• Nenhum resultado encontrado

Estágio Curricular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estágio Curricular"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)
(2)

Este arquivo segue como modelo preciso para a entrega do Relatório Final de Estágio Obrigatório.

Este projeto gráfico deve ser obedecido na íntegra, mantendo padrões tipográficos, alinhamentos, fontes e organização de conteúdo conforme disposto a seguir.

A versão para entrega será unicamente no formato de um arquivo PDF de no mínimo 50 páginas.

A entrega referente à disciplina de Estágio Obrigatório deve ser feita apenas de forma digital (PDF) via Moodle, até o prazo máximo estipulado pelo Coordenador de Estágio.

(3)

1.1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome: Camila de Araujo Merizi Matrícula: 15102258

Habilitação: Design Gráfico

E-mail: camilaaraujo.m6@gmail.com Telefone: (48) 99620-3893

1.2 DADOS DO ESTÁGIO

Concedente: MKT Effect

Período Previsto: 10/07/2019 - 29/11/2019

Período referente a este relatório: 10/07/2019 - 31/10/2019 Supervisor/Preceptor: Pricilla Freitas da Silveira

Jornada Semanal/Horário: 30 horas semanais Assinatura da concedente (ou representante):

(4)
(5)
(6)

1.3 PROGRAMA DE ATIVIDADES

Objetivo do estágio: Por em prática o que foi visto em sala para criação de peças

em mídias digitais, podendo ter a experiência de participar de outros projetos para os clientes da empresa, além de ter a experiência empresarial e mercado real, tendo a possibilidade de vivenciar diariamente o trabalho.

Objeto(s) do estágio: Criação de materiais gráficos.

Programa de atividades (PAE): Desenvolvimento de peças para mídias digitais

(Instagram e Facebook) dos clientes e cuidado do inbox dos mesmos. 1.4 SITUAÇÃO ENCONTRADA

Resumo da situação da empresa em relação ao Design: Atuando no mercado

de Marketing Digital, a empresa MKT Effect possui no total sete funcionários, sendo a equipe de design formada atualmente com duas estagiárias de design gráfico, um diretor de artes e uma film maker. Além disso, eles disponibilizam de um fotógrafo freelancer que faz fotos originais para seus clientes que necessitam. Pelo período que passei na empresa, notei que muitas coisas estavam sendo mudadas, implementações de novas plataformas para melhoria do desempenho e descentralização das operações.

Por mais que possua a equipe de Design Gráfico, todas as peças passam pelos donos da empresa (e gestores da mesma) para aprovação, assim tornando o trabalho deles maior do que deveria. Até o presente momento essa aprovação continua existindo, porém de uma forma diferente. Inicialmente a aprovação sendo feita por eles em horários diferentes e sem o contato direto conosco, hoje eles fazem a aprovação pessoal, para além de termos a resposta mais rápida termos também a visão deles para aprovação e, assim, entender como eles definem o que é ou não aprovado para cada cliente, assim evitando futuras alterações nas artes. Os clientes que possuem mídias digitais para serem alimentadas são divididos

(7)

Atuação na área gráfica: Peças gráficas para os clientes, envolvendo mídias

digitais e impressos (cartões de visita, envelopes, camisetas...), produção de identidades visuais e layout de websites.

Atuação na área informatizada (mídias): Sendo o ponto principal do estágio,

a empresa possui para seus clientes conta no MLabs, programa onde é feito o agendamento das peças criadas e aprovadas para a publicação nos devidos Instagram’s e Facebook’s. Além do MLabs, eram utilizados o Photoshop e Instagram, principalmente, tendo acesso a outros programas do pacote Adobe. 1.5 ESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Infra-estrutura física disponibilizada: A empresa se localiza no prédio

empresarial Jardim Itália, no Córrego Grande, tendo sua sala no terceiro andar. A sala não possui divisórias, todos possuem um espaço seu para trabalhar, com uma televisão como monitor, podendo ter um notebook disponibilizado pela empresa, assim tendo duas telas. A única excessão é o Diretor de Artes e a Film maker que levam seus próprios notebooks e conectam em uma das televisões.

Além disso, os donos disponibilizavam na própria sala um microondas, frigobar, banheiro e uma sacada com vista para a rodovia e sempre que possível deixavam disponíveis doces (balas e chocolates), algumas frutas, amendoins e bolachas para todos da empresa. Na sala ainda possuem um pufe e violão para descontrair e é possível fazer a alimentação no local.

A localização do Design na estrutura organizacional da empresa: Na mesma

sala que o restante da empresa.

