• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 003/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 003/2013"

Copied!
129
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 003/2013

1 - INTRODUÇÃO

1.1 – O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, por meio do INSTITUTO VITAL BRAZIL (Centro de Pesquisas, Produtos Químicos e Biológicos) com sede na Rua Maestro José Botelho, 64 – Vital Brazil – Niterói – RJ – Cep: 24.230-410, torna público que, devidamente autorizado pelo Diretor Presidente, na forma do disposto no processo administrativo nº E-08/971232/2012, fará realizar no dia 1º/08/2013 às 9h00min, no INSTITUTO VITAL BRAZIL, licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo MENOR PREÇO UNITÁRIO POR LOTE, que se regerá pela Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, pela Lei Estadual n.º 287, de 4 de dezembro de 1979, pelo Decreto nº 3.149, de 28 de abril de 1980, pelo Decreto nº 42.063, de 6 de outubro de 2009, e respectivas alterações, além das demais disposições legais aplicáveis e do disposto no presente Edital.

1.2 - As retificações do instrumento convocatório, por iniciativa oficial ou provocadas por eventuais impugnações, obrigarão a todos os licitantes, devendo ser publicada no Diário Oficial do Estado e divulgadas por meio eletrônico na internet, sendo comunicadas aos adquirentes do Edital, via telefax, telegrama, entrega pessoal, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a modificação não alterar a formulação das propostas.

1.3 - O instrumento convocatório e seus anexos poderão ser adquiridos mediante a apresentação de um CD, das 09h00min horas até 12h00min e das 13h00min as 16h00min horas junto a INSTITUTO VITAL BRAZIL, Rua Maestro José Botelho, 64 - Vital Brazil - Niterói, na Sala da Comissão de Licitação ou e-mail licitacao@vitalbrazil.rj.gov.br.

1.4 - Os interessados poderão obter maiores esclarecimentos ou dirimir suas dúvidas acerca do objeto deste instrumento convocatório ou interpretação de qualquer de seus dispositivos, por escrito, até 02 (dois) dias úteis anteriores à data do início da licitação, no seguinte endereço: Rua Maestro José Botelho, 64 – Vital Brazil – Niterói – RJ, das 09h00min horas até 12h00min e das 13h00min as 16h00min horas, ou ainda, através do telefone (21) 2711-9236 e (21) 2711-9223, ramal 172, ou pelo e-mail: licitacao@vitalbrazil.rj.gov.br.

(2)

1.5 - Caberá à Autoridade Superior, responder as impugnações e pedidos de esclarecimento deduzidos pelos potenciais licitantes antes da realização da sessão, com encaminhamento de cópia da resposta para todos os interessados por qualquer das formas previstas no item 1.2 deste Edital.

2 - DO OBJETO

2.1 - O objeto da presente CONCORRÊNCIA é a Contratação de Serviço de Engenharia para Fornecimento e Instalação de Sistema de Climatização para as Áreas classificadas existentes nos Setores de Produção de Soros Hiperimunes, produção de Imunobiológicos e Soluções Orais, especificados na forma dos Anexos I e II.

3 - DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

3.1 - Os recursos necessários à realização do objeto ora licitado correrão à conta da seguinte dotação orçamentária:

FONTE: 013000000

PROGRAMA DE TRABALHO: 10.303.0323.2286 NATUREZA DA DESPESA: 4.4.90.51.01

4 - TIPO DE LICITAÇÃO

4.1 - A presente licitação rege-se pelo tipo MENOR PREÇO UNITÁRIO POR LOTE.

5- DAS VEDAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

5.1 - Não será admitida a participação de licitantes já incursos nas penas dos incisos III e IV do art. 87 da Lei n.º 8.666/93, seja qual o for à esfera da Administração Pública que tenha aplicada a reprimenda.

5.2 - Não será permitida a participação na licitação de mais de uma empresa sob o controle de um mesmo grupo de pessoas, físicas ou jurídicas.

5.3 - Não será permitida a participação na licitação das pessoas físicas e jurídicas arroladas no artigo 9º, da Lei n.º 8.666/93.

(3)

6- DA FASE DE HABILITAÇÃO 6.1- DOS CADASTRADOS

6.1.1- Poderão participar da licitação os inscritos no Registro Central de Fornecedores mantido pela Superintendência de Suprimentos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão mediante a entrega, na data de apresentação das propostas (cláusula 1), da cópia autenticada do citado registro.

6.1.2 - O certificado de inscrição no Registro Central de Fornecedores do Estado do Rio de Janeiro, mantido pela Superintendência de Suprimentos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, poderá ser apresentado em substituição aos documentos previstos no artigo 27, incisos I, III e IV, da Lei nº 8.666/93.

6.1.3 - Além do certificado mencionado na cláusula anterior, os cadastrados deverão apresentar a declaração ou certidão mencionadas nas cláusulas 6.7.1 e 6.7.2, além dos documentos relativos à qualificação técnica e econômico-financeira previstos nas cláusulas 6.5. e 6.6 não exigidos para o cadastramento.

6.2 - DOS NÃO CADASTRADOS

6.2.1 - Os licitantes não cadastrados deverão apresentar os documentos de habilitação indicados nas cláusulas 6.3 a 6.8.

6.3-DA HABILITAÇÃO JURÍDICA

6.3.1 - Para fins de comprovação da habilitação jurídica, deverão ser apresentados, conforme o caso, os seguintes documentos:

a) Cédula de Identidade e CPF dos sócios ou dos diretores;

b) Registro Comercial, no caso de empresário pessoa física;

c) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresárias, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

(4)

d) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

e) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

f) A sociedade simples que não adotar um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092 deverá mencionar, no contrato social, por força do art. 997, inciso VI, as pessoas naturais incumbidas da administração;

g) Ata da respectiva fundação, e o correspondente registro na Junta Comercial, bem como o estatuto com a ata da assembléia de aprovação, na forma do artigo 18 da Lei nº 5.764/71, em se tratando de sociedade cooperativa.

6.4- DA REGULARIDADE FISCAL

6.4.1 - Para fins de comprovação da regularidade fiscal, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

b) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

c) Prova de regularidade com a Fazenda Federal, por meio da certidão de tributos e contribuições federais expedida pela Secretaria da Receita Federal e certidão da Dívida Ativa da União, emitida pela Procuradoria da Fazenda Nacional competente.

d) Prova de regularidade com a Fazenda Estadual (ICMS), mediante a apresentação da certidão negativa ou positiva com efeitos de negativa de imposto sobre circulação e mercadorias e serviços expedida pela Secretaria de Estado de Finanças e certidão da Dívida Ativa para fins de licitação expedida pela Procuradoria Geral do Estado.

d.1) Prova de regularidade com a Fazenda Estadual, por meio de apresentação da respectiva certidão negativa de débito (ou positiva com efeito de negativa), ou, se for o caso, certidão comprobatória de que o licitante, pelo respectivo objeto, está isento de inscrição estadual;

(5)

d.2) Caso o licitante seja estabelecido no Estado do Rio de Janeiro, a prova de regularidade com a Fazenda Estadual será feita por meio de apresentação da certidão negativa ou positiva com efeito negativo de imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços expedida pela Secretaria Estadual da Fazenda e certidão de Dívida Ativa para fins de Licitação expedida pela Procuradoria Geral do Estado, ou, se for o caso, certidão comprobatória de que o licitante, pelo respectivo objeto, está isento de inscrição estadual. e) Certidão negativa ou positiva com efeitos de negativa de débito para com o INSS (CND) e Certificado de Regularidade de Situação relativo ao FGTS, demonstrando situação regular quanto ao cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

f) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) ou por meio da Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas com os mesmos efeitos da CNDT, quando verificada a existência de débitos garantidos por penhora suficiente segundo o disposto no § 2º do art. 642-A, Título VII-A da CLT (alterada pela Lei Federal nº 12.440/11).

6.4.2 - A microempresa ou empresa de pequeno porte deverá apresentar a documentação de regularidade fiscal ainda que esta acuse a existência de débitos, caso em que devera ser aplicado o disposto na cláusula 8.16.

6.5 - DA QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO- FINANCEIRA

6.5.1 - Para fins de comprovação da qualificação econômico-financeira, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis do último exercício social, desde que já exigíveis e apresentados na forma da lei, incluindo Termo de Abertura e Encerramento do livro contábil, que comprovem a boa situação financeira da empresa. Quando encerrados há mais de 03 (três) meses da data da apresentação da proposta, admitir-se-á atualização de valores, por índices oficiais, sendo vedada a substituição das demonstrações financeiras por balancetes ou balanços provisórios. Os licitantes deverão comprovar que dispõem dos índices econômico-financeiros mínimos previstos a seguir:

a.1) Índice de Liquidez Geral: somente serão qualificados os licitantes que obtiverem Índice de Liquidez Geral (ILG) maior que 1, apurado nas demonstrações financeiras do último exercício financeiro, calculado de acordo com a seguinte fórmula:

ILG = ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO > 1 PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

(6)

a.2) Índice de Liquidez Corrente: somente serão qualificados os licitantes que obtiverem Índice de Liquidez Corrente (ILC) maior que 1, apurado nas demonstrações financeiras do último exercício financeiro, calculado de acordo com a seguinte fórmula:

ILC = ATIVO CIRCULANTE > 1 PASSIVO CIRCULANTE

a.3) Índice de Solvência Geral: somente serão qualificados os licitantes que obtiverem Índice Solvência Geral (ISG) maior que 1, apurado nas demonstrações financeiras do último exercício financeiro, calculado de acordo com a seguinte fórmula:

ISG = ATIVO TOTAL > 1 PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

b) Certidões negativas de falências e recuperação judicial, expedidas pelos distribuidores da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física. Se o licitante não for sediado na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, as certidões deverão vir acompanhadas de Declaração oficial da autoridade judiciária competente, relacionando os distribuidores que, na Comarca de sua sede, tenham atribuição para expedir certidões negativas de falências e recuperação judicial

c) As empresas que apresentarem um dos índices estabelecidos acima igual ou inferior a 1 (um) terão sua qualificação econômica – financeira condicionada a comprovação de patrimônio líquido ou capital social mínimo de 10% (dez por cento) do valor estimado para contratação, observando o valor estimado para o lote global, ou seja, R$ 432.676,66 (quatrocentos e trinta e dois mil, seiscentos e setenta e seis reais e sessenta e seis centavos).

6.5.2 – Os índices contábeis, calculados pelo licitante para fins de atendimento da cláusula 6.5.1, deverão ser confirmados pelo responsável da contabilidade do licitante, que deverá opor sua assinatura no documento de cálculo e indicar, de forma destacada, seu nome e número de registro no Conselho Regional de Contabilidade.

6.6 - DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

6.6.1 - Para fins de comprovação de qualificação técnica, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

(7)

a) Certidão de registro da empresa no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, (original, ou cópia autenticada em cartório, ou cópia simples acompanhada da original), em plena validade, observando-se que na Certidão de registro deverá constar o nome do responsável técnico perante o CREA, sendo que a empresa deverá ter em seu quadro societário pelo menos 01 (um) engenheiro mecânico.

b) Atestado(s) de capacidade técnica, emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprovem aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto da licitação, na Contratação de Serviço de Engenharia para fornecimento e instalação de sistema de Climatização para áreas classificadas ISO 7, para as áreas de produção de soros hiperimunes, Produção de Imunobiológicos e de Produção de Soluções Orais e na execução/unidades de tratamento de ar/rede de água gelada com filtragem absoluta. Deverá estar acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT), do(s) profissional(is) de nível superior, detentor(es) de Declaração de Responsabilidade Técnica, Anexo XIV por execução e/ou serviços de características semelhantes de complexidade técnica e operacional equivalente ou superior às constantes do objeto do presente Edital emitidos em nome do licitante;

b.1) este(s) atestado(s) deverão conter, necessariamente, a especificação do tipo de sistema de condicionamento de ar e filtragem, com indicações da área no qual foi instalado e o prazo de execução, e deverão estar acervados pelo CREA.

b.2) O(s) atestado(s) deve(m) conter o nome, endereço e telefone de contato do atestador, ou qualquer outro meio com o qual o INSTITUTO VITAL BRAZIL possa valer-se para manter contato com a(s) pessoa(s) declarante(s).

b.3) Em se tratando de Representante ou Distribuidor, o(s) Atestado(s) de Capacidade Técnica fornecido(s) deverá(ão) fazer(em) referência ao sistema de climatização da empresa o qual está representando ou distribuindo de acordo com documento hábil para tal (carta de exclusividade).

c) - Declaração de Responsabilidade Técnica, nos termos do Anexo XIV, na qual deverá constar a qualificação do(s) responsável(is) técnico(s) pela execução do Serviço, assinada por todo(s) o(s) indicado(s) e pelo representante legal da licitante. Será necessário identificar o profissional que será responsável pelo comando dos serviços, com experiência em serviço de características análogas, demonstrada por meio de certidão de acervo técnico do emitido pelo CREA;

(8)

d) - Comprovação de Registro ou inscrição de pessoa jurídica, habilitando a licitante para execução do objeto da licitação, expedida pelo CREA da circunscrição da licitante, válida na data da apresentação da proposta.

e) - Regulamentação do Projeto no CREA - A Empresa Licitante vencedora do certame deverá efetuar a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, no CREA, devendo o comprovante ser apresentado ao Contratante em até 30 (trinta) dias, contados a partir de assinatura do contrato.

f) Comprovação, em original do Atestado de Visita Técnica (Anexo XI), “in loco” fornecido e assinado pelo servidor responsável pela fiscalização do IVB, de que o representante da empresa licitante devidamente credenciado com o CREA para a realização da visita local. Tendo em vista a disposição física e localização dos equipamentos e suas características específicas a Empresa Proponente deverá realizar a Visita Técnica para inspecionar as instalações do parque fabril do IVB, em data única determinada pelo Instituto Vital Brazil e tomou conhecimento das condições para execução do objeto desta licitação e Declaração de Submissão as Condições do Local de Instalação (Anexo XII);

f.1) Por ocasião da visita técnica “in loco” devera ser sanada todas as dúvidas que poderá existir, referentes ao local de trabalho, materiais a serem empregados, serviços a serem executados, horários de locomoção interna dos materiais, medições das áreas, etc.

f.2) Esta vistoria tem como finalidade à verificação das condições locais, para avaliação própria da quantidade e natureza dos trabalhos, materiais e equipamentos necessários à execução dos serviços e a realização do objeto da licitação, forma e condições da prestação dos serviços, meios de acesso aos locais e para a obtenção de quaisquer outros dados que julgarem necessários para a preparação de sua proposta.

f.3) Para correta formulação da proposta o licitante deverá obrigatoriamente efetuar visita técnica ao local onde será realizado o serviço, com a finalidade de verificar todos os aspectos técnicos que possam influir na elaboração de sua proposta, por representante designado com credencial assinada pelo responsável da empresa (Diretor, Gerente ou Procurador) conferindo-lhe poderes para proceder à vistoria, Anexo XIII.

g) Declaração de que prestará assistência técnica dos equipamentos, durante o período de garantia, com data a ser definida após a instalação e aceite do equipamento;

(9)

local onde será fornecido e instalado o sistema de climatização nas áreas definidas no Termo de Referência, constante do Anexo II. A Visita Técnica deverá ser agendada em até 10 (dez) dias corridos antes da realização do certame licitatório, devendo no dia e horário predeterminado todas as empresas interessadas em participar do presente certame, deverão enviar representante credenciado de acordo com as exigências contidas na alínea “f” do subitem 6.1 DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA para inspecionar as condições do local onde serão instalados os equipamentos e obter todas as informações necessárias para apresentação da propostas. A visita será acompanhada pelo Setor de Engenharia do IVB, após a realização da Vistoria será emitido o Atestado de Visita técnica (Anexo XI).

6.7 - DA DECLARAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO ART. 7º, INCISO XXXIII DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

6.7.1 - Todos os licitantes deverão apresentar Declaração, na forma do Anexo IV, de que não possuem em seus quadros funcionais nenhum menor de dezoito anos desempenhando trabalho noturno, perigoso ou insalubre ou qualquer trabalho por menor de dezesseis anos, na forma do art. 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal.

6.8 - DO PRAZO DE VALIDADE DAS CERTIDÕES

6.8.1 - As Certidões valerão nos prazos que lhe são próprios; inexistindo esse prazo, reputar-se-ão válidas por 90 (noventa) dias, contados de sua expedição.

7- DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DAS PROPOSTAS

7.1 - No local, data e hora fixados no item 1.1, apresentarão os licitantes suas propostas em 02 (dois) envelopes, opacos, indevassáveis e lacrados, designados, respectivamente “A” e “B”, constando obrigatoriamente na parte externa de cada um deles as seguintes indicações:

I - ENVELOPE “A” - DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO INSTITUTO VITAL BRAZIL

CONCORRÊNCIA N.º 003/2013

NOME COMPLETO E ENDEREÇO DO LICITANTE

II - ENVELOPE “B” - PROPOSTA DE PREÇOS INSTITUTO VITAL BRAZIL

(10)

CONCORRÊNCIA N.º 003/2013

NOME COMPLETO E ENDEREÇO DO LICITANTE

7.2 - Os documentos dos envelopes “A” - DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO e “B” - PROPOSTA DE PREÇO será apresentados na forma estabelecida nos itens abaixo.

7.3 - Os documentos exigidos no ENVELOPE “A” - DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO deverão ser apresentados no original ou em cópia reprográfica autenticada, na forma do artigo 32, e seus parágrafos, da Lei Federal n.º 8.666/93, e rubricados pelo representante legal do licitante.

7.4 - Pode a Comissão de Licitação pedir a exibição do original dos documentos.

7.5 - O ENVELOPE “A” conterá os documentos especificados na cláusula 6.

7.6 - Os documentos do ENVELOPE “B” - PROPOSTA DE PREÇOS serão apresentados em 04 (quatro) vias, exclusivamente no impresso padronizado fornecido pela administração (Anexo I) ou modelo idêntico a ser apresentado pelo licitante as quais deverão ser preenchidas por processo mecânico ou digitado e devidamente rubricadas pelo representante legal. Os preços serão apresentados em algarismos e por extenso e cotados em moeda nacional, prevalecendo, em caso de discrepância, a indicação por extenso.

7.6.1 - Os licitantes deverão apresentar OBRIGATORIAMENTE, como anexo da Proposta de Preços, a Declaração de Elaboração Independente de Proposta, conforme Anexo IX deste Edital, de acordo com o Decreto nº 43.150 de 24 de agosto de 2011.

7.7 - Não serão admitidas, sob qualquer pretexto, modificações ou substituições da proposta ou de quaisquer documentos, uma vez entregues os envelopes à Comissão de Licitação.

7.8 - As empresas participantes poderão ser representadas no ato licitatório por seu representante legal, desde que apresente o original ou cópia autenticada do Ato Constitutivo acompanhado da carteira de identidade, ou por procurador munido do instrumento procuratório, outorgado pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida. Estes documentos deverão ser entregues fora de qualquer envelope ao Presidente da Comissão de Licitação, junto com os envelopes “A” e “B”. Os licitantes que não se fizerem presentes pela forma estabelecida nesta cláusula, ficarão impedidos de se manifestar durante os trabalhos.

(11)

7.8.1 - Do instrumento procuratório mencionado na cláusula 7.8 acima deve constar a outorga de poderes para a prática de todos os atos inerentes à licitação, inclusive para desistência de recursos.

7.8.2 - A Carta de Credenciamento (Anexo VIII), a ser apresentada juntamente com a carteira de identidade do credenciado e documento que comprove os poderes do outorgante, substitui, para todos os fins, a procuração a que se refere a cláusula 7.8, inclusive no que concerne aos poderes para a prática de todos os atos da licitação e renúncia ao direito de recorrer.

7.8.3 - Os licitantes poderão apresentar mais de um representante ou procurador, ressalvada à Comissão de Licitação a faculdade de limitar esse número a um, se considerar indispensável ao bom andamento das sessões públicas.

7.8.4 - É vedado a um mesmo procurador ou representante legal ou credenciado representar mais de um licitante, sob pena de afastamento do procedimento licitatório dos licitantes envolvidos.

7.9 - A cotação de preços será feita em moeda nacional e deverão corresponder aos preços praticados pela empresa para pagamento à vista na data de realização da licitação, englobando todas as despesas relativas ao objeto do Contrato, bem como os respectivos custos diretos e indiretos, tributos, remunerações, despesas fiscais e financeiras e quaisquer outras necessárias ao cumprimento do objeto desta licitação. Nenhuma reivindicação adicional de pagamento ou reajustamento de preços será considerada.

8- PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1 - No local, dia e hora previstos neste Edital, em sessão pública, deverão comparecer os licitantes, com os envelopes “A” e “B”, apresentados na forma anteriormente definida. Os licitantes se farão presentes por seus representantes legais, procuradores ou prepostos que, para tanto, deverão estar munidos da carta de credenciamento, firmada pelo representante legal da empresa, com poderes para praticar todos os atos da licitação, inclusive prestar esclarecimentos, receber notificações e se manifestar quanto à desistência de interposição de recurso.

8.2 - Nesta mesma sessão, que poderá ser realizada em mais de um dia, desde que tal se faça necessário para o completo exame dos documentos apresentados, serão recebidos os envelopes “A” e “B” de todos os licitantes presentes. Em seguida serão abertos os

(12)

envelopes “A” de todos os licitantes, podendo a documentação deles constante ser examinada por todos os representantes devidamente credenciados, que a rubricarão, juntamente com os membros da Comissão de Licitação. Após a abertura dos envelopes “A”, a sessão poderá ser suspensa para julgamento da habilitação.

8.3 - No caso da sessão ser suspensa para julgamento de habilitação, os envelopes “B” serão mantidos fechados, sob a guarda da Comissão de Licitação, que os rubricará, juntamente com os licitantes presentes devidamente credenciados.

8.4 - Da sessão de recebimento dos envelopes e da abertura dos envelopes “A” será lavrada ata circunstanciada, rubricada pelos representantes credenciados. Serão considerados habilitados os licitantes que atenderem integralmente às condições previstas na cláusula 6 deste Edital.

8.5 - Comunicado o resultado aos licitantes, poder-se-á passar imediatamente à abertura dos envelopes “B” – PROPOSTA DE PREÇOS, desde que todos os licitantes renunciem expressamente ao direito de recorrer da decisão relativa à habilitação. Neste caso serão devolvidos aos licitantes inabilitados os envelopes “B” – PROPOSTA DE PREÇOS, fechados.

