR

- Organiza e orienta a equipe.

- Faz escalas dos dirigentes e auxiliares.

- Providencia material didático , apoia e avalia o desenvolvimento. DIRIGENTE

- Monta o programa de ensino baseado no material recebido. Transmite a mensagem e orienta as atividades.

- Coordena as tarefas do auxiliar.

- Dirige o louvor ou delega essa função ao auxiliar. Na ausência de um instrumentista use play back, cd ou dirige o louvor sem instrumento.

AUXILIAR

- Ajuda na disciplina e cuidado das crianças, nos cânticos, oração, trabalhos manuais e atividades. Também pode transmitir a mensagem se desejar.

"Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não sera inútil." 1 Coríntios 15:58

PREPARO DO CULTO INFANTIL

- Preparo bíblico eficaz  – Assim como em qualquer escola secular, quem ensina deve sempre estar muito bem preparado. Nós devemos estar mais preparados ainda para o ensino bíblico. O dirigente não tem a obrigação de saber tudo, e quando perguntado sobre algo que desconheça ou tenha dúvida, seja humilde e diga que vai pesquisar e depois trará a resposta. Sempre aprenda bem o que será ensinado, se possível não fique apenas na leitura do material escolhido, busque outras traduções bíblicas e outras referências. Ter uma Bíblia na Linguagem de Hoje, seria muito bom, pois a leitura nunca deve ser feita de maneira complicada e sim com palavras conhecidas das crianças.

-  faça diversas leituras do texto bíblico que será ensinado, comparando as diferentes versões; - faça perguntas ao texto para identificar promessas, ordens, princípios, doutrinas e orientações. O descuido com a pesquisa traz inúmeros prejuízos ao ensino, e contribui para desmotivar as crianças;

(6)

-águas cristalinas que saciam a nossa sede, é como uma caverna com inúmeros tesouros para serem encontrados, que requer tempo e empenho . - Estudo com antecedência - o ideal seria reservar pelo menos, meia hora a cada dia, para estudar o texto bíblico da mensagem, e orar pelo tempo que passarão juntos, por você e pelas crianças. - ajunte material extra para o culto, no intuito de inspirar as crianças, sempre relacionado à mensagem a ser transmitida - estude o texto e o contexto de forma detalhada, isso pode resolver aquelas dúvidas que podem surgir nas crianças; - Lembre-se que por meio da oração é possível estimular sobrenaturalmente as nossas faculdades mentais. ‘“Ele os guiará em toda verdade’, diz-nos Cristo, note que a palavra ‘guiar’ mostra que devemos estar procurando a verdade, ou em outras palavras: estudando.

- Na apresentação - Elabore estratégias que façam as crianças pensar, despertem o seu interesse, explicando verdades novas com o auxílio de verdades já conhecidas. - esteja atento ao limite de tempo que possui para ensinar. O ensino  pode ser comparado à edificação de uma casa: Dominar a matéria   corresponde, a fazer um desenho da casa pronta. A introdução 

representa os alicerces. O resumo   corresponde a levantar as estruturas de

concreto. As ilustrações   representam às janelas e lâmpadas que iluminam a

casa, elas esclarecem o tema, ajudam na compreensão e mantém o interesse. Ilustrações são de suma importância para a criança. As perguntas  seriam às

paredes divisórias, peça as crianças para que respondam a algumas perguntas sobre o assunto. E por fim os trabalhos práticos darão o acabamento à obra.

- A conclusão - é o momento no qual você vai trabalhar para despertar na criança o firme desejo de colocar em prática tudo o que ela aprendeu, dando oportunidades para memorizar a mensagem principal e amar a verdade ali ensinada. O que mais importa é que ela pratique o que foi ensinado. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl. 119.11).

É importante mostrar as crianças que Deus se agrada quando elas se reúnem para adorá-lo. Façam com que a liturgia do culto seja interessante, cativante e séria, ensinando-as como crianças que são. Até mesmo uma brincadeira que parece não ter seriedade pode ser usada para ensinar coisas sérias e importantes.

O QUE NÃO PODE FALTAR NO CULTO INFANTIL

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de oração. Seja criativo, ex. mural de oração, oração em duplas, oração de joelhos (em pouco tempo), em grupos, orar por países, etc. É importante desde cedo incentivar as crianças a manter o hábito da oração. Hábito esse que será um forte aliado em seu desenvolvimento á maturidade. b) Leitura Bíblica – Incentive cada criança a usar a sua Bíblia, ela deve ficar em

lugar de destaque. Leia os versículos da mensagem na biblia, procure sempre motivos para abrir a biblia, ensine-as a achar os textos. Ensine também aos menores que ainda não sabem ler, assim vão se familiarizando. Se alguma criança não possui Bíblia sugira a seus pais para comprarem.

(7)

- Use sua criatividade para dinamizar o culto infantil. A leitura deve ser sempre com textos curtos e simples para que as crianças acompanhem e entendam. Também faça a leitura de forma diversificada, exemplo: ler somente os meninos, só as meninas, leitura alternada, etc.(para os que já sabem ler). Nunca deixe de usar a Bíblia no Culto Infantil.

c) Música – Não use esse momento como um passatempo, fale sobre louvor e adoração a Deus. Use cânticos apropriados à idade das crianças e que contenham mensagens relevantes. Ensine as letras e explique seu significado, pois muitos cantam o que entendem e não o que é de fato. Estimule-as as expressar gratidão e adoração ao Criador do louvor .

d) Testemunho – é uma oportunidade para que as crianças compartilhem o que Deus já fez por elas, com a finalidade de edificar, e glorificar a Deus

Mensagem: A mensagem bíblica é o período em que a criança vai ouvir o que Deus tem para ela. Deve ser ministrada de forma dinâmica e criativa. Nessa hora, o dirigente deve diversificar pra atrair a atenção da criança. Use livrinhos, cartazes, fantoches, flanelógrafos, gravuras, etc.

e) Atividades complementares  – são atividades que reforçam o que foi ensinado. Não é necessário colocar todas as atividades descritas, cada responsável define o que usará. Exemplos: pintura, colagem, desenho livre,  joguinhos, teatro, etc. Sendo para edificação sempre que possível procure

trazer algo novo para o culto, pois elas gostam de novidades.

f) Envolva os pais – É muito importante as crianças receberem atividades para serem feitas com a família, reforçando a mensagem do culto. Diga-lhes para contarem aos pais o que ouviram. Planeje atividades para fazerem com os pais, tais como ler o texto ensinado ou outro texto da bíblia, decorar um versículo, orar por um algum pedido anotado num pedaço de papel.

O coordenador deve fazer reuniões com os pais com o objetivo de mostrar a importância da participação deles na realização das atividades que seus filhos levarão para casa. Mostre também a importância da família no crescimento espiritual da criança e incentivem os pais a fazerem o culto domestico.

DISCIPLINA DO CULTO INFANTIL

A disciplina no Culto Infantil é muito importante, mas, como os lideres devem mostrar autoridade e manter a disciplina? Crianças necessitam de disciplina, mas não deve ser severa nem hostil. Existem algumas características para uma autoridade eficaz:

Firmeza – a autoridade não pode ser sujeita a mudanças, “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.” (Mt 5:37). Deve ser falado em voz baixa , mas a sua firmeza significa decisão tomada.

(8)

características da faixa etária que está ministrando.

Delicadeza – a autoridade deve ser exercida de forma delicada, com atitudes e gestos naturais e não de forma bruta e com gritos. .

O CULTO INFANTIL É:

Um desafio: moldando a vida das crianças e a visão de nossa igreja. Uma oportunidade: de preparar as crianças para serem adoradores mais conscientes e ouvintes da palavra mais atuantes.

Um privilégio: de servir ao Senhor em um ministério tão necessário e carente. Deus não te colocou a frente das crianças para se babá e nem para olhar elas pintando a arca de Noé. Deus te colocou para instruí-las. Então mãos a obra.

“Tud" " 6ue =>e#e7% =''7 de )"d" " *"#'@"% *"7"

('#' " Se$h"#% e $@" ('#' "s h"7e$s% s'8e$d" 6ue

#e*e8e#@" d" Se$h"# ' #e*"7(e$s' d' he#'$'  '

C#s)"% " Se$h"#% 6ue B"*s es)@" se#B$d"9 .Cl

;0;-/3

Referências

Documentos relacionados

Mas, como patrocinador, ele também não deixa de ser só um torcedor, que tem de torcer para o time ir bem, mas que pode cobrar com um pouco mais de peso se o resultado não

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Traçar um perfil das mulheres trabalhadoras não trata apenas de definir características dessas mulheres, mas também de compará-las aos homens trabalhadores, para