• Nenhum resultado encontrado

O Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos e Internacionalização do Currículo. Franklin Virtual High School. Efigie

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos e Internacionalização do Currículo. Franklin Virtual High School. Efigie"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)
(2)

O Novo Ensino Médio

Itinerários Formativos e Internacionalização do Currículo

Franklin Virtual High School Efigie

(3)

Apresentação da Proposta

Com uma proposta altamente inovadora e moderna, a alta qualidade. , 4, de 17 de dezembro 2018.

Queremos disponibilizar s , para auxiliar as escolas na construção de diferentes percursos formativos, que possibilitem ao estudante o desenvolvimento de suas habilidades e competências, alinhadas com o seu projeto de vida. Com nossos cursos e nossa plataforma vocações e interesse, diferenciando-a das demais instituições de ensino.

Além disso, o aluno poderá conquistar, em paralelo, um diploma americano de High School, válido em todo território americano e altamente valorizado pelas mais importantes Universidades do mundo.

A natureza virtual da FVS permite que os jovens sejam responsáveis pelo próprio sucesso. No entanto, entendemos e projetamos nossos sistemas e processos para apoiar fortemente essa busca individual pelo sucesso.

Dra. Lara Crivelaro Diretora Geral da Efigie Representante exclusiva da FVS no Brasil

(4)

Todos os alunos da FVS terão um processo educacional eficiente que os preparará com sucesso para objetivos profissionais e acadêmicos.

Apresentação

FVS desenvolveu um Programa de High School Virtual com Duplo Diploma.

É uma escola reconhecidamente autorizada pelos mais importantes órgãos de acreditação americanos e construída valorizando a tecnologia do futuro e a tradiçã o educadores, tecnólogos, especialistas em negócios, pais e membros da comunidade que percebem que o mundo em mudança exige novos métodos educacionais.

Nosso Compromisso:

A natureza virtual da FVS permite que os jovens sejam responsáveis pelo próprio sucesso. No entanto, entendemos e projetamos nossos sistemas e processos para apoiar fortemente essa busca individual pelo sucesso.

Destaques da Proposta de Ensino da FVS

; Aulas virtuais com professores nativos americanos com interação constante;

Interação e trabalho colaborativo com outros estudantes americanos e de outros 16 países onde a Franklin Virtual School atua;

Os pais podem acompanhar o progresso de seus filhos através de relatórios diários ou semanais enviados por e-mails;

única escola de High School on-line de alta qualidade e com aprovação dos alunos nas melhores Universidades dos EUA;

A Franklin Virtual School foi criada para atender atletas de alta performance americano que nã 5a. melhor escola virtual dos EUA segundo ranking Best College Review;

O aluno completa o High School nos EUA, através de um ambiente virtual, sem sair do Brasil ou de seu país de origem, ao mesmo tempo em que completa o Ensino Médio, obtendo assim Dois Diploma.

A Franklin V 17 países oferecendo o Programa de High School Virtual com Duplo Diploma;

(5)

A grande mudança do Novo Ensino Médio está nos Itinerários

Formativos com carga horária de 1.200 (mil e duzentas) horas.

O Novo Ensino Médio Brasileiro

A partir de 2020, o novo Ensino Médio, obrigatório para todas as instituições públicas ou privadas, inicia-se com carga horária mínima de 3.000 (três mil) horas e nova organização curricular, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes Itinerários Formativos.

Dentro dessa nova proposta a BNCC, terá carga horária de no máximo, 1.800 (mil e oitocentas) horas, obrigatória e comum a todas as escolas. Nessa etapa deve-se definir as competências e os conhecimentos essenciais que deverão ser oferecidos a todos os estudantes, abrangendo todos os componentes curriculares definidos a partir das quatro áreas do conhecimento. Prevê-se que para a oferta de Educação em Tempo

Integral os Itinerários Formativos tenham carga horária 2024, conforme a meta 7 do PNE e Resolução CNE no 4, de 17 de dezembro 2018.

Sendo assim, o novo Ensino Médio deve ser composto, indissociavelmente, por:  Formação geral básica (1.800h no máximo)

 Itinerários formativos como aprofundamento das áreas de conhecimento (800 a 1.200h)

 Itinerários técnicos profissionalizantes (800 a 1.400 h)

As escolas poderão organizar o ensino em módulos ou créditos. A proposta é de que os Itinerários Formativos sejam organizados a partir de áreas de conhecimento, formação técnica e profissional. O conteúdo deve ser flexível, com ênfase no itinerário ofertado que tenha conexão com o mundo do trabalho e deve estar organizado em Blocos Eletivos que os estudantes poderão escolher e cursar durante o Ensino Médio.

A partir dessa estrutura, o estudante pode ser protagonista de seu currículo formativo e assim escolher seu bloco de disciplinas de interesse de estudo, por área de conhecimento a partir de seu interesse vocacional.

Os Itinerários Formativos, de acordo com a Lei no 13.415/2017, são os seguintes:

Linguagens Matemática Ciências da natureza Ciências humanas Formação técnica e profissional

(6)

Obedecendo a Resolução CNE no 4, de 17 de dezembro de 2018, o Ensino Médio, por ser etapa final da formação básica do estudante, deve fortalecer suas opções, possibilitando uma formação integral, que propicie tomadas de decisão futuras, considerando sua área de interesse para escolhas pessoais e profissionais

Estrutura do Novo Ensino M .

Os Desafios de uma Nova Arquitetura do Ensino Médio Inovador

Faz-se necessário a modernização da arquitetura do sistema atual, oferecendo aos estudantes um currículo mais flexível e mais conectado com as aspirações dos jovens do nosso século. O objetivo do novo modelo de ensino médio é tornar a escola mais atraente e articulada com o mundo em que vivemos. As novas diretrizes apontam para um currículo que inclua: cultura e linguagens digitais, pensamento computacional, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, das tecnologias da informação, da matemática, bem como a possibilidade de protagonismo dos estudantes para a autoria e produção de inovação. (Art. 8, b.)

A proposta do Novo Modelo de Ensino Médio, tem como foco o projeto de vida do aluno. : “projeto de vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das

dimensões pessoais, cidadã e profissional do estudante” D

Para tanto a nova proposta busca oferecer autonomia para o aluno escolher a área de seu maior interesse para aprofundamento de estudos ou uma área de ensino técnico.

Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa Língua Inglesa Artes Educação Fisica Conteúdo flexível com ênfase na área Matemática e suas tecnologias Matemática Conteúdo flexível com ênfase na área Ciências da natureza e suas tecnologias Física Química Biologia Conteúdo flexível com ênfase na área Ciências humanas e sociais aplicadas História Geografia Sociologia Fiolsofia Conteúdo flexível com ênfase na área Formação técnica e profissional Eletivas Conteúdo flexível com ênfase na área

B

N

C

C

M

áx

im

o

1

8

0

0

h

o

ra

s

Iti

n

e

rio

s

Fo

rm

ati

vo

s

1

2

0

0

h

o

ra

s

(7)

É preciso que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas e que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou psicossocial, seja da perspectiva local ou global (Fini, Maria Inês - 2019).

Respeitando a "diversificação da oferta de forma a possibilitar múltiplas trajetórias por parte

dos estudantes e a articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho” D

A BNCC, ao propor a reforma do Ensino Médio, preocupa-se com aspectos da vida atual e algumas demandas sociais muito importantes de serem consideradas na formação dos jovens atuais e que denotam um desafio social importante de ser vencido.

Além dos desafios sociais, as escolas enfrentam desafios pedagógicos relacionados à tecnologia e sociedade da informação a qual vivemos, que são muito importantes na formação dos jovens. De acordo com Maria Inês Fini, é preciso conhecer as características que definem essas novas formas de aprender:

 Informação não é conhecimento  Memória não é inteligência  Tecnologia não é pedagogia

Diante desses desafios, é importante ressaltar que o BNCC indica que os Currículos devem estar referidos ao desenvolvimento de Competências e Habilidades no processo de Aprendizagem.

