• Nenhum resultado encontrado

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUAS COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO E AÇÃO EXTENSIONISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUAS COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO E AÇÃO EXTENSIONISTA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUAS COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO E AÇÃO EXTENSIONISTA

Área Temática: Saúde.

Autor(es): Karen Larissa Zene (UNICENTRO)1, Luana Molinari(UNICENTRO)2, Pâmela Schactae Lacerda(UNICENTRO)3, Dalton Luiz Schiessel(Coordenador do projeto)4,

Caryna Eurich Mazur(Orientadora)5.

RESUMO: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por uma enfermidade que faz a obstrução crônica do fluxo respiratório. No mundo é responsável por acometer cerca de 7,6 a 8,9% da população adulta, e em Guarapuava, cidade onde realizou-se o estudo, é a principal causa de morbimortalidade. Este estudo foi elaborado visando aquisição de conhecimento na área de nutrição clínica, bem como, a observação e resolução do caso clínico em questão. Para coleta de dados, foi observado um atendimento sob responsabilidade de estagiária e utilizou-se anamnese pré-estabelecida a fim de registrar dados antropométricos, socioeconômicos e de saúde da paciente, os quais foram também adquiridos de prontuário hospitalar. A paciente apresentava quadro de DPOC com exacerbação aguda. Ao analisar dados nutricionais, observou-se desnutrição, o que pode estar associado a doença, o hemograma, apresentou alteração para leucócitos e gasometria mostrava-se normal somente para excesso de base. A alimentação da paciente era hipossódica e com aceitação baixa da dieta. Após alguns dias de internamento a paciente evolui a óbito, devido ao estado avançado em que a doença se encontrava e complicação sistêmica.

PALAVRAS-CHAVE: Estado nutricional, inflamação, nutrição. 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO DA AÇÃO

O projeto de extensão: “Ações de Educação, Atenção e Avaliação Nutricional: para pacientes e funcionários de hospitais de Guarapuava/PR”, iniciou – se no primeiro semestre letivo de 2016, e busca traçar o perfil nutricional e encontrar alternativas de educação nutricional com intuito a promoção da saúde e tratamento de doenças em pacientes dos hospitais de Guarapuava – Paraná. Nesse estudo utilizou-se critérios diagnósticos e complementares de disciplinas referentes a área de Nutrição Clínica que estão situadas na matriz curricular do terceiro ano de graduação em Nutrição.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória a qual apresenta obstrução crônica do fluxo aéreo. Está associada uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à partículas ou gases tóxicos causados principalmente pelo tabagismo, passível de

1 Acadêmica do 3º ano do curso de Nutrição. karenzene@outlook.com 2 Acadêmica do 3º ano do curso de Nutrição. luanamolinari15@gmail.com 3 Acadêmica do 3º ano do curso de Nutrição. pamelaschactae_22@hotmail.com

4 Professor de Nutrição, do Departamento de Nutrição da Unicentro. daltonls@ig.com.br

(2)

prevenção e tratamento, sendo este não totalmente reversível. (ARAÚJO, 2016; RODRIGUES, R.M, 2003).

A DPOC abrange 7,6 a 8,9% da população adulta, variando entrepaíses. No município de Guarapuava – PR (2010), onde o atendimento desse trabalho foi realizado, a média de doenças respiratórias é 20,5%, representando a doença mais prevalente no município.

Na DPOC, segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e Associação Brasileira de Nutrição, o profissional nutricionista tem o papel de, prevenir o progresso da doença, aliviar os sintomas, principalmente os relacionados à dispneia, manter o equilíbrio entre massa magra e tecido adiposo, reduzir o catabolismo e a perda nitrogenada em pacientes com exacerbação da doença, manter o equilíbrio hídrico, controlar interações entre fármacos e nutrientes, prevenir e tratar as exacerbações, complicações e reduzir a mortalidade (SBNPE, 2011).

O objetivo do presente estudo foi à aquisição de conhecimentos na área de Nutrição Clínica, bem como a pratica observacional e a resolução do caso clínico em questão.

2. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES E/OU DA METODOLOGIA

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (COMEP/UNICENTRO), com o parecer número 1.593.833/2016, sendo intitulado, “Ações de Educação, Atenção e Avaliação Nutricional: para pacientes e funcionários de hospitais de Guarapuava/PR”. Foi avaliada uma paciente, do sexo feminino, com idade de 48 anos, apresentando diagnóstico de DPOC, internada em um Hospital de Guarapuava – PR.

O trabalho foi desenvolvido sob a prática observacional, utilizando-se de uma anamnese para preenchimento de dados pessoais, de saúde e antropométricos solicitados por uma estagiária de Nutrição responsável pelo atendimento, além de consulta ao prontuário para aquisição de dados clínicos e laboratoriais.

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, ANÁLISE E DISCUSSÃO

Paciente, S.F.L. do sexo feminino, nascida em 05/05/1968, no momento da intervenção com 48 anos de idade, internada em 29/06/2016, na Unidade de Terapia Intensiva, em estado de coma, com classificação de Glasgow 15, retornando a leito convencional dia 07/07/2016. Diagnosticada com DPOC com exacerbação aguda, possuindo histórico clínico pregresso de cirurgia pulmonar, diabetes mellitus e pequeno derrame pleural. No momento da avalição a paciente estava sob uso de traqueostomia e sonda vesical de demora.

Avaliação Antropométrica e Física

Com a realização do exame físico foram identificados os seguintes sinais: língua saburrosa, abdômen pouco distendido sem edema, petéquias a nível abdominal, cabelo e unhas quebradiças, perda de dentes, musculatura temporal e de peso, pele ressecada, diminuição de apetência, olhos hipocorados, clavícula aparente, panturrilha frouxa e turgor da pele diminuído. Em relação à antropometria foram encontrados os seguintes dados: circunferência da panturrilha: 27,5 cm, sendo este um marcador de reserva muscular caracterizando desnutrição (<31cm), circunferência do braço: 22,5 cm classificada por depleção moderada, dobra abdutora do polegar: 10 mm, que é utilizada para avaliar perda de

(3)

vida laborativa, representando uma depleção grave na paciente, que pode ser explicada pela redução das atividades diárias causada pela desnutrição. Dobra cutânea tricpital: 9,8 mm, dobra cutânea bicpital: 5,2 mm e dobra cutânea subescapular: 6,9mm, as dobras são utilizadas para estimativa de gordura corporal total. Para dados os parâmetros a paciente encontra-se a baixo do recomendado, representado quadro de desnutrição. (MUSSOI, 2015)

Os indicativos citados são utilizados como índices para avaliação de reserva calórica e proteica, sendo também a circunferência da panturrilha a que fornece uma medida mais sensível para verificação da massa muscular. Essas aferições são recomendadas na avaliação nutricional de pacientes acamados, pois auxiliam no diagnóstico de desnutrição. A relação da desnutrição sobre o sistema pulmonar caracteriza-se por uma diminuição na elasticidade dos pulmões e seu funcionamento e na redução da massa muscular respiratória, de força e da resistência. Além disso, com a desnutrição também ocorrem alterações no processo imunológico de defesa pulmonar e controle da respiração (BIONDO et al., 2011).

Exames Laboratoriais

Ao analisar o resultado do hemograma, pode-se verificar apenas valores aumentados de leucócitos, caracterizando leucocitose, que pode ocorrer devido associação a processos inflamatórios, infecciosos e leucemias. No caso clínico da paciente, possivelmente o processo inflamatório crônico foi desencadeado pela inalação de gases da fumaça de tabaco, ocorrendo alterações estruturais predominantes nas vias aéreas (COSTA, C.H 2009).

Tabela 1 - Dados do hemograma e valores de referência para a paciente do caso clínico Valores de referência Valores encontrados

Eritrócitos 3,9 a 5,03% 4,59%

Hemoglobina 12 a 16g/dL 14g/dL

Hematócrito 37 a 47% 44%

Leucócitos 4.000 a 11.000 células/mm3 17,600 células/mm3

Plaquetas 150,000 a 400,00 mm3 310,000 mm3

Os resultados apresentados pela gasometria apontam uma acidose respiratória, a qual pode ter repercussão negativa sobre o estado nutricional da paciente. Esse quadro se dá devido à fadiga da musculatura respiratória pela dificuldade de inspiração e expiração, necessitando de respiração artificial (traqueostomia) (LIMA, 2012).

