• Nenhum resultado encontrado

PMI Paraná Chapter NEWSLETTER 02/2015 Abril / Junho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PMI Paraná Chapter NEWSLETTER 02/2015 Abril / Junho"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

PMI Paraná Chapter

|NEWSLETTER 02/2015|

Abril / Junho

NESTA EDIÇÃO

|Palavra da Diretoria|

pág 2

(2)

O PMI-PR oferece muitas ferramentas para o desenvolvimento profissional da carreira em projetos e, desta forma, cria condições para que seus filiados possam explorar todas as oportunidades que o Mercado oferece. O PMI-Paraná: 

- Realiza palestras em instituições de ensino para alunos de gerenciamento de projetos, onde são apresentados os pilares de desenvolvimento da carreira. Os alunos têm direito à filiação anual por apenas USD 52,00 (a filiação normal custa USD 159,00); 

- Aplica provas de certificações in-company, com custos reduzidos. A certificação PMP custa apenas USD 250,00 nesta modalidade (na modalidade convencional custa USD 555,00);

- Oferece oportunidades de voluntariado, onde os profissionais podem contribuir para promover o valor do gerenciamento de projetos e também ter acesso a uma grande rede de relacionamento. O PMI-Paraná, através de seus filiados e voluntários, está presente nas maiores empresas do Estado; - Disponibiliza grupos de estudos gratuitos no LinkedIn, com foco nas provas PMP, CAPM e ACP;  - Realiza eventos (happy-case e Congresso Paranaense em Gerenciamento de Projetos) com temas atuais e relevantes para o desenvolvimento profissional, com desconto de 50% para os filiados; - Promove ações, eventos, palestras e voluntariado por todo o Paraná, com destaque para as cidades de Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Eu acredito muito no desenvolvimento dos profissionais do Paraná e foi muito satisfatório acompanhar o surgimento de novos certificados nestes últimos meses: Gustavo Queje (CAPM), José Castello (RMP), Eduardo Domanski, Caio Cordeiro e Thales Silva (PMPs). Nós do PMI-PR esperamos continuar promovendo o valor do gerenciamento de projetos em nosso Estado e ver nossos filiados obtendo sucesso em suas carreiras. Contem conosco. Um abraço,

O PMI - Project Management Institute é uma associação profissional global sem fins lucrativos que promove o valor do gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Fundado em 1969, conta com 2,9 milhões de associados em todo o mundo. Colabora com o desenvolvimento de carreiras, aumenta as chances de sucesso organizacional e contribui para o amadurecimento do gerencia-mento de projetos por meios de suas publicações, certificações, ferramentas, pesquisas acadêmicas, cursos de desenvolvimento e oportunidades para networking.

Segundo o Project Management talent gap report, há uma demanda global projetada de 15 milhões de profissionais em gerenciamento de projetos até 2020. Apenas no Brasil são 1,3 milhão de oportunidades. E, segundo o Project Management salary survey 8th edition, o salário médio anual de um profissional com até 3 anos de experiência é de USD 41 mil, ou seja, 4 vezes maior do que o salário médio per capita brasileiro! 

(3)

Book de Processos PMI-PR

O Escritório de Projetos divulgou, em junho, a primeira versão do Book de Processos do PMI-PR. É o nosso primeiro passo na construção do legado que agrega o trabalho e o empenho de todos os voluntários envolvidos com o PMI-PR ao longo da sua existência.

A documentação dos nossos processos possibilitará a transferência do modelo de gestão frente às transições de Diretorias e equipes. Com a colaboração de todos, passará por constantes atualizações para manter-se como referência das ações do PMI-PR.

Nossos agradecimentos a todos vocês que constroem a história deste

Capítulo a cada dia. Confira mais em www.pmipr.org.br

.

NOTÍCIAS

Curte o Linkedin?

Participe nos

grupos de discussão do PMI.

No Paraná, temos o

PMI - Paraná Chapter.

Faça

perguntas

, encontre

respostas

e

(4)

*O prazo final para

submissão de trabalho foi

prorrogado até o dia

20/07. Submeta já o seu

artigo ou case profissional!

No dia 13/06, aconteceu mais uma Reunião da Diretoria do PMI Paraná, todos atuando para que o CPGP seja um congresso marcante em nossa comunidade! E teremos novidades por aí, não percam!

Mais informações:  http://cpgp.pmipr.org.br/

Reunião de Portfólio

Nos dias 03 e 09 de junho aconteceram, na Sociesc, duas palestras sobre "Gestão de projetos, ferramentas e processos. Conhecendo o PMI" para as turmas de Tecnologia em Ges-tão da Qualidade e Engenharia da Produção.

(5)

Nosso time de Voluntários de 2015 está completo. Sejam todos bem-vindos !

Na primeira chamada, em 04/03, foram selecionados 22 voluntários. Na segunda chamada, em 06/05, foram mais 13 voluntários.

Inicialmente, o VP Thiago Ayres apresentou o PMI-Paraná, desejou boas-vindas aos novos voluntários e prestou esclarecimentos sobre as diretrizes do Chapter e portfólio dos projetos. Ricardo Rebel, Diretor de Pessoas e Voluntariado, apresentou a estrutura do PMI-Paraná e o Voluntariado 2015. Por fim, os voluntários puderam esclarecer sobre os skills neces-sários, o papel estratégico de cada diretoria e, principalmente, alinhar as expectativas com Edilson Fontenele e Dayse Ribas.

NOTÍCIAS

Chamada de Voluntários

“O programa de Voluntariado é

mais um benefício exclusivo aos

filiados do PMI-PR.Boas coisas

acontecem quando voce se

envolve com o PMI !"

Este número é uma vitória e demonstra uma

comunidade de

Gerenciamento de

Projetos

cada vez mais fortalecida.

Vamos continuar divulgando

informações

relevantes

para que você possa

evoluir

e crescer

junto com o PMI do Paraná.

Muito obrigado !

www.facebook.com/pmipr

(6)

PMI-PR fortalece

parceria com EBS

Palestra Agile Methods na ExxonMobil

Em 29/04, o PMI Paraná esteve em reunião institucional com a EBS Business School em Curitiba. A reunião, com presença da Diretora de Marketing Luciana Mendes, teve como pauta fortalecimento da parceria e eventos conjuntos.

Em 30/04, o PMI Paraná participou do evento do PcoP (Project Community of Practice) na ExxonMobil em Curitiba. Mais de 40 profissionais assistiram à apresentação Agile methods: a pragmatic view e PMI-ACP, realizada por Dayse Ribas com participação de Thiago Ayres. 

(7)

Certificações e Oportunidades em GP

Em 10 de abril, no Branch Oeste, em Foz do Iguaçu, Edilson Fontenelle apresentou a palestra "Certificações como diferencial competitivo" e "Oportunidades Profissionais em Gerenciamento de Projetos" para uma platéia de 60 profissionais.

O PMI-PR realizou a aula magna na Universidade Estadual de Londrina no evento que sediou o Movimento Empresa Junior 2015. O tema deste ano tem relação com a importância do gerenciamento de projetos para o empreendedo-rismo e contou com a participação de 300 alunos.

Aula Magna na Universidade

Estadual de Londrina

(8)

No dia 20 de junho aconteceu a reunião de revisão dos projetos e ações do Branch Oeste do PMI-PR para o segundo semestre. Muitas idéias, debates, ações e estratégias mapeadas. Parabéns a todos que participaram e vamos que vamos que 2015 está "só começando".

Em 08 de maio, o PMI-Paraná palestrou sobre Gerenciamento de Projetos na PUC-PR. Excelente apresentação sobre Carreiras, Certificações e Filiação ao PMI, Paraná Chapter, realizada por Diego Klimczac, que também apresentou as empresas em que nossos atuais filiados trabalham. O evento teve o apoio de nossa equipe de

voluntários: Diego, Dayse Ribas e Rafael Tavares. Pela PUC, o tutor Rafael Duarte.

Palestra sobre a carreira em projetos para alunos da PUC-PR

(9)

NOTÍCIAS

CBGP 2015

Palestras com temas relevantes sobre como fazer melhor em Gerenciamento de Projetos e cases de sucesso.

Os filiados do PMI Paraná assistiram à transmissão online da abertura do evento e à palestra de Mark Dickson. O link foi enviado por e-mail aos filiados.

Time do PMI-PR: Sérgio Marangoni, Thiago Ayres, Dayse Ribas, Anderson Godzikowski, Sérgio Martines.

Palestra sobre organização de alto desempenho e baixo desempenho com Mark Dickson.

(10)

Sérgio Marangoni, diretor da PMI 21 Consultores Associados e Geoplus Geotecnica, com a palestra Projetos na Amazônia para crescimento

sustentável".

NOTÍCIAS

CBGP 2015

CBGP 2015

Todos unidos para um melhor CBGP2015 ! Palestra sobre Lessons Learned em

gerenciamento de projetos: 40 lições aprendidas com Anderson Roberto Godzikowski, empreendedor e diretor de projetos da SMART Consulting Group e do PMI-PR.

(11)

"Há três anos, um dos objetivos do meu planejamento de carreira foi aprimorar minha capacidade de executar projetos, utilizando as melhores práticas do PMI.

Hoje tenho a plena satisfação de ter obtido a certificação PMI-RMP, além de contar com as certificações PMP e PMI-ACP, que valorizam minha carreira profissional.

Estou partindo para novas metas, buscando sempre compartilhar minhas experiências e acrescentar meus conhecimentos"

DEPOIMENTOS

FILIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

José Luis Castello conquista

a certificação PMI-RMP

Parabéns Gustavo Quege pela

certificação CAPM!

José Luis Castello, PMP, PMI-ACP e PMI-RMP O PMI-PR parabeniza Gustavo F. Quege,

pela obtenção da certificação CAPM em abril de 2015. Ela é ideal para quem está nos primeiros passos na carreira de projetos mas busca desde cedo a profissionalização e a excelência em gestão de projetos.

"Eu iniciei em julho de 2012 o MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos e o conclui em abril de 2014. Em julho de 2014 tive já o primeiro benefício direto deste curso: fui selecionado num recrutamento interno da Bosch em Curitiba para atuar como líder de projetos na área de Compras de materiais diretos. Em Setembro de 2014, decidi então me inscrever para a certificação CAPM e comecei a estudar. Em Janeiro de 2015 decidi então agendar a prova e comecei a ler o PMBOK e assistir a algumas vídeo-aulas no YouTube, principalmente do Ricardo Vargas. No início de Abril, fiz a prova e passei. Poucos fora do âmbito de projetos conhecem esta certificação, mas ela é muito importante para se ter um noção do estilo de prova do PMI enquanto se está agregando horas trabalhando em projetos.

Agora o próximo passo é a certificação PMP, a qual planejo alcançar no segundo semestre de 2016."

Gustavo F. Quege, CAPM

Compartilhe sua experiência conosco, faça parte da comunidade com o PMI PR, Brazil Chapter e envie seu depoimento

Com muito orgulho, o PMI-PR parabeniza José Luis Castello pela certificação PMI-RMP, obtida em maio. A certificação de Profissional em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP)® é uma resposta ao aumento da complexidade, diversidade, e do uso do gerenciamento de projetos no mundo. Além dessa, José Luis ainda tem a certificação PMP e PMI-ACP, que reconhece o conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis.

(12)

Caio Fernandez Cordeiro, PMP

Eduardo Bortoleto Domanski , PMP

Parabéns Eduardo Domanski pela certificação PMP!

PMI-PR parabeniza Caio Cordeiro pela certificação PMP!

"Como ano passado estava cursando pós-graduação em Gestão de Projetos, decidi que, ao final do curso, tentaria obter a certificação PMP visto que já havia toda a experiência necessária para inscrição. Sendo assim, fiz a inscrição, afiliei-me ao Chapter PMI-PR e paguei pelo exaafiliei-me em outubro, decidindo assim que o faria antes do final do ano, no começo da segunda semana de dezembro.

Estudei durante 2 meses, além dos estudos da pós-graduação, que foram fundamentais para minha aprovação. Em seguida, fiz um intercâmbio de 3 meses na França para aprofundar-me na língua, pois já falo inglês e sentia necessidade de equiparar o nível de ambas.

Atualmente procuro emprego com atuação em projetos, preferencialmente de TI, além de estar ansioso para participar das ações voluntárias do Chapter PMI-PR."

"Meus objetivos ao me preparar para certificação PMP foram desde obter um certificado reconhecido pelo mercado que ateste meus conhecimentos na área de gestão de projetos até verificar e aprimorar minhas próprias experiências. Ao estudar para prova, tive a oportunidade de repensar as práticas que tenho adotado, discutir e me aprofundar em algumas delas e evoluir em minha metodologia de trabalho. O processo de certificação foi um pouco doloroso, mas com certeza valeu o esforço e as horas de estudo investidas nele"

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é uma

Certificação para gerentes de projeto, reconhecida e exigida mundialmente, que

atesta sua formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

(13)
(14)

"Enfim conquistei a certificação PMP. Em meio ao Mestrado, à minha inesperada mudança de retorno ao Brasil, readaptação à nova vida, adaptação no novo trabalho, voluntariado do PMI-PR, família... enfim, mais uma meta alcançada, graças a Deus. Aos certificados, sabem muito bem como me sinto neste momento. Àqueles que estão se preparando / pensando, eis aí algumas dicas:

ANTES: *Estudar * Estudar *Estudar.

Faça um simulado para achar suas fraquezas. Estude em cima delas. Como se diz na América: "Take the bulls by the horns!" Eu fiz um painel com 4x A3. Cada folha era um quadrante do mapeamento publicamente sugerido pelo Ricardo Vargas de todos os processos. Deixei ele a minha vista, em cima da mesa da sala, durante todo o tempo que estudei para a prova (1 mês). Em paralelo, imprimi (também em A3) o overview de todos os processos, individualmente e fiz minha anotações tanto no grid, quanto no verso da folha. Por fim, fiz um simulado no meio do caminho para medir a performance. Revisei de novo os gaps que ainda estavam faltando. E fiz um no final de tudo só pra ter a segurança de ir pra a prova.

DURANTE: Extremo controle psicológico.

Vou repetir: EX-TRE-MO controle psicológico. Principalmente àqueles que irão fazer a prova em inglês (que foi o meu caso). A prova exige altíssimo nível de concentração e raciocinio lógico. Chegou um momento (+/- questao 100), eu respondia no "piloto-automático", pois estava atrasado com o tempo, com vontade de fazer uma pausa, minha cabeça nao funcionava e eu acordei 5am devido à ansiedade.

PMI-PR parabeniza Thales Silva pela conquista da certificação PMP!

Sem contar o mês que atravessei, conforme expus acima. Me peguei pensando em voz alta, reforçando o foco, como se estivesse terminando uma corrida. Não tinha como voltar atrás e "desistência" é uma palavra que só conheço através dos outros. Então foi nessa hora que o estudo, o controle emocional e a fé fizeram a diferença.

DEPOIS: *Celebrar *Celebrar *Celebrar.

(15)

DEPOIMENTOS

FILIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Você sabia?

Uma empresa com o mínimo de

10 funcionários-candidatos

realizando

simultaneamente a prova para as certificações do

PMI,

em papel (PBT)

, pode contar com o

benefício de

custo reduzido de USD 250.

(16)

EVENTOS REALIZADOS

Branch Oeste – Foz do Iguaçu

No dia 09 de maio, em Foz do Iguaçu, o Branch Oeste recebeu a palestra "Cases de Sucesso em Gerencimento de Projetos", com Marcos Leandro.

Branch Oeste - Cascavel

Em 16 de abril, Sérgio Marangoni apre-sentou a palestra "Cases Atuais em Projetos" no Happy Case Branch Oeste, em Cascavel.

O Happy Case Branch Norte, que aconteceu em 16 de abril, no SENAI em Londrina, teve a palestra de Sandra Choma sobre "Futuro e Tendência no Gerenciamento de Projetos".

(17)

EVENTOS REALIZADOS

Evento simultâneo em três cidades

do Paraná, com Ricardo Triana

No dia 29 de abril, Ricardo Triana participou de um evento especial dos capítulos do PMI Brasil. Atual membro do PMI Board of Directors, Triana falou simultaneamente com participantes de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu. A transmissão da palestra teve a participação direta do público com perguntas ao vivo pelo twitter.

(18)

Um dia lindo no Parque Barigui, em Curitiba, contribuiu para a realização do CorreGP, realizado em 16 de maio. Os participantes contaram com o aquecimento especializado da assessoria esportiva MIX3, antes de começar os circuitos de 3km e 6km. Correr pela sua saúde e seu bem-estar é ainda melhor na companhia de seus amigos.

#CorreGP promove saúde, bem estar e networking

Sabe aquelas

dúvidas

que temos sobre o

PMI

? Agora, estão no

FAQ

do nosso site.

Consulte!

www.pmipr.org.br/faq

Se a sua dúvida ainda não estiver respondida,

entre em contato com

(19)

PRÓXIMOS EVENTOS

07 de agosto Maringá Happy Case

20 de agosto Curitiba Happy Case 27/28 de agosto Foz do Iguaçu GP Oeste 03 de setembro Maringá Happy Case 10 de setembro Londrina Happy Case 15/16 de outubro Curitiba CPGP

Referências

Documentos relacionados

Nos EUA, os indicadores PMI mostram um ligeiro abrandamento na expansão económica em curso: o PMI compósito baixou de 53.0 para 52.7 pontos de Março para Abril; já o PMI da

O objetivo geral deste trabalho é identificar a concepção dos gestores com relação a burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas da Instituição de

Reunião com meu coordenadores Preparar aula Ministrar aula Corrigir trabalhos Lançar nota Entregar trabalhos na secretaria e notas Alinhamentos equipe Reuniões com sócios

Este estudo foi além dos artigos apresentados no referencial teórico e empírico, não se limitou apenas em saberse a volatilidade da taxa de câmbio impacta o fluxo

Figura 3 – Número de espécies nativas por família nas Áreas de Preservação Permanente inseridas em um plantio comercial de Eucalyptus saligna no município de Pantano Grande,

E isso se dá porque eu tenho senso numérico, algo muito mais importante para o aprendizado dos alunos, pois inclui o aprendizado de fatos matemáticos atrelado a uma

Microscopicamente, foram caracterizados pela presença de muitos ovócitos perinucleolares e alguns na fase de cromatina-nucléolo... strigaticeps por estágio

As aulas começavam (crianças em círculo ou sentadas nos colchonetes) com um canto de entrada para entenderem que a aula de música estava começando; a partir