• Nenhum resultado encontrado

Estou sempre alegre - essa é a maneira de resolver os problemas da vida.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estou sempre alegre - essa é a maneira de resolver os problemas da vida."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CARGO: PROFESSOR COORDENADOR

FRASE PARA EXAME GRAFOTÉCNICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

“Estou sempre alegre - essa é a maneira de resolver os problemas da vida.”

S01 W

CÓDIGO E PROVA DESTE

CADERNO DE QUESTÕES CONFEREM COM O SEU CARTÃO DE RESPOSTAS

MANHÃ

1. Este contém questões de múltipla escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento,

cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada

uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O

preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato.

4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas.

5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local.

6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo

início, .

7. Você só poderá levar este caso permaneça na sala até 1 hora antes do término da prova. 8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova neste e no

. Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato. 9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário

de início da prova.

10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o .

11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça seus pertences.

12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no

Cronograma. Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas

sem levar este Caderno de Questões Caderno de Questões Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Gabarito Oficial da Prova Objetiva

(2)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.

Na rua vazia, as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.

Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo.

Lá vinha ele trotando, à frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro.

A menina abriu os olhos pasmados. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.

Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo. Os pelos de ambos eram curtos, vermelhos.

Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos.

No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos – lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes do Grajaú. Mais um instante e o suspenso

Tentação

LÍNGUA PORTUGUESA sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.

Mas ambos eram comprometidos.

Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada.

A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.

Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.

(LISPECTOR, Clarice. Tentação. In: . Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 92-94.)

A legião estrangeira

Questão 01

O texto possui diferentes elementos sensoriais que lhe atribuem caráter sinestésico. Aponte a alternativa que nomeia e apresenta palavras que exemplificam os aspectos sensoriais predominantes no texto. A) Visual e tátil – ‘claridade’, ‘ruiva’, ‘calor’,

‘flamejava’.

B) Tátil e palatal – ‘quente’, ‘língua’, ‘secos’, ‘sol’. C) Olfativo e tátil – ‘soluço’, ‘pelo’, ‘calor’, ‘ruivo’. D) Visual e olfativo – ‘calor’, ‘deserto’, ‘faiscante’,

‘ruivo’.

E) Auditivo e tátil – ‘soluço’, ‘desalento’, ‘quente’, ‘moreno’.

Questão 02

Nos pares “Ela estava [...] era ruiva.” e “[...] Que fazer [...] com soluço? [...]”; “Na rua vazia [...] de calor [...]” e “[...] Ninguém na rua, [...] bonde [...].” ou “[...] Na rua deserta [...] bonde [...]”; “[...] E como se não bastasse a claridade [...]” e “[...] E como se não bastasse seu olhar [...]”; “[...] a cabeça da menina [...]” e “[...] uma cabeça de mulher? [...]”, transcritos do texto, é possível perceber, quanto ao efeito de sentido produzido por eles, que:

A) anunciam o afeto entre o basset e a menina. B) apontam os devaneios do basset e da menina. C) denunciam as discriminações e a solidão que

sofrem as minorias.

D) apresentam a atmosfera de angústia vivida pela menina.

E) descrevem o ambiente em que se passa a história.

(3)

Tomando como base o contexto, identifique a alternativa que possui palavras de uma mesma classe gramatical que apontam para um sentido comum e apresenta explicação desse sentido.

A) Claridade, calor, revolta – sentido de ‘fragilizar’, ‘amenizar’.

B) Apoiava, partida, involuntária – sentido de ‘carregar’, ‘sustentar’.

C) Submisso, paciente, conformado – sentido de ‘inferiorizar’ alguém ou algo.

D) Flamejava, suportava, segurava-a – sentido de ‘apoiar’, ‘manter’.

E) Ruiva, deserta, vazia – sentido de ‘valorizar’ algo ou alguém.

Questão 04

“ no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos – estava

uma menina, fora carne de sua ruiva

carne. se fitavam profundos, entregues,

ausentes .” Nesse segmento do texto,

os elementos destacados que podem ser retirados, sem prejuízo para a mensagem passada ao leitor, são:

A) lá / eles / do Grajaú. B) e / como se / do Grajaú.