O local, na estrutura organizacional da empresa, (diretoria, departamento, etc) onde foi realizado o estágio: Departamendo de criação

Data do início do estágio: 10/07/2019

Data de encerramento do estágio: 29/11/2019 Carga horária diária: 30 horas semanais

(8)

1.6 ORIENTADOR DO ESTAGIÁRIO

Nome: Maíra Woloszyn

Formação e cargo: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Design pelo mesmo programa e graduada em Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Substituta do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina.

Contatos (telefone/e-mail): (48) 99909-1069 / maira.projetar@gmail.com

(9)

Anexe cópia do TCE e do PAE assinados referente

(10)
(11)
(12)

2.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E CRONOGRAMA: O quadro a seguir apresenta:

a) Cronograma com as atividades (projetos) nos quais houve a participação do estagiário (preferencialmente relacionando as datas ou períodos de realização);

b) Tarefas (estabelecidas no PAE) desempenhadas pelo estagiário em cada atividade (projeto) e as horas de trabalho para cumprimento de cada tarefa

Semana/Mês Atividade desenvolvida

Semana 1 Treinamento: acompanhamento da estagiária anterior, vendo

como funcionava os programas e o sistema da empresa.

Semana 2 Treinamento: produção das peças e começando a me habituar

com os programas, acompanhada da estagiária anterior, que estava supervisionando.

Semana 3 Início do estágio sem supervisão, produzindo as peças do mês

de agosto que faltavam e criando um layout para o cliente que havia entrado em Julho na empresa.

Semana 4 e 5 Produção das peças para Setembro, com o novo mecanismo

que estava sendo implementado pelo dono e gestor da empresa, o que fez com que a criação fosse mais rápida e, portanto, teve a finalização do mês rápido (ainda na semana 4), o que fez a semana 5 ficar para pequenas alterações e agendamentos.

Semana 6 Participação na criação de alternativas para a logo da cantina do Curso e Colégio Órion.

Semana 8 - 10 Início da produção das peças para o mês de Outubro, porém

dessa vez não foi tão organizado por erros que aconteceram dentro da empresa (a tentativa de ter um estagiário de

(13)

Semana 12 - 16 Ajuste no mapa de publicações do mês de Otubro, fazer os agendamentos do mês de Outubro (pratimanete todos sendo agendados no dia que deveriam sair), produção das peças para o mês de Novembro e agendamentos para Novembro, iniciar a implementação do Etus no lugar do MLabs e do Operandi no lugar do Trello. Começar a produção das peças de Dezembro.

Inserir uma nova cliente que entrou no mês, criando layouts e vendo conteúdos que poderiam ser publicados para ela.

(14)

2.2 APRESENTAÇÃO DE CADA AÇÃO

a) AÇÃO 1:

Curso e Colégio Órion

Briefing: O Curso e Colégio Órion é localizado no Rio de Janeiro e suas mídias

são voltadas apra apresentar as atividades diferenciais realizadas no colégio, informativos de estudos, dicas e entretenimento, além de captar novos alunos, sejam eles de ensino regular (fundamental e médio) ou EJA.

Público-alvo: O público alvo do colégio nas mídias seria tanto os alunos, trazendo

a interação que eles possuem em sala de aula ou fora dela, com os passeios e eventos, quanto para os pais que procuram um colégio para matricular seus filhos.

- Agosto

Posts produzidos para a primeira semana de postagem do Instagram e Facebook do colégio. A ideia era falar sobre o que o colégio possui de diferencial e, também, lembrar que as matrículas para o segundo semestre estavam acontecendo ainda.

(15)

Stories para Instagram produzidos para o mês de agosto, sendo eles institucionais, informacionais ou motivadores. Alguns dos stories produzidos para o colégio são feitos para informar eventos que acontecem também.

(16)

- Setembro

(17)

Para o mês de setembro foi criado o Story livre, onde o tema poderia ser definido por mim. Aqui decidi trazer algumas curiosidades sobre a constelação de Órion, esta que leva o mesmo nome que o colégio, para trazer maiores conhecimentos, afinal falamos sobre um colégio. A ideia inicial seria junto disso trazer a história mitológica de Órion, assim também aumentando a cultura dos alunos, ideia que foi barrada por questões religiosas dos donos do colégio. O resultado final, ainda assim, foi bom, porém não teve engajamento no Instagram.

(18)

- Outubro

Alguns dos stories do mês de Outubro para datas comemorativas e informativos.

Para o dia dos animais, veio a ideia de apresentar para os alunos os reinos animais, já que é algo estudado em biologia e estaríamos próximos dos vestibulares. Trazendo imagens bonitas e frases bem sintetizadas sobre cada um, foi feito esse story de data comemorativa para trazer informação e educação aos alunos.

