• Nenhum resultado encontrado

Crônica Narrativa. Como fazer uma crônica narrativa?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Crônica Narrativa. Como fazer uma crônica narrativa?"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

1 E. M. Pref. João Matheus Telles de Menezes

Bady Bassitt, _____ de ______________ de 2021. Nome: _________________________________________________________ 7º Ano: _________ Nº ___________ Semana de 03 a 07 de abril 7º ano Português

(Aula 1) O que é crônica?

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Do latim, a palavra “crônica” (chronica) refere-se a um registro de eventos marcados pelo tempo (cronológico); e do grego (khronos) significa “tempo”.

Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

As características das crônicas • narrativa curta;

• uso de uma linguagem simples e coloquial;

• presença de poucos personagens, se houver;

• espaço reduzido;

• temas relacionados a acontecimentos cotidianos.

Crônica Narrativa

A crônica narrativa é um tipo de crônica que relata as ações de personagens num tempo atual e um espaço determinado.

Em relação à linguagem, as crônicas narrativas possuem uma linguagem simples e direta e, muitas vezes, utilizam do humor para entreter os leitores. Além disso, podem apresentar o discurso direto, onde há a reprodução das falas dos personagens.

As crônicas narrativas envolvem os mais diversos tipos de narrador (foco narrativo) e, portanto, podem ser narradas em primeira ou terceira pessoa.

Além da crônica narrativa, ela pode ser dissertativa-argumentativa ou descritiva. Entretanto, podemos encontrar uma crônica que seja narrativa e descritiva ao mesmo tempo.

Vale lembrar que a crônica é um texto curto em prosa onde a principal característica é relatar acontecimentos cotidianos de forma cronológica, daí seu nome. Esse tipo de texto é muito veiculado nos meios de comunicação, por exemplo, jornais e revistas.

Como fazer uma crônica narrativa?

Para produzir uma crônica narrativa precisamos considerar os principais elementos que compõem uma narração. São eles:

1. Enredo: história da trama, onde surge o tema ou o assunto que será narrado.

2. Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários. 3. Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.

(2)

2 4. Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.

5. Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.

Além disso, devemos observar que os fatos são narrados em ordem cronológica e sua estrutura está dividida em: introdução, clímax e conclusão.

Questões Leia a crônica abaixo e responda os exercícios abaixo:

Chatear e encher

Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”. Chatear é assim:

Você telefona para um escritório qualquer na cidade. – Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?

– Aqui não tem nenhum Valdemar. Daí a alguns minutos você liga de novo: – O Valdemar, por obséquio.

– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar. – Mas não é do número tal?

– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar. Mais cinco minutos, você liga o mesmo número: – Por favor, o Valdemar já chegou?

– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?

– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí. – Não chateia.

Daí a dez minutos, liga de novo

– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?

O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis. Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação: – Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?

Paulo Mendes Campos. Interpretação textual

1. Quais são as dicas dadas no texto para chatear quem atende o telefone?

R:_________________________________________________________________________ 2. Quando a situação descrita deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o

narrador?

R:_________________________________________________________________________ 3. A situação descreve um trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote. R:_________________________________________________________________________ 4. Assinale as alternativas que melhor explicam as características de uma crônica.

(3)

3 b) ( ) O humor é uma característica marcante.

c) ( ) Os acontecimentos não se referem a fatos comuns ao dia a dia das pessoas. d) ( ) Os personagens são seres humanos normais como qualquer um de nós. e) ( ) As crônicas narram fatos comuns ao dia a dia.

Produção textual

5. Escolha uma situação do seu dia a dia que tenha sido estranha ou engraçada e escreva uma crônica, contando como tudo aconteceu.

Siga o roteiro:

– Pense nos personagens, ou seja, nas pessoas do seu dia a dia que farão parte da sua história. – Pense em um cenário atual, de preferência urbano.

– Escolha um fato simples, mas que tenha sido engraçado. Lembre-se: o acontecimento que você presenciou é apenas uma inspiração. Você pode inventar alguns trechos e exagerar em outros para deixar o texto com mais humor.

– Coloque o título.

2. Escreva sua crônica e depois revise a pontuação, prestando atenção. ___________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Português (Aula 2) Classes Gramaticais

Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais, são elas: 1 – Substantivo. 2 – Artigo. 3 – Adjetivo. 4 – Numeral. 5 – Pronome. 6 – Verbo. 7 – Advérbio. 8 – Preposição. 9 – Conjunção. 10 – Interjeição.

(4)

4 SUBSTANTIVO é toda palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.

Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo). Os substantivos classificam-se em:

• Comum / Próprio. • Concreto / Abstrato. • Primitivo / Derivado. • Simples / Composto. • Coletivo. Exercícios 1 – Grife os substantivos que aprecem nas orações abaixo:

Exemplo: O sapato de Rhuan é lindo.

a) As pessoas estavam muito contentes na festa.

b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche. c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.

d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes. e) O cachorro quase me mordeu.

ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determina-lo ou indeterminá-lo. Os artigos classificam-se em:

• Definidos: o / a / os / as.

Indefinidos: um / uns / uma / umas.

2 – Classifique os artigos conforme o modelo:

Exemplo: O senhor me dá um presente de aniversário? Resposta: O = artigo definido, masculino, singular. Um = artigo indefinido, masculino, singular.

a) Ganhei uma caneta dourada.

R:________________________________________________________________________ b) Os irmãos ganharam doces.

R:______________________________________________________________________ c) A gaita era verde.

R:________________________________________________________________________ ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.

Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo). 3 – Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:

(5)

5 Exemplo: Mariana é uma menina linda e amada.

a) O sapo verde deu um pulo engraçado.

b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas. c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.

d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos! e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4 – O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.

Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa: Exemplo: Homem: sincero / preguiçoso.

Explicação: Qualidade positiva: sincero / Qualidade negativa: preguiçoso

a) Camarada: __________________________________________________________________ b) Gesto: _____________________________________________________________________ c) Roupa:_____________________________________________________________________ d) Mulher: ____________________________________________________________________ NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração. O numeral pode ser:

• Cardinal: quantidade (um, dois, três...dez, onze, etc.) • Ordinal: ordem (primeiro, segundo...décimo, etc.) • Multiplicativo: multiplicação (dobro, triplo, etc.)

• Fracionário: divisão (um quarto, três oitavos, um terço, etc)

5 – Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário: Exemplo: Aproximadamente cinquenta mães participam da reunião.

Resposta: Numeral cardinal.

a) Fernanda comeu um terço da torta.

R:___________________________________________________________________________ b) Esse filme é de segunda categoria.

R:___________________________________________________________________________ c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola.

R:___________________________________________________________________________ d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa.

(6)

6 PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser:

• Pessoal (eu, tu, ele, nós, vós, eles)

• Possessivo (meu, minha, teu, tua, nossa...) • Demonstrativo (esse, esta, aquele...)

• Indefinido (vários, muito, pouco...) • Interrogativo (qual, quantos...)

6 – Classifique o pronome destacado nas frases abaixo: a) Este animal não vai participar da exposição.

R:________________________________________________________________________ b) Vários atletas já chegaram.

R:________________________________________________________________________ c) Quantos ainda não voltaram?

R:________________________________________________________________________ d) Há poucos erros na redação.

R:________________________________________________________________________ e) Ela sempre gostou de ler.

R:________________________________________________________________________ f) Nosso povo está despertando.

R:________________________________________________________________________ Português

(Aula 3) (Continuação das Classes Gramaticais) VERBO: é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. INFINITIVO: são verbos terminados em AR, ER, IR.

Exemplos: andar, comer, sorrir.

1 – Dê o infinitivo dos verbos abaixo, seguindo os exemplos: Exemplos: 1) amei: amar; 2) perdia: perder; 3) partiria: partir. a) Chegarei: ___________________________________ b) Subiram: ___________________________________ c) Coube: _____________________________________ d) Fizeste: ____________________________________ e) Soubesse: __________________________________ f) Sumiu: _____________________________________

(7)

7 g) Estávamos: _________________________________

h) Amássemos: ________________________________ i) Perceberdes: ________________________________ j) É: _________________________________________

ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:

• Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...

• Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora... • Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente... • Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante...

• Negação: não, absolutamente...

• Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente... • Afirmação: sim, certamente, realmente...

2 – Classifique os advérbios sublinhados, conforme o modelo. Exemplo: Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.

Bastante: advérbio de intensidade.

a) Não engoli coisa nenhuma.

R:______________________________________________________________________

b) Convoquei imediatamente a família.

R:________________________________________________________________________ c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.

R:________________________________________________________________________ d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.

R:________________________________________________________________________ e) Os meninos hospedaram-se aqui.

R:________________________________________________________________________

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles. As preposições essenciais são: A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

3 – Sublinhe as preposições:

a) Conversamos sobre nossos estudos.

(8)

8 c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.

d) A criançada partiu para o acampamento. e) Aquela chácara é de meus tios.

f) Você já viajou de avião?

4 – Complete com a preposição adequada: a) Saí _______ meus pais.

b) Estamos ______ luz há alguns minutos.

c) Minha família morou ______ Pernambuco vários anos. d) Minha mãe gostava _____ conversar _______ arte. e) ________ o juiz, ele não abriu a boca.

f) Estarei _____ Curitiba na próxima quinta-feira.

g) Deteve-se um instante ________ observar o movimento _____ pedestres.

CONJUNÇÃO: é a palavra invariável que liga: duas palavras com o mesmo valor numa oração ou duas orações entre si.

Exemplo: 1) Ora ficava sentado ora ficava em pé.

2) Choveu o dia todo, mas a cidade não alagou.

5 – Sublinhe as conjunções:

a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.

b) Estava estudando, quando você me telefonou. c) Você reage ou será dominado pela doença. d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta. e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo. f) Ele falava e eu ficava ouvindo.

g) Compre um jipe ou um caminhão.

h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio.

INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são:

• De alegria: ah! oh! oba!

• De advertência: cuidado! atenção! • De aplauso: viva! bis! bravo! • De alívio: ufa! Arre!

• De chamamento: ó! olá! alô!

• De admiração: ah! oh! puxa! nossa! • De dor: ui! ai!

• De desejo: oxalá! tomara! • De silêncio: silêncio! psiu! • De saudação: salve! viva! olá! • De surpresa: oh! ah!

De terror: ui! credo! cruzes.

6 – Sublinhe as interjeições:

a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.

b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo! c) Temos a família reunida de novo. Viva!

(9)

9 d) Você vai conseguir. Força!

7 – Sublinhe a interjeição e classifique-as de acordo com as emoções do quadro abaixo:

ALEGRIA – ABORRECIMENTO – SAUDAÇÃO – DESEJO – ADVERTÊNCIA – ADMIRAÇÃO.

a) Caramba! Como ela samba! R: ___________________________________________________ b) Cuidado! Trecho sem acostamento! R: _____________________________________________ c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. R: ___________________________________________ d) Olá! Como passou a noite? R: ____________________________________________________ e) Oba, as férias estão aí. R: _______________________________________________________ f) Xi! Esse cara aqui de novo. R: ____________________________________________________ Português

(Aula 4)

- Leia o texto com muita atenção, pois nele há todas as informações de que vocês precisarão para responder as questões propostas.

- Vocês trabalharão palavras equivalentes que foram retiradas do texto, e terão que dar palavras sinônimas, para cada uma delas.

Texto: As várias formas de comunicação.

Quando uma abelha quer contar às outras onde ela encontrou uma porção de flores, cheinhas de mel, executa uma espécie de dança, que é a forma que ela usa para se comunicar.

Os animais, embora não falem, têm formas sofisticadas de comunicação. As baleias, por exemplo, emitem um canto prolongado, que atravessa os oceanos.

Os cães conseguem não só comunicar-se entre si, como até mesmo comunicar-se com seus donos.

As crianças também se comunicam, antes mesmo de saber falar, por gestos, por ruídos, por expressões.

O adulto, mesmo sabendo falar, também se comunica por gestos. O gesto de levantar ou abaixar o polegar é compreendido por todos, desde o tempo dos romanos. O aceno de quem vai embora, o sorriso, o abanar da cabeça, para dizer sim ou não, são formas de comunicação que dispensam a palavra, embora variem de significado, de um povo para outro.

Os surdos-mudos possuem dois tipos de linguagem. Ambas se valem de gestos das mãos. Não são apenas os gestos que comunicam sem palavras.

Até a maneira de uma pessoa se vestir ou se enfeitar pode ser considerada uma forma de comunicação.

A música é uma outra forma de comunicação. Ela transmite estados de espírito: alegria, tristeza, romantismo ou entusiasmo.

Quando a música é acompanhada de letra, pode emitir uma mensagem específica, que vai desde as ingênuas canções infantis até os mais exaltados hinos patrióticos.

O sonho do entendimento universal está ainda longe de se realizar.

No entanto, a busca de uma linguagem que possa ser compreendida por todos é constante. Hoje, em todas as cidades do mundo, encontramos sinais de trânsito, avisos que proíbem o fumo, indicações para toaletes masculinos ou femininos, praticamente iguais.

Adaptado de: Ruth Rocha & Otávio Roth. O livro dos gestos e dos símbolos. ATIVIDADES

(10)

10 1- Leia, com atenção, as seguintes frases. Reescreva os trechos, substituindo as palavras

destacadas por outra de sentidos equivalentes:

a) Os animais têm formas sofisticadas de comunicação.

R:_____________________________________________________________________ b) Os dois tipos de linguagem dos surdos-mudos se valem de gestos das mãos.

R:_____________________________________________________________________

2- “Quando a música é acompanhada de letra, pode emitir uma mensagem específica, que vai desde as ingênuas canções infantis até os mais exaltados hinos patrióticos.”

R:_____________________________________________________________________ a) Quando alguém emite uma mensagem, está mandando ou recebendo a mensagem? R:_____________________________________________________________________

b) O contrário de mensagem específica é mensagem geral. Tente explicar o significado de específica.

R:____________________________________________________________________________ c) A palavra exaltado apresenta vários significados. Escolha uma que melhor substitui exaltado no texto.

R:____________________________________________________________________________ d) Escreva duas frases, usando a palavra exaltado com sentidos diferentes do texto.

R:____________________________________________________________________________ 3 – De acordo com o texto, podemos afirmar que apenas os seres humanos se comunicam? Justifique sua resposta.

R:____________________________________________________________________________ 4 – “O gesto de levantar ou abaixar o polegar é compreendido por todos, desde o tempo dos romanos.” Na época dos romanos, há muitos séculos, existiam muitos jogos, em grandes estádios, parecidos com os estádios de futebol de hoje. Só que, em vez de jogarem uma bola, alguns romanos lutavam para todos assistirem. No final da luta, o perdedor dependia do gesto de “levantar ou abaixar o polegar” do imperador. Se o imperador abaixasse o polegar, o perdedor deveria morrer. Se o imperador levantasse o polegar, o perdedor poderia viver. E hoje? Qual é o significado desses dois gestos?

