• Nenhum resultado encontrado

A enfermagem no ontem, no hoje e no amanhã.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A enfermagem no ontem, no hoje e no amanhã."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A R T IGO D E AT UA L I ZAÇ

Ã

O

A EN FERMAG E M NO ON TEM, NO HOJ E E NO AMAN HÃ

Josicé l i a Dumêt Fernandesl

FERNANDES,

1 . 0.

A enfermagem no ontem ,

no hoje e no amanhã. R ev. Bras. Enf , Brasília, 38( 1 ) : 4 34 8 ,

jan./mr.

1 985 .

R ESUMO.

O presente artigo a borda os fatores determ inantes da evol ução da enfermagem no Brasi l , v i sual izando algumas das contrad ições acerca da i nserção dos enferme iros nos programas de saúd e. A partir da r, enfatiza a i mportância de u ma atitude reflex iva como premi ssa básica para q ue se possam d i mensionar as d i retr izes de uma práti ca ma is conse· qüente e rea l i sta para o amanhã.

ABSTR ACT_

The presen t paper related the determining factors of n ursing evol uti on in B raz i l , show ing some of co ntrad ictions about of nurses i ncl usion i n the health programs. To start from, the i mportance of a reflex ive attitude how basi c sumption to establ ish the l i ne of d irection of a practi ce more co nseq uent a nd rea l i stic to the future i s emphasized.

A EN F E RMAGEM NO ONTEM, NO H OJE

E NO AMAN HA

A ação dos proissionais de enfermagem nos programas de saúde parece ser um tema simples, mas, na realidade , consiste num problema comple­ xo, dando margem a várias interpretações. E este foi o motivo que nos levou à realização do preen­ te estudo.

Considerando a complexidade do tema, tece­ remos comentrios so bre a participaçã dos enfer­ meiros nos programas de saúde voltando ao

ontem,

a im de alcançar subsídios para a compreensão do

hoje e atuação no

amanã.

Neste sentido , aborda­

remos, iciamente , da maneira mais sucinta pos­ sível, a trajetóia da prática de enfermagem nos seus determinan tes pol íticos, econômicos e ideoló­ icos, como expressão concre ta das políticas de saúde do nosso país l l , 1 2 , 1 3 .

Identiicados os fatores determinan tes da evo­ lução lústórica da enfermagem, passaremos a visua- . lizar lgumas d as contradiçes acerca da inerção

dos enferme iros nos atuais programas de saúde . A partir da í, passamos a enfocar a importância de uma atitude relexiva como premissa básica para que se possam dimensionar as diretrizes de uma prática mis conseqüente e realista para o amanhã.

O ONTEM

Até o InlCIO do presente séclo a "enferma­ gem" , em nosso país , era realizada pelas irmãs de caridade nos hospitais da Santa Casa de Misericór­ dia. A assistência consistia, muito mais, num aten� dimento à miséria do que mesmo nm tratamento

à

doença, situando-se numa ação puramente carita­ tiva. As atividades ditas de enfermgem estavam diriidas ao cuidado físico e espiitual do indiv í­ duo, bem como à limpeza e ordem no interior dos hospitis.

Com a problemática da Saúde Pública, coni­ gurada na crie econômica da década de 20, cia-se o epartamento Nacional de Saúde . Este , por sua

Professor Adj unto da Escola de Enfenoagem da Universidade Federl da Bahia.

R e v. Bras. Enf , B rasília, 38( l ) , jan. /mar. 1985 -43

(2)

vez, em demarcar o aparecimento, em 1 9 23 , da primeira escola de enfermagem moderna em n osso país , que objetivava o preparo de proissionai s para atuar na melhori a das condições san itárias da população .

Nessa perspectiva, pode-se dizer que a emer­ gência da enfermagem modena, no Brasil, coinci­ de com o momen to em que surgem os primeiros traços de uma pol ítica de saúde por parte do Esta­ do. E esta pol ítica estava dirigida, fu ndamen tal­ mente , para o controle das epidemias , objetivando a criação de m ínimas condições sanitárias in dispen­ sáveis às relações de exportação e ao êxito d a pol í­ tica de imigração que , nesse momen to , procura atrair mão-de-obra para o merca do de tra balho capitalista4 •

A partir daí as enfermeiras, formadas pel a então Escola do epartamento Nacional de Saúde Pública, passam a participar nos programas de comba te e con t role das en demias , através do i sol a­ mento dos con tatos.

