• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

PATRÍCIA RIBEIRO MESQUITA AC1710675

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V e VI Empresa Romeu Bolos e Tortas

Rio Branco/AC 2018

(2)

PATRÍCIA RIBEIRO MESQUITA AC1710675

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V e VI Romeu Bolos e Tortas

Rio Branco/AC 2018

(3)

Este trabalho é um estudo fruto de uma pesquisa de caráter exploratório desenvolvido sobre a empresa do ramo alimentício Romeu Bolos e Tortas, atuante em Rio Branco no Acre a dois anos, onde utilizando-se dos conhecimentos desenvolvidos pelas disciplina do segundo período do curso Gestão em Recursos Humanos, obteve-se dados relevantes quanto a estrutura organizacional da empresa, desde sua parte normativa fundamentada nos parâmetros da administração, Administração de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial, Matemática Financeira, Modelo de Liderança e Plano de Negócios.

Palavras-chaves: Administração de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial, Matemática Financeira, Modelo de Liderança e Plano de Negócios.

(4)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...5

1.FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO...6

1.1. DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO...6

1.2. DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO...6

1.3. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO...6

1.4. INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA...6

1.5. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS...6

1.6. ORGANOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS DA EMPRESA ROMEU BOLOS E TORTAS...7

1.7. PRINCIPAIS PRODUTOS...7

1.8. FORNECEDORES, MATÉRIA-PRIMA E SERVIÇOS FORNECIDOS...7

1.9. PRINCIPAIS MERCADOS E PRINCIPAIS SEGMENTOS DESSES MERCADOS EM QUE SE ENCONTRA O CLIENTE-ALVO...8

1.9.1 PRINCIPAL CONCORRENTE DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES...8

2. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS...8

2.1 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS...8

2.2 DESENHOS DE CARGOS NA ORGANIZAÇÃO...9

3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...10

3.1 CONCEITUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...10

3.2 MODELO DE AVALIAÇÃO...10

4. MODELO DE LIDERANÇA...11

4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS LÍDERES EM POTENCIAL...11

5. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL...11

6. PLANO DE NEGÓCIOS...12

6.1 CONCEITUAÇÃO E OPORTUNIDADE DE PLANO DE NEGÓCIOS...12

6.2 MONTAGEM DE PLANO DE NEGÓCIOS...12

7. MATEMÁTICA FINANCEIRA...13

CONCLUSÃO...15

(5)

INTRODUÇÃO

Este trabalho utiliza os conhecimentos adquiridos através das disciplinas cursadas no terceiro período do curso Gestão de Recursos Humanos, para apresentar a empresa atuante no ramo alimentício Romeu Bolos e Tortas, levantando as características físicas, organizacionais e de recursos humanos da empresa, descrevendo a forma de trabalho utilizada pela mesma para oferecer serviços de qualidade aos seus clientes a que se compromete na fabricação de bolos tradicionais e para festas, juntamente com tortas geladas de sabores diversificados, contando com loja física situada no município de Rio Branco no estado do Acre desde sua fundação em 2014.

(6)

6 1.FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

1.1. DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

Trata-se de uma Micro Empresa, endereçada sob Rua João Pessoa, nº 149, Vila Ivonete.

CEP: 60918606; Tel: 6832284864;

CNPJ: 20. 201. 677. 0001-2;

Inscrição Estadual: 212. 314. 370. 101; Razão Social: RB Silva;

Nome fantasia: Romeu Bolos e Tortas

1.2. DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO A Romeu Bolos e Tortas é uma empresa brasileira que atua no ramo alimentícios na fabricação de bolos e tortas. A empresa surgiu com desejo de criar algo diferenciado no mercado de bolos. Fundada em 26/11/2014 onde atuava apenas na fabricação de bolos simples. Com passar dos meses viu-se a necessidade de fazer bolos mais elaborados para festas e aniversários e também fabricar tortas geladas.

1.3. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO

A empresa Romeu bolos e tortas atua no ramo alimentício principalmente voltado a confecções de bolos e tortas.

1.4. INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA

Atualmente se encaixa na modalidade ME (Micro Empresa). Pois sua receita anual é inferior a R$ 360.000,00 e conta com poucos funcionários.

1.5. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

Possui oito funcionários sendo uma gerente, duas confeiteiras, uma auxiliar de confeiteira dois entregadores e dois atendentes.

(7)

1.6. ORGANOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS DA EMPRESA ROMEU BOLOS E TORTAS

1.7. PRINCIPAIS PRODUTOS

Para satisfazer as necessidades dos clientes a Romeu Bolos e Tortas conta com duas formas de oferecer produtos com qualidade e sabor:

a) Bolos tradicionais caseiros dos sabores macaxeira, laranja, milho, trigo, abacaxi. Maracujá.

b) Torta Gelada: tortas dos sabores morango, ameixa, cupuaçu, mesclada, sonho de valsa, leite ninho.

c) Bolos confeitados para festas: bolos temáticos e de acordo com a escolha do cliente.

