• Nenhum resultado encontrado

9.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde e Conferência: Os Caminhos da Inovação. Envelhecimento Saudável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde e Conferência: Os Caminhos da Inovação. Envelhecimento Saudável"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

9.ª Edição do Prémio

de Boas Práticas em

Saúde®

e Conferência: Os

Caminhos da

Inovação.

Envelhecimento

Saudável

21 | Dezembro | 2015 Texto: Carlos Gamito carlos.gamito@iol.pt Fotografia:

APDH e Vasco Nunes

Paginação e Grafismo:

Marisa Cristino geral@apdh.pt

(2)

A 9.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, decorrida no pretérito dia 30 de Novembro de 2015, foi sucedida por uma Conferência: Os Caminhos da Inovação. Envelhecimento Saudável, esta entrecorrida no passado dia 1 de Dezembro de 2015.

Ambos os acontecimentos mostraram-se mais um amplo sucesso dentro das acções erguidas pela APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

À semelhança das edições anteriores, também esta 9.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde® foi organizada pela APDH em parceria com a DGS – Direcção-Geral da Saúde e ARS’s – Administrações Regionais de Saúde do País.

Os eventos tiveram lugar no Auditório do Edifício Tomé Pires, INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Lisboa.

Na cerimónia de abertura, o Prof. Doutor Hélder Mota Filipe, Presidente do INFARMED, anfitrião do evento, subiu ao púlpito para apresentar um cumprimento de boas-vindas e, por razões de agenda, ausentou-se, seguindo-se as intervenções das individualidades presentes na mesa da presidência, respectivamente: Prof.ª Doutora Ana Escoval, Presidente da APDH; Eng.º Luís Nunes, Vogal da ACSS; Dra. Tereza Lopes, representante da ARS Alentejo; Dr. Pedro Beja Afonso, representante da ARS Centro; Dr. Luís Cunha Ribeiro, Presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, e Dr. João Moura Reis, Presidente da ARS Algarve.

O formato do programa de trabalhos assentou na apresentação, por parte dos respectivos autores, dos doze projectos científicos previamente seleccionados e submetidos à avaliação do júri para atribuição das distinções.

2 A cerimónia de abertura dos trabalhos foi presidida pelas seguintes individualidades, aqui apresentadas da esquerda para a direita: Dr. João Moura Reis, Presidente da ARS Algarve; Dr. Luís Cunha Ribeiro, Presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo; Prof.ª Doutora Ana Escoval, Presidente da APDH; Eng.º Luís Nunes, Vogal da ACSS; Dr. Pedro Beja Afonso, representante da ARS Centro, e Dra. Tereza Lopes, representante da ARS Alentejo

(3)

Projecto vencedor do Prémio Boas Práticas em Saúde® 2015

Unidade de Saúde Mental Comunitária Leiria Norte – Integração de Cuidados de Saúde Primário – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE

Responsável: Ana Maria Vieira Araújo

3

Menção Honrosa

Programa de Prevenção Secundária de Doença Coronária de Cardiologia do Hospital Beatriz Ângelo

Responsável: Miguel Almeida Ribeiro Por ser de pleno direito, passamos a descrever os títulos dos projectos galardoados e o nome dos seus autores:

A Dra. Ana Maria Araújo no momento em que recebia o Prémio de Boas Práticas em Saúde. O galardão foi entregue por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado (ao centro). O acto foi presenciado pelo Dr. Pedro Lopes, Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

O Dr. Miguel Almeida Ribeiro (à esquerda na foto) foi distinguido com a Menção Honrosa. A distinção foi entregue por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado (ao centro), ladeado pelo Dr. Artur Vaz, Vogal do Conselho de Administração do Hospital Beatriz Ângelo

(4)

4

Menção Honrosa pelo Poster científico

Plataforma on-line do Rastreio Auditivo Neonatal Universal

Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE Responsável: Maria Luísa Gil Azevedo

Melhor Poster Científico 2015

Lancheira Sorriso em Movimento

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE

Responsável: Maria Felicidade Oliveira Ortega

O Melhor Poster Científico foi atribuído à Dra. Maria Felicidade Oliveira Ortega que recebeu o respectivo prémio entregue por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado

A Menção Honrosa pelo Melhor Poster Científico foi outorgada à Dra. Maria Luísa Gil Azevedo, no entanto e fruto de

imponderabilidades, a autora não esteve presente na cerimónia e o prémio foi entregue por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, à Dra. Rosa Tomás, Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga

(5)

5

No decurso dos trabalhos e imediatamente antes da divulgação dos projectos e posters científicos laureados, momento que encerrou as Jornadas do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, o Prof. Doutor José Luiz Telles, médico brasileiro, proferiu uma conferência subordinada ao tema Envelhecimento Activo

e Saúde: o desafio na inovação nas práticas do cuidado.

A palestra foi escorada por um acervo de diapositivos que mostram toda a dinâmica envolvente das muitas acções levadas a termo no âmbito do envelhecimento da população a nível mundial, focando-se na sua experiência pessoal sobre os residentes no Brasil.

VER DIAPOSITIVOS A conferência enunciada por este docente, por, a nós portugueses, se assemelhar a um postal ilustrado a

mostrar o céu na terra, suscitou-nos instar o Professor José Luiz Telles se a sua apresentação

corresponde no seu todo à realidade que se vive no Brasil. A resposta chegou-nos pronta e com plena convicção: «Sim, sem dúvida que sim. Nós temos uma prática corrente no Brasil que assenta na formação de conselhos dos direitos do idoso e que consiste na realização de conferências não só a nível municipal como a nível nacional onde os idosos são chamados a participar para debaterem as políticas públicas, nomeadamente a assistência na saúde, segurança, transportes, previdência e tantos outros assuntos, e a partir da conferência nacional é emitido um documento oficial que por sua vez é endereçado a todos os Ministérios». E sublinhou: «Esta estratégia, sob o ponto de vista da participação, significa dizer que as pessoas idosas, mesmo que não votem, ou se quiser, mesmo que não participem nas eleições, continuam a participar em todas as acções que envolvam a sociedade em geral».

O Prof. Doutor José Luiz Telles, docente na Escola Nacional de Saúde Pública, proferiu uma detalhada conferência subordinada ao tema “Envelhecimento Activo e Saúde: o desafio na inovação nas práticas do cuidado”

(6)

O Professor José Luiz Telles, sempre muito atento às suas próprias palavras, ainda fez questão de frisar: «As políticas públicas são públicas, e se o público não participa na sua formulação e crítica, não se entenderia uma política instaurada num gabinete fechado, e com estas movimentações, as pessoas podem participar activamente nos aspectos que se prendem com as suas próprias vidas, seja na família ou na comunidade. E concluiu: «A aposentação aos setenta anos não significa o fim da vida, significa antes uma nova etapa da vida».

COM O FIM DOS TRABALHOS,ABRIMOS ESPAÇO PARA BREVES ENTREVISTAS

Encerrados os trabalhos, restava à nossa reportagem abrir o compartimento onde estavam guardados os pareceres de algumas das individualidades que materializaram as Jornadas.

AS BREVES MAS ESCLARECEDORAS PALAVRAS DODIRECTOR-GERAL DASAÚDE, DR. FRANCISCOGEORGE

O Dr. Francisco George, Director-Geral da Saúde, que encerrou o primeiro dia dos trabalhos, instado a comentar as acções a que acabáramos de assistir, foi sucinto mas objectivo na declaração que nos prestou: «Estas acções são essenciais para o desenvolvimento da nossa medicina em termos de boas práticas e em todas as componentes agregadas aos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. Todos nós temos responsabilidades, e isso ficou aqui bem claro. Os prémios foram atribuídos aos profissionais que apresentaram projectos com garantias de maior eficiência, mas também a quem atentou aos problemas principais do País, cujos visam atingir os objectivos do Plano Nacional de Saúde, onde, de entre tantos, se encontra a luta contra a morte prematura».

6 A Medicina, em termos de boas práticas, encontra nestas acções mais um importante vector conducente aos objectivos a atingir pelo Plano Nacional de Saúde, esta a opinião do Dr. Francisco George, Director-Geral da Saúde

(7)

CONFERÊNCIAS DENTRO DA CONFERÊNCIA – OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO. ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

O dia 1 de Dezembro foi preenchido com conferências integradas no programa intitulado

Conferência – Os Caminhos da Inovação. Envelhecimento Saudável.

A sessão de abertura foi presidida pela Prof.ª Doutora Ana Escoval, Presidente da APDH, e pela Dr.ª Isabel Paixão, Presidente do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Os trabalhos envolveram quatro mesas redondas onde foram abordados e discutidos temas diversos em torno da saúde, da inovação e do acompanhamento do idoso, matérias que perspectivaram a criação de plataformas sustentáveis capazes de oferecer um Envelhecimento

Saudável.

7 A Dra. Isabel Paixão, Presidente do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (à esquerda na imagem), ladeada pela Prof.ª Doutora Ana Escoval, Presidente da APDH, na abertura das conferências que consubstanciaram a "CONFERÊNCIA – OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO. ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL"

(8)

AVOZ DA VENCEDORA DOPRÉMIO DEBOASPRÁTICAS EMSAÚDE, DRA. ANAMARIAVIEIRAARAÚJO

Antes de mais apresentamos a vencedora do Prémio de Boas Práticas em Saúde® – 2015: Ana Maria Vieira Araújo, médica psiquiatra no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e Coordenadora do CRIP – Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria.

Relativamente ao projecto científico desenvolvido e agora laureado, a sua autora intitulou-o: Unidade de Saúde Mental Comunitária Leiria Norte. Integração em Cuidados de Saúde Primários.

A Dra. Ana Maria Araújo, em duas frases sintetizou-nos o estudo que levou a termo: «Este projecto foi iniciado no terreno à data de 17 de Março de 2011 com um trabalho prévio de avaliação e análise na zona de referenciação do Programa de Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental».

Atendendo a que estes projectos carecem necessariamente de apoios, a Dra. Ana Maria Araújo não aforrou palavras para exaltar a valiosa colaboração prestada pelo Conselho de Administração, à data presidido pelo Dr. Fernando de Almeida, e que após a fusão dos hospitais o processo conheceu novos apoios, nomeadamente com a implementação de novas equipas de saúde mental e sempre patrocinado pelo Director do CRIP, Dr. Reis Marques.

Muito haveria para escrever sobre o elevado espírito altruísta desta médica psiquiatra, no entanto a resposta à nossa pergunta sobre o seu sentir ao saber-se laureada com o Prémio de Boas Práticas em Saúde espelha com rigor a sua reflexão: «Estou de facto feliz sobretudo por este reconhecimento ter partido de uma avaliação externa realizada por individualidades credenciadas e conhecedoras da gestão hospitalar.» E a Dra. Ana Maria Araújo destacou: «Sentimo-nos realmente recompensados com o Prémio, não pelo prémio em si, que também é inerente à situação, mas acima de tudo pela análise criteriosa, isenta e imparcial feita e que levou o júri a reconhecer que o nosso trabalho se mostra correcto e adequado ao momento difícil que estamos a viver e que obriga a sólidas contenções financeiras». A terminar afirmou: «Estou em crer que estamos ante um modelo de baixos custos que pode ser replicado

no futuro por pessoas que tratam de pessoas». 8

A Dra. Ana Maria Araújo, vencedora do Prémio de Boas Práticas em Saúde® – 2015, acredita que o modelo utilizado no estudo que realizou, por assentar em custos muito baixos pode, no futuro, ser replicado por outros profissionais de saúde

(9)

O SENHORSECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE, DR. MANUELDELGADO, DEFENDE QUE ACÇÕES DESTE CARIZ REPRESENTAM UMA MAIS-VALIA PARA OSERVIÇONACIONAL DESAÚDE

O Dr. Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, em representação de Sua Excelência o Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, foi a figura invitada a encerrar os trabalhos e a proceder à entrega dos prémios desta 9.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®.

Esta alta individualidade do XXI Governo Constitucional de Portugal, sempre cortês e participativo, começou por nos afirmar: «O Prémio de Boas Práticas em Saúde® representa, em minha opinião, uma acção que para além de louvável também se mostra uma alavanca para qualquer serviço de saúde e particularmente para o nosso Serviço Nacional de Saúde. A inovação premiada e que pode vir a representar o futuro em termos de divulgação, deve, do mesmo modo, servir de exemplo para outras iniciativas. São certames deste cariz que facultam aos profissionais de saúde o contacto com experiências que valorizam a relação do sistema com os doentes e que facilitam muito o acesso aos cuidados de saúde».

Sem nos assistir o direito de subtrair mais tempo ao minguado tempo disponibilizado pela sobrecarregadíssima agenda de compromissos do Senhor Secretário de Estado da Saúde, ainda registámos que esta alta individualidade compreende estes eventos como uma mais-valia para a asseveração e desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde.

9 O Dr. Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, afirmou à nossa reportagem que o Prémio de Boas Práticas em Saúde® representa, à semelhança de outras acções congéneres, uma reconhecida mais-valia para o Serviço Nacional de Saúde

(10)

“ACREDITE QUE SINTO O CORAÇÃO A TRANSBORDAR”, ESTA A AFIRMAÇÃO QUE ESPELHAVA O ESTADO DE ALMA DAPROFESSORAANAESCOVAL

Para trás tinham ficado dois dias de exaustivo e reconhecidíssimo trabalho levado a termo pela APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, e para nos traçar um balanço final destas Jornadas ninguém melhor que a Presidente da Associação, Prof.ª Doutora Ana Escoval.

«Começo por lhe falar sobre o dia de ontem (30 de Novembro) que culminou no nono ano da atribuição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, acção que para além de me orgulhar a mim pessoalmente, também representa um enorme regozijo para a APDH, isto atendendo a que somos as suas promotoras. Estamos perante uma iniciativa que premeia os trabalhos realizados por profissionais de saúde que nos oferecem o seu conhecimento sobre boas práticas que acabam reconhecidas». A Professora fez uma pausa quase imperceptível e exclamou: «O olhar dessas pessoas que tanto se empenharam representa o melhor prémio que me possa ser atribuído. Agora respondendo à sua pergunta, afirmo-lhe com sentida emoção que guardarei na memória este dia 30 de Novembro de 2015 como mais uma data significativa de um gratificante e notável acontecimento».

A Professora Ana Escoval, sem conseguir esconder o evidente misto de cansaço e emoção enovelados no sorriso que a caracteriza, continuou: «Relativamente ao dia de hoje (1 de Dezembro), considero que assistimos ao iniciar de um debate que em minha opinião tem que ser feito, isto atendendo a que o envelhecimento e a longevidade são uma realidade presente nos nossos dias. Hoje a esperança de vida é muito mais longa, e ante essa verdade, é importante que vivamos com qualidade, e para que tenhamos uma vida com qualidade, é imprescindível encontrar respostas inovadoras e muito diferentes das tradicionais respostas em saúde que encontramos por parte de uma organização que se limita a preocupar-se com a agudização da situação das populações». E acentuou: «Actualmente estamos

, 10

Com o olhar a denotar uma notória exaustão pelos dois intensos dias de trabalho, a Professora Ana Escoval, Presidente da APDH, deixou a nu o sorriso que reflectia a sua própria afirmação: «Como sinto o pulsar do meu coração? Acredite que sinto o coração a transbordar!», de felicidade, naturalmente, pelo elevado êxito de mais este participadíssimo Prémio de Boas Práticas em Saúde® e concitadora Conferência Os Caminhos da Inovação. Envelhecimento Saudável

(11)

confrontados com um panorama onde as pessoas apresentam doenças crónicas, e por isso necessitam de outros cuidados, mas sobretudo é necessário encontrar meios inovadores de modo a que todos nós nos sintamos bem, mais saudáveis e, acima de tudo, para que todos se sintam parte integrante da sociedade e não um fardo para a sociedade».

E o nosso trabalho de reportagem termina com a afirmação final deixada pela Professora Ana Escoval: «Como sinto o pulsar do meu coração? Acredite que sinto o coração a transbordar!»

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, você aproveita o “dinheiro extra” para poupar, servindo como reserva financeira para imprevistos ou para realização de planos?. Por fim, não deixe para

Mercado brasileiro com mais uma semana apresentando pouca movimentação de preços tanto para o quilo vivo como para os principais cortes do atacado.. Demanda apresentou ligeira

Em sua teoria, Lejeune define a autobiografia como uma ―narrativa retrospectiva em prosa que uma pessoa real faz de sua própria existência, quando focaliza sua história

Da mesma forma que nas ratas envelhecidas, analisando os achados da variável força aplicada para promover o alongamento, maior força foi aplicada nas últimas

1.ESCREVA NOS ESPAÇOS ABAIXO AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DO BRINQUEDO ABAIXO, EM SEGUIDA PINTE A PETECA, RECORTE NAS LINHAS E DEPOIS MONTE SEU QUEBRA CABEÇA NO CADERNO DE

A parte especial do Código Penal: Crimes contra a administração pública.. DIREITO PROCESSUAL PENAL Questões e

 O tratamento da piscina por ozono é realizado pela introdução de ozono no Sistema de Circulação da água da piscina, utilizando um Venturi (incluído no Sistema).. Antes de Ligar

II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira,