• Nenhum resultado encontrado

Neste mês de junho, O que é de Deus permanece. estamos comemorando. muito especial para a nossa igreja: os cinco anos de implantação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Neste mês de junho, O que é de Deus permanece. estamos comemorando. muito especial para a nossa igreja: os cinco anos de implantação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba “ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ” Pastoral

O que é de Deus

permanece

N

este mês de junho, estamos comemo-rando uma data muito especial para a nossa igreja: os cinco anos de im-plantação e funcionamento dos PGs, os pequenos gru-pos de discipulado. No início dos anos 2000, a Igreja Me-todista no Brasil decidiu dar prioridade e ênfase à práti-ca bíblipráti-ca do discipulado. Di-versas ações e iniciativas foram implementadas para que, em todo o pa-ís, as comunidades locais pudessem se organizar e realinhar suas priori-dades e ênfase missionária.

Desse modo, a Igreja Metodista em Itaberaba também adotou a dinâmi-ca do discipulado. Fizemos isso não só por sermos uma igreja conexio-nal, mas principalmente porque entendemos que a vivência do discipula-do é de suma importância para a nossa comunidade de fé. Talvez possa-mos questionar: mas a Igreja Metodista até então não achava importan-te o discipulado? Na verdade, não exisimportan-te igreja sem a prática do discipu-lado, pois essa é a essência da nossa Missão: “Ide, fazei discípulos” (Mt 28:19). Na verdade, a opção da Igreja foi dar ênfase a essa prática, de-senvolvendo-a com intencionalidade. Assim, o discipulado deixou de ser algo aleatório e inerente.

Discipulado significa basicamente a busca por ser semelhante a Jesus. É no discipulado que Deus, pela ação do Espírito Santo, restaura em nós Sua imagem e semelhança. No discipulado, somos aperfeiçoados e desa-fiados a pensar, falar, agir, viver como Jesus. As diferentes áreas, ministé-rios e atividades da Igreja contribuem para esse processo, mas é neces-sário priorizar e sistematizar o discipulado. Jesus celebrava nas sinago-gas, orava, jejuava, pregava, mas também ensinava a Seus discípulos por meio do exemplo. Relacionando-se com eles, Jesus sinalizava o amor,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 718 | 27 DE MAIO DE 2018

(2)

a graça e o poder de Deus.

Por isso, entendemos que participar dos ministérios da igreja, frequentar a Escola Dominical e o culto solene e contribuir de diversas formas com a obra de Deus são coisas fundamentais. Mas, sem a ênfase do discipulado, sem-pre ficará faltando algo, pois esse relacionamento intencional na busca por ser igual a Jesus não pode ser aleatório.

Muitos são os frutos destes cinco anos de ênfase no discipulado na nossa co-munidade. Cito alguns: maior entrosamento entre as pessoas da igreja; inclu-são na vivência comunitária de pessoas que tinham uma relação muito su-perficial com a igreja; exclusão de atividades que não contribuíam efetiva-mente para o cumprimento da Missão; despertamento de novas lideranças; fortalecimento da Escola Dominical; valorização do próximo, sobretudo dos marginalizados; e crescimento no número de membros e na arrecadação. E, o mais importante: aqueles e aquelas que estão envolvidos com o discipula-do têm, de maneira diferenciada, crescidiscipula-do na fé, avançadiscipula-do no temor discipula-do Se-nhor, santificado suas vidas e amadurecido espiritualmente.

Infelizmente, começamos com 16 grupos e hoje estamos com 12; apenas 50% dos membros da igreja estão participando ativamente de um pequeno grupo. Poderíamos ser uma igreja ainda mais forte, relevante e madura se to-da a comunito-dade ou pelo menos todos os que podem estivessem discipulan-do alguém e envolvidiscipulan-dos num pequeno grupo.

A Palavra de Deus diz que aquilo que é d’Ele permanece. Cremos que a di-nâmica dos PGs é de Deus e por isso estamos rompendo a barreira dos cin-co anos. Mas ainda há muito mais de Deus para nós! O caminho para avan-çarmos de maneira exponencial na fé como pessoas e co-mo comunidade é um único: o discipulado.

Um forte abraço, Tiago Valentin, pastor

“O real crescimento espiritual jamais será uma busca individual e solitária. A maturidade é alcançada por meio

dos relacionamentos e da vida em comunidade.”

Rick Warren, pastor e escritor norte-americano

Reflexão

Quando a nação geme sob a liderança

dos maus governantes

“Ouvi, agora, isto, vós, cabeças de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel, que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito” (Miqueias 3:9).

O

profeta Miqueias confrontou os pecados da nação de Israel e de Ju-dá. Era um tempo de decadência dos valores morais, uma época marcada pela opressão econômica, pela corrupção política e pela

(3)

desidratação da vida religiosa. A cri-se mostrava sua carranca em todos os setores da sociedade.

O Estado estava aparelhado para dar pleno curso à corrupção. Os lí-deres maquinavam o mal e o pra-ticavam porque o poder estava em suas mãos (Mq 2:1-2). Não havia apenas uma tolerância ao mal, mas uma desavergonhada inversão de valores. O bem era aborrecido e o mal era amado (Mq 3:2). Os líderes eram descritos como cruéis e ca-nibais, que devoravam o povo, em vez de cuidarem do povo (Mq 3:3). O texto em epígrafe mostra os cabe-ças de Jacó e os chefes de Israel abominando o juízo e pervertendo tudo o que é direito (Mq 3:9). O Poder Judiciário estava, em grande parte, man-comunado com os criminosos, para protegê-los nas cortes. O profeta de-nuncia: “Os seus cabeças dão as sentenças por suborno” (Mq 3:11). Ha-via, uma espécie de conluio dos poderes constituídos para dar pleno curso ao crime. Miquéias é enfático nessa denúncia: “As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama” (Mq 7:3).

A corrupção não estava apenas nas casas de leis, nos palácios e nas cortes, mas também na religião. O profeta Miqueias não poupa os profetas e os sa-cerdotes. Sua denúncia é contundente: “Os seus sacerdotes ensinam por in-teresse; e os seus profetas adivinham por dinheiro” (Mq 3:11). A religião es-tava tão adoecida pelo pecado que esses líderes, além de terem vendido sua consciência ao esquema de corrupção, ainda criavam falsos mecanismos teológicos para justificarem sua desfaçatez: “ E ainda se encostam ao Se-nhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobre-virá” (Mq 3:11b).

Não bastasse as altas rodas do poder político estarem no fundo do poço moral, a família, guardiã dos valores que devem reger a sociedade, tam-bém estava navegando nas águas turvas dos conflitos e das malquerenças. O profeta ergue sua voz e denuncia: “Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa” (Mq 7:6). A nação toda capitulou-se à impiedade e à perversão. O profeta ergue sua trombeta e denuncia esse colapso co-letivo: “Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que se-ja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu ir-mão com rede” (Mq 7:2).

(4)

As lideranças políticas da nação, em vez de governar o povo com sabedo-ria e probidade, exploraram-no com voracidade. Em vez de fazer cumprir as leis para o estabelecimento da ordem, abominaram o juízo; em vez de ser exemplo de retidão, perverteram tudo o que é direito (Mq 3:9). Longe de ser paradigma para a nação, tornaram-se mestres da ilicitude. Em lu-gar de inspirar nobres atitudes em seus súditos, tornaram-se na mais in-fame escola do crime.

O Brasil, infelizmente, não se distancia muito dessa triste realidade denun-ciada pelo profeta Miqueias. Que Deus tenha misericórdia da nossa nação, para que homens maus não nos governem e que os criminosos não sejam tidos em alta conta pelo nosso povo. É tempo de arrepen-dimento! É tempo de nos voltarmos para o Senhor! Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira

Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) “Os governantes que não sabem escutar ou não querem

escutar seus povos não são dignos de governá-los.”

Adolfo Pérez Esquivel, arquiteto, escultor e ativista de direitos humanos argentino

Avisos

Acampadentro dos Juvenis 2018

Tema: Submersos;

Data: De 8 a 10 de junho;

Investimento: R$ 60,00;

Inscrições: Com Bia Lakatos. Vagas limitadas! Culto Transbordante

Quando: 9 de junho de 2018, às 19h30;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, louvor, ministração e comunhão. O Culto Transbordante deste mês acontecerá no contexto do Acampadentro dos Juvenis.

Mocidade – Geração Transbordante

Inauguração do templo de Santana de Parnaíba

Para glória de Deus, está chegando o grande evento tão esperado por nossa igreja e especialmente pelos nossos irmãos e irmãs de Santana de Parnaíba: a inauguração do templo da Igreja Metodista naquela cidade. Será no próxi-mo dia 17 de junho (domingo), às 9h00. Comece a se programar desde já pa-ra essa data. Em breve daremos mais detalhes de como será a progpa-ramação e a logística para participarmos da inauguração. O que podemos adiantar, por hora, é que não haverá programação na parte da manhã na nossa igreja.

(5)

Vigília de oração

No dia 15 de junho (sexta-feira), a partir das 20h00, estaremos em vigília na nossa igreja. Será um tempo muito especial de oração e intercessão, quan-do apresentaremos a Deus nossas lutas, expectativas e sonhos para que Ele possa agir e intervir com Sua graça e favor. Participe e experimente o agir de Deus em sua vida de maneira única e especial!

Campanha do agasalho e do cobertor

Estamos chegando à época mais fria do ano, tempo em que os que menos têm mais sofrem. Precisamos da sua colabo-ração para abençoarmos nossos irmãos e irmãs em situação de rua que são assisti-dos pelo Projeto Alimentando Vidas. Se vo-cê puder doar agasalhos e cobertores que estejam em bom estado, traga-os para a igreja, pois serão destinados a quem sofre na rua com o frio das noites e madrugadas. Lembre-se: quem mais abençoa mais é abençoado!

Aniversariantes

3/6 Eduardo de Barros Silveira;

6/6 Eric Vinícius Amaral Ferreira e Isabella Dias de Souza;

9/6 Vera Lúcia Martins Sobolevski.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, da Beatriz (neta da Nurimar), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. Jo-sé (marido da d. Nancy), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria Jo-sé), da d. Maria da Penha, da Nurimar, da Paula (filha

da d. Alda), do Pedro (sobrinho da Maria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos; • Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

• Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada; • Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura19h Tiago e Laura19h

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (3/6) PRÓX. DOMINGO (10/6) FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Paulo

INTERCESSÃO Roberto/Salete Manoel/Roberto MINISTÉRIO INFANTIL Deborah/Bia B./Doroti/Rosa Sheila/Silvana/Aline/Thaís

LOUVOR Geração Eleita Vida

OPERADOR DE SOM Tiago Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Marilene Pr. Tiago/Murillo

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações

dos cultos em nosso canal no Youtube.

Referências

Documentos relacionados

O conhecimento do tipo e características da precipitação são muito importantes, não só no planejamento agrícola, mas também no acúmulo e manuseio da água, bem como na

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

O processamento da carne de ovelhas de descarte na forma de kafta possibilita uma alternativa para maior consumo de carne e diversificação de produtos e