(19)
(20)

- Novembro

Postagens do feed para as semanas 1 e 3 do mês de Novembro do colégio. Stories do mês de Novembro de datas comemorativas e informativos.

(21)
(22)
(23)

- Atividades extras (Café Literário)

Criação da identidade visual do projeto que estava sendo iniciado no colégio, o Café Literário. A ideia do projeto seria incentivar os alunos a lerem mais e discutirem os textos, livros e poesias lidos com o acompanhamento de uma café. A construção para o projeto foi básica, a ideia da cor do café e a forma da borra do mesmo no fundo da caneca. Foram produzidos layouts para o feed, story, impressão em A3 e para divulgação via WhatsApp. Acima o story que foi escolhido e veiculado.

- Atividades extras (Logo Cantina)

Foi pedido para fazer alternativas para uma nova logo da cantina que se encontra dentro do colégio, o nome já estava definido. Foi feito então duas versões, uma reduzida (apenas o R) com a ideia de que fosse um aplicativo, por conta da posição tecnológica que os donos defendem para o colégio e a marca inteira que seria divertida e clean. No final a marca escolhida foi a que já havia sido produzida antes, e essa ideia foi descartada.

(24)
(25)

b) AÇÃO 2: Cãofiança

Briefing: O canil, especializado em genética, principalemnte a espécie American

Saffordshire Terrier, procura em suas mídias fazer a divulgação dos filhotes que possui à venda, dos cursos que realiza de capacitaçao para adestradores, dogwalkers, consultoria de cuidado para os cães, treinamentos e adestramentos para os cães e hospedagem (hotel para cães).

O cliente se desligou da empresa em Outubro, tendo o último mês de publicações em Novembro.

Público-alvo: Eles visam alcançar as pessoas que possuem dinheiro para investir

num cachorro que possui uma boa genética e, também, que procuram um bom treinamento para seus cães. Além do público que procura ser adestrador e cuidar de cachorros como eles.

Alguns stories e posts para o feed do CãoFiança nos meses de Setembro à Novembro. As imagens utilizadas eram todas do canil, tiradas por um fotógrafo contratado pela empresa de marketing, pelos próprios donos da empresa ou, também, pelos funcionários do canil. As peças eram comumente informativas sobre o canil e, também, com datas comemorativas e informando quais cachorros estariam disponíveis para venda. Abaixo, temos tanto o feed institucional de aniversário de um cachorro quantoum que seria informativo sobre cursos e treinamentos que eles oferecem (as informações eram colocadas no conteúdo qu seguia as postagens).

(26)
(27)
(28)

c) AÇÃO 3: Dr. Rafael

Briefing: Um médico cardiologista que está começando a se inserir nas mídias

sociais de forma profissional, abrindo uma clínica e já possui seu público definido de pacientes que o acompanham.

Público-alvo: Em sua grande maioria, o público que acompanha o doutor é idoso,

possui também adultos num geral que fazem acompanhamento com cardiologista. Stories e Posts para o Feed do Doutor Rafael para os meses de Setembro à Novembro. Os posts eram motivacionais, informaivos sobre algum procedimento que o doutor possuia em sua clínica ou tratamentos e dicas de saúde num geral, sendo alimentícias ou de exercícios.

(29)
(30)
(31)

d) AÇÃO 4: Lorenzo’s

Briefing: Uma pizzaria no Cacupé que precisa se reinovar, alcançar os clientes e

mostrar que além das pizzas faz também festas em casa e no local, possui música ao vivo, espaço kids diferencial (com brinquedos e fantasias), espaço master chef kids (onde as crianças montam a própria piza) e delivery.

Público-alvo: Famílias e casais adultos, com ou sem crianças.

Stories e Posts produzidos para a Pizzaria Lorenzo’s durante os meses de Setembro à Novembro. Algumas das imagens utilizadas eram do celular do dono da pizzaria ou tiradas pelos donos da empresa de marketing, outras eram de bancos de imagens free.

(32)
(33)
(34)

e) AÇÃO 5:

Instituto de Fraturas

Briefing: O Instituto de Fraturas possui ortopedistas especializados em fraturas

e doenças na coluna. Com isso, pretende informar os seguidores sobre as especialidades com que trabalha e, também, trazer informações sobre cuidados que podem ser tomados.

Público-alvo: Pessoas de todas as idades que possam sofrer fraturas ou ter

problemas que precisam de acompanhamento ortopédico.

Stories e alguns posts para o feed feitos para os meses de Setembro a Novembro para o Instituto de Fraturas. As imagens eram pegas em banco de imagens free, e os posts costumavam ser motivacionais ou sobre especialidades que existiam na clínica, além dos stories de datas comemorativas.