Com o desenvolvimen to do capitalismo , os trabalhadores, a dquirin do certa importância pol í­ tica e econômica , passam a reivindicar, en tre ou­ tros benefícios, melhores condições de assistência

à

saúde . E é nesse contexto que se implan ta, em 1 923 ,

>

eguro Social n o Brasil , com a ei Eloi Chaves. A sua ampl iação se dá some n te após a Revolução de 1 93 0 , com a emergência de uma n ova estrutura de poder, quan do ele se expande para todos os assalariados urbanos (inicialmen te abrangia apenas a parcela dos trabalhadores ferro­ viários)6 .

A

criação e ampliação do sistema preidenciá­ rio, se por Ull lado representa a e xtensão de bene­

fícios (incluindo assistência médica ) a todos os assalariados urbanos, por outro, cria condiçes não só para assegurar maior produtividade ao setor industrial , como também para atender aos in te res­ ses capitalistas no setor saúde , à medida que passa a priileiar a produção de serviços pivados e a favorecer a expansão d a re de h ospitalar.

É

nesse jogo de interesses que a enfermagem vai encontrar espaço para o se u desenvolvimento . Não é em vão que , somen te em 1 93 3 , surge a se ­ gunda escol a de enfermagem em n osso pa ís (dez anos depois da criação da pri meira escola).

Com o crescimento da população previdenciá­ ria, a saúde pública perde grad ativamente a sua

importância, cedendo lugar à atenção curativa

hospitalar.

Assim , a partir da década de 40, com a e xpan ­ são da rede hosiJitalar, ocorre uma mudança no

44 - R ev. Bras.

Enl , Brasília. J81 ) , j�tn./mar.

1 9R5

mercado de trabalho das enfermei ras. Estas, até o inal da década de 30, estavam fundamentalmen te ligadas à área da saúde pública. Com o decl ínio desse se tor e a crescente importân cia da Previdên­ cia Social , surge um mercado de trabal h o dime n ­ sionado de acordo c o m o cenário da assistência hospitalar curativa I . Este novo me rcado , por sua vez, vem requere r maior n úmero de proissionais com o preparo espec ífico para o exerc ício da en­ fe rmagem .

Em resposta a essa e xigênci a , surge a Lei 7 7 5

de 6 de agosto de 1 949 que reconhece o ensino de

enfermagem como matéria de lei . Observe-se que , somen te com o desenvolvi mento do capitalismo,

o ensino de enfe rmagem é consoli dado como

matéri a de lei (vinte e seis anos após a sua institu­ cionalização). Atendendo ao enfoque da época , isto é , o enfoque assistencial curativo, esta ei destaca a necessidade do ensino das ciências físicas e biológicas e das d isci plinas proissionalizan tes sem dar ênfase ao ensino das ciências sociaiss .

Estimula-se a criação de novas escolas, assim como de cursos de auxiliares de enfermagem e de programas de trein amento e m serviços para os cha­ mados práticos de enfermagem.

A prática de enfermagem no interior dos hos­ pitais passa a ser conigurada pelas at ividades admi­ nistrativas, supervisão da assistência e treinamento do pessoal auxil iar.

A partir de 1 964 , uma n ova racionalidade é

buscada pelo Estado que , através da un i icação dos Institu tos de Aposen tadorias e Pensões, cria o Ins­

tituto Nacional da Previdên cia Social , em 1 966.

Essa uniicação , consubstanciada 1 1 0 projeto de privação dos mecanismos democráticos das classes trabalhadoras , vem excluir a partici pação dos

represen tan tes dos trabalhadores na definição e

gestão das pol íticas de saúde no setor previdênciá­ rio , que passa a ser realizada de modo corporativis­ ta entre os gran des empresários da assistência médica e os represen tantes do Estad09 •

Essa centralização de poder vem propiciar mecanismos para uma n ova e xpansão da rede hos­ pitalar privado-lucrativa, da indústria de medica­ men tos e equipamentos, favorecendo uma estrutu­ ra assistencial fundame ntada na tecniicação e so­ isticação do cuidado.

(3)

eigências do complexo mé dico-industrial . A práti­ ca de enfermagem passa, portanto, a ser ordenada também pela lóica e exigências do capital , assu­ min do papel de destaque no mbito do e nô­ mic02 , 13 .

Com o desmascarame nto do "milagre brasilei­ ro" , a pa rtir de

1 972,

cresce a insatisfação popular . E o Estado, necessitando legitimar e ampliar suas bases de sustentação, passa a buscar, no plano pol í­ tico , o apoio dos asslariados urbnos ao rediinir e expandir suas pol íticas sociais. Neste sen tido, são operacionali�das me didas legais de caráter admi­ nistrativo . Cria-se o Conselho de Desenvol vimento Socil , o Plano de Pronta Ação , amplian do-se , assim, a o fe rta de assistência à saúde . Cria-se , em

1 974 ,

o Ministé rio da Previdência e Assistência Social (órgão chave na expansão dos programas assistenciais oiciais) e , em junho de

1 97 5 ,

decreta­ -se a ei ó .l29 que dispe sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde . Este , por sua vez, con­ diciona a posterior criação , em

1 977 ,

do Sistema Nacionl da Previdência Social (SINPAS) que cons­ titui a última uniicação desse órgão .

Nesse contexto , implan tam-se os Programas de Expansão de Cobert ura que , traduzindo propó­ sitos de interiorização , simpliicação , regionaliza­

ção

e in te gração comunitária, abarcam amplos con tin gen tes populacionais.

Apresentam-se propostas lte rnativas que , consubstanciadas nos movimentos ideolóicos da Medicina Social , Medicina Preventiva e consoli da­ das pela Medicina Comunitária, colocam , a n ível técnico , uma ampla in tervenção sobre o conjunto da população. Essas propostas são apresen tadas sob a fora de planos e programas cujas premissas básicas são :

simpliicação do cuidado;

extensão de assistência básica às popula­ ções ruris e peifé ricas dos grandes centros urbanos ;

ênfase nas atividades d e caráter preven tivo ; expansão da rede ambulatorial ;

racionalização de recursos humnos e mate ­ riais;

ên fase nas atividades de caráter multidisci­ plinar e multiproissional .

No bojo dessas transformações, a enfermagem é tam ém engloba da pelas reformulações sociais que lhe impõem a necessidade de reformas visan do a atualização de suas funções pol íticas , ideol óicas e econômicas; redelne e reorganiza o modelo de assistência de en fermagem, propondo adoção de uma prática voltada para a realidade de saúde do

pa ís , com ênfase no processo

incluindo ações de promoção ,

l

e recupe­ ração da saúde , procura oferecer a assistência mais abrangente , ampliando o seu raio de ação e , conseqentemente , consolidando o prpcesso de "medicalização" da socie dade 7 ; atuar em programas de saúde da população

l

de saúde do escolar, de saúde mateno-infantil ,

f

saúde do trabalho, além de ampliar-se os parti­ cipação nos amb ulatórios . A enfermagem passa , portanto, a intervir não apen as sobre ds dentes, os incapazes para o trabalho , os improd�tivoS , mas também sobre os sadios , os produtiv

p

s . E, em nome de uma ação dita preventiva , participa no controle e manutenção da força de trabalho.

Dentre as medidas apresen tadas pelo setor educacional , destacam-se , dentre outras , a refor­ mulação do processo de formação de proissionais no en tido de procurar formar um enfermeiro generalista, evitando-se a excessiva soisticação e individualização ; a utilização de mé todos de ensino que ince n tivem a atuação multidisciplinar e multi­ proission l ; a integração entre o sistema de saúde e o sistema de ensino ; o aperfe içoanlento de mé to­ dos e técnicas de ensino dos docentes e dos prois­ sionais de saúde cuja unidade de prestação de sevi­ ços passe a integrar o sistema formador, além do est ímulo ao desenvolvimento de cursos de pós-gra­ duação para o preparo de docentes e para o desen­ volvimento da pesquisa 5 •

Diante do exposto , observa-se que a prática de enfermagem estrutura-se de acordo com o conjun­ to dos movimen tos sociais , realizando-se , desde a sua origem, inculada ao Estado e às forças hege ­ mônicas nas estratéias de reconstituição do poder.

A

comprensão desse evoluir históico é que vai fornecer não só o substrato para a visualização da realidade atual , no que diz respeito à questão da participação dos proissionais de enfernagem n os programas de saúde , mas também vai favorecer a orien tação para o amanhã, no que diz respeito ao modo de atur sobre aquela realidade .

o HOJE

Importa agora verificar até que p onto o s pro­ issionais de enfermagem estão efe tivamente parti­ cipando nos programas de saúde em nosso país .

Diríamos que a ação integral dos proissionis de enfermagem nos programas de saúde defronta­ -se com uma série de obstáclos no dimensiona­ mento de sua operacionalização e isto deve-se a um

Rev. Bras.

EnI , Brasília. 381 ) . jan.jmar. 1 9 8 5 -45 saúde-enfermidade proteção

procura

rural

(4)

conjunto de fatores que reletem a estrutura na qal estamos ineidos. Vejamos:

O modelo de prestação de seiços de enfer­ agem voltados para as atividades de caráter tole­ tivo

é

quase que ineistente , em nossa realidade atul. E isto pode ser constatado pelo fato de que cerca de 80% do pessoal de enfermagem em nosso país é absoido a n ível hospitalar l l • Assim é que ,

apesar das propostas de reaivação da Saúde úbli­ ca , a enfermagem continua com a predominância de um modelo de prestação de seviços centrado ns ações curativas e individuais, reproduzindo o piviléio

à

assistência hospitalar , à compra de ser­ iços ao setor privado no mbito previdenciário, relegando a segundo plano as medids coletivas de Saúde Pública.

Esa incoerência repercute de forma negativa na asistência

à

população, a vez que cerca de

60% das açes de saúde coletiva são inerentes

à

enfermagem 10 • O que se tem observado, em reali­ dade ,

é

uma escassez de recursos humanos de todos os níveis. E, dentro dessa escassez, nota-se a predominncia de uma mão-de-obra elementar não qualiicada e, portanto, mais barata, além de uma carênci\ de proissionis de n ível superior 10 • Com isto, contudo, não queremos induzir ao raciocínio ingênuo que alude a escasez de pessol de enfer­ magem como

a

responsável pela inoperância dos proramas, as que essa deiciência expressa as políicas de saúde que favorecem historicamente a predominncia do modelo de prestação de servi­ ços centrado nas ações curativas e individuais .

.. Ademis, observe-se que a política estatal de am-piar a cobertura dos serviços de saúde coincide com o momento (conjuntura pós-74) de uma crise econômica no país que conduz

à

necessidade de racionalizar os recursos dispon íveis . Essa necessida­ de leva ao incremento da extenão da assistência

à

saúde (não só através da assistência hospitalar , como também ambulatoril), via credenciamento e convênio do Estado com s empresas privadas, favorecendo os interesses capitalistas do setor .

Um outro aspecto a ser abordado é que , den­ tre s preissas básicas dos proramas de saúde , está a ênfase no trabalho em equipe multiproissio­

nl. Todavia, não se tem observado uma integração

harmoniosa entre os diferentes tipos de proissio­ nais. A enfermagem continua subordinada às dire­ trizes emanadas do chefe da equipe . E esta�'cheia

é

sempre ocupada pela categoria médica . O médico

aparece como o detentor do aber absoluto e , conseqentemente , d o poder; s ó a ele é dado o poder místico da formulação dos planos de ação .

46 -R ev. Bras. En. , B rasília, 38( l) , jan./mr. 1 985

Aos demais proissionais de saúde cabe a operacio· nalização das tarefas. Isto vem a constituir uma grande contradição , pois se preconiza a necessidade de cobrir-e parcelas mais amplas da população , a um custo razoável , no entanto as ações de saúde e sua orientação imediata estão concentradas na igura do médico inimizando, como secundária e subidiária, a ação de outros proissionis. Este monopólio do saber determinado pela hegemonia da proissão médica nada mais é do que o relexo da materialização das relações de poder existentes na sociedade .

Outro aspecto que deve ser destacado é a mar­ ginalização, o secundarismo do papel social condi­ cionado às pro1ssões predominantemente femini­ nas , como é o caso da enferagem, reletindo a sociedade em que vivemos, onde a mulher ainda é considerada intelectulmente inferior ao homem, chegando mesmo a ser chamada de "sexo fráil". Tudo isto é fruto de concepções históricas onde o Jator sexo passa a ser o elemento explicativo para a

mrginalização da mulherH •

Outro aspecto que deve ser destacado é a mar­ ginalização , o secundarismo do papel social condi­ cionado às proissões predominantemente fmini­ nas , como

é

o caso da enfermagem, reletindo a sociedade em que vivemos, onde a mulher ainda é considerada intelectuamente infeior ao homem, chegando mesmo a ser chamada de "sexo frágil". Tudo isto é fruto de concepções históricas onde o fator sexo passa a ser o elemento explicativo para a

marinlização da mulherB •

No que diz respeito ao aparelho formador, as escolas, de acordo com seus marcos conceituais, tentam implementar atividades que não situem o hospital como elemento central as atividades. Todavia, esses órgãos coninuam preparando pro­ issionais para atender ao mercado de trabalho , com base na ssistência hospitalar caracterizada pela tecnificação e oisticação do cuidado. Ade­ mais, a disciplina de Saúde ública continua ex­ cluída do tronco proissional comum e as discipli­ nas de ciências ociais e do comportamento ocupam espaços muito reduzidos dentro do contexto curri· cular.

Recomenda-se a adoção de métodos de ensino integrado e de procedimentos que estimulem o tra­ balho em equipe ; todavia, os currículos mantêm-se compostos de disciplinas estanques.

(5)

maior campo ae tremmento que, por sua vez, carac­

teriza-se pela assistência curativa e procedimentos

soisticados.

lncrementa-se o est ímulo ao desenvolvimento

de pesquisas ; n o en tan to, oberva-e, na áre

â

da

enfermagem, uma insuiciência de pesquisas que

realmente contribuam para dimensionar diretrizes

ajustadas aos problemas atuais .

Diante do exposto, obse rva-se que são adota­

das soluções técnicas mantendo-se imutável a situa­

ção de fundo . Introd uz-se uma pequena reforma

que não muda em essência a organização e estrutu­

ra das práticas de saúde, mas recobre-as de adjeti­

vações que as colocam como uma ampla transfor­

mação .

A

serem válidas as premissas acima menciona­

das, importa agora verificar os eus determinantes

estru turais .

Vivemos numa sociedade estruturada em clas­

ses e grupos sociais com interesses diversos e con­

litan tes, onde os interesses das classes dominantes,

crivados de intencionalidades das classes domina­

das, é que acionam s ações do setor saúde . Em

realidade, as pol íticas de saúde não são necessaria­

me n te dete rminadas pelo Estado, mas por um con­

junto de insti tuições da socie dade civil que consti­

tuem o complexo mé dico-industrial, cuja e icácia

consiste no se u grande poder pol ítico e econôico

articlado aos intereses das mulinacionais e, par­

ticularmen te, na pol ítica que exclui os proissio­

nais e a população organizada na deinição, gestão

e implementação das pol íticas de saúde ) .

Nessa perspectiva, a realidade das práticas de

saúde é determinada por um complexo de forças

que, dentro do confronto de obje tivos e intereses

espec íicos, relete a conjuntura pol íticoeconômi­

ca do país.

Entender as ações dos proissionais nos pro­

gramas de saúde siniica visualizar esses programas

como expressão das pol íticas estatis de saúde :

"política que privileia a assistência hospitlar e de

l ta soisticação ; pol ítica que perpetua a dicotoia

entre o preventivo e o curativo ; pol ítica que des­

preza s variáveis de ordem econôica, omi tindo

o caráter sócio-econôico global da saúde ; pol ítica

que substitui a voz dos proissionais e da popula­

ção pela sabedoria dos tecnocratas ligados organi­

camente

â

classe hegemõnica e pelas pressões dos

diversos setores empresariais; política que e base ia

pelos intereses de uma minoria consti tu ída e con­

formada pelos donos de empresas médicas e gesto­

res da indústria de saúde em geral ".

Sob esta ótica, parece inegável que as ações de

enfermagem respondem não aenas aos conicio­

namentos internos, mas, sobretudo, a deternn­

tes estruturis que deliitam espaços

e

paéis a

serem ocupados elos proissionis num dado

momen to, numa formação socil concreta. Por

outro lado, essa constatação não exclui, de modo

algum, a necessidade de comproiso

com o

homem socil, e não apenas

com o homem biolói­

co e psicolóico.

o AMANHÃ

Discutir as tendências da prática de enferma­

gem nas próximas décadas requer a exata compre­

ensão do processo anteriormente descito e

uma

ação substaniva que o leve em conta.

quem

diga que é inútil fazer alguma coisa porque a estru­

tura é muito forte . Devo dizer tmbém que é

inúil

não fazer nada.

Mesmo considerando o escasso rau de

inerfe­

rência de que dispõem os proissionis na formla­

ção e oeracionalização das pol íticas de saúde , isto

não justiica uma omissão enejando um

imoblis­

mo político .

Ao

contrário, penamos ser

oportuno

avnçar (e o momento é propício)

em

tomo de

proposições concretas mais abrngentes, ela

me­

lhoria das condições de vida e de saúde da popula­

ção brasileira no amanhã. E isto só pode ser asseu­

rado com uma práica comprometida com a solu­

ção dos problemas da população, através da ex­

pressão de algo que vá lém do corpo, lgo que seja

a

expressão do socil, lgo que leve em conta a

organização socil na qul vivemos.

E esse compro­

misso implica na constituição de um enamento

crítico

s

formas injustas de distribuição

dos

seri­

ços de saúde,

à

crescente dependência tecnolóica,

à

mercantilização e privatização da saúde , ao des­

compasso entre a escola, a reidade do

mercado

e as necessidades de saúde da população.

A

condução dessas ações deve pautar-se

funda"

mentalmente na

busca

de :

- wna compreenão da prática dos proissio­

nais de saúde em termos de relações sociais mis

amplas, evitando-se o pensamento ideista de solu­

ções isoladas do conhecimento

técnico com

sua

enunciada e presumida neutralidade ;

- uma análise objetiva dos aspectos estrutu­

rais e conjunturis da prática dos proisionis

de

saúde vlorizando o quadro econôico,

político

e

social no qual ela se desenvolve, eitando-e

o

entorpecimento dos principis fatores deteinn­

tes;

- um relacionamento da prática dos

(6)

nis de saúde com as pol íticas SOClalS que são a expressão da intervenção do Estado como resposta aos con frontos de interesses entre grupos sociais

conflitantes. "

Nessa perspectiva, consideramos de fundamen­ tal importância os seguintes encaminhamentos pre ­ liminares :

- promover debates sobre a questão d a saúde junto aos trabalhadores do setor através de suas entidades, incluindo sindicatos, associações de clas­ se , associações de bairros e grupos religiosos ;

- defender a representação permanente das associações de proissionais de saúde e da popula­ ção nos órgãos decisórios relativos ao setor de saúde ;

- reiterar a crítica contra a pol ítica pivati­ zante da Previdência Social , pois esta pol ítica , além de expandir a mercantilização e facilitar a penetração das multi nacionais na assistência à saú­ de , é a responável pela exaustão de recursos finan ­ ceiros daquele órgão .

CONSI D E RAÇÕES F I NAIS

Antes de concluirmos esta apresentação , gos­ taríamos de dizer que não estamos aqui para trazer a fórmula mágica , para dar soluções imperialistas . Cremos que os proissionais unidos por uma inali­ dade é que devem procurar soluções. Sabemos que não é fácil, mas se anlanhã todos começarem a fazer um trabalho de transformação, indepen den­ temente do seu poder institucional , já seria um grande passo pra a tentativa de resolução das questões aqui colocadas . Por outro lado, se muitos de nós, amanhã, retornarmos ao nosso trabalho como se nada houvesse acontecido, a í acreditamos que a situação, aqui detonada, persistirá.

É

muito difícil ir além de uma leitura como esta, que não ique aqui só a n ível de estudo. Esperamos que os proissionis de enfe rmagem possam transformar suas práticas de trabalho com a esperança de en­ contrar uma solução . E esta esperança deve estar dentro de nós como expressão de nossas contradi­ ções, porque o outro , o doente , é outro de nós.

FERNAN DES . J .D . The pass, present and fu ture of nur­ sing. R ev. Bras. En[ , Brasília, 38( 1 ) : 4 3 4 8 , jan./mr.

1 9 85 .

48 -R ev. Bras. Enl , Brasília, 38( 1 ) , jan./mar. 1 9 8 5

R E f E R ÊNC IAS B I B L lOGRAF ICAS

l . A LCÂNTARA, G . A enferagem como categora profissional: obstáculos à sua expanão l socie­ dade brasilera. Ribeirão Pre to, S .P . , 1 9 6 6 . Tese (Cátedra) - USP. Esc. Enf. R ibe irão Preto. 2 . ALMEIDA. M.C.P. e t alii. Con tribuição ao estudo d a

prá tica de enfermagem - Brasil. s.n.1. (mimeogra­ fado) .

3. ASSOCIAÇÃO PS IQUIÂ TRICA DA BAH IA/C EN­

TRO BRASILEIRO DE ESTUDOS EM S A Ú DE/

BAHIA. Política de sa úde mental d o Brasil . R ev. Assoe. Psiq. 0., Slvador, 4 :7 - 1 5 , 1 9 8 1 . 4 . B RAGA, J.C.S. A questão da saúde no Brasil: u m

estudo a s politicas sociais e m aúde pública e

medicil previdencára no desenvolvimento capi­ talista. Rio de Janeiro , 1 9 7 8 . Tee (Mestrado) -UNICAM

P

.

5 . BRAS I L . Ministério da Ed ucação c Cultural. Depar­ tamento de Assuntos Universitários. Estudos sobre a formação e utilização dos recursos hua­ IOS na área a saúde. Brasília, Departamento de Documentação e Di ulgação, 1 9 7 6 .

6 . DON 'AN GELO, M .C.F. Medicina e SOCiedade; o

médico e seu mercado de trabalho. São Paulo,

Pione ira, 1 9 7 5 . ( B ibliote ca pioneira em ciências sociais. Sociologia) .

7 . . aúde e socieade. São Paulo, Duas

Cidades, 1 97 6 .

8. FERNAN DES , J .D . Cont ribuição da equipe multi­ profissionl nas açõe s de saúde - mitu ou realida­ de? Rev. Bra. Enl , Brasília , 34 ( 2 ) : 1 7 5 -8 1 , abr./ j un. 1 98 1 .

9 . L U Z , M .T. A s instituições médicas no Bra sil; institui· ção e estratéga de hegemonia. 2 . ed. Rio de Ja­

neiro , Graal, 1 9 7 9 . (Biblioteca de saúde e socie­ d ade, v. 6) .

1 0. MATO S , A .V. A e n fermagem e o Sistema Nacional

de Saúde. I n : CON GRESSO B RASILEIRO DE

E N F E RM AGEM , 3 0 . , Belém , 1 6 a 2 2 de julho d e 1 9 7 8. A l is ... Brasília, ABEn, 1 97 8 . p. 1 3-30. 1 1 . OLIVEIR

A

, M . I . R . Enfermagem e estrutura social.

I n : CONGRESSO B RASILEI R O DE EN FERMA­

GEM, 3 1 . , Fortaleza, 5 a I I de agosto de 1 9 7 9 .

A l is ... Fortaleza ABEn, 1 9 7 9 . p . 9-26.

1 2 . SILVA, A . L .e. e t lii. Marco conceitual e estrutural dus c urículos dos cursos de graduação em enfer­

mage m . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

E N FERM AGEM , 3 1 . , Fortaleza, ABEn, 1 9 7 9 . p . 1 07 - 1 4 .

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Conforme mencionado ao longo do trabalho, têm-se a ideia de que a carreira moderna é gerenciada de forma bastante individual e é influenciada por diferentes aspectos, variando

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar