• Nenhum resultado encontrado

Mestrandos. Direito da Cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrandos. Direito da Cidade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

--

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em

Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada em 09

de novembro de 2011. Presentes os professores Adilson Pires (Coordenador),

Antonio Augusto Madureira (Diretor da Faculdade de Direito), Patricia Glioche

(Direito Penal), Daniel Sarmento (Direito Público), Ricardo Lodi (Finanças

Públicas, Tributação e Desenvolvimento), Maurício Mota (Direito da Cidade),

José Ricardo (Teoria e Filosofia do Direito), Carmen Tibúrcio (Direito

Internacional) e Igor Silva (representante discente).

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Marcelle Mourelle Perez Diós/10 – Del. 052/07

Solicita prorrogação de 30 (trinta) dias do prazo para a qualificação da dissertação de mestrado sem que isto implique em qualquer modificação dos demais prazos, sobretudo o prazo máximo para a defesa.

O requerimento foi deferido “ad referendum” do Colegiado pelo Senhor Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Professor Adilson Rodrigues Pires.

O requerimento tem o “de acordo” da orientadora, Professora Vânia Siciliano Aiêta. Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA.

■ Luciane Martins Carneiro de Sousa/10 – Del. 052/07

Solicita prorrogação de prazo para o exame de qualificação.

Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA, SE HOUVER CONCORDÂNCIA DO ORIENTADOR.

Direito da Cidade

■ Marcelle Mourelle Perez Diós/10 – Del. 052/07

Solicita prorrogação de 30 (trinta) dias do prazo para a qualificação da dissertação de mestrado sem que isto implique em qualquer modificação dos demais prazos, sobretudo o prazo máximo para a defesa.

O requerimento foi deferido “ad referendum” do Colegiado pelo Senhor Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Professor Adilson Rodrigues Pires.

O requerimento tem o “de acordo” da orientadora, Professora Vânia Siciliano Aiêta. Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA.

Direito Público

(2)

Solicita prorrogação do prazo para a defesa da dissertação de mestrado, sem que isto implique em qualquer modificação dos demais prazos, sobretudo o prazo máximo para a defesa.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professora Jane Reis.

Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA

■ Luiza Lourenço Bianchini/10 – Del. 052/07

Solicita prorrogação do prazo para a qualificação do projeto de dissertação, sem que isto implique em qualquer modificação dos demais prazos, sobretudo o prazo máximo para a defesa.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA.

■ Antonella Marques Consentino/09 – Del. 052/07

Solicita nova prorrogação do prazo para a defesa da dissertação até final de novembro de 2011, pelos motivos expostos em seu requerimento em anexo.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Gustavo José Tepedino. Decisão: DEFERIDO, DEVENDO A DEFESA SER REALIZADA ATÉ DEZEMBRO DE 2011.

Direito Internacional

■ Marcelo Gustavo Silva Silveira/10 – Del. 052/07

Solicita, por motivos pessoais, sem prejuízo da defesa da dissertação, que a qualificação do projeto seja efetuada até o final do mês de novembro de 2011, conforme acordado com o seu orientador, Professor Adilson Rodrigues Pires.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Adilson Rodrigues Pires.

Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA.

■ Daniel Dix Carneiro/10 – Del. 052/07

Solicita, por motivos pessoais, sem prejuízo da defesa da dissertação, que a qualificação do projeto seja prorrogada, conforme acordado com o seu orientador, Professor Adilson Rodrigues Pires.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Adilson Rodrigues Pires.

Decisão: DEFERIDO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA.

Direito Processual

■ Eduardo Telles Pires Hallak/10 – Del. 052/07

Solicita prorrogação do prazo para a qualificação da dissertação de mestrado, sem que isto implique em qualquer modificação dos demais prazos, sobretudo o prazo máximo para a defesa, pois devido a motivos de ordem pessoal e profissional o requerente não pode desenvolver o projeto a ser apresentado perante a banca de qualificação.

O requerimento foi deferido “ad referendum” do Colegiado pelo Senhor Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Professor Adilson Rodrigues Pires.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Flávio Mirza Maduro. Decisão: HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito da Cidade

(3)

■ Rosângela Marina Luft/10 – Del. 052/07

Solicita a aprovação de Doutorado em co-tutela de tese para fins de celebração de convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne.

Em anexo: carta de concordância do orientador, Professor Marcos Alcino de Azevedo Torres; carta de aceite do orientador francês, Professor Norbert Foulquier e projeto de pesquisa com plano de trabalho e cronograma de atividades.

Decisão: O PROFESSOR MAURÍCIO MOTA AFIRMOU QUE A ALUNA JÁ FOI ACEITA NA UNIVERSIDADE DE PARIS I E JÁ INICIOU AS ATIVIDADES, DIANTE DISSO O COLEGIADO DEFERIU A SOLICITAÇÃO.

Direito Penal

■ Keity M. F. de Souza e Saboya/09 – Del. 052/07

Solicita prorrogação do prazo para submeter-se ao exame de qualificação, assim como sua inscrição no Estágio Docente II, no primeiro semestre de 2012, como acompanhante em disciplina obrigatória do seu professor orientador, Doutor Carlos Eduardo Adriano Japiassú, conforme razões expostas em anexo.

A requerente cumpriu estágio doutoral no exterior, precisamente na Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, com bolsa PDEE da CAPES, de 01 de fevereiro até 30 de setembro do corrente ano.

Em razão dos laudos médicos em anexo, fez-se necessário o seu retorno à Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, para finalizar as pesquisas necessárias à sua tese de doutoramento, encontrando-se atualmente em mencionada instituição de ensino, sob a supervisão de seu co-orientador, o Professor Doutor Francisco Javier de León Villalba.

A requerente depositou, no prazo regulamentar, o projeto de tese definitivo, encontrando-se apta para realizar o respectivo exame de qualificação, o qual não poderá ocorrer até o final desse ano apenas por encontrar-se a requerente pesquisando fora do país. A prorrogação de seu prazo de qualificação não implicará em qualquer extensão do prazo de depósito e defesa de sua tese.

A requerente solicita, ainda, autorização para a inscrição na disciplina de Estágio Docente II, para o primeiro semestre de 2012, em razão de que não se encontrará no país por ocasião da “pré-matrícula” e confirmação com o Professor Alexandre Assumpção.

Em anexo: Solicitação da requerente e atestados médicos.

Decisão: DEFERIDO O PRAZO PARA A QUALIFICAÇÃO, SEM PREJUÍZO DO PRAZO FINAL PARA A DEFESA. QUANTO AO ESTÁGIO DOCENTE, O COLEGIADO AUTORIZA A INSCRIÇÃO.

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Eleição e posse do novo Coordenador do PPGDIR

O Colegiado, em sua última reunião deliberou que fossem realizadas eleições para que o novo Coordenador seja eleito em novembro e a posse ocorra em dezembro de 2011, tendo em vista que o Professor Adilson Rodrigues Pires, atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, informou que a partir de 01/01/12 terá que se afastar da Coordenação.

Decisão: FORAM DELIBERADAS AS SEGUINTES DATAS: DIVULGAÇÃO NO DIA 10/11; INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS, DE 11/11 A 21/11; ELEIÇÃO NOS DIAS 29/11, 30/11 E 01/12; RESULTADO DIA 01/12 E POSSE DIA 09/12. A COMISSÃO ELEITORAL SERÁ COMPOSTA PELO PROF. ANTONIO MADUREIRA (PRESIDENTE), SONIA LEITÃO E JOSÉ RICARDO.

(4)

Solicitação de bolsa de Professor Visitante, no período de 01.03.12 a 28.02.14 para o Professor Marcus Eduardo de Carvalho Dantas (Direito Civil).

Decisão: HOMOLOGADO

■ Professores colaboradores em disciplinas obrigatórias

Apreciação da questão dos professores colaboradores que ministram disciplinas obrigatórias, fato que não tem a aprovação da CAPES e prejudica a avaliação do Programa.

Decisão: A NÃO SER EM HIPÓTESES EXCEPCIONAIS, DEVIDAMENTE JUSTIFICADAS PELA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PROGRAMA, OS PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DEVEM SER PROFESSORES PERMANENTES.

O PROFESSOR ADILSON APRESENTOU INFORMAÇÃO EXTRA-OFICIAL DO COORDENADOR DE ÁREA DE DIREITO DA CAPES NO SENTIDO DE QUE SERIA PREJUDICIAL À AVALIAÇÃO O FATO DE PROFESSORES COLABORADORES MINISTRAREM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. O PROFESSOR ADILSON INFORMOU QUE HÁ VÁRIOS CASOS ATUAIS QUE SE ADEQUAM A ESTA SITUAÇÃO E QUE ISTO JÁ SERÁ AVALIADO DE FORMA NEGATIVA PELA CAPES. A PROFESSORA CARMEN EXPÔS A SITUAÇÃO CAÓTICA DA LINHA DE INTERNACIONAL, POIS NÃO HÁ PROFESSORES PERMANENTES SUFICIENTES PARA MINISTRAREM DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO E ASSIM, HAVERÁ CASOS EM QUE NÃO SERÁ POSSÍVEL SEGUIR TAL ORIENTAÇÃO. O PROFESSOR JOSÉ RICARDO MANIFESTOU SUA PREOCUPAÇÃO COM A POSSÍVEL DESPROPORÇÃO ENTRE PROFESSORES PERMANENTES E COLABORADORES, POIS ISSO JÁ FOI CONSIDERADO COMO CRITÉRIO NEGATIVO PARA A CAPES. O PROFESSOR ADILSON VAI CONSULTAR A CAPES A ESTE RESPEITO.

■ O Colegiado deliberou que o prof. Adilson será o coordenador do Dinter junto

à Universidade Estado da Paraíba.

■ Frederico Augusto Bonaldo Silva – Convênio de co-tutela internacional

Solicita a aprovação do acordo de realização do seu Doutorado em co-tutela entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidad Austral, de modo que o doutorando possa realizar parte de seus estudos e pesquisas neste PPGDIR, tudo nos exatos termos do acordo de Doutorado em co-tutela a ser firmado entre os Reitores de ambas as Universidades.

O requerente é Mestre em Direito pelo PPGDIR desta Universidade e atualmente cursa o Doutorado em Direito na Universidad Austral (Buenos Aires, Argentina).

Tendo em vista a sua proximidade com o PPGDIR/UERJ, o requerente tem o interesse de estreitamento dos vínculos acadêmicos entre a UERJ e a Universidad Austral, bem como a contribuição com a projeção internacional deste respeitável PPGDIR.

O requerente ressalta que está desenvolvendo a sua tese doutoral sobre o tema de Filosofia do Direito, sendo que o seu projeto versa sobre A questão da discricionariedade judicial à luz da Virtue Jurisprudence. Neste sentido, caso seja aprovada a sua solicitação, o requerente ficaria vinculado à linha de pesquisa “Teoria e Filosofia do Direito”, sob a orientação do Professor Maurício Jorge Pereira da Mota, que está de acordo com o presente requerimento, e, na Universidad Austral, sob a supervisão do Professor Juan Bautista Etcheverry, que também concorda com este pedido.

Em anexo: Convênio para Co-tutela internacional de tese e Histórico escolar.

Decisão: DEFERIDO.

■ Letícia de Campos Velho Martel – Edital do Prêmio CAPES de teses.

A requerente defendeu a tese de doutorado intitulada “Direitos Fundamentais Indisponíveis: limites e padrões do consentimento para a autolimitação do direito à vida”, em banca pública,

(5)

presidida pelo Professor Luis Roberto Barroso, em março de 2010. A tese foi aprovada com distinção e louvor.

No final do mês de outubro de 2011, a CAPES lançou o Edital do Prêmio CAPES de teses. Para concorrer, faz-se necessária a indicação pelo Programa. Em assim sendo – se possível, segundo os procedimentos adotados na UERJ – a requerente gostaria de manifestar interesse no certame da CAPES. Portanto, solicita a avaliação do Programa acerca da indicação da tese por ela defendida ao Prêmio, informando que o orientador está ciente e de acordo com o pedido formulado.

Decisão: O COLEGIADO INDICA A TESE PARA O PRÊMIO CAPES DE TESES.

■ Indicação de Professor Orientador

ORIENTAÇÃO – PARA HOMOLOGAÇÃO MESTRADO – INGRESSO EM 2011

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Penal/09 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Patrícia Mothé Glioche Béze, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Patrícia Mothé Glioche Béze (Orientadora – UERJ) Simone Carneiro

Reis Nacif

Vera Malaguti Batista (UERJ)

Nilo Batista (UERJ) Rodrigo Costa (UFF)

HOMOLOGADO Orientandos Professor/ Categoria Co-orientador M D T Discente Linha de Pesquisa Decis ão Afrânio Silva Jardim/ Permanente Humberto Dalla/ Permanente 01 - 01 Luiz Marcelo Cabral Tavares Direito Processual HOM OLOG ADO Alexandre F. de Assumpção Alves/Permanente 04 - 04 Alberto Lopes da Rosa Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual HOM OLOG ADO Flávio Mirza Maduro/Permanen te 05 - 05 Cláudio Roberto Pieruccetti Marques Direito Processual HOM OLOG ADO Leonardo Greco/ Permanente 03 03 06 Filipe de Castro Guimarães Baltazar José Vasconcelos Rodrigues Direito Processual HOM OLOG ADO Patrícia Glioche/Permanen te 05 - 05 Ulysses Gomes Bezerra

Direito Penal HOM

OLOG ADO Rosângela

Gomes/Permanent e

03 - 05 Vitoria Jacob Direito da

Cidade

HOM OLOG ADO

(6)

Luciana Boiteux (UFRJ)

Direito Penal/09 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Artur Gueiros, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Artur de Brito Gueiros (Orientador – UERJ) Carlos Eduardo Japiassú (UERJ) Ilídio José Miguel

Luciana Boiteux (UFRJ)

Patricia Glioche (UERJ) Rodrigo Costa (UFF)

HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito Internacional/05 – Del. 022/04

Banca de Doutorado realizada em co-tutela entre a Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne e a UERJ. Por solicitação dos Professores, Dr. Jean-Marc Sorel e Dra. Ana Cristina Paulo Pereira, encaminho a

Banca de Defesa de tese para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Jean-Marc Sorel

(Diretor da tese/Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne)

Ana Cristina Paulo Pereira (Co-Diretora da tese/UERJ) Antonio Augusto Cançado Trindade

(Corte Internacional de Justiça) Laurence Burgorgue-Larsen (Presidente do Júri - Universidade Paris

I) Paula Wojcikiewicz

Almeida

Daniel Sarmiento Escudero (Universidade Complutense de Madri)

HOMOLOGADO

Doutoramento Direto

Direito Penal

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Nilo Batista (Presidente) Juarez Cirino dos Santos (UFPR) Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (UFPR)

Heitor Costa Júnior (UERJ) Juarez Estevam

Xavier Tavares

Adilson Rodrigues Pires (UERJ)

Salo de Carvalho (UFRGS)

TIRADO DE PAUTA

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

(7)

Direito da Cidade/09

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Ricardo Nery Falbo (Orientador/ UERJ) José Ricardo Ferreira

Cunha (UERJ) Monique Falcão Lima 07/10/2011 “Poder judiciário: espaço público de integração entre direito e política através dos movimentos sociais na cidade do Rio de Janeiro” Juliana Neuenschwander Magalhães (UFRJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOG ADO Direito Público/09

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Luis Roberto Barroso (Orientador/ UERJ) Gustavo Binenbojm (UERJ) Cristiana de Santis Mendes de Farias Mello 13/09/2011 “O revigoramento do poder legislativo: uma agenda para o século XXI”

Paulo Gustavo Gonet Branco (IDP) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOG ADO Direito Público/09

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Luis Roberto Barroso (Orientador/ UERJ) Gustavo Binenbojm (UERJ) Daniela Allam Giacomet 14/09/2011 “Filtros de acesso e métodos de deliberação em tribunais constitucionais selecionados”

Gilmar Ferreira Mendes (UnB) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOG ADO

Doutorandos

Direito Internacional/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Antonio Celso Alves Pereira (Orientador/UERJ) Gustavo Sénéchal de Goffredo (UERJ) Ana Cristina Paulo Pereira

(UERJ) Ana Maria Esteves de Souza 17/10/2011 “A responsabilidade internacional do estado como garantia da ordem pública internacional”

Daniela Trejos Vargas

Aprovado. Grau: 10,0 (dez)

HOMOLOG ADO

(8)

(PUC/RJ) Wagner Luiz Menezes

Lino (USP)

V – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS:

■ Indicação de Comissão Especial para revalidação de Diplomas de Doutorado:

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO

MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2002. Rosângela Maria de Azevedo

Gomes (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2001. Cristiane Avancini

Alves

1950/2011

Caitlin Mulholland Sampaio (PUC/RJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2006.

HOMOLOG ADO

■ André Saddy – Processo nº 1564/2011 – Revalidação de diploma de mestrado

Solicita, se possível, trâmite de urgência no processo de revalidação do Diploma de Mestrado realizado na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, processo nº 1564/2011. O requerente informa que consta no site que, desde 23.05.2011, o processo encontra-se na Faculdade de Direito aguardando, provavelmente, os pareceres dos membros da banca.

O requerente justifica seu pedido tendo em vista ter sido aprovado em maio de 2011 em concurso para professor temporário da UFF na classe auxiliar, e que com a revalidação de seu diploma poderia mudar seu cargo de auxiliar para assistente, além de que houve a abertura de vagas na Universidade para o professor assistente e o reconhecimento de seu mestrado, possibilitaria sua participação nos concursos.

Decisão: À SECRETARIA PARA INFORMAR.

■ Wanderson Bezerra de Azevedo – Processo nº 1564/2011 – Revalidação de

diploma de mestrado

Solicita a substituição do nome do prof. Dr. Paulo Braga Galvão (UERJ) por ter se aposentado.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

The aim of this paper is to verify if Second Life‟s development may be considered a remix of the chasing of American dream by understanding how users are taking advantage of

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior