• Nenhum resultado encontrado

Promover o desenvolvimento sustentável das empresas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Promover o desenvolvimento sustentável das empresas"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Holambra, artur Nogueira, JaguariúNae S. a. PoSSe / aNo XXiV / Nº 1171/ Holambra, 20/10/2017

www.jcholambra.com.br

Av. Rota dos Imigrantes, 167 - Centro - Holambra - SP | Telefones: (19) 3802.1112 | 3802.7999

Boa leitura!

Plantas Brincantes: novo livro da

Setembro

8

e

9

encontro musical

Violeiros se apresentam em

Santa Bárbara

7

triButos

ACE faz curso sobre o novo eSocial

4

Governo apresenta linhas de crédito

Workshop em Holambra, destinado

a empresários e empreendedores,

focou pedidos de crédito via internet

P

romover o desenvolvimento sustentável das empresas paulistas através da concessão de créditos com juros mais baixos e maior prazo para a quitação do finan-ciamento. Com este enfoque, a consultora do Desenvolve SP, Priscilla Francisquetti, abriu as palestras do workshop “Uma Solução Para Cada Fase do seu Negócio” e reforçou, principal-mente, o ‘Crédito Digital’, programa do governo estadual que visa agilizar a liberação de financiamentos.

O evento, promovido em parceria com a Prefeitura de Ho-lambra, também recebeu palestras de consultores do BNDES e do Investe SP e proporcionou atendimento individual aos interessados.

Workshop: empresários e futuros empresários esclareceram dúvidas sobre financiamentos durante workshop realizado na última quarta-feira

esportes

Seletiva de

flag é amanhã

16

Pedalada da

Família e

aula de ritmos

neste domingo

15

África em Nós

A exposição “África em Nós” segue aberta para visitação em Holambra até o dia 29 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos. São 30 imagens que buscam promover uma reflexão sobre a herança cultural africana e as relações raciais na cultura paulista. A exposição tem entrada gratuita e é aberta aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

(2)

Holambra, 20 de outubro de 2017

22

Opinião

A estrada é

toda sua

Os que ingressam no mer-cado de trabalho munidos de diplomas acadêmicos ou técni-cos têm como objetivo primeiro o emprego em uma empresa. Profissionais liberais optam, em menor número, por uma carrei-ra solo. Pacarrei-ra estes, é condição sine-qua-non a formação de ex-cepcional qualidade e vocação inata, binômio fundamental para maximizar o sucesso na vida pro-fissional.

Claro está que estes quesitos por si só são insuficientes, eis que personalidade, temperamento e formação extracurricular impar precisam estar em linha com a atividade a ser exercida. Ainda assim, com a tecnologia fazendo surgir e desaparecer profissões e empregos em escala exponen-cial, o que se vislumbra para o fu-turo - que já bate às nossas portas – é uma profunda reformulação de expectativas,

Editorial

Incentivo para todos

Cidades pequenas nem sempre são alvos de grandes investimentos, sejam eles por parte da adminis-tração pública ou do setor privado. Ficam às margens dos grandes centros que, na maioria das vezes, são os preferidos dos novos empresários devido à logística ou mesmo porque são recordistas na geração de emprego, de renda e contam com leis de incentivo fiscal. É um ciclo que, geralmente, não sofre alterações.

Pequenas cidades também não contam, na maioria das vezes, com consultores ou postos de informa-ções que possam esclarecer seus moradores sobre possibilidades de crédito rápido, com juros mais baixos, para a viabilização de seus projetos, seja para abertura ou ampliação de seus negócios. Sem investimento, continua pequena e sofrendo a concorrência das grandes empresas. Um ciclo que, geralmente, não sofre alterações.

Mas, aos poucos, a informação tem chegado aos pequenos empresários, às pequenas cidades. Seja por meio das redes sociais ou, numa minoria das vezes, pelo incentivo da administração municipal. Holambra, felizmente, sempre foi um exemplo: a cidade, que tem uma rica história ligada à união de brasileiros e imigrantes holandeses, sempre se superou e conquistou, ao longo das décadas, investimentos públicos e privados. Investimentos que foram acelerados nos últimos anos.

E esta semana, os empresários de Holambra receberam mais um incentivo, mais uma possibilidade para ampliarem seus horizontes: a cidade sediou um workshop do Desenvolve SP, do governo estadual. Uma iniciativa que teve o apoio da administração municipal para o desenvolvimento de seus empresários. Infelizmente, poucos compareceram. Mas a tentativa valeu e provou que, nem sempre, o problema é a falta de oportunidade ou de informação.

Histórias de Dona Ilda

Triunfos e

Glórias

"Muito melhor é arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e gló-rias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota."

Não sei quem me deu essa fra-se, imprensa em letras azuis num pedaço de cartolina. Também não sei quem a pronunciou. Coloquei-a na parede, bem perto da mesa em que tomo o café da mahã. É uma injeção diária de ânimo e entusias-mo!

Sempre em frente! Mesmo ar-riscando alguma coisa. Mesmo nos expondo a não conseguir nosso objetivo.

Porque o que vale é a luta! Perseguir uma realização, nem que seja a duras penas, é o segre-do da alegria de viver! A felicidade está no agora. O ontem já se foi. E o amanhã é quase sempre uma surpresa. Por isso, façamos planos e lutemos hoje por sua realização. A alegria de seu sucesso é tão grande que compensa qualquer sacrifício.

E se não o conseguirmos, fica a satisfação de não termos, como bem disse aquela frase, formado fila com aqueles que vivem numa penumbra cinzenta, sem conhecer nem vitória e nem derrota.

A derrota, muitas vezes, acon-tece para nos fortalecer, para nos dar ânimo para juntar novas ener-gias. Nossa disposição é refeita e nosso entusiasmo é redobrado.

As vitórias nos gratificam pelo esforço e pela abnegação despen-didos e nos impelem a novas bata-lhas.

Lutar é viver e viver é lutar.

Portando, cada um em seu setor, vamos descobrindo novos horizontes, elaborando novos projetos de trabalho, de ajuda ao irmão, de colaboração com a natu-reza, de mil folmas, para que não fiquemos na penumbra cinzenta, sem sentirmos o gosto saboroso de uma vitória ou mesmo o amar-gor de uma derrota.

Seria como se a nossa vida se passasse numa horizontal, sem uma subida ou descida. O sabor de tropeçarmos num barranco e sairmos correndo é indescritíve! A alegria de levarmos um tombo e nos erguermos é enorme! São as emoções, o tempero desta vida!

O indivíduo nasce com suas tendências, mas sua formação o influencia demais.

Por isso, tenho muito a agra-decer a meus pais o entusiasmo que, como próprio exemplo, me transmitiram para vencer barreiras e começar sempre.

Ao meu marido, por ser outro entusiasta e cujo convívio maravi-lhoso me fez ainda mais lutadora, e às minhas filhas e genros, que me impulsionam sempre, me conven-cendo de que tenho ainda muita energia para queimar!

Por tudo isso continuemos ar-riscando coisas grandiosas, alcan-çando triunfos e glórias!

Nada de ficarmos na fila da pe-numbra cinzenta!

os casos de profissionais que, de-pois de um susto inesperado na saúde, reformulam seus objeti-vos de vida lamentando o tempo perdido. Acontece todos os dias!

Assim, sem tentar ser pito-nisa, até o final do século - em pouco mais de 80 anos - não deverá sobrar pedra sobre pedra da atual atividade laboral. Como referência, procure informar-se sobre como era a vida em 1940 – apenas oito décadas atrás – so-bre os recursos disponíveis para tornar a vida mais palatável, so-bre as transformações abissais que transcorreram de lá para cá nas profissões e oportunidades de trabalho.

E que ao chegar o momento de pegar o chapéu, apagar a luz e bater a porta jogando a chave fora, possa você reconhecer que viveu a vida fazendo do trabalho uma ferramenta que lhe permitiu construir um caminho de realiza-ção pessoal e profissional. E não que tenha servido como ferra-menta para a construção do ca-minho... dos outros.

Ganhar o pão nosso de cada dia para fazer frente à impiedosa “cultura” do consumismo tornar--se-á tarefa hercúlea. A qualidade de vida almejada nem sempre é compatível com a atividade profis-sional que se busca ou é exercida. E este parece ser o x da questão!

