• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLACA DIDÁTICA DE UM OXÍMETRO DE PULSO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ISABELA SOUTO SANTANA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): TALITHA NICOLETTI REGIS ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O oxímetro de pulso é um aparelho capaz de medir a oxigenação do sangue e a frequência cardíaca, utilizado em aplicações médicas. Este trabalho tem como fundamento estudar o funcionamento de um oxímetro de pulso e desenvolver um projeto didático capaz de simular um oxímetro. Pretende-se desenvolver um circuito simples e didático de um oxímetro de pulso, utilizando dois diodos emissores de luz (LEDs) e um fotodetector. Os comprimentos de onda estudados serão a do infravermelho (940nm) e vermelho (660nm), cuja saturação do sangue arterial resulta na aplicação da Lei de Beer e Lambert.

Esse circuito foi implementado em uma placa de circuito impresso (PCI), para ser utilizada posteriormente nas aulas de laboratório de Eletrônica Médica.

2. INTRODUÇÃO

A oximetria de pulso é uma forma de medir quanto de oxigênio o sangue arterial está transportando utilizando um sistema, não invasivo, de medição. [1] Usando um pequeno dispositivo, o nível de oxigênio sanguíneo pode ser estimado sem a necessidade de puncioná-lo com uma agulha. O nível de oxigênio avaliado é

chamado de nível de saturação de oxigênio SpO2. A SpO2 é a porcentagem de

oxigênio que o sangue está transportando, comparada com a máxima capacidade de transporte.

Para determinar a oxigenação sanguínea utiliza-se fundamentos de princípios físicos, como a Lei de Beer-Lambert e a espectrofotometria. São métodos simples, atráves da transparência do sangue pela presença da hemoglobina saturada no oxigênio e da hemoglobina reduzida.

Basicamente o aparelho contém em seu circuito eletrônico, dois emissores de luz (LED’s) um infravermelho e o outro vermelho, um fotodectector para detectar a emissão de luz emitida dos LED’s, um microcontrolador necessário para processar sinal recebido pelo sensor e um display mostrando os valores.

Este dispositivo é utilizado em aplicações médicas, por exemplo, sendo utilizado em hospitais em pacientes criticamente doentes e internados em unidaes de terapia intensiva (UTI). [2] Este também utilizados em procedimentos

(3)

anéstesicos, em triagem em prontos socorros e diversos segmentos do hospital. Também pode ser utilizado em casa, sendo um aparelho pequeno e simples de manusear.

3. OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é estudar o funcionamento de um oxímetro de pulso e desenvolver um projeto simples e didático simulando um oxímetro simples. Este circuito deverá ser implementado em uma placa de circuito impresso (PCI), para ser utilizada posteriormente nas aulas de laboratório de Eletrônica Médica.

4. METODOLOGIA

Oxímetro de pulso é um aparelho eletromédico, que tem como finalidade medir a oxigenação sanguínea no sangue arterial (SpO2), fornecendo informações rápidas sob o sistema cardíaco e respiratório de forma não invasiva e com precisão em torno de 91%. Utilizando princípios físicos como a Lei de Beer-Lambert e a Espectrofotometria. [3]

O sensor do oxímetro de pulso é formado por uma fonte de luz, constituída por dois diodos emissores de luz (LEDs), e de um fotodetector, colocado no lado oposto do sensor, figura 1. O fotodetector recebe a luz proveniente dos sensores e detecta a diferença entre a luz que foi absorvida pelas moléculas de hemoglobina.

Figura 1. Oxímetro de pulso. [4]

O aparelho emite dois comprimentos de ondas: a infravermelha com 940nm e a vermelha com 660nm, do qual a saturação do sangue arterial resulta da aplicação da Lei de Beer e Lambert [4] que estabelece que a concentração de um

(4)

soluto dissolvido num solvente pode ser determinada pelo seu grau de absorção luminosa, figura 2.

Figura 2. Absorção da luz pela hemoglobina. [4]

O sangue venoso apresenta uma maior absorção de luz vermelha, já o

sangue arterial absorve melhor o comprimento de onda da luz infravermelha, assim, podemos determinar o teor da saturação da oxi-hemoglobina. A frequência cardíaca é calculada por medição do intervalo de tempo entre a detecção dos picos da forma de onda do infravermelho. O inverso dessa medida é exposto como frequência cardíaca. [4]

A espectrofotometria analisa-se os principais tipos de hemoglobina:

Oxigenada (HbO2) e a não oxigenada (Hb).

A Oxihemoglobina absorve melhor o infravermelho e permite que a luz vermelha passe no meio dela. A oxihemoglobina terá uma absorção no comprimento de luz entre (850 nm à 1000nm).

E a Desoxihemoglobina absorverá melhor a luz vermelha e permite que a luz infravermelha passe no meio dela. A desoxihemoglobina terá uma absorção no espectro de luz de comprimento de onda vermelho entre (600nm à 750nm). [3 - 4]

(5)

5. DESENVOLVIMENTO

Conforme foi proposto no objetivo, neste capítulo temos o desenvolvimento de um circuito simples e didático, capaz de simular um oxímetro de pulso.

Foram simulados dois circuitos elétricos com LEDs (Infravermelho e Vermelho) alternados e dois diferentes sensores o LDR e o Fotodiodo, ocorrendo diversas simulações na protoboard e no Software Multisim.

O circuito da figura 3, apresenta um circuito elétrico composto por um LED vermelho, um LED azul e o sensor LDR. Esse circuito é alimentado com tensão elétrica de 5V, vinda do Arduino.

