• Nenhum resultado encontrado

ANO 7 - Nº2 Março / Abril 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO 7 - Nº2 Março / Abril 2010"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

ANO 7 - Nº2

Março / Abril

(2)

PLANEJAMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO

Fundamentos, Propostas e Objetivos

A idéia central que orienta as informações e análises proporcionadas pela equipe de

Planeja-mento Econômico e Financeiro (PE&F) é de que existe um espaço muito amplo entre as

notícias sobre Economia e Finanças divulgadas pelos meios de comunicação, e as teorias e

debates desenvolvidos nas universidades e instituições de pesquisa, e de que este espaço

necessita ser preenchido em benefício daqueles que têm necessidade de estar plenamente

informados sobre os acontecimentos na área econômica e financeira, tanto no Brasil como no

exterior.

Estamos convencidos de que empresários e investidores necessitam, para tomar decisões

com maior chance de sucesso, de informações e análises com maior profundidade e

densida-de do que as notícias mais imediatas, proporcionadas por jornais e revistas. Por outro lado,

também é importante levar em conta os aspectos mais técnicos do ambiente econômico e

financeiro que, no entanto, devem ser apresentados de forma objetiva e acessível aqueles que

não têm formação específica nesta área.

Além disso, um aspecto fundamental do trabalho desenvolvido em PE&F está na elaboração

de previsões de variáveis econômicas e financeiras através de técnicas e métodos econométricos

confiáveis, que se baseiam no "estado da arte". Obviamente, a utilização de procedimentos

avançados não garante que as previsões serão acertadas, mas nos assegura de que os

resul-tados têm maior probabilidade de se mostrarem corretos.

Quem somos

A equipe de PE&F inclui, por um lado, pesquisadores que vêm desenvolvendo atividade sólida

e reconhecida no meio acadêmico, inclusive com artigos e livros publicados no Brasil e no

exterior e, também, profissionais com larga experiência empresarial, em particular na área de

divulgação de informações técnicas para empresários.

(3)
(4)

ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA, ano 7, no. 2

Informações e dados disponíveis até Abril de 2010

SÍNTESE ECONÔMICA E FINANCEIRA

A intensidade da recuperação do setor industrial brasileiro, ilustrada pelos indicadores disponíveis ao final do primeiro quadrimestre do ano, pode ser considerada surpreendente, mesmo levando em conta os níveis de comparação bastante baixos decorrentes do período pós-crise. Essa recuperação vem sendo liderada pelos bens de capital, mas está sendo sentida na maior parte dos setores industriais, principalmente no caso dos bens duráveis de consumo, e também na construção civil. Vários fatores explicam essa tendência positiva e, em perspectiva de longo prazo, os aumentos reais do salário mínimo verificados nos últimos anos estão seguramente entre as principais causas.

Com a elevação dos juros implementada pelo Banco Central, espera-se uma redução do ritmo de crescimento da atividade produtiva, principalmente pelo efeito de encarecimento do crédito disponível aos consumidores, que também vem tendo papel importante no aumento da demanda. A provável redução do crescimento deverá tornar mais moderada a aceleração inflacionária observada nos últimos meses. Por outro lado, a situação fiscal e do Balanço de Pagamentos continua a apresentar sinais preocupantes, com a piora simultânea do déficit fiscal no conceito nominal, refletido no aumento da dívida pública, e do déficit em Conta Corrente, que já se aproxima de 2% do PIB. Com a proximidade da eleição presidencial, e a manutenção da forte sobrevalorização do real, não se devem esperar mudanças positivas em relação a esses problemas, pelo menos no curto prazo.

ATIVIDADE ECONÔMICA, DEMANDA E RENDA

PIB Trimestral

No quarto trimestre de 2009, o PIB brasileiro registrou desempenho favorável — o melhor

resultado desde o agravamento da crise, ocorrida ao final de 2008 — e apresentou variação de 4,29% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, este desempenho não foi suficiente para evitar que o crescimento em 2009 fosse negativo (-0,19%). Esta é a primeira queda do PIB desde 1992, e embora muitos países desenvolvidos tenham apresentado resultados bem piores, algumas economias emergentes, principalmente China e Índia, registraram crescimento robusto — ou seja, não há o que comemorar no desempenho da economia brasileira em 2009. Entre os setores produtivos, a agropecuária, prejudicada entre outras coisas pela sobrevalorização recorde do real, apresentou o pior resultado no último trimestre — variação anual de -4,56%. Em 2009, a produção agropecuária teve redução de 5,18%. Por outro lado, ocorreu forte expansão do setor de serviços no quarto trimestre de 2009 — crescimento anual de 4,59%. Além disso, a recuperação da produção industrial no último trimestre (variação anual de 3,99%), não foi suficiente para evitar a forte queda em 2009 (-5,51%).

Examinando os componentes da demanda agregada, verifica-se que o crescimento do consumo privado, estimulado principalmente pela desoneração tributária de importantes grupos de bens duráveis e pela reativação do crédito, evitou que a queda do PIB fosse ainda mais acentuada. O consumo das famílias apresentou crescimento real de 7,69% no último trimestre do ano passado — em relação ao mesmo período do ano anterior —, e expansão de 4,05% em 2009. Por outro lado, o investimento registrou crescimento modesto ao final do ano passado (3,58%), e fechou o ano com queda de 9,93% — a maior queda em um ano já registrada pelo investimento na série do PIB trimestral, que foi iniciada em 1991. Além disso, os componentes da Balança Comercial mostraram recuo expressivo em 2009: -10,28% no caso das exportações, e -11,42% para as importações. Deve-se notar que os dados para a balança comercial usados no PIB são calculados em moeda nacional, o que explica porque estas taxas são diferentes daquelas baseadas em dólar.

(5)

Produção Industrial

Os dados referentes à produção industrial brasileira, divulgados pelo IBGE, revelam que ocorreu em março crescimento acentuado em base anual — variação de 19,74% em relação a março do ano passado, que é a maior variação anual já verificada nessa série, que se iniciou em 1991. O setor produtor de bens de capital apresentou o melhor resultado na comparação anual — variação de 38,39% em relação a março de 2009. No caso dos bens intermediários (insumos industriais), o crescimento também foi expressivo (variação anual de 18,56%). Além disso, a produção de bens de consumo registrou alta de 14,78% em março. Este desempenho favorável deveu-se à forte expansão da produção de bens duráveis de consumo — variação anual de 25,76% —, o que se explica, em parte, pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em um grupo importante de produtos. Por outro lado, a produção de bens não-duráveis apresentou crescimento menor — taxa anual de 11,40%.

Vendas do Comércio

Em fevereiro, segundo informações divulgadas pelo IBGE, o índice de vendas reais do comércio varejista em âmbito nacional apresentou crescimento mais forte. A variação do índice em relação a fevereiro do ano passado foi de 12,29% — a maior taxa anual dos últimos dois anos. Nesta forte expansão das vendas, deve-se destacar o bom desempenho dos bens não-duráveis de consumo, particularmente alimentos, que tem peso maior no índice do comércio varejista. Certamente o aumento expressivo do salário mínimo nos últimos dois anos é um dos principais fatores a explicar esta expansão. Além disso, veículos e material de construção também mostraram crescimento bastante favorável.

Mercado de Trabalho

A taxa nacional de desemprego, que é estimada pelo IBGE a partir de pesquisa realizada nas seis principais regiões metropolitanas, registrou em março elevação de 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro último, e ficou em 7,6% da

a fatores sazonais. Em comparação com março do ano passado, ocorreu redução de 1,4 ponto percentual na taxa de desemprego.

Em fevereiro, o índice de emprego no setor industrial, divulgado pelo IBGE, registrou variação de 0,72% em comparação com o mesmo período do ano passado — a primeira taxa anual positiva desde o final de 2008. No caso da folha de pagamento da indústria em valores constantes (descontada a inflação), ocorreu alta relativamente forte na comparação anual em fevereiro (7,74%). Estes números favoráveis no mercado de trabalho na indústria refletem a importante recuperação da produção industrial nos últimos meses.

MERCADOS FINANCEIROS, PREÇOS E INFLAÇÃO

Ativos de Risco e Política Cambial

Com as quedas observadas nos principais mercados financeiros domésticos, apenas o ouro apresentou rentabilidade real positiva em abril — ganho real de 0,70%, descontada a variação do IGP-M. Por outro lado, o pior desempenho entre os principais mercados ficou com a bolsa de valores — o índice Bovespa teve rendimento real de -4,77% no mês. Desempenho semelhante foi apresentado pelo dólar, que registrou retorno real de -3,57% em abril. Descontada a inflação, os CDBs e a poupança registraram perdas no mês de, respectivamente, 0,27% e 0,10%.

Segundo a Paridade do Poder de Compra (PPC) — indicador usado para avaliar mudanças no valor de uma moeda —, a sobrevalorização da moeda nacional apresentou em março (última informação disponível) um patamar bastante elevado. De acordo com a PPC, a cotação do real em relação ao dólar apresentou sobrevalorização de 49,41% — no entanto, esse número ainda está sujeito a revisão. Esta sobrevalorização extremamente elevada é o principal fator a explicar o desempenho muito fraco da Balança Comercial, principalmente desde o início de 2010.

(6)

em abril em relação ao mês anterior — a taxa foi de 8,38% (cotação do final do mês). Por outro lado, as taxas efetivas de juros dos principais instrumentos de dívida tiveram queda em abril, em relação ao mês anterior, devido ao menor número de dias úteis. A Selic acumulada no mês ficou em 8,34% em base anual — baixa de 1,17 ponto percentual —, e a mesma tendência foi observada no caso dos depósitos interfinanceiros (DI). A rentabilidade da poupança referente ao primeiro dia do mês apresentou queda de um ponto percentual em comparação com março, ficando em 6,17% em base anual.

Em março, de acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central (BC), os juros referentes às principais operações de crédito (taxas ativas) apresentaram tendências opostas. No caso da taxa cobrada pelos bancos no desconto de duplicatas, ocorreu queda de 1,28 ponto percentual em relação ao mês anterior e a taxa ficou em 36,87% na média (taxa anual). No entanto, o cheque especial apresentou alta de 0,74 ponto percentual em relação a fevereiro último, e a taxa de juros ficou em 160,26% em março. Ainda segundo o BC, as taxas médias das diversas operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas em março foram de, respectivamente, 41,02% e 37,18%.

Fundos de Investimento

Em abril, segundo informações divulgadas pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), a maior rentabilidade entre os principais fundos de investimento disponíveis no Brasil — isto é, aqueles com maiores patrimônios — foi obtida pelas carteiras de renda fixa, que proporcionaram rendimento médio de 8,92% em base anual (taxa anualizada). Em segundo lugar, ficaram os fundos referenciados DI — ganho de 8,34%. Por outro lado, o pior desempenho entre as principais carteiras foi dos fundos multimercados macro — rentabilidade média anual de 0,97% em base anual.

Inflação

A taxa de inflação em março, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,52% — 0,26 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro. No caso do INPC, que mede preços de produtos consumidos por famílias de

renda mais baixa, ocorreu estabilidade em relação ao mês anterior — taxa de 0,71% em março, com elevação de apenas 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro. No entanto, a inflação segundo o IPC da Fundação Getúlio Vargas ficou em patamar mais elevado em março (0,86% com alta de 0,18 ponto percentual). Apesar desta discrepância entre os principais índices de preços ao consumidor, a redução expressiva dos preços no atacado segundo o IPA da FGV indica que a inflação se deve estabilizar em patamar relativamente reduzido, embora não tão baixo como aquele verificado em 2009.

O IGP-M teve em abril alta de 0,77% — o que representa redução de 0,17 ponto percentual em comparação com a taxa de inflação no mês anterior. O Índice de Preços no Atacado (IPA), que tem o maior peso no IGP-M, também apresentou inflação mais reduzida — taxa de 0,72% em abril. A alta recente da inflação resultou, em parte, da forte recuperação da demanda, tendência que tende a arrefecer nos próximos meses, principalmente com a elevação dos juros básicos pelo Banco Central.

MOEDA, CRÉDITO E FINANÇAS PÚBLICAS Moeda e Crédito

O M1 apresentou variação de 18,57% em março, em comparação com o mesmo período do ano passado — esta é a maior taxa anual desde abril de 2008. A maior expansão da oferta de moeda, observada com mais intensidade nos primeiros meses deste ano, reflete a recuperação da demanda agregada desde o final de 2009. No caso da base monetária (o passivo monetário do Banco Central), a variação anual foi de 16,03%, o que se deveu, principalmente, à forte expansão do saldo de papel-moeda emitido. Em março, o M2 — que inclui os títulos privados — apresentou crescimento anual bastante reduzido (8,94%). No caso do agregado mais amplo (M4), ocorreu expansão de 16,36% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, em fevereiro (última informação disponível), o saldo total de empréstimos ao setor privado teve crescimento moderado — variação anual de 14,72%. Este dado inclui não apenas os empréstimos dos bancos criadores de moeda — informação mais frequentemente divulgada pelo

(7)

BC —, mas também os empréstimos de outras instituições financeiras, como BNDES, financeiras, etc.

Resultado Fiscal e Dívida Pública

Segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, as receitas totais do governo central — formado pela administração federal, INSS e Banco Central — apresentaram em março alta de 11,88% em relação a março do ano passado. As despesas, por sua vez, tiveram expansão bem mais acentuada — variação anual de 36,26% — e ficaram em R$ 67,2 bilhões. Esta é a maior taxa anual desde 1997, quando as séries recentes sobre o resultado fiscal do governo foram iniciadas. Com isso, o resultado primário, que não inclui despesas com juros, foi negativo (-R$ 4,6 bilhões). Por sua vez, os pagamentos de juros em fevereiro (última informação disponível) atingiram R$ 8,2 bilhões.

As últimas informações sobre a arrecadação de ICMS, divulgadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mostram uma variação em fevereiro de 12,45% para o total do País, em comparação com o mesmo período de 2009. Estes números, no entanto, ainda são preliminares, uma vez que as informações para alguns estados ainda estão incompletas. A maior taxa anual foi obtida pela região Nordeste (18,60%), e a menor pela região Sul (9,39%). Em março, segundo informações recentes divulgadas pelo BC e o Tesouro Nacional, o total de títulos públicos emitidos apresentou crescimento de 18,04% em comparação com o mesmo período de 2009, atingindo o maior valor histórico (R$ 2,07 trilhões). A dívida pública federal no mercado interno registrou crescimento mais baixo (10,46%) com saldo de R$ 1,40 trilhão em março — o que corresponde aproximadamente a 50% do PIB. A diferença entre os dois saldos está na dívida em poder do Banco Central (BC), que em março registrou crescimento de 37,99% na comparação anual. O crescimento da dívida observado nos últimos meses reflete o desequilíbrio fiscal do governo, principalmente quando o pagamento de juros é levado em conta.

Balança Comercial

Os dados para as exportações em abril mostraram variação de 23,04% em relação ao mesmo período do ano passado, com valor de 15,2 bilhões de dólares. No caso das importações, o crescimento na comparação anual foi muito mais forte (60,83%) e, dessa forma, ocorreu em abril um superávit bastante reduzido — apenas 1,3 bilhão de dólares. O superávit acumulado no ano está 67,44% abaixo do valor até abril de 2009. Esta deterioração da Balança Comercial brasileira resulta principalmente da fortíssima sobrevalorização cambial. Os efeitos práticos da recente iniciativa do governo de criar novos estímulos para os exportadores ainda são bastante incertos. De qualquer forma, no curto prazo, não se dever esperar grandes melhoras na trajetória da Balança Comercial.

Balanço de Pagamentos

Segundo o Banco Central, o déficit em Conta Corrente foi de 5,1 bilhões de dólares em março — o segundo maior déficit já registrado nessa conta em valores nominais, isto é, sem ajuste para a inflação. No mesmo período do ano passado, o saldo em Conta Corrente foi de -1,6 bilhão. No primeiro trimestre deste ano, o déficit acumulado foi de 12,1 bilhões, o que vem a ser a metade de todo o saldo negativo de 2009. Como nos meses anteriores, a Balança Comercial em março apresentou resultado decepcionante e, no caso da Balança de Serviços, ocorreu déficit expressivo (-6,0 bilhões de dólares). No entanto, de forma semelhante ao que ocorria antes de setembro de 2008, as fortes entradas de capital financeiro vêm mais do que compensando o mau desempenho da Conta Corrente — em março, o saldo da Balança de Capitais foi de 8,5 bilhões de dólares. Com isso, ocorreu um superávit moderado no Balanço de Pagamentos (3,3 bilhões de dólares). Com a abundância de capital externo, o saldo de reservas internacionais apresentou crescimento de 28,03% em comparação com o mesmo período do ano passado, e encontra-se atualmente em 243,8 bilhões de dólares.

(8)

Agropecuária Indústria

Extrativa Mineral Transformação Industrial Construção Civil

Serviços Industriais de Utilidade Pública Serviços Comércio Transporte Comunicações Instituições Financeiras Outros Serviços Aluguel de Imóveis Administração Pública PIB a Preços Básicos

Impostos Sobre Produtos PIB a Preços de Mercado

Médias no ano

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

PIB Trimestral - Indicadores de Oferta

Índice com base fixa (média de 1995=100)

Variação em relação ao ano anterior (%)

Agropecuária Indústria Serviços

PIB a Preços Básicos PIB a Preços de Mercado

Variação anual

Notas:

O setor Extrativo Mineral inclui a exploração de petróleo.

O setor Administração Pública inclui os órgãos de governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) a nível federal, estadual e municipal.

Fonte:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

150,7 158,4 167,4 158,7 125,0 105,8 154,3 186,3 122,2 128,5 134,2 126,8 123,7 123,8 113,8 119,1 165,2 171,3 179,7 179,3 164,5 165,9 158,1 160,2 118,2 124,6 128,6 119,5 122,1 121,2 107,4 115,2 118,0 123,7 133,9 125,5 116,2 117,5 113,5 114,5 134,3 141,6 148,4 144,8 129,3 132,2 131,2 132,1 133,6 141,8 148,7 152,5 129,8 132,1 129,1 132,0 124,4 134,8 143,0 141,4 120,3 122,8 116,3 121,5 130,7 137,2 141,9 138,6 129,3 132,0 125,6 129,4 204,2 219,3 238,8 250,4 200,7 208,3 194,5 198,8 122,7 141,2 159,6 169,9 117,7 120,4 118,2 122,1 131,0 137,3 143,1 150,4 127,3 129,9 126,6 128,9 144,7 151,8 154,2 156,3 141,1 143,8 141,3 143,4 134,4 137,5 139,5 144,0 130,7 130,9 133,1 134,0 131,3 138,9 145,5 145,4 127,9 128,2 126,0 131,1 134,0 144,4 155,2 153,9 129,5 130,5 129,3 133,4 131,8 139,8 146,9 146,7 128,2 128,6 126,5 131,5 4,5 5,2 5,6 -5,2 2,0 3,2 -1,2 -1,7 2,3 5,2 4,4 -5,5 1,9 1,9 3,9 -1,2 4,2 6,1 4,8 2,6 3,5 3,4 4,6 3,6 3,7 5,8 4,8 -0,1 3,0 3,0 3,9 1,4 4,0 6,1 5,1 -0,2 3,3 3,4 4,4 2,0

(9)

143,2 118,9 161,1 189,4 155,4 127,8 167,8 207,9 163,8 130,0 163,1 198,7 149,0 124,1 127,3 128,5 117,3 127,9 134,5 134,1 126,2 135,5 144,3 130,7 113,0 123,8 134,4 136,0 169,0 173,6 165,1 171,1 174,1 174,8 173,0 181,1 188,7 176,0 168,4 177,8 185,0 186,0 124,2 125,8 110,4 124,3 132,5 131,0 119,5 130,8 140,4 123,6 102,8 116,6 129,2 129,4 122,8 121,2 115,9 121,6 128,9 128,5 126,1 133,7 144,2 131,7 113,9 121,3 132,1 134,9 136,0 137,9 137,3 141,2 141,7 146,2 144,9 146,9 150,5 151,3 138,9 141,3 145,6 153,4 135,4 138,0 136,7 140,3 143,3 147,0 144,2 148,4 152,2 149,8 146,6 151,3 155,4 156,7 127,3 132,4 124,5 133,1 138,5 142,8 134,8 144,1 152,7 140,5 126,7 138,6 148,4 151,9 131,9 135,8 130,5 136,6 138,1 143,5 136,6 144,1 146,8 140,1 128,2 136,3 142,5 147,7 209,3 214,2 209,7 214,4 219,9 233,2 227,0 232,1 241,8 254,2 241,6 247,9 252,7 259,5 126,1 124,5 131,8 136,8 143,4 152,8 154,5 158,7 162,5 162,7 164,1 166,6 172,5 176,5 132,3 136,1 134,2 135,8 137,9 141,1 139,1 142,4 145,4 145,4 147,3 151,2 152,6 150,4 146,1 148,0 148,8 151,5 153,0 153,8 152,9 154,2 155,7 153,8 154,9 156,4 157,9 156,1 134,7 136,0 136,8 137,0 137,9 138,3 137,5 139,0 140,4 141,2 142,2 143,1 144,9 145,7 133,7 134,5 132,3 139,3 141,6 142,6 140,2 147,7 150,8 143,5 137,7 145,8 149,1 149,1 137,5 135,9 136,8 143,4 146,7 150,8 148,3 155,9 162,7 153,8 142,1 150,5 159,5 163,3 134,3 134,8 133,0 139,9 142,4 143,8 141,4 148,9 152,5 145,0 138,4 146,5 150,6 151,2 14,5 12,4 4,4 1,7 8,6 7,5 4,2 9,8 5,4 1,7 -2,8 -4,4 -9,0 -4,6 2,9 3,8 3,2 7,4 5,7 4,3 7,5 5,9 7,3 -2,5 -10,4 -8,6 -6,9 4,0 4,3 4,5 5,9 6,3 5,8 6,5 5,4 5,8 6,2 1,9 1,7 2,0 2,1 4,6 4,5 4,9 5,0 6,2 5,9 6,0 6,0 6,1 6,5 0,6 -1,8 -1,3 -1,1 3,9 4,7 4,8 5,1 6,4 6,0 6,7 6,3 6,5 7,1 0,8 -2,1 -1,6 -1,2 4,3

(10)

Produção total de autoveículos Vendas de autoveículos

Vendas no mercado interno Vendas no mercado externo

Variação em relação ao ano anterior (%)

Produção total de autoveículos Vendas de autoveículos

Vendas no mercado interno Vendas no mercado externo Fonte:

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Variação anual Bens de capital

Bens intermediários Bens de consumo

Bens de consumo duráveis Semiduráveis e não duráveis

Variação em relação ao ano anterior (%)

Bens de capital Bens intermediários Bens de consumo

Bens de consumo duráveis Semiduráveis e não duráveis Fonte:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

Produção Industrial - Categorias de Uso

Índice com base fixa (média de 2002=100)

Médias no ano Variação anual

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

Mercado de autoveículos

Mil unidades Acumulado no ano 133,9 160,0 182,9 151,0 214,8 188,8 139,2 134,6 112,9 118,3 120,2 109,6 125,4 110,7 91,9 93,1 114,4 119,8 122,1 118,8 138,7 123,6 103,5 99,8 147,8 161,3 167,4 156,7 190,5 143,2 80,6 108,6 107,4 111,0 112,5 110,7 127,8 119,5 108,3 97,9 5,7 19,5 14,3 -17,4 16,3 3,7 -14,4 -14,4 2,1 4,9 1,5 -8,8 -2,5 -7,8 -18,4 -20,4 3,3 4,7 1,9 -2,7 0,7 -7,6 -10,3 -13,9 5,8 9,1 3,8 -6,4 -0,5 -22,2 -41,7 -31,1 2,7 3,4 1,4 -1,6 1,1 -3,0 -1,9 -8,6 2627,5 2939,5 3220,5 3185,2 297,2 197,3 97,0 184,9 2628,9 3009,7 3218,0 3206,8 271,1 180,9 158,8 185,0 1786,1 2220,3 2483,4 2731,4 202,5 130,3 115,2 163,2 842,8 789,4 734,6 475,3 68,6 50,5 43,6 21,8 3,9 11,9 9,6 -1,0 17,7 -33,4 -64,2 -27,2 4,0 14,5 6,9 -0,7 -9,6 -33,2 -31,6 -26,5 9,5 24,3 11,9 9,6 -8,3 -38,0 -34,6 -16,2 -6,0 -6,3 -6,9 -35,3 -13,0 -16,5 -22,2 -61,8

(11)

123,6 141,2 130,5 137,5 143,5 151,3 152,5 163,7 178,6 184,1 171,3 151,5 154,8 195,4 89,8 104,2 101,6 109,1 111,9 118,2 119,3 117,7 122,4 116,5 111,1 112,3 107,2 123,5 98,0 115,5 109,9 117,2 115,1 123,2 127,8 128,0 139,0 132,7 119,2 111,0 111,2 132,6 120,5 155,0 145,0 154,6 156,8 166,7 178,0 177,3 195,9 183,2 138,7 147,5 150,9 194,9 93,2 107,2 102,5 109,2 106,2 114,0 117,1 117,5 127,0 121,9 115,0 103,3 102,7 119,4 -24,4 -21,4 -29,3 -22,6 -24,4 -23,6 -22,0 -20,6 -16,9 -2,5 23,1 12,5 25,2 38,4 -20,9 -13,3 -15,5 -13,4 -11,6 -11,8 -8,0 -7,1 -2,4 5,2 21,0 20,6 19,4 18,6 -8,5 -1,3 -8,7 -5,1 -6,3 -3,9 -1,8 -4,5 0,2 7,3 15,2 11,2 13,4 14,8 -24,4 -13,6 -21,9 -13,8 -12,9 -6,6 -3,8 -6,3 2,8 28,0 72,1 35,7 25,2 25,8 -2,9 3,2 -3,8 -2,1 -4,0 -3,0 -1,1 -3,9 -0,6 2,0 6,2 5,5 10,2 11,4 204,4 275,1 253,9 269,5 284,4 282,3 295,4 273,6 317,4 291,5 252,8 245,9 249,8 331,0 215,5 283,8 248,4 266,9 293,6 276,3 293,6 288,5 309,4 281,1 264,7 235,9 254,6 353,5 185,0 249,1 213,5 227,7 254,2 240,3 247,8 247,9 260,9 231,3 210,6 187,6 201,7 295,6 30,5 34,8 35,0 39,2 39,5 35,9 45,8 40,5 48,5 49,8 54,0 48,3 52,9 57,9 -19,1 -2,9 -15,7 -7,9 -8,0 -11,3 -5,3 -9,0 6,8 47,7 160,4 33,0 22,2 20,3 -15,0 0,3 -19,2 -6,8 -7,9 -12,1 -4,6 -1,8 14,1 55,4 66,6 27,5 18,1 24,5 -5,1 14,1 -11,2 1,0 3,2 -4,2 2,1 7,1 28,9 77,4 82,8 14,9 9,0 18,7 -47,8 -46,3 -48,0 -35,7 -45,6 -43,3 -29,7 -34,7 -29,4 -1,5 24,0 121,3 73,3 66,6

(12)

Indústria geral

Var. em relação ao ano anterior (%) Indústria extrativa Indústria de tranformação Alimentos Bebidas Fumo Têxtil Vestuário e acessórios Calçados e artigos de couro Madeira

Celulose, papel e produtos de papel Edição, impressão e reprodução Refino de petróleo e álcool Farmacêutica

Perfum., sabões, detergentes e limpeza Outros produtos químicos

Borracha e plástico Minerais não metálicos Metalurgia básica Produtos de metal

Máquinas e equipamentos

Máquinas e equipam. para escritório Máquinas e aparelhos elétricos Material eletrônico

Equipamentos médico-hospitalares Veículos automotores

Outros equipamentos de transporte Mobiliário

Diversos

Fonte:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Médias no ano

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

Produção Industrial - Abertura por Setores

Índice com base fixa (média de 2002=100)

114,9 121,8 125,5 116,3 138,3 122,1 99,4 98,0 2,8 6,0 3,1 -7,4 1,1 -6,4 -14,7 -17,5 129,2 136,8 141,9 129,5 150,3 131,0 115,8 115,9 114,1 121,0 124,7 115,6 137,7 121,6 98,6 97,1 105,1 107,8 108,4 106,6 122,9 112,2 98,8 94,0 115,6 121,8 122,1 130,7 136,1 138,7 157,1 130,0 114,7 105,3 97,9 95,6 51,3 51,4 43,7 51,4 104,5 108,5 106,5 99,7 116,0 103,2 73,1 86,9 80,3 84,4 87,1 80,2 108,9 96,9 60,6 54,4 87,1 85,1 79,4 72,5 93,9 86,0 62,4 58,1 100,9 98,0 88,0 72,4 87,9 78,7 73,2 70,1 120,8 121,8 128,1 126,3 132,1 120,9 124,0 121,6 111,3 111,1 112,9 109,9 139,1 125,7 114,0 94,2 103,2 106,4 106,8 105,9 105,8 105,8 103,7 94,4 111,4 113,6 128,0 138,1 153,6 139,7 122,4 89,3 119,5 125,5 119,5 125,1 129,7 122,9 101,4 116,5 107,9 113,9 112,4 107,6 114,8 108,3 88,4 82,8 105,0 111,2 113,6 103,0 118,9 100,1 71,0 87,5 106,6 112,3 121,5 115,9 135,0 119,9 105,3 107,7 110,4 117,9 121,8 100,4 129,9 110,2 89,0 83,8 102,5 108,4 111,0 94,8 118,2 102,4 81,6 81,3 125,5 147,7 156,6 127,6 179,5 150,5 110,5 105,0 256,3 293,2 267,0 249,3 291,1 244,7 202,7 187,7 127,8 145,7 151,1 121,0 171,3 147,9 123,5 113,2 135,2 133,8 129,9 96,8 158,7 134,4 54,9 56,8 117,8 122,3 141,8 124,6 182,1 144,2 122,4 113,9 146,6 168,6 182,3 159,7 204,7 149,7 70,1 114,8 129,7 147,8 210,3 215,2 236,1 242,6 234,1 247,6 105,8 113,7 112,0 108,8 121,6 106,0 87,5 86,9 116,6 114,7 114,4 105,4 137,9 114,4 94,8 79,9

(13)

95,0 111,1 106,5 114,2 115,4 122,9 125,6 125,9 134,0 128,6 118,3 113,8 112,3 133,0 -16,8 -9,7 -14,8 -11,2 -10,9 -9,9 -7,1 -7,6 -3,1 5,3 19,0 16,1 18,2 19,7 107,3 125,8 120,6 127,5 133,1 139,8 139,4 135,2 138,6 132,6 137,9 140,5 129,5 145,6 94,3 110,3 105,7 113,5 114,5 122,1 124,8 125,4 133,8 128,4 117,3 112,4 111,4 132,3 87,4 95,8 96,2 108,6 110,0 118,1 118,5 117,2 123,0 112,2 98,2 92,8 87,4 103,7 114,5 127,6 117,6 118,3 110,1 115,3 125,9 134,4 152,9 151,5 170,9 151,7 132,2 151,9 74,6 134,5 173,3 163,6 154,3 143,2 82,4 42,6 44,4 43,0 39,9 43,4 69,1 129,0 88,1 101,0 96,0 100,0 98,4 108,3 105,6 107,4 114,1 108,8 81,7 93,2 98,4 118,7 60,7 75,7 72,0 77,6 81,5 89,4 96,3 91,0 101,0 99,2 63,8 62,9 62,7 87,8 62,2 67,9 64,7 65,1 59,6 69,1 75,7 84,3 94,1 94,3 75,2 68,1 70,3 83,7 65,6 75,4 68,7 72,3 67,7 72,5 73,6 72,0 78,6 79,4 73,3 72,9 71,0 86,2 115,0 122,7 119,9 125,8 124,5 131,4 130,8 129,9 134,5 128,7 131,2 129,9 120,6 138,6 95,5 107,9 98,5 101,9 96,3 106,7 109,4 116,3 140,0 134,7 117,6 95,9 97,4 118,3 89,7 102,7 96,8 108,8 110,2 111,9 117,4 109,4 111,1 109,6 109,5 101,4 91,5 91,3 90,7 133,0 125,5 156,4 151,3 156,3 163,4 146,9 157,5 144,6 142,5 94,4 137,5 162,6 109,2 129,6 121,4 129,7 123,2 128,4 124,6 130,3 136,8 131,9 120,0 122,2 115,6 137,9 83,5 99,1 93,9 99,6 109,1 119,8 123,8 128,6 127,4 117,0 107,0 110,2 106,0 117,2 83,7 95,8 95,1 97,6 100,9 111,7 113,1 111,7 119,4 114,1 105,3 108,5 104,0 120,6 99,9 112,2 106,3 113,9 113,0 123,9 123,2 121,2 128,1 122,7 119,2 116,3 112,0 127,3 79,6 88,9 89,6 95,3 97,4 106,3 110,6 111,7 116,8 113,6 110,8 112,0 107,5 121,7 80,1 94,8 95,2 92,0 91,3 99,2 98,2 99,3 102,4 98,6 105,4 116,5 116,1 133,8 102,9 119,3 108,1 112,9 112,5 127,7 135,7 143,7 154,8 160,9 148,3 140,0 146,6 178,3 167,9 219,7 196,8 231,3 266,1 314,4 295,3 268,8 278,8 292,5 272,5 226,5 238,1 307,4 101,4 107,9 108,0 114,8 120,7 119,6 126,2 131,6 147,4 138,1 123,0 125,2 116,2 141,8 74,1 87,2 79,6 90,5 91,3 96,4 107,5 126,2 134,6 133,9 82,9 73,7 85,9 111,1 99,3 138,8 120,4 113,4 126,1 123,4 119,5 143,0 133,5 143,5 120,9 110,7 107,1 146,1 121,5 157,5 148,8 159,5 165,0 166,4 172,3 170,5 195,0 184,5 160,9 162,7 165,6 215,1 211,5 215,8 210,6 218,1 208,5 215,8 220,7 226,4 224,7 207,2 175,7 198,1 184,5 216,2 86,6 103,3 97,1 101,3 105,5 113,4 118,9 116,2 131,7 126,6 118,1 108,3 108,3 135,1 76,3 105,4 89,1 94,9 97,2 110,8 116,8 133,6 134,5 123,8 103,0 91,9 93,5 123,0

(14)

Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

PIB a Preços de Mercado - Previsão

Índice com base fixa (média de 1995=100)

Previsão: área sombreada

I. ATIVIDADE ECONÔMICA

Indústria Geral - Previsão

Índice com base fixa (média de 2002=100)

Previsão: área sombreada

Trim. I Trim. II Trim. III Trim. IV Médias

126,5 131,5 134,3 134,8 131,8 -1,1 3,9 2,1 0,4 1,1 4,4 2,2 4,7 4,6 4,0 -1,1 2,8 4,6 4,6 133,0 139,9 142,4 143,8 139,8 -1,3 5,2 1,8 1,0 1,6 5,1 6,4 6,0 6,7 6,1 -1,3 3,8 5,7 6,7 141,4 148,9 152,5 145,0 146,9 -1,6 5,3 2,4 -4,9 0,2 6,3 6,5 7,1 0,8 5,1 -1,6 3,6 6,0 0,8 138,4 146,5 150,6 151,2 146,7 -4,5 5,9 2,8 0,4 1,1 -2,1 -1,6 -1,2 4,3 -0,2 -4,5 1,1 3,9 4,3 145,2 153,3 157,3 153,7 152,4 -3,9 5,6 2,6 -2,3 0,4 4,9 4,7 4,4 1,7 3,9 -3,9 1,4 4,1 1,7

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set. 109,2 104,1 121,2 113,6 125,5 121,6 125,5 132,5 124,2 -0,4 -4,7 16,5 -6,3 10,5 -3,1 3,2 5,6 -6,3 4,4 3,0 3,9 5,9 5,0 6,6 7,0 6,6 5,4 -0,4 -5,1 10,5 3,6 14,4 10,9 14,5 20,9 13,3 118,8 114,2 123,0 125,0 128,5 129,5 136,5 135,1 136,2 1,9 -3,8 7,8 1,6 2,9 0,8 5,4 -1,0 0,8 8,7 9,7 1,5 10,0 2,4 6,5 8,8 1,9 9,7 1,9 -2,1 5,5 7,2 10,3 11,1 17,1 15,9 16,8 98,0 95,0 111,1 106,5 114,2 115,4 122,9 125,6 125,9 -1,4 -3,1 16,9 -4,2 7,2 1,1 6,5 2,1 0,3 -17,5 -16,8 -9,7 -14,8 -11,2 -10,9 -9,9 -7,1 -7,6 -1,4 -4,4 11,7 7,1 14,8 16,1 23,7 26,3 26,6 113,8 112,3 133,0 115,7 121,4 122,6 129,8 130,53 131,22 -3,8 -1,3 18,5 -13,0 5,0 0,9 5,9 0,5 0,5 16,1 18,2 19,7 8,7 6,4 6,2 5,6 4,0 4,2 -3,8 -5,1 12,4 -2,2 2,7 3,6 9,8 10,4 10,9 113,2 110,7 130,3 3,3 -2,2 17,7 -0,5 -1,4 -2,0 3,3 1,1 19,0

(15)

Out. Nov. Dez. Médias 136,8 130,5 116,6 121,8 10,2 -4,6 -10,6 0,5 10,5 6,7 6,3 6,0 24,8 19,0 6,3 138,3 122,1 99,4 125,5 1,5 -11,7 -18,6 -1,3 1,1 -6,4 -14,7 3,1 18,6 4,7 -14,7 134,0 128,6 118,3 116,3 6,5 -4,0 -8,0 1,5 -3,1 5,3 19,0 -7,4 34,8 29,4 19,0 136,48 125,9 109,5 123,5 4,0 -7,8 -13,0 -0,6 1,8 -2,1 -7,4 6,2 15,4 6,4 -7,4

(16)

Médias no ano

II. DEMANDA E RENDA

PIB Trimestral - Indicadores de Demanda

Índice com base fixa (média de 1995=100)

PIB a Preços de Mercado Consumo das Famílias Consumo do Governo

Formação Bruta de Capital Fixo Exportações de Bens e Serviços Importações de Bens e Serviços (-)

Variação em relação ao ano anterior (%)

PIB a Preços de Mercado Consumo das Famílias Consumo do Governo

Formação Bruta de Capital Fixo Exportações de Bens e Serviços Importações de Bens e Serviços (-) Fonte:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Variação anual

II. DEMANDA E RENDA

Indicadores de Comércio e Mercado de Trabalho

Médias no ano

Variação anual Volume de vendas: comércio varejista

Receita nominal: comércio varejista Salário mínimo nacional (R$) Taxa de desemprego (%)

Variação em relação ao ano anterior (%)

Volume de vendas: comércio varejista Receita nominal: comércio varejista

Variação real (deflacionado pelo INPC) Variação real (deflacionado pelo IGP-M) Salário mínimo nacional (R$)

Variação real (deflacionado pelo INPC) Variação real (deflacionado pelo IGP-M) Notas:

Volume de Vendas e Receita Nominal: Índices (média de 2003=100). O símbolo “- -” indica que a informação não está disponível.

Fontes:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Trabalho.

131,8 139,8 146,9 146,7 128,2 128,6 126,5 131,5 128,1 135,9 145,5 151,4 123,0 125,6 124,3 126,9 123,9 130,2 132,3 137,2 119,4 132,9 116,6 118,6 119,5 136,1 154,3 139,0 113,5 110,8 113,8 116,8 239,1 253,9 252,3 226,3 246,4 234,2 219,6 223,4 145,9 174,8 206,2 182,7 129,2 127,3 132,1 138,7 4,0 6,1 5,1 -0,2 3,3 3,4 4,4 2,0 5,2 6,1 7,0 4,1 4,7 5,2 5,4 5,3 2,6 5,1 1,6 3,7 1,1 -0,2 2,6 1,2 9,8 13,9 13,4 -9,9 3,9 4,1 11,6 6,8 5,0 6,2 -0,6 -10,3 9,6 10,3 8,3 -1,6 18,4 19,9 18,0 -11,4 8,6 9,0 15,6 13,8 121,6 133,4 145,5 154,1 148,8 145,3 195,2 143,9 133,7 149,7 172,3 189,6 178,4 175,7 235,7 174,9 337,5 372,5 409,2 461,1 415,0 415,0 415,0 415,0 10,0 9,3 7,9 8,1 7,5 7,6 6,8 8,2 6,2 9,7 9,1 5,9 9,8 5,1 3,8 6,0 7,3 11,9 15,1 10,1 16,4 12,0 9,5 11,9 3,9 7,5 8,0 4,8 8,5 4,4 2,9 5,2 5,4 6,6 3,4 7,8 3,7 0,1 -0,3 3,5 17,7 10,4 9,8 12,7 9,2 9,2 9,2 9,2 14,0 6,0 3,1 7,3 1,8 1,9 2,6 2,6 15,7 5,2 -1,3 10,4 -2,7 -2,4 -0,5 1,0

(17)

134,3 134,8 133,0 139,9 142,4 143,8 141,4 148,9 152,5 145,0 138,4 146,5 150,6 151,2 129,4 131,8 131,7 134,2 136,6 141,1 141,1 145,0 149,3 146,5 143,2 149,4 155,1 157,8 121,0 139,4 122,8 128,0 128,7 141,4 126,4 127,8 133,1 141,8 131,9 132,8 135,2 148,7 123,8 123,7 124,3 133,2 143,4 143,5 143,6 155,6 170,6 147,3 123,3 130,7 149,3 152,6 266,3 247,2 232,4 252,5 269,3 261,4 226,8 264,7 274,9 242,7 191,9 234,6 247,1 231,8 156,3 156,4 157,7 163,0 187,0 191,7 185,0 204,9 229,2 205,9 155,9 171,1 192,9 210,9 4,7 4,8 5,1 6,4 6,0 6,7 6,3 6,5 7,1 0,8 -2,1 -1,6 -1,2 4,3 5,2 4,9 5,9 5,7 5,6 7,1 7,2 8,1 9,3 3,8 1,5 3,0 3,9 7,7 1,3 4,9 5,3 7,9 6,4 1,5 3,0 -0,1 3,4 0,3 4,3 3,9 1,6 4,9 9,1 11,6 9,2 14,0 15,9 16,0 15,5 16,8 19,0 2,7 -14,2 -16,0 -12,5 3,6 8,1 5,5 5,8 13,0 1,1 5,8 -2,4 4,8 2,1 -7,2 -15,4 -11,4 -10,1 -4,5 21,0 22,8 19,4 17,6 19,6 22,6 17,4 25,7 22,5 7,4 -15,8 -16,5 -15,8 2,5 131,3 143,9 145,0 152,4 145,7 151,1 153,5 149,5 161,6 157,9 213,2 158,9 147,4 -160,0 176,0 178,3 187,5 180,1 186,7 189,5 183,6 199,2 194,9 264,0 196,9 184,6 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 -465,0 510,0 510,0 510,0 8,5 9,0 8,9 8,8 8,1 8,0 8,1 7,7 7,5 7,4 6,8 7,2 7,4 7,6 3,8 1,3 7,0 2,9 5,7 6,0 4,7 5,1 8,6 8,6 9,2 10,4 12,3 -10,2 7,3 13,2 7,6 9,6 9,5 8,1 8,2 11,6 10,9 12,0 12,6 15,3 -3,7 1,3 6,9 2,1 4,5 4,7 3,5 3,6 7,2 6,5 7,6 7,9 10,1 -2,1 1,0 7,4 3,8 8,0 10,2 8,8 8,6 13,1 12,7 14,0 13,3 15,0 -22,4 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 12,0 22,9 9,7 9,7 15,2 5,8 5,9 6,3 6,8 7,1 7,3 7,3 7,6 7,6 7,6 17,8 4,7 4,2 13,5 5,4 6,3 8,1 10,4 12,8 12,8 12,5 13,5 13,9 14,0 23,7 9,4 7,6

(18)

Pessoal ocupado Indústria extrativa

Indústria de transformação Folha de pagamento nominal Indústria extrativa

Indústria de transformação Folha de pagamento real Indústria extrativa

Indústria de transformação

Variação em relação ao ano anterior (%)

Pessoal ocupado Indústria extrativa

Indústria de transformação Folha de pagamento nominal Indústria extrativa

Indústria de transformação Folha de pagamento real Indústria extrativa

Indústria de transformação

Fonte:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

II. DEMANDA E RENDA

Mercado de Trabalho na Indústria

Índice com base fixa (janeiro de 2001=100)

Médias no ano Variação anual 101,5 103,7 105,9 100,3 108,0 107,9 106,5 102,8 109,3 112,9 118,9 116,3 121,7 121,3 120,6 117,9 101,3 103,5 105,6 100,0 107,7 107,6 106,2 102,5 162,3 178,2 199,7 203,4 197,9 200,0 218,6 260,3 185,8 240,7 275,8 313,9 256,1 270,7 307,4 346,9 161,5 176,1 197,0 199,6 195,8 197,5 215,5 257,3 106,4 112,7 119,5 116,1 117,1 117,8 128,3 152,4 121,8 152,3 165,0 179,3 151,5 159,4 180,4 203,0 105,9 111,3 117,9 113,9 115,9 116,3 126,5 150,6 0,0 2,2 2,1 -5,2 2,1 1,5 0,3 -1,2 1,0 3,3 5,3 -2,2 5,1 4,2 4,8 3,6 -0,1 2,2 2,0 -5,3 2,0 1,5 0,2 -1,3 5,5 9,8 12,0 1,9 14,5 11,5 10,9 10,0 9,6 29,6 14,6 13,8 16,4 21,6 21,0 9,6 5,4 9,0 11,9 1,3 14,4 11,1 10,4 10,0 1,3 5,9 6,0 -2,8 7,7 4,8 4,2 3,8 5,2 25,0 8,4 8,6 9,5 14,3 13,8 3,5 1,2 5,2 5,9 -3,4 7,7 4,4 3,8 3,9

(19)

101,8 100,4 99,6 99,4 99,4 99,3 99,3 99,7 101,0 101,7 102,2 100,0 100,6 101,1 116,7 116,7 116,5 117,0 116,0 115,3 115,0 115,7 116,2 115,8 117,3 117,9 117,6 118,5 101,5 100,0 99,2 99,1 99,1 99,0 98,9 99,4 100,7 101,4 101,9 99,6 100,3 100,7 198,8 197,3 191,5 190,3 199,1 195,3 197,7 193,8 196,4 200,1 222,6 258,2 211,9 212,6 285,1 408,6 285,6 276,2 444,9 289,3 281,6 274,3 278,6 278,0 300,5 364,5 303,7 493,0 195,9 190,0 188,2 187,3 190,6 192,1 194,7 191,0 193,5 197,4 219,9 254,5 208,7 202,9 115,8 114,3 110,7 109,5 114,0 111,5 112,5 110,2 111,3 113,1 125,4 144,9 118,0 117,5 166,1 236,7 165,1 158,9 254,8 165,1 160,3 155,9 158,0 157,2 169,2 204,5 169,1 272,4 114,1 110,1 108,8 107,8 109,1 109,6 110,9 108,6 109,7 111,6 123,8 142,8 116,2 112,1 -2,5 -4,2 -5,1 -5,6 -6,1 -6,6 -7,1 -6,7 -6,5 -5,7 -4,1 -2,7 -1,2 0,7 1,5 1,0 0,7 -0,4 -2,2 -4,0 -5,5 -5,0 -4,5 -4,5 -2,8 0,0 0,7 1,5 -2,6 -4,3 -5,3 -5,8 -6,2 -6,7 -7,1 -6,7 -6,5 -5,7 -4,1 -2,8 -1,2 0,7 4,7 8,3 3,0 3,3 4,2 2,4 0,4 -2,2 -0,8 0,0 1,9 -0,8 6,5 7,7 -2,5 67,2 18,7 13,4 80,1 12,0 11,7 -21,8 8,8 2,7 -2,2 5,1 6,5 20,7 5,1 5,5 2,2 2,8 0,8 1,9 -0,1 -0,9 -1,2 -0,1 2,1 -1,1 6,5 6,8 -1,1 2,3 -2,5 -2,1 -0,9 -2,3 -3,9 -6,2 -4,9 -3,9 -2,3 -4,9 1,9 2,8 -7,9 57,9 12,4 7,5 71,2 6,9 6,9 -25,0 4,2 -1,4 -6,2 0,7 1,8 15,1 -0,7 -0,4 -3,2 -2,5 -4,2 -2,7 -4,4 -5,0 -5,3 -4,1 -2,1 -5,2 1,9 1,9

(20)

Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

Previsão: área sombreada

Previsão: área sombreada

II. DEMANDA E RENDA

Consumo das Famílias - Previsão

Índice com base fixa (média de 1995=100)

II. DEMANDA E RENDA

Pessoal Ocupado na Indústria - Previsão

Índice com base fixa (janeiro de 2001=100)

Trim. I Trim. II Trim. III Trim. IV Médias

124,3 126,9 129,4 131,8 128,1 -0,9 2,1 1,9 1,9 1,1 5,7 5,5 5,1 4,5 5,2 -0,9 1,1 2,8 4,5 131,7 134,2 136,6 141,1 135,9 -0,1 1,9 1,8 3,3 1,7 5,9 5,7 5,6 7,1 6,1 -0,1 1,8 3,6 7,1 141,1 145,0 149,3 146,5 145,5 0,0 2,8 2,9 -1,9 0,9 7,2 8,1 9,3 3,8 7,0 0,0 2,8 5,8 3,8 143,2 149,4 155,1 157,8 151,4 -2,2 4,3 3,8 1,7 1,9 1,5 3,0 3,9 7,7 4,1 -2,2 2,0 5,9 7,7 151,1 156,4 161,7 161,6 157,7 -4,2 3,5 3,4 -0,1 0,6 5,5 4,7 4,3 2,4 4,2 -4,2 -0,8 2,5 2,4

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set. 101,3 101,2 101,8 102,7 103,5 103,6 103,9 104,2 105,7 0,6 0,0 0,5 0,9 0,8 0,1 0,2 0,3 1,5 1,2 0,9 1,6 1,6 1,9 1,7 1,9 2,2 2,9 0,6 0,5 1,0 2,0 2,8 2,9 3,1 3,4 5,0 104,4 104,7 104,9 105,3 105,8 106,3 106,7 106,9 108,0 0,4 0,3 0,2 0,4 0,4 0,5 0,4 0,1 1,0 3,1 3,5 3,1 2,5 2,2 2,6 2,8 2,6 2,2 0,4 0,7 0,9 1,2 1,7 2,2 2,6 2,8 3,8 101,8 100,4 99,6 99,4 99,4 99,3 99,3 99,7 101,0 -1,0 -1,4 -0,8 -0,1 0,0 -0,1 -0,1 0,5 1,3 -2,5 -4,2 -5,1 -5,6 -6,0 -6,6 -7,0 -6,7 -6,5 -1,0 -2,4 -3,2 -3,3 -3,3 -3,4 -3,5 -3,0 -1,8 100,6 101,1 100,8 100,9 101,1 101,3 101,5 101,8 103,0 0,6 0,8 -0,3 0,1 0,2 0,2 0,2 0,3 1,1 -1,2 0,7 1,2 1,5 1,7 2,0 2,3 2,1 2,0 0,6 1,1 0,8 0,9 1,1 1,3 1,5 1,8 3,0 104,6 104,1 4,6 2,5 3,9 3,0 4,6 4,1

(21)

Out. Nov. Dez. Médias 106,2 106,1 104,0 103,7 0,5 -0,1 -2,0 0,3 3,3 3,8 3,3 2,2 5,4 5,4 3,3 107,9 106,5 102,8 105,9 -0,1 -1,3 -3,5 -0,1 1,6 0,4 -1,2 2,1 3,7 2,4 -1,2 101,7 102,2 100,0 100,3 0,7 0,5 -2,2 -0,2 -5,7 -4,1 -2,7 -5,2 -1,1 -0,6 -2,7 103,3 102,9 100,0 101,5 0,3 -0,4 -2,8 0,0 1,6 0,7 0,0 1,2 3,3 2,9 0,0