Sendo:

COMPETÊNCIAS são modalidades estruturais da inteligência humana que se desdobram em

habilidades especificas por meio das quais estabelecemos todas as relações com e entre objetos, fatos, fenômenos e pessoas e as transformamos em conhecimento.

HABILIDADES são processos cognitivos específicos, decorrentes de competências gerais que

associados aos conteúdos tradicionais da arte, ciência e filosofia, traduzem- “ ” desejado como consequência de um processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

APRENDER é desenvolver estruturas de inteligência, cognitivas e socio-emocionais

(competências e habilidades ou processos mentais e atitudes) para compreender, interpretar e agir, com crescente autonomia de pensamento e ação, no mundo em que vivemos.

(8)

Jovens da Geração Digital, Desafios da Modernização e Internacionalização.

As escolas precisam estar preparadas para oferecerem aos alunos uma estrutura curricular que seja atraente e que os ajude a desenvolver e exercitar no cotidiano escolar, sua interação social, auto-organização para estudar, concentração para nova tarefa, aspectos importantes na vida escola do estudante.

As disciplinas e a própria organização pedagógica da Franklin Virtual School, propiciam estes importantes aspectos da vida escolar ao estudante, a partir da oferta de disciplinas modernas, flexíveis, atuais e inovadoras, que utiliza linguagem atraente e que procura estar sempre de acordo com as aspirações e a cultura dos jovens.

Se o objetivo é tornar a escola de ensino médio mais atraente para o jovem e articulada com o mundo em que vivemos, temos que encarar também o desafio da modernização e internacionalização em nossas estruturas curriculares. Nesse aspecto a Franklin se destaca, já que é uma escola americana, presente em mais de 17 países, com uma proposta absolutamente moderna e que fala a língua do aluno, seja pela dupla diplomação, seja por inserir nos itinerários formativos, componentes curriculares em créditos com temas de interesse dos alunos da geração digital.

A metodologia adotada pela Franklin Virtual School, para a trajetória de formação dos estudantes, favorece o protagonismo juvenil, sua crescente autonomia, motivação e autogestão para cumprir seus objetivos, na medida em que é do aluno o controle do tempo de estudo e seu envolvimento para o cumprimento as tarefas programadas.

A Franklin e os Itinerários Formativos: Inovar e Modernizar

De acordo com a resolução no. 3 de 21/11/2018 do CNE, os itinerários formativos devem considerar as demandas e necessidades do mundo contemporâneo, estar sintonizados com os diferentes interesses dos estudantes e sua inserção na sociedade, o contexto local e as possibilidades de oferta dos sistemas e instituições de ensino.

Além disso, os itinerários formativos devem ser orientados para o aprofundamento e ampliação das aprendizagens em áreas do conhecimento, devem garantir a apropriação de procedimentos cognitivos e uso de metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil. Defini também que podem ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, dada a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino. Considera-se nesse documento que para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino podem estabelecer critérios para que atividades realizadas por seus estudantes em outras instituições, nacionais ou estrangeiras, sejam avaliadas e reconhecidas como parte da carga horária do ensino médio, tanto da formação geral básica quanto dos itinerários formativos.

Tendo essa possibilidade em vista, as atividades realizadas pelos estudantes, consideradas parte da carga horária do ensino médio, podem ser aulas, cursos, estágios, oficinas, trabalho supervisionado, atividades de extensão, pesquisa de campo, iniciação científica, aprendizagem profissional, participação em trabalhos voluntários e demais atividades com intencionalidade pedagógica orientadas pelos docentes, assim como podem ser realizadas na forma presencial - mediada ou não por tecnologia - ou a distância, inclusive mediante regime de parceria com instituições previamente credenciadas pelo sistema de ensino.

(9)

Os Itinerários Formativos integrados, de acordo com a resolução do CNE, podem ser ofertados por meio de arranjos curriculares que combinem mais de uma área de conhecimento e da formação técnica e profissional.

A proposta do Novo Ensino Médio, propõe de maneira mais evidente o protagonismo juvenil, para tanto, importante destacar a oferta de algumas disciplinas que cumprem esse papel ao oferecer ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal. Utilizamos como exemplo algumas disciplinas da Franklin que podem ser utilizadas dentro desse contexto:

 Planejamento e desenvolvimento de carreiras  Estratégias de sucesso acadêmico

 Life time fitness

 Preparatórios para os exames ACT, SAT, GED, HiSET e TASC.

d

D ínuo do estudante.

Utilizando as disciplinas desenvolvidas pela Franklin, a escola brasileira poderá ofertar as eletivas que o aluno desejar cursar. O estudante, ao cursar uma disciplina, poderá americano com registro válido nos EUA, de acordo com a carga horária da disciplina escolhida. Por outro lado, se cursar todas as disciplinas que complementam o currículo americano o Diploma de High School americano, válido em todo território americano.

A seguir, indicaremos a fundamentação, de acordo com a Lei no 13.415/2017 e exemplos de disciplinas preparadas pela FVS que poderão ser utilizadas, como conteúdo flexível nos cinco Itinerários Formativos. Formação geral básica BNCC (1800 h) •4 - Ingles •1 - História dos EUA •0,5 Governo EUA •0,5 Economia High School - 6 créditos (960 h) Disciplinas do Catálogo da FVS Eletivas da Franklin (240 h) Programa de

Duplo Diploma Mais de 300 disciplinas eletivas da FVS a escolha do aluno.

(10)

Linguagens e suas tecnologias

A área de Linguagens deve aprofundar conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes linguagens em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam: estudos em línguas vernáculas, estrangeiras, clássicas e indígenas, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), das Artes, Design, Linguagens Digitais, Corporeidade, Artes Cênicas, Roteiros, Produções Literárias, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino.

Alguns exemplos de Unidades Eletivas da Franklin relacionadas ao bloco de Linguagens e suas tecnologias:

ELA English 1*/ Inglês 1

Este curso de inglês envolve os alunos em análise literária e avaliação de grandes textos clássicos e contemporâneos. Ao ler criticamente ficção, poesia, drama e não ficção, os alunos dominam estratégias de compreensão e análise. Entre as lições dos dois semestres há atividades que estimulam os alunos a fortalecer suas habilidades de oratória e escrita clara e coerente. Os alunos estudarão uma série de textos clássicos, tais como A Odisseia de Homero, Romeu e Julieta de Shakespeare e O Jogo Mais Perigoso de Richard Connell. Também serão abordados textos curtos, mas complexos, como discursos de Dr. Martin Luther King Jr., Franklin D. Roosevelt e Ronald Reagan e textos contemporâneos de Richard Preston, Julia Alvarez e Maya Angelou.

ELA English 2*/ Inglês 2

Este curso de inglês reforça a análise literária do século XXI com excelentes peças de literatura e não ficção literária, utilizando de recursos eletrônicos e jogos interativos educacionais. Cada unidade concentra-se em uma análise literária e permite aos alunos aplicá-la a uma variedade de gêneros e estruturas de texto. À medida em que essas unidades combinam modelagem e aplicação, também expandem o uso da linguagem midiática aos fundamentos da gramática e do vocabulário. Sob a orientação do software eWriting, os alunos também compõem ensaios descritivos, persuasivos, expositivos, literários, de pesquisa, narrativos e de contraste.

