• Nenhum resultado encontrado

WorkPaper

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WorkPaper"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não CompetentE 1 Técnicas de teste 1 Noções básicas sobre as

diferentes abordagens utilizadas nos testes, incluindo estático (por exemplo, verificação de mesa), branca (orientada por lógica), caixa-preta (orientada por requisitos), teste de carga, cobertura de teste e testes de regressão. Também estão incluídos os métodos para a concepção e realização dos ensaios.

2 Níveis de teste identificando testes níveis como unidade, desempenho, Cadeia de caracteres, integração, recuperação de sistemas, aceitação, paralelo, desempenho e testes de interface. 3 Testes diferentes tipos de software as mudanças

na abordagem para testar quando testes de desenvolvimento diferentes abordagens, como processamento de cliente/servidor, baseado na Web, objeto orientada, do lote e sistemas sem fio.

4 Teste independente teste por indivíduos

diferentes dos envolvidos no desenvolvimento do produto/sistema.

Vocabulário os termos técnicos usados para descrever vários testes técnicas, ferramentas, princípios, conceitos e atividades.

6 As várias funções do testador de Software os objetivos que podem ser incorporados a missão de testadores de software. Incluem-se os testes para determinar o cumprimento das exigências, testes de eficácia e eficiência, necessidades do usuário teste versus especificações de software e testes de atributos de software, tais como manutenção, facilitam de uso e confiabilidade 7 Testadores Workbench uma visão geral do

processo que testadores usam para executar uma atividade de teste específico, como desenvolver um plano de teste ou preparando dados de teste. 8 A V do conceito de testar o conceito de V

prende-se com os componentes de compilação das fases de desenvolvimento dos componentes de teste que ocorrem durante as fases de teste. Conhecimento

(2)

Categoria do conhecimento 2: Criar o ambiente de teste:

1 Conhecimento de conceitos de análise de

processos de ensaio e seleção de processo de teste Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente Conceitos de processos de teste — os conceitos

de políticas, normas, procedimentos e sua integração no processo de teste.

Processo de seleção de teste — seleção de processos que conduzem a produtos e atividades de testes eficientes e eficazes.

Aquisição ou desenvolvimento de uma cama de teste / Test Lab/teste processos — design, desenvolvimento e aquisição de um ambiente de teste que simula o mundo "real", incluindo a capacidade de criar e manter dados de teste Controle de qualidade — testes de controle de qualidade para assegurar que o processo de teste tenha sido executado corretamente.

Análise de processos de teste analisando o processo de teste para garantir:

Sua eficácia e eficiência

Os objetivos dos testes são aplicáveis, razoáveis, adequados, viável e acessível

O programa de teste atende o d de objetivos de teste

O programa de teste correto está sendo aplicado para o projeto

A metodologia de teste, incluindo processos, infra-estrutura, ferramentas, métodos e produtos de trabalho planejado e avaliações, é suficiente garantir que o programa de teste é realizado corretamente.

Progresso de teste, desempenho, e processo de adesão são avaliados para determinar a

adequação do programa de teste.

Programa não excessivo de teste, é realizado Melhoria continua: identificar e fazer melhorias para o processo de teste utilizando processos de melhoria de processo formal

Adaptar o ambiente de teste para diferentes metodologias de desenvolvimento de software — que cria o ambiente para testar corretamente as metodologias utilizadas para construir sistemas de software, tais como a Cachoeira, Webbased, orientada a objeto, ágil e assim por diante. Competência dos testadores de software — fornecendo a formação necessária para garantir que os testadores de software seja competentes em processos e ferramentas incluídas no

(3)

Competente Competente Competente 2 Ferramentas de teste

Ferramenta de desenvolvimento e/ou aquisição: Noções básicas sobre os processos de

desenvolvimento e aquisição de ferramentas de teste.

Uso de ferramentas:

Noções básicas sobre como as ferramentas são usadas para testes de regressão automatizada, gerenciamento de defeitos,

desempenho/Carregar teste; Noções básicas sobre ferramentas manuais, como listas de verificação, testar scripts e decisão tabelas; usando ferramentas de rastreabilidade, cobertura de código e gerenciamento de casos de teste. 3 Suporte de gerenciamento de teste de software

eficaz

Criar um tom que encoraja os testadores a trabalhar de forma eficiente e eficaz. Alinhar processos de teste com metas

organizacionais, os objetivos de negócios, versão ciclos e metodologias de desenvolvimento diferentes.

Categoria do conhecimento 3: Gerenciando projeto de teste

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Teste de planejamento, programação e

orçamento Alinhamento:

Garantir que os processos de teste estão alinhados com os objetivos organizacionais, objetivos dos usuários os de negócios, ciclos de lançamento e metodologias de desenvolvimento diferentes.

Teste de desempenho:

Monitoramento de desempenho do teste para adesão ao plano, cronograma e orçamento, realocar recursos como as tendências indesejáveis necessárias e prevenção. Pessoal:

Adquirir treinamento e manter uma equipe de teste competentes.

Gestão de pessoal:

Manter pessoal devidamente informado utilizando a equipe de teste.

Diferenças entre gerenciamento tradicional: Usando uma estrutura hierárquica versus

(4)

gerenciamento de qualidade usando uma estrutura de organização bidimensional

2 Eficácia pessoal e organizacional Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente Habilidades de Comunicação: a - escrita comunicação:

confirmação por escrito e explicação de uma variação das expectativas. Sendo capaz de descrever em papel uma seqüência de eventos para reproduzir o defeito.

b.- comunicação oral:

demonstrando a capacidade de articular uma seqüência de eventos de forma organizada e compreensível.

c.- Habilidades de esc:

ativamente a ouvir o que é dito, solicitando esclarecimentos quando necessário e fornecer feedback.

d.- entrevistando habilidades:

desenvolver e fazer perguntas para efeitos de recolha de dados para análise ou avaliação. e.- Analisando as competências:

determinar como usar as informações recebidas. habilidade Pessoal de eficácia:

a negociação — trabalhar eficazmente com uma ou mais partes para desenvolver opções que irão satisfazer todas as partes.

b. Resolução do conflito de — trazendo uma situação em foco e concluir satisfatoriamente um desacordo ou divergência entre as partes.

c. influência e motivação — que influenciam outros a participarem numa atividade orientada d. julgamento — aplicação de crenças, normas, diretrizes, políticas, procedimentos e valores em uma decisão.

e. facilitação — ajudando um grupo para alcançar seus objetivos, fornecendo orientação objetiva Relacionamentos do projeto — para o

desenvolvimento de uma relação de trabalho eficaz com usuários, clientes de software e gerenciamento de projetos.

(5)

Competente Competente Competente Reconhecimento — Visualizar apreço aos

indivíduos e equipes de trabalho realizado. Motivação — incentivar pessoas a fazer a coisa certa e a fazê-lo efetivamente e eficientemente Tutoria — trabalhando com testadores para garantir que eles dominar as habilidades necessárias.

Princípios de qualidade e gestão — Noções básicas sobre os princípios necessários para construir uma organização de teste com padrão internacional.

3 Liderança

Presidência de reunião — organização e

condução de reuniões para proporcionar máxima produtividade durante o período de tempo mais curto.

Facilitação — ajudando o progresso de um evento ou atividade. Facilitação formal inclui funções bem definidas, um facilitador objectivo, uma reunião estruturada, tomada de decisões por consenso e definidos os objetivos a serem alcançados.

Construindo a equipe — ajudando um grupo na definição de um objetivo comum e trabalhar em conjunto para melhorar a eficácia da equipe.

Categoria do conhecimento 4: Planejamento de teste

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Pré-requisitos para teste de planejamento

Identificar riscos do software — demonstração de conhecimentos sobre os riscos mais comuns associados ao desenvolvimento de software. Identificação de riscos de teste — demonstração de conhecimentos sobre os riscos mais comuns associados a testes de software.

Identificando prematura de lançamento de risco — Noções básicas sobre como determinar o risco associado lançando produtos de software

insatisfatória, não testados.

O risco de colaboradores — identificar os contribuintes ao risco.

Identificação de riscos de negócios —

demonstrando conhecimento dos riscos mais comuns associados com o negócio usando o

(6)

software. Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente Métodos de risco — entendimento das

estratégias e abordagens para a identificação de riscos ou problemas associados à aplicação e pelo funcionamento de tecnologia da informação, produtos e processos.

O risco de magnitude — demonstrando a

capacidade de calcular e classificar a gravidade de um risco quantitativamente.

Métodos de redução de riscos — Noções básicas sobre as estratégias e abordagens que podem ser usadas para minimizar a magnitude de um risco. Planejamento de contingência — planejamento para reduzir a magnitude dos riscos conhecidos. Critérios de entrada de planejamento de teste Critério de critérios/aceitação de sucesso — Noções básicas sobre os critérios que devem ser validados para fornecer gerenciamento de usuário com as informações necessárias para tomar uma decisão de aceitação.

Objetivos de teste — Noções básicas sobre os objetivos a ser realizado por meio de testes. Pressupostos — que estabelece as condições que devem existir para os testes para ser abrangente e em agenda.

Questões — identificar as situações específicas / produtos/processos que, a não ser atenuada, terá um impacto encaminhar progresso.

Restrições — limitando os fatores de sucesso Entrada critérios/Exit Criteria — Noções básicas sobre os critérios que devem ser atendidos antes de se mudar o software para o próximo nível de teste ou em produção.

Escopo de teste — Noções básicas sobre o que está a ser testado.

Plano de teste — Noções básicas sobre as atividades e os resultados finais para atender aos objetivos do teste.

Requisitos/rastreabilidade — definindo os testes necessários e relacionando-os com os requisitos para ser validado.

Estimando — determinar os recursos e os prazos necessários para realizar as atividades planejadas. Programação — que estabelece metas para completar a iniciativa de teste e suas dependências em reunião do resto da programação.

(7)

Competente Competente Competente Pessoal — selecionar o tamanho e a competência

do pessoal necessário para atingir os objetivos do plano de teste.

Verificação de procedimentos de teste —

incorporando casos de teste para garantir que os testes são realizados corretamente.

Gerenciamento de configuração de software — Organizando os componentes de um sistema de software, incluindo documentação, para que eles se encaixam em funcionamento.

Gerenciamento de alterações — modificando e controlando o teste plano em relação ao

progresso real e o escopo do desenvolvimento do sistema.

Controle de versão — Noções básicas sobre os métodos de controle, monitorar e conseguir uma mudança.

Categoria do conhecimento 5: Executando os planos de teste

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Teste de design e preparação de dados/scripts de

teste

Especificações — scripts de dados de teste de assegurar a realização dos objetivos incluídos no plano de teste.

Casos — o desenvolvimento de casos de teste, incluindo técnicas e abordagens para validação do produto. Determinação do resultado esperado para cada caso de teste.

Design de teste — Noções básicas sobre teste de estratégias e atributos.

Scripts — desenvolvendo as on-line etapas a serem executadas nos ensaios; incidindo sobre a finalidade e a preparação dos procedimentos; enfatizando critérios de entrada e saída Dados — em desenvolvimento teste insumos; usando ferramentas de geração de dados; determinar o conjunto de dados ou sub-sets para garantir um teste global do sistema; determinar dados que combina com limite de análise de valor e requisitos de teste de estresse.

Cobertura de teste — alcançar os objetivos de cobertura no plano de teste de componentes específicos do sistema. Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente

(8)

Plataformas — identificar a configuração mínima e plataformas em que o teste deve funcionar. Estratégia de ciclo de teste — determinando o número de ciclos de teste a ser realizado durante a fase de execução de teste do teste; determinar que tipo de teste ocorrerá durante cada ciclo de teste.

2 Executar testes

Executar testes — executando as atividades necessárias para executar testes em

conformidade com o plano de teste e testar o design — incluindo a criação de testes,

preparação de base(s) de dados de teste, obter suporte técnico e agendamento de recursos. Comparar resultados real versus esperado — Determinar se os resultados reais são os esperados

Documentar os resultados de teste — resultados dos ensaios de gravação no formato apropriado. Utilização de resultados de teste — Entendendo como serão utilizados os resultados de teste e de quem tem acesso a eles.

3 Acompanhamento de defeitos

Defeito de gravação — gravação defeitos de descrever e quantificação dos desvios das necessidades/expectativas

Emissão de relatórios de defeito — o status de defeitos, incluindo a gravidade e o local de emissão de relatórios.

Defeito de controle — monitorar os defeitos no tempo de gravação até a resolução satisfatória foi determinada e implementada.

4 Testar alterações de software

Teste estático — avaliando alterado código e associado documentação no final do processo de mudança para garantir a correta execução. Teste de regressão — testando a totalidade do produto para garantir que a funcionalidade inalterada executa como fazia antes de implementar uma alteração.

Verificação — revisão de requisitos, design e documentação associada para garantir que eles sejam atualizados corretamente como resultado da alteração.

(9)

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Métricas de testes

Usando medidas quantitativas e métricas para gerenciar o planejamento, execução e emissão de relatórios de testes de software.

2 Relatórios de status de teste

Cobertura de código — a execução de software de monitoramento e emissão de relatórios sobre o grau de cobertura no nível de instrução, sucursal ou caminho

Cobertura de requisito — o número de requisitos de emissão de relatórios e vigilância testaram e se eles são corretamente implementado. Testar as medições de status — Entendendo as seguintes métricas:

a. métricas usadas para teste — inclui métricas, como a eficiência de remoção de defeitos, densidade de defeitos e tempo médio de última falha.

b. complexidade medições — valores

quantitativos, acumulados por um método pré-determinado, que medem a complexidade de um produto de software.

c. as medições do projeto — O status de um projeto, incluindo etapas, orçamento e agendar a variância e alterações de escopo.

d. tamanho medições — Métodos desenvolveram principalmente para medição do tamanho de software de sistemas de informação, tais como linhas de código e função dos pontos.

e. as medições de defeito — valores associados ao número ou tipos de defeitos, geralmente relacionados ao tamanho do sistema, tais como "defeitos/1000 linhas de código" ou

"defeitos/100 função pontos."

f. medidas de produto — medidas de atributos do produto, tais como desempenho, confiabilidade e facilidade de uso.

(10)

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 3 Mapas de verificação final

Ferramentas de geração de relatórios — com processamento de texto, banco de dados, defeito de controle e ferramentas gráficas para preparar relatórios de ensaio.

Padrões de relatórios de teste — definindo os componentes que devem ser incluídos em um relatório de ensaio.

Análise estatística — demonstrando a capacidade de tirar conclusões estatisticamente válidas de resultados quantitativos.

Categoria do conhecimento 7: Teste de aceitação do usuário

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Conceitos de teste de aceitação

Compreender a diferença entre o sistema de teste e aceitação do teste

2 Processo de planejamento de teste de aceitação Definir os critérios de aceitação

Desenvolvimento de um plano de teste de aceitação para execução pelo pessoal do usuário. Testando dados usando os casos de uso.

3 Execução de teste de aceitação

Executar o plano de teste de aceitação.

Desenvolvimento de uma decisão de aceitação com base nos resultados do teste de aceitação. Assinando a conclusão bem-sucedida do plano de teste de aceitação.

(11)

outras organizações:

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Compreender a diferença entre teste de software

desenvolvido internamente e software desenvolvido por organizações externas.

2 Noções básicas sobre o processo eleitoral para a seleção de COTS software

3 Verificando que os testadores são capazes de: a. Certifique-se de que os requisitos sejam testáveis.

b. rever a adequação do plano de teste a ser executado pela organização de terceirização. c. supervisionar o teste de aceitação.

d. emita um relatório sobre a adequação do software para atender as especificações contratuais.

e. assegurar a compatibilidade das normas de software, comunicações, alterar o controle, e assim por diante entre as duas organizações 4 Usando a mesma abordagem usada para

software internamente, mas pode precisar ser modificada com base na documentação disponível do desenvolvedor.

5 Noções básicas sobre os seguintes objectivos: a. testing a parte alterada do software b. Performing regressão teste

c. comparando a documentação para a execução real de software.

d. emitindo um relatório sobre o status da nova versão do software

(12)

Categoria do conhecimento 9: Teste de controles de software e a

adequação dos procedimentos de segurança

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Princípios e conceitos de um sistema de software

de segurança e de controlo interno

Vocabulário de controle interno e segurança — Noções básicas sobre o vocabulário de controlo interno e segurança, incluindo termos como risco, ameaça, controle, exposição, vulnerabilidade e penetração

Modelos de segurança e controle interno — Noções básicas sobre modelos de controle e segurança internos (especificamente, o modelo COSO [Committee of Sponsoring Organizations]). 2 Testando o sistema de controles internos

Realizar análise de risco — determinar os riscos enfrentados pelas transações/eventos

processados pelo software.

Determinar os controles para cada um do

processamento de segmentos para transações de processamento incluindo:

a. transações de empréstimos b. b. transações de entrada

c. processamento de transações d. banco de dados controle e. resultados das transações

Determina se os controles identificados são adequados para reduzir os riscos a um nível aceitável.

3 Testar a adequação da segurança de um sistema de software

Avaliar a adequação da ambiente de segurança do gestão.

Determinar os tipos de riscos que exigem controles de segurança.

Identificar mais prováveis pontos onde o software poderá ser penetrado

Determinar os controles a esses pontos de penetração.

Avaliar se esses controles são adequados para reduzir os riscos de segurança a um nível aceitável.

(13)

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Noções básicas sobre os desafios das novas

tecnologias

Nova arquitetura de aplicativo

Novos modelos de negócios do aplicativo Novos meios de comunicação

Novas ferramentas de testes

2 Avaliação de novas tecnologias para caber em políticas e procedimentos da organização Avaliar a adequação dos controles dentro a tecnologia e as mudanças políticas existentes e os procedimentos que serão necessários antes que a nova tecnologia pode ser implementada com eficiência. Isto incluiria:

Testar a nova tecnologia para avaliar o

desempenho real versus desempenho declarado do fornecedor.

Determinando se procedimentos e diretivas atuais são suficientes para controlar a operação da nova tecnologia e modificar para trazer em moeda.

Avaliar a necessidade de adquirir novas habilidades de pessoal para implementar efetivamente a nova tecnologia

WorkPaper 5-2 Avaliar a competência individual

Categoria de conhecimento Número de Habilidades Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 1 Software teste de conceitos e princípios 2 Construir o ambiente de teste Gerenciamento de projeto de teste 3 Planejamento de teste 4 5 Executando o plano de teste 6 Status, análise e relatórios de ensaio

(14)

Totalmente Competente Parcialmente Competente Não Competente 7 Teste de aceitação de usuário 8 Testar Software desenvolvido por organizações fora 9 Testing Software controles e a adequação dos procedimentos de segurança 10 Testes novas tecnologias Total Multiplicar total por Total multiplicado Total da soma de cada uma das três colunas Divida por 120 Score de competência de teste de Software

(15)

Membro da equipe de teste Categoria A B C D E 1 Software teste de conceitos e princípios 2 Construir o ambiente de teste 3 Gerenciamento de projeto de teste 4 Planejamento de teste 5 Executando o plano de teste

6 Status do teste, análise e relatórios 7 Teste de aceitação de usuário 8 Testar Software desenvolvido por organizações fora 9 Testando Software

controles e a adequação dos procedimentos de segurança 10 Testes novas tecnologias

Referências

Documentos relacionados

O que não se confunde é juiz de direito com competência para julgar matéria relacionada à legislação concernente aos registros públicos com juiz Diretor do Foro, que não

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

A pretensão a diferenças de complementação de aposentadoria sujeita-se à prescrição parcial e quinquenal, salvo se o pretenso direito decorrer de verbas não recebidas no curso

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Também participam da catequese para Inici- ação à Vida Eucarística e para a Crisma na Comunidade São José Operário.. Faca

Huawei kan niet aansprakelijk worden gesteld voor de wettelijkheid, kwaliteit of enige andere aspecten van software die op dit product is geïnstalleerd, of voor werk van derden

A utilização dos rejeitos de ardósia para incorporação em matriz polimérica e produção de rocha artificial como forma de reaproveitamento dos resíduos