Em um mundo cada vez mais globalizado, aliado à baixa qua-lidade da Educação - já defasada ante as necessidades exigidas por um mercado impiedosamente exigente - não é, nem será fácil, construir uma vida profissional que faça a vida ter sentido. Afinal, trabalhamos não apenas para so-breviver e viver de acordo com nossas ambições pessoais. Ele, o trabalho, está inserido na existên-cia de todos nós como o ar que respiramos. Mas que não nos tor-ne “asmáticos”... Aliás, são clássicos

Publicação semanal • Tiragem mínima auditada: 3.000 exemplares

Editora Jornal da Cidade de Holambra Ltda - Cnpj 00.007.243/0001-51 Avenida Rota dos Imigrantes, 425 - Sala 113 - Galeria Hulshof Centro - Holambra/SP - Telefone: 3802.2306 - Site: www.jcholambra.com.br

Expediente

Editor e Jornalista Responsável: Helga Vilela - MTB 29044

helga.jornalista@jcholambra.com.br

Jornalista Responsável (site): Aluízio Santana - MTB 23352/SP jornalista@jcholambra.com.br

Diagramação e Design Gráfico: Christianne Souza

Comercial: contato@jcholambra.com.br Financeiro: comercial1@jcholambra.com.br Fundado em 9 de junho de 1994 email: radeathayde@ponderando.com.br

www.ponderando.com.br

R. A. de Athayde

(3)

Holambra, 20 de outubro 2017

33

Geral

Helga Vilela

Promover o desenvolvi-mento sustentável das em-presas paulistas através da concessão de créditos com ju-ros mais baixos e maior prazo para a quitação do financia-mento. Com este enfoque, a consultora do Desenvolve SP, Priscilla Francisquetti, abriu as palestras do workshop “Uma Solução Para Cada Fase do seu Negócio”, na manhã da última quarta-feira, no Centro de Cultura e Eventos. O evento contou com o apoio da Prefei-tura de Holambra e, além das palestras, ofereceu atendi-mento individual.

Priscilla reforçou, princi-palmente, o ‘Crédito Digital’, programa lançado recente-mente e que permite aos in-teressantes solicitar um fi-nanciamento através do site. Frisou que este programa veio para “desburocratizar o cré-dito e torná-lo mais rápido”, além de facilitar o pedido para quem não conta com atendi-mento presencial em sua ci-dade. Após acessar o link do Crédito Digital e passar as in-formações necessárias, o em-presário recebe a resposta em três dias.

A consultora também in-formou os tipos de financia-mentos oferecidos pelo Desen-volve SP, os quais permitem desde a inovação dos produtos já oferecidos pelas empresas até compra de equipamentos e crédito para obras, com juros que chegam a 0,53% ao mês (além do IPCA) e período de carência que chega a 24 meses (juros e prazos dependem do

tipo de financiamento e aplica-ção do recurso).

Do BNDES, Vera Lúcia Gue-des Teixeira e Roger Vocos apontaram que atendem em-presas com CNPJ e, em alguns casos específicos, pessoas fí-sicas. Explicaram que bancos e cooperativas de créditos atuam como “repassadores” dos créditos oferecidos pelo BNDES e, por isto, alertaram que pesquisar as facilidades oferecidas por cada “repas-sador” na hora de fechar um financiamento pode garantir melhores condições de jutos e prazos. Também ensinaram como usar o site do BNDES para solicitar financiamento.

Do Investe SP, Rafael Mur-gi fez um balanço do estado de São Paulo e reforçou que toda consultoria oferecida pelo programa é gratuita. Ajudam empresas que que-rem expandir, buscam faci-lidades para manter, em São Paulo, aquelas que estão com planos de mudança e tam-bém incentivam e ajudam na exportação. Resumindo, ex-plicou que “facilitam a toma-da de decisão toma-das empresas”. E exemplificou: se uma em-presa quer abrir uma filial em São Paulo, a Investe SP procu-ra as cidades que estão den-tro do perfil solicitado pelos empresários, fazem contatos com as administrações muni-cipais e acompanham todo o

processo de instalação. Entre os números apontados, infor-mou que o interior do estado superou a grande São Paulo no quesito mercado consumidor, sendo responsável por 52,9% deste setor.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas. O prefeito Fernan-do Fiori de GoFernan-doy, que inter-mediou a realização do evento, destacou que era “um impor-tante incentivo ao fortaleci-mento dos setores produtivo e comercial ao desenvolvimento local e à geração de emprego e renda às famílias de toda a região”. “Nós sabemos da crise em que o Brasil se encontra, mas também sabemos que é um momento de sair dela. Esse encontro mostra cami-nhos e espero que renda bons frutos para este e os próximos anos”, disse.

Atendimento

Além das palestras, os empresários contaram com atendimento individual e os agendamentos foram feitos durante a semana. Dos 49 inte-ressados, 14 foram atendidos. Lianka van Vliet considerou o evento interessante “para co-nhecer as linhas de crédito” e citou, principalmente, o Crédi-to Digital. “O atendimenCrédi-to in-dividual foi rápido, mas sanou minhas dúvidas e a consulto-ra vai dar sequência ao meu pedido”, disse. Produtora de

flores, Lianka foi em busca de capital de giro e financiamento de equipamentos.

Andreza Esperança Mon-fardini informou que agendou o atendimento porque estuda a ampliação do hotel “Fomos bem atendidos, as dúvidas foram esclarecidas, ficamos de passar alguns dados para a responsável e, assim, conti-nuar a conversa e ter a apro-vação”, resumiu, ao citar que qualquer investimento feito por meio de empréstimos vai envolver juros, que nem sem-pre são atraentes. Mas consi-derou o evento “muito válido” para oferecer aos interessados uma visão geral de cada pro-grama.

Regina Pereira participou apenas das palestras. Sua in-tenção era entender como fun-ciona cada programa e ficou satisfeita. Citou que muitas

ve-Empresários recebem orientações sobre financiamentos

Workshop promovido

na última quarta-feira

reuniu representantes

do Desenvolve sp,

investe sp e BnDes

zes o financiamento é dificul-tado nas agências bancárias e, com as orientações, percebeu que a solicitação através dos sites pode agilizar a aprova-ção. Ela busca financiamento para investir em novos produ-tos para sua empresa.

O Grupo Mult também foi em busca de alternativas de crédito, com juros baixos, vi-sando a renovação e aumento de frota. “Fomos muito bem atendidos pela consultora Priscilla, a qual relatou todas as opções disponíveis pelo Desenvolve SP”, disseram Fernando Carvalho e Roze-laine Garbini. Eles receberam links de acesso para início do Cadastramento e completa-ram que a iniciativa deveria acontecer mais vezes, benefi-ciando um número maior de empresários e empreende-dores.

(4)

Holambra, 20 de outubro de 2017

44

Geral

ACE fará treinamento sobre o

novo eSocial

A partir do próximo ano, empresas e escritórios contábeis terão de prestar contas ao governo sobre obrigações fiscais, previdenci-árias e trabalhistas a partir do novo eSocial - o portal para registro e informações dos empregados.

Com cronograma gradual de implementação no próximo ano, as empresas e escritórios contábeis precisam se adequar ao sis-tema, até então utilizado apenas por empregadores domésticos. Em novembro, no dia 13, empresas e profissionais das áreas fiscal, contábil, administração de pessoal, recursos humanos, segurança e medicina do trabalho se reúnem na Associação Comercial e Em-presarial de Holambra (ACE) para um treinamento sobre o assunto. O curso será das 8 às 17 horas, no auditório da ACE, e o objeti-vo é orientar sobre os eventos do eSocial que migraram para uma nova obrigação digital denominada de EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previ-denciária Substituída). Os participantes também vão entender os possíveis cruzamentos entre as duas obrigações digitais. “Trata--se de um curso bem completo, que demanda uma carga horária ampla. O consultor vai abordar os pontos críticos do sistema de escrituração digital das obrigações (eSocial). O objetivo é o correto alinhamento dos processos internos das empresas às boas práticas das leis”, comentou a gerente da ACE, Suzi Celegatti.

O cronograma de implementação do eSocial prevê que o siste-ma será obrigatório para grandes companhias a partir do início de 2018 (as 13 mil maiores empresas do país, que faturam mais de R$ 78 milhões por ano).

Já a partir de julho, todas as empresas do país deverão operar por meio do eSocial.

Inscrições

A Associação Comercial recebe inscrições até 26 de outubro e os associados têm desconto no valor do treinamento. Interessados falar com a ACE pelos telefones 3802-1593 e 3802-2020 ou por e--mail (comercial@aceholambra.com.br).

Associação dos Engenheiros

aborda “Livro de Ordem”

em palestra aberta

A Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Holam-bra (AEAAH) promove na próxima segunda-feira, dia 23, uma palestra gratuita sobre “O Livro Ordem” (antiga caderneta de obra). O encontro será comandado pelo engenheiro Márcio Pernambuco, a partir das 19h, na sede da Associação (Rota dos Imigrantes, próximo ao portal).

A palestra é direcionada a todos os profissionais cadastrados no CREA e abordará as recentes mudanças, feitas pelo Tribunal de Contas da União, referente à obrigatoriedade do uso do Livro de Ordem. Valter

Hulshof, da AEAAH, reforçou que a falta deste livro, por qualquer profissional do CREA, leva à anulação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Quando acontece esta anulação, a obra e o profissio-nal ficam irregulares”, resumiu.

A palestra também permitirá aos profissionais (associados ou não) uma visita à nova sede da as-sociação, quando também poderão conhecer os serviços disponíveis na unidade de Holambra. (HV)

Cinelube apresenta:

MÃE SÓ HÁ UMA

“Um olhar vital sobre os confusos laços familiares”

Hoje, dia 20, às 19:30hs Espaço Cultural Terra Viva

Apoio: Jornal da Cidade, Casa Bela Espaço Cultural Terra Viva.

(5)

Holambra, 20 de outubro 2017

55

Geral

A AEAAH CONvidA TOdOS OS

ASSOCiAdOS E prOfiSSiONAiS

dA ÁrEA dO CrEA

palestra: O Livro de Ordem

palestrante: Eng. Márcio pernambuco

23 dE OUTUBrO dE 2017

NA NOvA SEdE: Av. rOTA dOS iMiGrANTES, 2151

(ao lado da Construtora Tulipa)

pArTiCipE, SUA prESENÇA SErÁ MUiTO iMpOrTANTE

CONviTE

Capacitação pelo Senai

Nas últimas semanas, a Associação Príncipe Bernardo (APB), em parceria com o Senai, promoveu cursos gratuitos de massas e geleias. Sebastião Geraldo, de Jaguariúna, trabalha na área de gastrono-mia há 10 anos e participou do curso de massas porque tem a intenção de abrir um restaurante. Já Vera Lúcia Pires, também de Jaguariúna, fez o mesmo curso porque “gosta de cozinhar”, é um hobby, e queria aprender massas frescas para preparar para a família e amigos. Lembrou que fez, no ano anterior, o cur-so de geleia. A profescur-sora Joana d’Arc disse que o curcur-so era destinado para quem pretende investir em um negócio ou ampliar o

cardá-pio da família. “De uma massa, fazemos vários tipos. Só muda o formato, mas o segredo é fazer uma boa massa”, resumi, ao citar que ensinaria massas rechea-das, coloridas e os molhos. Se-gundo a gerente geral da APB, Ivonete Fernandes de Almeida, a parceria com o Senai visa ofe-recer capacitação gratuita para todos os interessados.

Contra a dengue!

O Departamento Municipal de Saúde realizada na manhã deste sábado, dia 21, uma ação preventiva contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, no bair-ro Imigrantes. Cerca de quinze

agentes farão visitas casa a casa para orientar os mora-dores.

Esse ano Holambra não registrou nenhum caso de do-enças transmitidas pelo Aedes e até o final do ano serão realizadas ações preventivas em todos os bairros da cida-de. O diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, reforçou que o combate ao mosquito é permanente e que “é essen-cial que os holambrenses permitam a entrada dos agentes em suas residências”.

(6)

Holambra, 20 de outubro de 2017

66

Geral

Helga Vilela

Com dois anos de estra-da, a Orquestra de Viola Cai-pira de Holambra está entre as atrações do 1º Encontro de Orquestras de Violas de Santa Bárbara D´Oeste, neste domingo, dia 22. Regida pelo maestro Cristiano Scuciatto, a orquestra fará uma apresen-tação com duração de uma hora e início está previsto para 11h30.

Scuciatto acredita que será “a mais significativa apresentação da orquestra” devido à abrangência da co-bertura televisiva e também porque dividirão o palco com orquestras consagradas da região. “Desde o início da orquestra, em 2015, os alu-nos se desenvolveram muito e por isso poderemos tocar frente a frente com orques-tras de excelente qualidade, que estão entre as melhores do interior de São Paulo”, avaliou, ao citar que a or-questra anfitriã tem 16 anos de estrada, três CDs e um DVD gravados.

A orquestra de Ho-lambra conta com 30 integrantes: são ho-mens e mulheres, de várias idades e pro-fissões. O grupo está ensaiando um novo repertório desde o início do ano e en-tre as músicas estão Tocando em Frente, Porta do Mundo,

Ca-sinha Branca e Tristeza do Jeca, além de uma seleção de solos de pagode.

A diretora do Departa-mento Municipal de Turis-mo e Cultura, Alessandra Ca-ratti, destacou que o convite para o evento é o reconheci-mento “de um trabalho que vem sendo executado, com muito carinho”, pela gestão de Fernando Fiori de Godoy. Frisou o empenho do maes-tro Scuciatto e de todos os integrantes da orquestra e citou que “é um enorme or-gulho, pois a orquestra é a mais nova de todas as parti-cipantes e já está apta a co-roar espetáculos importan-tes como esse”.

O encontro

O 1º Encontro de Or-questras de Violas será na Usina Santa Bárbara, das 9h30 às 18h30, com entra-da franca. O evento é uma realização da Associação Orquestra Barbarense de Violas e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com apoio da EPTV- Campinas. O Novo Pátio da Usina Santa Bárba-ra receberá os shows da Or-questra de Violeiros de Pe-dreira (9h30, orquestra que já se apresentou no Timor Leste e nas olimpíadas), ‘As Piracicabanas’ (orques-tra feminina, às 15h30), Orquestra Piracicabana de Viola Caipira (13h30), Or-questra de Violas de Ho-lambra (11h30), Orquestra Barbarense de Violas e Or-questra Barbarense Femini-na de Violas (17h30).

Segundo a organização, o objetivo é resgatar e preser-var costumes típicos do in-terior paulista e as tradições culturais históricas ligadas ao patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, reunin-do as Orquestras de Violas da região para um encontro e também comemorar o aniver-sário de 16 anos da Orquestra Barbarense de Violas, sensibi-lizando a população em geral para a importância da manu-tenção e das celebrações his-tórico-culturais.

Orquestra de Viola participa

de encontro em Santa Bárbara

(7)

Holambra, 20 de outubro 2017

77

Geral

Um estabelecimento comer-cial que se modernizou e cres-ceu para acompanhar o desen-volvimento da cidade: a Cia da Memória nasceu dentro da coo-perativa, há 25 anos, e prestava serviços de fotocópia e organiza-ção e guarda de documentos.

A proprietária Rosimeire Apa-recida Cancio de Freitas recorda que com o crescimento da Cia da Memória, hoje uma gráfica rápida, foi necessário buscar um espaço e o endereço escolhido foi a Rota dos Imigrantes. A ges-tão de documentos continuou sendo um dos serviços mais procurados, principalmente por empresas que não contavam com espaço ou profissionais capacitados para organizar os documentos. “Toda empresa precisa ter documentação guar-dada e organizada, desde nota fiscal até documentos de fun-cionários. Este serviço continua sendo muito procurado por aqui e, com o tempo, nos moderni-zamos e passamos a oferecer a digitalização dos documentos e um sistema informatizado para nossos clientes”, explicou. Rosi-meire frisou que a Cia da Memó-ria também fica atenta ao tempo de descarte de cada documento e completou: a falta de um do-cumento pode causar prejuízos enormes.

Serviços variados

No início, a Cia da Memória era referência para quem preci-sava de cópias e também envia-va fax. “O scanner substituiu o fax; as cópias, antes em preto e branco, ganharam cores e, atu-almente, a encadernação espiral tem como concorrente a capa dura. Temos todos esses serviços. Fomos nos modernizando com o tempo para suprir as necessida-des de nossos clientes”, disse.

A plotagem – geralmente usada para impressão de plantas feitas por arquitetos e

engenhei-ros – ganhou espaço e a Cia da Memória também se aperfei-çoou na confecção de cartões de visitas, panfletos, convites, carimbos, recarga de cartuchos e banners. Além da impressão, também fazem a arte.

Para fazer este atendimento, a gráfica conta com funcionários treinados, mas outro diferencial da loja é oferecer aos jovens holambrenses a oportunidade do primeiro emprego. “Aqui, um funcionário ensina o outro, fun-ciona como uma escola. Garan-timos aos jovens a chance de in-gressar no mercado de trabalho; eles se desenvolvem e muitas vezes conseguem novas oportu-nidades. Mas ensina quem ficará no seu lugar”, resumiu.

Impressão 3D

Uma nova tecnologia fasci-nou Rosimeire e vai facilitar, a vários profissionais, o desenvol-vimento de protótipos na hora da apresentação de um projeto. É a impressão 3D. “É uma tecno-logia revolucionária, uma mini fábrica que cria tudo o que ima-ginamos”, disse.

Para exemplificar, reforçou que a máquina permite ao pro-fissional imprimir e aperfeiçoar seu protótipo: “ele criou e pre-cisa apresentar o frasco de um perfume, mas não sabe se será funcional. Se este profissional

procurar uma fábrica, não conse-guirá fazer apenas uma unidade, possibilidade que terá com a im-pressão 3D, que não tem a inten-ção de produzir em larga escala”, exemplificou. Citou ainda que a impressão 3D também é opção para quem quer personalizar um produto, como troféus, brindes, lembranças de casamento ou

Da fotocópia à impressão 3D, loja sempre

buscou a inovação para atender a clientela

Cia da Memória investe

na impressão 3D

Foto: Helga Vilela

Fernanda com objetos impressos em 3D

aniversário, ou até mesmo re-produzir uma peça que não está mais disponível no mercado. “O fato de fazer apenas uma peça antes da aprovação do protótipo também evita desperdício e re-duz os custos”, completou.

Para imprimir, Rosimeire dis-se que a peça precisa dis-ser mo-delada – geralmente no Solid Edge 3D ou Auto-Cad , – depois o objeto precisa ser fatiado em outro software e é impresso em camadas. A Cia da Memória

tam-bém oferece o serviço de mode-lagem, cobrado a parte, e para a impressão 3D serão cobrados R$ 25/hora. “Podemos acelerar a impressão, mas quanto mais rápida for, menor será a precisão e a qualidade da peça”, alertou. Para quem ficou interessado, a Cia da memória faz orçamento sem compromisso.

Serviço

Rua Rota dos Imigrantes, 640, Centro, Holambra. Telefone: 3802-1422.

(8)

Holambra, 20 de outubro de 2017

88

Geral

Helga Vilela

É só voltar à infância e lá estão elas: coloridas, em for-matos e tamanhos variados, com nomes regionalizados. Infelizmente, não são tão comuns a todos, mas apenas àqueles que tiveram o prazer de crescer rodeados de ver-de ou que tiveram a possibi-lidade de levar o verde para dentro de casa: são as

plan-Margareth Park. Assim, enquanto a autora poetiza as plantas e recor-da o seu uso na in-fância, Darly insere cada uma delas em fotos trabalhadas, “criando uma con-fusão” para o leitor: isto acontece com os

girocópteros e flamboyants, cujas vagens naturais foram imitadas com perfeição pela artista plástica. Em outros casos, a cerâmica ganha for-mato de objetos, como é o caso de um porta-joia para guardar as coloridas flores conhecidas por brinco-de--princesa.

Darly ressaltou o prazer em fotografar e planejar cada foto. Por morar em Sousas, destacou que todas as plan-tas foram facilmente encon-tradas e a única dificuldade foi fotografá-las na época certa: assim, obedecendo o ciclo da vida, a paineira-rosa ficou por último, pois Darly queria os frutos, chegando às sementes envoltas em fibras

finas, chamadas de paina. Na poesia de Margareth, a paina é a “neve tropical”. Finalizan-do o trabalho, Darly admitiu hoje estar mais atenta, com os olhos treinados para achar e admirar as plantas que es-tão por todos os lados.

Um jardim guardado na memória

em “plantas Brincantes”, margareth park, autora da editora setembro,

reforça a importância das hortas e jardins para o universo infantil

Lançamento: amanhã,

dia 21, das 14h às 18h.

Local: Mourão Móveis Rústi-cos e Paisagismo - Av. Antônio

Carlos Couto de Barros, 1400, Sousas, Campinas. Para compra: sede da Editora

Setembro (mesma do Jornal da Cidade: Galeria Hulshof, na

Rota dos Imigrantes) ou pelo e-mail

comercial1@jcholam-bra.com.br. Margareth Brandini Park

Ilustrações de Darly Pellegrini

Plantas

Brincantes

Margareth Brandini Park

Ilustrações de Darly Pellegrini

Plantas

Brincantes

Margareth Brandini Park

Margareth Brandini Park

Nasci no mês da primavera. Costumo dizer que plantei meus pés na belíssima Área de Proteção Ambiental de

Sousas/ Joaquim Egídio, subdistritos de Campi-nas-SP. Fui regada, como uma planta, pelas águas do rio Atibaia onde meu pai pescava dourados, lambaris e outros

pei-xes. De suas margens nos trazia musgos, belos galhos retorcidos e pequenas plantinhas estranhas.

Aprendi os vários tons de verde andando descalça por sítios e antigas fazendas dessa região.

Meu olhar forjou-se nos cotidianos repletos de contemplação e assim apreendeu

cores e tons, das fl o-res amarronzadas do capim-gordura

ao amarelo das macelas nos barrancos na época da Semana Santa, prontas para serem colh

idas. Várias eram as fl ores que me encantavam;

as da horta em suas pe-quenezas, como as fl ores azuis

anis do almeirão, as do quiabo, em um amarelo-claro escandalizado

pelo nanquim de seu miolo, os per-fumados cachos de fl ores das

ervilhas, os minibuquês branquíssimos da salsa, as fl orzinhas minúsculas

das ervas chamadas daninhas que brotavam pelos caminhos e

as fl ores brincantes, companheiras de criancerias, efêmeras e perenes nas memórias de infância.

Nesse livro semeio algumas dessas fl ores-memórias para que bro-tem oferecendo ao leitor beleza,

contemplação, deslumbramento e principalmente para que tragam

de volta o olhar e o desejo infantil, pois será com eles que poderemos

ressignifi car a importância das brincadeiras em nossos cotidianos.

Darly PellegriniSou artista plástica e trabalho com cerâ-mica há mais de 20 anos. Adoro

fotografar e a natureza sempre foi minha

fonte de inspiração tanto para a cerâmica

quanto para a fotografi a.

Quando Margareth me propôs a parce-ria para o livro Plantas Brincantes

, fi quei empolgada, excitadíssima. Nas mãos de Margareth, o livro foi rapidamente

ganhando forma, título, cores, e as palavras brotaram perfeitamente

alinhadas como se existissem há muito tempo. Lembranças,

uma certa saudade, novos signifi cados e formas descritas em poesia.

Eu fui assistindo esse nascimento quase sem palavras, com medo da responsabilidade, da tarefa inédita...

Mas os parágrafos acabaram me habitando. Fui construindo ima-gens, sentindo cheiros, viajei

nas cenas e imaginei com detalhes as plantas, árvores, fl ores que fi zeram

parte da minha infância e que ain-da hoje fazem parte do meu dia a dia.

Algo da criança contemplativa,

mas também brincalhona, desper-tou rapidamente em mim. Continuar

a brincadeira depois de tantos anos, tentar contagiar outras pessoas com

um pouco da beleza e ale-gria que sinto com o contato da natureza.

Viajar na imaginação, mudar as formas, criar outras fi guras. Pedir a plasticidade da argila emprestada e permitir que

ela fale como quer ser transformada. Deixar o esconde-esconde

das lembranças encostar na paixão por essas plantas para recriá-las

em outro material, rir com elas. Capturar imagens, cores,

formas, um pouco da exuberância e muito do sentimento se for possível,

através da lente de uma câmera. Desafi o aceito! Sim! Claro que sim! Que o leitor compartilhe da magia, da transformação

e participe conosco das nossas brincadeiras. Este é o nosso profundo desej

o. Conheça mais sobre o meu trabalho no site:

darlyceramica.com.br

Apoio

A terra que vira arte

9 7 8 8 5 55 0 4 0 2 69 ISBN 855504026-4

Capa Plantas BrincantesBK.indd 1

02/10/17 13:43

tas dos pequenos ou imensos jardins e hortas (na maioria das vezes, cultivados juntos, harmonicamente) que, ao longo da infância, estimu-laram a criatividade e enri-queceram as memórias de muitas gerações, oferecendo ‘brinquedos’ infinitos, cria-dos a partir da imaginação de cada criança.

Para relembrar e, princi-palmente, estimular a

rein-venção dos “jardins, hortas, quintais e brinquedos”, a escritora Margareth Park (confira entrevista na pági-na 9), pedagoga com douto-rado em Educação, ambos pela Unicamp e pesquisa-dora da Área da Memória, lança amanhã, dia 21, o livro “Plantas Brincantes”, pela Editora Setembro.

O livro conta com ilustra-ções feitas pela artista plás-tica Darly Pellegrini, que foi além de fotografar as 12 plan-tas citadas no livro: o desafio foi fazer intervenções usando cerâmica, as quais deixam o leitor indeciso: é planta na-tural ou uma imitação artís-tica? Segundo Darly, seu tra-balho foi “dar continuidade à brincadeira” proposta por

(9)

Holambra, 20 de outubro 2017

99

Geral

Promoção por tempo limitado, válida somente para produtos com coparticipação e para novos contratos MEI e micro e pequenas empresas ou individuais/familiares, considerando a área de atuação da Unimed Campinas.

unimedcampinas.com.br

Cada flor, um

brinquedo!

Margareth Park tem inú-meros livros e artigos publi-cados, muitos deles na área infantil. Pela Editora Setem-bro e para o público infantil, já publicou “Amabile e Tran-quila, minhas duas nonas”. Confira entrevista sobre o “Plantas Brincantes”.

Jornal da Cidade: Quando surgiu a ideia de lançar este livro? E como surgiu a ideia do nome, Plantas Brincantes?

Margareth Park: Quando co-mecei a reviver essas brincadei-ras junto com os netos. A ideia do título nasceu da reflexão sobre brinquedos e consumo infantil. Comecei a rememorar o núme-ro de brinquedos que colhíamos em jardins, inventávamos, cons-truíamos…comprávamos pou-cos brinquedos e brincávamos muito. Tínhamos tempo e espaço para nossas brincadeiras.

Jornal da Cidade: A senhora selecionou 12 plantas (12 me-ses, um ciclo): precisou deixar algumas flores fora do livro?

Margareth Park: Deixei mui-tas delas e já estou preparando mentalmente o Plantas Brin-cantes 2. Um exemplo (que ficou fora do livro)? O bambu: era com suas raízes que fazíamos os tacos para jogar bétis.

Jornal da Cidade: Para quem direciona este livro?

Margareth Park: Para adul-tos que gostam de visitar suas infâncias, pais que gostam de ler para os filhos, educadores, ado-lescentes criativos, crianças, avós que adoram jardins e horas, flo-ristas, paisagistas que gostam de pensar espaços lúdicos e pessoas que gostem de ler poesias!

Jornal da Cidade: A senhora relaciona as plantas com brin-cadeiras. Acredita que este tipo de diversão ainda é possí-vel nos dias de hoje?

Margareth Park: Acredito sim, meus netos brincam com

plantas, aprendem cores, sele-cionam sementes, têm educação sensorial plena. Para incentivá--los precisamos oferecer a eles os espaços de fruição, jardins, minijardins de apartamentos, hortas: das enormes das avós às minúsculas em vasinhos.

Levá-los a espaços públicos e ensiná-los a olhar para o en-torno, ver árvores, flores. Tocar plantas para sentir suas péta-las e folhas. Mostrar a epéta-las os pequenos insetos que habitam os vasos... Tais sugestões podem trazer muito prazer a todos, não só às crianças!

Jornal da Cidade: A senho-ra aborda a importância de reinventar jardins. Neste caso, quais são as barreiras que impedem que cada crian-ça consiga enxergar a magia de cultivar um jardim?

Margareth Park: A demoni-zação dos espaços públicos que atualmente são ameaçadores, os espaços exíguos de habita-ção, a visão higienista de que a terra é suja, contaminada.

Que as folhas das plantas caem trazendo sujeira e riscos... Os jardins planejados para não dar manutenção, plantas exíguas, sem flores, sem sombra…sem.... A “ falta de tempo” para cuidar. As plantas precisam do tempo das pessoas e em troca lhes en-sinam disciplina, estética e lhes

oferecem a vida em toda sua plenitude.

Jornal da Cidade: Holambra tem características que favore-cem este tipo de brincadeira?

Margareth Park: Com certe-za, o imaginário e a configura-ção dessa cidade nos remetem imediatamente às plantas.

(10)

Holambra, 20 de outubro de 2017

10

10

Variedades

Realmente o verão este ano está todo assanhado e, porque não dizer, apressado, pois teima em reinar absoluto em plena es-tação das flores, cores e aromas: a primavera!

Para entrar no clima do co-lorido e dos aromas, a coluna publica nesta semana uma re-ceita que vai refrescar os seus leitores, viajando pelo mundo mágico e aromático da ampla e variada cozinha árabe.

O calor forte pede pratos le-ves e nutritivos, pois comer co-mida pesada, com a temperatu-ra elevada, vai nos deixar ainda mais prostrados, já que o pro-cesso de digestão fica mais len-to, sem contar os danos causa-dos à saúde, pois nossos órgãos precisam trabalhar na potência máxima para poder digerir.

Vamos então entrar no ritmo

INGREDIENTES: 1 maço de salsa ½ maço de cebolinha

1 maço pequeno de hortelã (somente as folhas) 1 xícara de trigo para quibe, ou triguilho 2 xícaras de chá de hortelã

1 cebola

6 tomates picados, ou ½ kg de tomate cereja 1 pepino grande cortado em cubos pequenos 1 limão

1 cabeça de alface americana ou lisa 6 colheres sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto PREPARO:

Lave muito bem todas as folhas e higienize-as. Depois de picar bem a cebola, a salsa, a cebolinha e a hortelã, deixe-as sobre um papel toalha por um tempo. Elas precisam estar bem secas. Pique também os tomates e o pepino e reserve. Se optar pelo tomate cereja, pode colocar inteiro.

Enquanto o papel toalha absorve o sumo dos ingredientes, aproveite o tempo e prepare o trigo.

Coloque 2 das colheres do azeite em uma frigideira antiaderente e dê uma leve refogada no trigo. Em seguida acrescente as duas xícaras de chá de hortelã (pode retirar algumas folhas do maço e preparar o chá) e assim que evaporar todo o líquido, desligue o fogo, tampe a frigideira e deixe des-cansando por 20 minutos, para acabar de hidratar. Este preparo com o chá é o grande diferencial desta receita de tabule e dá um toque todo especial no sabor e no aroma, além de agregar o poder digestivo do chá.

Nas receitas tradicionais, o trigo hidrata apenas na água e não é refo-gado.

Para finalizar o tabule, misture todos os ingredientes e acrescente o tri-go. Tempere com o limão, sal, pimenta e o azeite restante, se quiser colocar mais, fica a gosto. Dê uma boa e delicada misturada, forre uma travessa com as folhas de alface e distribua o tabule por cima.

RENDIMENTO: 6 porções!

ACOMPANHAMENTO: No almoço: arroz, feijão e alguma carne. No jan-tar: pão (se usar o pão árabe, fica perfeito), manteiga, frios...

DICA: Os árabes tradicionalmente dispensam os talheres e costumam comer com as mãos. No caso do tabule, a alface faz as vezes do prato: colo-ca-se uma porção sobre a folha e come-se desta maneira.

Para deixar o pepino mais suave, deixe de molho na água com 1 colher sobremesa de açúcar, por 10 minutos. Na sequência, escorra, lave e seque com papel toalha.

NOTA: No início desta semana comemorou-se um dos dias mais espe-ciais do ano, relativo em importância ao dia das mães, pois os professores, de certa forma, dão continuidade aos cuidados que estas genitoras têm com os filhos. Profissão de enorme grandeza e de suprema importância, fundamental para a existência humana e paradoxalmente tão aviltada, na sua enorme relevância. A todos professores, estes grandes heróis do mun-do, meu carinho e enorme admiração pelo seu dia e pela dignidade da sua profissão!

refrescante e saudável: tabule especial com chá de hortelã!

da leveza e encarar este verão precoce, com a cabeça erguida e a saúde protegida, preparando receitas leves, porém de sabor intenso, adaptando o cardápio, mas sem perder a qualidade do sabor e o prazer de comer.

A receita desta semana é uma mistura colorida, crocante e saborosa, com legumes, ver-duras e trigo. Apesar do nome pomposo, o tabule nada mais é do que a salada árabe e existem variações na maneira de fazâ--lo, visto que a cultura deste povo é muito grande e abran-gente e cada país acrescenta algo peculiar a sua maneira de preparo.

Nesta receita especificamen-te vamos nos deespecificamen-ter na forma de preparo do Líbano, país deten-tor de uma das culinárias mais ricas e saborosas do mundo. No

Líbano, o tabule não leva muito trigo, ele é verde, leve e suave.

Esta é uma receita que não tem segredo e o preparo é mui-to rápido, além de ser deliciosa, perfeita para servir num jantar de uma noite quente ou mesmo no almoço para compor com ou-tros pratos.

Toda comida árabe tem mui-to legume, portanmui-to quem está seguindo uma dieta pode comer à vontade e quem quer seguir mantendo a boa forma também.

No Brasil costuma-se pre-parar vários pratos para uma refeição, resquícios de nossa abundância agrícola e também das colonizações. Já na cultura árabe prepara-se somente um ou dois pratos que fornecem uma refeição ótima, completa e balanceada. Viva a diversidade cultural!

(11)

Holambra, 20 de outubro 2017

11

CLASSIFICADOS

PARA ANUNCIAR LIGUE: (19) 3802.2306 • ACESSE O SITE: WWW.JORNALDACIDADE.COM.BR • FACEBOOK: JORNALDACIDADE-HOLAMBRA

CASAS:

Res. Groot (i1224): 3 dorms

(1suíte), cozinha, wc social, sala, lavanderia e garagem. R$ 1.900.

Jd. Holanda (i74): 3 dorms, sala,

coz, wc; wc externo, varanda e garagem. R$ 1.600

Morada das Flores (i202): 3 dorms

(1 suíte), sala, cozinha, wc social, garagem e lavanderia. R$ 2.000

Morada das Flores (i219): 3

dorms(1suíte), sala, coz, wc social, lavanderia e garagem. R$ 1.700

TERRENO :

Moinho Residencial(i2650): Lote

de 250m2 pelo valor R$138.808,04

Res. Groot (i2684): Lote com

250m2. R$ 165.000,00

Girassóis (i2259): Lote misto de

435.56 m2. R$ 400.00,00.

Nova Holanda (i2683): Lote com

450m2. R$ 240.000,00.

Res. Palm Park (i2596): Lote com

986.59m2 R$ 550.000,00.

Cond. Flor D’Aldeia (i2623): Lote

com 481.09m2 R$ 288.654,00

CASAS:

Cond. Nova Holanda (i2458): 3

suítes , lavabo, salas, cozinha, lazer com churras e piscina;

Cond. Palm Park (i2218): 3 dorms

(1 suíte), wc , salas, coz; área de churras, lavanderia e garagem.

Jd. das Tulipas (i2648): 02 dorms

(1 suíte), wc, salas, coz; churras com piscina e garagem.

Flor D’Aldeia (i2437): 03 suítes,

sala, coz, dispensa; área gourmet, lavanderia e garagem p/ 2 carros.

Imigrantes (i2536): Edícula com 2

dormitórios, cozinha americana, banheiro social, lavanderia, varanda e garagem. R$ 1.150

Imigrantes (i2698): 3 dorms

(1suite), sala, coz, wc social; varanda e garagem. R$ 1.600

Imigrantes (i2699): 3 dorms

(1suite), sala, coz, wc social; varanda e garagem. R$ 1.600

Imigrantes (i1974): 3 dorms, sala,

coz, wc, lavanderia, despejo, varanda e garagem. R$ 1.350

Esberci

Creci: 14.609-J

HA

CASAS A VENDA EM HOLAMBRA:

2398 Condomínio Nova Holanda: Sobrado com 03 suítes, sendo 01 c/

closet, armários planejado e varanda, sala de estar/Tv, sala de jantar, cozinha planejada, banheiro social, lavanderia, despensa,...

2469 Condomínio Nova Holanda: Residência com 3 suítes (1 c/ closet) ;

sala de estar; sala de TV; Lavabo; sala de jantar.;Cozinha;hall;Área de serviço; Suíte de hóspedes; Espaço gourmet .; Quarto de despejo; área de lazer e Piscina;Varanda e garagem coberta p/ 2 carros ...

2429 Condomínio Villa de Holanda: Residência com 03 dormitórios;(

01 suíte com closet) sala de estar; sala de jantar; cozinha; despejo; banheiro externo; área de lazer com churrasqueira; sauna e piscina...

25

ANOS COM VOCÊ!

www.imobiliariajdesb erci.com.br

RES. PORTAL DO SOL:

PARQUE RESIDENCIAL IMIGRANTES:

Residencia contendo 3 dormitórios (1 suíte com guarda roupa) banheiro social, sala, cozinha e

garagem.

A Q U I ! - V E N D A S E L O C A Ç Ã O - A M A I O R O F E R TA D E C A S A S , T E R R E N O S E I M Ó V E I S E M L A N Ç A M E N TO S .

RESIDENCIAL NOVA HOLANDA:

Residência com 3 dormitórios sendo 1 suíte com closet, e 2 com suíte americana, sala de estar e jantar, cozinha, lavabo, garagem, área de lazer com churrasqueira, banheiro externo e depósito.

JARDIM HOLANDA:

Residência contendo 3 dormitórios sendo 01 suíte e 2 com sacada, sala de TV, estar e jantar, cozinha, banheiro social; oficina, área de lazer c/

piscina de 4x8m2 e garagem.

RESIDENCIAL PALM PARK:

Residência com sala de estar de 2 ambientes, sala de refeições, escritório/sala de TV, cozinha,

quarto empregada, 3 dorms (1 suíte ); Área de lazer com piscina; garagem e varandas;

AQUI TEM + novidades! Consulte nossos corretores.

Cod: 2672

Cod: 2698

IMÓVEIS A VENDA

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO

Cod: 2689

A

S

LU

GA

- E0

R$

7.

00

VE

DE

-N

SE

VE

DE

-N

SE

AL

UG

A-

SE

R$

1.6

0

0

Cod: 2702

LOTES LIBERADOS PARA

CONSTRUIR

(19) 3802.3129

contato@cafcorretora.com.br

(19) 99629.9516

R. Primavera, 986. Centro - Holambra/SP

Chegou sua vez

de morar aqui!

R. Primavera, 986. Centro - Holambra/SP

Não perca essa oportunidade! Parcelamento e Descontos a vista!

360 m2

363 m2

368 m2

600 m2

645 m2

R$ 29.000,00

R$ 29.200,00

R$ 29.580,00

R$ 48.240,00

R$ 51.850,00

144x R$ 2.483,38

144x R$ 2.504,56

144x R$ 2.543,19

144x R$ 4.146,37

144x R$ 4.465,29

Área:

Entrada:

Parcelas:

de

DESCONTO

A vista em lotes

selecionados

(12)

Holambra, 20 de outubro de 2017

12

CLASSIFICADOS

iMÓvEiS A vENdA TErrENOS CHÁCArAS iMÓvEiS COMErCiAiS

CAMANDUCAIA, Chacara c/ 03 dorm, sendo

01 suite, sala, coz, 03 banh., lazer c/ churr., e

pisc. AC- 181m² AT-2.553 (Ch00008) .

SiTiOS

IMIGRANTES, Resid. ou Comer. 300m²

GIRASSOIS, 531m² c/ ótima localização.

TULIPATerreno c/ 499m², ótima localização. GROOT, Terreno c/ 302m² bem localizado. COND.RESEDAS,Varios .Ótimas oportumidades.

COND. PLAZA VILLE , Várias opções.

COND. PALM PARK, Terreno com 1000m². COND.FLOR D’ALDEIA , Varias opções.

COND.NOVA HOLANDA, Várias opções.

COND.DUAS MARIAS, 5.198 m² (TE00067).

COND. RESEDÁS,Terrenos varias opções,

comerciais e residenciais, aceita parcela-mento.

COND. FLOR D’ ALDEIA, Casa nova à venda

c/ 03 suites, sala, coz, banh., lazer c/ chur-rasqueira.AC-240M² AT-481M² (CA00242).

STO. ANT. POSSE, Sitio com 3,25 alqueires,

prat-icamente plano, com casa com 03 dor. sendo 01 suite, sala, coz. e banheiro, e barracão com + - 100m². AC- 250M² AT-3,25 AL ( ST00009)) .

rESidENCiAL

JAGUAriUNA

BORDA DA MATA, Barracão de 540 m²

+escri-torio de 74 m² , c/ benfeitorias. (BA00011) .

COND. DUAS MARIAS, Casa c/ 05 dorm. sendo

03 sts, sla de estar, jantar, tv, area de lazer com pis., e churras, e casa de caseiro .

AC- 605m² AT- 5217m² (CA00033).

COND. PALM PARK, Casa c/ 04 dor. c/ AE, sendo

02 sts, salas, coz / AE, suite de empre., area de lazer completa.

AC- 361 m² AT- 1000 m² ( CA00213).

COND. NOVA HOLANDA, Sobrado c/ 03 sts

sen-do 01 c/ closet, sla c/ 02 amb., escrit., coz com AE, disp., lav., lazer c/ churras.

AC-230m² AT-406m² (CA00155).

COND. NOVA HOLANDA ,5 dorm, (4 suitesc/

AE), s/de estar, s/de jantar, e tv, copa, coz,, desp., churr, sauna, piscina, gar p/ 2 carros.

AC-390m² AT-390m² (CA00134).

COND. NOVA HOLANDA, Casa c/ 04 dorm.,(01

suite com closet e banheira), s/de de TV, s/de estar, coz. c/ AE, lavabo, area de lazer c/ piscina e churr. AC-350m² AT-435m² (CA00192) .

COND. NOVA HOLANDA, Sobrado c/ 03 suites

com armários e ar condicionado, sala, coz. c/ armários, escritório, garagem e quintal grande. AC-243m² AT-435m² (CA00265).

COMErCiAL

CENTRO, Sobrado para venda ou locação, com

05 ambientes para escritório, coz/copa, recep-ção, e 04 banheiros, ótima localização. AC-240m² AT-405m² (CA00201).

COND. NOVA HOLANDA, Casa c/ 03 suites c/ AE,

sala, escritório, coz com AE, area de lazer com piscina e churrasqueira.

AC-241m² AT-450m² (CA00221).

COND NOVA HOLANDA, Casa com 03 suites,

sala c/ pé direto alto, coz. c/ AE, area de lazer com piscina e churrasqueira.

AC-225m² AT-450m² (CA00220).

COND.NOVA HOLANDA, Casa faltando

acabamento c/ 03 stes, sala, coz, lavan., e edicula c/ churr. AC-224m² AT-450m² (CA00031).

COND.NOVA HOLANDA, Casa nova c/ 03 dorm,

sendo 01 sts, 05 banh., sala, coz, larzer com chur., e piscina. AC-260m² AT-435m² (CA00232).

JARDIM HOLANDA, Casa c/ 03 dor c/ AE, sendo

01 ste, coz c/ AE,, sala., lazer c/ churras. AC- 170m² AT- 300m² (CA00214).

JARDIM HOLANDA, Sobrado com 03 dor, sendo

01 suite, sala, coz, 02 banheiros, e area de lazer com piscina.. AC- 163m² AT- 305m² (CA00197).

TULIPA, Sobrado c/ 03 dor, sendo 01 suite, sala,

cozinha, 03 banh., garagem para 02 carros. AC-153m² AT-250m² (CA00253). CASAS

GIRASSOIS DE HOLANDA, Inst. Lao-Tse, Sala

comercial com banheiro, piso superior.

GIRASSOIS DE HOLANDA, Barracão de 360m²,

c/ mezanino, cozinha, e 02 banheiros . AC-360m² AT-420m² (BA00010).

iMÓvEiS pArA LOCAÇÃO

COND. NOVA HOLANDA , Sobrado c/ 03 sutes,

coz.. com AE, sala de jantar e estar, churras, pis-cina e gar. AC-290m² AT- 420m² (CA00249).

CONDOMINIO NOVA HOLANDA

ÓTIMA OPORTUNIDADE TERRENO PLANO COM 435 METROS EM CON-DOMINIO FECHADO.

(TE00128)

IMIGRANTES, Casa c/ 01 dormitório, sala, coz

e banheiro, area externa com 01 dormitório, 01 banheiro, lavandeiria e garagem.

AC-80m² AT-135m² (CA00274).

MORADA DAS FLORES, Casa com 03 dorm.,

sala, coz., banh., lavand., 02 quartinhos no fun-do, e garagem com quinta.

AC--120m² AT-250m² (CA00129).

COND. VILLA DE HOLANDA, Casa de alto

pa-drão c/ 03 suites, sala de tv, sala de jantar, coz.. c/ AE, dispensa, lavand., lazer c/ chur., e quintal grande. AC-270m² AC-1000m² (CA00196).

GROOT, Area com 19 mil metros, de frente

para rua, com ótima localização. (AR00016).

COND. PALM PARK , Casa nova, com 03 suites,

sala, de estar, sala de jantar, cozinha, lazer com churrasqueira e garagem.

AC-351m² AT- 1000m² (CA00233).

COND. NOVA HOLANDA, Casa , c/ 03 sts c/

clos-et (01 c/ hydro), sala de TV, estar, e jantar, coz. c/ AE, lavan., area de lazer c/ pis e churras. AC-340m² AT-440m² (CA00195).

GIRASSOIS DE HOLANDA, Escritório p/ lo-cação com 49m², cozi, e 02 WC. ( SA000008).

CENTRO,Salas p locação, p/ diversas

ativi-dades, a partir deR$750.00.

DANUBIO AZUL 03 dor, banh, sala, coz,

churras., fundo para o rio, bom p/ pesca. AC-70m² AT-2358m² (CH00022).

CENTRO, Salas com ótima localização no

boulevard Holandes de 114², piso superior. (SA00009).

HOLAMBRA

IMÓVEIS

CRECI 66.194

Campo de Pouso, n°1287, sala 04 - Centro - Holambra - SP

Cep 13825-000.

(19)

3802.1864

/

9.9723.9151

www.holambraimoveis.com.br

CONTATO@HOLAMBRAIMOVEIS.COM.BR

CENTRO, Casa comercial, com 05 salas, 01

ban-heiro, e cozinha, estacionamento exclusivo para 05 vagas, ótima localização.

AC-98m² AT-366m² (CA00271).

COND. DUAS MARIAS, Casa rustica com 04

dormitórios, sendo 02 suites, terreno plano com paisagismo lindo e lagos.

AC-350m² AT- 5525m² (CA00254).

CAMANDUCAIA, Chacara c/ 01 dorm, sala, coz

e banh.Lazer c/ ofurô, e laguinho.

AC-100m² AT-1130m² (Ch00034).

IMIGRANTES,Oportunidade lotes de

300m² comercial/residencial.

OpOrTUNidAdE dESTAQUES dA SEMANA

STO. ANT. POSSE, Sitio c/ casa principal com 02

dorm., sala, coz, apartamento p/ hóspedes, segunda casa c/ 03 dorm, sala, coz, salão p/ festa, 10 baias p/ cavalos, e espaço para trator, maquinas etc.. Somente 600m² da pista.

AT-6,5 AL ( ST000015) .

JARDIM BOTANICO, Casa c/ 03 dorm., sendo

01 suite, sala, coz., e banh., lazer com churras,

e fogão a lenha.AC-169m² AT-320 m² (CA00263).

CAPOTUNA, Várias opçoes de apartamentos

com 02 e 03 dormitórios. Aceita financiamento.

NOVA HOLANDA, Casa nova c/ 03 dormi,

sen-do 01 suite, e 02 sen-dorm, c/ suite americana, sala, coz., lazer c/ churrasqueira.

AC-203m² AT-406m² (CA00278).

res – Ar condicionado + ABS + Airbag. R$ 39.600,00. Direto com o proprietário! Fone (19) 9.9788 6909.

Moto Scooter elétrica EL 500 da Bull Motors, bran-ca, super nova, muito se-gura e versátil (19) 99366-2218

Hoverboard ( skate elétrico) novo (na caixa) completo! (19) 99366-2218

PEDRO JARDINAGEM: plantio, corte e manuten-ção; poda arvores, gramas e cerca viva com moto--serra. Ligar para Pedro: 19 99259.4027 ou 19 99630.2078.

AULAS DE PINTURA EM TELA: Professora Neusa Cardoso. Para iniciantes e avançados. Óleo sobre tela,

acrílico e misto. Pintura aca-dêmica, texturas e novas tendências. Técnica e profis-sional de ampliação. Ligue e venha fazer uma aula experi-mental. Terças e quintas das 14h ás 16h30 e quartas das 19h ás 21h30. Tratar (19) 3802-1591 / 99782-6972.

TRATAMENTOS DOS PÉS: Para cuidar dos pés e unhas com micose, ca-losidade, verrugas plantar

(olho de peixe), unha en-cravada com correção “clip system”. Ligue para Dorien Podóloga. Maiores infor-mações pelo telefone (19) 3802-1079 / 9 9291-8296. Antenista: Esta com proble-mas na sua antena? Chama o Ângelo! (19) 98957-2375 ou (19) 99253-7013

02 casas em um único

ter-reno com entradas indepen-dentes, ótima localização no imigrantes. 1ª casa tem 70 mts² construídos com 3 dormitórios e a 2ª casa tem 61 mts² com 02 dormitórios , garagem , área de serviço e varanda também inde-pendentes. Aceito terreno no imigrantes como troca (19)99512-5216

DOBLÔ Attractive 1.4 – ano 2014-2015, Branco, 5

luga-1

Rua Rota dos Imigrantes, 646, Centro

Holambra-SP

Jardim das Tulipas, Casa 3 dormitórios, sendo 1 suíte, sala,

cozinha, jardim interno,quarto de fundo com banheiro, area de lazer com churrasqueira e garagem.

Morada das Flores, Casa com 03 dormitórios

(01 suíte), salas de estar e jantar, cozinha e churrasq.

CASAS DE ALUGUEL

Jardim das Tulipas, Sobrado com 03 dormitórios, uma suíte, sala

de star, jantar, cozinha planejada, churrasqueira, forno à lenha, edícula nos fundoc com um quarto, sala, cozinha e banheiro e garagem.

Salas Comercias, na Avenida das Dálias.

Salas Comercias, na Avenida Rota dos Imigrantes. Salas Comercias, no Boulevard holandês.(segundo andar)

OPORTUNIDADE

CASAS À VENDA EM HOLAMBRA

Condomínio Flor d’Aldeia, Casa com 03 suítes, sala, cozinha,

espaço gourmet, ÓTIMO ACABAMENTO, PRONTA PARA

MORAR.

Condomínio Flor d’Aldeia, Casa com 03 dormitórios, em fase de

acabamento.

Condomínio Nova Holanda, Sobrado com 03 suítes, sala de

estar, sala de jantar, cozinha, espaço gourmet.(GRANDE OPORTUNI-DADE).

Condomínio Nova Holanda, Casa com 03 dormitórios, cozinha

americana, sala e garagem.

Condomínio Palm Park, Casa com 03 dormitórios, sala de estar,

cozinha, lavanderia, área de lazer, piscina e churrasqueira.

Jardim das Tulipas, Sobrado com 03

dor-mitórios (01 suíte) sala, cozinha e churrasqueira.

Jardim das Tulipas, Ótima Casa com 02 suítes, sala, cozinha

planejada, piscina, sistema de reaproveitamento de água da chuva.

Casa com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. Abrigo para carro, quintal. Bairro Palmeirinha Holambra. (19) 99774-8632 / (19) 98169-9530

Casa com três cômodos, garagem independente (19) 99774-8632 / (19) 98169-9530

(13)

Holambra, 20 de outubro 2017

13

CLASSIFICADOS

WWW.IMOBILIARIARAVELYN.COM.BR

ASSiSTENTE

AdMiNiSTrATivO

EMPREGOS

OpOrTUNidAdE

LOCAÇÃO NO CENTRO COMÉRCIO OU RESID. 4 QUARTOS, SALA E DEMAIS DEPS, GARAGEM P/ 4 CARROS 19

9 98835.2244

CHÁCArAS NA rEGiÃO

• 500 MTS

R$ 26.000,00

• 1.000 MTS

R$ 50.000,00

• 1.000 MTS

R$ 35.000,00

• 500 MTS

R$ 19.000,00

• 1.500 MTS

R$ 50.000,00

• 3.000 MTS

R$ 80.000,00

ACEITO TROCA POR CARRO MOTO

TRATOR CAMINHÃO

FONE: 99900-8016

vENdE-SE CHÁCArAS

NA rEGiÃO

• 500 mts ...18 mil • 1000 mts ...27 mil • 1500 mts ...39 mil • 2000 mts a 400 metros do asfalto ...50 mil • 10.000 ...140 mil • 8000 ...120 mil • 600 mst ...25 mil • 4500 mst ...85 mil Tratar direto com o proprietário! Aceito casa, carro, moto e caminhão! Todas as chácaras já estão com energia!

(19) 99612-0363

pArA ANUNCiAr LiGUE:

19 3802.2306

CHÁCArAS vENdE-SE

ACEiTO vEÍCULOS

Chácara 500 mts ... 18 mil Chácara 1000 mts ... 27 mil Chácara 1500 mts ... 38 mil

Tratar : (19) 99770.6277

Empresa Localizada em Holambra admite Assistente Administrativo, com conhecimento em Excel, folha de pagamento, idade acima de

18 anos, ambos os sexos.

Interessados enviar currículo para Jornal da Cidade para o nome: ADM 2017 ou no email: emprego.contato17@gmail.com

Avenida das Tulipas, 132 - Centro - Holambra/SP - F. (19) 3802.2614 / 3802.2691

FAMÍLIA VENDE TUDO

MOTIVO: MUDANÇA. Nao percam neste final de semana!

SÁBADO, das 8 às 18hs e DOMINGO, das 8 às 13hs

RUA CALÍSSIA, 735 - BAIRRO TULIPA

CONTrATA-SE:

TÉCNICO AGRÍCOLA

Com experiência em produção de flores e plantas para iniciar uma nova unidade de produção

interessados encaminhar currículo: smarciara@hotmail.com

EMprESA STiLOS EvENTOS CONTrATA

prOfiSSiONAiS pArA TrABALHO AvULSO

diAS 25 E 26 OUTUBrO – ESpAÇO ExpOfLOrA

rECEpCiONiSTA

Com prática e postura para

atendimento em estandes

COpEirA

Com experiência para servir

GArÇOM

Com conhecimento na área

interessados enviar currículo no e-mail

contato@stiloseventos.com.br

IMÓVEIS A VENDA - HOLAMBRA

• RESIDENCIAL VILLA HOLANDA • • CASA C/ PISCINA: c/ 04 dorms (02 sts) todos c/ ar condicionado, 01 banh social, 03 salas, cozinha e lavanderia. Edícula c/ oficina, espaço para 05 car-ros, churrasqueira, fogão e forno a lenha, cozinha, 02 banhs, piscina e quintal arborizado c/ parquinho

• CENTRO •

• TERRENO (1000m²): C/ 01 casa residencial e um

salão comercial. Área construída - 265,35m² (sendo 172,25m² residencial e 84,10m² comercial).

• RESIDENCIAL FLOR D’ALDEIA • • CASA TÉRREA: Terreno de 481 m² c/ 240 m² ac) 03 suítes, cozinha planejada, espaço gourmet

completo. (+ Detalhes no site - Cód: CR606)

• CASA (TERRENO DA PARTE EXTERNA confronta

com Jd das Tulipas): 02 suítes, piscina, sala de estar,

sala de jantar conjugada com a cozinha, lavabo • JARDIM HOLANDA •

• CASA: c/ 03 dorms c/ armários, 01 suíte, banheiro social, sala dois ambientes c/ lavabo, cozinha, lavan-deria. Área gourmet c/ churrasqueira e banheiro. • SOBRADO C/ PISCINA: 03 dorms (01 suíte), sala ampla, cozinha, banheiro e piscina.

• JARDIM MORADA DAS FLORES • • CASA: c/ 02 dorms (01st - com banheira) c/ ar-mários, sala, cozinha, banheiro social. Aquecimento a gás (nos banheiros e na cozinha).

• JARDIM DAS TULIPAS •

• CASA: c/ 03 dorms (01st), sala, cozinha e banheiro • PQ. RESIDENCIAL GROOT •

• CASA: c/ 03 dorms (01st), sala, sala de jantar, cozinha, banheiro social. No fundo área de serviço e banheiro.

• PQ. RESIDENCIAL IMIGRANTES • • SOBRADO (Falta acabamento de pintura): Terreno de 469m² c/ 224m² a/c. Parte superior - 03 dorms (01 st), sala íntima e banheiro. Parte inferior - sala de estar, sala de jantar, coz, despensa, lavanderia.

• FUNDÃO •

• ÁREA RURAL: c/ 2.2 HA - ** ÓTIMO PREÇO **

IMÓVEIS A VENDA

• STO ANT. POSSE - RINCÃO •

• CHÁCARA: c/ 2.200m² - possui 01 casa c/ 02

dorms, sala, cozinha e banheiro. • ARTUR NOGUEIRA - JD CONSERVANI • • CASA: c/ 02 dorms, 01 suíte, banheiro social, sala/ cozinha, lavanderia. Área gourmet c/ churrasqueira

TERRENOS A VENDA

• HOLAMBRA: Condom. Nova Holanda: 435m² • HOLAMBRA: Resid. Flor D’Aldeia: diversos lotes • HOLAMBRA: Pq dos Imigrantes: 336m² • HOLAMBRA: Jd Holanda: 300m² / 325m² • HOLAMBRA: Jd das Tulipas: 250m² • JAGUARIÚNA: Cond. Plaza Ville: 1050m² • SUMARÉ : Ravagnani: 303m² - Ótima localização

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO COMERCIAL

• HOLAMBRA - CENTRO • • SALA: c/ banheiro - Rua Antonio Jorge Frade • SALA: na GALERIA com banheiro e mezanino. (aprox. 50m²) - R. Antonio Damasio Filipini • CASA: c/04 salas, 02 banheiros e garagem • CASA: c/03 salas, 02 lavabos e copa

• MORADA DAS FLORES •

• SALA SOBRELOJA C/ ELEVADOR E ESCADA: sala ampla com copa, 02 banheiros. (190m²)

• SALA (de fundo): c/ banheiro (40m²)

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO RESIDENCIAL

• HOLAMBRA - CENTRO •

• CASA: 02 dorms (01 st), 01 banh. social, sala,

cozinha e lavanderia coberta.

• HOLAMBRA - JD MORADA DAS FLORES •

• CASA: 02 dorms (01 st), 01 banh. social, sala,

cozinha e lavanderia fechada.

• HOLAMBRA - JD HOLANDA •

• CASA: 03 dorms (01 st), banheiro social, sala,

sala de jantar, cozinha c/ armários, lavanderia coberta com banheiro e um quarto na parte externa

• HOLAMBRA - JD DAS TULIPAS •

• CASA: 02 dorms, 01 banheiro, sala, cozinha e

lavanderia coberta

• CASA: 03 dorms (01 st), banheiro social, sala,

sala de jantar, cozinha, lavanderia fechada. No fundo 02 quartos e 01 banheiro. Churrasqueira e garagem ampla com portão automático.

• HOLAMBRA - PQ. RES. IMIGRANTES •

** ÓTIMA LOCALIZAÇÃO ** • CASA: 03 dorms (01 st), sala, cozinha,

banhei-ro, lavanderia. Com portão automático. • HOLAMBRA - BORDA DA MATA •

** COM PORTÃO AUTOMÁTICO ** • APTO INTEIRO MOBILIADO: 01 dorm,

ban-heiro, sala/cozinha e lavanderia • STO ANT. POSSE - RINCÃO •

• CASA: 02 dorms, banheiro, sala, cozinha e

la-vanderia

• CASA: 02 dorms, banheiro, sala, cozinha,

la-vanderia coberta e varanda + 01 cômodo no fundo

• SUMARÉ - BAIRRO SANTA MARIA • ** CONDOMÍNIO FECHADO ** • APTO: 02 dorms. com armários planejados.

WWW.IMOBILIARIARAVELYN.COM.BR

Empresa em Holambra contrata:

rECEpCiONiSTA

com excelente trato com o público

de Sexta a domingo, para início imediato! Entregar curriculum na sede do Jornal da Cidade

Referências

Documentos relacionados

A transição é um processo gradual que te dá, a ti e à equipa que te acompanha, tempo para te preparares para os serviços de cuidados a adultos e para discutir o tipo de cuidados

Manuel I ouvir missa com toda a corte, a Nossa Senhora de Belém, no Restelo, "na qual missa houve sermão, que fez Dom Diogo Ortiz, bispo de Ceuta, que depois foi de Viseu,

Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos mais procurados depois das Unidades Básicas de Saúde são os de emergência, como as Unidades de Pronto

Tizapán San Angel, Deleg. Alvaro Obregón, C.P.. FeuomsMo).. /viMjc Oeso^íifiíó (Ve -ToCASOCÁM eu sjséfjo

DIREITO ADMINISTRATIVO. ACUMULAÇÃO REMUNERADA DE CARGOS PÚBLICOS. ÁREA DA SAÚDE. COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS VERIFICADA NA ORIGEM. ALEGAÇÃO DE INCOMPATIBILIDADE.

O Grupo Corumbá (ALMEIDA, 1965; BOGGIANI, 1990; BOGGIANI, 1998; GAUCHER et al., 2003), como será discutido no item 3.2, é representado por rochas silicicásticas na

Constituído por recortes de viagens investigativas realizadas no campo dos estudos da Cultura, Identidade e Linguagem, o artigo intitulado Mergulho netnográfico

Esta história tem dois propósitos principais: (1) mostrar como o pecado de Adão e Eva afetou os filhos do casal e as gerações futuras; (2) mostrar como Deus, depois