8.6 - Não ocorrendo renúncia ao direito de recorrer por parte de todos os licitantes, será designada data para abertura dos envelopes “B“ – PROPOSTA DE PREÇOS, observado o prazo de recurso estabelecido em lei. No caso de todos os licitantes estarem presentes, a intimação para a nova data dar-se-á na própria sessão pública, dispensada a publicação na Imprensa Oficial ou notificação.

8.7 - Ultrapassada a fase da habilitação, a Comissão de Licitação não mais poderá desclassificar os licitantes por motivos relacionados com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou conhecidos após o julgamento.

8.8 - No dia, hora e local marcado para o julgamento das propostas e decorrido o prazo para recurso sem a sua interposição, tendo deste havido renúncia ou desistência expressa por todos os licitantes ou após o julgamento dos recursos interpostos, serão abertas as propostas de preços dos licitantes habilitados, e devolvidos os envelopes “B”, mediante recibo, aos inabilitados.

8.9 - Serão desclassificadas as propostas que não atenderem, no todo ou em parte, às disposições deste Edital, aquelas com o valor unitário com preço excessivo, ou seja,

(13)

superior ao do orçamento estimado do Anexo III e aquelas que tiverem preço manifestamente inexeqüível, observando-se o valor estimado para cada lote.

8.10 - Havendo dúvida sobre a exeqüibilidade de uma ou mais propostas, fixará a Comissão prazo não inferior a 72 (setenta e duas) horas para que o(s) licitante(s) comprove(m) a viabilidade de seus preços, solicitando-lhe(s) a composição dos preços unitários.

8.11 - Será declarada vencedora a proposta que apresentar o MENOR PREÇO UNITÁRIO POR LOTE, constante no Anexo I, observado o disposto nas cláusulas 7.9 e 8.12.

8.12 - Caso alguma microempresa ou empresa de pequeno porte apresente preço igual ou superior ao menor preço em até 10% (dez por cento), ela terá preferência de contratação, na forma dos itens seguintes.

8.12.1 - Após a abertura das propostas de preço, será facultado à microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada apresentar nova proposta, inferior àquele que foi o menor preço, situação em que será o objeto adjudicado em seu favor. O prazo para apresentação da nova proposta é de até 24 (vinte e quatro) horas.

8.12.2 - Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada, nos termos do item anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem nos limites de preço da cláusula 8.12, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

8.12.3 - No caso de equivalência dos valores apresentados por microempresas ou empresas de pequeno porte que se encontrem nos limites de preço da cláusula 8.12, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

8.12.4 - O disposto nos itens acima somente se aplicará quando a menor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

8.12.5 - Na hipótese da não contratação nos termos previstos nas cláusulas 8.12.1, 8.12.2 e 8.12.3, o Contrato será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

8.13 - O licitante, cujo estabelecimento esteja localizado no Estado do Rio de Janeiro, deverá apresentar proposta isenta de ICMS, quando cabível, de acordo com o Convênio

(14)

CONFAZ 26/03 e a Resolução SER 047/2003, sendo este valor considerado para efeito de competição na licitação.

8.14 - No caso de empate entre as propostas de menor preço, será utilizado como critério de desempate o sorteio público, sem prejuízo do disposto na cláusula 8.12.

8.15 - Na hipótese de inabilitação ou desclassificação de todas as propostas, a Comissão de Licitação poderá fixar aos licitantes o prazo de 08 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação ou de outras propostas, devidamente escoimadas das causas que deram origem a tal situação.

8.16 - Em sendo declarada vencedora do certame microempresa ou empresa de pequeno porte com débitos fiscais, ficará assegurado, a partir de então, o prazo de 02 (dois) dias úteis para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais Certidões negativas ou positivas com efeito de negativas, prorrogável por igual período a critério do INSTITUTO VITAL BRAZIL, conforme disposto no artigo 43 § 1º da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006. Aguardar-se-ão os prazos de regularização fiscal para a abertura da fase recursal.

8.16.1 - A prorrogação do prazo deverá sempre ser concedida pelo INSTITUTO VITAL BRAZIL quando requerida pelo licitante, exceto quando exista urgência na contratação ou prazo insuficiente para a emissão da Nota de Empenho, devidamente justificados.

8.16.2 - A não regularização da documentação no prazo previsto na cláusula 8.16 implicará a decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei Federal n.º 8.666/93, sendo facultado ao INSTITUTO VITAL BRAZIL convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, ou revogar a licitação.

8.17 - O julgamento das propostas de preços (envelopes “B”) e a classificação final das propostas será objeto de Ata Circunstanciada, rubricada pelos representantes credenciados.

8.18 - Os licitantes ficam obrigados a manter a validade da proposta por 60 (sessenta) dias, contados da data da sua entrega.

8.18.1 - Se por motivo de força maior, a adjudicação não puder ocorrer dentro do período de validade da proposta, ou seja, 60 (sessenta) dias, e caso persista o interesse do

(15)

INSTITUTO VITAL BRAZIL este poderá solicitar a prorrogação da validade da proposta por igual prazo.

8.19 - É facultada à Comissão ou Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.

8.20 - A critério da Comissão de Licitação, poderão ser relevados erros ou omissões formais, de que não resultem prejuízo para o entendimento das propostas.

8.21- A amostra será analisada por representante do INSTITUTO VITAL BRAZIL, que emitirá laudo motivado acerca do produto apresentado, podendo, ainda, ser realizados testes em laboratórios especializados ou quaisquer outros procedimentos necessários para a adequada verificação da amostra apresentada.

8.22- As amostras aprovadas permanecerão em poder da Administração, até a entrega de todo o quantitativo cotado pelo licitante.

8.23- A proposta do licitante será desclassificada no caso de a amostra ser reprovada, devendo o mesmo ser notificado por uma das formas previstas na cláusula 1.2 para ciência do laudo e retirada da amostra.

8.24 - A desclassificação da proposta na forma prevista na cláusula 8.24 acarretará o conseqüente chamamento do segundo colocado, adotando-se o mesmo procedimento em relação à amostra.

9- DA ADJUDICAÇÃO

9.1 - Uma vez homologado o resultado da licitação pela Autoridade Superior, será o licitante vencedor convocado, por escrito, com uma antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, para assinatura do Contrato.

9.2 - Deixando o adjudicatário de assinar o Contrato no prazo fixado, poderá o INSTITUTO VITAL BRAZIL, sem prejuízo da aplicação das sanções administrativas ao faltoso, convocar os licitantes remanescentes que tiverem sido habilitados, na respectiva ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas condições propostas pelo primeiro classificado.

(16)

9.3 - Na forma do disposto no Decreto Estadual n.º 33. 925 de 18.09.2003, o licitante vencedor deverá apresentar, como condição para assinatura do Contrato, Declaração (Anexo V) de que preenche, em seus quadros, o percentual mínimo de empregados beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada, na seguinte proporção:

I - de cem a duzentos empregados, 2% (dois por cento);

II - de duzentos e um a quinhentos empregados, 3% (três por cento); III – de quinhentos e um a mil empregados, 4% (quatro por cento); IV – mais de mil empregados, 5% (cinco por cento).

9.4 - Na hipótese de não atendimento do disposto na cláusula 9.3, poderá a Administração contratante proceder à convocação dos demais licitantes, observada a ordem de classificação, como faculta o art. 64, § 2º, da Lei n.º 8.666/93, sem prejuízo da aplicação das penalidades cabíveis, na forma prevista no art. 81 da Lei n.º 8.666/93.

9.5 - Poderá o Ordenador de despesas, a seu critério, encaminhar a Declaração apresentada pelo licitante vencedor à Delegacia Regional do Trabalho, órgão responsável pela fiscalização e cumprimento da legislação relativa ao trabalho das pessoas portadoras de deficiência.

10- DO PRAZO

10.1 - O prazo de vigência do Contrato será de até 14 (quatorze) meses, contados a partir da data de sua assinatura, desde que posterior à data de publicação do extrato deste instrumento no D.O., valendo a data de publicação do extrato como termo inicial de vigência, caso posterior à data convencionada nesta cláusula, sendo 60 (sessenta) dias para a entrega e instalação do equipamento (obrigação principal) e 12 (doze) meses referentes à garantia (obrigação acessória), a partir da data do início de seu funcionamento, conforme ANEXOS I e II do referido Edital.

11- DA GARANTIA

11.1 - Exigir-se-á do licitante vencedor, no momento da assinatura do Contrato, uma garantia, a ser prestada em qualquer das modalidades de que trata o §1º do art. 56, da Lei Federal nº 8.666/93, da ordem de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato, a ser restituída após sua execução satisfatória.

(17)

11.2 - As garantias prestadas não poderão se vincular a novas contratações, salvo após sua liberação.

12- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

12.1 - O valor total arrematado será pago conforme previsto no Cronograma Físico-Financeiro de Desembolso (Anexo XII, obrigatoriamente, por meio de crédito em conta corrente da instituição financeira contratada pelo Estado, cujo número e agência deverão ser informados pelo adjudicatário até a assinatura do Contrato, em conformidade com o Decreto nº 43.181 de 08 de setembro de 2011 e a Resolução Conjunta SEFAZ/CASA CIVIL nº 130 de 29 de setembro de 2011.

12.2 – A CONTRATADA deverá encaminhar a fatura para pagamento ao INSTITUTO VITAL BRAZIL, sito à Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói, acompanhada de comprovante de recolhimento mensal do FGTS e INSS relativa à mão de obra empregada no Contrato.

12.3 - O pagamento será realizado no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data final do período de adimplemento de cada parcela.

12.4 - Considera-se adimplemento o cumprimento de cada etapa do cronograma de entrega do objeto, devidamente atestada pelo(s) agente(s) competente(s).

12.5 - Caso se faça necessária a reapresentação de qualquer fatura por culpa da CONTRATADA, o prazo de 30 (trinta) dias ficara suspenso, prosseguindo a sua contagem a partir da data da respectiva reapresentação.

12.6 - Os pagamentos eventualmente realizados com atraso, desde que não decorram de ato ou fato atribuível à CONTRATADA, sofrerão a incidência de atualização financeira pelo IGP-M e juros moratórios de 0,5% ao mês, calculado pro rata die, e aqueles pagos em prazo inferior ao estabelecido neste Edital serão feitos mediante desconto de 0,5% ao mês pro rata die.

12.7 - A CONTRATADA deverá emitir a Nota Fiscal Eletrônica NF-e consoante o Protocolo ICMS 42, de 3 de julho de 2009, com a redação conferida pelo Protocolo ICMS 85, de 9 de julho de 2010 e caso seu estabelecimento estiver localizado no Estado do Rio de Janeiro deverá observar a forma prescrita no parágrafo1º, alíneas a, b, c e d, do art. 2º da Resolução SER 047/2003.

(18)

13 - ACEITAÇÃO DO OBJETO CONTRATUAL

13.1 - Executado o Contrato, o seu objeto será recebido na forma prevista no art. 73 da Lei n.º 8.666/93 e na cláusula sétima da Minuta de Contrato (Anexo X), dispensado o recebimento provisório nas hipóteses previstas no art. 74 da mesma lei.

13.2 - O recebimento provisório ou definitivo do objeto do Contrato não exclui a responsabilidade civil a ele relativa, nem a ético-profissional, pela sua perfeita execução do Contrato.

13.3 - Salvo se houver exigência a ser cumprida pelo contratado, o processamento da aceitação provisória ou definitiva deverá ficar concluído no prazo de 30 (trinta) dias úteis, contados da entrada do respectivo requerimento no protocolo da repartição interessada.

14 - DAS PENALIDADES

14.1 - Os licitantes, adjudicatários ou contratados inadimplentes estarão sujeitos às penalidades previstas no art. 87 da Lei Federal nº 8.666/93, assegurado o contraditório e a prévia e ampla defesa, observadas as disposições da cláusula décima terceira da Minuta do Contrato (Anexo X).

14.2 - O atraso injustificado no cumprimento das obrigações contratuais sujeitará a CONTRATADA à multa de mora de 1% (um por cento) por dia útil que exceder o prazo ‘estipulado, a incidir sobre o valor da Nota de Empenho ou do saldo não atendido, respeitado o limite do artigo 412 do Código Civil, sem prejuízo da possibilidade de rescisão unilateral do Contrato pelo CONTRATANTE, ou da aplicação das sanções administrativas

15- DOS RECURSOS

15.1 - Os recursos das decisões da Comissão de Licitação serão apresentados por escrito, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato ou data de lavratura de qualquer das atas, conforme o caso, e dirigidos à Autoridade Superior. Reconsiderando ou não sua decisão, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, encaminhará a Comissão de Licitação o recurso à Autoridade Superior, que a ratificará ou não, de forma fundamentada.

15.2 - A Comissão de Licitação dará ciência dos recursos aos demais licitantes, que poderão impugná-los no prazo de 05 (cinco) dias úteis.

(19)

15.3 - Os recursos contra as decisões relativas à habilitação ou inabilitação do licitante, ou contra o julgamento da proposta de preços, terão efeito suspensivo.

15.4 - A intimação dos atos referidos nas alíneas a, b, c e e, do inciso I do art. 109, da Lei Federal nº 8.666/93 será feita mediante publicação no Diário Oficial do Estado – Parte I, salvo para os casos de habilitação ou inabilitação dos licitantes e julgamento das propostas, se presentes os prepostos de todos os licitantes no ato em que for adotada a decisão, hipótese em que poderá ser feita por comunicação direta aos interessados.

16- DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 - A presente licitação poderá ser revogada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada no todo ou em parte por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiro, de acordo com o art. 229 da Lei Estadual n.º 287/79 c/c o art. 49 da Lei Federal n.º 8.666/93, assegurado o direito de defesa sobre os motivos apresentados para a prática do ato de revogação ou anulação.

16.2 - O objeto da presente licitação poderá sofrer acréscimos ou supressões, conforme previsto no art. 65, § 1º e 2º da Lei n.º 8.666/93.

16.3 - Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento.

16.4 - A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

16.5 - Quando da homologação do resultado do certame, e desde que não haja recurso administrativo pendente, ação judicial em curso ou qualquer outro fato impeditivo, os licitantes inabilitados deverão ser notificados a retirar os envelopes de Propostas de Preços, no prazo de 60 dias do recebimento da comunicação. Se houver recusa expressa ou tácita dos interessados, a Comissão de Licitação ou o agente público competente estará autorizado a inutilizar os envelopes.

16.6 - Acompanham este instrumento convocatório os seguintes Anexos:

Anexo I – Proposta Detalhe; Anexo II – Termo de Referência;

Anexo III – Planilha Estimativa de Quantitativos e Preços Unitários (Orçamento Estimado); Anexo IV – Modelo de Declaração ao disposto no art. 7º, XXXIII, da C.F.,

(20)

Anexo V – Modelo de Declaração ao disposto no Decreto Estadual nº 33.925/2003. Anexo VI – Modelo de Declaração para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte Anexo VII – Convênio ICMS nº 26 de 04/04/03 e Resolução SER nº 047 de 24/09/03. Anexo VIII – Carta de Credenciamento

Anexo IX – Modelo de Declaração de Elaboração Independente de Proposta. Anexo X – Minuta de Contrato

Anexo XI – Modelo de Declaração de Visita Técnica.

Anexo XII – Modelo de Declaração de Submissão as Condições do Local de Instalação Anexo XIII – Modelo de Carta de Credenciamento para Realização de Visita Técnica Anexo XIV – Modelo de Declaração de Responsabilidade Técnica

Anexo XV – Cronograma Físico-Financeiro de Desembolso

16.7 - Os casos omissos serão resolvidos pela Autoridade Superior, observados os princípios que informam a atuação da Administração Pública.

16.8 - Ficam os licitantes sujeitos às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis caso apresentem, na licitação, qualquer declaração falsa que não corresponda a realidade dos fatos.

16.9 - O Foro da Cidade de Niterói - RJ, Comarca da Capital, é designado como o competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas a esta licitação e à adjudicação, contratação e execução dela decorrentes.

Niterói, 1º de Julho 2013.

Antônio Joaquim Werneck de Castro Nelma Diretor Presidente

(21)

ANEXO I – Proposta Detalhe

ANEXO I

PROPOSTA DE PREÇOS

Licitação por Concorrência nº 003/2013. A realizar-se em 01/08/2013 às 9h. Processo Administrativo nº E-08/971232/2012.

A firma ao lado mencionada propõe fornecer ao Instituto Vital Brazil, pelo preço abaixo assinalado, obedecendo rigorosamente às condições estipuladas constantes do EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 003/2013.

CARIMBO DA FIRMA

PREÇO (R$)

LOTE ESPECIFICAÇÃO UNID. QUANT. MARCA

UNITÁRIO TOTAL

01

ITEM 01 (ID - 100946) – Contratação de Serviço de Engenharia para Fornecimento e Instalação de Sistema de Climatização para as Áreas classificadas existentes nos Setores de Produção de Soros Hiperimunes, produção de Imunobiológicos e Soluções Orais.

Um 01

T O T A L - - - -

OBSERVAÇÕES: A PROPOSTA DE PREÇOS deverá ser preenchida integralmente por processo mecânico ou eletrônico, sem emendas e rasuras; conter os preços em algarismos e por extenso, por unidade, já incluídas as despesas de fretes, impostos federais ou estaduais e descontos especiais; ser datada e assinada pelo gerente ou seu procurador o Proponente se obrigará, mediante devolução da PROPOSTA DE PREÇOS, a cumprir os termos nela contidos. As Duas primeiras vias da PROPOSTA DE PREÇOS deverão ser devolvidas a este Órgão, até a hora e data marcadas, em envelope fechado, com a indicação do seu número e data do encerramento. A licitação mediante PROPOSTA DE PREÇOS poderá ser anulada no todo, ou em parte, de conformidade com a legislação vigente.

Prazo de entrega e instalação: Até 60 (sessenta) dias a contar da data do recebimento da respectiva NOTA DE EMPENHO junto à Repartição requisitante.

Validade da Proposta de Preços: preços válidos por 60 (sessenta) dias.

Local de entrega e instalação: Rua Maestro José Botelho n° 64 – Vital Brazil – Niterói/RJ.

Declaramos inteira submissão ao presente termo e legislação vigente.

Em, / /2013.

____________________________ Firma Proponente

(22)

ANEXO II - Termo de Referência

“CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA FORNECIMENTO E

INSTALAÇÃODE SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO PARA ÁREAS

CLASSIFICADAS EXISTENTES NOS SETORES DE PRODUÇÃO DE SOROS

HIPERIMUNES, PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS E PRODUÇÃO DE

SOLUÇÕES ORAIS”

I – OBJETO

A presente licitação tem por objeto a contratação de uma Empresa Especializada

no Serviço de Engenharia para Fornecimento e Instalação de Sistema de

Climatização de Ambiente Laboratorial – Áreas Classificadas localizadas nos

Setores de Produção de Soros Hiperimunes, Produção de Imunobiológicos e

Produção de Soluções Orais localizadas nas dependências do Instituto Vital Brazil,

Niterói/ RJ, conforme as especificações constantes do Caderno “Descritivo

Técnico” que integra o edital.

II – PROPOSTA DE PREÇO – PLANILHA DE PREÇOS

Para correta formulação da proposta o licitante deverá obrigatoriamente efetuar

visita técnica ao local onde será realizado o serviço, com a finalidade de verificar

todos os aspectos técnicos que possam influir na elaboração de sua proposta, por

representante designado com credencial assinada pelo responsável da empresa

(Diretor, Gerente ou Procurador) conferindo-lhe poderes para proceder à vistoria, e

pelo representante da Fiscalização designado pelo Instituto Vital Brazil.

Proposta de preço seguir as condições apresentadas no Caderno “Descritivo

Técnico” que integra o edital e deverá estar acompanhada da seguinte

documentação:

a) Planilha conforme modelo constante do Anexo II o edital, preenchida em todos

os itens com seus respectivos preços grafados em moeda corrente nacional. (sem

identificação da empresa).

b) apresentar Catálogos que constem todas as informações que permitam

avaliação do produto.

(23)

NOTA: O catálogo apresentado deverá estar em conformidade com o objeto

ofertado pela licitante, bem como constar as informações mínimas exigidas e

outras complementares, que se fizerem necessárias.

c) prazo de garantia de, no mínimo, 12 (doze) meses, contados a partir da data de

instalação completa dos equipamentos, contra qualquer tipo de defeito e falha.

III – CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

A proposta deverá estar de acordo com as especificações do edital. O proponente

será responsável pela execução do projeto básico executivo fornecido pelo Instituto

Vital Brazil, responsabilizando-se inteiramente pelo mesmo. Se houver alguma

discordância técnica, a mesma deverá ser apresentada antes do início do processo

licitatório que contratará a execução deste serviço.

As propostas deverão apresentar descrição técnica completa de todos os materiais

e equipamentos ofertados, com indicação de marca, tipo, consumo de energia,

pesos, rotação, etc. Deverão ser anexados catálogos dos fabricantes dos produtos

propostos.

As propostas comerciais serão verificadas quanto à exatidão das operações

aritméticas apresentadas, que conduziram ao valor total orçado, procedendo-se

à(s) correção(ões) correspondente(s) nos casos de eventuais erros encontrados,

tomando-se como corretos os preços unitários, adotando-se o mesmo

procedimento na constatação de preços unitários diferentes para o mesmo código

de serviço, quando será adotado, para efeito de cálculo e contratação, o de menor

valor apresentado pela(s) licitante(s).

As correções efetuadas serão consideradas para a apuração do valor final da

proposta e classificação. Todas as despesas de materiais e de mão-de-obra

especializada correrão totalmente por conta da Contratada.

IV - PRAZO DE VALIDADE DA PROPOSTA

Não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias da data da apresentação da Proposta.

V - PRAZO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

O prazo de execução dos serviços será de até 60 (sessenta) dias contados a partir

da data do recebimento da ordem de início dos serviços.

(24)

VI - CONDIÇÃO DE PAGAMENTO:

A Contratada deverá apresentar os respectivos relatórios de medição das

atividades correspondentes as etapas de serviços realizados. Os pagamentos

referentes às etapas dos serviços serão realizados mediante a apresentação e

aprovação prévia do Relatório Fotográfico de Medição dos trabalhos específicos a

cada etapa de medição, conforme o exposto no Cronograma Físico Financeiro

descrito no Item VI.1 do Edital e Anexo ___

A Nota Fiscal relativa a cada etapa de medição só poderá ser apresentada após a

aprovação prévia, pela Fiscalização designada pelo Contratante, específica a cada

etapa de medição. Fica acertado que O Contratante terá até 03 dias úteis para

analisar e se pronunciar a respeito da sua concordância ou não dos percentuais e

serviços correspondente a cada etapa de medição.

O Relatório Fotográfico de medição dos serviços realizados e a respectiva Nota

Fiscal serão atestados pela Fiscalização do Contrato designada pelo Contratante.

O pagamento será realizado em 30 (trinta) dias, contados da data da atestação da

entrega dos serviços contratados e apresentação da nota fiscal/fatura e após a

verificação por parte da Contratante, do cumprimento de todas as obrigações da

Contratada.

O pagamento será efetuado em conformidade com o Cronograma Físico Financeiro

a ser apresentado, conforme o exposto no Item VI.1 descrito a seguir;

CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO

Os pagamentos referentes às etapas de serviços executados serão efetuados da

seguinte forma:

Primeira etapa – 30% do preço total na entrega dos materiais correspondentes aos

equipamentos que serão instalados na área de Produção de Soros descritos no

projeto executivo;

Segunda etapa – 30% do preço total na entrega dos materiais correspondentes

aos equipamentos que serão instalados na área de Produção de Soluções Orais

descritos no projeto executivo;

(25)

Terceira etapa - 10% do preço total na instalação e entrega e aceitação dos

equipamentos funcionando que serão instalados na área de Produção de Soros

descritos no projeto executivo;

Quarta etapa - 10% do preço total na instalação e entrega e aceitação dos

equipamentos funcionando que serão instalados na área de Produção de Soluções

Orais descritos no projeto executivo;

Quinta etapa - 10% do preço total, mediante aprovação prévia do(s) Relatório(s)

Fotográfico(s) de Medição(ões) das atividades

relacionadas a conclusão dos serviços contratados e a liberação das áreas dos

Setores de Produção de Soros Hiperimunes, Produção de Imunobiológicos e

Produção de Soluções Orais para que o Contratante possa certificar as áreas

laboratoriais, em conformidade com os termos expostos no Item V – Atendimento

as normas e a legislação vigente descrito no Item V do Caderno “Descritivo

Técnico”, parte integrante do Edital. Na ocasião serão entregues os manuais, o

termo de garantia e todo o acervo técnico descrito no Título VII – CONDIÇÕES

GERAIS, Item 7.1 – Direitos e Deveres das Partes, Sub-item 7.1.1– Da Empresa

Proponente do Caderno “Descritivo Técnico”, parte integrante do Edital .

Sexta etapa - 10% do preço total, após a conclusão dos serviços de certificação

(em conformidade com os termos descritos no Item V - Atendimento as normas e

a legislação vigente, do Caderno “Descritivo Técnico”, parte integrante do Edital)

das áreas dos Setores de Produção de Soros Hiperimunes, Produção de

Imunobiológicos e Produção de Soluções Orais de responsabilidade do

Contratante. Na ocasião serão lavrados os documentos de “Entrega Final dos

Serviços” e o “Termo de Garantia dos Serviços de Engenharia” contratados.

VII - GARANTIA DOS SERVIÇOS EXECUTADOS:

A garantia dos serviços prestados deverá ser de 01 (um) ano a contar da data de

entrega dos mesmos, contra qualquer defeito de qualidade na montagem e

fabricação dos equipamentos e componentes instalados, inclusive a assistência

técnica inclusos no preço final a ser apresentado ressalvando-se os danos

causados pelo uso inadequado dos mesmos. Os serviços de fornecimento e

instalação prestados terão suporte técnico das empresas fabricantes dos materiais

e componentes fornecidos. Todos os equipamentos fornecidos e as revisões e

reparos efetuados serão garantidos contra os defeitos de fabricação e/ou

(26)

instalação, correndo por conta da Empresa Proponente a correção de qualquer

defeito que possa surgir devido aos eventos anteriormente descritos. Estão

excluídos desta garantia os casos de desgaste normal de componentes e de

negligência e/ ou maus tratos por parte dos usuários.

VIII – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

As Empresas participantes do certame licitatório deverão apresentar:

a) - Uma comprovação de Registro ou inscrição de pessoa jurídica, habilitando a

licitante para execução do objeto da licitação, expedida pelo CREA da circunscrição

da licitante, válida na data da apresentação da proposta, ou seja, certidão de

registro da empresa e de seu responsável técnico no Conselho Regional de

Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, sendo que a empresa deverá ter em

seu quadro societário, pelo menos 01 engenheiro mecânico;

b) - Atestado (s) de capacitação técnica acompanhados da respectiva Certidão de

Acervo Técnico (CAT) do(s) profissional(is) de nível superior, detentor(es) de

Atestado de Responsabilidade Técnica por execução e/ou serviços de

características semelhantes de complexidade técnica e operacional equivalentes ou

superiores às constantes do objeto do Edital emitidos em nome da licitante, por

pessoas jurídicas de direito público ou privado, que comprovem aptidão para

desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características,

comprovando haver realizado adequadamente, em ocasiões pretéritas, objeto da

mesma natureza da presente licitação: Contratação de Serviço de Engenharia

para fornecimento de sistema de ar condicionado para áreas classificadas

ISO 7 para as áreas de produção de soros hiperimunes, Produção de

Imunobiológicos e de Produção de Soluções Orais e na execução/unidades

de tratamento de ar/rede de água gelada com filtragem absoluta.

b.1) este(s) atestado(s) deverão conter, necessariamente, a especificação do tipo

de sistema de condicionamento de ar e filtragem, com indicações da área no qual

foi instalado e o prazo de execução, e deverão estar acervados pelo CREA.

c) - Declaração de Responsabilidade Técnica, nos termos do Anexo exposto no

Anexo XI desta apresentação, na qual deverá constar a qualificação do(s)

responsável(is) técnico(s) pela execução do Serviço, assinada por todo(s) o(s)

indicado(s) e pelo representante legal da licitante. Será necessário identificar o

(27)

profissional que será responsável pelo comando dos serviços, com experiência em

serviço de características análogas, demonstrada por meio de certidão de acervo

técnico do emitido pelo CREA;

d) - Uma comprovação de Registro ou inscrição de pessoa jurídica, habilitando a

licitante para execução do objeto da licitação, expedida pelo CREA da circunscrição

da licitante, válida na data da apresentação da proposta.

e) - Regulamentação do Projeto no CREA - A Empresa Proponente vencedora do

certame licitatório deverá efetuar a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART,

no CREA, devendo o comprovante ser apresentado ao Contratante em até 30

(trinta) dias, contados a partir de assinatura do contrato.

f) - OUTRAS COMPROVAÇÕES

f.1) . Declarações subscritas

Por representante legal da licitante, elaborada em papel timbrado, atestando que:

a) - Se encontra em situação regular perante o Ministério do Trabalho, conforme

modelo anexo ao Decreto Estadual nº 42.911, de 06/03/1998 (Anexo IV);

b) - Inexiste impedimento legal para licitar ou contratar com a Administração,

inclusive em virtude das disposições da Lei Estadual n° 10.218, de 12 de fevereiro

de 1999 (Anexo VII);

c) - Declaração de que prestará, durante o período de garantia, assistência técnica

dos equipamentos, com data a ser definida após a instalação e aceite do

equipamento;

f.2) – Vistoria Técnica

Será obrigatória a vistoria “in loco”, para sanar todas as dúvidas referentes ao local

de trabalho, materiais a serem empregados, serviços a serem executados, horários

de locomoção interna dos materiais, medições das áreas, etc. Para tanto a

empresa deverá indicar um representante devidamente credenciado com o CREA

para realização da vistoria no local. Tendo em vista a disposição física e

localização dos equipamentos e as suas características específicas da Empresa

(28)

Proponente deverá realizar a Visita Técnica para inspecionar as instalações do

parque fabril do IVB, em data única determinada pelo Instituto Vital Brazil.

Será emitido o ATESTADO DE VISTORIA, conforme modelo constante no Anexo

VIII. Esta vistoria tem como finalidade à verificação das condições locais, para

avaliação própria da quantidade e natureza dos trabalhos, materiais e

equipamentos necessários à execução dos serviços e a realização do objeto da

licitação, forma e condições da prestação dos serviços, meios de acesso aos locais

e para a obtenção de quaisquer outros dados que julgarem necessários para a

preparação de sua proposta.

Para correta formulação da proposta o licitante deverá obrigatoriamente efetuar

visita técnica ao local onde será realizado o serviço, com a finalidade de verificar

todos os aspectos técnicos que possam influir na elaboração de sua proposta, por

representante designado com credencial assinada pelo responsável da empresa

(Diretor, Gerente ou Procurador) conferindo-lhe poderes para proceder à vistoria, e

pelo representante da Fiscalização designado pelo Instituto Vital Brazil.

Os interessados em participar dessa licitação deverão comparecer no Instituto

Vital Brazil, em Niterói/RJ, durante o período de divulgação do edital, para

vistoria prévia ao local onde serão executados os serviços. A visita técnica será

agendada, até 10 (dez) dias corridos antes da realização do certame licitatório. No

dia e horário predeterminados, todas as Empresas Participantes deverão enviar

seus representantes qualificados e devidamente credenciados para inspecionar as

condições do local, onde serão instalados os equipamentos e obter todas as

informações necessárias para apresentação da proposta. A visita será

acompanhada pelo Sr Antonio Carlos – Engenheiro do Instituto Vital Brazil, telefone

(21) 2711 9223 Ramais 174 ou 189. Após a realização da vistoria será emitido

Atestado de Visita Técnica. O prazo limite para o realização de vistoria prévia

será marcado, até 10(dez) dias corridos anteriores à data fixada para abertura

da sessão pública. Não haverá nova oportunidade para realização da referida

vistoria.

f.3) – Apresentação de CD ROM para copiar arquivos

Para vistoria in-loco os interessados deverão comparecer munido de CD-ROM,

para obter os projetos das instalações.

(29)

IX – DESCRITIVO TÉCNICO

A presente licitação tem por objeto a contratação de uma Contratação de Serviço

de Engenharia para fornecimento e instalação de equipamentos para sistemas de

climatização de ambientes laboratoriais, composto por áreas classificadas nos

Setores de Produção de Soros Hiperimunes, Envase de Soros Hiperimunes,

Produção de Imunobiológicos e Produção de Soluções Orais localizadas nas

dependências do Instituto Vital Brazil, Niterói – RJ, conforme o descritivo e

especificações técnicas constantes do requerimento apresentado no Edital.

Farão parte do fornecimento desta licitação apenas a primeira fase do projeto,

que consta do fornecimento dos equipamentos (chiller, bombas e fancoils),

rede água gelada isolada, quadros elétricos com interligação aos

equipamentos fornecidos e bases metálicas parta fixação dos equipamentos.

Para isto, estamos fornecendo um projeto básico que consiste no

dimensionamento, especificações e custo para as adequações dos sistemas de

climatização que serão fornecidos e instalados para áreas classificadas de

existentes nos Setores de Produção de Soros Hiperimunes, Envase de Soros

Hiperimunes, Produção de Imunobiológicos e Produção de Soluções Orais

localizadas no Instituto Vital Brazil. Estes equipamentos deverão suprir às

necessidades voltadas a fabricação de medicamentos, suprimento de ar

climatizado para áreas classificadas essenciais para produção de medicamentos.

Os projetos deverão ser dimensionados para atender as as áreas de produção e

envase de Soros Hiperimunes, produção de imunobiológicos e produção de

soluções orais do Instituto Vital Brazil. O Memorial Descritivo estabelece os

padrões de atendimento necessários para adequação do Sistema de Climatização

bem como o que deverá ser fornecido e instalado pela empresa vencedora da

concorrência. Este fornecimento será composto de equipamentos, materiais,

componentes e mão-de-obra necessária para suprir a demanda de utilização de ar

dos setores vitais e emergenciais para o funcionamento da fabricação de

medicamentos na área de Produção de Soluções Orais, envase e Produção de

Soros Hiperimunes. O projeto a ser apresentado pela Empresa Proponente deverá

atender aos princípios estabelecidos nas Normas ABNT, Legislação Vigente

imposta pelos Órgãos de Fiscalização Competentes, como por exemplo, Anvisa

através da RDC-17/2010, Normas ABNT, Padrões ISO e Leis, conforme o descrito

no Item 1.4 – Especificações Técnicas.

(30)

Os equipamentos, materiais elétricos e eletromecânicos que serão fornecidos

foram dimensionados para atender o fornecimento e distribuição de ar, devendo no

futuro serem interligados às áreas, através de tubulação de dutos para os pontos

de consumo.

Além dos equipamentos, fará parte do escopo de fornecimento a alimentação

elétrica, chaves de transferência, disjuntores, motores, e demais componentes

como comando/seletor através de uma rede de tubulação apropriada, filtros

válvulas, cabos de controle, fiações, calhas, terminais, conduítes, elementos

elétricos de primeira qualidade com bitolas e metragens, tubulações de água

gelada isoladas e estruturas de suporte dos equipamentos instalados de acordo

com os projetos fornecidos e que deverão ser verificados suas características

durante a Visita Técnica ao local de instalação.

FINALIDADE

Este memorial descritivo refere-se às condições de cálculo que deverão ser

utilizadas no desenvolvimento do projeto e as especificações técnicas dos materiais

que deverão ser instalados. O projeto de ar condicionado deverá atender ao

proposto neste requerimento, constituído das especificações técnicas e plantas

baixa apresentadas.

A instalação visa manter os ambientes climatizados condicionados as condições de

temperatura, umidade relativa, renovação, purificação do ar, de acordo comas

normas de conforto constantes na NBR-6401. Os ambientes que serão

beneficiados estão descritos nos projetos apresentados, em anexo.

O objetivo do Instituto Vital Brazil será climatizar os ambientes de fabricação

necessários para a produção de medicamentos, para o funcionamento de

máquinas e os equipamentos instalados em diversos setores designados nas

plantas apresentadas nos projetos fornecidos. O sistema deverá ser reversível, ou

seja, entrar em operação automática para suprir o consumo e ficar fora de

operação quando não houver consumo de ar.

O Sistema de Geração sairá automaticamente de operação, ficando disponível para

operar novamente para atender quaisquer demandas e necessidades de consumo

que porventura vier ocorrer. O sistema de geração de ar projetado será do tipo

silencioso, montado sobre base de estrutura metálica tratada contra corrosão,

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus São Carlos ISRAEL DA SILVA MOTA.. Diretoria-Geral do Câmpus São José

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

Guerra et al., 2016 relataram um caso de um paciente homem diabético de 70 anos de idade com doença renal crônica passou a fazer uso de colecalciferol e calcitriol