• Nenhum resultado encontrado

Catálogo Facesp Informações das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Catálogo Facesp Informações das Associações Comerciais do Estado de São Paulo"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Catálogo

Facesp

Informações das Associações

Comerciais do Estado de São Paulo

(2)

Texto e diagramação

Paulo de Assunção

Editoração

Agência Essência Digital

Produção

FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo Presidência: Alencar Burti - Superintendência: Natanael Miranda dos Anjos Institucional: José Olival de Almeida Jr e Ingrid Ranzani - Marketing: Norberto Bertolo Jr

Apoio

ACSP - Associação Comercial de São Paulo

Fotos

(3)

Caminhando com o país

A FACESP surge no período de modernização das instituições do Brasil e de estabilização monetária, ocorri- das a partir de 1964, que somadas a um cenário internacional favorável e uma política de estímulo às exportações, produziu o chamado “milagre econômico”, de 1968 a 1973, quando o País registrou expansão anual média do PIB de 11,2%. Isso ao mesmo tempo em que convivia com um processo inflacionário galopante, com várias intervenções governa- mentais para buscar debelá-lo, em vão.

Até chegar à tão desejada estabilização o Brasil conviveu com oito moedas e sete planos econômicos- Cruzado 1 e 2, Bresser, Verão, e os planos Collor 1 e 2, envolvendo congelamento de preços, controle de salários, tablitas e até o bloqueio de recursos financeiros das empresas e dos cidadãos. Finalmente, com o Plano Real, em 1994, o país conseguiu a estabilização monetária, sem congelamentos e com a desindexação da economia. Entretanto, até hoje convivemos com problemas de ajuste fiscal e com promessas não cumpridas de cortes de despesas públicas, carga tributária elevadíssima e denúncias constantes de corrupção.

Nesse cenário, a FACESP conseguiu crescer e se adequar às mudanças dos tempos, com-provando a força do empreendedorismo e a capacidade de união em busca de objetivos comuns. Estamos certos de que os empresários, em conjunto com a sociedade, saberão conduzir o Brasil a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social.

Este Catálogo tem como objetivo apresentar de forma clara e objetiva as características principais das Associações Comerciais que fazem parte da FACESP. Fruto do trabalho coletivo, feito por inúmeras mãos, ele apresenta a força e a capilaridade da iniciativa privada paulista e do seu poder em participar na construção de uma nação melhor.

Alencar Burti

(4)

Presidência

Alencar Burti

Presidente

Natanel Miranda dos Anjos

Superintendente Geral

(5)

Diretoria Executiva

Marco Aurélio Bertaiolli

Diretor Vice-Presidente Tesoureiro

Roberto Mateus Ordine

Diretor Vice-Presidente Secretário

Alfredo Cotait Neto

Diretor Vice-Presidente

Ary De Oliveira Russo

Diretor Vice-Presidente

Jorge Aversa Junior

Diretor Vice-Presidente

José Carlos Carvalho

(6)

Vice-presidência Regional

Adriana Maria Gavarello Faidiga Flosi

Vice-Presidente da RA 7 - Campinas - 38 AC

João Bico De Souza

Vice-Presidente da RA 1 - São Paulo - 15 Distritais

Evenson Robles Dotto

Vice-Presidente da RA 2 - Metropolitana ABC - 7 AC

Tânia Fukusen Vajão

Vice-Presidente da RA 3 - Metropolitana Alto do Tiete -12 AC

Moacyr Correa Felix Junior

Vice-Presidente da RA 4 - Metropolitana Oeste - 15 AC

Elizeu Braga Chagas

Vice-Presidente da RA 5 - Litoral - 19 AC

Felipe Antônio Cury

Vice-Presidente da RA 6 - Vale do Paraíba - 23 AC

(7)

Elizeu Pereira Da Silva

Vice-Presidente da RA 8 - Jundiaí - 15 AC

José Alberto Cépil

Vice-Presidente da RA 9 - Sorocaba - 22 ACs

Ernesto Melo Bonilha

Vice-Presidente da RA 10 - Vale do Paranapanema - 25 AC

Antonio Carlos Maçonetto

Vice-Presidente da RA 11 - Ribeirão Preto - 22 AC

Vinicius Carvalho Lima

Vice-Presidente da RA 12 - Bauru - 20 AC

Roberto Carlos Cassiano

Vice-Presidente da RA 13 - Araçatuba - 21 AC

Antonio Carlos Parise

Vice-Presidente da RA 14 - São José do Rio Preto - 22 AC

Libânio Victor Nunes De Oliveira

(8)

José Eduardo Rodrigues de Carvalho

Vice-Presidente da RA 16 - Baixa Mogiana - 23 AC

Ricardo Anderson Ribeiro

Vice-Presidente da RA 17 - Presidente Prudente - 28 AC

Gino José Torrezan

Vice-Presidente da RA 18 - São Carlos - 22 AC

João Carlos Cheade

Vice-Presidente da RA 19 - Franca - 20 AC

Rosimeire Fernandes De Aquino Francisco

Vice-Presidente da RA 20 - Alto do Noroeste - 18 AC

(9)

ALTA NOROESTE

RA 20

Rosimeire

Fernandes de

Aquino Francisco

Vice-presidente

Rosimeire Fernandes de Aquino Francisco é Licenciada em Geografia e História, como especialização em Geografia e Meio Ambiente. É empresária no ramo de Metalúrgica, fabricação bicos e maçaricos para área de corte e aquecimento na cidade de Nhandeara, atuando também na Diretoria da Associação Industrial da Região de Votuporanga e conselheira da Escola SESI/SENAI. Atualmente faz parte da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Nhandeara e faz parte do Conselho da Mulher Empresária da FACESP.

ACs

Américo de Campos Auriflama Cardoso Estrela d’Oeste Fernandópolis General Salgado Jales Macaubal Nhandeara Ouroeste Palmeira d’Oeste Riolândia Santa Albertina Santa Fé do Sul Sebastianópolis do Sul Urânia Valentim Gentil Votuporanga

(10)

Américo de Campos

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Américo de Campos

PRESIDENTE: Maria Aparecida de Campos Vasconcellos

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/01/2017 - 31/12/2018 SITE:

FUNDAÇÃO: 04/02/1993

A Associação Comercial e Industrial de Américo de Campos (ACI-AC) foi fundada em 4 de fevereiro de 1993. O município de Américo de Campos foi criado pelo Decreto-lei estadualno. 233 de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do município de Tanabi, ocupando uma área de 252 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 5.900 habitantes.

A região foi ocupada, com mais intensidade no século XIX, a partir da propriedade de Escolástica Augusta de Vasconcelos. O povoamento foi crescente a partir da década de 1920, recebendo o nome de São João das Águas Paradas. Em 1926, o então Distrito de Paz, recebeu a designação de Américo de Campos em homenagem ao político que foi um dos membros da Convenção de Itu.

A cidade conta com aproximadamente 89 estabelecimentos comerciais e 3 indústrias, além de produzir soja, milho e algodão. O crescimento da dinâmica econômica levou à constituição da ACI-AC, que passou a oferecer apoio aos industriários, bem como difundir o associativismo como forma de fortalecimento da classe comercial e industrial, assim como deumaior segurança na realização de seus negócios. A participação da entidade junto à sociedade é intensa, principalmente no que diz respeito à defesa da criança e adolescente, da educação e do meio ambiente.

A ACI-AC tem participação de suma importância no município com membros que representam nossa entidade nos conselhos, C.A.E. - Conselho de Alimentação Escolar , COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente , CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e também participamos da Comissão Coordenadora da elaboração/adequação do PME- Plano Municipal da Educação, cujo principal objetivo é garantir que todas as necessidades educacionais sejam observadas.

(11)

Auriflama

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Auriflama

PRESIDENTE: Uemerson Ribeiro de Souza

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 31/12/1969

A Associação Comercial e Industrial de Auriflama (ACIA) foi fundada em 21 de julho de 1980. O município de Auriflama foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do município de Araçatuba, ocupando uma área de 434 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 14.000 habitantes.

O desbravamento da área ocupada pela cidade de Auriflama aconteceu no começo do século XX pelo sertanista João Pacheco de Lima, que fundou um povoado que ficaria conhecido por Vila Pacheco. Em 1937 foi erguido um cruzeiro e celebrada a primeira missa. O lugar recebeu o nome de Áurea, em homenagem à filha do fundador. Outras famílias chegaram ao local e promoveram o desenvolvimento, fazendo que a vila conquistasse a autonomia política.

Em 1980, a Associação Comercial de Auriflama foi fundada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo seus interesses. A ACIA conta com 150 associados nos diversos setores, comércio, indústria, prestação de serviços. Sua atuação baseia-se em uma estrutura de prestação de serviços aos seus associados, com a filosofia de lutar pelo comércio auriflamense.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização. Entre os serviços oferecidos estão o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC e convênio médico aos associados.

(12)

Cardoso

RA20

NOME: Associação Comercial e Empresarial de Cardoso

PRESIDENTE: Felipe Daniel Fernandes Garcia

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/03/2016 - 28/02/2018 SITE:

FUNDAÇÃO: 10/08/1988

A Associação Comercial e Empresarial de Cardoso foi fundada em 10 de agosto de 1988. O município de Cardoso foi constituído por meio do Decreto-Lei Estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Votuporanga, recebendo o nome do seu fundador Joaquim Cardoso da Silva e ocupando uma área de 639 km2 .A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 12.000 habitantes.

A região foi desbravada no começo do século XX. Em 1937, o proprietário Joaquim Cardoso da Silva iniciou o povoamento do local que cresceu rapidamente. Por ocasião da emancipação política, a cidade fez uma homenagem ao responsável pela ocupação do local. A economia é baseada no agronegócio, destacando o cultivo da cana-de-açúcar e a bovinocultura. A cidade abriga indústrias de móveis de aço e de embalagens. A cidade, banhada pelo rios Marinheiro Turvo e Grande, possui pontos turísticos importantes como a Lagoa Hygino Zampronha e o Complexo Turístico Leandro Trindade da Silveira.

O aumento da dinâmica econômica na região noroeste do Estado de São Paulo fez que Associação Comercial e Empresarial de Cardoso fosse constituída, a fim de melhor a qualidade do serviço oferecido aos empresários e clientes.

A Associação Comercial tem participação de suma importância no município com membros que representam a entidade nos conselhos, C.A.E. - Conselho de Alimentação Escolar , COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente , CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e também participamos da Comissão Coordenadora da elaboração/adequação do PME- Plano Municipal da Educação, cujo principal objetivo é garantir que todas as necessidades educacionais sejam observadas.

(13)

Estrela d’Oeste

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Estrela d’Oeste

PRESIDENTE: Ludmila Maria Cavalcante Girardi Martins

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 25/07/1983

A Associação Comercial e Industrial de Estrela d’Oeste foi fundada em 25 de julho de 1983. A cidade foi criada pelo Decreto-Lei de 24 de dezembro de 1948, desmembrada do município de Fernandópolis, ocupando uma extensão territorial de 296 km2. A população estimada, em 2014, é de 8.400 habitantes.

A área ocupada pela cidade de Estrela d’Oeste começou a ser povoada na segunda metade do século XIX. Porém, a colonização efetiva aconteceu a partir de 1942, quando um grupo mais expressivo chegou ao local e ergueu a capela de Nossa Senhora da Penha. A região cresceu em função da economia cafeeira, o que levou a receber o título de “Rainha do Café”. Atualmente destaca-se também a produção da laranja, cana-de-açúcar, milho, soja e tomate. A bovinocultura é expressiva e destinada ao consumo interno.

O desenvolvimento econômico e a constatação de que o associativismo era importante para a defesa dos interesses dos empreendedores levou à constituição da entidade, num momento político importante de transição da ditadura militar para a democracia.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(14)

Fernandópolis

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis

PRESIDENTE: Mateus Morales

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/01/2017 - 31/01/2019 SITE: http://www.acifnet.com.br

FUNDAÇÃO: 27/10/1961

A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) foi fundada em 27 de outubro de 1961. O município de foi criado pelo Decreto-Lei estadual no. 14.334 de 1o de janeiro de 1945, desmembrado do município de Tanabi e Pereira

Barreto, ocupando uma área de 549km2. A população estimada, em 2014, é de 67.000 habitantes.

A região de Fernandópolis foi ocupada no começo do século XX quando fazendeiros se estabeleceram no local para plantar café. Em 1939 foi erguida uma capela e o povoado cresceu. A cidade recebeu o nome do interventor federal do Estado de São Paulo, Fernando de Sousa Costa.

A exploração cafeeira foi durante alguns anos a fonte principal de renda da cidade, que com o decorrer do tempo diversificou as suas atividades com o plantio do algodão, milho, amendoim e arroz. O setor da agropecuária é dinamizador da economia e alavancou a atividade industrial e comercial de Fernandópolis. A citricultura e a bovinocultura de corte e leite são as mais importantes. Contudo, a atividade comercial é o setor que emprega a maior parte da população da cidade.

O primeiro presidente da entidade foi Armelindo Ferrari que contou com o apoio de mais de 43 empresários no grande desafio de constituir a ACIF. Nos anos subsequentes, acompanhando o desenvolvimento da cidade, a economia cresceu e o com ela número de associados.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(15)

General Salgado

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de General Salgado

PRESIDENTE: Luciana Andrea Silva Batista

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 24/10/1986

A Associação Comercial e Industrial de General Salgado (ACIGS) foi fundada em 24 de outubro de 1986. O município de General Salgado foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 14.334, de 30 de novembro de 1944, sendo desmembrado do município de Monte Aprazível, ocupando uma área de 494 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 10.000 habitantes.

A região compreendida entre os rios São José dos Dourados e Tietê foi ocupada no começo do século XX. José de Carvalho desbravou local e formou a Fazenda Limoeiro, em 1933. Nos anos seguintes novos povoadores chegaram, devido à abertura da estrada que ligava São José do Rio Preto a Barreto. O desenvolvimento foi crescente e a vila conquistou a sua emancipação política. O nome escolhido, General Salgado, é uma homenagem ao General Júlio Marcondes Salgado, morto durante a revolução constitucionalista de 1932.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de General Salgado.

A ACIGS possui nos dias de hoje grandes, médias, pequenas e micro empresas ligadas a diferentes atividades econômicas. Possui 105 associados no comércio, prestação de serviços e agronegócios. A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(16)

Jales

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Jales

PRESIDENTE: Carlos Roberto Altimari

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/03/2016 - 28/02/2018 SITE:

FUNDAÇÃO: 31/12/1969

A Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ) foi fundada em 25 de novembro de 1964. A cidade de Jales foi criada pelo Decreto-lei estadual 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Fernandópolis, ocupando uma área de 368 Km2. A população estimada, em 2014, é de 48.000 habitantes.

A região foi povoada no decorrer do século XX, quando Euplhy Jalles e um grupo de empreendedores definiram pelo estabelecimento de um plano racional de arquitetura e urbanismo para a futura cidade. No começo da década de 1940 foram iniciadas as obras e logo novos moradores chegaram ao local.

A fundação da cidade fez parte do projeto de governo de favorecer a região e estimular o incremento das pequenas propriedades agrícolas. Para tanto, foi concebido um plano de urbanismo moderno, levando em consideração a exploração racional do solo. A economia foi dinamizada pelo cultivo do café e o plantio do algodão, arroz e cereais em geral.

A ACIJ foi constituída pela visão empreendedora de Oscar Almeida Rayel que estimulou a união dos empresários da região para a formação da entidade. No decorrer da década de 1970 a atividade comercial se ampliou, reforçando os laços de união dos empresários que levaram avante a construção de uma sede própria que foi iniciada em 1986. A atuação da ACIJ tem sido intensa na mobilização dos setores produtivos e no engajamento em questões sociais.

(17)

Macaubal

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Macaubal

PRESIDENTE: Sérgio Moreira

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 13/07/2016 - 13/07/2018 SITE:

FUNDAÇÃO: 13/07/1992

A Associação Comercial e Industrial de Macaubal (ACIMA) foi fundada em 13 de julho de 1992. A cidade de Macaubal foi criada pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Monte Aprazível, contando com uma área de 248 Km2. A população estimada, para 2014, é de 8.000 habitantes.

O território ocupado por Macaubal fo formado a partir da década de 1920, entre as fazendas Coqueiros e Ponte Nova. Povoadores chegaram ao local para explorar as terra e rapidamente formaram o Distrito de Paz, que foi oficializado como Macaúbas. Com a criação do munícipio o nome passou a ser Macaubal. A região era conhecida pela grande presença de coqueiros, principalmente da espécie de macaúbas. A atividade pecuária e as lavouras de café, arroz e milho favoreceram o desenvolvimento econômico. A introdução da sericicultura fez que atividade agroindustrial se diversificasse devido ao baixo custo de investimento em instalações.

O surgimento da ACIMA fortaleceu e uniu o comércio da cidade, que a cada ano vem crescendo e acompanhando as mudanças econômicas.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(18)

Nhandeara

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Nhandeara

PRESIDENTE: Flávio Roberto Mantelato

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/03/2017 - 01/03/2019 SITE: http://acinnhandeara.com.br/

FUNDAÇÃO: 22/02/1978

A Associação Comercial e Industrial de Nhandeara (ACIN) foi fundada em 22 de fevereiro de 1978. O município de Nhandeara foi criado pelo Decreto-lei estadual 14.334, de 30 de novembro de 1944, desmembrado de Monte Aprazível, passando a ter uma extensão territorial de 435Km2. A população estimada, em 2014, é de 11.000 habitantes.

A região foi desbravada no final do século XIX a fim de implantar a agricultura e a criação de gado. A primitiva denominação do local foi São João do Paraíso, passando em seguida para São João de Nhandeara. Esta palavra de origem tupi, significa, “paraíso”, ou “Nosso Senhor”.

A ACIN foi estabelecida pelo esforço conjunto de um grupo de 34 comerciantes capitaneados por Gilberto de Godoy, que foi eleito o primeiro presidente da entidade. O desenvolvimento econômico da cidade fez que os associados trabalhassem para constituir uma sede própria. Em 1983, a prefeitura fez a doação do terreno e tiveram início as obras. A construção de um auditório ampliou a sede, mostrando a ação conjuntados empreendedores locais.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(19)

Ouroeste

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Ouroeste

PRESIDENTE: Adão Santos

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 25/07/1997

A Associação Comercial e Industrial de Ouroeste foi fundada em 25 de julho de 1997. O município de Ouroeste foi criado pelo Decreto-lei estadual 9.330, de 27 de dezembro de 1995, desmembrado de Guarani D’Oeste, passando a ter uma extensão territorial de 288 Km2. A população estimada, em 2014, é de 9.000 habitantes.

A região foi ocupada a partir da década de 1950, quando ocorreu o loteamento de terras feito por João Velloso, proprietário da Fazenda Velloso. A agricultura de grãos como o milho, o arroz e o café deu impulso ao povoamento. Após uma longa batalha, a vila conseguiu a emancipação política.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Ouroeste.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(20)

Palmeira d’Oeste

RA20

NOME: Associação Comercial de Palmeira d’Oeste

PRESIDENTE: Celso Aparecido Curti

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/01/2017 - 31/12/2018

SITE: https://www.facebook.com/acep.palmeiradoeste

FUNDAÇÃO: 10/04/1986

A Associação Comercial de Palmeira d’Oeste (ACIP) foi fundada em 10 de abril de 1986. A cidade de Palmeira d’Oeste foi criada pelo Decreto-lei estadual no. 5.121, de 31 de dezembro de 1958, desmembrada da cidade de Jales, passando a contar com uma área territorial de 319Km2. A população estimada, em 2014, é de 9.000 habitantes.

A área ocupada por Palmeira d’Oeste surgiu em terras da fazenda Palmital, que pertencia ao Coronel Joaquim de Lima Moreira, na década de 1930. As terras foram loteadas e novos proprietários chegaram ao local. Em 1944, foi erguida uma capela consagrada à Santa Luzia e logo em seguida constituído o Distrito de Paz.A cidade herdou o nome da abundância de palmeiras que havia na região. As matas cederam espaço aos campos para cultivo do café, e também para outros tipos de lavoura como: banana, laranja, limão e mamão.

Os empresários da região se uniram para constituir a entidade que auxiliasse a classe comerciária, tendo como líder Dilberto Rocha da Silva que foi eleito o primeiro presidente da ACIP. Os esforços conjuntos permitiram que viesse a ser estabelecida uma sede própria que foi inaugurada em 12 de dezembro de 2000.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(21)

Riolândia

RA20

NOME: Associação Comercial de Riolândia

PRESIDENTE: José Leonidas B. da Silva

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 01/04/2017 - 31/03/2019 SITE:

FUNDAÇÃO: 15/03/2001

A Associação Comercial de Riolândia foi fundada em 15 de março de 2001. A cidade foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 2.456, de 20 de dezembro de 1953, desmembrada do município de Paulo de Faria, contanto com uma área de 631 km2. A população estimada, em 2014, é de 11.600 habitantes.

As terras que hoje pertencem à Riolândia, na confluência do rio Turvo com o rio Grande, foram ocupadas no século XX, após a pacificação dos índios. Famílias passaram a habitar o local e explorar as terras. A região se desenvolveu com o cultivo do amendoim, feijão, milho e soja e cresceu nos últimos anos com a ampliação do agronegócio.

A Associação Comercial de Riolândia foi consolidada a partir da atuação de Antônio Leopoldo Rizzo, que reuniu um grupo de empreendedores em prol de interesses comuns, vindo a ser eleito como o primeiro presidente da Associação Comercial.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(22)

Santa Albertina

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Santa Albertina

PRESIDENTE: Sandra Regina Roque Terradas

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 30/06/2017 - 01/07/2018 SITE:

FUNDAÇÃO: 15/04/1991

A Associação Comercial e Industrial de Santa Albertina (ACISA) foi fundada em 15 de abril de 1991. O município de Santa Albertina foi emancipado em 18 de fevereiro de 1959, desmembrado da cidade de Jales, passando a ter uma área de 272km2. A população estimada, em 2014, é de 5.900 habitantes.

A região de Santa Albertina foi ocupada no decorrer do século XX. Francisco Schimidt doou terras para formar um povoado que foi estabelecido por Belizário de Almeida. O nome de Santa Albertina foi escolhido pelo doador das terras, que desejava homenagear a sua mãe. A economia foi dinamizada pelo cultivo do café e o plantio do algodão, arroz e cereais em geral.

Na década de 1990, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Santa Abertina. A Associação Comercial e Industrial de Santa Albertina busca novas alternativas para facilitar o trabalho de seus associados em suas relações comerciais.

A ACISA tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(23)

Santa Fé do Sul

RA20

NOME: Associação Comercial e Empresarial de Santa Fé do Sul

PRESIDENTE: Onório Nório Kobayashi

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE:

-SITE: http://www.acesantafe.com.br

FUNDAÇÃO: 02/06/1959

A Associação Comercial de Santa Fé do Sul foi fundada em 2 de junho de 1959. A cidade de Santa Fé do Sul foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 5.120, de 31 de dezembro de 1958, passando a ter uma área de 206 Km2. A população estimada, em 2014, é de 31.000 habitantes.

Na década de 1940, a propriedade de John Paget foi adquirida pela Companhia Agrícola de Imigração e Colonização. A expansão da Estrada de Ferro Araraquarense fez que a região fosse ocupada por pequenos proprietários. A área é também conhecida por estar próxima aos Grande Lagos. O crescimento da atividade agrícola, a criação das usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Água Vermelha, bem como a ferrovia e a hidrovia, que passam pela região, favoreceram o desenvolvimento econômico.

A Associação Comercial de Santa Fé do Sul foi formada pelos empresários da região, tendo como primeiro presidente Hélio de Oliveira que trabalhou com seu pares para ampliar a rede de associados.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(24)

Sebastianópolis do Sul

RA20

NOME: Associação Comercial de Sebastianópolis do Sul

PRESIDENTE: Vander Cassio Paulino

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 01/02/2010

A Associação Comercial de Sebastionópolis do Sul foi fundada em fevereiro de 2010. A cidade de Sebastinópolis do Sul foi criada pelo Decreto-lei estadual no. 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrada do município de Monte Aprazível, passando a ter uma área de 167 Km2. A população estimada, em 2014, é de 3.200 habitantes.

Desbravadores proveniente da região de Rio Preto ocuparam a região, dando início ao cultivo do algodão, milho, banana, manga e café, no início do século XX. O projeto de extensão da Estrada de Ferro Araraquara fez que loteamentos de terra fossem realizados e novos moradores chegassem ao local, construindo uma capela em devoção à São Sebastião. Surgiu um pequeno povoado, a priori chamado de Ribeirão. Posteriormente, com a emancipação política o município recebeu o nome do padroeiro do local.

A Associação Comercial de Sebastionópolis foi organizada pelos comerciantes locais, com apoio da prefeitura que forneceu a infraestrutura necessária para viabilizar o projeto em prol dos empreendedores sebastianopolenses.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(25)

Urânia

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Urânia

PRESIDENTE: Edna Sueli Figueiredo Augusto

PERÍODO DE MANDATO DO PRESIDENTE: -SITE:

FUNDAÇÃO: 15/04/1991

A Associação Comercial e Industrial de Urânia foi fundada em 15 de abril de 1991. A cidade de Urânia foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 5.285, de 31 de dezembro de 1959, desmembrada do município de Pereira Barreto, ocupando uma área de 208 km2. A população estimada, em 2014, é de 9.000 habitantes.

A região de Urânia foi ocupada a partir do loteamento das terras que pertencia a Bernardino de Almeida, que foi adquirida por Benedito Pinto Ferreira Braga, em meados do século XX. O projeto foi impulsionado pela previsão de expansão da Estrada de Ferro Araraquarense. O nome dado ao município faz referência à uma das deusas da mitologia grega, chamada Urânia, musa da astronomia e da astrologia, filha de Zeus e Mnemósine.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Urânia.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.

(26)

Valentim Gentil

RA20

NOME: Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil

PRESIDENTE: Luiz Henrique do Livramento Mello

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 2017 - 2019

SITE: http://www.acivg.com.br

FUNDAÇÃO: 28/05/1990

A Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil (ACIVG) foi fundada em 28 de maio de 1990. A cidade de Valentim Gentil foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrada do município de Votuporanga, ocupando uma área de 149 km2. A população estimada, em 2014, é de 12.000 habitantes.

O crescimento da atividade agropecuária demandou a ampliação da Estrada de Ferro Araraquarense, em direção à Votuporanga, na década de 1940. Esta ferrovia estimulou a ocupação e loteamento das terras em pequenas propriedades. Nestas passou a ser cultivado algodão, arroz, milho, laranja, coco e café. O povoado recebeu o nome de Jacilândia (terra da lua) que foi alterado por ocasião da emancipação política. O nome de Valentim Gentil foi dado em homenagem ao deputado estadual, então presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A ACIVG foi constituída por comerciantes preocupados em dar um impulso a economia local, tendo como líder Pedro Roberto Mantelli, que foi eleito primeiro presidente da entidade. O movimento tem sido ascendente e novos associados têm ingressado na luta pelos interesses da indústria, comércio e profissionais liberais.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(27)

Votuporanga

RA20

NOME: Associação Comercial de Votuporanga

PRESIDENTE: Celso Penha Vasconcelos

PERÍODO DE MANDATO

DO PRESIDENTE: 2017 - 2019

SITE: http://www.acvnet.com.br

FUNDAÇÃO: 31/12/1969

A Associação Comercial de Votuporanga foi fundada em 18 de outubro de 1946. A cidade de Votuporanga foi criada pelo Decreto-lei estadual no. 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrada da cidade de Tanabi, passando a ter uma extensão territorial de 421 km2. A população estimada, em 2014, é de 90.000 habitantes.

A região se desenvolveu tendo como mola propulsora a atividade cafeeira. A crise da década de 1930 diminuiu a procura de terras para cultivo. Contudo, foi constituído uma Companhia Retalhadora de Terras que estabeleceu no local que viria ser a região central da cidade, que recebeu o nome tupi, que significa “ar/brisa”“bom/boa”. Logo em seguida surgiram as plantações de milho, algodão e laranja.

A entidade surgiu com o nome de Associação Comercial, Industrial e Rural de Votuporanga em imóvel cedido pelo comerciante Joaquim Ferreira da Costa. O número de associados cresceu e em pouco anos adquiriu a sede própria.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.

(28)

Ýndice

A

Américo de Campos 10 Auriflama 11

C

Cardoso 12

E

Estrela d’Oeste 13

F

Fernandópolis 14

G

General Salgado 15

J

Jales 16

M

Macaubal 17

N

Nhandeara 18

O

Ouroeste 19

P

Palmeira d’Oeste 20

R

Riolândia 21

S

Santa Albertina 22 Santa Fé do Sul 23 Sebastianópolis do Sul 24

U

Urânia 25

V

Valentim Gentil 26 Votuporanga 27 28

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

2.7 O edital de resultado final da classificação dos projetos será publicado no dia 18 de março de 2021, no Portal de Editais da graduação..

Unidades FRL de tratamento do ar, filtro, regulador mais lubrificador, com corpos metálicos e proteções dos copos plásticos (metálicos sob encomenda), desmontagem por baioneta

Permanente - O programa de investimentos realizado pela COPEL no primeiro trimestre de 2004 foi de R$ 54,8 milhões, dos quais foram aplicados R$ 2,7 milhões em projetos de geração

O paper apresentado aqui faz uma discussão sobre critérios de noticiabilidade para ocupação das primeiras páginas de jornais diários de abrangência local e regional do

Portanto, a radionovela “O Auto do Amor” configura-se como uma narrativa em que se faz uma paródia do auto dos bois-bumbás de Parintins, e retrata os mistérios e

Como podemos observar no exemplo em (23), acima, inicialmente temos o evidencial {-kiã, o qual indica na fala do narrador que a informação dada pelo falante (Tekahaine) é do