ELA English 3*/ Inglês 3

Este curso de inglês de um ano convida os alunos a mergulhar na literatura americana desde as primeiras vozes indígenas americanas através de trabalhos contemporâneos. Os alunos se envolvem em análise literária e avaliação de grandes textos. Ao ler criticamente ficção, poesia, drama e não ficção expositiva, os alunos dominam as estratégias de compreensão e análise literária. Ao longo de dois semestres as tarefas encorajam os alunos a fortalecer suas habilidades de linguagem oral e produzir uma escrita criativa e coerente. Os alunos lerão uma série de textos curtos porem complexos, incluindo trabalhos de Ralph Waldo Emerson, Emily Dickinson, Herman Melville, Nathaniel Hawthorne, Paul Laurence Dunbar, Martin Luther King Jr., F. Scott Fitzgerald, Sandra Cisneros, Amy Tan, e Dave Eggers

(11)

ELA English 4/ Inglês 4

Este curso de inglês de nível sênior oferece uma visão fascinante das tradições literárias britânicas abrangendo desde a escrita anglo-saxônica até o período moderno. Com introduções interativas e contextos históricos, este curso de um ano conecta questões filosóficas, políticas, religiosas, influências éticas e sociais de cada período de tempo para os trabalhos de muitos autores, incluindo Chaucer, William Shakespeare, a rainha Elizabeth I, Elizabeth Barrett Browning e Virginia Woolf. Adicionando uma dimensão extra à experiência literária britânica, este curso também expõe os estudantes à literatura mundial, incluindo trabalhos da Índia, Europa, China e Espanha.

ELA Introduction to Communications and Speech/ Introdução a Comunicação e Discurso Introdução à compreensão dos elementos, princípios e características da comunicação humana, este curso oferece uma visão fascinante das mensagens verbais e não verbais e das diferenças culturais e de gênero nas áreas de ouvir e responder. Alunos matriculados neste curso de um semestre serão guiados através de palestras envolventes e atividades interativas, explorando temas de autoconsciência e percepção na comunicação. O curso conclui com unidades em discursos informativos e persuasivos, e os alunos têm a oportunidade de criticar e analisar esses discursos.

ELA IDEA Writing: Instruction to Develop Expository & Applied Writing/ Instruções para redação expositiva e aplicada

Este curso de um semestre, motiva os alunos das 9ª a 12ª séries a se tornarem escritores mais articulados e eficazes, proporcionando uma experiência prática ao escrever reflexões pessoais, ensaios de definição, ensaios de pesquisa, ensaios persuasivos, ensaios informativos e ensaios de análise literária. Oferecendo lições direcionadas a pesquisas confiáveis, a comunicação eficaz, a gramática sólida e a um estilo atraente, este curso utiliza seis traços de escrita como um quadro abrangente que proporcionara aos alunos avaliarem sua própria redação, articular e aplicar estratégias de redação e pesquisa. Além disso, os estudantes aplicam as regras gramaticais do Standard American English em escrita formal.

Classic Novels & Author Studies/ Estudo de Novelas & Autores Clássicos

O curso Romance clássico e seus autores proporciona um estudo aprofundado de doze romances e dois autores, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar completamente um grande trabalho de ficção e ser apresentado a um autor célebre. Os alunos são orientados através de palestras, atividades na web, revistas e trabalhos práticos. Estudam os seguintes romances: 1984, Sonho de uma noite de verão, Call of the Wild,Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Coração das Trevas, Jane Eyre, Mrs. Dalloway, Retrato do Artista, Robinson Crusoé, A Casa dos Sete Gables, O Distintivo Vermelho da Coragem e Os Três Mosqueteiros, juntamente com os seguintes estudos de autor: Jorge Luis Borges e Flannery O'Connor.

AP® English Language & Composition/ AP Língua Inglesa e Composição

Este curso prepara os alunos para o Exame de Inglês e Composição avançados enquanto eles exploram e analisam uma variedade de contextos históricos. Este é um curso rápido projetado para alunos altamente motivados. Muitos recursos são oferecidos para capacitar os alunos para o teste, como leitura crítica, redação, tarefas em sala de aula e debates. Serão também dadas avaliações, exercícios práticos avançados em inglês e composição. Este curso oferece

(12)

aos alunos a oportunidade de aumentar o conhecimento sobre a prosa de muitos estilos e gêneros, incluindo redação jornalística, escrita política, redação científica, redação da natureza, autobiografias / biografias, diários, discursos, redação de histórias e redação crítica. Durante o curso, há um foco na redação e revisão de ensaios expositivos, analíticos e argumentativos para preparar os alunos para uma ampla gama de propósitos literários.

AP® English Literature & Composition/ AP Literatura Inglesa e Composição

Literatura inglesa e Composição é um curso projetado para preparar os alunos para analisar criticamente as formas de literatura, afim de comentar com perspicácia sobre o uso de estilo literário de um autor ou gênero. Os alunos também estudarão e farão a interpretação das características de gêneros e períodos literários e criticarão obras literárias através de ensaios expositivos, analíticos e argumentativos. Quando os alunos consideram estilos e dispositivos, eles os aplicam à sua escrita criativa. Além os alunos terem a vivência de um curso de inglês de alto nível, este curso os prepara para o exame de PA

ELE Introduction to Art / Introdução a Arte

Este curso incentiva os alunos a obter uma compreensão e apreciação da arte em suas vidas cotidianas. Apresentado em um formato envolvente, este curso de um semestre oferece uma visão geral de muitos temas: a definição de arte, o propósito cultural da arte, os elementos visuais da arte, a terminologia e os princípios do design, e os aspectos bidimensionais, tridimensionais, mídia e técnicas. Aprofundando-se na história da arte, os alunos explorarão os seguintes períodos e locais: arte pré-histórica, arte em civilizações antigas e arte mundial antes de 1400.

ELE Strategies for Academic Success/ Estratégias para Sucesso Acadêmico

Oferecendo uma análise abrangente de diferentes tipos de motivação, hábitos de estudo e estilos de aprendizagem, este curso semestral incentiva os alunos a assumirem o controle de sua aprendizagem, explorando diversas estratégias para o sucesso. Oferecendo aulas envolventes que ajudarão os alunos a identificar o que funciona melhor para eles individualmente, o curso propõe importantes ferramentas de estudo, como resumos de alta qualidade, técnicas de memorização, estratégias para fazer o teste, benefícios de recursos visuais e leituras técnicas.

ELE Career Planning & Development/ Planejamento de Carreira e Desenvolvimento Apresentando alunos ao mundo do trabalho, este curso oferece o conhecimento e a percepção necessários para competir no desafiador mercado de trabalho atual. Esse curso permite os alunos explorarem as diversas carreiras conforme interesses e habilidades pessoais, conhecerem os documentos necessários para entrar no campo de trabalho, os direitos dos funcionários e as características de funcionários eficazes e abordarem sobre a importância do profissionalismo e da responsabilidade. Também analisarão como as carreiras mudam e evoluem. Este curso de um semestre inclui lições em que os alunos criam um perfil de autoavaliação, uma carta de apresentação e um currículo que pode ser usado em seu portfólio educacional e profissional.

(13)

English Language Arts 6/ Língua Inglesa 6

Este curso facilita a transição dos alunos para o ensino médio com seleções de leituras informativas e literárias envolventes e adequadas à idade. Os alunos aprendem a ler criticamente, analisar textos e argumentar enquanto leem trechos de textos literários e informativos e exploram uma unidade no romance clássico de Lewis Carroll, Through the Looking Glass. O vocabulário, a gramática e a compreensão auditiva são aprimoradas por meio de lições que proporcionam aos alunos uma vivência prática. Os alunos também se envolvem em redação rotineira e analítica com base nos textos que leram. Nas lições de redação os alunos escrevem textos de tópicos em formatos narrativos, informativos, analíticos e argumentativos. Neste curso, os alunos desenvolvem um domínio de leitura, escrita e artes da linguagem.