Tabela 2 - Dados da gasometria arterial e valores de referência para a paciente do caso clínico

Parâmetros Valores de referência Valores encontrados

pH 7,35 a 7,45 7,28

PCO2 mmHg 35 a 45 65,4

PO2 mmHg 70 a 90 45,2

HCO3 mmol/L 22 a 27 30,7

CO2 Total mmol/L 23 a 27 32,7

BE mmol/L - 3 a + 3 + 2,2

(4)

Onde: PCO2: pressão de gás carbônico; PO2: pressão de oxigênio, HCO3: bicarbonato; CO2 total: gás

(5)

Tabela 3 - Evolução do exame de dosagem de ureia e glicose para a paciente do caso clínico 02/07 04/07 05/07 06/07 Ureia (10 a 40mg/dL) 56 31 29 34 Glicose (até 99) 137 253 157 251

Optou-se em realizar exame continuo de dosagem de ureia, devido a paciente apresentar acidose respiratória, caracterizada por uma compensação metabólica (renal) pelo aumento na retenção de bicarbonato. A ureia sofre influência do catabolismo proteico, também evidenciado na DPOC (DAMMOUS et al., 2003). Os níveis séricos elevados de ureia ainda são indicativos primeiramente de insuficiência renal, assim a paciente manifestou dosagem normal de acordo com o tratamento.

Devido ao diagnostico pregresso de diabetes mellitus o quadro deveria ser monitorado com cautela, visando à obtenção do controle glicêmico adequado a fim de contribuir para a melhora da paciente (LIMA et al., 2012).

Avaliação Alimentar

Ao avaliar a ingestão alimentar constatou-se oferta de dieta hipossódica e inapetência por parte da paciente. Sabe-se que os mediadores inflamatórios contribuem para o desenvolvimento de hipercatabolismo, resposta inadequada a ingestão alimentar, resultando nas alterações nutricionais observadas no presente estudo de caso (BIONDO et al., 2011.) Prognostico

A perda da massa muscular identificada na paciente é um fator prognostico negativo, independente do grau de obstrução. Este fato é importante devido à necessidade do uso das musculaturas acessórias do tórax para uma melhor respiração. Isto se associa ao aumento da morbidade e mortalidade de pacientes com DPOC (VILLAÇA et al., 2005). A dispneia apresentada é o principal sintoma e esta em associação com a incapacidade, redução da qualidade de vida e pior prognostico. É caracterizada comumente como progressiva com a evolução da doença. A referência desse sintoma é muitas vezes só é tido em uma fase mais avançada, pois é atribuído ao envelhecimento (HALBERT, 2003). Devido às condições com que a paciente se hospitalizou esta não conseguiu um bom prognostico e evoluiu a óbito.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prevalência de DPOC no município de Guarapuava-PR é elevada, caracterizando um problema de saúde publica, pois é um fator de morbidade e mortalidade. A inflamação decorrente da DPOC contribuiu negativamente para o prognostico da paciente, debilitando o organismo, causando inapetência e conduzindo a paciente para um estado avançado e levando ao óbito. A nutrição é muito importante para a melhoria do quadro clínico e nutricional, como

(6)

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, A.M.S.D. DPOC: estamos a tratar os doentes conforme o estado da arte? Revista

Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Portugal v.32 p.222-6, 2016.

BIONDO, A; SANTOS, J.S; SILVA, A.C.P. Desnutrição em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica. Revista HCPA, v.31, n.3, 2011.

COSTA, C.H; RUFINO, R; SILVA, J.R.L. Inflammatory cells and their mediators in COPD pathogenesis. São Paulo: Rev. Assoc. Med. Bras, v.55, n.3, 2009.

HALBERT, R.J; ISONAKA, S. Interpreting COPD prevalence estimates what is the true burden of disease? Chest, v.123, p.1684-1692, 2003.

LIMA, L.C; REIS, N.T. Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Rio de Janeiro: Rubio, p. 162-163, 2012.

MUSSOI, T.D. Avaliação Nutricional na Prática Clínica da Gestação ao Envelhecimento. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, ed.1, 2015.

RODRIGUES, R.M; MIRAVITLLES, M. Conferencia de consenso sobre enfermidad pulmonary obstructive cronica. Arch Bronconeumol, v.39, p.5-6, 2003.

SBNPE; ASBRAN - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral; Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. São Paulo: AMB; CFM (Projeto Diretrizes), p.13, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Apesar de o mercado acionário brasileiro ter se tornado mais importante para a economia brasileira, sobretudo entre o período de 2002 para 2005 (Tabela 3), sua repre- sentatividade

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

Essa publicação (Figura 6) destaca a “grande ameaça” que está por trás do pânico moral: a destruição da família nuclear (pai, mãe e filhos).Em seguida o pastor

(2011) em estudo que avaliou a qualidade da dieta em indivíduos exposto e não exposto a um programa de reeducação alimentar mostrou que pessoas com

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o

Dentro do contexto da produção siderúrgica nacional (Quadro 6), a produção brasileira de aço bruto, acumulada no 1º semestre de 2013, totalizou 11,7 milhões de toneladas de

Os instrumentos de pesquisa utilizados serão: Ficha de Rastreamento das Participantes do Estudo, International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form