(22)

Acumulado no ano

III. MERCADOS FINANCEIROS

Taxas de Juros

Ao mês (%)

Taxas para Aplicação TR

Poupança Selic - taxa efetiva CDI CDB - pré-fixado Custo do Dinheiro “Hot money” Desconto de duplicata Capital de giro Conta garantida “Vendor” Cheque especial Ao ano (%)

Taxas para Aplicação TR

Poupança Selic - taxa efetiva CDI CDB - pré-fixado Custo do Dinheiro “Hot money” Desconto de duplicata Capital de giro Conta garantida “Vendor” Cheque especial Nota:

O símbolo “- -” indica que a informação não está disponível. Fontes:

Banco Central do Brasil e Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima). Médias mensais 0,17 0,12 0,14 0,06 0,16 0,21 0,18 0,05 0,67 0,62 0,64 0,56 0,66 0,72 0,68 0,55 1,18 0,94 0,99 0,79 1,02 1,12 1,05 0,86 1,17 0,94 0,98 0,79 1,00 1,11 1,04 0,85 1,13 0,84 0,92 0,74 1,01 0,99 0,95 0,92 3,55 3,30 3,56 3,62 3,81 4,15 4,08 4,07 2,76 2,42 2,91 2,91 3,26 3,12 3,04 3,17 2,45 2,17 2,39 2,36 2,79 2,73 2,64 2,59 4,40 4,14 4,53 5,01 5,00 4,84 5,05 4,88 1,55 1,26 1,48 1,36 1,84 1,75 1,62 1,53 7,74 7,57 8,31 8,47 8,78 8,79 8,70 8,52 2,0 1,4 1,6 0,7 2,0 2,6 2,2 0,5 8,3 7,7 7,9 6,9 8,2 8,9 8,5 6,7 15,1 11,9 12,5 9,9 13,0 14,4 13,3 10,8 15,0 11,8 12,4 9,9 12,7 14,2 13,2 10,7 14,5 10,6 11,6 9,3 12,8 12,5 12,1 11,6 51,9 47,6 52,2 53,2 56,6 62,8 61,5 61,3 38,7 33,3 41,1 41,1 46,9 44,7 43,3 45,5 33,7 29,4 32,8 32,3 39,2 38,1 36,8 36,0 67,7 62,7 70,1 79,8 79,6 76,4 80,5 77,1 20,2 16,2 19,3 17,6 24,5 23,2 21,3 19,9 144,6 139,9 160,6 165,2 174,7 174,9 172,0 166,7

(23)

0,14 0,05 0,04 0,07 0,11 0,02 0,00 0,00 0,00 0,05 0,00 0,00 0,08 0,00 0,64 0,55 0,55 0,57 0,61 0,52 0,50 0,50 0,50 0,55 0,50 0,50 0,58 0,50 0,97 0,84 0,77 0,76 0,79 0,69 0,69 0,69 0,66 0,73 0,66 0,59 0,76 0,67 0,97 0,84 0,77 0,75 0,78 0,69 0,69 0,69 0,66 0,72 0,66 0,59 0,76 0,66 0,83 0,80 0,75 0,70 0,67 0,65 0,66 0,67 0,66 0,66 0,67 0,66 0,67 0,67 3,73 4,06 3,58 3,27 3,40 3,40 3,49 3,47 3,23 3,62 3,52 3,60 3,34 -2,97 3,14 3,00 2,88 2,81 2,87 2,87 2,90 2,69 2,59 2,64 2,73 2,65 -2,46 2,50 2,42 2,33 2,33 2,28 2,24 2,28 2,15 2,07 2,22 2,15 2,13 -5,00 4,84 5,17 5,10 5,11 5,00 5,00 4,97 5,12 4,87 5,06 5,00 5,11 -1,41 1,48 1,37 1,29 1,21 1,34 1,26 1,22 1,29 1,28 1,25 1,15 1,12 -8,60 8,50 8,55 8,53 8,54 8,32 8,38 8,29 8,40 8,26 8,32 8,27 8,30 -1,7 0,5 0,5 0,8 1,3 0,2 0,0 0,0 0,0 0,6 0,0 0,0 1,0 0,0 8,0 6,7 6,7 7,0 7,5 6,4 6,2 6,2 6,2 6,8 6,2 6,2 7,2 6,2 12,3 10,6 9,7 9,5 9,9 8,6 8,6 8,6 8,2 9,1 8,2 7,3 9,5 8,3 12,3 10,6 9,6 9,4 9,8 8,6 8,6 8,6 8,2 9,0 8,2 7,3 9,5 8,2 10,5 10,0 9,4 8,8 8,3 8,1 8,2 8,3 8,2 8,2 8,3 8,2 8,3 8,3 55,2 61,3 52,5 47,1 49,3 49,4 51,0 50,6 46,5 53,2 51,4 52,8 48,3 -42,0 45,0 42,6 40,5 39,5 40,4 40,4 40,9 37,5 36,0 36,8 38,2 36,9 -33,9 34,6 33,2 31,8 31,9 31,0 30,5 31,1 29,1 27,9 30,1 29,1 28,8 -79,6 76,4 83,0 81,8 81,8 79,5 79,6 78,9 82,1 76,9 80,9 79,6 81,8 -18,4 19,2 17,8 16,7 15,5 17,3 16,3 15,7 16,6 16,6 16,1 14,7 14,3 -169,1 166,3 167,8 167,0 167,3 161,0 162,7 160,0 163,3 159,1 161,1 159,5 160,3

(24)

-III. MERCADOS FINANCEIROS

Ativos de risco

Rentabilidade ao mês (%)

Bolsas de Valores Bovespa

Dow Jones - NYSE Nasdaq

Ouro Câmbio

Dólar - venda (final de período) Dólar - venda (média no período)

Rentabilidade ao ano (%) e cotações

Bolsas - Rentabilidade ao ano (%) Bovespa

Dow Jones - NYSE Nasdaq

Ouro - Rentabilidade ao ano (%) Câmbio - Cotações (R$/US$)

Dólar - venda (final de período) Dólar - venda (média no período) Dólar - paridade do poder de compra Futuros - Cotações

DI - 30 dias (% ao ano) DI - 60 dias (% ao ano) DI - 90 dias (% ao ano) Dólar - 30 dias (R$/US$) Dólar - 60 dias (R$/US$) Nota:

A referência para o Dólar-PPC é janeiro de 1994, atualizado pelo IPA. Fontes:

Banco Central do Brasil e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

Cotações em dezembro Acumulado no ano Médias mensais 2,6 3,1 -3,8 5,3 -1,8 2,6 4,7 -2,8 1,3 0,6 -3,4 1,8 -5,3 -1,8 -7,7 -11,7 0,8 0,8 -4,1 3,5 -10,7 1,0 -4,8 -6,6 0,7 1,0 2,7 -0,1 13,3 10,6 5,6 3,7 -0,7 -1,5 2,5 -2,4 10,3 0,2 -0,9 2,7 -0,5 -1,5 2,7 -2,5 4,3 5,7 -3,6 0,2 32,9 43,7 -41,2 82,7 -19,3 36,2 72,7 -29,2 16,3 6,4 -34,7 21,7 -48,1 -19,8 -61,7 -77,6 9,5 9,8 -41,5 47,7 -74,5 12,4 -44,8 -56,2 7,6 11,3 32,1 -3,0 349,0 236,5 91,2 54,7 2,138 1,771 2,337 1,741 2,333 2,337 2,316 2,378 2,150 1,786 2,394 1,750 2,266 2,394 2,307 2,313 3,242 3,298 3,785 3,492 3,693 3,785 3,765 3,795 13,1 11,1 13,4 8,6 13,5 13,4 12,6 12,0 13,0 11,2 13,2 8,7 13,7 13,2 12,3 11,8 12,8 11,2 13,0 8,8 13,8 13,0 12,1 11,4 2,148 1,790 2,358 1,754 2,348 2,358 2,328 2,394 2,158 1,797 2,375 1,763 2,367 2,375 2,349 2,413

(25)

7,2 15,6 12,5 -3,3 6,4 3,1 8,9 0,0 8,9 2,3 -4,6 1,7 5,8 -4,0 7,7 7,3 4,1 -0,6 8,6 3,5 2,3 0,0 6,5 2,0 -4,6 2,6 5,2 1,4 11,0 12,3 3,3 3,4 7,8 1,5 5,6 -3,6 4,9 6,8 -6,3 4,2 7,1 2,6 -4,3 -6,9 1,0 -4,8 -4,8 -0,4 1,0 3,2 15,0 -9,1 6,5 -1,2 4,3 1,5 -2,7 -5,9 -9,4 -1,1 -4,0 0,7 -5,7 -1,9 0,4 -0,5 7,7 -3,4 -1,7 -2,8 0,0 -4,7 -6,6 -5,0 -1,3 -4,5 -1,4 -4,5 -0,7 1,4 1,7 3,5 -3,0 -1,6 129,8 466,6 310,7 -32,8 110,8 45,0 178,3 0,5 179,3 31,4 -43,5 22,2 97,1 -39,0 144,4 134,1 61,3 -7,2 168,6 51,7 31,0 0,1 113,1 26,4 -42,9 35,5 82,7 18,2 248,3 302,1 48,0 50,0 147,6 19,8 92,8 -35,8 77,3 120,4 -54,1 64,6 129,0 36,5 -40,9 -57,8 13,3 -44,3 -44,8 -4,1 12,2 46,3 436,4 -68,2 111,8 -13,5 65,3 19,1 2,315 2,178 1,973 1,952 1,873 1,886 1,778 1,744 1,751 1,741 1,875 1,811 1,781 1,731 2,314 2,206 2,061 1,958 1,933 1,845 1,820 1,738 1,726 1,750 1,780 1,842 1,786 1,757 3,768 3,743 3,702 3,608 3,599 3,550 3,579 3,554 3,502 3,483 3,443 3,512 3,530 -11,1 10,1 9,7 9,0 8,6 8,6 8,6 8,6 8,7 8,6 8,6 8,8 8,6 9,4 10,5 10,0 9,5 8,9 8,6 8,6 8,7 8,7 8,7 8,7 8,7 8,9 8,7 9,7 10,2 9,9 9,4 8,8 8,6 8,6 8,7 8,7 8,7 8,8 8,8 9,1 9,0 9,9 2,324 2,193 1,994 1,971 1,875 1,898 1,780 1,767 1,763 1,754 1,894 1,818 1,781 1,748 2,340 2,207 2,008 1,982 1,886 1,908 1,790 1,778 1,773 1,763 1,906 1,829 1,791 1,760

(26)

III. MERCADOS FINANCEIROS

Fundos de Investimento

Rentabilidade ao mês (%) Resultados Gerais Fundos de ações Outros fundos Principais Fundos Referenciado DI Renda Fixa

Multimercados com RV alavancados Multimercados com RV Multimercados sem RV Rentabilidade ao ano (%) Fundos de ações Outros fundos Principais Fundos Referenciado DI Renda Fixa

Multimercados com RV alavancados Multimercados com RV

Multimercados sem RV Nota:

O símbolo “- -” indica que a informação não está disponível. Fontes:

Banco Central do Brasil e Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). Acumulado no ano Médias mensais 2,7 3,7 -2,7 -2,7 -1,4 -0,4 3,3 0,0 1,2 0,9 1,0 1,0 1,0 1,2 1,0 0,9 1,2 0,9 1,0 0,8 1,0 1,1 1,1 0,9 1,2 1,0 1,0 0,8 1,1 1,3 1,1 0,9 - - - 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 - - - 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 - - - 1,3 0,0 0,0 0,0 0,0 36,1 53,0 -30,2 -30,2 -15,2 -5,2 48,3 0,0 14,9 11,3 12,2 12,2 12,4 14,7 13,2 10,8 15,0 11,8 12,1 10,2 12,5 13,8 13,5 10,9 15,4 12,3 12,9 10,5 14,5 17,4 13,9 11,4 - - - 8,7 0,0 0,0 0,0 0,0 - - - 8,8 0,0 0,0 0,0 0,0 - - - 16,3 0,0 0,0 0,0 0,0

(27)

4,0 8,3 5,9 -2,8 3,6 1,3 5,2 1,0 5,8 3,7 -1,7 1,0 3,0 -0,9 0,8 0,7 0,7 0,8 0,7 0,6 0,7 0,7 0,7 0,7 0,6 0,7 -1,0 0,8 0,8 0,8 0,8 0,7 0,7 0,7 0,7 0,8 0,7 0,6 0,8 0,7 1,0 0,8 1,0 0,8 0,8 0,7 0,8 0,7 0,7 0,8 0,9 0,8 1,0 0,7 0,0 0,0 0,0 0,5 0,4 1,0 0,7 0,4 1,0 0,9 0,8 0,7 1,1 0,3 0,0 0,0 0,0 0,5 0,9 0,8 0,6 0,5 0,7 0,9 0,7 0,9 1,0 0,4 0,0 0,0 0,0 1,0 1,8 1,4 1,5 0,7 1,4 1,1 1,9 0,4 1,3 0,1 60,1 160,1 99,0 -28,9 52,2 17,3 82,7 12,7 96,7 54,1 -18,4 12,7 42,6 -11,9 9,6 8,6 9,1 9,4 8,5 8,0 8,3 8,1 8,7 8,5 6,8 9,1 -12,7 10,7 9,9 9,9 10,4 8,8 9,0 9,1 9,2 9,3 9,4 9,5 9,6 8,3 12,6 9,6 12,3 9,8 10,5 9,1 9,9 8,4 8,7 9,6 11,3 10,4 12,6 8,9 0,0 0,0 0,0 6,1 4,3 12,2 8,2 5,5 13,3 11,9 10,5 9,1 13,6 3,4 0,0 0,0 0,0 6,3 11,0 10,4 8,0 6,2 8,5 11,1 9,4 10,9 12,9 5,3 0,0 0,0 0,0 13,0 23,8 18,6 20,1 8,2 18,0 13,4 24,8 5,5 17,1 1,0

(28)

III. MERCADOS FINANCEIROS

Principais Ativos Financeiros - Ganhos Reais

Rentabilidade real ao mês (%)

Poupança CDB - pré-fixado Bovespa

Ouro

Dólar - venda (final de período) Fundos de ações

Outros fundos

Rentabilidade real ao ano (%)

CDB - pré-fixado Bovespa

Ouro

Dólar - venda (final de período) Fundos de ações

Outros fundos Notas:

Rentabilidades nominais deflacionadas pelo IGP-M. O símbolo “- -” indica que a informação não está disponível.

Acumulado no ano Médias mensais 0,4 0,0 -0,1 0,7 0,3 0,8 1,1 0,3 0,8 0,2 0,1 0,9 0,6 1,1 1,4 0,7 2,2 2,5 -4,6 5,4 -2,1 2,7 5,1 -3,1 0,4 0,3 1,9 0,1 12,9 10,8 6,0 3,4 -1,0 -2,1 1,8 -2,2 9,9 0,3 -0,5 2,4 2,4 3,0 -3,5 3,5 -1,7 -0,3 3,8 -0,3 0,8 0,3 0,2 0,9 0,6 1,3 1,5 0,6 4,3 0,0 -1,7 8,8 3,4 10,7 14,4 3,5 10,3 2,7 1,6 11,2 7,8 14,3 18,2 8,1 28,0 33,3 -46,5 85,8 -22,9 38,4 82,1 -31,4 3,6 3,3 20,3 -1,4 329,1 241,8 101,6 50,0 -12,0 -23,1 20,2 -24,2 209,7 3,6 -5,3 33,2 31,1 42,0 -36,5 49,8 -18,9 -3,7 56,4 -3,1 10,7 3,3 2,2 11,4 7,4 16,5 19,4 7,4

(29)

1,4 0,7 0,6 0,7 1,0 0,9 0,1 0,4 0,4 0,8 -0,1 -0,7 -0,4 -0,3 1,6 1,0 0,8 0,8 1,1 1,0 0,2 0,6 0,6 0,9 0,0 -0,5 -0,3 -0,1 8,0 15,7 12,6 -3,2 6,9 3,5 8,4 0,0 8,8 2,6 -5,2 0,5 4,8 -4,8 -3,6 -6,8 1,1 -4,7 -4,4 0,0 0,5 3,2 14,9 -8,9 5,8 -2,3 3,3 0,7 -1,9 -5,8 -9,4 -1,0 -3,6 1,1 -6,1 -2,0 0,3 -0,3 7,0 -4,5 -2,6 -3,6 4,8 8,5 6,0 -2,7 4,0 1,7 4,7 0,9 5,7 3,9 -2,3 -0,2 2,0 -1,7 0,9 0,8 0,8 1,2 1,0 0,2 0,6 0,5 1,0 0,0 -0,6 -0,2 -18,1 8,7 7,6 8,3 13,2 11,1 1,0 5,5 4,9 10,2 -1,5 -7,8 -4,2 -3,2 20,8 12,0 10,3 10,1 14,0 12,9 2,9 7,6 6,9 11,6 0,4 -6,0 -3,2 -1,2 151,3 476,9 314,2 -32,0 122,0 51,4 164,6 -0,1 175,9 35,6 -47,6 6,2 76,1 -44,4 -35,4 -57,1 14,2 -43,6 -41,9 0,1 6,7 45,4 430,0 -67,2 96,4 -24,8 47,8 8,7 -20,9 -51,0 -69,3 -11,2 -35,9 14,0 -53,2 -21,2 3,3 -3,2 125,2 -42,7 -26,9 -35,4 75,0 164,8 100,6 -28,0 60,2 22,5 73,7 12,0 94,4 59,0 -24,3 -2,1 27,4 -22,3 11,6 9,5 10,4 15,2 13,3 2,7 7,7 6,8 12,2 0,6 -7,2 -2,5

(30)

-III. MERCADOS FINANCEIROS

Dólar, venda (final de período) - Previsão

R$/US$ Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

Previsão: área sombreada

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set.

2,1 2,1 2,1 2,0 1,9 1,9 1,9 2,0 1,8 -0,6 -0,3 -3,2 -0,8 -5,2 -0,1 -2,5 4,5 -6,3 -4,1 -0,8 -5,6 -2,6 -16,2 -11,0 -13,7 -8,3 -15,4 -0,6 -0,9 -4,1 -4,9 -9,8 -9,9 -12,2 -8,2 -14,0 1,8 1,7 1,7 1,7 1,6 1,6 1,6 1,6 1,9 -0,6 -4,4 3,9 -3,5 -3,4 -2,3 -1,6 4,3 17,1 -17,2 -20,5 -14,7 -17,0 -15,5 -17,4 -16,6 -16,7 4,1 -0,6 -5,0 -1,3 -4,7 -8,0 -10,1 -11,6 -7,7 8,1 2,3 2,4 2,3 2,2 2,0 2,0 1,9 1,9 1,8 -0,9 2,7 -2,7 -5,9 -9,4 -1,1 -4,0 0,7 -5,7 31,6 41,3 32,4 29,1 21,1 22,6 19,5 15,4 -7,1 -0,9 1,8 -0,9 -6,8 -15,6 -16,5 -19,9 -19,3 -23,9 1,9 1,8 1,8 1,7 1,8 1,9 1,9 1,9 2,0 7,7 -3,4 -1,7 -2,8 5,8 3,7 2,4 -2,8 5,3 -19,1 -23,9 -23,1 -20,6 -7,2 -2,7 3,8 0,1 11,9 7,7 4,0 2,3 -0,6 5,1 9,0 11,6 8,5 14,3 2,2 2,2 2,1 2,0 -1,5 -0,1 -2,2 -4,6 15,9 19,9 19,3 17,1 -1,5 -1,6 -3,8 -8,2

(31)

Out. Nov. Dez. Médias 1,7 1,8 1,8 1,9 -5,2 2,3 -0,7 -1,6 -18,6 -17,7 -17,2 -11,0 -18,4 -16,6 -17,2 2,1 2,3 2,3 1,8 10,5 10,3 0,2 2,3 21,3 30,8 31,9 -5,0 19,4 31,7 31,9 1,7 1,8 1,7 2,0 -1,9 0,4 -0,5 -2,4 -17,6 -25,0 -25,5 8,6 -25,4 -25,1 -25,5 2,1 2,2 2,2 1,9 4,8 6,0 -0,1 2,0 19,5 26,2 26,8 -2,7 19,7 26,9 26,8

(32)

III. MERCADOS FINANCEIROS

CDB, pré-fixado - Previsão

% 2007 Taxa Acumulada no Ano (%) 2008 Taxa Acumulada no Ano (%) 2009 Taxa Acumulada no Ano (%) 2010 Taxa Acumulada no Ano (%) 2011 Taxa Acumulada no Ano (%)

Previsão: área sombreada

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set.

0,9 0,9 0,9 0,9 0,9 0,8 0,8 0,8 0,8 0,9 1,9 2,8 3,7 4,6 5,4 6,3 7,1 7,9 0,8 0,8 0,8 0,9 0,9 0,9 0,9 1,0 1,0 0,8 1,6 2,5 3,4 4,3 5,2 6,2 7,3 8,3 1,0 0,9 0,8 0,8 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 1,0 1,9 2,7 3,6 4,3 5,1 5,8 6,5 7,2 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 0,7 1,3 2,0 2,7 3,4 4,2 4,9 5,6 6,4 0,7 0,8 0,8 0,8 0,7 1,5 2,3 3,1

(33)

Out. Nov. Dez. Médias 0,8 0,8 0,8 0,8 8,8 9,7 10,6 5,8 1,0 1,0 1,0 0,9 9,4 10,5 11,6 5,9 0,7 0,7 0,7 0,7 7,9 8,6 9,3 5,3 0,7 0,7 0,7 0,7 7,1 7,9 8,7 4,6

(34)

IV. PREÇOS E INFLAÇÃO

Principais Índices de Preços

Índices (agosto de 1994=100) IGP-M IGP-DI IPC-Br INCC IPA-DI INPC IPC-SP IPCA

Variação em relação ao mês anterior (%)

IGP-M IGP-DI IPC-Br INCC IPA-DI INPC IPC-SP IPCA Notas:

IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-DI - Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, IPC-Br - Índice de Preços ao Consumidor - Brasil, INCC - Índice Nacional de Custo da Construção,

IPA-DI - Índice de Preços no Atacado - Disponibilidade Interna, INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, IPC-SP - Índice de Preços ao Consumidor - São Paulo, IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O IGP-DI é formado por: IPC-Br (30%), INCC (10%), IPA-DI (60%).

Fontes:

Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Universidade de São Paulo (FIPE-USP).

Variação anual Índice em dezembro 347,7 374,7 411,4 404,4 411,9 411,4 409,6 410,7 343,4 370,5 404,2 398,4 406,0 404,2 404,3 403,8 288,6 302,0 320,3 332,9 318,6 320,3 322,9 323,6 343,4 364,5 407,8 421,0 407,1 407,8 409,1 410,2 370,9 405,9 445,7 427,5 449,6 445,7 444,2 442,8 281,8 296,3 315,6 328,5 314,6 315,6 317,6 318,6 249,7 260,7 276,7 286,8 276,3 276,7 278,0 278,8 280,3 292,8 310,1 323,4 309,2 310,1 311,6 313,3 3,8 7,7 9,8 -1,7 0,38 -0,13 -0,44 0,26 3,8 7,9 9,1 -1,4 0,07 -0,44 0,01 -0,13 2,1 4,6 6,1 3,9 0,56 0,52 0,83 0,21 5,0 6,2 11,9 3,2 0,50 0,17 0,33 0,27 4,3 9,4 9,8 -4,1 -0,17 -0,88 -0,33 -0,31 2,8 5,2 6,5 4,1 0,38 0,29 0,64 0,31 2,5 4,4 6,2 3,6 0,39 0,16 0,46 0,27 3,1 4,5 5,9 4,3 0,36 0,28 0,48 0,55

(35)

407,6 407,0 406,7 406,3 404,6 403,1 404,8 405,0 405,4 404,4 406,9 411,7 415,6 418,8 400,4 400,5 401,2 400,0 397,4 397,8 398,8 398,6 398,9 398,4 402,5 406,9 409,4 412,4 325,6 327,1 328,4 328,8 329,9 330,6 331,2 331,2 332,1 332,9 337,2 339,4 342,4 345,0 409,2 409,0 414,7 417,6 418,7 418,5 419,1 419,4 420,6 421,0 423,7 425,2 428,4 432,0 436,4 435,9 435,5 432,7 427,7 428,0 429,2 428,9 428,7 427,5 431,6 437,5 439,8 442,8 319,2 321,0 322,9 324,2 325,0 325,2 325,8 326,5 327,7 328,5 331,4 333,7 336,1 338,5 279,9 280,8 281,7 282,0 283,0 284,3 284,8 285,5 286,3 286,8 290,7 292,8 293,8 295,0 313,9 315,4 316,9 318,0 318,8 319,3 320,0 320,9 322,3 323,4 325,9 328,4 330,1 332,0 -0,74 -0,15 -0,07 -0,10 -0,43 -0,36 0,42 0,05 0,10 -0,26 0,63 1,18 0,94 0,77 -0,84 0,04 0,18 -0,32 -0,64 0,09 0,25 -0,04 0,07 -0,11 1,01 1,09 0,63 0,72 0,61 0,47 0,39 0,12 0,34 0,20 0,18 0,01 0,26 0,24 1,29 0,68 0,86 0,76 -0,25 -0,04 1,39 0,70 0,26 -0,05 0,15 0,06 0,29 0,10 0,64 0,36 0,75 0,84 -1,46 -0,10 -0,10 -0,64 -1,16 0,07 0,29 -0,08 -0,04 -0,29 0,96 1,38 0,52 0,68 0,20 0,55 0,60 0,42 0,23 0,08 0,16 0,24 0,37 0,24 0,88 0,70 0,71 0,72 0,40 0,31 0,33 0,13 0,33 0,48 0,16 0,25 0,29 0,18 1,34 0,74 0,34 0,39 0,20 0,48 0,47 0,36 0,24 0,15 0,24 0,28 0,41 0,37 0,75 0,78 0,52 0,57

(36)

IV. PREÇOS E INFLAÇÃO

IGP-M - Previsão

Índice com base fixa (Agosto de 1994=100)

Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

Previsão: área sombreada

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set. 349,5 350,4 351,6 351,7 351,9 352,8 353,8 357,3 361,9 0,5 0,3 0,3 0,0 0,0 0,3 0,3 1,0 1,3 3,4 3,7 4,3 4,8 4,4 3,9 4,0 4,6 5,7 0,5 0,8 1,1 1,2 1,2 1,5 1,7 2,7 4,1 378,7 380,8 383,6 386,2 392,4 400,2 407,3 405,9 406,4 1,1 0,5 0,7 0,7 1,6 2,0 1,8 -0,3 0,1 8,4 8,7 9,1 9,8 11,5 13,4 15,1 13,6 12,3 1,1 1,6 2,4 3,1 4,7 6,8 8,7 8,3 8,5 409,6 410,7 407,6 407,0 406,7 406,3 404,6 403,1 404,8 -0,4 0,3 -0,7 -0,1 -0,1 -0,1 -0,4 -0,4 0,4 8,1 7,9 6,3 5,4 3,6 1,5 -0,7 -0,7 -0,4 -0,4 -0,2 -0,9 -1,1 -1,1 -1,2 -1,7 -2,0 -1,6 406,9 411,7 415,6 418,8 422,1 426,0 428,8 427,4 428,5 0,6 1,2 0,9 0,8 0,8 0,9 0,7 -0,3 0,3 -0,7 0,3 2,0 2,9 3,8 4,8 6,0 6,0 5,9 0,6 1,8 2,8 3,6 4,4 5,3 6,1 5,7 6,0 435,2 438,3 438,7 440,0 1,0 0,7 0,1 0,3 7,0 6,5 5,6 5,1 1,0 1,7 1,8 2,1

(37)

Out. Nov. Dez. Médias 365,7 368,2 374,7 357,4 1,1 0,7 1,8 0,6 6,3 6,2 7,7 4,9 5,2 5,9 7,7 410,4 411,9 411,4 397,9 1,0 0,4 -0,1 0,8 12,2 11,9 9,8 11,3 9,5 9,9 9,8 405,0 405,4 404,4 406,3 0,0 0,1 -0,3 -0,1 -1,3 -1,6 -1,7 2,1 -1,6 -1,5 -1,7 430,7 431,8 430,9 423,3 0,5 0,2 -0,2 0,5 6,4 6,5 6,6 4,2 6,5 6,8 6,6

(38)

V. MOEDA E CRÉDITO

Base e Agregados Monetários

Bilhões de reais (saldos no final do período)

Reservas bancárias Base Monetária

Papel-moeda em poder do público Depósitos à vista

Meios de Pagamento (M1) M2

M3 M4

Empréstimos ao setor privado

Variação em relação ao ano anterior (%)

Papel-moeda emitido Reservas bancárias Base Monetária

Papel-moeda em poder do público Depósitos à vista

Meios de Pagamento (M1) M2

M3 M4

Empréstimos ao setor privado Fonte:

Banco Central do Brasil.

Saldos em dezembro Variação anual 85,8 102,9 115,6 131,9 99,0 102,4 115,6 103,4 35,3 43,7 32,0 34,2 33,7 29,9 32,0 34,2 121,1 146,6 147,5 166,1 132,8 132,3 147,5 137,5 68,9 82,3 92,4 105,6 79,1 82,0 92,4 83,1 105,4 149,2 131,1 142,5 110,6 117,5 131,1 113,0 174,3 231,4 223,4 248,1 189,7 199,5 223,4 196,1 661,5 781,3 1073,0 1164,9 1013,4 1029,8 1073,0 1054,3 1377,7 1617,6 1905,6 2203,8 1829,3 1859,5 1905,6 1905,7 1558,6 1884,8 2239,6 2602,3 2141,7 2166,8 2239,6 2233,9 1037,1 1357,0 1798,2 2027,2 1679,5 1778,1 1798,2 1786,2 22,5 19,9 12,3 14,1 18,2 16,4 12,3 11,2 13,0 24,0 -26,9 7,0 -13,9 -30,2 -26,9 -9,3 19,6 21,1 0,6 12,6 8,0 1,1 0,6 5,3 18,3 19,3 12,3 14,3 20,7 18,1 12,3 13,5 21,9 41,5 -12,1 8,7 -1,8 -0,7 -12,1 -3,5 20,4 32,7 -3,5 11,0 6,5 6,3 -3,5 3,1 13,6 18,1 37,3 8,6 40,3 40,1 37,3 39,5 18,1 17,4 17,8 15,6 16,5 17,3 17,8 17,8 18,8 20,9 18,8 16,2 16,7 16,7 18,8 17,8 30,6 30,9 32,5 12,7 30,1 33,5 32,5 28,8

(39)

103,1 99,3 101,7 102,2 103,5 105,1 107,1 110,2 112,1 116,5 131,9 121,1 120,5 119,1 33,1 35,8 43,1 31,2 35,7 30,5 29,9 35,5 35,3 40,4 34,2 34,5 33,8 37,6 136,3 135,1 144,8 133,3 139,2 135,5 137,0 145,7 147,5 156,9 166,1 155,7 154,3 156,7 81,4 79,1 81,0 81,7 81,8 83,9 84,8 85,9 89,0 92,8 105,6 96,7 95,8 94,8 113,0 113,2 113,5 114,0 120,4 114,3 117,8 122,3 120,0 127,7 142,5 129,5 128,8 133,2 194,4 192,3 194,5 195,8 202,2 198,2 202,6 208,3 209,0 220,5 248,1 226,2 224,6 228,0 1060,2 1058,0 1062,1 1074,9 1095,11098,6 1104,7 1119,9 1116,3 1132,0 1164,9 1144,5 1145,3 1152,6 1920,4 1933,8 1958,2 1989,1 2009,82037,7 2072,4 2114,3 2130,22160,9 2203,8 2193,2 2198,3 2228,0 2251,5 2272,8 2288,6 2322,5 2342,32393,2 2432,4 2480,7 2515,92551,4 2602,3 2594,5 2609,4 2644,7 1789,7 1791,7 1792,9 1825,0 1847,51873,7 1896,2 1927,9 1955,41978,8 2027,0 2037,7 2053,2 -14,7 11,0 13,1 12,4 11,8 11,7 11,8 12,2 13,2 13,7 14,1 17,2 16,9 19,9 -8,9 -9,3 23,8 -26,2 -11,2 -13,0 -17,5 -8,2 4,7 35,1 7,0 1,0 2,0 5,2 7,9 4,8 16,1 0,1 4,8 5,0 3,7 6,4 11,1 18,6 12,6 13,2 13,3 16,0 13,7 12,5 13,9 13,2 12,1 13,2 11,2 10,6 12,6 13,1 14,3 16,4 17,7 19,9 0,4 -0,3 -1,9 2,7 6,3 2,3 6,7 4,5 8,5 8,7 8,7 14,6 14,0 17,6 5,6 4,6 4,1 6,8 8,6 6,7 8,5 6,9 10,2 10,5 11,0 15,4 15,6 18,6 39,8 35,9 30,7 27,9 26,7 21,3 16,3 13,3 10,2 9,9 8,6 8,6 8,0 8,9 17,5 17,2 16,1 16,0 16,3 15,3 15,0 16,0 16,5 16,2 15,6 15,1 14,5 15,2 17,0 16,5 15,0 14,7 14,6 14,7 14,4 15,4 17,5 17,8 16,2 16,1 15,9 16,4 28,2 24,6 21,2 20,7 20,3 20,2 16,4 16,0 16,4 11,3 12,7 14,1 14,7

(40)

-V. MOEDA E CRÉDITO

Base Monetária - Previsão

Bilhões de reais (saldos no final do período)

Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

Previsão: área sombreada

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set. 109,7 105,1 107,2 114,4 108,3 115,6 115,8 114,5 120,3 -9,4 -4,2 2,0 6,7 -5,4 6,8 0,2 -1,1 5,1 18,2 11,1 20,8 28,7 25,6 22,2 22,4 14,6 19,9 -9,4 -13,2 -11,5 -5,5 -10,6 -4,5 -4,4 -5,5 -0,6 130,6 126,3 128,9 124,7 133,2 132,8 129,1 132,1 136,9 -10,9 -3,3 2,0 -3,3 6,8 -0,3 -2,8 2,3 3,7 19,0 20,2 20,2 9,0 23,0 14,9 11,5 15,4 13,8 -10,9 -13,8 -12,1 -15,0 -9,2 -9,4 -12,0 -9,9 -6,6 137,5 136,3 135,1 144,8 133,3 139,2 135,5 137,0 145,7 -6,8 -0,9 -0,9 7,2 -7,9 4,4 -2,6 1,1 6,3 5,3 7,9 4,8 16,1 0,1 4,8 5,0 3,7 6,4 -6,8 -7,6 -8,5 -1,9 -9,6 -5,7 -8,1 -7,1 -1,3 155,7 154,3 156,7 155,1 153,8 156,9 152,6 155,2 163,0 -6,3 -0,8 1,5 -1,0 -0,8 2,0 -2,7 1,7 5,0 13,2 13,3 16,0 7,1 15,4 12,7 12,6 13,3 11,9 -6,3 -7,1 -5,6 -6,6 -7,4 -5,5 -8,1 -6,5 -1,9 167,2 165,7 166,2 -7,5 -0,9 0,3 7,4 7,4 6,1 -7,5 -8,3 -8,0

(41)

Out. Nov. Dez. Médias 123,0 130,8 146,6 117,6 2,2 6,4 12,1 1,6 23,1 24,2 21,1 20,9 1,5 8,0 21,1 132,8 132,3 147,5 132,3 -3,0 -0,3 11,5 0,1 8,0 1,1 0,6 12,5 -9,4 -9,8 0,6 147,5 156,9 166,1 142,9 1,2 6,4 5,9 1,0 11,1 18,6 12,6 8,0 -0,1 6,3 12,6 161,5 166,4 180,6 159,3 -0,9 3,1 8,6 0,7 9,5 6,1 8,8 11,5 -2,8 0,2 8,8

(42)

V. MOEDA E CRÉDITO

Meios de Pagamento - Previsão

Bilhões de reais (saldos no final do período)

Variações 2007 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2008 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2009 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2010 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%) 2011 No mês (%) No ano (%) Acumulado (%)

Previsão: área sombreada

Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Junho Julho Ago. Set. 155,6 153,7 155,6 156,5 157,9 164,2 166,9 170,0 174,8 -10,7 -1,3 1,2 0,6 0,9 4,0 1,7 1,9 2,8 19,8 17,2 20,8 22,7 20,7 24,3 25,0 24,7 22,2 -10,7 -11,9 -10,8 -10,3 -9,4 -5,8 -4,3 -2,5 0,3 190,3 184,1 183,8 186,8 183,3 186,2 185,9 186,7 194,8 -17,8 -3,3 -0,1 1,6 -1,9 1,6 -0,2 0,4 4,4 22,3 19,8 18,2 19,4 16,1 13,4 11,4 9,8 11,4 -17,8 -20,5 -20,6 -19,3 -20,8 -19,5 -19,7 -19,3 -15,8 196,1 194,4 192,3 194,5 195,8 202,2 198,2 202,6 208,3 -12,2 -0,9 -1,1 1,1 0,7 3,3 -2,0 2,2 2,8 3,1 5,6 4,6 4,1 6,8 8,6 6,7 8,5 6,9 -12,2 -13,0 -14,0 -13,0 -12,4 -9,5 -11,3 -9,3 -6,8 226,2 224,6 228,0 220,1 218,8 224,1 221,7 224,6 232,6 -8,8 -0,7 1,5 -3,4 -0,6 2,5 -1,1 1,3 3,6 15,4 15,6 18,6 13,2 11,7 10,8 11,8 10,9 11,7 -8,8 -9,5 -8,1 -11,3 -11,8 -9,7 -10,6 -9,5 -6,2 244,9 242,9 243,5 -10,0 -0,8 0,2 8,2 8,2 6,8 -10,0 -10,7 -10,5

(43)

Out. Nov. Dez. Médias 178,1 187,8 231,4 171,0 1,9 5,4 23,2 2,4 22,8 23,6 32,7 23,3 2,2 7,7 32,7 189,7 199,5 223,4 191,2 -2,6 5,2 12,0 -0,3 6,5 6,3 -3,5 11,8 -18,0 -13,8 -3,5 209,0 220,5 248,1 205,2 0,4 5,5 12,5 0,9 10,2 10,5 11,0 7,3 -6,4 -1,3 11,0 230,0 242,3 272,0 230,4 -1,1 5,3 12,3 0,8 10,0 9,9 9,6 12,3 -7,3 -2,3 9,6

(44)

VI. FINANÇAS PÚBLICAS

Indicadores Fiscais e Dívida Pública

Bilhões de reais

Receita total do governo central Despesa do gov. central (sem juros) Resultado primário do gov. central Arrecadação de ICMS - total

Região Norte Região Nordeste Região Sudeste Região Sul

Região Centro-Oeste

Títulos do Tesouro Nacional - total Na carteira do Banco Central No mercado

Títulos do Banco Central - no mercado Títulos no mercado - total

Variação em relação ao ano anterior (%)

Receita total do governo central Despesa do gov. central (sem juros) Resultado primário do gov. central Arrecadação de ICMS - total

Região Norte Região Nordeste Região Sudeste Região Sul

Região Centro-Oeste

Títulos do Tesouro Nacional - total Na carteira do Banco Central No mercado

Títulos do Banco Central - no mercado Títulos no mercado - total

Notas:

Governo central inclui: governo federal, previdência oficial e Banco Central. O símbolo “- -” indica que a informação não está disponível.

Fontes:

Banco Central do Brasil e Ministério da Fazenda.

Acumulado no ano Variação anual Saldos em dezembro 543,5 618,9 716,7 739,3 65,8 55,3 69,3 62,8 494,5 561,0 631,0 700,1 50,9 59,7 75,1 58,9 49,0 57,8 85,7 39,2 14,9 -4,4 -5,8 4,0 171,7 187,7 222,5 229,3 20,5 19,6 19,1 18,0 9,6 10,6 12,5 12,8 1,2 1,2 1,1 1,1 26,0 27,7 31,9 33,9 2,8 2,8 2,8 2,8 94,7 104,1 124,4 126,6 11,7 10,8 10,8 9,3 27,2 29,2 34,5 35,9 3,1 3,1 2,8 3,1 14,2 16,1 19,2 20,0 1,7 1,7 1,6 1,6 1390,7 1583,9 1759,1 2036,2 1636,4 1656,4 1759,1 1683,5 296,0 355,0 494,3 637,8 410,1 412,0 494,3 462,4 1093,5 1224,9 1264,8 1398,4 1226,3 1244,4 1264,8 1221,1 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1093,5 1224,9 1264,8 1398,4 1226,3 1244,4 1264,8 1221,1 11,3 13,9 15,8 3,2 20,3 5,2 3,3 -2,7 13,5 13,5 12,5 11,0 13,6 24,2 -0,1 19,6 -7,1 18,0 48,2 -54,2 50,5 - - -28,6 -74,1 10,9 9,3 18,6 3,0 22,9 13,4 12,1 0,0 12,6 10,4 17,9 2,5 26,2 21,3 19,3 10,7 14,4 6,8 15,0 6,2 17,4 10,3 6,8 4,1 11,8 9,9 19,5 1,8 24,0 13,0 14,9 -6,1 4,9 7,0 18,4 4,0 23,5 14,9 5,2 7,9 9,9 13,2 19,3 4,3 21,5 14,0 12,1 11,7 11,0 13,9 11,1 15,8 5,5 5,3 11,1 8,0 5,8 20,0 39,2 29,0 19,4 19,2 39,2 30,5 12,4 12,0 3,3 10,6 2,3 2,0 3,3 1,4 - - - -11,6 12,0 3,3 10,6 2,3 2,0 3,3 1,4

(45)

48,3 55,9 62,9 56,3 55,0 60,3 60,8 53,5 69,4 74,2 79,6 73,9 57,1 62,6 49,5 49,3 52,9 56,7 55,7 58,8 57,4 61,3 58,2 63,6 77,9 60,0 58,2 67,2 -1,1 6,6 10,0 -0,4 -0,6 1,5 3,4 -7,8 11,2 10,7 1,7 13,9 -1,1 -4,6 17,9 17,3 18,2 18,0 18,3 18,6 19,0 19,8 20,6 21,4 22,2 21,3 20,1 -0,9 0,9 0,9 1,0 1,0 1,0 1,1 1,1 1,2 1,4 1,2 1,2 1,1 -2,6 2,5 2,6 2,7 2,6 2,8 2,9 3,0 3,1 3,2 3,2 3,4 3,1 -10,1 9,7 10,1 9,8 10,1 10,3 10,4 11,0 11,5 11,7 12,6 11,3 11,3 -2,7 2,7 3,0 3,0 2,9 2,8 2,9 3,1 3,1 3,3 3,3 3,6 2,9 -1,5 1,5 1,6 1,6 1,7 1,7 1,7 1,7 1,8 1,8 1,8 1,8 1,7 -1712,9 1749,9 1736,0 1749,8 1821,5 1840,7 1895,1 1916,1 1918,3 1939,0 2036,2 1956,5 2001,4 2065,7 465,5 482,1 474,2 475,6 499,6 490,8 494,1 530,2 547,5 549,1 637,8 600,7 603,7 665,3 1247,4 1267,8 1261,8 1274,3 1321,9 1349,9 1401,0 1385,9 1370,8 1389,9 1398,4 1355,7 1397,7 1400,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1247,4 1267,8 1261,8 1274,3 1321,9 1349,9 1401,0 1385,9 1370,8 1389,9 1398,4 1355,7 1397,7 1400,4 -3,5 0,4 -1,0 2,7 -2,1 -4,0 4,1 -10,8 5,5 34,3 14,9 17,6 18,1 11,9 10,2 9,3 12,9 15,1 15,2 5,7 10,1 13,8 14,2 6,5 3,8 2,0 17,7 36,3 - - -37,5 -40,0 - - - - -79,0 -46,0 - - -24,4 - - - - 248,6 -1,8 -5,5 3,8 4,4 0,8 -1,8 0,3 -0,7 -1,2 0,7 9,3 15,7 18,8 12,5 --1,6 4,3 -0,2 4,7 -0,9 -4,0 3,1 -9,3 -3,5 17,2 10,3 9,4 18,3 --0,1 2,4 4,0 8,2 1,0 7,8 1,8 7,7 8,5 13,1 14,8 19,8 18,6 -8,3 3,1 4,0 -2,5 -2,5 -1,6 -1,9 -3,0 -1,5 9,1 16,9 21,7 11,1 -2,3 5,7 7,4 5,6 -4,9 0,1 -1,2 -0,8 2,4 6,7 18,2 15,9 9,4 -8,1 6,8 4,8 -1,3 2,9 3,4 1,4 0,7 3,2 3,7 8,9 11,9 12,9 -7,2 8,5 9,8 8,9 9,0 14,8 16,6 17,5 17,2 17,1 15,8 16,2 16,8 18,0 30,7 32,8 30,9 29,5 17,9 23,1 22,8 30,5 33,5 33,3 29,0 29,9 29,7 38,0 0,4 1,4 3,5 2,8 6,0 12,1 14,5 13,2 11,8 11,7 10,6 11,0 12,0 10,5 - - - -0,4 1,4 3,5 2,8 6,0 12,1 14,5 13,2 11,8 11,7 10,6 11,0 12,0 10,5

(46)

VII. SETOR EXTERNO

Balança Comercial

Milhões de dólares Exportações - total Produtos básicos Produtos semimanufaturados Produtos manufaturados Outros Importações - total

Bens de consumo duráveis Bens de consumo não duráveis Matérias-primas e prods. intermediários Bens de capital

Combustíveis e lubrificantes Saldo Comercial

Variação em relação ao ano anterior (%)

Exportações - total Produtos básicos Produtos semimanufaturados Produtos manufaturados Outros Importações - total

Bens de consumo duráveis Bens de consumo não duráveis Matérias-primas e prods. intermediários Bens de capital

Combustíveis e lubrificantes Fontes:

Banco Central do Brasil e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Acumulado no ano Variação anual 137807 160649 197942 152995 14752,6 13817,4 9781,9 9586,4 40285 51596 73028 61957 5174,6 4741,6 3558,5 3489,2 19523 21800 27073 20499 2048,2 1548,1 1659,9 1304,0 75018 83943 92683 67349 7210,7 7263,1 4325,9 4628,9 2981 3311 5159 3189 319,1 264,6 237,6 164,4 91351 120617 172985 127647 13118,6 11501,2 10311,4 7825,3 6079 8251 12710 11613 1101,3 859,0 793,4 605,2 5918 7776 9817 9910 861,3 826,2 699,9 663,1 45237 59381 83056 59689 6751,2 5136,2 4879,3 3753,0 18920 25125 35933 29690 2732,3 2713,8 2524,6 1931,8 15197 20085 31469 16745 1672,4 1965,9 1414,1 872,3 46457 40034 24958 25347 1634,0 2316,2 -529,5 1761,1 16,3 16,6 23,2 -22,7 5,0 -2,9 -26,3 -25,1 16,0 28,1 41,5 -15,2 21,0 -2,8 -10,9 -8,0 22,3 11,7 24,2 -24,3 5,7 -13,6 -17,7 -32,3 14,8 11,9 10,4 -27,3 -4,2 0,6 -37,0 -30,8 20,1 11,0 55,8 -38,2 2,9 -22,2 -41,2 -58,3 24,1 32,0 43,4 -26,2 9,0 8,6 -16,5 -34,5 54,7 35,8 54,0 -8,6 25,7 14,2 -9,7 -14,6 29,9 32,3 26,2 0,9 12,5 22,4 3,2 -9,3 19,7 31,2 39,9 -28,1 20,0 3,3 -24,3 -37,9 23,0 32,8 43,0 -17,4 9,9 21,1 -9,7 -21,0 27,4 32,2 56,7 -46,8 -26,6 0,7 -9,2 -56,8

(47)

11809,2 12321,6 11984,6 14467,8 14141,913840,9 13863,2 14081,7 12652,914462,6 11305,1 12197,2 15727,5 15161,0 4601,2 5594,1 5369,7 6775,9 6398,5 6089,5 5502,4 5454,0 4394,4 4730,1 4075,3 4754,6 6636,9 -1343,0 1433,7 1428,9 1671,4 1735,8 1862,7 1881,7 2142,6 2042,0 1993,5 1716,6 1795,4 2071,9 -5599,8 5041,3 4966,1 5737,7 5744,7 5585,0 6161,8 6221,7 5897,7 7438,5 5197,8 5320,7 6648,5 -265,2 252,6 219,9 282,8 262,9 303,6 317,3 263,4 318,8 300,5 315,4 326,6 370,2 -10052,6 8629,1 9361,0 9863,5 11230,810787,1 12553,9 12761,4 12040,112288,7 11473,7 11804,6 15059,2 13878,0 799,7 770,4 772,0 895,1 933,7 1019,8 1198,6 1272,7 1233,3 1320,0 1147,3 1103,3 1392,9 -1012,5 728,1 724,9 709,7 826,4 779,7 880,3 940,0 982,8 962,5 816,1 869,0 1216,2 -4421,4 3836,6 4299,5 4697,8 5465,9 5417,7 5841,2 6120,9 5583,0 5427,4 5629,0 5629,2 7212,7 -2580,3 2402,2 2268,6 2218,2 2433,0 2310,3 2776,8 2728,3 2758,3 2759,6 2566,6 2522,0 3181,0 -1238,7 891,7 1296,0 1342,6 1571,7 1259,6 1857,0 1699,5 1482,7 1819,3 1314,9 1681,1 2056,4 -1756,6 3692,5 2623,6 4604,3 2911,2 3053,7 1309,4 1320,3 612,8 2173,9 -168,7 392,7 668,3 1283,0 -6,4 -12,4 -37,9 -22,2 -30,9 -29,9 -30,7 -23,9 -14,2 4,7 15,6 27,2 33,2 23,0 25,6 21,3 -35,8 -10,7 -23,1 -25,6 -25,9 -24,0 -15,1 -0,2 14,5 36,3 44,2 --18,4 -21,2 -45,1 -23,7 -41,5 -33,2 -31,5 -22,9 -0,3 28,8 3,4 37,7 54,3 --19,9 -30,8 -36,8 -31,0 -33,6 -32,6 -33,7 -22,0 -18,2 2,4 20,2 14,9 18,7 --15,9 -26,2 -54,4 -43,4 -48,9 -38,0 -42,7 -54,5 -0,1 13,6 32,7 98,7 39,6 --13,5 -30,0 -38,5 -37,8 -34,4 -38,2 -27,3 -25,7 -8,2 6,8 11,3 50,9 49,8 60,8 -10,7 -15,9 -24,7 -16,4 -28,0 -13,3 -13,8 -8,6 12,0 53,7 44,6 82,3 74,2 -38,9 1,2 2,5 -18,4 -0,3 -16,3 -13,9 3,3 14,1 16,5 16,6 31,1 20,1 --18,7 -34,6 -40,7 -37,1 -32,6 -32,3 -29,4 -26,1 -17,3 5,7 15,4 50,0 63,1 -12,8 -10,1 -24,3 -27,7 -31,5 -36,6 -22,7 -20,4 0,9 1,7 1,7 30,6 23,3 --45,5 -58,6 -60,1 -60,4 -52,9 -65,9 -37,8 -46,4 -11,3 -7,5 -7,0 92,7 66,0

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

O padre veio para eles e abraçou-se também, subitamente perturbado por uma analogia, assim dissera o italiano, Deus ele próprio, Baltasar seu filho, Blimunda

Porém, antes de o fazer, ainda ouviu a mãe dizer ao criado que, se o Comandante perguntasse, diriam ter sido ela a tratar de Bruno... Reescreve as frases, substituindo as

h. O amendoim foi semeado pelos filhos... Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto e vice-versa.. Discurso indireto

sobre água Passagem protegida para pedestres mecânico Serviço sanitário Serviço campismo Área de Ponto de parada LUZ BAIXA AO PASSAR VEÍCULO OBEDEÇA À SINALIZAÇÃO ULTRAPASSE