English Language Arts 7/Língua Inglesa 7

Os alunos se desenvolvem como leitores, escritores e pensadores neste curso. Com textos literários e informativos envolventes, os alunos aprendem a pensar criticamente, analisar a linguagem de um autor e a citar evidências para argumentação. Os alunos completam um estudo aprofundado do romance clássico de Jack London, White Fang, e leem trechos de outras histórias, poesias e não ficção. A prática ajuda os alunos a aprimorarem o seu vocabulário, gramática e escuta. Os alunos também analisam os textos lidos. Em lições de escrita criam textos com tópicos em formatos narrativos, informativos, analíticos e argumentativos. Neste curso um ano, os alunos desenvolvem um domínio da leitura, escrita e das artes da linguagem

English Language Arts 8/Língua Inglesa 8

Neste curso, os estudantes desenvolvem seu conhecimento e florescem como leitores e escritores eficazes. Textos literários e informativos envolvem os alunos ao longo do curso, que seguem lendo criticamente, analisando textos de maneira argumentativa. Os alunos aprimoram seu vocabulário, gramática e escuta por meio de lições e oportunidades de prática. Os alunos também escrevem rotineiramente respostas analíticas aos textos lidos e realizam lições mais abrangentes, baseadas em processos, para produzir ensaios completos em formatos narrativos, informativos, analíticos e argumentativos. Neste curso de um ano, os alunos desenvolvem o domínio da leitura, escrita e das artes da linguagem

ELE Reading/ Leitura

Como os estudantes internacionais se candidatam a programas acadêmicos em toda a América do Norte e em países de língua inglesa, há necessidade de fazer testes de avaliação de inglês. Independentemente do teste, todos são baseados na capacidade do aluno de ler, escrever e falar em inglês. O programa ELE prepara os alunos para fazer exatamente isso. Esses cursos ajudam os alunos a melhorar os resultados dos testes, aprimorando as habilidades acadêmicas de inglês. Através da melhoria da compreensão do inglês e aprendendo como usar a linguagem de maneira natural, o programa ELE irá ajudar os alunos a se tornarem falantes fluentes no inglês. Seja fazendo o TOEFL Jr., ELTiS, IELTS ou um dos muitos outros testes de inglês, os alunos da FVS embasados pelo ELE devem ter bons resultados em suas avaliações de inglês.

Os cursos de Aperfeiçoamento da Língua Inglesa oferecem aos alunos um conjunto de habilidades acadêmicas que são necessárias para seu sucesso acadêmico e úteis em toda a sua experiência educacional americana. Este programa ajudará com as demandas do ensino hoje e

(14)

oferecerá preparação para um ambiente universitário competitivo amanhã. O currículo é projetado para preparar os alunos para o sucesso em uma escola secundária americana, mas também os ajudará a se preparar para os vestibulares como o SAT e o ACT. Após a conclusão, os alunos da ELE terão uma vantagem sobre seus concorrentes. Se a matrícula na universidade for uma meta futura, esse programa deve ser uma prioridade. Os estudantes terão a possibilidade de:

- Ter a compreensão auditiva em inglês de nativos da língua inglesa

- Melhorar a compreensão da leitura em inglês (funcional, informativa e literária) - Aprimorar o vocabulário, gramática e a pronúncia em inglês

- Aumentar o conhecimento acadêmico (ciências, estudos sociais, literatura e matemática)

- Experimentar o Aprendizado Online

- Adquirir habilidades em inglês para melhorar o desempenho em testes padronizados de proficiência em inglês (por exemplo, TOEFL Jr., IELTS e ELTiS)

ELE Spanish 1/ Espanhol 1

Os alunos iniciam a sua introdução ao aprendizado da língua espanhola com as quatro áreas-chave fundamentais do estudo da língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste numa história de aventura, um novo tema de vocabulário, conceito de gramática, numerosos jogos interativos que reforçam vocabulário e gramática, atividades de compreensão auditiva e leitura, atividades de fala e escrita e apresentações culturais multimídia em grandes espaços de língua espanhola na Europa.

ELE Spanish 2/ Espanhol 2

Alunos continuam sua introdução ao espanhol nas quatro áreas-chave do estudo da língua estrangeira: compreensão, fala, leitura e escrita. Cada unidade é composta por uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, numerosos jogos interativos reforçando vocabulário e gramática, atividades de compreensão de leitura e de escuta, atividades de fala e escrita, apresentações culturais nas principais áreas de língua espanhola na Europa e das Américas e avaliações.

ELE French 1/ Francês 1

Os alunos iniciam sua introdução ao francês nas quatro áreas-chave do estudo de línguas estrangeiras: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, inúmeros jogos interativos reforçando vocabulário e gramática, atividades de compreensão auditiva, atividades de fala e escrita e apresentações culturais multimídia nas principais regiões da Europa do mundo.

ELE French 2/ Francês 2

Os alunos continuam sua introdução ao francês neste segundo ano, com revisão de blocos de construção fundamentais em quatro áreas-chave do estudo da língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito gramatical, vários jogos interativos

(15)

reforçando vocabulário e gramática, atividades de compreensão auditiva e auditiva, atividades de fala e escrita e apresentações culturais cobrindo as principais áreas de língua francesa em todo o mundo

ELE German 1/ Alemão 1

Os alunos iniciam sua introdução ao alemão nas quatro áreas-chave do estudo da língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, numerosos jogos interativos reforçando vocabulário e gramática, atividades de compreensão auditiva, atividades de fala e escrita e apresentações culturais englobando as principais áreas de língua alemã na Europa.

ELE German 2/ Alemão 2

Os alunos continuam sua introdução ao ensino da língua alemã neste curso de segundo ano com revisão das quatro áreas-chave do estudo de língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, numerosos jogos interativos, atividades de compreensão auditiva, de fala, escrita e apresentações culturais envolvendo as principais áreas de língua alemã na Europa.

ELE Chinese 1/ Chinês 1

Os alunos iniciam sua introdução ao chinês nas quatro áreas-chave do estudo de língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, inúmeros jogos interativos, atividades de compreensão auditiva e leitura, atividades de fala e escrita e apresentações culturais multimídia nos principais países de língua chinesa

ELE Chinese 2/ Chinês 2

Os alunos continuam sua introdução ao chinês neste curso de segundo ano com revisão das quatro áreas-chave do estudo de língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em uma história de aventura, um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, numerosos jogos interativos reforçando vocabulário e gramática, atividades de compreensão auditiva, atividades de conversação e escrita e apresentações culturais multimídia que abrangem os principais países de língua chinesa

ELE Latin 1/ Latim 1

Os alunos iniciam sua introdução ao latim nas quatro áreas-chave do estudo da língua estrangeira: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em um novo tema de vocabulário e conceito de gramática, inúmeros jogos interativos que reforçam vocabulário e gramática, atividades de compreensão de leitura e de escuta, atividades de fala e escrita e apresentações culturais que cobrem aspectos significativos da cultura romana e suas manifestações modernas.

(16)

ELE Latin 2/ Latim 2

Os alunos continuam sua introdução ao latim, continuando os estudos nas quatro áreas-chave do estudo de línguas estrangeiras: ouvir, compreensão, fala, leitura e escrita. Cada unidade consiste em um novo vocabulário, conceito de tema e gramática, um notável mito antigo em latim, numerosos jogos interativos reforçando vocabulário e gramática, leitura e compreensão auditiva, atividades, palestras, atividades de escrita e apresentações culturais cobrindo aspectos significativos da cultura romana e suas manifestações modernas

AYP Pre-English/AYP Pré-Inglês

Este curso impulsiona o aluno para ter sucesso, independentemente da área de estudo acadêmico. Apresenta estratégias de motivação, hábitos de estudo e estilos de aprendizagem incentivando os alunos a assumirem o controle de seu aprendizado.

Os alunos identificarão o que funciona melhor para eles individualmente. As aulas do curso incluem importantes técnicas de estudo, tais como estratégias para notas de alta qualidade, técnicas de memorização, estratégias para a realização dos testes, técnicas de leitura e de como usar recursos visuais e participar de grupos de estudo.

Alfabetização e Compreensão é projetado para apoiar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita da Língua Inglesa. Ele é otimizado para nossos alunos Internacionais (alunos de inglês). Em uma abordagem contemporânea que utiliza tópicos de alto interesse para motivar os alunos e expô-los a princípios eficazes usando diversos conteúdos e textos do mundo real. Você se envolverá em nossa interface baseada em tecnologia que inspira e desafia os alunos a adquirir conhecimento e proficiência. Você vai praticar essas habilidades essenciais em inglês para ficar pronto para ter sucesso em sua experiência no exterior: resumindo, questionando, visualizando e prevendo, reconhecendo a estrutura do texto, visualizando e monitorando o entendimento. Este curso certamente irá elevar a fluência do aluno no idioma Inglês.

ELE with Reading - Literary Elements and Informational Text Structure/Elementos da Literatura e Estrutura de Texto Informativo

Constrói e melhora o vocabulário de inglês, compreensão de leitura e fluência através de aulas interativas baseadas em histórias populares e mitos, bem como textos informativos do mundo real. Gramática, pronúncia e compreensão auditiva são ministradas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Reading - Comprehension and Analysis of Fiction and Nonfiction/Compreensão e Análise de Ficção e Não-ficção

Expande o vocabulário inglês, a compreensão de leitura e a fluência através da exploração de textos de poesia, prosa e não-ficção abrangendo uma variedade de tópicos como esportes, ciência, história e muito mais. A compreensão de gramática e pronúncia inglesa são ministradas ao longo do curso por instrutores nativos de inglês.

ELE with Reading - Exploring Language and Main Idea Across Genres/ Leitura – Explorando a Linguagem e Ideia Principal sobre Gêneros

Desenvolve o vocabulário em inglês, a compreensão de leitura e fluência através de lições interativas, desde contos e histórias até artigos históricos e científicos. A gramática inglesa, pronúncia e compreensão auditiva são ministradas ao longo do curso por instrutores nativos.

(17)

ELE with Reading - Summarizing, Inferencing, and Drawing Conclusions/ Resumindo, inferenciando e desenvolvendo conclusões

Aprimora o aprendizado de leitura e língua inglesa com lições envolventes que aprofundam a cultura americana através de romances clássicos, poemas, discursos e documentos históricos. A compreensão de gramática e pronúncia são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de inglês.

ELE with Reading - Functional and Media Literacy/ Leitura – Literatura Funcional e de Mídia

Desenvolve o aprendizado da língua inglesa da compreensão à de documentos de trabalho e fontes multimídia. A história e a literatura americanas também são exploradas através de romances, poemas e discursos famosos. Gramática inglesa, pronúncia e habilidades de compreensão auditiva são desenvolvidas durante todo o curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Reading - Advanced Literary and Rhetorical Analysis/ Leitura – Literatura Avançada e Análise Retórica

Aprimora a língua inglesa e a leitura com estudo aprofundado de seleções de autores americanos mais populares, poetas e figuras históricas. Gramática, pronúncia e compreensão auditiva são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE 30 Art I – Modeling/ Arte 1 – Modelagem

Este curso é focado nos conceitos fundamentais de 30 modelos e conceitos básicos e habilidades de animação. Os alunos aprendem o software Blender® para criar 30 modelos, como uma casa, uma criatura, uma animação da criatura andando e um terreno de paisagem. As atividades incluem o uso de pontos em uma grade para criar montanhas e usar uma gama de cores para criar um sol e uma lua. Os alunos aprendem 30 espaços e 30 objetos; criação, dimensionamento e rotação de objetos; materiais e texturas; poses e quadros-chave; espelhamento; e como acrescentar materiais, texturas, objetos, armaduras e animações.

ELE 30 Art II - Animation/ Arte 2 - Animação

Este curso é aprofundado na construção de animação, incluindo movimento realista e iluminação. Os alunos aprendem o espaço de trabalho e as ferramentas do software Blender®; propriedades de localização e rotação; scripts; Curvas IP; alças de vetor; animações e simulações de rendering e baking; e sistemas de partículas e emissores. Atividades e projetos promovem os 30 principais conceitos de animação, incluindo quadros e quadros-chave, squash e alongamento, tiras de ação, ciclos de caminhada e poses e trajetórias. Os alunos desenvolvem as habilidades necessárias para projetar e criar animações com a compreensão e capacitação necessárias para ter sucesso como animadores profissionais. (Pré-requisito: 30 Art I - Modelagem)

(18)

Matemática e suas Tecnologias

Em uma sociedade cada vez mais baseada no desenvolvimento tecnológico, os conhecimentos matemáticos tornam-se imprescindíveis às diversas ações humanas, das mais simples às mais complexas, tais como compreensão de dados em gráficos, realização de estimativas e percepção do espaço que nos cerca, entre outras

Prevê-se nessa área o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos matemáticos em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam: estudos em resolução de problemas e análises complexas, funcionais e não-lineares, análise de dados estatísticos e probabilidade, geometria e topologia, robótica, automação, inteligência artificial, programação, jogos digitais, sistemas dinâmicos, dentre outros.

provocados a construir e a atribuir significado aos conhecimentos ” (BRAS L 2015)

Alguns exemplos de Unidades Eletivas da Franklin relacionadas ao bloco de Matemática e suas Tecnologias:

MAT Algebra 1*/ Algebra 1

Este curso de um ano e composto por cinco áreas críticas: relações entre quantidades e raciocínio com equações, relações lineares e exponenciais, estatística descritiva, expressões, equações, funções quadráticas e modelagem. Com sequência da base estabelecida nas séries intermediárias, o curso aprofunda o entendimento dos alunos sobre funções lineares e exponenciais, desenvolvendo fluência na redação e resolução de equações com desigualdades de uma variável. Os alunos irão interpretar, analisar, comparar e contrastar funções que são representadas de forma numérica, tabular, gráfica e algébrica. O raciocínio quantitativo é uma linha comum ao longo do curso, pois os alunos usam a álgebra para representar quantidades e as relações entre elas de várias maneiras. Padrões de práticas e processos matemáticos são incorporados ao longo do curso, à medida em que os alunos dão sentido a situações problemáticas, resolvem novos problemas, raciocinam abstratamente e pensam criticamente.

MAT Algebra 2*/ Algebra 2

Este curso consolida o que os alunos aprenderam sobre geometria nas classes intermediárias com foco no raciocínio e na elaboração de argumentos matemáticos. O raciocínio matemático é introduzido com um estudo de congruência triangular, incluindo a exposição a provas formais e construções geométricas. Em seguida, os alunos ampliam para outros conceitos essenciais de triângulo, incluindo semelhança, trigonometria e as Leis de Senos e Cossenos. Passando para outras formas, os alunos trabalham várias fórmulas para circunferência, área e volume, bem como seções transversais de sólidos e rotações de objetos bidimensionais. Os alunos então fazem importantes conexões entre geometria e álgebra, incluindo triângulos especiais, declives de linhas paralelas e perpendiculares e parábolas no plano de coordenadas, antes de investigar em profundidade a geometria dos círculos. O curso se encerra com um estudo da teoria dos conjuntos e probabilidade, à medida que os alunos aplicam probabilidade teórica e experimental para tomar decisões através da análise de dados.

(19)

MAT Algebra 3/ Algebra 3

Este curso engloba funções, polinômios, fenômenos periódicos, coleta e análise de dados. Tem um início com uma revisão das funções linear e quadrática para solidificar uma base para aprender essas novas funções. Os alunos fazem conexões entre as representações verbais, numéricas, algébricas e gráficas de funções e aplicam esse conhecimento à medida em que criam equações e desigualdades que podem ser usadas para resolver problemas matemáticos e do mundo real. Na medida em que os alunos desenvolvem suas habilidades algébricas, eles traçam analogias entre as operações e propriedades de campo de números reais e de números complexos e expressões. Práticas matemáticas e hábitos mentais estão incorporados ao longo do curso enquanto os alunos resolvem novos problemas, raciocinam abstratamente e pensam criticamente.

MAT Pre-Calculus/ Pré-Cálculo

Com ênfase nas famílias de funções e suas representações, o Pré-Calculus é uma introdução cuidadosa aos estudos avançados que levam ao cálculo. O curso analisa resumidamente equações lineares, desigualdades e sistemas e se move propositadamente para o estudo das funções. Os alunos então descobrem a natureza dos gráficos e aprofundam sua compreensão das funções polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas. Através de um conteúdo mais profundo, o curso encaminha os alunos a um estudo avançado de funções, matrizes e vetores trigonométricos. O curso conclui com um breve estudo de probabilidade e estatística.

MAT Finanacial Math/ Matemática Financeira

Conectando conceitos matemáticos práticos a cenários pessoais e empresariais, este curso oferece lições informativas e altamente úteis que desafiam os alunos a obter uma compreensão mais profunda da matemática financeira. Atividades de aprendizagem relevantes baseadas em projetos cobrem tópicos estimulantes como planejamento financeiro pessoal, orçamento e gastos, serviços bancários, pagamento de impostos, a importância de seguros, investimentos de longo prazo, compra de uma casa, empréstimos ao consumidor, investimentos econômicos, iniciar e analisar os dados de negócios. Oferecido como um curso de dois semestres, este curso incentiva o domínio de habilidades matemáticas, incluindo porcentagens, proporções, análise de dados, sistemas lineares e funções exponenciais.

AP® Calculus AB/ AP Cálculo AB

Este curso com duração de um ano, prepara os alunos para o Exame Cálculo AB de Colocação Avançada (AP). Os principais tópicos de estudo neste curso incluem uma revisão de pré-cálculo, limites, derivativos, integrais definidos, modelagem matemática, equações diferenciais e as aplicações desses conceitos. A ênfase é colocada no uso da tecnologia para resolver problemas e tirar conclusões. O curso utiliza uma abordagem multi-representativa para cálculo com conceitos e problemas expressos numericamente, graficamente, verbalmente e analiticamente

Mathematics 6/Matemática 6

Este curso começa conectando a lógica à multiplicação e divisão, permitindo que os alunos usem o raciocínio lógico para resolver uma ampla variedade de problemas. Os alunos aplicam ainda sua compreensão de multiplicação e divisão para explicar o procedimento de divisão e

(20)

frações. Este curso baseia-se em noções anteriores do sistema numérico para incluir agora todo o conjunto de números racionais. Os alunos começam a entender o uso de variáveis à medida que escrevem, avaliam e simplificam as expressões. Eles usam a ideia de igualdade e propriedades das operações para resolver equações e desigualdades de uma etapa. Nas estatísticas, os alunos exploram diferentes formas gráficas para exibir dados. Eles usam exibições de dados, medidas de centro e medidas de variabilidade para resumir conjuntos de dados. O curso conclui com os alunos o raciocínio sobre as relações entre as formas para determinar a área, a área de superfície e o volume.

Mathematics 7/ Matemática 7

Este curso começa com um estudo aprofundado do raciocínio no qual os alunos utilizam modelos concretos; diagramas de barras e tabelas, para aumentar e desenvolver a compreensão de taxas, proporções e porcentagens. A fluência dos números dos alunos e a compreensão do sistema numérico racional são expandidos à medida em que realizam operações com números racionais em contextos do mundo real. Na estatística, os estudantes desenvolvem significados para amostras representativas, medidas de tendência central, variação e representação ideal para comparações de conjuntos de dados. Também desenvolvem a compreensão da probabilidade teórica e experimental. Ao longo do curso, os alunos criam fluência na redação de expressões e equações que modelam cenários do mundo real. Eles aplicam seu entendimento de operações inversas para resolver equações e desigualdades em várias etapas. Os alunos baseiam-se em seu raciocínio lógico para resolver problemas sobre desenhos de escala, relacionando os comprimentos correspondentes entre os objetos. O curso conclui com uma análise geométrica das relações de ângulo, área e volume de figuras bidimensionais e tridimensionais

Mathematics 8/ Matemática 8

O curso começa com uma unidade sobre relações de entrada-saída que cria uma base para aprender sobre funções. Os alunos fazem conexões entre as representações verbais, numéricas, algébricas e gráficas das relações e aplicam esse conhecimento para criar funções lineares que podem ser usadas para modelar e resolver problemas matemáticos e do mundo real. Os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda de como as translações, rotações, reflexões e dilatações de distâncias e ângulos afetam a congruência e a similaridade. Também desenvolvem regras de expoentes e os usam para simplificar expressões exponenciais. Os alunos estendem as regras de expoentes enquanto realizam operações com números em notação científica. Estimar e comparar raízes quadradas de quadrados não perfeitos em quadrados perfeitos expõe os estudantes a números irracionais e estabelece as bases para aplicações como o Teorema de Pitágoras, a distância e o volume

Pre-Algebra/ Pré-Algebra

Este curso anual destina-se a alunos que concluíram uma sequência de matemática do ensino médio, mas que ainda não estão preparados para Álgebra. Este curso analisa as principais habilidades de preparação para a álgebra a partir das notas intermediárias e introduz a Álgebra básica com o apoio apropriado. Os alunos revisitam conceitos em número e operações, expressões e equações, proporção e funções básicas. No final do curso, os alunos estão prontos para começar um estudo mais formal de Álgebra no ensino médio.

(21)

AYP Pre-Algebra/ AYP Pré-Algebra

Sabemos que você já fez esse curso e está além desse nível em matemática em seu país. No “ ” em outro idioma? Queremos que os alunos que frequentam um Ano Acadêmico no Exterior "pensem, comam, bebam e até sonhem" em inglês para aproveitarem ao máximo esta vivência. Este curso revisa os princípios de matemática. Fazer este curso te dará base para compreender e concluir todos os seus cursos do no exterior mais facilmente pois você “ ”

AYP Geometry/ AYP Geometria

Este curso reforça o que os alunos aprenderam sobre geometria com foco no raciocínio e na elaboração de argumentos matemáticos. Os alunos estendem o que aprenderam a outros conceitos essenciais do triangulo como semelhança, trigonometria e as leis de senos e cossenos. Passando para outras formas, os alunos derivam várias fórmulas para circunferência e área e volume, bem como seções transversais de sólidos e rotações de objetos bidimensionais. Os alunos então fazem importantes conexões entre geometria e álgebra, incluindo triângulos especiais, declives de linhas paralelas e perpendiculares e parábolas no plano de coordenadas, antes de iniciar uma pesquisa profunda da geometria. O curso se encerra com um estudo da teoria dos conjuntos e probabilidade, à medida que os alunos aplicam probabilidade teórica e experimental para tomar decisões informadas pela análise de dados.

ELE with Math - Decimal and Fraction Operations/ Matemática - Operações Fracionadas e Decimais

Suporta a melhoria da língua inglesa através da prática com frações, decimais, medidas e geometria. Os problemas do mundo real que envolvem conceitos matemáticos desenvolvem vocabulário e fluência em inglês em um contexto divertido. As habilidades de gramática, pronúncia e compreensão auditiva são ministradas durante todo o curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Math - Ratios, Graphing, and Statistics/ Matemática - Índices, Gráficos e Estatísticas

Desenvolve e expande o idioma inglês por meio de aulas cobrindo proporções, dinheiro, medidas, expressões, coordenadas geométricas e estatísticas. Problemas do mundo real que envolvem conceitos matemáticos desenvolvem vocabulário e fluência em inglês em um contexto divertido. Gramática, pronúncia e compreensão auditiva são ministrados ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Math - Rational Numbers and Percent/ Matemática – Números Racionais e Percentual

Fortalece o aprendizado da língua inglesa através da prática com o sistema numérico, cálculo percentual, equações simples e quadriláteros. Os problemas do mundo real envolvendo conceitos matemáticos desenvolvem vocabulário e fluência em inglês de uma forma divertida, a gramática, pronúncia e compreensão auditiva são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

(22)

ELE with Math - Proportions, Integers, and Probability/ Matemática – Proporções, Totalidades e Probabilidades

Aprimora e desenvolve o aprendizado da língua inglesa por meio de aulas que envolvem proporções, operações com números inteiros, probabilidade, círculos e triângulos. Problemas do mundo real que envolvem conceitos matemáticos desenvolvem o vocabulário e a fluência em inglês em um contexto divertido. A compreensão de gramática e pronúncia são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Math - Linear Functions and Equations/ Matemática – Funções Lineares e Equações

Introduz alunos de inglês para pré-algebra através da prática com funções lineares, gráficos, análise de dados e equações de vários passos. Problemas do mundo real que envolvem conceitos matemáticos desenvolvem o vocabulário e a fluência em inglês em um contexto divertido. Gramática, pronúncia e compreensão auditiva são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE with Math - Exponents, Scientific Notation, and Geometric Concepts/ Matemática – Exponentes, Notação Científica e Conceitos Geométricos

Aprofunda com base na pré-álgebra e aprimora a língua inglesa por meio de lições sobre poderes e expoentes, valor absoluto, notação científica, transformações geométricas e o Teorema de Pitágoras. Os problemas do mundo real que envolvem conceitos matemáticos desenvolvem o vocabulário e a fluência em inglês em um contexto divertido. Gramática, pronúncia e compreensão auditiva são desenvolvidas ao longo do curso por instrutores nativos de língua inglesa.

ELE Math/ Matemática

O programa FLC English Language Enhancement (ELE) fornece instrução matemática e, ao mesmo tempo, ajuda os alunos a aumentar seu vocabulário e melhorar sua leitura e compreensão auditiva. Os cursos da ELE Math incluem atividades cotidianas como compras e culinária, permitindo que os estudantes se familiarizem com os sistemas americanos de medição, moeda e cultura.

A matemática não é tipicamente o assunto favorito de um aluno. No entanto, foi escolhido para ser incluído no programa ELE, pelo fato dos conceitos ensinados nas aulas de matemática americanas serem semelhantes aos ensinados em todo o mundo. Isso representa uma grande oportunidade para a ELE Math revisar lições simples de matemática e, ao mesmo tempo, aprimorar habilidades de inglês como leitura e compreensão.

Os conceitos matemáticos ensinados nos cursos da ELE devem ser familiares aos alunos. Embora sejam aulas de matemática, a educação oferecida visa melhorar o inglês acadêmico consequentemente permite ao aluno:

- Preparar-se para as aulas de

matemática do ensino médio americano - Melhorar a compreensão da língua inglesa

- Expandir o vocabulário em inglês

- Aprender termos matemáticos

americanos

- Adquirir conhecimento cultural

- Preparar-se para exames de admissão universitária (ACT / SAT)

(23)

ELE Computer Applications: Office® 2010/ Aplicações de Computação: Office® 2010 Este curso anual apresenta aos alunos os recursos e as funcionalidades do software de produtividade mais utilizado no mundo: o Microsoft® Office®. Por meio de instruções em vídeo, demonstrações interativas e tarefas práticas, os alunos aprendem a desenvolver, editar e compartilhar documentos do Office® 2010 para uso pessoal e profissional. No final deste curso, os alunos terão desenvolvido proficiência básica nas ferramentas e recursos mais comuns do pacote de aplicativos Microsoft® Office® 2010: Word®, Excel®,PowerPoint® e Outlook®.

ELE Computer Science/ Ciência da Computação

Este curso de um semestre apresenta aos alunos os conceitos básicos da ciência da computação por meio de uma série de projetos de programação Python® que incentivam a criatividade e a experimentação. Os alunos criam um portfólio diversificado de projetos à medida que aprendem comandos e funções, valores e variáveis, Interface Gráfica do Usuário, programação modular e orientada a objetos e eventos. Os alunos também aprendem loops, técnicas de depuração, processos de desenvolvimento de software, matrizes e conjuntos, geradores e name spaces, pacotes e bibliotecas, aleatoriedade, manuseio de arquivos e como programar jogos simples. Os alunos exploram as diferentes carreiras e perfis profissionais da área de programação.

ELE Digital Arts/ Artes Digitais

A Digital Arts se concentra na construção de uma base sólida dos elementos da arte e do design: linha, forma, forma, cor, valor, espaço e textura. Os tópicos incluem processos para avaliar obras de arte e identificar trabalhos, estilos e períodos históricos de artistas selecionados. O aluno aprende o espaço 3D em um ambiente 2D; filtros, gradientes e destaques; e métodos de trabalho com cor. No final deste curso, os alunos terão criado um portfólio exclusivo de arte digital, incluindo imagens repetidas para serem usadas como plano de fundo da área de trabalho de um computador, um logotipo com texto, duas imagens dimensionadas proporcionalmente entre si e um pôster, imagem e layout. Os alunos aprimoram suas habilidades usando o lnkscape, uma alternativa de código aberto ao Adobe® Illusator®, e aprendem novas ferramentas, como Spiral, Bezier e Paint BucketTools.

ELE Engineering Design/ Design de Engenharia

Este curso proporciona aos alunos a realização de projetos auxiliados por computador, incluindo a criação de formas geométricas, a interpretação de desenhos 2D e 3D de objetos e a criação de desenhos isométricos e em perspectiva em um ambiente CAD profissional. Os alunos aprendem as etapas do processo de projeto, modelando e construindo torres de papel, pontes ou plataformas. Os projetos incluem projeções ortográficas de objetos 3D, desenhos isométricos, projeto de contêiner 3D e aplicação de habilidades de matemática e geometria a modelos e processos de engenharia. Os alunos produzem desenhos de acordo com as especificações do projeto, criam desenhos CAD oblíquos e em perspectiva, editam desenhos em um ambiente CAD 3D e aplicam engenharia reversa a um objeto para explorar suas partes, T ™ D ™ programa de modelagem CAD 3D usado por engenheiros profissionais.

(24)

ELE Introduction to Informatinon Technology/ Introdução à Tecnologia da Informação Este curso apresenta aos alunos as habilidades técnicas e profissionais essenciais necessárias no campo da Tecnologia da Informação (TI). Por meio de projetos práticos e trabalhos escritos, os alunos adquirem uma compreensão da operação de computadores, redes de computadores, fundamentos da Internet, programação e suporte de computadores. Os alunos também aprendem sobre o impacto social da mudança tecnológica e os problemas éticos relacionados à tecnologia. Ao longo do curso, as atividades de ensino enfatizam a segurança, o profissionalismo, a responsabilidade e a eficiência dos trabalhadores dentro do campo de TI.

ELE Audio Engineering/ Engenharia de Áudio

Este curso ensina as quatro principais etapas da engenharia de áudio profissional: gravação, edição, mixagem e masterização. Por meio de uma série de projetos de software Audacity®, os alunos aprendem tons e formas de onda, gravando eventos e formatos, MIDI (Musical Instrument Digital Interface) e DAW® (Digital Audio Workstations), sincronizando áudio e muitos outros tópicos relacionados ao campo de engenharia de áudio. As atividades incluem efeitos de eco e reverberação; codificação e exportação de áudio; dominar arquivos de áudio e misturar amostras para criar uma nova faixa; equalização, compressão e normalização de arquivos de áudio; e adicionando fading e crossfading

ELE Game Design/ Design de Jogos

Utilizando o programa de software Multimedia Fusion 2®, este curso permite que os alunos construam uma base sólida nos fundamentos do design e desenvolvimento de jogos. Os alunos criam um portfólio com jogos interativos e envolventes, como um clássico jogo de pingue-pongue para dois jogadores, uma ação inovadora e um jogo de labirinto com obstáculos em movimento. Os alunos aprendem a linguagem MMF2 de eventos, condições e ações; objetos de jogo que rastreiam pontuações, vidas, tempo e muito mais; e movimento automatizado, aleatório e controlado pelo usuário. Os tópicos incluem bibliotecas, sons de jogos e conceitos de design de jogos, incluindo objetos, camadas e quadros, cursores e mira, pixels e coordenadas, cálculos, telas de título e final e animações de loop.

ELE Personal Finance/ Finanças Pessoais

Este curso semestral introdutório de finanças ensina a entender o mundo financeiro e sobre gerenciamento financeiro. Os alunos aprendem mais sobre economia e se tornam mais confiantes na definição e busca de metas financeiras à medida em que desenvolvem conhecimentos necessários para serem bem-sucedidos. Também aprendem a como abrir contas bancárias, investimentos, empréstimos, seguros, carreiras, finanças empresariais, compras e muito mais. Os alunos serão inspirados por exemplos de profissionais de finanças e indivíduos que atingiram suas metas financeiras.

(25)

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

O ensino de Ciências da Natureza tem compromisso com uma formação que prepare o sujeito para interagir e atuar em ambientes diversos, considerando uma dimensão planetária; uma formação que possa promover a compreensão sobre o conhecimento científico pertinente em diferentes tempos, espaços e sentidos; a alfabetização e o letramento científicos; a compreensão de como a ciência se constituiu historicamente e a quem ela se destina; a compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos rec ção do conhecimento científico e das tecnologias (BRASIL, 2015). Para esta área deve-se oferecer oportunidade do aluno aprofundar o conhecimentos estruturante para aplicação de diferentes conceitos em contextos sociais e de trabalho, organizando arranjos curriculares que permitam: estudos em astronomia, metrologia, física geral, clássica, molecular, quântica e mecânica, instrumentação, ótica, acústica, química dos produtos naturais, análise de fenômenos físicos e químicos, meteorologia e climatologia, microbiologia, imunologia e parasitologia, ecologia, nutrição, zoologia, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino;

Alguns exemplos de Unidades Eletivas da Franklin relacionadas ao bloco de Ciências e suas Tecnologias:

SCI Earth/Space Science/ Ciência Espacial

Os alunos inscritos neste curso dinâmico exploram o escopo das ciências da Terra, abrangendo desde a estrutura básica e a formação de rochas até as forças incríveis e voláteis que moldaram e transformaram o nosso planeta. À medida que as mudanças climáticas e a conservação de energia se tornam cada vez mais predominantes no discurso nacional, é importante que os alunos compreendam os conceitos e as causas das mudanças da Terra. Ciência da Terra e Espaço é um curso de dois semestres que fornece um sólido fundamento para a compreensão das características físicas que tornam o planeta Terra único e examina como essas características diferem entre os planetas do nosso sistema solar.

SCI Integrated Science 1/ Ciência Integrada 1

Integrated Science 1 é um curso integrado de um ano de introdução aos conceitos de Biologia, Geologia, Astronomia, Física e Química. A pesquisa científica e o método científico serão explorados, juntamente com as pesquisas sobre vários tópicos, incluindo a Terra e o espaço, células e reações celulares, evolução e classificação de organismos, átomos e moléculas, energia, forças e ondas.

SCI Integrated Science 2/ Ciência Integrada 2

O Integrated Science 2 é um curso integrado de um ano que aprofunda os conceitos avançados em Biologia, Física e Química. A pesquisa científica e o método da ciência serão explorados, juntamente com pesquisas sobre genética e DNA, anatomia e fisiologia, respiração celular e fotossíntese, ligação química e estequiometria, ácidos e bases, eletricidade e movimento e astrofísica.

(26)

SCI Integrated Science 3/ Ciência Integrada 3

O Integrated Science 3 é um curso integrado de um ano de estudo profundo dos conceitos avançados em Biologia, Física, Química e Ciências Ambientais. A pesquisa científica e o método da ciência serão explorados, juntamente com pesquisas sobre reprodução celular, evolução darwiniana, biodiversidade e mudança populacional, ecossistemas aquáticos, teoria cinética molecular, reações nucleares, energia e trabalho, luz e som, eletromagnetismo, clima e erosão e a interação entre ciência e sociedade.

SCI Environmental Science/ Ciência Ambiental

A ciência ambiental é um campo cativante e em rápida expansão, este curso de dois semestres oferece lições neste campo: ecologia, a biosfera, terra, florestas e solo, água, energia e recursos e sociedades e política. Por meio de atividades e materiais exclusivos, os alunos conectam a teoria e os conceitos científicos aos dilemas atuais do mundo real, proporcionando-lhes oportunidades de domínio em cada um dos segmentos ao longo do semestre.

SCI Chemistry*/ Química

Este curso de um ano envolve os alunos no estudo da composição, propriedades, mudanças e interações da matéria. O curso abrange os conceitos básicos de química e inclui dezoito experimentos de laboratório virtual que incentivam o desenvolvimento da pesquisa em outros níveis. Os componentes deste curso incluem Química e seus métodos, a composição e as propriedades da matéria, suas mudanças, fatores que afetam as interações da matéria, eletroquímica, química orgânica, bioquímica, química nuclear, aplicações matemáticas e aplicações da química no mundo real.

SCI Physics*/ Física

Este curso de um ano familiariza os alunos com tópicos de física clássica e moderna. O curso enfatiza a compreensão conceitual dos princípios básicos da física, incluindo mecânica newtoniana, energia, termodinâmica, ondas, eletricidade, magnetismo e física nuclear e moderna. Ao longo do curso, os alunos resolvem problemas matemáticos, raciocinam abstratamente e aprendem a pensar criticamente sobre o mundo físico. O curso também inclui laboratórios virtuais interativos e opções práticas de laboratório, nas quais os alunos analisam e criam hipóteses.

SCI Biology*/ Biologia

Este curso de dois semestres atraentes envolve os alunos no estudo da vida e organismos vivos e examina a biologia e bioquímica no mundo real. Este é um curso que engloba conceitos tradicionais em biologia e encoraja a exploração de novas descobertas neste campo da ciência. Os componentes incluem bioquímica, biologia celular, processos celulares, hereditariedade e reprodução, a evolução da vida, taxonomia, sistemas do corpo humano e ecologia.

AP® Environmental Science/ AP Ciência Ambiental

A Ciência Ambiental é um curso baseado em laboratório e campo destinado a fornecer aos alunos o conteúdo e as habilidades necessárias para entender as várias inter-relações no mundo natural, identificar e analisar problemas ambientais e propor e examinar soluções para

Referências

Documentos relacionados

 Definir a tecnologia de tratamento em função da qualidade exigida para o chorume tratado, tendo como base as características químico-físicas e de vazão, tanto no início como no

Na ausência do tempo da ocorrência de uma descarga elétrica, pode-se obter a localização de um raio a partir do cálculo da diferença de tempo de chegada do sinal do campo

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Prospective, randomized comparison of transperitoneal versus retroperitoneal laparoscopic adrenalectomy..

1º HOMOLOGAR o afastamento do Professor do Magistério Superior FERNANDO SÉRGIO VALENTE PINHEIRO, matrícula nº 388424, lotado no Campus Capanema, no período de 16

Enquanto isso – e o tempo vai passando para desgosto de quem espera do lado de fora – o passageiro d), ainda dentro da área de invasão mútua forçada, não dará o primeiro

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões

estudos sobre a poesia popular do brazil 1879 1880 Sumário SEXTO VOLUME – ANO DE 1863 JANEIRO Estudo sobre os Possessos de Morzine – 2o artigo 13 Os Servos