• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL. A todas as participantes da II CNPM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL. A todas as participantes da II CNPM"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres Boletim Informativo - edição de agosto de 2007, Brasília-DF, ano I, nº 10

EDITORIAL

A todas as participantes da II CNPM

Estamos na reta final para a etapa nacional de nossa II CNPM. Antes mesmo de nosso encontro aqui, em Brasília, posso lhes dizer que o lastro de conquistas alcançadas em todo o processo é gratificante. A vigorosa participação das mulheres de todos os recantos do país, nas centenas de conferências municipais e estaduais, praticamente atingiu a marca de 200 mil participantes. No processo, mais 10 governos estaduais firmaram sua adesão ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, totalizando 24 estados. Nosso Plano, cada vez mais, torna-se um instrumento do Estado Brasileiro, no mais pleno entendimento federativo.

Este é o último Boletim Informativo, publicado antes do evento, e tenho a certeza de que o próximo, ao informar sobre as conclusões do evento nacional, trará muitas boas notícias para a sociedade brasileira. Agora é hora. Mulheres, discutam o Brasil!

Nilcéa Freire

(2)

MAIORIA DOS ESTADOS FEZ ADESÃO AO PLANO

O balanço descrito no quadro abaixo mostra que, graças ao empenho das comissões organizadoras nos municípios e estados, dos organismos de mulheres da sociedade civil e do governo, à mobilização feminina até mesmo em lugares de difícil acesso, como a Região Norte, foi possível atingir a surpreendente marca de 600 conferências realizadas em todo o Brasil, nas quais compareceram cerca de 195 mil pessoas.

Além de traçar um raio-x das principais necessidades das mulheres nas cinco regiões do País, por meio das propostas apresentadas nos grupos de trabalho; de fazer uma avaliação do Plano Nacional de Políticas Públicas e de discutir a questão das mulheres nos espaços de poder, além de articular mecanismos para impulsionar o debate em torno da reforma política, as conferências estaduais e municipais conseguiram provocar atitudes pró-ativas, como aponta a ministra Nilcéa Freire: “Estamos com a adesão de praticamente todos os Estados ao Plano e isso é uma vitória das conferências”.

BALANÇO CONFERÊNCIAS REALIZADAS: 600

PÚBLICO ESTIMADO: 195.000

CONFERÊNCIAS REALIZADAS TOTAL

Regionais Municípios sedes 126 126 Municípios participantes 1.141 1.141 Total 1.267 1.267 Capitais 26 26 Não capitais 420 420 Estaduais 26 26 Distrital 1 1 Governamental 1 1

(3)

COMUNICADOS

KIT-DELEGADA

Cada delegada receberá uma mochila contendo: regimento, proposta de regulamento, programação, manual do participante, certificado de participação e ainda camiseta, bloco, caneta, botton, garrafinha, tíquetes-alimentação e preservativo feminino.

TÍQUETE-ALIMENTAÇÃO

No ato do credenciamento, as delegadas receberão os tíquetes-alimentação. De 18 a 20 de agosto, serão oferecidos, pela organização do evento, almoço e jantar, no Centro de Convenções. Nesses dias, também será distribuído um kit-lanche para cada delegada, no período da tarde.

Dia 17 de agosto, não será oferecido almoço nem jantar. Será distribuído um kit-lanche na saída dos hotéis em direção ao Centro de Convenções, para a solenidade de abertura da II CNPM, que começa às 18h.

NECESSIDADES ESPECÍFICAS

A infra-estrutura já está montada para atender cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, idosas e outras delegadas com necessidades específicas, que serão hospedadas em hotéis com acomodações devidamente adaptadas.

CREDENCIAMENTO DAS DELEGAÇÕES

- Delegações estaduais: farão credenciamento nos hotéis em que ficarão hospedadas, no dia 17 de agosto, das 10h às 20h.

(4)

- Delegação do governo federal e a do DF: farão credenciamento no Centro de Convenções, no dia 17, das 10h às 15h

- Delegadas que não se credenciaram no dia 17: credenciamento será feito no dia 18, das 8h às 15h, no Centro de Convenções.

- Suplentes: credenciamento será no Centro de Convenções, no dia 18, das 16h às 17h. - Observação: no dia 18, não haverá credenciamento nos hotéis.