(35)
(36)

f) AÇÃO 6: Ilha Sul Imóveis

Briefing: Uma imobiliária localizada no sul da ilha, com grande parte de seus

imóveis no Campeche e Lagoa que precisa divulgar o que possui para compra e venda assim como captar pessoas que gostariam de divulgar com eles e novos consultores para trabalhar consigo.

Público-alvo: Adultos de classe média alta que estão procurando um novo local

para morar com sua família ou aqueles que estão começando uma nova família. Posts e Stories feitos para as mídias sociais da Imobiliária Ilha Sul durante os meses de Setembro à Novembro. As fotos utilizadas para divulgar a venda ou aluguel dos imóveis eram, geralmente, retiradas do site da imobiliaria, ou seja, fotos feitas ou pelos donos dos imóveis, ou corretores ou pela própria imobiliária.

(37)
(38)
(39)

Para a Ilha Sul, uma coisa comum era a existência de carrosséis, ou seja, imagens que eram colocadas para saírem juntas e ficar, no Instagram, em rolagem. Como no exemplo abaixo, onde o post do meio seria um carrossel na postagem.

(40)

g) AÇÃO 7: TechDerme

Briefing: Uma loja online de produtos para fisioterapia e estética que visa fazer a

divulgação dos seus produtos disponíveis para compra e aluguel.

Público-alvo: Fisioterapeutas e esteticistas que possuem a necessidade de ter

equipamentos de alta qualidade em suas clínicas.

Posts e Stories produzidos para a TechDerme para o mês de Setembro. Trabalhei com este cliente apenas um mês, pois o mesmo estava se desligando da MKT Effect quando iniciei o estágio. As imagens eram de bancos de imagem free e costumava falar sobre os benefícios de ter o produto na sua clínica.

(41)
(42)

h) AÇÃO 8: Dra. Cleice

Briefing: Dermatologista que procura divulgar os procedimentos que realiza e,

também, trazer informações sobre doenças que podem acabar acontecendo na pele de pessoas de todas as idades.

Público-alvo: Adultos e idosos que possuem doenças na pele ou que estão

procurando informações sobre o que podem vir a ter e, também, sobre a doutora. Posts e Stories produzidos para as mídias da Doutora Cleice para os meses de Outubro e Novembro. As imagens eram de bancos de imagens free e era colocado sobre dicas de saúde e cuidados com a pele, dias especiais de tratamento, stories informativos e de datas comemorativas.

(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)

3.1 A SITUAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO FOI SATISFATÓRIA? EM QUE E COMO?

Sim, pude trabalhar bastante com o Photoshop e Illustrator e mexer com a composição das peças. Entretanto, fazia sempre posts e stories, seguindo a mesma ideia de layout e não tinha muito como mudar. Propus para mais de um cliente, layouts diferentes. Os maiores desafios eram quando entravam clientes novos para a empresa, porque além de ter que começar do zero não sabia exatamente o que iria se encaixar melhor para cada perfil. Senti muita falta de ter um plano para fazer as artes de cada cliente, ou seja, alguém que fizesse um briefing e brainstorming para entender com o cliente o que ele gostaria que fosse postado, para saber melhor como agradar também a cada um.

3.2 QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS E OS NEGATIVOS DO ESTÁGIO?

De pontos positivos, pontua-se flexibilidade que os donos da empresa têm, eles aceitam ajeitar o horário de acordo com o que for melhor por conta das aulas. Além disso, eles disponibilizam de uma boa estrutura para que trabalhemos no local. Em relação aos pontos negativos, ressalta-se a falta de organização para que conseguissem manter o ritmo (o que foi feito em Setembro), agora em Novembro está começando a se encaminhar para melhorias.

3.3 AS ABORDAGENS CONCEITUAIS, OS MÉTODOS E AS TÉCNICAS UTILIZADAS NO ESTÁGIO FORAM COERENTES COM O QUE FOI ESTUDADO NO CURSO? QUAIS AS CONVERGÊNCIAS? QUAIS AS DIVERGÊNCIAS?

Utilizamos muito de pesquisa para a realização de entendimento do mercado, ou seja, o que está sendo feito para contas no Instagram ou Facebook, como são os posts, como aderir isso para as nossas postagens. O trabalho era realizado sem uma pesquisa sobre o cliente antes que fosse passada para nós, não recebiamos algo para seguir, apenas a direção de que deveria ser feito postagem para x ou y. 3.4 COMO E EM QUE ESSE ESTÁGIO CONTRIBUIU PARA SUA FORMAÇÃO?

Auxiliou no entendimento de como funciona um trabalho dentro de empresa e ter uma experiência fora do ambiente acadêmico, já que anteriormente todos meus estágios ou bolsas foram em universidades.

(50)

3.6 QUE CONHECIMENTOS PRESUMIDAMENTE DA ÁREA DE DESIGN FORAM NECESSÁRIOS E NÃO FORAM ESTUDADOS NO CURSO?

Senti falta na parte de produção multimídia, não tive aulas nem de criação de vídeo nem para alteração dos mesmos, dentro da empresa haviam pessoas para trabalhar com isso, mas eu poderia ter feito mais caso tivesse alguma bagagem anterior dentro da área.

3.7 EM ESCALA DE 0 A 10, QUE VALOR RESUMIRIA, NA SUA OPINIÃO, A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO PARA SUA FORMAÇÃO?

10. Apesar dos pontos negativos eu tenho certeza que o estágio fez total diferença no meu desempenho e em como irei encarar o mercado daqui para frente.

(51)
(52)

Anexe a Carta de Avaliação do Supervisor de Estágio já pre-enchida e assinada.

(53)

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão ĞƉĂƌƚĂŵĞŶƚŽĚĞdžƉƌĞƐƐĆŽ'ƌĄĮĐĂ

Curso de Design

Nome do Prof. Orientador/Avaliador: E-mail do Prof. Orientador/Avaliador: Data da entraga do Relatório para a avaliação: Estagiário:

Outras Considerações:

Carta de Avaliação de Estágio - Professor Orientador/Avaliador

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 , Cidade Data Média

1. Relatório - Conteúdo: Preenchimento adequado das seções do

ƌĞůĂƚſƌŝŽ͕ŽƌƚŽŐƌĂĮĂ͕ŽƌŐĂŶŝnjĂĕĆŽƚĞdžƚƵĂůĞŐƌĄĮĐĂ͘

2. Relatório - Projetos: Apresentação adequada das imagens dos

proje-tos desenvolvidos.

3. Conhecimento aplicado: A demonstração do uso de conhecimentos

Se o aluno cumpriu, do ponto de vista acadêmico e

5. Prazo: ŶƚƌĞŐĂĚŽƌĞůĂƚſƌŝŽĐŽŵŽƉƌĂnjŽŵşŶŝŵŽĚĞƵma semana para

a avaliação.

Para a auxiliar a avaliação

ĚĞƐƚĄŐŝŽƉĞůŽ;ĂͿĂůƵŶŽ;ĂͿŽƌŝĞŶƚĂĚŽ;ĂͿ͘KƐŝƚĞŶƐĂďĂŝdžoĚŝnjĞŵƌĞƐƉĞŝƚŽĂŽƐƋƵĞƐŝƚŽƐƉĂĚƌƁĞƐĚĞƐƚĞ ĚŽĐƵŵĞŶƚŽ͘WĂƌĂĂƵdžŝůŝĂƌŶĂĂǀĂůŝĂĕĆŽ͕Ž;ĂͿWƌŽĨ͘;ĂͿKƌŝĞŶƚador(a) pode encontrar recomendações e um modelo de relatório padrão no seguinte link, na aba “Manual do Prof. Orientador”:

Camila de Araujo Merizi

Maíra Woloszyn X X X X X X Florianópolis 22 de novembro de 2019 A aluna Camila de Araujo Merizi cumpriu com os objetivos propostos pelos projetos desenvolvidos no estágio, bem como apresentou de maneira adequada o conteúdo do relatório e os trabalhos desenvolvidos durante o período em que esteve na empresa MKT Effect.

maira.projetar@gmail.com 21 11 2019

(54)

Referências

Documentos relacionados

• Tipo 2: tende a ocorrer após os 40 anos e tende a aumentar com a idade, é mais comum e pode ser prevenida; o crescente número de crianças e adolescentes obesos está causando

Pneumologia ( Infantil e Adulto) Psiquiatria Psicopedagogia Psicologia Psicoterapia Reiki (facilitador) Pág 03 de 11 Atualização 16 Julho

que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e

Sendo assim, a automação residencial pode prover meios para controlar todos os sistemas da residência como sistema de ar condicionado e aquecimento, home- office, contemplando

Sou araxense, mas fui morar em Uberlândia com 13 anos, com minha família, no início fui muito difícil, pois era uma adolescente em uma cidade nova e uma escola nova, mas aos

Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.. (**) VD

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Apesar de cidadãos de direito, as pessoas com deficiência enfrentam muitas barreiras na sua jornada rumo à inclusão social. Mesmo com políticas públicas e leis implementadas para