Este circuito tem como objetivo representar o controle dos LEDs por meio do sensor LDR. Este sensor tem uma aplicação neste circuito servindo como chave alternando os LEDs vermelho e azul seguindo as respectivas figuras 3, ligados diretamente pelo Arduino Uno.

Figura 3. Circuito com LDR e LEDs.

Fonte: Elaborada pela autora.

No circuito elétrico da figura 3, o circuito é ligado ao Arduino Uno para controlar os LEDs em sinais alternados e o sensor LDR simula o funcionamento de um botão alternando o estado ligado-desligado dos LEDs.

É necessário acender os Led’s de maneira alternada, quando um está emitindo o outro está desligado, seguindo a analogia da tabela do controle dos led’s.

(6)

Tabela 1. Controle dos Led’s

Botões Led Vermelho Led Infravermelho

Botão S1 Ligado Desligado

Botão S2 Desligado Ligado

Na figura 4 temos o circuito que simula um oxímetro de pulso simples, com bateria de 9V, além dos LEDs infravermelho (960nm) e vermelho (660nm) que serão acionados de maneira alternada, incluindo duas chaves tact-switch e um fotodiodo.

Figura 4. Circuito simples que simula um Oxímetro de Pulso.

Fonte: Elaborada pela autora.

6. RESULTADOS

Os resultados foram obtidos através do projeto na protoboard e na Placa de Circuito Impresso, conforme proposto neste trabalho.

Na figura 5 temos circuito elétrico composto pelos LEDs e pelo sensor LDR montado em protoboard, onde foram realizados testes e simulações de tensão e corrente elétrica nos laboratórios de física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

(7)

Figura 5. LEDs alternados diretamente ao sensor LDR e ligados no Arduino Uno.

Fonte: Elaborada pela autora.

Na figura 6 temos circuito elétrico composto pelos LEDs vermelho e infravermelho e fotodiodo, além das chaves tact-switch.

Figura 6. Circuito elétrico na Protoboard.

Fonte: Elaborada pela autora. 6.1 Placa do Circuito Impresso (PCI)

É apresentado a implementação do circuito na placa de circuito impresso. O projeto é composto por uma fonte de alimentação, chave tact-switch, resistores, LEDs e o fotodiodo. A figura 7 apresenta o circuito elétrico correspondente na Ultiboard, Software Multisim.

(8)

Figura 7. Circuito elétrico correspondente na Ultiboard.

Fonte: Elaborada pela autora.

A figura 8 apresenta a visão tridimensional do circuito no Software Multisim. Figura 8. Circuito na Visão tridimensional.

Fonte: Elaborada pela autora.

A figura 9 apresenta o circuito elétrico final já impressão na placa de fenolite. Esta placa foi desenvolvida nos laboratórios de física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

(9)

Figura 9. Placa do Circuito Impresso.

Fonte: Elaborada pela autora.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo deste trabalho foi estudar um circuito elétrico simples desenvolvido para simular um equipamento eletromédico oxímetro de pulso.

O desenvolvimento deste projeto foi possível entender o funcionamento de diferentes tipos de comprimento de onda utilizados na detecção de níveis de oxigênio no sangue. Além disto, o funcionamento de sensores tais como LDR e fotodiodo foram estudados.

Foi iniciado um estudo bibliográfico sobre a oxímetria de pulso, tendo finalidade medir a oxigenação sanguínea no sangue arterial, utilizando a espectrofotometria, uma técnica onde detecta hemoglobina oxigenada e a hemoglobina não oxigenada no sangue. O sensor do oximetro é formado por uma fonte de luz, constituem dois diodos emissores de luz (LED) e um fotodiodo.

O circuito elétrico proposto composto por dois LEDs infravermelho e vermelho e, fotodiodo, foi simulado no software Multisim e implementado primeiramente em protoboard para entender seu funcionamento e depois implementado na placa de circuito impresso. Estes testes foram realizados nos laboratórios de física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

(10)

Como sugestões de projetos futuros, há necessidade de realização de testes para captar e medir a oxigenação sanguínea e a frequência cardíaca.

8. FONTES CONSULTADAS

1. AUGUSTO, MARIA VALÉRIA. Oxímetro de pulso. Este artigo foi traduzido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia com autorização da American Thoracic Society.

2. NUNES, W.A.; TERZI, R.G.G. Oximetria de pulso na avaliação do transporte de oxigênio em pacientes críticos. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 79-85, Abril, 1999.

3. LIMA, C.W.D. Oxímetro de pulso com transmissão de sinal sem fios. Projeto de Diplomação apresentado pelo Departamento da Engenharia Elétrica da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

4. SILVA, WATANABE YUJI HENRIQUE. Oximetria de Pulso. Este Slide foi apresentado no Hospital Materno Infantil de Brasília em 3 de Agosto de 2014. Acesso em: 20 de Fevereiro de 2017.

Referências

Documentos relacionados

c) selecionam os insetos já resistentes, que transmitem essa característica aos descendentes. d) atraem os insetos mais resistentes para o local e estes geram mais

A própria criação do Comitê Gestor Inter setorial para a Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Distrito

However other researches investigating OBS items from several bank perspectives (risk, performance, liquidity, size and regulation) has reached different conclusions: Dionne

Entregou-se também, o mesmo tipo de questionário com algumas modificações (perguntas fechadas) a 15 (quinze) trabalhadores de postos de trabalho específicos existentes nas

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando