• Nenhum resultado encontrado

Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, na modalidade de Educação a Distância EDITAL Nº 64/2017.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, na modalidade de Educação a Distância EDITAL Nº 64/2017."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

COORDENADORIA DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA

Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, na modalidade de Educação a Distância

EDITAL Nº 64/2017.

A Universidade Federal do Paraná - UFPR, através da Coordenadoria de Integração de Políticas e Educação a Distância- CIPEAD, tornam públicas as normas que regem o Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, na modalidade de Educação a Distância, visando o

cadastro de reserva do curso em conformidade com o – UAB/CAPES/MEC – Sistema Universidade Aberta do Brasil.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1.º – O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – Modalidade de Educação a Distância da UFPR, integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e “tem por objetivo a formação e qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais e do Magistério Superior. Especificamente, pretende: (I) capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; (II) capacitar profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica; (III) contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e; (IV) contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas” (Edital do Programa Nacional de Formação em Administração Pública de Abril de 2009).

Art. 2.º – A matriz curricular do Curso prevê 510 (quinhentas e dez) horas aula, sendo 210 (duzentas e dez) horas em disciplinas do Módulo Básico, 210 (duzentas e dez) horas em disciplinas do Módulo Específico (área de concentração Gestão Pública Municipal) e 90 (noventa) horas em disciplinas didático-pedagógicas (Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior). O curso tem duração de 18 (dezoito) meses incluindo o tempo de elaboração e apresentação da Monografia.

(2)

Art. 3.º – Esse processo Seletivo tem a intenção de gerar cadastro de reserva de cursistas que podem vir a ingressar no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – Modalidade Educação a Distância da UFPR.

Art. 4º – O processo seletivo será regido por este Edital e seus Anexos e executado pelo Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) da Universidade Federal do Paraná.

Art. 5º – O Processo Seletivo consistirá na avaliação da atuação profissional atual e do plano profissional do candidato.

Art. 6.º – Os resultados do Processo Seletivo serão válidos somente para o registro acadêmico no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – Modalidade de Educação a Distância da UFPR com ingresso no segundo semestre de 2017.

2. CURSO, VAGAS E REQUISITOS

Art. 7.º – O curso ofertado é semipresencial, com atividades desenvolvidas a distância, por intermédio do material didático distribuído ou sugerido ao aluno e da conexão via Internet, encontros e avaliações presenciais obrigatórios, previamente agendados (preferencialmente aos sábados), a serem desenvolvidos nos pólos, conforme a inscrição do candidato, ou no campus do Jardim Botânico, da Universidade Federal do Paraná.

Art. 8.º – O curso será desenvolvido nos polos de Curitiba, Lapa e Paranaguá (Anexo 1).

Parágrafo único – O curso promoverá 05 encontros nos pólos ou no campus do Jardim Botânico, da Universidade Federal do Paraná, que poderão ocorrer à noite de segunda à sexta, ou aos sábados das 08h00min às 17h00min, conforme calendário a ser definido de acordo com a disponibilidade dos Polos.

Art. 9º – As atividades presenciais corresponderão a cerca de 20% (vinte por cento) da carga horária, podendo esse percentual ser superior ou inferior, de acordo com a decisão da coordenação do curso.

Parágrafo único – A frequência será aferida pela participação de 75% dos encontros presenciais.

Art. 10º – Os alunos precisarão ter acesso a um computador com Internet, caso não o tenham, poderão utilizar os equipamentos do Polo, e deverão dedicar no mínimo 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades propostas pelo curso.

(3)

Art. 11º – O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, na modalidade a distância, não terá um número mínimo ou máximo de vagas, pois pretende gerar cadastro de reserva de cursistas que podem vir a ingressar no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal – Modalidade Educação a Distância da UFPR.

Parágrafo único – Pelas características do processo seletivo, não haverá identificação de polo de preferência por parte do candidato. As vagas serão preenchidas a medida que surgirem em ordem de classificação.

3. DO REQUISITO PARA INSCRIÇÃO

Art. 12º – Para a inscrição no presente processo seletivo, o candidato deverá ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC ou, caso o diploma tenha sido obtido no exterior, deve ter sido revalidado por uma Instituição Federal de Ensino nacional.

Art. 13º – Para efetuar a inscrição, o candidato deverá possuir CPF próprio e um endereço de e-mail válido e ativo.

Art. 14º – Não serão cobradas taxas para a realização da inscrição pelo candidato.

4. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Art. 15º – A inscrição para o processo seletivo será realizada somente pela INTERNET. Para o momento da inscrição, o candidato deverá ter os seguintes documentos em formato pdf para anexar a solicitação:

- RG e CPF;

- Comprovante de residência, atualizado;

- Diploma de graduação (frente e verso);

- Histórico de escolar (todas as páginas);

- Comprovante de vínculo empregatício, atualizado;

- Plano profissional (texto explicativo da motivação para realização do curso);

- 1 foto 3x4.

§ 1 – Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos.

§ 2 – O endereço eletrônico para inscrição é https://goo.gl/jwS9hw

§ 3 – O comprovante de vínculo empregatício deverá ser anexado no campo “Outros documentos conforme edital”

§ 4 – O Plano profissional (texto explicativo da motivação para realização do curso) deverá ser anexado no campo “Plano de trabalho conforme edital”

(4)

Art. 16º – As inscrições serão realizadas do dia 19 de outubro de 2017 até às 23h59 horas do dia 26 de outubro de 2017.

Parágrafo único. Não serão aceitas inscrições realizadas diretamente em unidades da UFPR ou em qualquer outro endereço, na modalidade presencial e nem fora do prazo, em hipótese alguma.

Art. 17º – Ao se inscrever, o candidato declara conhecer e aceitar de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, não podendo alegar desconhecimento. Declara também, seu comprometimento de tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico www.cipead.ufpr.br, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

Art. 18º – Cada candidato poderá inscrever-se uma única vez.

Parágrafo único. Em caso de duplicidade de inscrição, será considerada a de data mais recente.

Art. 19º – No ato da inscrição será obrigatório anexar os documentos exigidos no Art. 35º deste edital. Os arquivos devem estar em formato PDF e não exceder 50Mb.

§ 1. O candidato será responsável por todas as informações prestadas no ato da inscrição, inclusive por erros ou omissões.

§ 2. A falta de qualquer documento resultará na exclusão do candidato do processo seletivo.

§ 3. Não será permitida a complementação ou substituição da documentação após a efetivação da inscrição.

Art. 20º – A UFPR/CIPEAD não se responsabilizará por solicitação de inscrição via INTERNET não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, divergência de horário ou outros fatores que impossibilitarem a transferência de dados ou a impressão do comprovante de inscrição.

Art. 21º – As informações prestadas pelo candidato são de total responsabilidade do mesmo. É assegurado à UFPR/CIPEAD o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher a inscrição de forma correta e completa.

5. DO PROCESSO SELETIVO

Art. 22º - O Processo Seletivo será realizado em uma única etapa classificatória, que consistirá na avaliação de atuação profissional atual e do plano profissional,

(5)

de acordo com os critérios e pesos descritos no Art. 24º deste edital, sem um número mínimo ou máximo de vagas, pelas características do processo seletivo.

Art. 23º - A comissão examinadora será composta por professores, tutores e técnicos administrativos da UFPR e presidida pelo Coordenador do Curso.

Art. 24º - Os critérios de classificação são: 1) Atuação profissional atual - Ter vínculo empregatício (público ou privado) e, 2) Obter maior nota no plano profissional, conforme quadro de classificação abaixo:

QUADRO 1 – Critérios de pontuação

Critério Peso na

pontuação final

Atuação profissional atual - Servidor público ou de Organização não Governamental

10 pontos Atuação profissional atual - Servidor do Setor Privado 5 pontos Plano profissional - consiste em um texto explicativo da

motivação para realização do curso: contribuição para a formação profissional (10 pontos); aplicação dos conhecimentos no cargo atual ou no desenvolvimento da carreira (10 pontos); gramática e ortografia (05 pontos).

0 a 25 pontos

Art. 25º - É de responsabilidade do candidato o acompanhamento e verificação da divulgação dos editais de aprovação, bem como a data de matrícula.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 26º – O Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) efetuará a classificação dos candidatos, em ordem decrescente de desempenho.

§ 1.º – O desempenho do candidato será obtido somando-se os pontos da avaliação da atuação profissional atual e do plano profissional.

§ 2.º – Ocorrendo empate na pontuação, será dada preferência ao candidato de idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece o artigo 27, parágrafo único, da Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.

7. DO RESULTADO

Art. 27º – O resultado final do processo de seleção será divulgado nos polos, e no endereço eletrônico: www.cipead.ufpr.br, até o dia 6 de novembro de 2017.

Art. 28º – Serão emitidos, com base no desempenho dos candidatos: um relatório de classificação dos candidatos e um relatório, com a ordem de convocação para

(6)

possíveis chamadas complementares, dos candidatos que não alcançaram classificação para a chamada geral.

Art. 29º – Os resultados do processo seletivo serão válidos exclusivamente para o ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2017.

Art. 30º - Os candidatos aprovados deverão comprovar as informações declaradas no currículo no ato da matrícula.

8. DA MATRÍCULA

Art. 31º – Terão direito à matrícula os candidatos que obtiverem o melhor desempenho na avaliação da atuação profissional atual e do plano profissional,

apenas no caso de surgirem vagas remanescentes no curso durante o segundo semestre de 2017.

Art. 32º – A matrícula será realizada pela Coordenação de Curso no SIGA a medida que houverem vagas remanescentes no curso.

Parágrafo único - Após a matrícula, a Coordenação de curso enviará por e-mail as credenciais de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso (AVA). Art. 34º – A confirmação da matrícula ocorrerá no primeiro acesso ao AVA, na atividade denominada Ambientação ao Curso, em período a ser definido pela coordenação do curso.

§ 1.º – A ambientação consistirá em: acessar o AVA, participar do fórum de apresentação, preencher o perfil do aluno, incluir uma fotografia (obrigatório), realizar a leitura e manifestar o aceite do caderno do aluno.

§ 2.º – Após a realização dessas atividades, o Coordenador do Curso confirmará, por mensagem, a matrícula do aluno.

Art. 35º – A efetivação da matrícula ocorrerá com a apresentação de cópia autenticada dos seguintes pessoais

- Registro geral de identificação (RG), com data de expedição e CPF (devendo ser apresentado o cartão físico ou a situação fiscal obtida junto a Receita Federal)

- Diploma de graduação;

- Histórico Escolar da Graduação; - Comprovante de vínculo empregatício; - Comprovante de residência;

- 1 foto 3x4.

§ 1.º – A data da confirmação da matrícula será estabelecida pela coordenação do curso.

(7)

§ 2.º – Em caráter excepcional poderão ser aceitas, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. Neste caso, a Coordenação do curso estabelecerá uma data limite para apresentação do diploma.

Art. 36º – O candidato classificado que não proceder à confirmação da matrícula conforme os Art. 34º e 35º, no período estabelecido, perderá o direito a sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação.

Art. 36º – Será proibida, nos termos do Regimento Geral da Universidade, a matrícula simultânea do candidato em mais de um curso de Especialização da UAB/UFPR.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 37º –Quando comprovada, em qualquer época, falsidade de documentos ou prática de fraude para obtenção da matrícula, a UFPR/CIPEAD procederá ao cancelamento da matrícula do candidato/aluno e apurará as responsabilidades na forma da Legislação em vigor.

Art. 38º – A não observância das disposições contidas neste Edital acarretará a eliminação do candidato do presente processo seletivo.

Art. 39º – Os casos omissos serão resolvidos pela equipe de Coordenadores do curso, responsáveis pela seleção.

Art. 40º – É de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste Edital, bem como o acompanhamento da publicação de todos os atos, instruções e comunicados ao longo do período em que se realiza este Processo Seletivo, não podendo deles alegar desconhecimento ou discordância.

Art. 42º – Devido ao caráter excepcional do curso, não será permitido o trancamento do curso, nem o aproveitamento de disciplinas de outros cursos, bem como a transferência entre os polos.

§ 1.º – Só será autorizado ao aluno matriculado o aproveitamento de disciplinas cursadas por ele durante a realização da primeira, segunda ou terceira edição do Curso (turmas 2010 - 2011, 2012-2014 e 2014-2016) mediante solicitação do interessado ao DAGA, conforme Resoluções do curso.

Art. 43º – Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser realizadas por intermédio de outro Edital.

Art. 44º – Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso e submetidos posteriormente à Chefia do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR, quando for o caso.

(8)

Curitiba, 18 de outubro de 2017. Prof. Dra. Fernanda Salvador Alves

(9)

ANEXO 1 - ENDEREÇO DOS POLOS

CURITIBA

Logradouro: RUA DESEMBARGADOR MOTTA Nº 2082 Bairro: BATEL

Complemento: ESCOLA MUNICIPAL BATEL CEP: 80420-190

Município: CURITIBA-PR Telefone: (41) 3350-3149 PARANAGUÁ

Logradouro: RUA CAPIBARIBE. Nº: s/nº Bairro: JARDIM GUARAITUBA

Complemento: ESCOLA MUNICIPAL NASCIMENTO JUNIOR Paranaguá - PR

CEP: 83.209-230

Fone: 41 - 3420-6033

LAPA

Logradouro: RUA EUFRASIO CORTES. Nº: 228

Bairro: CENTRO

Complemento: PRÓXIMO CÂMARA MUNICIPAL CEP: 83750-000

Município: LAPA-PR Telefone: (41) 3911-1053

Referências

Documentos relacionados

VESTIBULAR: Edital 126/2021 Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva INSTITUIÇÃO: Campus Machado.. CURSO: Pós-graduação Educação Inclusiva -

Através da presente ata ficam registrados os seguintes preços, Pregão Eletrônico (Registro de Preços) para futura aquisição de material de construção (hidráulicos) para

No presente trabalho foi realizada uma análise da reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), sob o ponto de vista de estrutura organizacional, apresentando as regras de

Duas semanas serão ditas iguais quando, e somente quando, tiverem exatamente a mesma sequência de dias nublados e de dias limpos de domingo a sábado. Mostre que em

Ser˜ ao apresentados no decorrer deste trabalho o Teorema de Hahn-Banach em sua forma anal´ıtica para o caso em que o espa¸co vetorial ´ e real e o caso em que este ´ e complexo,

As tarefas FAE foram elaboradas com base nas tarefas de processamento fonológico do protocolo Capellini e Smythe (2008) e aferidas por meio da análise de correlação

temperatura aumenta a força do contato entre duas superfícies aumenta Em um determinado ponto, contudo a força desse contato começa a diminuir em função de propriedades térmicas

O ponto de entrada, além do corpo da edificação, outra referência é o barramento de equipotencialização principal (BEP), localizado junto ou bem próximo do ponto de entrada.