SUBSTITUIÇÃO DE DELEGADA

A substituição da delegada por uma suplente será efetivada no ato de credenciamento, quando esta deverá apresentar uma carta de substituição, assinada pela comissão organizadora estadual ou do DF, conforme o caso. Não serão aceitas informações de substituições por e-mail ou fax, para que não ocorram equívocos em caso de mais de uma substituição na mesma delegação. O nome da suplente deverá constar da relação da delegação cadastrada no sistema e enviada à organização nacional para que possa ser aceita como substituta.

HOSPEDAGEM

Terá início no dia 17 de agosto, a partir das 7h e se encerrará no dia 21 de agosto, às 12h - A Comissão Organizadora Nacional não se responsabiliza por despesas efetuadas nos quartos, telefonemas, serviços de quarto, lavanderia e quaisquer outras despesas efetuadas no hotel. Lembramos que a diária dá direito ao café da manhã.

- Distribuição: A distribuição das delegações nos hotéis será feita por Estado – conforme planilha encaminhada às comissões estaduais. Não será permitida a mudança na quantidade de quartos duplos ou triplos determinada pela Comissão Organizadora da Conferência.

(5)

- Observações: A organização não se responsabiliza pela hospedagem e alimentação dos motoristas que vierem transportando as delegações nem pela de quaisquer pessoas que não estiverem devidamente credenciadas como delegadas.

TRANSPORTE

Será garantido o transporte, em todos os dias do evento, dos hotéis para o Centro de Convenções e vice-versa. No dia da festa de confraternização, haverá transporte do Centro de Convenções para o local da festa e da festa para os hotéis. Não está previsto traslado do e para o aeroporto.

IMAGEM

A comissão organizadora nacional pede às comissões estaduais que enviem fotografias e vídeos sobre as conferências municipais, regionais e de capitais, para que possam ser exibidas durante a II CNPM. Favor enviar para:

Comissão Organizadora Nacional

Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Bloco N, 10º andar, Edifício OAB - Brasília, DF CEP: 70.438-900

Fotos podem ser enviadas para: conferenciamulheres@spmulheres.gov.br Dúvidas: 61-2104-9993 e 3322-4316

APOIO

A II CNPM, que vai reunir 3.000 pessoas em Brasília, de 17 a 20 de agosto, conta com apoio do Banco do Brasil, Governo do Distrito Federal, Chesf, Câmara dos Deputados e Avon; e patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Eletrobrás, Furnas, Confederação Nacional da Indústria e BNDES.

(6)

OBSERVADORES

Não está prevista a presença de observadores na II CNPM

PASSAGENS

Não está previsto no orçamento da II CNPM o custeio de passagens para o deslocamento das delegadas de seus locais de origem até o Distrito Federal e para o posterior retorno. Segundo o Artigo 14, inciso III, do regimento, cabe à Comissão de Articulação e Mobilização “fazer gestões junto aos governos estaduais para garantir os recursos financeiros necessários à participação, na etapa nacional, das delegadas eleitas nas conferências estaduais e no Distrito Federal”.

CREDENCIAMENTO DE JORNALISTAS

Para realizar credenciamento como repórter ou fotógrafo, o profissional deve encaminhar solicitação para a Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, por meio do e-mail: spmimprensa@spmulheres.gov.br .

Para o credenciamento é necessário informar: - nome completo

- filiação

- nome do veículo

- função profissional (repórter, fotógrafo ou cinegrafista) - nº registro profissional

- nº RG - nº CPF

Você também pode ligar para os telefones: (61) 2104-9358 / 9359 / 9608 / 9380.

Os crachás serão entregues no dia 17 de agosto, antes da abertura da conferência, no próprio Centro de Convenções, mediante a apresentação da identidade funcional do jornalista/fotógrafo/cinegrafista.

Haverá no local uma Sala de Imprensa com toda a infra-estrutura necessária para o trabalho dos jornalistas.

(7)

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/08/2007 – Sexta-feira 18h às 21h - Solenidade de Abertura da II CNPM

Composição da Mesa:

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Sra. Marisa Letícia Lula da Silva

Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente

Ministra Dilma Roussef, da Casa Civil

Ministra Marta Suplicy, do Ministério do Turismo

Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Sra. Jacqueline Pitanguy, presidenta do CNDM no período da Constituinte

Sra. Carmen Helena Ferreira Foro, representante da sociedade civil integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Desfile de estandartes das 27 Unidades da Federação Homenagem aos 20 anos do Lobby do Batom

Dia 18/8/07 – Sábado 8h às 10h30 - Plenária de Abertura

Aprovação do Regulamento da II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e reafirmação dos Princípios da Política Nacional para as Mulheres

(8)

Composição da mesa:

Márcia de Cássia Gomes, Coordenadora Municipal da Mulher de Belo Horizonte/MG, representante do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres na Comissão Organizadora da II CNPM

Nalú Faria, Marcha Mundial de Mulheres, conselheira do CNDM e integrante da Comissão Organizadora da II CNPM

Elisabete Pereira, Diretora de Programas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Moderadora: Nilza Iraci, Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras, conselheira

do CNDM e integrante da Comissão Organizadora da II CNPM

Coordenadora: Teresa Sousa, Secretária Adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as

Mulheres e coordenadora da II CNPM

11h às 13h - Painel 1 – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: Balanço e Perspectivas

Composição da mesa:

Nilcéa Freire, Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – O PNPM: sua implementação, avanços e limites

Dilma Roussef, Ministra da Casa Civil – Políticas de desenvolvimento e seu impacto na vida das Mulheres (a confirmar)

Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente – Mulheres e sustentabilidade: uma agenda de futuro

Luiz Dulci, Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República – O PNPM como resultado da participação da sociedade e como instrumento de controle social

Lia Zanotta, Professora Doutora da Universidade de Brasília, integrante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e conselheira do CNDM – A sociedade civil e a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres

Moderadora: Matilde Ribeiro, Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da

Igualdade Racial

Coordenadora: Schuma Schumaher, Articulação de Mulheres Brasileiras, integrante do

(9)

13h - Ato de lançamento do movimento Mulheres Pela Paz ao Redor do Mundo e abertura da

exposição 1000 Mulheres pela Paz, com as presenças da coordenadora do movimento Mulheres pela Paz, Clara Charf e da conselheira do CNDM, Concita Maia

13h às 14h30 – Almoço

14h30 às 19 h - Grupos de Trabalho

Tema: Avaliação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres

Discussão do relatório síntese das Conferências Estaduais, do Distrito federal e Governamental – propostas e recomendações

19h às 20h30 - Jantar

21h às 24h - Atividade de Confraternização

Local: Minas Tênis Clube

Dia 19/08/07 – Domingo

8h às 9h30 - Painel 2 – Participação das mulheres nos espaços de poder: experiências internacionais

Composição da Mesa:

Juliana di Túlio, Deputada Nacional Argentina – A experiência das cotas no sistema eleitoral da Argentina

Cândida Celeste da Silva, Ministra da Família e Promoção da Mulher de Angola – Gênero e

poder na África hoje

Epsy Campbell – Presidenta do Partido Ação Cidadã da Costa Rica e Coordenadora da rede de Mulheres Afrolatinoamericanas e Afrocaribenhas – Democracia intercultural paritária

Moderadora: Ana Falú, Diretora do Escritório Regional do UNIFEM para o Brasil e Cone Sul Coordenadora: Beatriz Zanella Fett, presidente da BPW Brasil e conselheira do CNDM

(10)

10h às 13h - Painel 3 – Participação das mulheres nos espaços de poder: a experiência brasileira

Composição da mesa:

Marta Suplicy, Ministra do Turismo – Uma análise desde o ponto de vista do Poder Executivo Luiza Erundina, Deputada Federal – O ponto de vista do Poder Legislativo

Eliana Calmon, Ministra do Superior Tribunal de Justiça – O ponto de vista do Poder Judiciário Luiza Bairros, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia – Mulheres: que poder

queremos e para quê?

Moderadora: Betânia Ávila, coordenadora do SOS Corpo - Instituto Feminista pela

Democracia e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras

Coordenadora: Jandira Feghali, Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de

Niterói/RJ

13h - Roda de Conversa com ministras da América Latina, representantes governamentais e não-governamentais na área de políticas para as mulheres. Coordenadoras: Maria Elvira Salles Ferreira e Márcia Campos Pereira, integrantes do CNDM;

e Edna Roland, coordenadora da Mulher de Guarulhos/SP, integrante do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres

13h às 14h30 - Almoço

14h30 às 19h - Grupos de Trabalho

Tema – Participação das Mulheres nos Espaços de Poder

Discussão do relatório síntese das Conferências Estaduais, do Distrito Federal e Governamental – propostas e recomendações