R:____________________________________________________________________________ 5 – “Até a maneira de uma pessoa se vestir ou se enfeitar pode ser considerada uma forma de comunicação.” Que tipo de informação podemos ter a respeito de uma pessoa pela observação de suas roupas?

(11)

11 Português

(Aula 5) O que é linguagem verbal?

- A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.

O que é linguagem não verbal?

- A linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito...

- Com base nas explicações acima, a respeito da linguagem verbal e não verbal, leia cada enunciado abaixo para responder as questões de acordo com o tipo de linguagem apropriada, em cada situação apresentada.

O que é linguagem Mista?

- Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida), a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não verbal para produzir a mensagem.

Linguagem Verbal X Linguagem não Verbal e mista, porque são importantes?

- As modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada.

- Nesse sentido, são importantes pois representam o uso da língua em diversas situações comunicativas.

ATIVIDADES

1) Sobre a linguagem verbal e não verbal, é correto afirmar:

a) ( ) A linguagem verbal e não verbal são duas modalidades de comunicação que podem ser empregadas juntas.

b) ( ) A linguagem verbal representa a linguagem formal, enquanto a linguagem não verbal é representada pela linguagem informal.

c) ( ) A linguagem verbal é sempre culta e segue os padrões da gramática da língua. d) ( ) A linguagem não verbal não pode ser realizada nem com a fala, nem com a escrita. e) ( ) A linguagem verbal também pode ser chamada de linguagem mista, pois utiliza diversas variantes da língua.

2) Observe os emojis, eles são muito utilizados em nossa comunicação via what´s Up, além de serem fofos, exercem a função da linguagem proporcionando interação e comunicação. Os emojis foram criados em 1999 pelo designer japonês Shigetaka Kurita com o intuito de aprimorar a comunicação da população japonesa. Sobre essa linguagem é correto afirmar:

a) ( ) Os emojis complementam a linguagem verbal expressando as emoções dos emissores da mensagem.

b) ( ) Os emojis utilizam a linguagem mista em que há o uso da linguagem verbal e não verbal. c) ( ) Os emojis representam uma linguagem verbal expressa por diversas figuras. d) ( ) Os emojis são sempre utilizados com os emoticons, outro tipo de linguagem não verbal. e) ( ) Os emojis são essencialmente uma comunicação linguística expressa pela ordem das palavras.

(12)

12 3) Leia a história em quadrinhos a seguir, observe as imagens e responda o que se pede na questão a respeito da linguagem verbal.

a) ( ) A linguagem verbal pode ser dispensada sem que o sentido da mensagem se altere. b) ( ) A linguagem não verbal é utilizada no segundo e no último quadro.

c) ( ) A linguagem não verbal é a mais importante, pois auxilia no entendimento da mensagem. d) ( ) A linguagem mista é utilizada no último quadro da sequência narrativa.

(13)

13 4) Leia e observe as imagens do infográfico abaixo, para responder a questão.

O

O Infográfico é um exemplo de linguagem mista, pois: a) ( ) comunica de maneira formal e culta sobre algum tema.

b) ( ) usa sempre gráficos para comparar conceitos e ideias.

c) ( ) utiliza a comunicação verbal e não verbal para apresentar um tema.

d) ( ) é composto por diversas figuras que auxiliam o entendimento de conceitos. e) ( ) é sempre acompanhado de um documento explicativo com a linguagem verbal. Matemática

(Aula1)

Mais exemplos de situações problemas envolvendo adição e subtração com números inteiros:

1-) Em um torneio de futebol, a equipe A marcou 5 gols e sofreu 5 gols, a equipe B marcou 6 gols e sofreu 4 gols e a equipe C marcou 4 gols e sofreu 7 gols. Calcule o saldo de gols de cada uma das equipes.

Resolução:

Para calcularmos o saldo de gols fazemos: Gols marcados – gols sofridos

Equipe A 5 – 5 = 0

(14)

14 Equipe B

6 – 4 = 2 Equipe C 4 – 7 = - 3

R: O saldo de gols foi: Equipe A 0 gols, Equipe B 2 gols e Equipe C -3 gols.

2-) Jonas entrou no elevador no andar térreo. Desceu, inicialmente, 2 andares e, em seguida, subiu 6 andares. Em qual andar o elevador parou?

Resolução:

(-2) + (+6) = -2 + 6 = 4

R: O elevador parou no 4o andar.

3-) Um mergulhador estava 1 metro abaixo do nível do mar (-1) e nadou mais 3 metros para baixo, ou seja, o mergulhador desceu quantos metros do nível do mar?

Resolução:

(-1) + (-3) = - 1 – 3 = - 4

R: Ele desceu 4 metros do nível do mar. Matemática

(Aula 2) Exercícios

1-) A temperatura num freezer era de -15°C. Faltou energia elétrica e a temperatura subiu 6°C. A que temperatura se encontra agora o freezer?

R:____________________________________________________________________________ 2-) Uma pessoa tem R$600,00 em sua conta bancária e faz, sucessivamente, as seguintes

operações:

Retira R$73,50; Deposita R$ 18,30;

Retira R$466,90; Retira R$ 125,00.

O saldo final fica positivo ou negativo? Em quantos? R:__________________________________

3-) Certo dia, na cidade de São Joaquim (SC), a temperatura era de 4oC às 10h da manhã. Ao meio-dia, observou-se que a temperatura havia aumentado 2oC. Qual era a temperatura ao meio-dia?

R:____________________________________________________________________________ 4-) O saldo atual da conta bancária de Alice é de R$ 250,00 negativos. Quantos reais ela terá de depositar em sua conta para que o saldo seja zero?

(15)

15 Matemática

(Aula 3)

5-) Na cidade de São Joaquim (SC), durante a madrugada, foi registrada a temperatura de -1oC. Depoisde algum tempo, essa temperatura diminuiu 3oC. A nova temperatura passou a ser de quantos graus?

R:___________________________________________________________________________ 6-) (PROVA BRASIL) Numa cidade da Argentina, a temperatura era de 12oC. Cinco horas depois, o termômetro registrou -7oC. A variação da temperatura nessa cidade foi de: (Marque com um X a alternativa correta)

a-) ( ) 5oC b-) ( ) 7oC c-) ( ) 12oC d-) ( ) 19oC

7) Carmem e Amélia adoram jogar cartas. No jogo de ontem, Carmem fez 310 pontos e Amélia, -130 pontos. Quantos pontos Carmem fez a mais que Amélia?

R:____________________________________________________________________________ 8-) Observe o quadro com as temperaturas mínimas e máximas registradas em algumas cidades no dia 2 de dezembro.

Cidade Mínima Máxima

Nova York -8 +11

Toronto -12 -7

Moscou -7 -2

Montreal -13 -6

Madri +7 +17

Qual foi a variação de temperatura nesse dia, em graus Celsius, na cidade de: a-) Nova York? R:______________

b-) Toronto? R:________________ c-) Moscou? R:________________ d-) Montreal? R:_______________ e-) Madri? R:_________________ Matemática (Aula4)

9-) No campeonato Brasileiro de Futebol Série A (Brasileirão) de 2018, a equipe do Vitória – BA havia marcado 19 gols e sofrido 27 gols, e a equipe do Santos – SP havia marcado 16 gols e sofrido 18. Qual era o saldo de gols da equipe do:

a-) Vitória? R:_____________________ b-) Santos? R:_____________________

10-) Cristina vende sanduíches e sucos. Para preparar cada sanduíche ela gasta R$ 2,85 e para preparar cada suco, R$ 1,70. E Cristina vender um sanduíche e um suco por R$ 4,50, ela terá lucro ou prejuízo? De quantos reais?

(16)

16 R:___________________________________________________________________________ 11-) A Petrobras chega a perfurar poços de petróleo localizados até 3000 m abaixo da superfície da água. Mas em 2005 a Petrobras bateu seu próprio recorde, com um poço que chegou a 6915 metros de profundidade. De quantos metros foi o aumento da profundidade?

R:____________________________________________________________________________ 12-) Observe a latitude de algumas localidades em relação ao nível do mar.

Localidade Altitude Death Valley - 86 m Fossa de Java - 7725 m Machu Picchu 2350 m Monte Fuji 3776 m

De acordo com as informações, resolva as questões:

a-) Qual das localidades tem a maior altitude? E a menor altitude? R:___________________________________________________ b-) Calcule a de altitude entre Monte Fuji e Death Valley.

R:___________________________________________________ Matemática

(Aula 5) Multiplicação de Números Inteiros

Assista ao vídeo para entender o conteúdo e leia a explicação abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=aynOH4uO1_Y (assista ao vídeo até 5min e 8s)

Na multiplicação de números inteiros é necessário fazer a "regra de sinais" para colocar o sinal no resultado da operação. Veja:

Observação: Podemos notar que sinais iguais na multiplicação o resultado dá "+" e sinais diferentes multiplicação o resultado dá "-". Exemplos:

● (+3) . (+2) = +6 → sinais iguais dão "+" ● (+3) . (-2) = - 6 → sinais diferentes dão "-" ● (-3) . (+2) = - 6 → sinais diferentes dão "-" ● (-3) . (-2) = +6 → sinais iguais dão "+"

Atenção: Usamos o pontinho para representar o sinal de vezes. É importante nos acostumarmos a esta nova maneira de representar a multiplicação, pois mais adiante o “x” será utilizado em um

outro contexto.

Vale lembrar que quando multiplicamos um número por zero, o resultado é zero e, portanto, não tem sinal.

Exemplos:

(17)

17 Lembramos também que quando um número não tem sinal é porque ele é positivo. Por exemplo: + 4 = 4

Quando a multiplicação tem mais de dois números, basta resolver de dois em dois. Exemplos:

Percebam que na multiplicação não importa a ordem que multiplicamos os fatores, pois o resultado não se altera.

Matemática

(Aula 6) Exercícios

1-) A respeito do produto entre números inteiros, assinale a alternativa correta. Observação: Lembre-se de que o produto é o resultado da multiplicação. a-) O produto entre dois números inteiros sempre tem resultado positivo.

b-) O produto entre dois números inteiros com sinais negativos tem resultado negativo. c-) O produto entre dois números inteiros diferentes tem resultado negativo.

d-) O produto entre dois números com sinais diferentes tem resultado negativo.

2-) Іmаgіnе quе ѕuа mãе vаі соmрrаr umа ТV е vаі раgаr еm 10 рrеѕtаçõеѕ dе R$ 120,00. Соnѕіdеrаndо quе trаtа-ѕе dе umа dívida (–120), еѕtе valor роdе ѕеr rерrеѕеntаdо роr: a-) ( ) R$ 1.000,00 b-) ( ) – R$ 1.200,00 c-) ( ) – R$ 1.000,00 d-) ( ) R$ 1.200,00 3-) О quádruplo dе - 32 é: a-) ( ) – 64 b-) ( ) + 64 c-) ( ) – 128 d-) ( ) + 128 4-) Calcule os produtos: a-) ( ) 3. (-5) = b-) ( ) (-4). (- 8) = c-) ( ) 4. (-25) = História (Aula 01)

Conteúdo: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.

(18)

18 Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real. Em outras palavras, a Idade Moderna europeia (séculos XV – XIX) conheceu um grande avanço do poder real em relação às monarquias do período medieval, e uma grande diferença é apontada entre os reis da Idade Média e os da Idade Moderna: o poder militar que eles detinham. Enquanto que o rei medieval detinha seu próprio exército, ele dependia do apoio de seus nobres vassalos para combater inimigos externos ou vassalos rebeldes. A partir do século XV, o exército dos reis aumentou e se fortaleceu. Eles passaram a contratar cavaleiros profissionais e a recrutar camponeses para a infantaria. Os reis criaram um exército permanente, permitindo a eles submeter a maioria dos nobres ao poder da monarquia. Uma característica especial dos reis absolutistas consistia na crença do povo de que eles eram capazes de fazer milagres. Como se o poder do rei fosse sobrenatural. Na Idade Moderna, a crença era a de que o poder do rei vinha de Deus, era divino.

Se comparados aos reis medievais, os reis da Idade Moderna eram tão poderosos que ficaram conhecidos como monarcas absolutistas. A palavra do rei absolutista era a lei. Na Idade Média, os reis compartilhavam o poder com os nobres, senhores de feudos, duques, condes, marqueses. Em vários casos, os nobres eram mais poderosos que os próprios reis pela quantidade maior de vassalos – cavaleiros prontos a servir em guerras. A lealdade militar de um nobre (vassalo) em relação a outro nobre (suserano), em troca de um benefício feudal (terras), valia mais do que a lealdade ao rei. Na Idade Moderna, ao contrário, os nobres foram submetidos aos reis. Mas como ocorreu essa mudança?

Quem apoiava os reis?

Na Baixa Idade Média, diversos reis negociaram com a nobreza um novo acordo de governo. Por meio dele, os nobres continuavam a comandar seus domínios rurais, mas deveriam aceitar o poder soberano do rei. Todos temiam possíveis revoltas camponesas. Enfraquecida pelas Reformas protestantes, a Igreja católica apoiou as monarquias leais a ela. Mas pagou um grande preço ao perceber que os reis passaram a se intrometer nos assuntos eclesiásticos. Em países que adotaram o protestantismo, as Igrejas protestantes também se aliaram ao Estado. Na Holanda, por exemplo, os calvinistas apoiaram a independência política do país. Quanto aos camponeses, em toda a Europa, continuaram como antes. Trabalhavam a terra, geralmente como servos, pagando impostos à nobreza, ao clero e ao rei. Entretanto, a principal razão da crescente força dos reis foi o enriquecimento das monarquias. Desde o final da Baixa Idade Média, vários reis se aproximaram dos grandes mercadores, que formavam a chamada burguesia comercial. Em troca de empréstimos em dinheiro, os mercadores recebiam autorização para comerciar no território real ou cobrar impostos em nome da Coroa. A partir do século XVI, com a expansão marítima, muitos mercadores ganharam dos reis o direito de comerciar com as colônias da América, da África ou da Ásia. Os reis ficaram ricos, capazes de aumentar o quadro de funcionários, reforçar a justiça real, fortalecer o exército. Dessa maneira, o poder real superou o poder da nobreza.

(19)

19 Atividade 01

A transição entre a Idade Média e a Idade Moderna ficou marcada pelo chamado “Absolutismo”. Como base no texto, explique, em suas palavras, o que foi o absolutismo.

R:____________________________________________________________________________ Atividade 02

Assinale a alternativa correta.

Dois dos fatores explicativos para a centralização de poder nas mãos dos monarcas foram:

( ) a) O declínio do poder econômico da nobreza e a elevação do Papa e de outros religiosos ao protagonismo da governação dos reinos.

( ) b) O enfrentamento dos camponeses ao rei e o consequente reconhecimento de sua importância na formação social do reino.

( ) c) O apoio das Igrejas Católica e protestantes e a expansão marítima, que permitiram o enriquecimento de não-nobres que, em troca, podiam pagar impostos e permitir a manutenção do exército real.

( ) d) A extinção da Igreja e o reconhecimento do monarca como chefe religioso.

( ) e) As grandes navegações e a busca constante por riquezas e contatos com indígenas e religiosos de outras regiões do mundo.

História (Aula 02)

Conteúdo: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.

(20)

20 Filipe II foi o mais poderoso monarca europeu no século XVI. Reinou por mais de 40 anos, de 1556 a 1598. Seu pai, Carlos V, imperador do Sacro Império Romano Germânico, já era muito poderoso. Reinava sobre domínios que incluíam a Espanha, os Países Baixos, além de alguns territórios germânicos e italianos. Foi também durante seu reinado que os espanhóis conquistaram os grandes impérios indígenas da América. Filipe II não herdou todo o império do pai, mas recebeu um enorme legado. Além dos Países Baixos, herdou a Espanha e suas colônias na América, ricas em ouro e prata. É verdade que a Espanha de Filipe II perdeu uma parte dos Países Baixos, que, sob a liderança holandesa, revoltaram-se contra o rei. Em compensação, em 1580, Filipe II se tornou rei de Portugal, incluindo o império marítimo português: Brasil e partes da África e da Ásia. Esse evento ficou conhecido como União Ibérica, pois as coroas de ambos os reinos da península Ibérica (Portugal e Espanha) foram unificadas sob um único rei entre 1580 a 1640.

Filipe percebeu que a manutenção do poderio e da hegemonia da Espanha dependia da força da marinha de guerra. A cavalaria medieval estava superada. O peso das armas de fogo, nas batalhas terrestres, era ainda limitado, apesar do uso de canhões. A marinha de guerra se tornou essencial, não só pela frequência das batalhas navais, mas também pela segurança do comércio entre a metrópole e suas colônias. A prioridade espanhola era proteger a frota carregada de ouro e prata na travessia do Atlântico, um oceano infestado de piratas, os ladrões do mar. A esquadra espanhola, chamada de Invencível Armada, tornou-se a melhor e mais potente da Europa. Ficou famosa por derrotar os turcos em 1571, na Batalha de Lepanto, no Mediterrâneo, impedindo um novo ataque muçulmano na Europa ocidental

A Invencível Armada espanhola ao largo da costa da Inglaterra, em julho de 1588. Gravura de Franz Hogenberg, século XVI.

(21)

21 Filipe II também ficou conhecido por sua fé religiosa. Não porque seus súditos acreditassem que ele fizesse milagres, como acontecia na França e na Inglaterra, mas porque era devoto e defensor incansável da Igreja católica. O rei espanhol manteve firme a política inaugurada por seus avós – Fernando e Isabel –, que tinham criado a Inquisição espanhola, e se empenhou na perseguição aos judeus. Mas, além deles, também os protestantes, muçulmanos e seus descendentes foram perseguidos. A centralização monárquica espanhola se apoiou na unidade católica. Os súditos do rei não tinham muitas opções: praticavam o catolicismo ou corriam o risco de serem submetidos à Inquisição.

A península Ibérica concentrava o maior número de judeus da Europa ocidental. No final do século XIV, muitos padres acusaram os judeus de serem os culpados por epidemias mortais, entre elas a peste negra. Comunidades inteiras de judeus se converteram ao cristianismo para fugir das perseguições, permanecendo nas regiões onde viviam. Eles foram chamados de cristãos novos. No entanto, após a união das coroas de Aragão e Castela, em 1469, o rei Fernando e a rainha Isabel passaram a utilizar a fé católica como símbolo da identidade política da unificação de seus reinos, e instalaram a Inquisição, em 1478.

A Inquisição era um tribunal eclesiástico, subordinado ao papa, encarregado de julgar pessoas acusadas de cometer heresias. Esse tribunal já existia desde a Idade Média, mas foi criado também em alguns reinos, principalmente na Espanha e em Portugal. A Inquisição espanhola, embora apoiada pelo papa, tinha certa autonomia. Perseguiu as pessoas tidas como hereges, considerando mais perigosos os descendentes de judeus convertidos que mantinham a fé judaica em segredo. Muitos condenados foram executados na fogueira, em cerimônia chamada Auto de Fé, e tiveram seus bens confiscados. A maioria dos condenados foi banida do lugar onde vivia ou sentenciada ao cárcere. Com o passar do tempo, muitos deles não seguiam mais o judaísmo, outros confessaram as acusações sob tortura, um método de interrogatório usado por toda a Justiça penal da época.

Atividade 01

Sobre a chamada a União Ibérica, podemos afirmar que:

( ) a) Como consequência deste período, a Espanha passou a ser um adversário econômico de Portugal.

( ) b) Como consequência deste período, os territórios antes dominados por Portugal passaram a ter como língua oficial o espanhol.

( ) c) Período entre 1580 e 1640 em que o Rei de Portugal, Felipe II, passou também a ser o Rei da Espanha.

( ) d) Período entre 1580 e 1640 em que o Rei da Espanha, Felipe II, passou também a ser o Rei de Portugal.

( ) e) Como consequência deste período, a França invade o território brasileiro em sua porção Nordeste, a partir de 1624.

Atividade 02

Leia o texto e complete as lacunas com as alternativas corretas:

O chamado Santo Ofício ou Inquisição foi uma instituição formada pelos tribunais da ____ para perseguir, julgar e punir pessoas acusadas de terem se desviado de seus ensinamentos – os hereges. Inquisição é um conjunto de instituições criadas para suprimir as heresias que apareceram e qualquer tipo de sincretismo religioso. A Inquisição medieval ocorreu nos séculos 13 e 14 e a Moderna durou do século 15 ao 19, instalando tribunais sempre que surgiam casos de heresia e eles não eram permanentes.

A Inquisição Medieval foi fundada no sul da França, em 1184, no Languedoc e combateu as heresias dos cátaros e albingenses. Em 1231, o Papa Gregório IX a instituiu oficialmente, pois

(22)

22 queria acabar com as seitas religiosas na Itália, França, Alemanha e Portugal. O Santo Ofício recebia as acusações contra pessoas que professassem práticas diferente daquelas do cristianismo oficial, a exemplo de _______; investigava esses hereges e seitas religiosas aplicando penas que foram da excomunhão e tortura a ____ e _____.

a) ( ) Igreja Calvinista – mulheres e indígenas – perda do status nobiliárquico e exílio. b) ( ) Igreja Luterana – judeus e mulheres – confisco de bens e expulsão do reino.

c) ( ) Igreja Católica – árabes e homossexuais – tomada de riquezas e mutilação de membros. d) ( ) Igreja Cristã – portugueses e espanhóis – exílio e confisco de bens.

e) ( ) Igreja Católica – muçulmanos e judeus – confisco de terras e morte por enforcamento. História

(Aula 03)

Conteúdo: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.

Na Inglaterra um rei desafia o Papa

A história da monarquia inglesa é marcada por lendas interessantes, entre elas a do rei Artur. Mas foi um rei de verdade, Henrique VIII, que reinou de 1509 a 1547, que a fortaleceu. Na Inglaterra, a Magna Carta, assinada em 1215, limitava o poder real. Essa lei estabelecia que o rei devia ouvir os representantes da nobreza, do clero e do povo antes de tomar decisões importantes, como declarar guerra ou decretar novos impostos. Os representantes se reuniam em uma assembleia, chamada Parlamento. Henrique VIII desprezou o Parlamento durante todo o seu reinado. Reforçou o exército real e os cofres da monarquia por meio de pesados impostos. A nobreza inglesa se encolheu e aceitou o poder absoluto do rei. Afinal, não era ela que pagava os impostos, mas sim a burguesia mercantil e os camponeses.

A Igreja Anglicana

Henrique VIII, óleo sobre painel de Joos van Cleve, c. 1531. Foi durante o reinado de Henrique VIII que a Inglaterra se tornou uma monarquia absolutista. House Collection, Lincolnshire, Grã-Bretanha.

O ato mais ousado de Henrique VIII ocorreu em 1527, quando ele solicitou autorização do papa para anular seu casamento com a rainha Catarina, uma princesa espanhola. Henrique VIII alegava que a rainha só tinha dado à luz uma filha, e o rei queria um herdeiro homem. Sabendo que a Igreja católica estava fragilizada por causa da Reforma protestante, Henrique supôs que o papa anularia seu casamento para evitar mais confusões. Mas o papa negou o pedido, pois o

(23)

23 matrimônio católico é tido como sacramento indissolúvel, isto é, não pode ser rompido. Foi então que Henrique VIII rompeu com a Igreja e fundou uma religião cristã exclusiva da Inglaterra, o anglicanismo. Henrique separou-se da rainha Catarina e se casou com a jovem Ana Bolena. No novo matrimônio, Ana Bolena também não lhe deu um filho homem como o rei desejava, e Henrique mandou matá-la, acusando-a de adultério. Embora inocente, Ana foi decapitada em praça pública. Henrique casou-se, então, com uma jovem aristocrata chamada Joana. Neste casamento, eles tiveram o menino tão desejado: Eduardo. Henrique VIII teve, ao todo, seis esposas, sendo que duas ele mandou executar, ambas sob acusação de adultério.

Morto em 1547, Henrique VIII foi sucedido pelo filho, Eduardo VII, que morreu em 1553, antes de completar 16 anos. A Inglaterra mergulhou, então, em uma crise política. Subiu ao trono Maria, filha de Catarina de Aragão, primeira esposa de Henrique VIII. Católica como a mãe, Maria perseguiu anglicanos e puritanos. Ficou conhecida como Maria, a sanguinária. Mas seu reinado foi curto. Ela morreu de câncer, em 1558, e foi sucedida por Elizabeth I, filha de Ana Bolena. Elizabeth consolidou o absolutismo inglês. Reinou por quarenta e cinco anos, de 1558 a 1603. Recuperou a Igreja anglicana, reforçou a Coroa e ordenou o início da expansão marítima dos ingleses.

Na França, o rei diz: “O Estado sou eu!”

Rei Luís XIV da França

A Reforma protestante também afetou a monarquia francesa. Mas, enquanto na Inglaterra ela estimulou o poder real, na França a Reforma retardou o absolutismo. O reino mergulhou em disputas religiosas entre católicos e protestantes. Reino dividido, poder real enfraquecido. No século XVI, durante o reinado de Francisco I, que governou de 1515 a 1547, a monarquia francesa ganhou força. Foi ele quem fez a nobreza render-se ao poder real. Seus decretos começavam dizendo: “Por ser esta a minha vontade…”, expressão que indicava que a vontade do rei inspirava as leis. Francisco I também dominou o clero, mas não rompeu com a Igreja católica. Instituiu o galicanismo: o direito de os reis indicarem os bispos da França ao papa. A morte de Francisco I coincidiu com a expansão do calvinismo no reino. Muitos franceses aderiram à Reforma protestante, inclusive na corte. A disputa religiosa se misturou, então, com a luta política. Nenhum rei conseguia resistir por muito tempo e muitos deles foram assassinados.

Já no reinado de Luís XIV (1643 – 1715), os nobres que ainda resistiam à centralização monárquica foram derrotados de vez. Luís XIV estimulou a economia, protegendo a manufatura e aumentando a cobrança de impostos. Com ele no poder, o sistema judiciário foi centralizado, subordinando os tribunais à monarquia. Foi em seu reinado que a França se consolidou como potência militar europeia. O exército e a marinha reais foram modernizados e fortalecidos. A França venceu diversas guerras contra os vizinhos, ampliou seu território na Europa e incorporou colônias na América: valiosas ilhas no Caribe, como a Martinica e o futuro Haiti, que produzia açúcar de grande qualidade.

(24)

24

Atividade 1

“O Rei é o chefe supremo da Igreja da Inglaterra (...) Nesta qualidade, o Rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir tais erros, heresias, abusos, ofensas e irregularidades...”

Fonte: Inglaterra – Ato de Supremacia – 1534.

O excerto acima é parte de um importante documento do contexto histórico europeu na Idade Moderna. A partir de sua leitura, é correto afirmar que:

( ) a) ele retrata as condições sócio-políticas do período medieval.

( ) b) o anglicanismo garantia ao Rei o poder temporal e espiritual, extinguindo a autonomia religiosa.

( ) c) a consolidação do poder temporal e espiritual do Rei constituía um apoio à Igreja Católica. ( ) d) a extensão do poder real ao setor religioso foi concedido pelo Papa Alexandre VI.

Atividade 2

Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. É correto dizer que essa frase:

( ) a) torna patente o uso do simbolismo solar, característico da maçonaria francesa.

( ) b) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Revolução Puritana e o exército de Cromwell. ( ) c) explica o Estado francês da época erroneamente, já que o rei não governava de fato. ( ) d) explicita o conteúdo do absolutismo, no qual o rei é a fonte da soberania e do poder. ( ) e) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Guerra das Duas Rosas.

(História)

(Aula 04) O Santo Ofício

O Santo Ofício, desde a sua origem, focalizou-se no combate ao judaísmo imputado aos cristãos-novos. Esse caminho tem uma história que o precede. Durante quase quatro décadas, entre 1497 e 1536, os judeus convertidos continuaram a viver protegidos pela legislação régia, que proibia inquirir sobre a sua fé e conduta religiosa. Apesar das pressões da Inquisição Espanhola e da intolerância crescente entre as elites e a população cristã velha, até o início dos anos 1530 nenhum Tribunal condenou cristãos-novos por heresia ou apostasia, apesar da notícia de devassas realizadas pelo bispo de Coimbra. Na Espanha, a expulsão dos judeus foi ponto de chegada de um século de violência proselitista, no qual a fundação do Santo Ofício foi apenas uma arma, mas terrível, de uma política de extirpação do judaísmo, que até favorecera a ascensão social dos conversos, apesar da hostilidade que os rodeava e dos primeiros estatutos de limpeza de sangue, em Portugal, o rumo foi o oposto. O batismo forçado dos judeus transformou repentinamente o Reino numa terra com dezenas de milhares de convertidos sem qualquer instrução na nova fé. Foram coagidos a tornarem-se membros da igreja com obrigação de observar seus preceitos. [...] A raiz do que rapidamente se tornaria uma obsessão antijudaica alimentada pela Inquisição encontra-se no peculiar equilíbrio nas décadas iniciais do século XVI.

A proteção da Coroa acabou por reforçar uma percepção dos cristãos-novos como um corpo estranho e separado, possuidor de uma cultura e religião cujo conteúdo exato escapava a maioria da população. Considerando que antes de 1496 a pressão para a conversão das minorias judaica e muçulmana tinha sido mínima, e se vivia num clima de convivência regulamentada, mas substancialmente pacífica, o agravamento da hostilidade popular contra os cristãos-novos não se pode interpretar como fenômeno espontâneo [...]. A implantação do temido Santo Ofício foi para muitos um brusco despertar. Nos anos 1530 e 1540, tornou-se imperativo aprender a resistir a um inimigo que era, antes de tudo, um tribunal eclesiástico muito apoiado pela Coroa [...].

(25)

25 PAIVA, Pedro; MARCOCCI, Giuseppe. História da Inquisição portuguesa (1536-1821). Lisboa: A esfera dos livros, 2013. p. 50-52.

Atividade 01

Após a leitura do texto, responda:

Qual a principal diferença dada ao tratamento dos judeus na Espanha e em Portugal a partir da década de 1530?

R:____________________________________________________________________________ Atividade 02

“E, por já nas ruas não acharem cristãos-novos, foram assaltar as casas onde viviam e arrastavam-nos para as ruas, com os filhos, mulheres e filhas, e lançavam-nos de mistura, vivos e mortos, nas fogueiras, sem piedade. E era tamanha a crueldade que até executavam os meninos e (as próprias) crianças de berço, fendendo-os em pedaços ou esborrachando-os de arremesso contra as paredes.”. (GÓIS, Damião de. Chronica do Felicissimo Ray. D, Emanuel da Gloriosa Memória. [1506])

O texto acima narra o grande massacre dos cristãos-novos, ocorrido em Portugal no ano de 1506. A perseguição contra grupos por motivações religiosas é um fenômeno bem mais antigo do que se pode pressupor. Nesse sentido, comente um exemplo de intolerância religiosa observado no Brasil da atualidade. Para isso, utilize qualquer meio que dispor (como a busca pela internet e livros) para elaborar sua resposta.

R:__________________________________________________________________________

Geografia

(AULA 1) A distribuição da água no mundo

Muitas pessoas, sabendo da maior parte da composição do nosso planeta, afirmam categoricamente que ele não deveria se chamar “Terra”, e sim “Água”, uma vez que cerca de 70% de sua superfície é composta por essa substância. Mas como ocorre a sua distribuição? Onde há mais e onde há menos água no mundo? Qual tipo de água é predominante? Com tanta água no mundo, por que tantos morrem de sede e sofrem com terríveis secas?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. Em alguns locais, pratica-se a dessalinização da água, mas esse processo é caro e pouco eficiente, sendo ainda pouco praticado.

Da água restante do mundo, 71% dela está em forma de gelo nas calotas polares. Como o processo de transporte dessas geleiras é caro e também pouco eficaz, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs. Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

(26)

26 Distribuição quantitativa da água na Terra

Assim, percebemos que o problema da água para o ser humano reside no fato de a sua maior parte não estar viável para consumo. Apesar disso, mesmo com o fato de a proporção de água potável disponível ser reduzida, ainda sim estamos falando de uma quantidade muito grande de água. No entanto, o seu mau uso vem reduzindo drasticamente a sua disponibilidade, seja através da péssima manutenção dos rios, seja pela sua poluição. Por esse motivo, estima-se que a água seja um dos principais fatores geopolíticos ao longo do século XXI.

Outro fato agravante é a má distribuição dessa água potável pelo mundo. Algumas regiões do Oriente Médio e da África, por exemplo, apresentam uma significativa crise quanto ao abastecimento de água, o que se agrava com a ausência de saneamento básico para boa parte da população.

No caso do Brasil, há certo privilégio, pois somos o país que possui a maior disponibilidade de água potável, com cerca de 11% do total. Porém, trata-se de uma falsa abundância, pois também em nosso território essa água é mal distribuída. A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste dividem a quantidade restante, sendo que essa última é a que mais sofre com os problemas de escassez de água.

Por esse motivo, além de se promover uma maior conscientização popular sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso também a realização de políticas públicas para garantir o seu acesso por toda a população, com ações de democratização estrutural, como o saneamento básico.

ATIVIDADE

1) Observando o gráfico, podemos identificar como maior distribuição da água no mundo em locais como:

a) ( ) Depósitos Subterrâneos b) ( ) Lagos e Cursos d´água c) ( ) Água Congelada

d) ( ) Umidade do Ar

2) Como é visto o Brasil com relação ao quadro de água potável?

R_____________________________________________________________________________ Geografia

(AULA 2) Hidrografia do Brasil

A Hidrografia do Brasil reúne um dos mais extensos e diversificados recursos hídricos do planeta. Possui 15% do total da água doce existente em todo o mundo.

(27)

27 Cada rio ou curso d'água brasileiro possui características próprias e complexas que resultam da combinação de vários aspectos geográficos da região onde estão localizados, entre eles, o clima, o relevo, a cobertura vegetal, como também da ação do homem na natureza.

Resumo da hidrografia brasileira

Regiões Hidrográficas do Brasil

No Brasil as águas estão distribuídas em 12 regiões hidrográficas, onde foram agrupadas por bacias com rios de grande vazão, e micro bacias do litoral brasileiro, formadas por rios com pequena extensão e vazão.

Região Hidrográfica Amazônica

A Região Hidrográfica Amazônica ou Bacia Amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes.

Ocupa uma área 3.843.402 km², que corresponde a 44,63% do território nacional.

Compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso. O rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água e o segundo em extensão.

Entre seus afluentes estão o Javari, Juruá, Jutaí, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu, na sua margem direita; e os rios Iça, Japurá, Negro, Trombetas e Jari, na sua margem esquerda.

Região Hidrográfica Tocantins Araguaia

A Região Hidrográfica Tocantins Araguaia ou Bacia Tocantis-Araguaia, se estende por uma área de 967.059 km² o que representa 11,36% do território nacional.

Compreende os Estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. Na Região Tocantins, com uma extensão de 2.600 km, o rio Araguaia abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Os principais afluentes da Bacia Tocantins Araguaia são: Formoso, Garças, Bagagem, Tocantizinho, Paraná, Manuel Alves Grande, Rio Sono e Santa Tereza.

Região Hidrográfica do Paraná

A Região Hidrográfica do Paraná ou Bacia do Paraná ocupa uma área de 879.860 km², o que corresponde a 10,33% do território nacional.

(28)

28 Compreende os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal, área de maior desenvolvimento econômico do país.

O rio Paraná, com uma extensão de 2.750 km, até sua foz, nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e corre na fronteira do Brasil e Paraguai, até o rio Iguaçu. Entre seus afluentes estão o rio Grande, Iguaçu, Paranaíba, Paranapanema, Paraná e Tietê.

ATIVIDADE

1) Como podemos caracterizar a Hidrografia do Brasil em seus aspectos gerais?

R__________________________________________________________________________ 2) Compreende os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal, área de maior desenvolvimento econômico do país.

Estamos nos referindo a Região Hidrográfica: a) ( ) do Paraná

b) ( ) Amazônica c) ( ) do Tocantins d) ( ) Araguaia

Geografia

( AULA 3) Regiões Hidrográficas do Brasil (Continuação)

Região Hidrográfica do São Francisco

A Região Hidrográfica do São Francisco ou Bacia do Rio São Francisco ocupa uma área de 641.000 km², o que corresponde a 7,52% do território nacional.

Abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e também o Distrito Federal.

O rio São Francisco atravessa o Sertão nordestino, a região mais seca do Brasil. Suas águas são usadas para abastecimento, lazer e irrigação. Tem mais de 2.000 km de trecho navegáveis.

Entre seus 158 afluentes 90 são perenes e 68 são temporários. Entre eles estão o rio Das Velhas, Abaeté, Correntes, Jequitaí, Rio Verde Grande, Paracatu.

Região Hidrográfica do Paraguai

A Região Hidrográfica do Paraguai ou Bacia do Paraguai ocupa uma área de 361,35 km² nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O rio Paraguai, nasce na Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso. Ao longo do seu percurso em direção ao sul, recebe vários afluentes, entre eles, o rio Cuiabá, Taquari, São Lourenço, Negro e Miranda.

O rio atravessa o Pantanal Mato-Grossense, considerado uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta.

O Pantanal funciona como um grande reservatório que retém a maior parte da água oriunda do planalto e regula a vazão do rio Paraguai.

Região Hidrográfica do Uruguai

A Região Hidrográfica do Uruguai ou Bacia do Uruguai ocupa uma área de 174.612 km², o que corresponde a 2,05% do território nacional.

Marca a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também entre o Brasil e a Argentina.

(29)

29 Seus principais afluentes são o rio Chapecó, Passo Fundo, Peixe e Várzea.

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental ou Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental ocupa uma área de 254.100 km², que corresponde a 2,98% do território nacional.

Compreende o Estado do Maranhão e uma pequena porção do Pará. Fazem parte da região os rios Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Mearim e Itapecuru.

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental ou Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental ocupa uma área de 287.348 km², que corresponde a 3,37% do território nacional.

Compreende os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A região apresenta baixa disponibilidade de água principalmente no período de estiagem, são eles, o Capibaribe, Paraíba, Jaguaribe e Acaraú.

Região Hidrográfica do Parnaíba

A Região Hidrográfica do Parnaíba ou Bacia do Parnaíba ocupa uma área de 344.112 km², que corresponde a 4,04% do território nacional. Compreende os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

A maioria de seus afluentes são perenes e supridos por águas pluviais e subterrâneas. Região Hidrográfica Atlântico Leste

A Região Hidrográfica do Atlântico Leste ou Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste ocupa uma área de 374.677 km², que corresponde a 4,4% do território nacional.

Compreende parte dos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Entre os rios principais estão o Paraguaçu, São Mateus, Pardo, Salinas, Contas, Jequitinhonha e Mucuri.

Região Hidrográfica Atlântico Sudeste

A Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste ou Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste ocupa uma área de 229.972 km², que corresponde a 2,7% do território nacional.

Compreende os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do Paraná. Seus principais rios são o rio Parnaíba do Sul e o rio Doce.

Região Hidrográfica Atlântico Sul

A Região Hidrográfica Atlântico Sul ou Bacia Hidrográfica Atlântico Sul ocupa uma área de 185.856km², que corresponde a 2,18% do território nacional.

Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí no extremo sul do país.

Compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar.

Com exceção para os rios Itajaí e Capivari em Santa Catarina que apresentam maior volume de água. São encontrados rios de grande porte como Taquari-Antas, Jacuí, Vacacaí e Camaquã.

ATIVIDADE

(30)

30 ( ) A Região Hidrográfica do Nordeste Ocidental corresponde a 37% do território nacional.

( ) O rio São Francisco atravessa o Sertão nordestino.

( ) A Bacia Hidrográfica do Paraguai a Amazônia funciona como um grande reservatório.

( ) A Bacia do Uruguai marca a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também entre o Brasil e a Argentina.

Ciências

( Aula1)

Células - A unidade da vida

A terra é habitada por uma grande diversidade de seres vivos, desde seres microscópicos, como as bactérias, até seres muito grandes, como as sequoias e as baleias. Todos eles têm em comum o fato de serem constituídos por células. Os vírus não são formados por células; por esse motivo, há uma discussão entre os cientistas sobre classificá-los ou não como seres vivos.

A célula constitui a unidade estrutural da vida, ou seja, compõe o corpo de todos os seres vivos.

Os seres unicelulares são formados por uma única célula, ao passo que os pluricelulares podem ter em seu corpo de duas ou até trilhões delas. No corpo humano há cerca de 65 trilhões de células. A célula também é a unidade funcional, ou seja, a menor estrutura que desempenha as funções características do ser vivo.

Organelas da Célula Animal

Confira as funções das principais estruturas presentes na célula animal: • Núcleo Celular: estrutura esférica onde se encontra o DNA.

• Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células. Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

• Membrana Plasmática: estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas celulares internas.

(31)

31 • Citoplasma: região mais volumosa, onde se encontram o núcleo e as organelas celulares. • Ribossomos: estrutura responsável pela produção e síntese de proteínas.

• Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de moléculas orgânicas.

• Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.

• Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular.

• Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia. • Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose).

• Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas. • Vacúolos: responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias.

Atividades 1) Que características são comuns a todos os seres vivos?

R:___________________________________________________________________

2) Identifique nas alternativas a seguir qual NÃO apresenta uma função da membrana plasmática. a) ( ) Controle da entrada e saída de substâncias da célula.

b) ( ) Proteção das estruturas internas da célula.

c) ( ) Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular. d) ( ) Reconhecimento de substâncias.

e) ( ) Respiração celular e produção de energia.

3)Assinale com um ( X ) as características de todos os seres vivos .

a ( ) ter órgãos como sistema nervoso. d) ( ) presença de células b) ( ) Metabolismo e) ( ) As Células terem ácidos nucleicos

c) ( ) reprodução f) ( ) Utilizar oxigênio na respiração.

Ciências (Aula 2)

Tipos de Célula

Existem dois tipos básicos de Células: Eucariontes e Procariontes.

Nas células procariontes, o material genético fica disperso no citoplasma e não é delimitado por membranas. As bactérias são exemplos de procariontes.

Nas células eucariontes, o material genético encontra se envolto pelo envelope nuclear, que é constituído por duas membranas que formam o núcleo. Essas células apresentam alguns organoides, como a mitocôndria e o complexo golgienense, que são revestidos por membranas e não são encontrados nas células procariontes. Os organismos eucariontes podem ser unicelulares como as amebas ou pluricelulares como os animais e as plantas.

Referências

Documentos relacionados

No ano de 2014, a empresa voltou a calibrar os medidores de vazão para líquidos e gases, com certificação rastreada a RBC e com os melhores prazos e preços do mercado, com a

No conceito de Milanesi (1988) a biblioteca pública era uma iniciativa que tinha intenção de aprimorar a vida cultura e de estimular a leitura no município,

 A nota obtida com o trabalho apresentado junto à Banca Examinadora só será lançada no sistema, após a entrega de toda a documentação corrigida e validada pelo

Obrigado, Jesus, porque entregaste a Maria a missão de nos recordar cada dia que o sentido de tudo é o Amor: o Amor de Deus plantado no mundo como uma cruz.

Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. GABINETE DA PREFEITA DE CLEVELÂNDIA, ESTADO DO PARANÁ EM 05 DE FEVEREIRO DE 2021. RAFAELA LOSI Prefeita

Sua produção é relativamente rápida e barata, uma vez que aproveita material pré-existente, tanto de áudio (as aulas transmitidas ou gravadas) como das lâminas feitas pelo próprio

Entre os registros levantados na pesquisa documental, dois são direcionados para aces- sibilidade nos conteúdos educacionais imagéticos: Diretrizes para Desenho Universal para

Esse novo paradigma é proveniente da união dos modelos de Construção Enxuta (Lean Construction), com o conceito de Edifícios Verdes (Green Building), integrando as