C) e / lá / como se/ eles / do Grajaú. D) como se / do Grajaú / eles. E) e / lá / eles. E COMO SE ELES DO GRAJAÚ Questão 05

“A menina abriu os olhos pasmados [...]”. Se o sujeito da oração passasse a ser paciente e o verbo assumisse a forma adequada à voz passiva, a construção do período sofreria alteração. Entre as alternativas seguintes, assinale a que atende corretamente a essa transformação.

A) Os olhos pasmados a menina abriu.

B) Os olhos pasmados foram abertos pela menina. C) Os olhos pasmados sejam abertos pela menina. D) Os olhos pasmados seriam abertos pela menina. E) Os olhos pasmados serão abertos pela menina.

Questão 08 “A menina abriu os olhos pasmados. O cachorro

estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.” Assinale a opção correta sobre o trecho, adaptado do texto.

A) Na primeira oração, ‘os olhos’, sintaticamente, é predicativo do sujeito.

B) Todas as frases podem ser consideradas períodos simples.

C) Semanticamente, no contexto, ‘estacou’ significa ‘sustentou-se’.

D) Os verbos das frases estão flexionados no pretérito perfeito do modo indicativo.

E) A terceira oração possui um pronome substantivo possessivo.

Em todas as frases a seguir, o termo em destaque tem valor reflexivo, EXCETO:

A) “[...] Não SE sabe.[...]”

B) “Que foi que SE disseram? [...]”

C) “[...] que SE comunicaram rapidamente,[...]” D) “[...] Olhamo-NOS sem palavras [...]”

E) “[...] Ambos SE olhavam.” Questão 07

Dos itens a seguir, qual deles possui uma palavra formada com a ajuda de um prefixo?

A) Rapidamente. B) Instante. C) Impaciente. D) Inocência. E) Acontecimento.

(4)

“[...] Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-LA erguer. [...]” (2º parágrafo). A forma pronominal LA, nesse segmento do texto, substitui: A) sua marca. B) uma pessoa. C) a menina. D) revolta involuntária. E) rua deserta. Questão 12

Em “Entre tantos seres que estão prontos PARA se tornarem donos DE outro ser, lá estava a menina que viera Ao mundo para ter aquele cachorro. [...]”, as preposições destacadas possuem, respectivamente, o sentido de:

A) lugar, qualidade, proximidade. B) fim, meio, destino.

C) lugar, posse, finalidade. D) instrumento, matéria, lugar. E) fim, posse, lugar.

Questão 13

Em cada frase abaixo há uma transgressão na concordância, EXCETO em uma. Assinale a única correta, segundo a linguagem formal.

A) Entreolhou-se menina e cachorro.

B) Nem a menina nem o cachorro caiu na tentação de ficarem juntos.

C) Talvez, 10% das crianças não gostem de cachorros.

D) A maioria seguem o dono.

E) Faziam horas que se contemplavam. Questão 14

A regra que justifica corretamente o uso do sinal indicativo de crase na frase “[...] Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez À gravidade com que se pediam.” é:

A) A crase deve ser indicada antes de palavras masculinas que exijam o uso de artigo e de preposição.

B) Usa-se o sinal indicativo de crase, quando se tem um substantivo feminino que pressupõe instrumento.

C) O sinal é usado, quando há exigência da preposição A seguida de pronome indefinido. D) A preposição A exigida pelo termo ‘cedendo’ se

funde ao artigo feminino A do termo regido.

E) Trata-se de locução formada por palavra feminina, recebendo, portanto, o acento indicativo de crase. Questão 10

Questão 11

A frase abaixo cujo tempo verbal em destaque é DIFERENTE de todos os demais é:

A) “Na rua vazia, as pedras VIBRAVAM de calor. [...]” B) “Lá VINHA ele trotando [...]”

C) “[...] PEDIAM-se, com urgência, [...]”

D) “[...] Os pelos de ambos ERAM curtos, vermelhos.”

E) “[...] a menina que VIERA ao mundo [...]” Compare o emprego dos termos em destaque nas

frases:

1. “A dona esperava IMPACIENTE sob o guarda-sol.[...]”

2. “[...] e saiu SONÂMBULO.” Analise os itens a seguir:

I. Tanto ‘impaciente’ quanto ‘sonâmbulo’ fazem parte de orações em que o predicado é verbo-nominal.

II. Os termos em análise, nas duas frases, são a d j e t i v o s , c a r a c t e r i z a m u m s e r e , consequentemente, são predicativos do sujeito. III. Na frase 1, há um predicado verbal cujo núcleo é

‘impaciente’ e, na frase 2, o predicado é nominal, e seu núcleo é ‘sonâmbulo’.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s): A) Somente I e II. B) Somente I e III. C) Somente II e III. D) Somente o I. E) Somente o II. Questão 09

(5)

Analise as opções abaixo, assinalando aquela que está em consonância com a Constituição Federal de 1988, quando disciplina sobre os Direitos e Garantias Fundamentais.

A) No Brasil, a pena de trabalhos forçados pode ser utilizada excepcionalmente.

B) A lei penal nunca poderá retroagir. C) Não haverá juízo ou tribunal de exceção.

D) É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato.

E) A lei poderá abolir o direito adquirido e o ato jurídico perfeito.

A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu Art. 1º, que a República Federativa do Brasil tem como fundamentos, EXCETO:

A) o pluralismo político.

B) a solução pacífica dos conflitos. C) a dignidade da pessoa humana. D) a soberania.

E) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

A nossa Carta Magna disciplina que a lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, ressalvados os casos nela previstos. Segundo a Constituição Federal de 1988, o cargo abaixo que é privativo de brasileiro nato é:

A) Ministro da Justiça.

B) Ministro do Superior Tribunal de Justiça. C) Procurador da República.

D) Presidente de Assembleia Legislativa. E) Carreira Diplomática.

A Lei Complementar nº 06/2002, (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vila Velha), disciplina “é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez quando declarados, por junta médica oficial, insubsistentes os motivos determinantes da sua aposentadoria”. Identifique a opção que apresenta a forma de provimento de cargo público que está sendo descrita:

A) Reversão. B) Recondução. C) Reintegração. D) Promoção. E) Nomeação. Questão 18 Questão 19 Questão 20

Ao dispor sobre a administração municipal, a Lei Orgânica do Município de Vila Velha enumera que a Administração Pública obedecerá a alguns princípios, EXCETO:

A) Moralidade.

B) Intranscendência da pena. C) Descentralização administrativa. D) Legalidade.

E) Transparência de seus atos e ações. Questão 16

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Considere as seguintes afirmações sobre o período “[...] Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. [...]”, transcrito do texto.

I. O período é composto por subordinação. A primeira oração (“Sabe-se apenas[...]”) é principal em relação à segunda (“[...] que se comunicaram rapidamente [...]”), que é subordinada substantiva subjetiva; a terceira (“[...] pois não havia tempo.”) é oração subordinada adverbial causal.

II. O período é composto por subordinação. A primeira oração (“Sabe-se apenas [...]”) é principal em relação à segunda (“[...] que se comunicaram rapidamente [...]”), que é subordinada substantiva objetiva direta; a terceira (“[...] pois não havia tempo.”) é oração subordinada adverbial concessiva.

III. O vocábulo QUE, iniciando a segunda oração é uma conjunção subordinativa integrante e funciona como conectivo.

Assinale a alternativa que aponta a(s) afirmação(ões) correta(s): A) Somente I e II. B) Somente I e III. C) Somente II e III. D) Somente a II. E) Somente a III.

(6)

Questão 21

“O erro, muitas vezes mais que o acerto, revela o que a criança “sabe”, colocando este saber numa perspectiva processual, indicando também aquilo que ela “ainda não sabe”, portanto o que pode “vir a

saber” . Neste sentido, o “erro” passa a

ser um:

A) desafio para colocar à prova o conhecimento do aluno.

B) processo de motivar o aluno somente ao acerto. C) indicador para mostrar a falta de atenção do

aluno.

D) estímulo ou um desafio ao processo ensino/aprendizagem.

E) apenas uma iniciativa de ensaio e erro. (Esteban,1992)

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Questão 22

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado em função de quatro aspectos básicos que são:

A) aspecto físico-motor; aspecto intelectual; aspecto afetivo-emocional; aspecto social.

B) aspecto social; aspecto físico-motor; aspecto afetivo-emocional; aspecto hereditário.

C) aspecto intelectual; aspecto físico-motor; aspecto hereditário; aspecto social.

D) aspecto social; aspecto neurofisiológico; aspecto afetivo-emocional; aspecto intelectual.

E) aspecto hereditário; aspecto afetivo-emocional; aspecto intelectual; aspecto físico-motor.

Segundo Maria Alice Nogueira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “É uma novidade histórica: os professores não concebem mais sua atuação desvinculada da família”. Para ela, a família, antes afastada, está sendo convocada a participar. A mudança foi introduzida pelas:

A) correntes liberais.

B) propostas de uma nova escola. C) tendências de trabalho voluntário. D) correntes tradicionais.

E) teorias pedagógicas centradas nos alunos. Questão 23

Planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também:

A) a orientação que reduz a flexibilidade de mudanças que comprometem o bom andamento do trabalho.

B) um elemento ligado apenas aos objetivos específicos para determinar o que se quer ensinar.

C) visto como uma lista de conteúdos a serem aplicados independente da avaliação e dos objetivos.

D) um momento de pesquisa e de reflexão intimamente ligado à avaliação.

E) o único instrumento que, por si só, assegura o andamento do processo de ensino.

Questão 24

A Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas com a sexualidade.

O trabalho de Orientação Sexual visa propiciar aos jovens a possibilidade:

A) de identificar o parceiro e a idade certa para a iniciação sexual.

B) do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa.

C) de se precaver particularmente contra a AIDS, pelo fato de a AIDS não ter cura.

D) de mostrar unicamente aos pais que têm conhecimento do próprio corpo.

E) de liberdade para a prática do sexo. Questão 25

“Educar é ensinar a olhar para fora e para dentro, superando o divórcio, típico da nossa sociedade, entre objetividade e subjetividade. É aprender além: saber que é tão verdade que a menor distância entre dois pontos é uma linha reta quanto que o que reduz a distância entre dois seres humanos é o riso e a lágrima. O gesto de identidade pessoal no tempo da impessoalidade e do anonimato”.

Para o autor, o primeiro saber básico para qualquer educador humanista é a compreensão:

A) analítica. B) dos objetivos. C) da realidade. D) crítica. E) do conteúdo. (Chico Alencar, 2001) Questão 26

(7)

A LDBEN, em seu Art.13, explicita a incumbência dos professores no exercício de suas atividades. São elas:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, de acordo com o nível intelectual da turma com a qual trabalha.

III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos e participar dos planejamentos. Estão corretas apenas:

A) I, III e IV. B) II, III, IV e V. C) I, III, IV e V. D) I, IV e V. E) I, II e III.

A escola tem como função específica a socialização do saber, saber este acumulado historicamente pela humanidade. Vale a pena ressaltar que esta socialização deve passar não somente pela transmissão pura e simples do conhecimento, mas também pela assimilação ativa por parte dos alunos. Que outro fator além do já mencionado, proporciona a socialização do saber?

A) A possibilidade de sugerir o melhor método de avaliação.

B) A possibilidade de reavaliação crítica dos conteúdos trabalhados.

C) A análise prévia das bibliografias sugeridas pela escola.

D) A identificação dos métodos adotados pela escola.

E) O conhecimento prévio dos conteúdos a serem trabalhados.

Questão 28

A educação e a aprendizagem são construídas, a todo momento, de maneira formal e informal. Assinale a alternativa que apresenta a opção correta relacionada com o processo de aprendizagem formal. A) As atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilação do conteúdo, mas não com a formação do indivíduo.

B) O indivíduo aprenderá de qualquer forma, independentemente de recursos e mediação. C) Propor a prática em alguns momentos já que o

conhecimento teórico é de fácil memorização. D) A rotina de atividades desenvolvidas na escola

não interfere no processo de aprendizagem. E) A mediação realizada pelo professor é importante

para a aprendizagem consistente.

Por se tratar de um documento que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, todo cuidado é pouco na hora de sua elaboração. Por isso, alguns descuidos no processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados, como: I. Comprar modelos prontos ou encomendar o PPP

a consultores externos.

II. Analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novas necessidades dos alunos.

III. Deixar o PPP guardado em gavetas e em arquivos de computador.

IV. Levar em conta as ideias que surgem durante os debates e votadas democraticamente.

V. Apresentar o PPP em forma de relatório, contemplando apenas as disciplinas envolvidas no projeto.

Estão corretas apenas: A) I, II, III e IV.

B) II, III,IV e V. C) I, III e V. D) I, II e III. E) IV e V.

(8)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Segundo Piaget, a maturação biológica desempenha importante papel: “À medida que o cérebro e o sistema nervoso amadurecem, a criança se torna capaz de aumentar a complexidade dos esquemas cognitivos que a auxiliam na construção de melhores explicações para o que experimenta.” O autor propõe quatro grandes estágios de desenvolvimento cognitivo:

A) sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais.

B) sensorial, motor, operatório, abstrato.

C) sensório-motor, operatório, operações concretas, operações formais.

D) sensório-motor, operatório, pós-operatório, operações formais.

E) percepção sensorial, sensório-motor, operações concretas, operações informais.

Questão 31

As variações do significado das palavras possuem um eixo evolutivo e outro funcional que vão constituir o pensamento verbal em seu conjunto. Vygotsky reconhece três grandes momentos ou modalidades de pensamento que são percebidos no desenvolvimento do significado das palavras. São eles, os pensamentos:

A) sincrético, analítico e por complexos. B) sincrético, por complexos e reflexivo. C) imagético, analítico e reflexivo.

D) sincrético, por complexos e conceitual. E) sintético, abstrato e conceitual.

Questão 32

A escola é um universo bastante complexo e dinâmico. Espaço plural, experimenta em sua rotina, situações constantes de ruído de comunicação, de conflito. Esse é o contexto em que trabalha o Professor Coordenador. É necessário que ele seja capaz de identificar essa trama comunicativa, para que exerça seu papel com sucesso. O Coordenador tem, pelo menos, três níveis de atuação, que não se excluem. São eles:

A) resolução dos problemas instaurados, preparação de material pedagógico, promoção de situações do ponto de vista educativo e socioafetivo.

B) planejamento pedagógico, preparação de material pedagógico, promoção de situações de afetividade que permitam a construção de vínculos.

C) prevenção de situações problemáticas previsíveis, planejamento pedagógico, resolução dos problemas instaurados.

D) preparação de material pedagógico, prevenção de situações rotineiras, promoção de situações de afetividade que permitam a construção de vínculos.

E) resolução dos problemas instaurados, prevenção de situações problemáticas previsíveis, promoção de situações do ponto de vista educativo e socioafetivo.

Questão 33

O documento legal de existência obrigatória na unidade escolar, no qual é normatizada sua organização administrativa, pedagógica e disciplinar, assim como as relações entre seus diversos segmentos constitutivos (os públicos internos e externos), denomina-se:

A) Projeto de Gestão Escolar. B) Regimento Escolar.

C) Parâmetros Curriculares Nacionais. D) Projeto Político-Pedagógico. E) Plano Municipal de Educação.

(9)

A Lei nº 4.670, de 03 de julho de 2008, institui no munícipio de Vila Velha/ES:

A) plano para formação continuada dos profissionais do magistério público.

B) plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais do magistério público.

C) plano municipal de educação.

D) plano de carreira e remuneração dos profissionais do magistério público.

E) plano municipal de formação do magistério relativo ao Ensino Superior.

Questão 36

A prática docente é uma atividade comunicativa que possibilita ao professor aprender, pelo convívio com a pluralidade, os diferentes modos de organização da realidade que circulam no cotidiano da sala de aula. Do ponto de vista da complexidade, a prática docente precisa ser revisitada e reelaborada em função da complexificação da conjunção dos seguintes termos: A) experiência – inovação – produção.

B) inovação – experimentação – construção. C) construção – experimentação – realização. D) inovação – produção – reprodução

E) experiência – produção – reprodução. Questão 37

Os intercâmbios discursivos em classe foram considerados, por diversos autores, passíveis de serem analisados como funcionamento psicológico intersubjetivo, possuindo relação com categorias de Zona de Desenvolvimento Proximal e de “suporte”. Nesse sentido, as modalidades de intervenção docente se apresentam:

A) fornecendo pistas, guiando, persuadindo e corrigindo os pensamentos e estratégias do sujeito.

B) fornecendo informação, motivando e elaborando os pensamentos e estratégias do sujeito.

C) favorecendo a construção de vínculos, de caminhos de aprendizagem e soluções psicossociais.

D) fornecendo pistas, promovendo e modelando os pensamentos e atitudes do sujeito.

E) fornecendo informação, apoiando, e modelando os pensamentos e atitudes do sujeito.

“Os usos lúdicos tendem a ser o aspecto mais

destacado da multimídia.” .Portanto, o

espaço do lúdico na prática pedagógica pode vir a constituir uma questão central, já que a defesa da presença da multimídia, em particular, e das tecnologias em geral, tem sido feita com base na focalização de dois atributos:

A) atratividade e intencionalidade. B) atratividade e interatividade. C) flexibilidade e funcionalidade. D) flexibilidade e comunicabilidade. E) funcionalidade e interatividade. (Barreto, 2002) Questão 40 S e g u n d o Va s c o n c e l l o s ( 2 0 0 2 ) , P r o j e t o Político-Pedagógico é “a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.” A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico envolve os processos de:

A) participação, negociação e execução. B) gestão, mobilização e negociação. C) mobilização, negociação e avaliação. D) participação, mobilização e negociação. E) planejamento, mobilização e execução.

Questão 39 Segundo Drouet, “A criança tem um distúrbio de

comportamento quando ela apresenta desvios da expectativa de comportamento do grupo etário a que ela pertence. Ou seja, quando ela não está ajustada aos padrões da maioria desse grupo e, portanto, seu comportamento é perturbado, diferente dos demais”. Qualquer definição de mudança ou variação de um comportamento será sempre relativo ao ambiente: A) cultural, formativo e informativo.

B) pessoal, cultural e histórico. C) biológico, social e histórico. D) cultural, social e histórico. E) familiar, escolar e social.

(10)

Vamos encontrar em Perrenoud (1993): “A discriminação negativa instala-se em grande parte no currículo oculto. Nem todos os alunos recebem a mesma parcela de consideração, de atenção, de estímulo, de calor, de apoio, de amor, de humor, de confiança etc.. E, com frequência, essas diferenças reforçam as desigualdades.” Em geral, a discriminação negativa não está enraizada na intenção de prejudicar ou na vontade assumida de favorecer certos alunos; ela provém de práticas pedagógicas das quais escapam a percepção clara das diferentes necessidades educacionais especiais dos alunos. Assinale abaixo, a alternativa INCORRETA quanto a atitudes e procedimentos relativos à ação pedagógica no paradigma da inclusão.

A) diferenciar a aprendizagem é organizar as interações e as atividades, de modo que cada aluno seja confrontado constantemente.

B) o professor deve ter a consciência da seleção não verbal, aquela que acontece através do olhar. C) toda situação didática proposta uniformemente a

um grupo de alunos é adequada para todos. D) diferenciar o ensino não é introduzir a diferença,

mas dominar a individualização dos percursos. E) a verdadeira profissionalização acontece no

registro impessoal das relações, sejam elas interpessoais ou interculturais.

Questão 42

A Lei nº 8.069/90 reforça os dispositivos legais, ao determinar que “os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino”. Em que documento legal encontra-se essa afirmação?

A) Estatuto da Criança e do Adolescente. B) Declaração de Salamanca.

C) Plano Nacional de Educação. D) Constituição Federal.

E) Política Nacional de Educação Especial. Questão 43

A entrada das novas tecnologias nas escolas não deve ser encarada como a continuidade, um pouco sofisticada, do quadro pedagógico existente, mas sim como uma possibilidade de ruptura do paradigma de ensino-aprendizagem hegemônico. Essa é a força da inovação. Acerca da utilização das novas tecnologias nas escolas, marque a opção INCORRETA.

A) Nova tecnologia é antes, uma mudança no fazer que embute uma correspondente mudança de concepção.

B) O trabalho com as novas tecnologias garantirá, por si só, uma educação de melhor qualidade. C) A entrada das novas tecnologias na educação

trará consequências no perfil e na formação dos professores.

D) A mudança tecnológica não é aditiva nem subtrativa.

E) Não acresce nem diminui competências ou incompetências da escola.

Questão 45

A formação de professores e profissionais de diversas áreas tem sido, histórica e culturalmente, um dos mais importantes fatores de desenvolvimento social, tendo em vista a construção de uma sociedade democrática e cidadã. No interesse de oferecer subsídios a essa formação, focalizam-se duas dimensões, que são, sem dúvida, referências essenciais à construção do tecido social. Marque a opção que corresponde a essas duas dimensões. A) Conhecimento e Informação. B) Ética e Cidadania. C) Conhecimento e Moral. D) Afetividade e Ludicidade. E) Ética e Moral. Questão 44 “As sociedades se diferenciam em relação à

educação sexual que dão às crianças na tentativa de prepará-las para exercerem papéis como seres sexualmente maduros

e que modelam padrões culturais de comportamento sexual. Pesquisas

com adolescentes ocidentais sobre o “padrão duplo” de comportamento sexual – ideia de que algumas práticas sexuais vistas como adequadas para os homens sejam menos apropriadas para as mulheres – observaram jovens de ambos os sexos e concluíram que o “padrão duplo” de comportamento sexual nas últimas décadas: A) inverteu a prevalência de gênero.

B) diminuiu.

C) encontrou o equilíbrio. D) permaneceu o mesmo. E) desapareceu.

(Ford e Beach, 1951; Nieto, 2004, Santock, 2002; Scarlet, 2000)

(Simon e Gagnon, 1998)

(11)

Órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto), autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora), não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais), encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Marque a instituição que possui estas características.

A) Conselho Tutelar. B) Ministério Público.

C) Ministério de Educação e Cultura. D) Comissão de Infância e Juventude. E) Conselho Municipal de Educação.

Questão 47

Entendemos a coordenação pedagógica como uma assessoria permanente e continuada ao trabalho docente, cujas principais atribuições podem ser listadas em quatro dimensões como aponta Piletti (1998). Marque a alternativa que NÃO corresponde ao fazer do Coordenador Pedagógico. A) Promover reuniões, discussões e debates com a

população escolar e a comunidade com o objetivo de melhorar sempre mais o processo educativo. B) Estimular os professores a desenvolverem com

entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.

C) Ajudar a construir a uniformidade escolar, reforçando as práticas tradicionais assertivas, possibilitando a continuidade da linha de trabalho na instituição.

D) Acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação.

E) Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional.

O ensino e a aprendizagem interativos têm por objetivo auxiliar os alunos com comprometimentos multissensoriais, a compreenderem seu ambiente. O ensino e a aprendizagem interativos contribuem para um melhor entendimento do seu ambiente e no estabelecimento de relacionamentos. Os softwares educativos, a web, são recursos interativos que podem ser utilizados para melhorar o acesso ao currículo das crianças com necessidades educacionais especiais. Com relação à utilização das tecnologias de informação e comunicação, foram identificados três tipos de acesso :

A) emocional, linguístico e de apoio. B) linguístico, de apoio e psicossocial. C) físico, linguístico e cognitivo. D) linguístico, cognitivo e social. E) físico, de apoio e cognitivo.

(DAY, 1995)

Questão 49 As finalidades da etapa educacional do Ensino

Fundamental são as de proporcionar um marco de aprendizagens instrumentais para desenvolver todas as capacidades de todos os alunos. É muito difícil, para não dizer impossível, que um professor possa dar resposta diferenciada e personalizada a todos os seus alunos, na chamada didática tradicional. Será necessário modificar elementos da prática educacional que possibilitem a atenção à diversidade dos alunos. Marque as três possibilidades de mudanças que são relativamente factíveis:

A) equipe multidisciplinar, atividades, formação continuada.

B) acessibilidade, organização da sala de aula, metodologia.

C) organização da sala de aula, atividades, professores especialistas.

D) organização da sala de aula, atividades, metodologia.

E) professores especialistas, atividades, novas tecnologias.

(12)

Segundo Perrenoud (1993), “Pensar a prática não é somente a ação pedagógica na sala de aula, nem mesmo a colaboração didática com os colegas. É pensar a profissão, a carreira, as relações de trabalho e de poder nas organizações escolares, a partir da autonomia e de responsabilidade conferida aos professores, individual ou coletivamente”. Os professores devem ser levados a perceber que o saber da experiência e da formação, para atingir bons resultados e se transformar em conhecimento, precisa ser:

A) categorizado, formulado, organizado e mapeado. B) refletido, formulado, organizado e sistematizado. C) analisado, mapeado, organizado e catalogado. D) refletido, separado, classificado, e catalogado. E) o r g a n i z a d o , f o r m u l a d o , m a p e a d o e

sistematizado. Questão 50

Referências

Documentos relacionados

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

A fim de complementar tal entendimento, Bruno Miragem (MIRAGEM, 2016, p. 264) entende que o influenciador digital é uma espécie de fornecedor por equiparação, uma vez que

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

[r]

Em caso de indisponibilidade do prêmio o mesmo será substituído por um item de valor igual ou superior, sem aviso prévio.!. Catálogos e