• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Administração

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZÍVEL - FAECA DOM BOSCO

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): ROMÁRIO ALEXANDRE DE SOUZA, LUCAS DE SOUZA COSTA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOÃO ANGELO SEGANTIN, MARCOS ROBERTO LACERDA

(2)

1. RESUMO

Em um ambiente cada vez mais competitivo, empresas buscam diversas formas de aplicar o marketing para captar e fidelizar clientes, ocasionando o aumento de seu capital. Diante disso, o presente artigo objetiva mostrar a importância de se realizar de forma criativa e responsável o porquê de as empresas estarem, cada vez mais, focando nessa ferramenta competitiva para captar e fidelizar clientes e ampliar suas vendas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e também uma pesquisa realizada junto ao diretor da empresa Alpha que trabalha com empreendimentos na área da construção civil, demonstrando os resultados obtidos através de gráficos disponibilizados pelo mesmo. Para se trabalhar com o tema proposto, foram utilizados aspectos teóricos e relevantes para essa pesquisa. Com o trabalho foi possível concluir que a utilização do marketing digital tem sido cada vez mais explorada, por conta da grande abrangência dessa ferramenta. Um exemplo disso é que um outdoor não atinge o número de pessoas que a internet consegue atingir, e mesmo que isso ocorra, o feedback consumidor/empresa é muito mais complicado.

2. INTRODUÇÃO

Hoje sabemos que a internet mudou a maneira como o público vê e interage com o mercado nos dias atuais.

O marketing veio com a necessidade de entender e oferecer aquilo que o consumidor quer e necessita.

Segundo Kotler e Armstrong (2007) “as empresas deveriam criar valores para os clientes e assim construir um bom relacionamento com eles para que seja capaz de capturar de volta seu valor”.

Kotler (1998, p. 27) diz que “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valores com outros”.

O processo antes da internet para criar um bom relacionamento com o cliente, era bem mais complicado. Para realizar um feedback, as empresas necessitavam fazer pesquisas de opinião e para isso era preciso um tempo maior. Nos dias atuais, com a internet e as redes sociais, esse processo é quase instantâneo. O sucesso das postagens das empresas atualmente é avaliado por meio do Facebook da marca, Twitter oficial ou quantidade de curtidas em vídeos postadosno canal da plataforma Youtube, além de outras formas.

Cláudio Torres (2010) comenta que “o marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas através da internet e a um novo comportamento do consumidor quando está navegando”.Visando isso e compreendendo a nova tendência a empresa Alpha conta com um atendimento em suas redes sociais durante todo o dia.Mas como menciona Cláudio Torres (2009) em “A bíblia do marketing digital”, para criar e colocar em prática boa estratégia de

(3)

marketing digital é necessário fazer bom planejamento, é preciso definir atividades a serem realizadas e as tecnologias que serão utilizadas na implantação da ação, formando um plano de marketing digital completo e eficaz.

O artigo encontra-se dividido em pesquisas bibliográficas, artigos científicos já publicados, além de livros, para melhor aprofundamento do estudo de caso em uma empresa do ramo de construção civil do estado de São Paulo. No qual o intuito é mostrar como o marketing digital está se tornando cada vez mais necessário para acaptaçãoe fidelização de novos clientespara o sucesso da empresa.

3. OBJETIVOS

O objetivoé mostrar a importância do marketing digital e a sua utilização de forma estratégica e na fidelização e captação de novos clientes, visando principalmente à satisfação pelo serviço prestado e o bom relacionamento com futuros clientes.

4. METODOLOGIA

O presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva, em quese analisaos fatos ocorrentes nos dias atuais no campo do marketing digital, para compreender as causas e efeitos dessa ferramenta. Para isso foi realizado um estudo de caso sobre a empresa Alpha, que atua no setor da construção civil e executa empreendimentos por todo o país, a fim de mostrara importância que o marketing digital tem para o negócio.