19h - Noite de Autógrafos 19h às 20h30 - Jantar

(11)

20/8/07 – Segunda-Feira 8h às 13h - Plenária Final

Discussão e deliberação sobre as Diretrizes do PNPM e sobre propostas e recomendações dos grupos de trabalho do dia 18/08: Plano Nacional de Políticas para as Mulheres

Composição da Mesa:

Representantes do CNDM, do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

13h às 14h30 - Almoço

14h30 às 17h - Plenária Final (continuação)

Discussão e deliberação sobre as propostas e recomendações dos grupos de trabalho do dia 19/07: Mulheres nos Espaços de Poder

Apresentação e aprovação das Moções

Composição da Mesa:

Representantes do CNDM, do Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

17h às 19h - Solenidade de Encerramento da II CNPM Composição da mesa:

Comissão Organizadora da II CNPM e autoridades presentes

(12)

ASSESSORIA PARA OS ESTADOS

A comissão organizadora designou integrantes para garantir assessoria a todos os estados, assim divididas: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia

Márcia de Cássia Gomes, do Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres Contato: comdimbh@pbh.gov.br e marcia.mulheres@gmail.com

Mato Grosso, Paraíba, São Paulo, Tocantins e Paraná Maria Ednalva Bezerra, representante da Central Única dos Trabalhadores

Contato: snmt@cut.org.br e cut@cut.org.br

Ceará, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul Nalu Farias, representante da Marcha Mundial das Mulheres

Contato: marchamulheres@sof.org.br e nalu@sof.org.br

Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Sergipe e São Paulo Nilza Iraci, representante da Articulação de Mulheres Negras

Contato: criola@alternex.com.br e nilraci@uol.com.br

Alagoas, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima

Schuma Schumaher, representante da Articulação de Mulheres Brasileiras – AL, AM, PE, RJ, RN, RR. Contato: amb@articulaçãodemulheres.org.br e schuma@redeh.org.br

Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e Sergipe Teresa Sousa, secretária-adjunta da SPM

(13)

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para e-mail conferenciamulheres@spmulheres.gov.br

O regimento da II CNPM está disponível no site da SPM – http://www.spmulheres.gov.br/

Expediente

Este boletim foi produzido pela Assessoria de Comunicação, editado pela Coordenação de Editoração e Web da SPM e é uma responsa-bilidade da Comissão Organizadora da II CNPM.

Comissão Organizadora

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Nilcéa Freire (ministra)

Teresa Nascimento Sousa (secretária-adjunta)

Aparecida Gonçalves (subsecretária Programas e Ações Temáticas)

Sônia Malheiros Miguel (subsecretária de Articulação Institucional)

Rufino Corrêa dos Santos Filho (subsecretário de Planejamento)

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)

Nalu Faria (Marcha Mundial de Mulheres) Maria Ednalva Bezerra (Central Única dos Trabalhadores)

Nilza Iraci (Articulação de Mulheres Negras) Schuma Shumaher (Articulação de Mulheres Brasileiras)

Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres

Márcia de Cássia Gomes Comissão de Infra-estrutura e Organização

Elisabete Matar (coordenação geral) Patrícia Silva

Lourdes Maria Antoniolli Dirce Margareth Grosz Janice Moreira

Apoio

Secretária do CNDM Susana Cabral

A II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 17 a 20 de agosto de 2007,

Referências

Documentos relacionados

Com a quebra do princípio (doutrinário) da exclusividade da titularidade estatal sobre o serviço público (ou melhor, sobre a atividade qualificada como serviço público), admite-se

Para além disto, e uma vez que o tratamento precoce da acne é fundamental, elaborei também panfletos para os profissionais de saúde sobre o aconselhamento farmacêutico na

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

KsR é o valor da tenacidade à fratura no nível I do ensaio "SR" L comprimento do corpo de prova e também ponto definido pela carga correspondente a FL = 0,50 F11 em cima da curva

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

pode se dar nos ensinos fundamental e médio sem que haja, concomitantemente ou talvez mesmo inicialmente, uma reformulação e uma alteração dos cursos de Letras, quanto aos seus

Utilizando os dados contidos no Balanço Social de 16 empresas, este trabalho testou quatro hipóteses sobre o sentido causal entre lucros e salários visando clarificar a relação