1.8. FORNECEDORES, MATÉRIA-PRIMA E SERVIÇOS FORNECIDOS O Romeu Bolos e Tortas conta com o fornecimento de insumos e matéria prima das empresas:

GERENTE

GERAL

AUXILIAR

DE

CONFEITARI

A

ANTENDENT

ES

MOTO BOY

CONFEITEIR

AS

(8)

8 a) MaKro Atacadista, oferece farinha de trigo, açúcar, fermento, manteiga,

ovo;

b) Araújo Mix que disponibiliza leite condensado, cacau em pó, creme de leite, leite ninho, barras de chocolate;

c) Coperacre que fornece polpas de frutas;

d) Casas Matos responsável exclusivamente pelo fornecimento das embalagens.

1.9. PRINCIPAIS MERCADOS E PRINCIPAIS SEGMENTOS DESSES MERCADOS EM QUE SE ENCONTRA O CLIENTE-ALVO

Contanto com diversos tipos de bolos, esse mercado alimentício encontra-se bastante amplo, sendo que o diferencial da Romeu Bolos e Tortas é a praticidade que o cliente procura, por produtos prontos e a pronta entrega devido a correria do dia-a-dia sem abrir mão do sabor característicos das receitas familiares tradicionais. Os clientes conquistados pela empresa são geralmente da classe média e classe trabalhadora, consumidores que não possuem temo para preparar em sua casa bolos e tortas com qualidade e sabor não encontrado em padarias ou confeitarias comuns e prezam pelo bom atendimento e satisfação de suas expectativas.

1.9.1 PRINCIPAL CONCORRENTE DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES

Barão das tortas: inaugurou na cidade de rio branco ao dia 02/03/2013, trouxeram a ideia de fabricar torta a pronta entrega e venda por fatias por kg, contanto com loja física com ambiente estruturado para atender os clientes e também serviço delivery.

2. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

2.1 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Um dos pontos mais importantes dentro de em empresa para uma boa administração de recursos humanos e a existência de um plano de cargos e salários consistentes e voltados para uma dinâmica de forma estratégica e

(9)

eficiente dos negócios dentro da organização da empresa. A Empresa Romeu Bolos e Tortas sabe que o sucesso envolve a tarefa de mudar a mentalidade. Portanto uma fixação de ampla comunicação dos objetivos e metas e importante. Conforme estabeleceremos um plano que visa o equilíbrio interno da hierarquia de cargos e do equilíbrio externo sendo o mercado abrindo uma política de critérios e avaliação de desempenho de cargos e salários, obtendo a retenção de mão de obra e na melhoria do clima organizacional, levando ganhos de produção na empresa.

Os principais objetivos que podemos alcançar com a gestão de cargos e salários e a seguinte:

 A determinação de estruturas salarias capazes de atraírem mão de obra que a empresa precisa

 A determinação de valores relativos de cargos. Através de avaliação  A elaboração de normas para assegurar tratamento equitativo

 O estabelecimento de uma política com base nos níveis da comunidade.

2.2 DESENHOS DE CARGOS NA ORGANIZAÇÃO

O desenho de cargos vem sendo aplicado às organizações desde a Administração Clássica de Taylor e Fayol, passando pela Administração Humana de Elton Mayo e pela teoria da burocracia de Max Weber e chegando modernamente à Administração Contingencial. O modelo mais adequado e utilizado e citado pelos autores Decenzo e Robbins baseando no modelo contingencial e a abordagem mais complexa e envolvente e que leva principalmente em conta duas variáveis; as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas no trabalho, pois esta abordagem preocupa-se com a estrutura organizacional e a tarefa desempenhada a se o ocupante, tendo perfil para desenvolver a respectiva tarefa que se identifica com a cultura organizacional da empresa. O desenho de cargo e a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante. Na realidade. O desenho de

(10)

10 cargos representa o modo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e organizações.

Desenhar cargos significa, em síntese, atribuir tarefas, competências e deveres a determinados postos de trabalho, segregando as tarefas por especialidade ou por projeto, de modo que os serviços dentro da empresa sejam feitos de forma organizada, visando alcançar os desideratos da organização.

3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

3.1 CONCEITUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho e uma atividade importante para a gestão de pessoas porque dela provem resultados importantes para a motivação e o desenvolvimento na carreira dos funcionários. O processo de avaliação sucede que de sua unidade ou estrutura organizacional depende da atual de cada pessoa. Tomaremos como base as palavras de Chiavenato que diz que é necessário buscar uma nova introdução revendo o histórico que pode ter levado as instituições a procurarem aprimorar as relações de trabalho visualizando alguns quesitos: Teoria das relações humanas: organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupos. Teoria do comportamento organizacional: estilo de administração, teoria das decisões, integração dos objetivos, organizacionais e individuais. Teoria do desenvolvimento organizacional: mudança organizacional planejada, abordagem de sistema aberto.

3.2 MODELO DE AVALIAÇÃO

Cabe ao departamento de recursos humanos decidir quais os métodos de avaliação de desempenho se enquadram melhor nos objetivos, missão, visão e valores. Antes de selecionar o modelo de avaliação de desempenho é importante que a comunicação interna esteja funcionando perfeitamente, pois todos os seus colaboradores precisam estar cientes da avaliação O modelo que a empresa Romeu Bolos e Tortas utiliza é o modelo de desempenho

(11)

adequado que atua em ambientes com altos graus de competitividade, devendo trazer a visão e a estratégia empresarial de forma que avaliar os esforços de forma integrada, há, portanto uma necessidade aplicação de medidas de desempenho não só focadas no controle mais na estratégia por isso a avaliação 360 graus foi o método adotado e escolhido pela organização, pois nesse método o avaliado recebe feedbacks de todas as pessoas com quem ele tem relação como superior imediato, clientes e subordinados.

4. MODELO DE LIDERANÇA

4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS LÍDERES EM POTENCIAL

A autoridade não deve ser imposta mais sim conquistada, deve ser baseada profundamente em valores éticos e morais, deve levar em conta o ser humano, o respeito às diferenças e ao desenvolvimento das pessoas e das metas expostas na empresa. A Romeu Bolos e Tortas que vem trabalhando no ramo alimentício, fabricados com produtos da mais alta qualidade para satisfazer os clientes, também se importa com o potencial que seus líderes podem mostrar dentro da empresa por isso escolhemos a liderança coaching como preferência de nosso sistema, onde o líder contemporâneo não apenas incentiva como e fluente nas tarefas e deveres postos aos seus liderados o que e primordial para um relacionamento harmonioso. Estando também treinando a habilidade desenvolver pessoas constantemente fortalecendo o capital humano dentro da organização.

5. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

Segundo Maximiano a ética e a disciplina ideal esse comportamento ideal e definido pela sociedade onde o ser humano está inserido pela sua conduta. Quando se fala em ética se trata de temas como o bem o mal, o errado o permitido, o proibido a virtude o vício entre outros. Os valores morais de um grupo, enfim uma sociedade deve ser definida claramente como indivíduos através de normas de conduta que mostra o que e ser ético para si e para outros. Busca em sim a responsabilidade, lealdade e respeito às pessoas o que e crucial dentro da empresa. A empresa Romeu Bolos e Tortas tem sido

(12)

12 entendida, doutrinariamente, como uma “atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento”. Tiramos três conceitos básicos da empresaria: o empresário, o estabelecimento e a atividade. Enfim a ética na empresa irá refletir os atos de atuação e conduta de nossos colaboradores com seus supervisores, clientes, fornecedores, sócios entre outros.

6. PLANO DE NEGÓCIOS

6.1 CONCEITUAÇÃO E OPORTUNIDADE DE PLANO DE NEGÓCIOS

Wildauer apud Cossete 1990 assegura que para promover a descoberta da oportunidade de negócio, é ao mesmo tempo natural cultivar axioma intuitivo, positivo e criativo, tal axioma é que faz com que possamos ver as oportunidades que muitas vezes estão bem à nossa frente e não as avistamos, seja por despreparo ou por falta de visão empreendedora. Plano de negócios e um apontamento que apresenta por inscrito os escopos de um negócio e quais caminhos devem ser dados para que esses objetivos sejam obtidos, diminuindo os riscos e as incertezas. E importante que a ideia seja testada junto a clientes em potencial. Empreendedores mais experientes e amigos mais próximos antes que a paixão pela ideia tire essa capacidade de analisar e começar um negocio. Seguiremos com avaliações junto a todos os colaboradores e funcionários para trata de negócios que possa fazer com a empresa cresça de forma rápida e eficaz dentro dos setores.

6.2 MONTAGEM DE PLANO DE NEGÓCIOS.

Analisar-se que a modificação proposta alterará radicalmente o conceito perpetrado na corporação há que se saber em que deve se mover e como deve se modificar existindo, pois, gastos com treino, investigação, estratégia de mercado, etc., afinal transformações “comportamentais, quando estão voltados para a modificação de crenças, valores, atitudes e interações. Propendem alterações de planos corporativos, como por exemplo, de marketing, produção e pesquisa e desenvolvimento, entre outros”. (SHIRLEY, 1976). Desta maneira

(13)

para que se provenha tal transformação há que se dispor um plano de negócio para que se possam afeiçoar-se chances e desenvolvê-las de forma a se ter o retorno almejado, descrito como uma ferramenta que permite ao empresário se aprofundar no conhecimento da própria companhia, e que se tenha uma análise da situação atual da empresa, estabelecendo desígnios qualitativos e metas quantitativas determinando as melhores táticas e linhas de ação para consegui-las.

Um dos primeiros passos para quem quer empreender é montar um plano de negócio. A tarefa pode parecer difícil, mas hoje existem várias ferramentas para auxiliar o empreendedor iniciante. Livros e softwares são alguns exemplos que não demandam muito investimento. Muitos pequenos empresários acreditam que fazer um plano de negócio demanda gasto. Pelo contrário, se utilizar a maneira correta, isso demanda pouco tempo. O primeiro passo é refletir sobre a sua ideia, verificar se ela é realmente oportuna para o negócio. Portanto é recomentado utilizar o sistema Canvas para montar o modelo de negócio. A empresa Romeu Bolos e Tortas utilizou o sistema Canvas para montar seu próprio negócio, utilizou de várias ferramentas para conseguir a melhor a ser aplicada no seu plano de negócio. Foi no Sebrae onde tudo começou. A proprietária fez um curso de empreendedorismo e montou seu negócio baseado no que aprendeu no curso. Sem dúvida, para o sucesso de os empreendimentos depende de um bom plano de negócio, bem elaborado, pesquisado e uma correta aplicabilidade.

7. MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira é uma parte da matemática que se dedica à análise de dados financeiros em geral. Para isso, usa um conjunto de conceitos, como: capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros. Seu objetivo é estudar o comportamento do dinheiro. A matemática financeira apresenta conceitos para resoluções de problemas ligados as operações financeiras de aplicações passivas e de empréstimos ativos. As variáveis a serem tratadas e calculadas nos fluxos de caixa das operações são a capitação a principal fonte de renda da circulação na empresa, inicia a taxa de juros

(14)

14 definida, o período da operação o valor dos juros a remuneração e o valor dos montantes finais gerados que se dá a soma do principal inicial e dos juros correspondentes. Na empresa investigada se resultara em como o elemento fundamental onde irar realizar o mantimento dos estoques, as realizações de pagamentos, as tomadas de preço, produtos a prazo a vista, equilíbrio da diferença de taxa e juros que pode ser embutada no caso de compra a prazo ou aplicada na forma de desconto na modalidade de pagamento a vista. Os recursos necessários para a aplicação da matemática financeira consistem em: capital, montante, taxa de juros, juros, desconto, período, investimento, empréstimo e amortização.

(15)

CONCLUSÃO

Diante do exposto podemos identificar a área de Recursos Humanos muito presente na organização, a empresa se esforça para crescer no ramo alimentício estabelecendo um plano de negócios que nos leve ao crescimento e desenvolvimento comercial, organizando e estruturando uma boa empresa, visando seus colaboradores com boas condutas, estabeleceremos reuniões e palestras sobre a ética e as leis da empresa para nossos funcionários ofereceram cursos motivacionais para que eles venham ter um extra em sua grade curricular aprimorando sempre a mão de obra, para possamos obter o devido sucesso e a satisfação dos clientes na produção dos produtos sempre de um modo rápido e eficaz.

(16)

16

REFERÊNCIAS

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Suprimento de Mão de Obra. Rio Branco: UNIP, 2017- 2º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Gerenciamento de Pessoas. Rio Branco: UNIP, 2017- 2º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Administração de Cargos e Salários. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Avaliação de Desempenho. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Matemática Financeira. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Modelo de Liderança e Plano de Negócios. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral..

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Desenvolvimento de Recursos Humanos. Rio Branco: UNIP, 2018- 1º Semestral.

Referências

Documentos relacionados

O restaurante kadosh está classificado como uma microempresa, que está caminhando para seu crescimento na atividade comercial e na área de trabalho.. Enquadra-se

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Nesse contexto, com a finalidade de analisar dito problema utilizou-se o modelo de gerenciamento integrado de recursos hídricos WEAP (Water Evaluation and

A) Poderão ser aprovadas mesmo que incompatíveis com o plano plurianual. B) Somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os

A) O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. C) As participações de debêntures, empregados, administradores e partes

relação de alunos do PROAC (Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado) do 1º 150.. aprovada, por unanimidade de votos, a proposta do Conselho do Curso de Graduação

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como