A pesquisa descritiva descreve fatos e características presentes em uma determinada população ou área de interesse. Este tipo de pesquisa não é uma mera tabulação de dados; requer um elemento interpretativo que se apresenta combinando, muitas vezes, comparação, contraste, mensuração, classificação, interpretação e avaliação [...]. Gressler (2003).

O trabalho é amparado também por uma pesquisa bibliográfica, por meio de artigos científicos já publicados,livros, enciclopédias e impressos diversos.

A pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação. (BOCCATO, 2006, p. 266).

(4)

Efetuou-se uma entrevista qualitativa, para levantar informações junto ao diretor da empresa em questão.

A pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados, envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo (GODOY, 1995, p.58).

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 Primórdios da internet e sua evolução

A internet foi criada em meio a Guerra Fria, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente, era chamada de arpanet e tinha o intuito de interligar laboratórios de pesquisas estadunidenses. Seu objetivo era garantir a comunicação entre militares e cientistas, mesmo em casos críticos, como emmeio a uma guerra.

Algum tempo depois, milhões de computadores foram fabricados, espalhando-se ao redor do mundo. Com isso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, não ficou mais interessado em manter a arpanet. A partir de então, a internet se popularizou, ficando cada vez mais rápido e eficiente, tornando-se o meio de comunicação que vivia a diminuir as fronteiras ao redor do mundo.

É inegável que a internet nos dias atuais, não é só uma ferramenta de entretenimento, mas sim um meio muito eficiente de comunicação, seja entre amigos, parente ou empresas e clientes.

5.2 Marketing digital como diferencial competitivo na captação de clientes O Marketing, é uma estratégia usada por empresas para estudar e analisar o mercado em que atuam ou que tem como objetivo iniciar suas atividades, a fim de satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.Quanto à importância do tema, Bogman (2002, p.23) afirma que o marketing de relacionamento "é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor [...]".

Quando falamos em marketing digital pode-se dizer que é uma troca de informações entre empresa e cliente que facilita tanto a compra quanto a venda de

(5)

um produto ou serviço, para tanto, cabe à empresa utilizar diversas ferramentas para “atacar” os consumidores potenciais. Dentre essas formas de atrair novos clientes, citam-se, alguns exemplos, como: entregar o conteúdo que o cliente pesquisa (quando o futuro consumidor realiza pesquisas no Google sobre algum produto ou serviço que necessita, é de grande importância que a empresa esteja nos primeiros nomes da lista de pesquisa), manter um chat em tempo real nas redes sociais também é uma ótima maneira de tirar dúvidas simples de pessoas interessadas no que a empresa tem a oferecer, além de fidelizar as que já são consumidoras, por meio de uma linguagem simples, direta e descontraída.

Cintra (2010) diz que o público que utiliza a internet não compra os produtos ou serviços pelo modo comum de persuasão do cliente, mas sim é influenciado a comprar algo com base em informações objetivas.

Conclui-se por tanto que as informações lançadas pela empresa na rede, que vão desde as especificações do produto até a opinião de outra pessoa, são de suma importância para a concretização da marca e imagem da empresa em relação ao seu mercado consumidor.

Pode-se citar como exemplo uma organização que está entrando com força total para o marketing digital, a empresa Magazine Luiza, que há algum tempo está se expandindo e substituindo o seu espaço físico, por lojas de e-commerce.

Kalakotae Robinson (2002) apontam que o e-commerce está trazendo às empresas uma forma diferente de competir, tendo como base a dinâmica de relacionamento que as empresas têm com os clientes, a velocidade do atendimento do pedido e a natureza da liderança empresarial. Logo, conclui-se que o e-commerce é uma excelente tática para avançar além do comércio comum “cara-a-cara”, adquirindo assim, um melhor conhecimento sobre os clientes, podendo então oferecer um produto ou serviço com maior qualidade e comodidade de acordo com as necessidades de cada um, fazendo que o aumento de vendas cresça, resultando em uma maior lucratividade da organização.

5.3 Utilizandoo marketing digital de forma estratégicanas redes sociais

Segundo Araújo e Rios (2010),a internet já é uma realidade da cultura contemporânea, mesmo que a maior parte das pessoas não tenha conhecimento sobre o quão poderoso ele pode ser, tanto para o consumidor, quanto para o

(6)

fornecedor.“O mercado, mesmo receoso após as experiências erradas com a internet, não pôde mais ignorar o crescimento da rede”.

A partir desta afirmação, podemos concluir que após o início deste novo milênio, principalmente com a chegada do Orkut, as redes sociais se popularizaram bastante em todo o mundo com uma forma de socialização online, se transformando em um espaço muito interessante para empresas que procuram aplicar o marketing digital.

Atualmente, inúmeras vantagens são oferecidas às organizações que estimulam os empresários a “entrarem de cabeça” nas mídias sociais. Pode-se citar como sendo a principal, o número exorbitante deinternautas que utilizam as mídias sociais a todo o momento. É muito difícil hoje em dia conhecer alguém que não acessa ao menosuma vez por dia uma rede social, seja ela, Facebook, Instagram, Twitter e etc.

Dados coletados no próprio Facebook, afirmam que existem aproximadamente 1,6 bilhão de usuários, ou seja, a possibilidade de encontrar novos clientes, ou até mesmo fideliza-losainda mais é bem alta. Muito mais que captar e fidelizar clientes, as redes sociais podem ser utilizadas para promover a marca da empresa, produtos, conteúdos e até mesmo divulgar seu propósito e missão.

Para Raquel Recuero (2009) as pessoas interagem na rede tanto pelo aspecto social, quanto pelo lazer. Portanto, as ferramentas de comunicação mediadas pelo computador não criam redes sociais desconectadas, distantes do mundo concreto do indivíduo. Ao contrário, expressam as relações sociais já existentes, a partir do momento em que parte dos espaços sociais vai desaparecendo do mundo contemporâneo.

Uma rede social na Internet tem um potencial imenso para colaborar, para mobilizar e para transformar a sociedade. São pessoas que estão utilizando a Internet para ampliar suas conexões e construir um espaço mais democrático, mais amplo, mais plural e com isso, gerando valores como reputação, suporte social, acesso às informações e etc. (RECUERO, 2009, p.25).

Para ser elaborada uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais, primeiramente é preciso saber quem é o público alvo da organização, ou seja, quem são as pessoas que a empresa deseja que sigam a sua marca e acompanhem suas publicações, esta é uma etapa muito importante, pois não adianta ter milhares de

(7)

seguidores se os mesmos não forem influenciadores e potenciais consumidores de produtos ou serviços da organização.

Tendo definido em quais mídias sociais a sua empresa vai estar presente e qual o seu público alvo, existem algumas formas de utilizar as mídias sociais na sua estratégia de marketing digital. Divulgar conteúdos de qualidade e que hipnotizam os internautas é imprescindível, pois as mídias sociais permitem um compartilhamento de ideias e informações de uma maneira mais fácil e objetiva do que comparada a outros canais de marketing.

Em essência, o Facebook tinha criado uma maneira de se ter uma “assinatura” das informações sobre um amigo. Em vez de esperar que essa pessoa lhe enviasse informações, agora você dizia ao Facebook – pelo simples fato de ser amigo daquelas 23 pessoas – que desejava receber notícias dela. Ser amigo de alguém era ter uma “assinatura” de seus dados, de modo que o software do Facebook pudesse mandar as informações dessa pessoa para sua página. (KIRKPATRICK, 2011, p. 209)

A partir da afirmação de KirkPatrick (2011, p.209), concluímos que uma forma muito efetiva de alcançar o público alvo é por meio de grupos, com enfoque no compartilhamento de ideias e sugestões. Gerar conteúdos para grupos possui muitas vantagens, como o fato de ser uma fonte gratuita e poder ser extremamente segmentada, inclusive demograficamente.

Tão importante quando realizar as publicações é acompanhá-las ao vivo, garantindo uma conversação em tempo real com seus consumidores, sempre mantendo um diálogo descontraído e jogando informações sobre os produtos. Muitas empresas utilizam essa ferramenta de descontração por todo o mundo, alguns exemplos no Brasil são: Uol, Nestlé, Santander, Gilette, Caixa Econômica Federal, Sky, Toddy, Posto Ipiranga, Perdigão, entre outras de marcas relevantes.

6. RESULTADOS

Realizou-se uma pesquisa qualitativa, para levantar informações que auxiliassem na compreensão do tema proposto, junto ao diretor da empresa Alpha, atuante na área da construção civil, em que é detalhado porquê de a empresa começar a tratar o marketing digital com certa “prioridade”.

Ele explica que antes de começar a usar essa nova ferramenta na empresa, esta tinha grande dificuldade em captar clientes, gastando muito tempo e recurso com eventospara que o público tivesse acesso aos empreendimentos,Após a

(8)

inserção do marketing digital

clientes, por meio de respostas rápidas e diretas nas redes sociais. Foram disponibilizados

empreendimentos que ajudam na compreensão dentro de sua empresa:

Figura 1 – Gráfico geral da página de um dos empreendimentos da empresa.

Fonte

A página do Facebook 30/11/2017) 243713 impressões de de impressões resultado

A mídia possuía no final do período analisado, um total de 965 curtidas sendo que 138 adquiridas durante o período analisado. O número de fãs online que viram qualquer publicação no Facebook em determinado dia é de 889. Em comparação com o período anterior, a quantidade de novas curtidas teve uma diferença de 66.27%.

Durante o período a página não ob

quando um usuário oculta uma postagem, a considera como spam ou “descurte” a página.

marketing digital, ficou mais simples tanto captar, quanto clientes, por meio de respostas rápidas e diretas nas redes sociais.

Foram disponibilizados gráficos de desempenho empreendimentos que ajudam na compreensão da importância do

Gráfico geral da página de um dos empreendimentos da empresa.

Fonte: Diretor da empresa Alpha, 2018.

A página do Facebook originou no período analisado (01/11/2017 30/11/2017) 243713 impressões de página, sendo 238486 pagas, ou seja,

de impressões resultados de anúncios.

possuía no final do período analisado, um total de 965 curtidas sendo durante o período analisado. O número de fãs online que viram qualquer publicação no Facebook em determinado dia é de 889. Em comparação com o período anterior, a quantidade de novas curtidas teve uma diferença de

Durante o período a página não obteve nenhum feedback negativo, que é quando um usuário oculta uma postagem, a considera como spam ou “descurte” a mais simples tanto captar, quanto fidelizar clientes, por meio de respostas rápidas e diretas nas redes sociais.

de um de seus da importância do marketing digital

Gráfico geral da página de um dos empreendimentos da empresa.

originou no período analisado (01/11/2017 - página, sendo 238486 pagas, ou seja, número

possuía no final do período analisado, um total de 965 curtidas sendo durante o período analisado. O número de fãs online que viram qualquer publicação no Facebook em determinado dia é de 889. Em comparação com o período anterior, a quantidade de novas curtidas teve uma diferença de

teve nenhum feedback negativo, que é quando um usuário oculta uma postagem, a considera como spam ou “descurte” a

(9)

Figura 2 – Faixa etária de pessoas que acompanham a página do Facebook.

O diretor explica que a empreendimentos para um público com o programa “Minha Casa Minha V

Portanto, o gráfico demonstra um equilíbrio entre um público que

anos até os 54 anos de idade, isso se dá, por conta dessa faixa etária estar em busca do sonho de ter sua primeira

Figura 3

Atualmente, o Facebook

pessoas e com o maior retorno dentre essa plataforma é bem mais

Faixa etária de pessoas que acompanham a página do Facebook.

Fonte: Diretor da empresa Alpha

O diretor explica que a grande força de sua empresa, está em projetar empreendimentos para um público alvo de renda baixa, por meio de uma parce com o programa “Minha Casa Minha Vida” da Caixa Econômica Federal.

Portanto, o gráfico demonstra um equilíbrio entre um público que

anos até os 54 anos de idade, isso se dá, por conta dessa faixa etária estar em sua primeira casa própria.

Figura 3 – Plataformas mais utilizadas pela empresa.

Fonte: Diretor da empresa Alpha

acebook é a mídia social que atinge o maior número de oas e com o maior retorno dentre todas. Por conta disso,

essa plataforma é bem mais alto que todas as outras, explica o diretor.

Faixa etária de pessoas que acompanham a página do Facebook.

grande força de sua empresa, está em projetar , por meio de uma parceria ida” da Caixa Econômica Federal.

Portanto, o gráfico demonstra um equilíbrio entre um público que vai desde 18 anos até os 54 anos de idade, isso se dá, por conta dessa faixa etária estar em

Plataformas mais utilizadas pela empresa.

é a mídia social que atinge o maior número de o investimento para alto que todas as outras, explica o diretor.

(10)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que atingimos nosso objetivo em mostrar que o marketing digital, nos dias atuais, tem papel fundamental na obtenção e fidelização de clientes, isso ocorre por conta dos grandes avanços tecnológicos das últimas décadas e consequentemente o aumento do uso da internet, fazendo com que estreite o caminho na comunicação com seus clientes.

A utilização do marketing digital tem sido cada vez mais explorada, por conta da grande abrangênciadessa ferramenta. Um exemplo disso é que um outdoor não atinge o número de pessoas que a internet consegue atingir, e mesmo que isso ocorra, o feedback consumidor/empresa é muito mais complicado.

Porém, não basta para a empresa somente aderir ao marketing digital, essa inserção muitas vezes não consegue atingir o resultado esperado porque as empresas não estão preparadas para entrarem nesse novo ambiente. Isso acontece porque o consumidor atual é muito mais exigente que no século passado, já que não aceita qualquer informação que lê na internet, sem antes pesquisar preços, prazos de pagamento, prazo de entrega que lhe satisfaçam da melhor maneira.

Para que uma organização consiga ter sucesso utilizando o marketing digital, é necessário conhecer o público que está lendo suas publicações, ter um tempo de resposta curto, oferecer ao mercado produtos ou serviços que venham suprir a sua necessidade, ser transparente e o mais importante, criar uma espécie de amizade com o seu cliente.

É de suma importância para a organização que ela passe uma boa imagem de sua marca para o mercado receber sempre bons feedbacks nos comentários de suas publicações é muito significativo, pois, caso um novo consumidor leia um péssimo comentário sobre os produtos ou serviços disponibilizados pela empresa, é muito provável que ele automaticamente desista de comprar dela e passe a procurar uma concorrente.

A empresa não pode deixar de se reinventar a cada dia, sempre buscando novos meios de atrair novos clientes e mantendo o relacionamento com os já existem, aproveitando sempre as facilidades trazidas pela internet.

8. FONTES CONSULTADAS

BOGMANN, ItzhakMeir. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel.

(11)

CINTRA, Flávia Cristina. Marketing digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 6-12. 2010.

DIEHL, A. TATIM, A. et al, Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas; Métodos e Técnicas, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Marcia.E-Business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002.

KIRKPATRICK, David. O efeito Facebook. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

KOTLER, Marcelo Silveira, Jairo José Assunção. O Marketing de Relacionamento como alternativa em mercados competitivos. (Artigo), XII seget Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. 2015.

KOTLER, P., & Armstrong, G. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall. 2007.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Pretice Hall do Brasil, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo, SP: Novatec, 2009.

Mídias sociais

MAGAZINE LUIZA Disponível em: blogdalu.magazineluiza.com.br MAGAZINE LUIZA. Disponível em: www.facebook.com/magazineluiza MAGAZINE LUIZA Disponível em: twitter.com/magazineluiza

Referências

Documentos relacionados

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

O professor que está atuando na sala de aula, na maioria das vezes, não conhece as possibilidades da tecnologia para a aprendizagem. E, em geral, quan- do ele entra em contato com

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e